Vous êtes sur la page 1sur 4

O PROBLEMA DA VACA AMARELA

Sento na minha poltrona de filsofo e penso em estrelas. Em seguida imagino uma vaca amarela e reclamo para minha esposa que estou sentindo calor. Entretanto, se algum pudesse abrir o meu crebro e examin-lo no veria estrelas coloridas nem uma vaca amarela. Veria apenas neurnios e tempestade eltrica ocorrendo. A observao da atividade eltrica de meu crebro no permite saber se estou pensando em estrelas coloridas ou numa vaca amarela. Algum poderia at inferir de algum tipo de observao do que ocorre no meu crebro - que estou sentindo calor, mas no saberia dizer se o calor que eu sinto maior ou menor do que o calor que voc pode estar sentindo. Sei que estou pensando, mas no tenho condies de observar meus pensamentos. No tenho como relacionar o que ocorre no meu crebro com aquilo que ocorre na minha mente, ou seja, no consigo encontrar algum tipo de traduo entre sinais eltricos dos neurnios e aquilo que percebo ou sinto como sendo meus pensamentos. Estrelas coloridas e cintilantes, bem como vacas amarelas, existem apenas para mim. Se ningum mais pode observ-las, posso ento dizer que estes so estados subjetivos. Estados subjetivos so encontrados na nossa mente, mas no na natureza. Mas o que a mente? No consigo responder esta pergunta, mas o que sei que, se eu danificar o crebro de uma pessoa, sua mente ser afetada tambm. Sei tambm que, se bebermos vrias doses de usque, nossa mente ficar alterada. Deve haver uma relao entre mente e crebro, entre estados mentais e estados cerebrais. H uma relao entre mente e corpo ou entre mente e crebro. Mas que tipo de relao ser essa? H duas maneiras de pensar sobre esse problema. Uma diz que s existe o crebro e que a mente , na verdade, uma iluso. Outra diz que existem duas coisas, a mente e o crebro, e que este apenas abriga a primeira, ou seja, que o crebro apenas o hospedeiro biolgico da mente. A primeira posio chamada de monismo materialista ou simplesmente materialismo. A segunda chamada de dualismo, pois aposta na existncia de duas coisas distintas: a mente e a matria (o crebro).

O monista acredita que a cincia resolver o problema das relaes entre mente e crebro. tudo uma questo de tempo, pois a neurocincia avana cada vez mais. Todos os dias aparecem nas revistas notcias acerca da descoberta de novas reas do crebro correspondentes a novos tipos de pensamentos e emoes. Logo concluiremos que mente e crebro so a mesma coisa. Mas as coisas podem no ser to simples assim. Consideremos novamente o neurocientista examinando o crebro para tentar encontrar a vaca amarela. Hoje em dia dispomos de tcnicas mais aperfeioadas para realizar este tipo de investigao. Contamos com vrios recursos para produzir imagens do crebro em funcionamento ou mesmo para medir sua atividade eltrica. Um deles o eletroencefalograma ou EEG. Atravs do EEG podemos determinar, durante o sono, quando algum est sonhando. Mas a dificuldade continua: pelo exame do EEG podemos saber que o indivduo est sonhando, mas no podemos saber com o que ele est sonhando. Da mesma maneira, podemos, pelo exame da atividade qumica do corpo de uma pessoa, saber se ela est tendo um ataque de fria. Haver mais adrenalina no sangue dessa pessoa. Da mesma forma, a deteco de uma maior quantidade de adrenalina no corpo de uma pessoa permite-nos saber que ela est tendo um ataque de fria, mas no saber com o que ou com quem ela est enfurecida. S saberemos se ela nos contar, ou seja, se ela nos fizer um relato de estados subjetivos. A mesma coisa vale para a neuroimagem. Ao examinarmos as reas ativadas de um crebro, podemos ter alguns palpites sobre o tipo de pensamento que ocorre pessoa, mas s poderemos saber o que ela est pensando se ela nos contar. Da mesma maneira, se eu olhasse para uma neuroimagem do meu prprio crebro eu no saberia que essa era uma imagem do meu crebro at algum me contar! A imagem do meu prprio crebro me to estranha quanto a imagem do meu fgado; s sei que aquela a imagem de meu fgado se algum me disser isso ou se eu estiver numa mquina de ultrassom sabendo, de antemo, que as imagens que aparecem na tela so do meu fgado. O mesmo vale para o meu crebro. Em outras palavras: a interpretao fsica de fenmenos mentais no participa de nossas experincias subjetivas; podemos no mximo traar algumas correlaes, mas estas no explicam a passagem entre o fsico e o subjetivo. No podemos, de dentro da nossa mente, saber o que a produz. De um lado, h nossa mente e nossos estados subjetivos, de

outro, o crebro que estudado pelo neurocientista. Duas realidades que no se comunicam. O dualista no enfrenta problemas menores. Se mentes no tm nenhuma propriedade material no tem peso, nem massa, nem localizao espacial como poderamos supor que nossos pensamentos influenciam nossas aes? Se estados mentais so imateriais, como eles podem afetar nossos comportamentos? No parece intuitivo que nossos comportamentos sejam, de alguma forma, causados ou guiados por nossas intenes ou desejos? Mas como algo imaterial pode afetar nosso corpo? Como minha inteno ou desejo de levantar e ir abrir a porta poderia causar algo no mundo fsico como, por exemplo, meus movimentos musculares? O dualista no consegue explicar como a mente pode alterar o corpo. Mas isto vale no apenas para a ao como tambm para disfunes orgnicas. Uma notcia ruim pode aumentar meus batimentos cardacos ou at me causar uma azia. Uma seqncia de eventos infelizes pode me levar a uma depresso e hoje em dia sabemos que o crebro dos deprimidos encontra-se profundamente alterado. Ora, como explicar que notcias ruins tm esse poder? Se o monista precisa saber como de crebros podem emergir mentes, o dualista precisa, por sua vez, saber como estas ltimas podem alterar o crebro e o resto do corpo. Resta ainda um problema crucial a ser enfrentado por ambos materialistas e dualistas: a conscincia. Como o crebro (ou a matria) pode produzir o aspecto especfico de um pensamento que o torna consciente? Que tipo de propriedade ou que tipo de circunstncia leva a matria (o crebro) a produzir conscincia? Sero as leis naturais suficientes para explicar os aspectos especficos que levam produo da conscincia? Ser a neuroimagem capaz de detectar diferenas entre reas cerebrais que correspondem a estados conscientes e as que correspondem a estados no-conscientes? Haveria ainda outras dificuldades, no apenas tcnicas. A cincia produto da nossa conscincia, e assim sendo, podemos perguntar at que ponto ela poderia explicar nossa prpria conscincia sem girar em crculos. Mas parece que at hoje estivemos girando em crculos.

Vous aimerez peut-être aussi