Vous êtes sur la page 1sur 10

A NBR 15.

575 - Norma de Desempenho para Edificaes Habitacionais de at Cinco Pavimentos, em vigor desde o dia 12 de maio, difere-se substancialmente das normas existentes, pois no trata de sistemas construtivos ou materiais constituintes do edifcio. Sua atuao sobre o desempenho do edifcio habitacional, ou seja, seu comportamento global. A Norma estabelece requisitos e critrios de desempenho considerando as exigncias do usurio. Essas exigncias, antes subjetivas, viraram requisitos tcnicos, com parmetros determinados. Por isso, muitos conceitos presentes no so considerados em normas prescritivas, como, por exemplo, a durabilidade dos sistemas, a manutenibilidade da edificao, o conforto ttil e antropodinmico dos usurios. O prazo para adequao de projetos Norma de seis meses. Portanto, a partir de 12 de novembro, todos os projetos protocolados nas prefeituras devem estar de acordo com a Norma de Desempenho. Vale lembrar que a NBR 15.575 no se aplica a obras de reforma ou retrofit. Elaborao e natureza da Norma Idealizada a partir de um pedido da Caixa Econmica Federal, a Norma inicialmente foi concebida para atuar sobre edifcios residenciais de at cinco pavimentos, para guiar uma anlise qualitativa dos edifcios de interesse social. "Havia uma necessidade de atender a essas famlias, e a Norma veio cobrir essa lacuna", explica Ins Battagin, secretria do comit de estudos da Norma.

Os pisos internos devem atender a muitos conceitos antes subjetivos, como conforto ttil

Porm, os conceitos colocados na Norma tornaram-na bem mais abrangente. No final, a Norma de Desempenho pode ser aplicada a qualquer edifcio residencial, exceto nos requisitos influenciados pela altura. E isso vai impactar, de alguma forma, todas as novas construes de edifcios. O conceito de normalizar o desempenho segue uma vertente internacional, iniciada na dcada de 1980. Em 1992 foi criada uma norma britnica (BS 7543), que versa sobre a durabilidade para edifcios e elementos componentes, com conceitos de desempenho. Essa norma britnica, segundo Battagin, guiou os critrios de durabilidade e vida til da NBR 15.575.

Ins Battagin resume da seguinte maneira: "Existem trs atores importantes. Quem faz o projeto, que deve pensar em todos os conceitos; quem executa, que deve agir na direo do desempenho; e o usurio, que deve usar da maneira correta. Estamos aliando esses trs atores".

Os sistemas hidrossanitrios tambm comportam quase todos os requisitos, desde estanqueidade e isolamento acstico at adequao ambiental

A Norma de Desempenho brasileira, porm, mais avanada que muitas outras internacionais. Ainda, segundo Battagin, internacionalmente evoluiu-se muito em questes de desempenho acstico, trmico e um pouco de lumnico, "mas queramos uma viso mais plena, mais inteira". Carlos Alberto Borges, coordenador da comisso de estudos, destaca o item da vida til de projeto: "No Brasil, a primeira norma que coloca a obrigao da vida til em projeto". Para Borges, de certa forma, isso obriga o setor a no pensar apenas em custo inicial de construo, mas em custos de operao e manuteno.

Construtores tambm concordam que a Norma de Desempenho trar benefcios indstria da construo em geral. Para Maria Luiza Wolf, coordenadora de projetos da Goldsztein, a normativa ir melhorar a qualidade dos produtos.

Paredes, pilares etc. podem ser produzidos com distintos concretos e mesmo outros materiais

Cludio Mitidieri, gerente do Laboratrio de Sistemas Construtivos do IPT (Instituto de Pesquisas Tcnolgicas do Estado de So Paulo), tambm colaborador da Norma, acredita que as construtoras aprimoraro seus sistemas de gesto internos de qualidade e seus relacionamentos com fornecedores. "Ser necessrio uma interao maior, e o impacto da Norma positivo", diz ele. Estrutura da Norma A Norma divide-se em seis partes: Requisitos gerais; Requisitos para os sistemas estruturais; Requisitos para os sistemas de pisos internos; Sistemas de vedao verticais externas e internas; Requisitos para sistemas de coberturas; e Sistemas hidrossanitrios. No so contemplados os sistemas eltricos, que fazem parte de um conjunto de normas com base na NBR 5.410. Nos requisitos gerais so definidas as exigncias dos usurios que se transformaram em requisitos. So eles: segurana (estrutural, contra o fogo, no uso e na operao), habitabilidade (estanqueidade; conforto trmico; conforto acstico; conforto lumnico; sade, higiene e qualidade do ar; funcionalidade e acessibilidade; conforto ttil e antropodinmico) e sustentabilidade (durabilidade, manutenibilidade, impacto ambiental). Cada requisito tem seus critrios mnimos definidos (veja resumo na tabela 1) ou, se for o caso, so indicadas as normas a serem consideradas.

A Norma estabelece as lminas d'gua e o tempo de ensaio dentro do qual no deve haver infiltrao

Na parte de sistemas estruturais, explica-se que o desempenho estrutural deve ser avaliado a partir do estado limite ltimo e estado limite de servio. A Norma apresenta os deslocamentos limites e flechas mximas para pilares, paredes, lajes, forros etc., tanto por critrios tcnicos - evitar destacamentos, fissuras e outros como por motivos de insegurana psicolgica do usurio. Para os sistemas de pisos internos h muitas definies, pois os pisos abarcam

muitos critrios como segurana contra incndio, resistncia ao escorregamento, estanqueidade, desempenho acstico, entre outros. definido, por exemplo, o tempo requerido de resistncia ao fogo (TRRF) de no mnimo 30 minutos. Em relao a conforto ttil e antropodinmico, o fator de planeza deve ser de no mnimo 13 para acabamento no liso e 15 para liso. A parte de vedaes verticais apresenta, como era de se esperar, muitas exigncias sobre estanqueidade. Para vedaes no estruturais, so indicados os deslocamentos e danos tolerveis sob ao de carregamentos. A Norma abrange solicitaes de cargas suspensas, aes transmitidas por impactos nas portas, resistncia dos guarda-corpos e parapeitos, umidade interna e externa. Os ensaios de estanqueidade devem se contextualizar em uma das cinco regies brasileiras de exposio ao vento. Sobre sistemas de coberturas, a Norma trata da resistncia e durabilidade (com exigncias correlatas s de estrutura), ao do granizo, deslizamento de componentes e arrancamento pelo vento, escoamento de guas pluviais, estanqueidade, absortncia trmica, estabilidade da cor de telhas, entre outros. Admite-se manchas de umidade na face inferior das telhas, mas sem ocorrncia de gotejamentos. Para os sistemas hidrossanitrios, so definidos parmetros como sobrepresso nas vlvulas de descarga, com valor mximo de 0,2 MPa; resistncia das tubulaes, que deve ser de cinco vezes a presso de servio; sobrepresso mxima da parada de bombas de recalque, com velocidade do fluido at 10 m/s. So indicadas as vazes mnimas de gua nas diferentes peas: chuveiros e duchas 0,25 l/s; mictrio 0,15 l/s; torneiras (lavatrio, pia, tanque, uso geral, torneira automtica economizadora) 0,12 l/s; torneiras para jardim 0,25 l/s.

Nveis de desempenho A norma define trs nveis de desempenho: Mnimo (M), Intermedirio (I) e Superior (S). Todos os sistemas devem ter um desempenho que atinja pelo menos o nvel M. Os prazos de garantia mnimos, por exemplo, devem ser aumentados em 25% ou 50% para se atingir os nveis I e S, respectivamente. No impacto de corpo mole em pisos, um impacto de 480 J atende ao nvel M se no ocasionar runas, sendo admitidas falhas localizadas (como fissuras, destacamento e outras). Porm, s sero alcanados os nveis I e S se no houver nem runa nem falhas. Em outro exemplo, no desempenho de vedaes, os ensaios de campo para

nveis de rudo determinam nvel M para ndice de reduo sonora na faixa de 30 a 34 dB. O nvel I alcanado com desempenho melhor, com reduo de 35 a 39 dB, e, o S, acima de 39 dB. Essa classificao deve ser um diferencial para a comercializao do imvel, pois se pode cobrar mais por um empreendimento que tenha melhor desempenho e durabilidade, e que possivelmente trar menos custos, por exemplo, com economia de energia. Implementao Algumas construtoras vm se preparando h mais de um ano para a implementao dos critrios de desempenho em seus empreendimentos. Mas o trabalho extenso. A Goldsztein, uma das primeiras construtoras a iniciar estudos sobre a nova Norma, em agosto de 2008, ainda est formatando seu memorial de desempenho padro, que compila todas as normas aplicveis a cada etapa da construo, e tambm realizando controle e especificao em cada setor da empresa. Segundo Maria Luiza Wolf, a empresa, em um primeiro diagnstico, atendia a 50% dos itens da Norma, o que foi muito satisfatrio, segundo ela. "Hoje j atendemos a 75%, pois j evolumos quanto a fornecedores, projetistas, suprimento e assistncia tcnica", completa Luiza. A Gafisa tambm preparou um manual que indica, para todos os procedimentos de obra, quais esto de acordo com a Norma e quais no esto (veja tabela 2). Porm, a empresa ainda est na fase de cruzar custos com desempenho, e ainda no concluiu, por exemplo, se o custo de alguns itens iro subir.

Ensaios e fornecedores Uma das dificuldades mais apontadas para adequao Norma em relao aos ensaios necessrios. O gerente do departamento de Desenvolvimento de Operaes e Tecnologia da Gafisa, Thiago Leomil, levanta a questo: "O mercado no est preparado para essa demanda. H poucos laboratrios". Luiza Wolf vai alm: "Os laboratrios cadastrados esto quase todos em So Paulo". Materiais com uso consagrado, como ao, no precisam de testes, pois j vm certificados. Basta a construtora exigir os parmetros necessrios para atender aos requisitos de vida til, por exemplo. Por outro lado, sistemas ou materiais construtivos inovadores necessitaro de mais ensaios. Um bom modo de se guiar verificar se o produto est no Programa Setorial da Qualidade do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat).

A adequao dos fornecedores tambm pode ser uma etapa trabalhosa. "Muitos no atendiam [aos requisitos da Norma de Desempenho]. Ns pedimos laudos, ensaios, e agora parte deles j mudou", conta Luiza. Leomil, da Gafisa, acrescenta que, dependendo do estudo de viabilidade, pode-se chegar concluso de que no ser mais possvel trabalhar com determinado material. Mas o maior desafio para adequao Norma, segundo Leomil, ser no s nas etapas da obra, mas tambm no setor de produto. "As reas de produto, desenvolvimento e os projetistas tero que se desdobrar para preservar a esttica,

ou isso exigir uma adaptao do consumidor. Por exemplo, para os guarda-corpos atingirem certa rigidez, pode ser necessrio um nmero maior de montantes por metro, e, se no encontrada a melhor tcnica para preservar a esttica, os modelos podero sofrer adaptaes", diz ele. Segurana contra o incndioSegurana contra o incndio A segurana da estrutura contra incndios foi pensada em seis partes: dificultar o princpio do incndio, evitar a inflamao generalizada, dificultar a propagao do incndio, minimizar o risco de um colapso estrutural, facilitar a fuga e, por fim, dispor a edificao de sistemas de extino e sinalizao de incndio. A Norma estabelece que, para dificultar o princpio do incndio, deve-se proteger a edificao contra descargas atmosfricas, ignio nas instalaes eltricas e vazamentos nas instalaes de gs. O projeto e execuo desses itens devem seguir as normas existentes.

Para dificultar a inflamao generalizada, deve-se avaliar todos os materiais que compem tanto a face interna como a externa do edifcio, de tal forma que eles tenham caractersticas de propagao de incndio controladas. J para a propagao do incndio para fora da unidade, deve-se atentar para a distncia entre os edifcios, as medidas de proteo (como portas corta-fogo) e sistemas que assegurem a estanqueidade e isolamento. Para evitar o colapso estrutural, a avaliao das estruturas deve ser feita segundo normas j existentes. As rotas de fuga e os equipamentos de extino, sinalizao e iluminao de emergncia tambm devem atender a norma prpria. Isolamento de rudo

H critrios tanto para rudo de impacto em piso como para rudo areo entre unidades. O nvel de presso sonora (para o impacto) deve ser no mximo de 80 dB, e o valor mnimo o correspondente a um piso de concreto macio com espessura de 10 cm. Para a anlise, podem ser utilizados tanto o mtodo de engenharia como o mtodo simplificado, ambos descritos na Norma. Para isolamento de rudo areo, a Norma prev ensaios em laboratrio e em campo. Em laboratrio, a reduo sonora deve ser de 40 dB para paredes que separam reas privativas de reas comuns e 45 dB para paredes e pisos que separam unidades habitacionais. Para avaliao em campo, o requisito a diferena de nvel entre ambientes, que deve ser de 35 dB para paredes que separam reas privativas de reas comuns e 40 dB para paredes e pisos que separam unidades habitacionais. Mtodo de avaliao do desempenho trmico So trs procedimentos que avaliam a adequao da habitao s oito regies bioclimticas do Brasil, definidas na NBR 15.220-3: o simplificado, que consiste na verificao de que os sistemas de vedao e cobertura atendem aos requisitos da prpria Norma de Desempenho; e os procedimentos globais, de simulao computacional e medio - "in loco" ou em prottipos. A edificao que no atender ao procedimento simplificado pode ser aprovada por uma avaliao global. Para a medio, so estabelecidos os recintos para medio, a orientao para simulao ou construo do prottipo, entre outros. Para a simulao computacional, h critrios de avaliao tanto para condies de vero quanto para inverno. H orientaes para a especificao dos dados de entrada no programa em relao ventilao, absortncia das paredes, recintos adjacentes etc., tanto para o vero como para o inverno, e tanto para edificaes trreas como multipiso. Vida til de projeto x garantia A norma define o que a VUP (Vida til de Projeto), conceito que difere de prazo de garantia. A VUP o tempo dentro da qual o edifcio e seus sistemas devem atender aos requisitos de desempenho estabelecidos. J o prazo de garantia o perodo de tempo no qual a ocorrncia de defeitos no pode ser justificada por mau uso ou envelhecimento natural, garantido pelo construtor ou incorporador. So oferecidas diretrizes para as definies dos prazos mnimos de garantia por parte dos construtores e incorporadores. J os prazos mnimos de VUP para cada sistema da edificao so definidos conforme tabela abaixo: Sistema/VUP mnima (anos) Estrutura 40 Vedao vertical externa 40 Vedao vertical interna 20 Cobertura 20 Hidrossanitrio 20 Pisos internos 13

Vous aimerez peut-être aussi