Vous êtes sur la page 1sur 8

ATIVIDADES FINANCEIRAS DO ESTADO

Conceito
a atuao estatal voltada para obter, gerir e aplicar os recursos financeiros necessrios consecuo das finalidades do Estado que, em ltima anlise, se resumem na realizao do bem comum.KiyoshiHarada. oconjuntodeatosvoltadosparaaobteno,gestoeaplicaoderecursospecunirios,nosfins perseguidos pelo poder pblico. So algumas responsabilidades estatais que demandam recursos pecunirios: manutenodaordem soluodelitgios fiscalizaodeatividades realizaodeaessociaisnoscamposdasadeeeducao prestaodeoutrosserviospblicos

Objetivos Fundamentais do Estado


Soobjetivosfundamentaisdoestadobrasileiro: construodeumasociedadelivre,justaesolidria desenvolvimentonacional erradicaodapobrezaemarginalizao reduodasdesigualdadessociaiseregionais promoodobemestardacoletividade

OBS: as trs esferas de poder executam inmeras e diversificadas atividades, como se colhe do simples exame de matrias previstas na Constituio Federal, concernentes aos 3 poderes da repblica.

Execuo das Atividades Estatais


Aexecuodasatividadesestataisimplicaem: Edemandaumprocedimentodeautnticagestofinanceira: manuseiodevaloresatinentesareceitas,despesas elaboraodeoramentos utilizaodepessoal(funcionriospblicos,autnomos) aquisiodebens(veculos,materiais,imveis,mobilirio,etc) realizaodeoutrosinvestimentos(estradas,hospitais,escolas,etc)

Gesto Financeira do Estado


toda a atividade de administrao da receita frente s despesas, seguindo normas constitucionais,administrativas,contbeis,oramentriaseespecficasdedireitofinanceiro.

Receita
Receita a entrada monetria que ocorre em uma entidade (Contabilidade) ou patrimnio (Economia), em geral sob a forma de dinheiro ou de crditos representativos de direitos. Na administraopblicabrasileira,asreceitassedividememreceitascorrentesedecapital,receitas oramentrias e extraoramentrias. Como receitas oramentrias, aquelas que so incluidas na lei (anual) oramentria do exerccio. Todavia, as receitas oramentrias so consideradas realizadas quando arrecadadas (regime de caixa), se diferenciando nesse ponto das receitas realizadasdasempresasprivadas.

Classificaodareceitapblica
A receita pblica se divide em dois grandes grupos: as receitas oramentrias e as extra oramentrias.

Receitaoramentria
ReceitasoramentriassoaquelasquefazempartedooramentopblicoestabelecidosnaLOA. 1 Receitas Correntes destinadas a cobrir as despesas oramentrias que visam a manuteno dasatividadesgovernamentais: receitatributriaaprovenientedeimpostos,taxasecontribuiesdemelhorias; receitadeContribuiesaprovenientedasseguintescontribuiessociais(previdncia social, sade e assistncia social), de interveno domnio econmico(tarifas de telecomunicaes) e de interesse das categorias profissionais ou econmicas(rgos representativos de categorias de profissionais), como instrumentos de interveno nas respectivasreas; receita patrimonial rendas obtidas pelo Estado quando este aplica recursos em inverses financeiras, ou as rendas provenientes de bens de propriedade do Estado, tais comoaluguis; receita agropecuria a proveniente da explorao de atividades agropecurias de origemvegetalouanimal; receita de servios a proveniente de atividades caracterizadas pelas prestaes de servios financeiros, transporte, sade, comunicao, porturio, armazenagem, de inspeo e fiscalizao, judicirio, processamento de dados, vendas de mercadorias e produtosinerentesaatividadesdaentidadeentreoutros; receita industrial resultante da ao direta do Estado em atividades comerciais, industriaisouagropecurias; transferncias correntes recursos financeiros recebidos de outras entidades pblicas ou privadasequesedestinamacobrirdespesascorrentes; outrasreceitascorrentesprovenientesdemultas,cobranadadvidaativa,indenizaes eoutrareceitasdeclassificaoespecfica; 2 receitas de capital provenientes de operaes de crdito, alienaes de bens, amortizaes deemprstimosconcedidos,transfernciasdecapitaleoutrasreceitasdecapitais: operaes de crdito oriundas da constituio de dvidas (emprstimos e financiamentos);

alienao de bens provenientes da venda de bens mveis e imveis e de alienao de direitos; amortizao de emprstimos concedidos retorno de valores anteriormente emprestadosaoutrasentidadesdedireitopblico; transferncia de capital recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado,destinadosaquisiodebens; outras receitas de capital classificao genrica para receitas no especificadas na lei; tambm classificase aqui o supervit do oramento corrente (diferena entre receitas e despesascorrentes),emboraestenoconstituaitemoramentrio.

Receitaextraoramentria
Receitas extraoramentrias so aquelas que no fazem parte do oramento pblico. Como exemplos temos as caues, fianas, depsitos para garantia, consignaes em folha de pagamento, retenes na fonte, salrios no reclamados, operaes de crdito a curto prazo e outras operaes assemelhadas. Sua arrecadao no depende de autorizao legislativa e sua realizaonosevinculaexecuodooramento. TaisreceitastambmnoconstituemrendaparaoEstado,umavezqueesteapenasdepositrio de tais valores. Contudo tais receitas somamse s disponibilidades financeiras do Estado, porm tm em contrapartida um passivo exigvel que ser resgatado quando da realizao da correspondentedespesaextraoramentria. Em casos especiais, a receita extraoramentria pode converterse em receita oramentria. o caso de quando algum perde, em favor do Estado, o valor de uma cauo por inadimplncia ou quando perde o valor depositado em garantia. O mesmo acontece quando os restos a pagar tm sua prescrio administrativa decorrida. importante frisar que caues, fianas, e depsitos efetuadosemttuloseassemelhadosquandoemmoedaestrangeirasoregistradosemcontasde compensao,nosendo,portantoconsideradosreceitasextraoramentrias.

Despesa

Despesa, para a Contabilidade, o gasto necessrio para a obteno de receita. As Despesas so gastos que no se identificam com o processo de transformao ou produo dos bens e produtos. Por outro lado, despesa pblica o conjunto de dispndios realizados pelos entes pblicos para custear os servios pblicos (despesas correntes) prestados sociedade ou para a realizao de investimentos (despesas de capital). As despesas pblicas devem ser autorizadas pelo Poder legislativo, atravs do ato administrativo chamado oramento pblico. Exceo so as chamadasdespesasextraoramentrias. Asdespesaspblicasdevemobedeceraosseguintesrequisitos: utilidade(atenderaumnmerosignificativodepessoas) legitimidade(deveatenderumanecessidadepblicareal) discusso pblica (deve ser discutida e aprovada pelo Poder Legislativo e pelo Tribunal de Contas) possibilidade contributiva (possibilidade da populao atender carga tributria decorrentedadespesa) oportunidade hierarquiadegastos deveserestipuladaemlei

Classificaodadespesapblica
A despesa pblica se divide em dois grandes grupos: as despesas oramentrias e as extra oramentrias.

Despesasoramentria
aquela que depende de autorizao legislativa para ser realizada e que no pode ser efetivada semaexistnciadecrditooramentrioqueacorrespondasuficientemente. Classificamseemcategoriaseconmicas,tambmchamadasdenaturezadadespesaetemcomo objetivo responder sociedade o que ser adquirido e qual o efeito econmico do gasto pblico. Dividemse,segundoalei4.320/64,art.12,conformeoesquemaabaixo:

1 Despesascorrentes: Despesas de custeio: destinadas manuteno dos servios criados anteriormente Lei Oramentria Anual, e correspondem entre outros gastos, os com pessoal, material de consumo, servios de terceiros e gastos com obras de conservao e adaptao de bens imveis; Transfernciascorrentes:sodespesasquenocorrespondemacontraprestaodiretade bens ou servios por parte do Estado e que so realizadas conta de receitas cuja fonte sejatransfernciascorrentes.Dividemseem: o Subvenessociais:destinadasacobrirdespesasdecusteiodeinstituiespblicas ouprivadasdecarterassistencialoucultural,desdequesemfinslucrativos; o Subvenes econmicas: destinadas a cobrir despesas de custeio de empresas pblicasdecarterindustrial,comercial,agrcolaoupastoril. 2 Despesasdecapital: Despesas de investimentos: despesas necessrias ao planejamento e execuo de obras, aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente, constituio ou aumento do capital do Estado que no sejam de carter comercial ou financeiro, incluindose as aquisiesdeimveisconsideradosnecessriosexecuodetaisobras; Inverses financeiras: so despesas com aquisio de imveis, bens de capital j em utilizao, ttulos representativos de capital de entidades j constitudas (desde que a operao no importe em aumento de capital), constituio ou aumento de capital de entidades comerciais ou financeiras (inclusive operaes bancrias e de seguros). Ou seja, operaesqueimportematrocadedinheiroporbens. Transferncias de capital: transferncia de numerrio a entidades para que estas realizem investimentos ou inverses financeiras. Nessas despesas, incluise as destinadas amortizaodadvidapblica.Podemser: o Auxlios:sederivadasdaleioramentria; o Contribuies:derivadasdeleiposteriorleioramentria. As categorias econmicas dividemse em elementos que se separam em subelementos, estes por suavezbifurcam,porfim,emrubricasesubrubricas.

Despesaextraoramentria
Constituem despesa extraoramentria os pagamentos que no dependem de autorizao legislativa, ou seja, no integram o oramento pblico. Se resumem a devoluo de valores arrecadadossobttulodereceitasextraoramentrias.

Receitatributria
So os ingressos provenientes da arrecadao de impostos, taxas e contribuies de melhoria. Dessa forma, uma receita privativa das entidades investidas do poder de tributar: Unio, Estados,DistritoFederaleosMunicpios. O Cdigo Tributrio Nacional define tributo no art. 3 como toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada e definesuasespciesdaseguinteforma: Impostos conforme art. 16, imposto o tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte; Taxadeacordocomoart.77,astaxascobradaspelaUnio,pelosEstados,peloDistrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de serviopblicoespecficoedivisvel,prestadoaocontribuinteoupostosuadisposio; Contribuio de Melhoria segundo o art. 81, a contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individualoacrscimodevalorquedaobraresultarparacadaimvelbeneficiado.

ReceitadeContribuies
o ingresso proveniente de contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de interveno nas respectivas reas. Apesar da controvrsia doutrinria sobre o tema, suas espcies podem ser definidasdaseguinteforma: Contribuies sociais destinadas ao custeio da seguridade social, compreendendo a previdnciasocial,asadeeaassistnciasocial; Contribuies de Interveno no domnio econmico deriva da contraprestao atuaoestatalexercidaemfavordedeterminadogrupooucoletividade. Contribuies de Interesse das categorias profissionais ou econmicas destinadas ao fornecimento de recursos aos rgos representativos de categorias profissionais legalmente regulamentadas ou a rgos de defesa de interesse dos empregadores ou empregados.

Vous aimerez peut-être aussi