Vous êtes sur la page 1sur 2

Aires de Almeida e Antnio Paulo Costa, Avaliao das aprendizagens em filosofia 10/11 Anos

Os autores do artigo Avaliao das aprendizagens em filosofia 10/11 Anos propem como objetivo, elaborar uma proposta de modelo de avaliao para a disciplina de Filosofia que possa ser o mais objetiva possvel, por forma a escapar a qualquer tipo de subjetividade e arbitrariedade. Os autores comeam por colocar como questo central: o que deve ser avaliado em Filosofia?. A ideia defendida pelos autores : se todas as disciplinas avaliassem as mesmas coisas, no faria sentido a existncia e incluso de diferentes disciplinas no plano curricular. pergunta central os autores respondem que em filosofia devem ser avaliadas um conjunto de competncias filosficas bsicas. Que competncias sero essas, explicam mais frente. Os autores alertam para o facto de no ensino da Filosofia para adolescentes dever ser feita uma reflexo sobre a prtica quotidiana (deve-se partir do vivido para o pensado - problem solving approach).
O nico contexto que interessa num programa de ensino da filosofia o contexto filosfico, ou seja, o confronto de teorias e de argumentos que diferentes filsofos desenvolvem acerca dos mesmos problemas. (Almeida & Costa, 2014, p. 10)

A conceo de Filosofia defendida neste artigo a seguinte: A Filosofia dever ser uma das disciplinas que contribuem para o desenvolvimento do esprito crtico dos alunos, uma vez que ela essencialmente uma atividade crtica. (Almeida & Costa, 2014, p. 11). O facto de a Filosofia contribuir para que os alunos desenvolvam o seu esprito crtico e da serem capazes de argumentar e avaliar a argumentao de outrem, leva a que os alunos possuam, tambm, um esprito aberto e dialogantes (Almeida & Costa, 2014, p. 12) essencial a uma participao ativa e consciente em sociedade. No domnio das atitudes importa em Filosofia: (i) a abertura s ideias e argumentos dos outros, mostrando disponibilidade para rever as suas prprias opinies e (ii) a cooperao com os outros, mostrando que a crtica eficaz atravs do dilogo justo e honesto no seio de uma comunidade. Os autores defendem a competncia argumentativa como a competncia filosfica por excelncia. (Almeida & Costa, 2014, p. 12). Existe um conjunto de contedos que prprio disciplina de Filosofia os seus problemas filosficos (interrogaes corretamente formuladas), teorias e argumentos. Daqui resulta que

Aires de Almeida e Antnio Paulo Costa, Avaliao das aprendizagens em filosofia 10/11 Anos

formular clara e corretamente os problemas filosficos outra das competncias fulcrais que o professor de Filosofia deve ajudar a desenvolver nos seus alunos. (Almeida & Costa, 2014, p. 14) Os autores elencam um conjunto de competncias importantes e que devem ser avaliadas na disciplina de Filosofia, cumprindo assim o propsito de fazer deste artigo um modelo de avaliao. Essas competncias elencadas pelos autores so referentes aos problemas filosficos (por exemplo: saber distinguir entre problemas filosficos e problemas no filosficos ou oseudo-problemas), s teorias (saber se a teoria ou no verdadeira, sendo necessrio, para tal, conhecer as suas crticas) e argumentos (avaliar e inserir argumentos no contexto filosfico).

Vous aimerez peut-être aussi