Vous êtes sur la page 1sur 16

R

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., III, 2, 26-41

O superego: em busca de uma nova abordagem*

Marta Rezende Cardoso

26
Este artigo apresenta a proposio de uma nova concepo do superego, segundo a qual os imperativos superegicos seriam comparveis, em todos os indivduos, a um enclave psictico. Trata-se aqui de aprofundar aspectos fundamentais da questo do superego, numa tentativa de elaborar alguns pontos que ficaram problemticos em Freud, Melanie Klein e outros autores ps-freudianos. A obra de Jean Laplanche foi til como fonte principal na formulao das hipteses apresentadas cuja incidncia na clnica psicanaltica parece inegvel. Palavras-chave: Superego, intraduzvel, culpabilidade, ideais

* Traduo de Pedro Henrique Bernardes Rondon (SPCRJ).

ARTIGOS

Ao longo de nossa prtica de psicanalista, com freqncia somos interpelados pela questo do superego, que tem sempre forte incidncia sobre o conjunto da psicopatologia, atingindo igualmente determinados aspectos essenciais de toda prtica clnica, em especial o problema de seus impasses. Dada a importncia do tema do superego, tanto no que se refere metapsicologia e psicopatologia, quanto a suas implicaes no campo do tratamento, pareceu-nos decididamente proveitoso que nos dedicssemos a estud-lo. nosso propsito, portanto, pr mos obra nessa problemtica. A dupla faceta do superego interditor e pulsional est reunida na hiptese clssica de um herdeiro do complexo de dipo. J na trajetria freudiana encontramos, de um lado, a idia de um representante da realidade; de outro, a de um superego instncia que extrai das pulses a sua fora. As dificuldades que surgem com base nesse paradoxo parecem-nos ligadas prpria evoluo dessa teoria, aos seus desenvolvimentos e aos seus desvios, a questo endgeno-exgeno representando aqui importante papel. Acompanhando Freud em suas hesitaes quanto ao conceito do superego, chamaram nossa ateno as contradies de sua teoria.

27

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

28

A questo da dupla polaridade do superego na realidade se prenuncia bem cedo na teoria de Freud, ainda que s na ltima parte de sua obra v tornar-se mais explcita, sob a influncia de Melanie Klein (Freud 1930; p. 317). Apesar das oscilaes tericas de Freud, apesar das formulaes de Melanie Klein que evidenciaram o carter sdico do superego, ou das formulaes de Lacan que fala de um superego feroz e obsceno (Lacan 1966; p. 434), a idia de um superego como instncia da ordem moral ainda predomina na psicanlise. Apesar das numerosas observaes clnicas que mostram uma tirania do superego tirania que no pode estar relacionada s interdies parentais e sociais , ainda continua presente essa estranha evidncia na teoria: o superego seria necessariamente uma instncia interditora inconsciente e seria construda, ao menos num de seus aspectos, por meio de uma interiorizao dessas interdies. Fenmenos como a autopunio, a culpa, a compulso repetio, a reao teraputica negativa, entre outros, pem em questo para ns o papel do superego na vida psquica. Alm disso, esses temas vm entrecruzar-se, seja na teoria psicanaltica, seja nas situaes clnicas, mas a nosso ver o problema de sua articulao precisa ser mais examinado. Como conciliar a funo moralizante do superego com seu carter pulsional, sdico? De que realidade o superego seria o representante? Quais so as relaes entre o superego, o ego e o id? Ser que o superego tem originariamente um contedo moral? Visando elaborao dessas questes, vamos, num primeiro momento, dedicar nossa ateno a certos desenvolvimentos de Freud e Melanie Klein. Num segundo momento, apresentaremos as linhas gerais de nossas prprias hipteses, cuja principal orientao tem sido a teoria da seduo generalizada de Jean Laplanche.

Uma teoria paradoxal do superego


Abordagem freudiana Conceituado somente em 1923, com a publicao do artigo O ego e o id, o superego emerge de fato tardiamente na obra de Freud. Surge, entretanto, em continuidade direta com a noo de conscincia moral (autocensura) e com a instncia do ideal do ego (Freud, 1923). O superego ser concebido como uma instncia responsvel, ao mesmo tempo, por diversas funes e em seu seio que Freud vai tentar integrar as vrias dimenses que balizara anteriormente. Vai terminar por atribuir ao superego trs funes: a auto-observao, a conscincia moral e a base de apoio dos ideais (Freud, 1923; p. 93).

ARTIGOS

preciso examinar, na obra freudiana, uma dinmica que pe em jogo pelo menos dois plos que participam da gnese do superego. De um lado, pela via da conscincia moral e da autocensura, encontramos o plo da interdio; de outro, o plo do ideal. Porm, ainda que encontremos em sua obra a existncia desses dois plos, isso no significa que Freud os tenha articulado bem. Ns propomos introduzir ainda um terceiro plo na gnese do conceito de superego em Freud, plo mais obscuro, menos desenvolvido diretamente e que, na nossa opinio, comporta em si mesmo os aspectos mais essenciais: trata-se do ataque pulsional, problemtica que, de acordo com a nossa viso, no deveria ser confundida com a problemtica da interdio. No a interdio externa que vai ser determinante aqui, mas sim a reivindicao pulsional em si mesma, em seus aspectos sexuais desligados, lesivos ao ego. A questo do superego se situa numa trama de conceitos, em que a virada provocada pela introduo do narcisismo ocupa lugar fundamental (Freud, 1914). Essa virada, na qual a psicose tem papel central, vai resultar na construo de uma segunda teoria das pulses, e de um novo modelo tpico. A dimenso persecutria do superego, dimenso que parece-nos central no funcionamento dessa instncia, est nitidamente indicada por Freud. Na apresentao formal do superego, este ser concebido como uma instncia de observao, como uma parte separada do ego, que exerce vigilncia sobre a outra. At o fim de sua obra, Freud vai reafirmar ainda essa dimenso de vigilncia ligada ao superego e vai consider-la, ainda ento, como uma de suas funes essenciais. Freud continua a reconhecer na psicose o campo no qual a emergncia do superego est ancorada (Freud, 1933; pp. 83-84). Na genealogia desse conceito, a psicose paranica no o nico referencial. A melancolia tambm importante fonte clnica. Trata-se uma vez mais da ao de uma autocensura cujo carter exacerbado. Neste fenmeno reencontramos a violncia e a ferocidade dessa instncia que vigia o ego. a instncia de observao a conscincia moral que perpetua uma crtica originariamente vinda do exterior (Freud, 1917; p. 266). Os sintomas da melancolia so engendrados pela ao de uma culpabilidade que, por sua vez, resulta da identificao com o objeto perdido. As violentas recriminaes que uma parte do ego dirige outra so, de fato, dirigidas ao objeto. a sombra do objeto que, incorporada ao ego, vai julg-lo com violncia. Quais so, porm, os fundamentos dessa fora de ataque do objeto, de sua fora demonaca? O processo de identificao apresenta-se aqui numa modalidade toda especial. Na identificao com o objeto perdido, uma parte do objeto a parte m no ser integrada ao ego. Ao contrrio: o ego ser atacado por ela, de dentro, uma parte do ego tornando-se, dessa maneira, o carrasco da outra. O problema do masoquismo, portanto, est no centro da temtica do superego. Trata-se aqui de

29

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

30

um retorno do objeto sobre si mesmo, do transporte para si mesmo, da face que ataca do objeto: os aspectos des-ligados so colocados no interior. Observemos igualmente que os desenvolvimentos precedentes de Freud sobre a neurose obsessiva tinham trazido para o primeiro plano o carter esmagador e pulsional da conscincia moral. Trata-se de uma doena centrada na moral, nas autocensuras. O conflito moral, aqui, torturante, implacvel. A dimenso do sadomasoquismo introduzida na problemtica da moral, o que de fato vem abrir a questo de uma conjuno fundamental entre castigo e gozo. Desse modo, a dupla polaridade do superego (linguagem da lei e aspecto pulsional, sdico) j estava anunciada. O caso do Homem dos ratos, a este propsito, muito rico sob diversos aspectos. Salientemos em especial o suplcio dos ratos, conotando simultaneamente castigo e gozo o que, alis, Freud no deixou passar em branco (Freud, 1909; p. 208). A noo do superego vir finalmente cruzar a de pulso de morte, e o retorno de uma dimenso de des-ligao na teoria freudiana vai influenciar diretamente o estudo do superego. A propsito deste ponto, nossa ateno se volta, em especial, para os desvios que a emergncia da pulso de morte pode ter feito nascer na teoria de Freud. A pulso de morte uma noo que coloca questes importantes. Jean Laplanche indicou um proveitoso caminho para problematiz-la. Segundo este autor, essa noo teve papel central num movimento de transformao da teoria freudiana, movimento que constitui importante desvio o da dessexualizao da sexualidade. Esta tendncia consistiu num extravio biologizante da sexualidade (Laplanche, 1993; p. 117). A sexualidade ficar reduzida ao seu lado de ligao, sendo o auto-ataque atribudo destrutividade. a, para Freud, que est o fundamento da pulso de morte cuja origem ele supe ser interna.1 Porm, a dupla injuno do superego na qual esto em jogo simultaneamente des-ligao e alteridade certamente denuncia as dificuldades prprias a essa teoria endogentica. Se, a esse propsito, no encontramos em Freud soluo satisfatria, a temtica do superego vem, no obstante, exigir reflexo sobre essa questo. O aspecto contraditrio de sua concepo incita-nos a examinar a questo de interno-externo na constituio da pulso. Este eixo est situado no cerne da problemtica do superego.

1. Para Laplanche, tratar-se-ia da pulso sexual de morte (des-ligao), que se ope pulso sexual de vida (ligao): Trata-se, no entanto, de uma distino no regime econmico das pulses, em sua maneira de trabalhar; somente a partir da que possvel conceber-se uma nica e mesma libido em ao nos dois tipos de pulses (Laplanche, 1981; p. 259).

ARTIGOS

A ameaa de uma sexualidade no-ligada vai se transpor em ameaa de castrao, transposio correlativa passagem do dipo e da figura paterna para o primeiro plano da teoria freudiana. No obstante, ainda que tendendo a eclipsar-se dessa maneira, a dimenso do originrio vai deixar um resto nessa teoria. As oscilaes e paradoxos da conceituao freudiana do superego mostram os sinais disso. Abordagem kleiniana A teoria de Melanie Klein que, de maneira decisiva, insistiu nos aspectos destrutivos do superego, no deixou Freud indiferente e ele vai levar em conta suas contribuies. Entretanto, no podemos deixar de lado a observao de que no prprio Freud, bem antes de Melanie Klein, se encontram indcios muito interessantes a propsito da face pulsional do superego. De uma certa maneira, a teoria kleiniana constitui um desenvolvimento das aberturas apontadas por Freud. Em Melanie Klein, o superego torna-se nitidamente arcaico, pulsional e feroz. A autora traz efetivamente uma nova perspectiva de anlise: o ataque pulsional vai finalmente assumir a um estatuto crucial. A concepo kleiniana do superego resulta justamente do privilgio atribudo singularidade do mundo interior. Constatando a oposio ou o contraste entre a severidade que o superego pode desenvolver, e a tolerncia dos pais, essa concepo supe que a formao do superego no seria calcada sobre as interdies parentais. No se trata aqui dos pais reais, mas sim de uma imago que se constitui no interior do psiquismo (Klein, 1933; p. 299). As fantasias agressivas da criana so projetadas sobre os pais. assim que se constri uma imagem fantstica e deformada das pessoas que a circundam. Uma vez que o mecanismo de introjeo funciona ao mesmo tempo, essas imagos irreais so, ento, interiorizadas. A criana se sente governada por pais perigosos e cruis: o superego agindo em seu interior. preciso, entretanto, saber que em Klein o ataque pulsional um equivalente estrito da agressividade. Esta concepo constitui, de fato, um aprofundamento da oposio freudiana entre pulso de morte e pulso sexual. Segundo Klein, o superego retira sua fora totalmente do sadismo do id, fora que ela considera biolgica. Uma vez que o carter atacante e feroz do superego provm da fora das pulses, as razes pulsionais das interdies superegicas so, portanto, reconhecidas por ela. A questo da interdio moral fica, enfim, nitidamente secundarizada, o que s se torna possvel aqui porque a alteridade no central nesse sistema terico. O dipo, no sentido estrito freudiano, fica tambm secundarizado. No obstante, dado que o dipo, ainda que transformado, emerge para Klein muito mais cedo, o superego que ela prope continua sendo, ento, um superego edipiano. Po-

31

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

32

rm, ao considerar os personagens do dipo como personificaes das prprias pulses do sujeito, ela vem modificar consideravelmente a perspectiva freudiana (Klein, 1945; p. 411). Nos casos de fixao do superego s fases iniciais de sua formao, os mecanismos psicticos vo dominar o funcionamento psquico. Se as tendncias agressivas da criana no diminuem, as imagos irreais e aterrorizantes no podem reduzir-se e vo impedir que as tendncias genitais ganhem mais fora. Estas ltimas trariam imagos benficas, protetoras, mais prximas da realidade. Vemos que na teoria kleiniana o superego termina portanto por alcanar, embora secundariamente, um carter tico e moral. a transformao do superego perseguidor num superego legislador, passagem que vem evocar a culpabilidade e a idia de uma sntese (Klein, 1934; p. 310). O superego legislador teria, dessa maneira, de ser situado num registro secundrio, formulao sem dvida interessante, mas que no soluciona o problema do paradoxo do superego. No sistema kleiniano, o superego tender, portanto, a apresentar um duplo carter superego mau e superego bom , sendo que este est diretamente ligado culpa reparadora. A relao entre ataque pulsional e culpa mantm, assim, um carter muito ambguo, apesar das indicaes de Klein que nos orientam para a idia de uma articulao complexa. A complexidade dessa passagem pe em questo o aparelho psquico em seu conjunto. A este propsito, do nosso ponto de vista, os desenvolvimentos de Klein deixam ainda numerosas perguntas sem resposta.

Superego e mensagem enigmtica


Reencontrar a dimenso no-totalizante e perversa da pulso sexual algo que desde ento se revela indispensvel para quem se dedica a analisar o conceito de superego. Nosso propsito , portanto, tentar construir um modelo baseado nas dimenses da alteridade e da sexualidade. Uma vez que no compartilhamos da viso de um indivduo fechado sobre si mesmo no incio, por isso mesmo nos afastamos de uma viso endogentica. O reencontro com a dimenso daquilo que estrangeiro representa importante papel nas condies de emergncia do superego, e este aspecto merece ser mais estudado. Nosso objetivo primordial tambm consiste em analisar esse tema desse ponto de vista. O contraste entre a severidade do superego e a das proibies parentais, o carter de ataque a si mesmo, aspecto demonaco do superego, parecem-nos integrar-se mal numa concepo segundo a qual o superego seria uma instncia egica, constituda por identificao. preciso tentar construir um modelo capaz de dar conta da singularidade do superego.

ARTIGOS

A teoria desenvolvida por Jean Laplanche centrada na noo de enigma e baseia-se no primado da alteridade do outro e do sexual. Seguir este caminho revelase uma direo conseqente para tentar superar as dificuldades prprias da questo do superego. Como o autor apontou, ... o primado do outro adulto na gnese do mundo pulsional da criana deveria, ao menos, permitir-nos retomar de outra maneira a questo: exgeno-endgeno (Laplanche, 1994; p. 18). A teoria da seduo generalizada, centrada na categoria de mensagens, parte da confrontao da criana com o adulto sedutor, confrontao com mensagens sexuais que so enigmticas, porquanto o so para o prprio adulto. Assim fica assentado o fundamento de uma situao de passividade originria, com essas mensagens ultrapassando em larga medida as capacidades de domnio da criana penetrada pela sexualidade inconsciente do adulto. O modelo da traduo, mais exatamente o modelo do fracasso da traduo, demonstra-se de capital importncia no seio dessa teoria.2 Jean Laplanche, a propsito do superego, prope a pergunta seguinte: ... bloqueados entre os dois tempos do recalcamento originrio, os imperativos do superego podem no ser recalcados. No seria possvel, ento, consider-los como uma espcie de enclaves psicticos de toda personalidade? (Laplanche, 1990; p.129). Esta proposio constitui um ponto de partida na construo de nossas prprias idias.3 Analisar o superego com base nesse universo terico permite-nos afirmar sua condio de estrangeiro na tpica. A categoria de mensagem e o modelo do recalcamento, eixos centrais da teoria da seduo generalizada, esto igualmente na base de nossas hipteses. Trata-se de ancorar a gnese do superego no recalcamento originrio: mensagens enigmticas que no podem ser metabolizadas ficam bloqueadas entre o primeiro e o segundo tempos, mensagens que vo ento constituir enclaves na tpica. Para ns est a o fundamento da formao do superego. Considerar o superego como um corpo estranho rebelde ao esquema de metabolizao-recalcamento, como um enclave, significa, por um lado, desprendlo do sistema do ego; por outro, distingui-lo do recalcado, do id. Esta dupla conseqncia vem inaugurar uma outra direo na metapsicologia do superego. Voltaremos a isto. o mais exgeno, o mais estrangeiro na mensagem que vai ficar encravado na criana. Isso nos leva a conceber a idia de uma transferncia originria de mensagens enigmticas singulares; mensagens irredutveis, porquanto dificilmente

33

2. Para uma viso de conjunto da obra de Laplanche, ver Scarfone, 1997. 3. Para um aprofundamento desta abordagem, ver Cardoso, Marta R., 1995.

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

34

suscetveis de serem remetidas a uma outra coisa; mensagens-vereditos que o indivduo dever imperativamente adotar sem que, para tanto, possa faz-las suas, metaboliz-las ou recalc-las. A intruso dessas mensagens engendra uma espcie de curto-circuito da comunicao; essas mensagens, cujo cdigo de traduo parece estar fechado, ainda que sendo dirigidas criana, esto paradoxalmente centradas e de maneira cristalizada sobre aquele que as emite. Retorno inquietante ao passado: com base em sua passividade originria a criana parece sinalizar, sem o saber, os prprios enclaves do adulto enclaves que lhe sero introduzidos fora. Freud j no nos dizia que o superego da criana se preenche com o mesmo contedo do superego parental? A formao do superego, portanto, no nos parece ter uma natureza identificatria. A identificao , por um lado, um processo que se opera na primeira pessoa; por outro lado, implica que possa ter lugar uma assimilao do outro. Ora, trata-se aqui justamente da impossibilidade de apropriar-se do outro, da impossibilidade, para o ego, tanto de integrar esse material quanto de recalc-lo em seu territrio. Tomando como paradigma o modelo do recalcamento, podemos supor duas modalidades distintas de seu fracasso: fracasso parcial e fracasso radical da traduo. O recalcado o id seria o resto deformado de uma traduo parcial das mensagens, enquanto a constituio do superego implicaria no uma deformao recalcante, mas sim mensagens que no chegam a entrar no processo de traduo. Estas mensagens, no podendo ser recalcadas nem substitudas por outra coisa, ficam bloqueadas no mesmo lugar. Supor a idia de uma impossibilidade tanto de recalcar quanto de traduzir determinadas mensagens absolutamente no implica considerar a excluso, desses elementos, para fora do aparelho psquico. no superego que propomos inscrevlos. J tempo de tentar extrair as conseqncias metapsicolgicas dessa inquietante estranheza do superego, to flagrante na genealogia desse conceito, quanto na clnica psicanaltica. Situando o superego do lado do ataque e situando sua gnese nas origens da vida psquica, preciso tambm levar em conta os mecanismos arcaicos aos quais o ego, para poder encar-lo, se v forado a recorrer. Diante da impossibilidade de traduzir e de des-traduzir, o sistema do ego transborda. Esse transbordamento corresponde, de fato, ao da des-ligao, esta ltima implicando no apenas que o sistema egico seja transtornado, mas tambm que o ego volte contra si mesmo os aspectos que o atacam. O ego aqui passivo em relao ao superego, em relao a esse representante da realidade da mensagem. Diante do superego, o ego teme a invaso do mau, essa sombra do objeto que, caindo sobre ele, pe em perigo a eficcia de suas fronteiras. O paradigma aqui a ameaa da perda do amor, ameaa no somente de ser privado do objeto,

ARTIGOS

mas tambm de se achar exposto ao seu lado demonaco. Ocupado por uma fora radicalmente estrangeira diante da qual no h sequer a possibilidade de uma formao de compromisso, o ego compelido a agir a partir de um imperativo estrangeiro, modalidade paradoxal de defender-se, de responder. certo que ... o pequeno ser humano, que no est em condies de fazer isso, tem que responder a mensagens impregnadas de sexualidade. Esta resposta, essas respostas, so autoconstrues suas, poderamos dizer sua ptolomeizao (Laplanche,1994a; p. 29). Na origem, essa resposta , por definio, sempre inadequada, uma vez que se trata de uma traduo inevitavelmente imperfeita que, portanto, deixa restos para trs: as representaes-coisas. l que se situa, seguindo a perspectiva que a teoria da seduo nos abre, o recalcamento originrio, a constituio do inconsciente. Por nossa parte, trabalhando a questo do superego, dirigimo-nos para aquilo que estaria aqum de um fracasso de traduo, para a constituio de um corpo estranho rebelde, resultante de uma recusa e de traduo e des-traduo mensagens imveis, impossveis de decompor. A propsito da relao ego-superego tentamos, assim, estudar a idia de uma via de resposta diferente daquela aberta pelo esquema da metabolizao-recalcamento. O mais estrangeiro s se torna um rejeitado para o ego ou segundo o ponto de vista do ego. Aquilo que est, por assim dizer, forcludo no pode deixar de ter um lugar preciso no aparelho psquico. O superego seria constitudo por uma espcie de coleo de mensagens enigmticas impossveis de metabolizar.

35

Superego e culpa
Ao ancorar a gnese do superego no recalcamento originrio, tentamos destaclo do cenrio edipiano; o dipo e a castrao j so formaes secundrias cuja funo de ligao. Contrariamente a uma concepo da gnese do superego que se tornou clssica em psicanlise, tentamos demonstrar que essa gnese no remete quilo que secundrio. Assim, empenhamo-nos numa retomada da tpica freudiana, especialmente no que se refere questo do superego. A passagem moralidade, na verdade, diz respeito ao do ego. Analisar a questo do superego com base na perspectiva do recalcamento secundrio significa, mais precisamente, examinar as novas possibilidades e os limites da ao defensiva do sistema do ego em relao ao superego. Amarrar, de maneira intrnseca, o problema do superego a uma dimenso de moralidade, no nos parece algo evidente. Neste sentido, nossas idias se opem concepo segundo a qual a origem do superego teria de ser situada ao mesmo tempo no originrio e no secundrio.

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

36

Tentar resolver esse problema por meio da dicotomia superego mau/superego bom, no nosso modo de ver, no se revela uma verdadeira soluo. Seguir essa direo implicaria o risco de continuar a reproduzir o trabalho do ego na prpria teoria. Dito isto, a expresso superego edipiano no tem como nos convir; no mximo ela pode servir para descrever o trabalho das instncias egicas ante o superego, mas no aquilo que da ordem da gnese do superego em si mesma. A noo de culpabilidade, noo cujas ambigidades em relao situao tpica tentamos superar aqui, tambm uma formao secundria, mesmo no caso de uma culpa inexorvel: seja como for, s culpado. A angstia de perseguio, a angstia de passividade em relao realidade da mensagem, situa-se necessariamente aqum da culpa. Afastando-nos de qualquer viso endogentica, s podemos criticar a idia de uma culpabilidade originria. Se a culpa , como nos diz Jean Laplanche, uma primeira maneira de concluir um pacto com a angstia, no seria ela uma forma, ainda que elementar, de resposta ao ataque, resposta a uma perseguio inominvel, sdica? (ibid.; p. 27). A angstia dita moral j uma atitude do ego no sentido de encarar a invaso do mau. Pela via da moralidade, no estaramos passando do responder a para o responder por, isto : ... que foi que eu fiz para que voc me tratasse dessa maneira, qual a minha responsabilidade em tudo isso? (ibid.; pp. 26-27). Ante os imperativos morais categricos, o indivduo se v ainda confrontado com a questo do poder sexual do outro, verso secundria da mesma questo. Esses imperativos, totalmente imveis, impossveis de metabolizar, ficam marcados com o selo da condio de estrangeiros. Estamos pensando, aqui, nos aspectos da vigilncia do superego, aspectos persecutrios cujas imagens da voz da conscincia, do olho de Deus, so to eloqentes. Mas trata-se a, de fato, do registro secundrio das representaes egicas, representaes que recobrem e, ao mesmo tempo, insinuam a realidade das mensagens introduzidas fora, mensagens persecutrias, porquanto impossveis de metabolizar. Assim, o superego no pode ser vinculado, de maneira intrnseca, a uma dimenso de moralidade. Somente o ego que pode, pela via do recalcamento secundrio, edipiano, fazer do superego um interditor, um juiz, implacvel s vezes, das pulses. A dicotomia superego pr-edipiano/superego edipiano fica ultrapassada, dessa maneira.

O superego e os ideais
A problemtica dos ideais extensa demais para poder ser apresentada sem exigir um estudo dela mesma. Dessa maneira, no vamos procurar abord-la, por receio de termos de simplific-la abusivamente para for-la a caber no quadro deste nosso trabalho. Vamos, portanto, limitar-nos a apresentar algumas indicaes.

ARTIGOS

A propsito da relao entre o superego e o ideal do ego, propomos a idia de um contraponto que poria em jogo, de maneira mais ou menos harmoniosa, uma dimenso de ataque e uma dimenso de simbolizao no interior de um par heterogneo: a idia de uma similaridade entre essas duas noes est fora dos nossos propsitos. Ao destacar o superego das outras instncias do aparelho psquico, queremos enfatizar, dentre outras coisas, que a gnese do superego e a das instncias ideais so distintas. Para isso, temos de insistir ainda no fato de que no encaramos o superego como uma instncia identificatria. Quanto constituio do superego, as nossas hipteses avanam, antes, no sentido de uma espcie de negativo da identificao, os enclaves superegicos dando-nos os sinais de uma impossibilidade de assimilar aquilo que vem do outro, ou seja, de uma impossibilidade de faz-lo seu. Ao abordarmos os temas da lei e do poder, deveria ser-nos possvel pr em relao o superego com o ideal do ego, o que no significa reduzir essa relao a esta nica dimenso. Dito isto, adiantamos a idia de que superego e ideal de ego veiculam, na temporalidade do recalcamento secundrio, duas ordens de legalidade interna bastante diferentes. Do lado do superego, mediatizada pelo ego, temos uma ordem categrica que, portanto, no pode ser substituda por outra coisa; do lado do ideal do ego, o que temos a abertura de uma nova dimenso identificatria, veiculando aspectos ticos, normativos destinos da simbolizao. Dessa forma, o ideal do ego se revela o verdadeiro herdeiro do complexo de dipo. Aproximar as instncias ideais, egicas, do superego, s faz obscurecer no apenas o lado que ataca e des-ligado deste ltimo, mas tambm as funes de ligao, mais ou menos elaboradas, prprias do ego ideal e do ideal do ego. Assim, se o estudo das instncias ideais no foi elaborado diretamente, pensamos ter conseguido fazer ressaltar um aspecto essencial dessa questo, ao desprendermos o superego do sistema egico. Quanto distino entre o ego ideal e o ideal do ego, uma retomada do problema seria absolutamente indispensvel. Esta questo, embora constituindo o objeto de vrios trabalhos, ainda continua bastante obscura na teoria psicanaltica. No meu entender, o ego um sistema portador de distintos aspectos; o ego ideal e o ideal do ego fazem parte desse sistema. A constituio destes ltimos parece-nos referida constituio narcsica nos nveis primrio e secundrio. O recalcamento secundrio revela-se uma via de abertura suscetvel de efetuar uma certa transformao da relao entre ego e superego. O ideal do ego tem nela uma funo simbolizadora essencial; sua constituio est ancorada no registro secundrio. Na articulao que existe nesse contraponto do ideal do ego e do

37

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

38

superego, acreditamos poder encontrar um dos elementos capazes de elucidar determinados fenmenos clnicos. A ttulo de ilustrao, a seguir tentarei examinar sucintamente as modalidades de resposta prprias de determinadas patologias, nas quais o ego, limitado em sua capacidade de metabolizao e de recalcamento, tende a utilizar mecanismos arcaicos. Esses mtodos de defesa revelam, dentre outras coisas, a impotncia do ego diante do superego, em especial a fragilidade da instncia do ideal do ego. Mas preciso igualmente observar que esses mecanismos so constitudos como mtodos de ligao derradeiras defesas da fora pulsional. Como j mencionamos, nas situaes clnicas (neurticas e psicticas), centradas numa auto-acusao violenta, esta, paradoxalmente, se configura como tentativa de defesa contra o risco de um afluxo pulsional de energia des-ligada. O ego, defrontado com a impossibilidade de responder ao excesso de alteridade interna, faz o retorno dessa alteridade sobre si mesmo e passa a responder por ela. No modelo da perverso, em especial no sadomasoquismo, o ego transforma em seu contrrio uma situao de passividade absoluta diante do outro. A cena traumtica assim atuada, mas nesta vai-se repetir, de maneira compulsiva, uma recusa incessante: recusa da alteridade. O ego, cristalizado em sua vertente de onipotncia narcsica (nvel regido, portanto, pelo ego ideal), tenta aqui, a qualquer custo, exercer um suposto poder sobre esse outro interno. Caberia aqui enfatizar que o carter persecutrio e dominador do superego no se confundiria com a idealizao da onipotncia prpria do ego ideal. Esta j constitui uma tentativa de resposta aos imperativos superegicos, s mensagens enigmticas impossveis de metabolizar. Nesses exemplos, aos quais poderamos acrescentar outros includo o modelo da parania , o ego emprega operaes defensivas primrias, assim como o retorno sobre si mesmo, a inverso, a negao e a projeo de uma alteridade radical interna desses enclaves psicticos ,que nos parece povoar o campo do superego. Entretanto, h tambm situaes ditas normais, nas quais o superego no se apresenta de maneira feroz. Isso, a nosso ver, s possvel porque essa instncia no dominou de maneira absoluta o funcionamento interno e porque a economia psquica pde contar com a atividade de um sistema egico capaz de realizar modos de simbolizao mais elaborados. Isso significa que necessrio apelar tambm ao prprio plo egico para compreender situaes patolgicas. A este propsito, lembramos ainda que a questo do fracasso quanto a traduzir indissocivel da questo de um fracasso do narcisismo; estas duas noes so estritamente correlativas, o que implica termos sempre de interrogar o funcionamento de conjunto do aparelho psquico. Uma das contribuies de Jean Laplanche foi a de assinalar a complexidade da questo da ligao, ao mostrar, por exemplo, o carter patolgico daquilo que

ARTIGOS

descreve como uma compulso a sintetizar. ... o extremo da ligao tambm o extremo da imobilizao. (...) H seguramente uma morte do psiquismo por desintegrao, morte pela pulso de morte, mas h tambm morte do psiquismo por enrijecimento e sntese excessivos, morte do psiquismo causada pelo ego (Laplanche, 1990; p. 146). Os aspectos mais arcaicos da ligao, assim como os mais elaborados, esto em constante interao, o que nos exigiria pensar sobre a polaridade ego ideal/ideal do ego. O funcionamento do sistema do ego resulta de uma dialtica que se estabelece entre esses diferentes nveis de traduo. Esta dialtica efetivamente tem um lugar importante numa metapsicologia do superego, ponto deixado em aberto para um futuro estudo. * * * Os caminhos abertos aqui esto longe de ter a pretenso de esgotar o assunto. Ao contrrio, pensamos que eles deixam que se desdobrem diversas vias de reflexo. Por exemplo, as implicaes desse modelo metapsicolgico sobre o conjunto da psicopatologia, a ao das instncias egicas ante a condio de estrangeiro do superego, as articulaes entre superego e ato de criao e, finalmente, os destinos do superego no tratamento psicanaltico. No vemos melhor maneira de concluir do que lembrando que uma pesquisa sobre questes metapsicolgicas e psicopatolgicas impe esforo constante para que se chegue a formulaes precisas. Isso obriga-nos a reexaminar nossas idias permanentemente. Com Laplanche pensamos que a teoria psicanaltica pode reivindicar ser refutvel e falsificvel. O fato de que no utilize modelos fsico-matemticos no impede que tenha de submeter-se prova do raciocnio e da confrontao com a experincia (Laplanche, 1994b; p. 20). Eis a uma particularidade essencial desse campo terico que s pode mesmo estimular-nos prtica clnica e pesquisa em psicanlise. nesta perspectiva que continuaremos a lanar-nos no estudo do superego. Bibliografia
FREUD, S. (1909). Remarques sur un cas de nvrose obsessionelle. In Cinq psychanalyses. Paris: PUF, 1992. ____ (1914). Pour introduire le narcissisme. In La vie sexuelle. Paris: PUF, 1977. ____ (1917). Deuil et mlancolie. In Oeuvres compltes. Paris: PUF, 1988, vol. XIII.

39

LATINOAMERICANA F U N D A M E N T A L DE PSICOPATOLOGIA

40

____ (1923). Le moi et le a. In Oeuvres compltes. Paris: PUF, 1991, vol. XVI. ____ (1930). Malaise dans la culture. In Oeuvres compltes. Paris: PUF, 1994, vol. XVIII. ____ (1933). La dcomposition de la personnalit psychique. In Nouvelles confrences dintroduction la psychanalyse. Paris: Gallimard, 1986. KLEIN, M. (1927). Colloque sur lanalyse des enfants. In Essais de psychanalyse. Paris: Payot, 1972. ____ (1933). Le dvelopement prcoce de la conscience chez lenfant. In Essais de psychanalyse. Paris: Payot, 1972. ____ (1934). La criminalit. In Essais de psychanalyse. Paris: Payot, 1972. ____ (1945). Le complexe dOedipe clair par les angoisses prcoces. In Essais de psychanalyse. Paris: Payot, 1972. LACAN, J. (1966). La chose freudienne. In crits. Paris: Seuil. LAPLANCHE, J. (1981). Problmatiques IV Linconscient et le a. Paris: PUF. ____ (1987). Problmatiques V Le baquet transcendance du transfert. Paris: PUF. ____ (1990). Nouveaux fondements pour la psychanalyse. Paris: PUF. ____ (1993). Le fourvoiement biologisant de la sexualit chez Freud. Paris: Synthlabo. ____ (1994). Les forces en jeu dans le conflit psychique. Second International Conference Jean Laplanche on psychic conflict. Londres/Canterbury. ____ (1994a). Responsabilit et rponse. In Cahiers de lcole de sciences philosophiques et rligieuses. Paris, Facults Universitaires Saint-Louis, no 16. ____ (1994b). La psychanalyse comme anti-hermneutique. Communication prsente dans le cadre du Colloque de Cerisy, Hermneutique: sciences, textes, Cerisy. CARDOSO, M. R. (1995). Surmoi et thorie de la sduction gnralise. Universidade de Paris 7 Denis Diderot, Paris. Tese de Doutorado. SCARFONE, D. (1977). Jean Laplanche. Paris: PUF.

Resumos
Este articulo presenta la proposicin de una nueva concepcin del superyo segn la qual los imperativos superyoicos seran comparables, en todos los indivduos, a un enclavado psictico. Se trata de profundizar aspectos fundamentales de la question del superyo en una tentativa de elaborar algunos puntos dejados problemticos en Freud, Melanie Klein y otros autores postfreudianos. La obra de Jean Laplanche fu til como fuente principal en la formulacin de las hipteses presentadas cuya incidencia sobre la clnica psicoanaltica parece innegable. Palabras llave: Superyo, intraducible, culpabilidad, ideales Cet article prsente la proposition dune nouvelle conception du surmoi selon laquelle les impratifs surmoques seraient comparables, chez tout individu, a une enclave psychotique.

ARTIGOS Il sagit dapprofondir des aspects fondamentaux de la question du surmoi dans une tentative dlaborer quelques points laisss problmatiques chez Freud, Melanie Klein e dautres auteurs postfreudiens. Loeuvre de Jean Laplanche a t utile comme source principale dans la formulation des hypothses prsentes dont lincidence sur la clinique psychanalytique parat indniable. Mots Cl: Surmoi, intraduisible, culpabilit, idaux This paper presents the proposition of a new conception of the superego in which the superegos imperatives would be comparable, in every individual, to a psychotic enclave. Thats a matter of deepening some fundamental features of the issue of the superego, trying to work out some points left unresolved in Freud, Melanie Klein and other postfreudian authors. The work of Jean Laplanche was useful as a main source in the formulation of the hypotheses that are presented, whose incidence in the psychoanalytical clinic seems undeniable. Key words: Superego, untranslatable, culpability, ideals

41

Vous aimerez peut-être aussi