Vous êtes sur la page 1sur 2

PREPARAO PARA O EXAME DE FILOSOFIA

ARGUMENTOS INFORMAIS E FALCIAS INFORMAIS Ficha 2 11 ANO


I GRUPO

Na resposta a cada um dos itens selecione a opo correta:

1.

Analise as informaes que se seguem sobre tipos de argumentos no de dedutivos. Selecione depois a opo correta. 1. 2. 3. 4. 5. Atribui a todos os casos possveis de um certo tipo de objetos o que se verificou em alguns casos desse tipo. Utiliza a credibilidade de pessoas como justificao. A concluso refere-se a casos particulares ainda no observados. Apresenta como regra necessria que as semelhanas verificadas sejam. A concluso mais geral que as premissas.

(A) 1. Analogia; 2. Autoridade; 3. Previso; 4. e 5. Generalizao. (B) 1. e 3. Generalizao; 2. Autoridade; 4. e 5. Analogia. (C) 1. e 5. Generalizao; 2 Autoridade; 3 Previso; 4 Analogia (D) 1 Previso; 2 e 4 Analogia; 3 e 5 Generalizao 2. Analise os seguintes argumentos. Identifique as falcias cometidas. 1. 2. 3. 4. 5. Ou concordas comigo ou ests contra mim. No est provado que o ch verde prejudique a sade. O ch verde no prejudica a sade. No me interessa a opinio do Joo sobre mtodos de ensino. Ele antiptico e tem extremo mau gosto. O professor no deve reprovar o Manuel porque ele, coitado, tem de tomar conta dos irmos e no tem tempo para estudar. Ter amigos indispensvel para ser feliz. A amizade fundamental para a felicidade das pessoas.

(A) 1. Petio de princpio; 2. Ad hominem; 3. Apelo piedade; 4. Apelo ignorncia; 5. Falso dilema (B) 1. Falso dilema; 2. Apelo ignorncia; 3. Ad hominem; 4. Apelo piedade; 5. Petio de princpio (C) 1. Falso dilema;2. Petio de princpio; 3. Ad hominem; 4. Apelo ignorncia; 5. Apelo piedade (D) 1. Ad hominem; 2. Apelo ignorncia; 3. Apelo piedade; 4. Ad hominem; 5. Apelo ignorncia

Pgina 1 de 2 Ficha preparao para exame

PREPARAO PARA O EXAME DE FILOSOFIA


ARGUMENTOS INFORMAIS E FALCIAS INFORMAIS Ficha 2 11 ANO
3. Mentir no moralmente correto. Logo, no dizer a verdade imoral. Neste argumento cometida a falcia

(A) Apelo ignorncia (B) Ad hominem (C) Falso dilema (D) Petio de princpio

4.

Se a liberdade de expresso for permitida, estaremos a promover que se diga tudo o que apetece e que se caluniem as pessoas. Se promovermos que se caluniem as pessoas estamos a permitir a destruio de pessoas.

(A) Ad hominem (B) Derrapagem (C) Petio de princpio (D) Apelo piedade

II GRUPO

Identifique e avalie/ discuta os seguintes argumentos:

1.

Os meus alunos de 10 ano gostam muito de Educao Fsica. Os alunos do 10 ano gostam muito desta disciplina. Professores de todo o pas declararam gostar de cinema. Os portugueses gostam muito de cinema. Descartes disse que todo o conhecimento tem origem na razo. Logo o conhecimento tem origem na razo. Um cientista afirmou que beber caf bom para o sistema cardiovascular. As conversas so como as cerejas. As cerejas so fruta. As conversas so fruta. Tudo o que o meu professor diz verdade. Ele diz que indispensvel estudar. Logo, indispensvel estudar.

2. 3.

4. 5. 6.

Pgina 2 de 2 Ficha preparao para exame

Vous aimerez peut-être aussi