Vous êtes sur la page 1sur 3

Pedro Maia Weber e o Capitalismo

Max Weber (1864-1920) foi um socilogo e economista poltico alemo. Weber acreditava que os fatos econmicos e sociais tinham um sentido e necessitavam de ser compreendidos. Dentro desta tica, Weber efetuou estudos sobre a autoridade e sobre a sociologia das religies. A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo um dos seus trabalhos mais famosos. Segundo Weber, o capitalismo moderno nasceu no sculo XVI na Europa Ocidental. Para ele, o que origina o capitalismo moderno como as pessoas encaram o mundo, mentalidade que s surge a partir do sculo XVI. Essa mesma mentalidade explica o momento de rutura: o homem deixa de guardar o seu dinheiro e comea a aplic-lo. Na viso Weberiana, o capitalismo existe desde os tempos antigos, como relao de compra e venda de mercadorias. Define o capitalismo moderno no como uma busca de lucro, mas sim como acumulao do mesmo. O ponto de encontro entre Weber e Karl Marx o fato que a acumulao de capital capaz de gerar mais capital. Neste caso, podemos adotar o seguinte esquema: Mercadoria Dinheiro Mercadoria. Este esquema orienta hoje o capitalismo, propondo que se deve trabalhar para arrecadar e produzir para vender. Max Weber explica que essa mentalidade acumulativa surge da Religio e que esse pensamento religioso provm do protestantismo e das vertentes mais radicais. Na moral catlica, o trabalho uma maldio. Pelo contrrio, na tica protestante, o trabalho uma forma de glria ao homem, bem como o pensamento liberal que dita que o trabalho dignifica o homem. O pensamento liberal do incio da era moderna mostra que, no comeo do capitalismo, alguns homens enriqueceram e outros, que no quiseram trabalhar, empobreceram. Atravs de dois exemplos possvel entender melhor esta afirmao: Lenha = Elemento fundamental na vida do Campons. Bosque = Fornecedor de lenha, de acesso a todos, mas de direitos diferentes. O bosque fornecia lenha a todos os indivduos, todos ficavam aquecidos, porque todos tinham lenha. Na questo da diferena de direitos, os nobres podiam caar nos bosques e usufruir de quaisquer outros elementos presentes nele. Neste caso, a nobreza mandava no bosque. Se a nobreza mandava no bosque podemos formular as seguintes questes: de quem a culpa quando os homens passavam frio? Do campons que no arranjou a sua lenha para se aquecer ou do nobre que no permitiu que esse mesmo campons arranjasse essa mesma lenha? Mas se o bosque era de

acesso a todos, por que motivo o nobre no permitiria que o campons acedesse a ele? A resposta pode ser dada pelo fato de ser a nobreza quem cria os primeiros vnculos com o capitalismo, com a acumulao primitiva e a tendncia propriedade privada. Quando a partir do sculo XVI, a nobreza e o estado cercam as terras comuns, os pobres passam frio, e a comeam a trabalhar em troca do que antes era de acesso comum.

O enfoque de Max Weber


A construo da obra A tica protestante e o esprito do capitalismo por parte de Max Weber deu-se atravs de um conjunto de reflexes e trabalhos onde o autor investigou vrios tipos de crenas religiosas, alm do protestantismo, como, por exemplo, o hindusmo, o judasmo e o confucionismo. Nestas investigaes, Weber salienta como as diferentes religies orientam as pessoas no seu quotidiano, especialmente nas prticas econmicas. Pode-se dizer que o aspeto mais importante da abordagem weberiana ao estabelecer um relacionamento causal entre crenas religiosas e o esprito empresarial. Se o empresrio no um maximizador de lucros, ento, o que que ele maximiza? De certa forma esta a questo a que Weber tenta responder. A contribuio de Weber para a compreenso da gnese do capitalismo extremamente importante, apesar de esta se basear e sustentar na Religio, sem ter em considerao os fatores econmicos propriamente ditos. Para Weber, o sistema capitalista resulta de um esprito capitalista, que depende de uma tica protestante. Uma das crticas mais recorrentes ao trabalho de Weber considerarem-no reducionista ao transformar as origens de um sistema social e econmico que mudou o mundo, numa questo puramente religiosa. Weber parte do que considera duas constataes histricas. Em primeiro lugar, os ganhos econmicos de algumas cidades de todo o mundo haviam sido conquistados por monges e mosteiros. Isto sugere que h alguma relao entre o modo de vida praticado nas ordens religiosas, os nveis de atividade econmica exercidos e a riqueza acumulada. Era visvel, de acordo com o autor, que o ascetismo significava uma vida conservadora e com completa dedicao ao trabalho. O conjunto da populao no compartilhava dessa vida asctica. Em segundo lugar, as diversas correntes protestantes na Inglaterra tinham-se destacado em termos de resultados empresariais. Ou seja, a chegada da Reforma Protestante permitiu que um conjunto crescente de pessoas adotasse a tica da ordem e do trabalho. Ou seja, aquilo que era um comportamento exclusivo dos monges, isolados do mundo e com outros privilgios comparativamente aos outros, tornou-se num comportamento em massa. o que Weber denominou de ascetismo intramundano.

O Capitalismo de Max Weber


Para Max Weber o capitalismo algo que existe, naturalmente, em qualquer grupo de pessoas onde h necessidade da troca. O seu objetivo sempre aumentar a riqueza que se possui, isto , aumentar o capital. Este processo seria feito atravs de empresas que acumulam capital e distribuem rendimento para cada membro trabalhador de uma empresa. As empresas apropriar-se-iam de terras e de todo o sistema da linha de produo (mquinas, ferramentas, etc.). Weber tambm apoia a ideia do livre comrcio sem interferncia do estado para que no haja limitaes desnecessrias, tendo como objetivo o aproveitamento total, de forma a atingir maiores lucros. Defende tambm o trabalho livre, uma vez que dessa forma teriam maior disponibilidade de mercado de consumo. importante notar que o protestantismo pregado por Weber valorizava o trabalho profissional como meio de salvao do homem.

Vous aimerez peut-être aussi