Vous êtes sur la page 1sur 3

Universidade do Estado do Rio de Janeiro IFCH Departamento de Histria Prof Dr Maria Regina Candido

Aluno: Fellipe Castanheira Soares Matrcula: 2011.1.01414.11 Debate Historiogrfico

Conceito de Imprio e imperialismo no mundo moderno e na sociedade romana O termo imperialismo deriva da palavra imprio, que significa o governo de um imperador. No contexto contemporneo, podemos designar imperialismo como o processo de expanso econmica e colonialismo em direo frica e sia. Tambm podemos entender por imperialismo o controle norteamericano sobre os pases da Amrica Latina. No livro Imprio, os autores Michael Hardt e Antonio Negri definem o conceito de imprio e imperialismo. Imperialismo entendido como uma extenso do controle e da hegemonia das naes europeias alm de suas fronteiras, na idade moderna, tendo em vista a expanso econmica e o colonialismo sobre territrios externos. Os limites territoriais de um pas determinavam o centro de poder a partir do qual seria imposto o controle sobre os territrios externos.

Diferentemente do conceito de imperialismo, o Imprio no tem um centro de poder fixado, e nem se baseia em fronteiras. Incorpora gradativamente o mundo inteiro dentro de seus limites territoriais, agindo em um processo de descentralizao e desterritorializao. Na obra Cultura e Imperialismo, 1995, o autor Edward Said, aponta diferentes realizaes do processo de imperialismo no mundo moderno, so elas: - aproximou regies at ento desconhecidas ao mundo conhecido, trazendo culturas distintas. - busca uma abordagem fora da histria marxista, sem a anlise de dominante x dominado. - chama ateno para os contatos culturais e sociais que resultaram na formao de identidade e alteridade, e sociedades. J no contexto da antiguidade, os pesquisadores afirmam que o processo de imperialismo romano deve ser visto de forma diferente, j que no havia o interesse econmico na expanso, pois so raros os dados econmicos da poca e os lucros obtidos atravs de guerras e escravos no eram considerados prticas de mercado na antiguidade. O autor Geza Alfoldy, em Histria Social de Roma, resume o processo de expanso romana, afirmando que teria sido defensivo em um primeiro momento, devido s investidas dos povos que habitavam a Pennsula Itlica, mas ofensivo, expansionista, agressivo aps a guerra com Cartago.

Bibliografia Candido, Maria Regina. Aula de Histria da Antiguidade Ocidental, assunto: Imperialismo Romano, UERJ. Hardt, Michael / Negri, Antonio. Imprio. Record, 2006, pg 12. Said, Edward. Cultura e Imperialismo. Cia das Letras, 1995. Alfoldy, Geza. Histria Social de Roma. Lisboa. 1989.

Vous aimerez peut-être aussi