Vous êtes sur la page 1sur 61

Fundamentos de Sistemas de Informao

Prof. Ulisses Sperle Graa

Prof. Vanilde Manfredi

O que iremos aprender?

Contedo Programtico
Unidade 1: Conceitos de Sistemas de Informao, Teoria de Sistemas e Tecnologia da Informao Unidade 2 Conceitos bsicos de aplicaes nas empresas (desenvolvimento e administrao) Unidade 3 Tipos de Sistemas de apoio s decises (ou sistemas organizacionais) Unidade 4 Tecnologias de Inteligncia Artificial (IA) nos negcios

Unidade 5 Sistemas de Comrcio Eletrnico


Unidade 6 A Infraestrutura de apoio aos Sistemas de Informao

O que iremos aprender?

Bibliografia Utilizada
Bibliografia Bsica
O'BRIEN, James A. Sistemas de Informao e as Decises Gerenciais na Era da Internet. 2. ed. 6.tiragem, So Paulo: Saraiva, 2009.
O'BRIEN, James A. Administrao de Sistemas de Informao - Uma Introduo. 13. ed. So Paulo: Mc Graw-Hill, 2007. LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane, P. Sistemas de Informao Gerenciais. 7. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

O que iremos aprender?

Bibliografia Utilizada
Bibliografia Complementar
CHIAVENATO, Idalberto. Introduo Teoria Geral da Administrao. 7. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

STAIR, Ralph M. Princpios de Sistemas de Informao. Rio de Janeiro. LTC. 2002.


PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software . So Paulo: McGraw-Hill, 2006.

SOMMERVILLE, IAN. Engenharia de Software. So Paulo: Addison Wesley , 2004.

I - Introduo aos Sistemas de Informao

Unidade I

Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graa Prof. Vanilde Manfredi

ago/2010

Introduo
O software tornou-se uma fora motora. o motor que dirige a tomada de deciso nos negcios. Serve de base moderna investigao cientfica e s solues de problemas de engenharia.

um fator chave que diferencia produtos e servios modernos. Est embutido em sistemas de todas as naturezas: de transportes, mdicos, de telecomunicaes, militares, industriais, de escritrio, etc. inevitvel na vida moderna. (Pressman)
6

Introduo
Em tempo de necessidade de tomada de deciso rpida e acertada, diminuio dos erros, necessidade de correo de rota dos negcios, devido mudana do perfil do consumidor, novos produtos com novas tecnologias etc., os sistemas de informao assumem papel estratgico nas organizaes.
Eles passam a se constituir como recursos indispensveis no registro dos dados das organizaes, no tratamento desses dados, transformando-os em informao para apoio gesto e na consolidao de tais informaes, gerando conhecimento para a inovao e para antecipao frente concorrncia.
7

Introduo

Para aprender a gerir, conceber, desenvolver, testar, avaliar a qualidade, avaliar a segurana, enfim, para atuar com Sistemas de Informao, o profissional de TI deve iniciar conhecendo melhor esses sistemas.

O que Sistema?

Disposio das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como uma estrutura organizada.

Reunio coordenada e lgica de princpios ou ideias relacionadas de modo que abranjam um campo do conhecimento. Conjunto ordenado de meios de ao ou de ideias tendente a um resultado.
(Dic. Aurlio)
9

O que Tecnologia?

um termo que envolve o conhecimento tcnico e cientfico e as ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento e que se aplicam a um ramo da atividade.

10

O que Tecnologia?

Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:

As ferramentas e as mquinas que ajudam a resolver problemas.


As tcnicas, conhecimentos, mtodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou facilitar sua soluo. A aplicao de recursos para a resoluo de problemas. Na economia, a tecnologia o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).
11

O que Tecnologia da Informao?

A Tecnologia da Informao (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e solues providas por recursos de computao. (Wikipdia) O termo "Tecnologia da Informao" serve para designar o conjunto de recursos tecnolgicos e computacionais para a gerao e uso da informao. A TI est fundamentada nos seguintes componentes (Denis Rezende): hardware e seus dispositivos e perifricos; software e seus recursos; sistemas de telecomunicaes; gesto de dados e informaes.
12

Tecnologia da Informao

"O principal benefcio que a tecnologia da informao traz para as organizaes a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informaes e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. Os sistemas de informao mais modernos oferecem s empresas oportunidades sem precedentes para a melhoria dos processos internos e dos servios prestados ao consumidor final."(Adriana Beal)

13

O que Informao?

A informao um dos recursos mais valiosos e importantes de uma organizao. Os computadores e os sistemas de informao esto constantemente interferindo no modo de as organizaes conduzirem seus negcios. Mais do que viver na Era da Informao, vivemos na Economia da Informao. Porm esse termo frequentemente confundido com o termo dados.
14

Dados x Informao

Dados consistem em fatos no trabalhados, em sua forma primria, como por exemplo um nome de um empregado, a quantidade de horas semanais trabalhadas, o nmero de peas em estoque ou de pedidos de vendas. (Stair, 2002)

Quando este fatos esto organizados ou ordenados de uma maneira significativa, eles se tornam uma Informao. Informao uma coleo de fatos organizados de modo que adquirem um valor adicional alm do valor dos prprios fatos. (Stair, 2002) 15

Dados x Informao

Por exemplo, um certo gerente pode achar que o conhecimento do total de vendas mensais mais adequado ao seu propsito, ou seja, tem mais valor, do que as vendas de cada representante de vendas individualmente. Dados representam as coisas do mundo real, tm pouco valor alm da sua existncia.

O conhecimento representa a percepo e a compreenso de um conjunto de informaes e de como estas informaes podem ser teis para uma tarefa especfica.
Por exemplo, vamos equiparar dados a pedaos de madeira.
16

Dados x Informao
Podemos agregar valor aos pedaos de madeira atravs de alguma conexo entre eles, como por exemplo formar uma cadeira, uma escada, etc.

Com a informao muito parecido. Regras e Relacionamentos podem ser estabelecidos para organizar dados em informao til e valiosa. Dado: dt-nasc = aaaa0923 Informao: idade da pessoa 11 anos Conhecimento: esta pessoa uma criana Inteligncia: tratar esta pessoa como uma criana e no como um adulto.
O valor da informao est diretamente ligado ao modo com que esta 17 auxilia os tomadores de deciso a alcanar as metas organizacionais.

Processo

A transformao de dados em informao um Processo, ou seja, uma srie de tarefas logicamente relacionadas e executadas para atingir um resultado definido.

Nossas atividades do cotidiano so realizadas atravs de um processo. O simples ato de seguir instrues de uma receita ou manual so exemplos de processos.

18

Processo

Processo a realizao sistemtica de uma ou mais tarefas para a criao de um produto.

Fazendo um paralelo entre desenvolvimento de software e desenvolvimento de um bolo de cenoura:


No desenvolvimento de um bolo podemos encarar o processador de legumes como uma ferramenta de suporte para ralar as cenouras. Assim, o processador de legumes estaria para o desenvolvimento do bolo como uma ferramenta CASE estaria para o desenvolvimento de um software. 19

Processo

Observe que a ferramenta atua dentro de um processo de desenvolvimento do bolo.

Algumas aes como: escolher as cenouras adequadas; operar a ferramenta processador; observar a quantidade de cenouras j raladas ... so pertinentes ao processo de desenvolvimento do bolo. J as cenouras propriamente ditas so variveis pertinentes ao contexto da ferramenta.
20

Processo

Processo: veculo para realizao de um trabalho

Descrio de processo: especificao de como o trabalho deve ser feito.


A receita do bolo de cenoura a descrio do processo. A realizao de seus passos o processo. Cada bolo de cenoura que desenvolvemos gerado por uma instncia diferente de uma mesma receita. Um processo individual gerado por uma mesma especificao ou descrio do processo.

21

Dados & Processos

Os dados relevantes e que devem ser manipulados por um determinado negcio se mantm estveis mesmo que o negcio em questo modifique radicalmente sua forma de operao, ou seja, seus processos. Logo, os dados so mais estveis que os processos. Por esta razo muitos autores acreditam que o banco de dados uma das partes mais valiosas e importantes de um sistema de informao.

22

Simplificando

Dados

Processo de Transformao

Informao

Aplicando conhecimento pela seleo, organizao e manipulao de dados


23

Sistema
Partes interagentes e interdependentes que conjuntamente formam um todo unitrio com determinados objetivos e efetuam determinadas funes. (Denis Rezende)

Idia de plano, mtodo, ordem, arranjo O contrrio de sistema seria caos

24

Sistema
Um sistema um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que interagem para cumprir metas, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformao.

Os elementos por si prprios e os relacionamentos entre eles determinam como um sistema funciona.
Exemplos: Sistema Solar; Sistema Digestivo; Sistema de Produo de uma Refinaria e etc.

25

Componentes de um Sistema

Entrada

Processa mento

Sada

Mecanismos de Feedback e Controle

26

Componentes de um Sistema
Entrada envolve a captao e reunio de elementos que ingressam no sistema para serem processados. Ex.: Matrias-primas, energia, dados e esforo humano devem ser organizados para processamento.

Processamento - envolve processos de transformao que convertem insumos em produtos. Ex.: Processo industrial, Respirao Humana, Clculos matemticos.

27

Componentes de um Sistema
Sada - envolve a transferncia de elementos produzidos por um processo de transformao at seu destino final. Produtos acabados,, servios humanos e informaes gerenciais devem ser transmitidos a seus usurios.

Feedback so dados sobre o desempenho do sistema. Ex.: os dados sobre o desempenho de vendas so feedback para um gerente de vendas. Controle envolve a monitorao e avaliao do feedback para determinar se um sistema est se dirigindo para a realizao de sua meta. Em seguida faz os ajustes necessrios para que a mesma seja alcanada. 28 Ex.: realocao dos vendedores.

Conceitos de Sistema
O limite (ou fronteira) do sistema define o sistema e o distingue de todo o restante (o ambiente).

O modo como que os elementos do sistema esto organizados ou distribudos denomina-se configurao.
Assim como os dados, os relacionamentos entre os elementos num sistema so definidos atravs do conhecimento. Na maioria dos casos, conhecer os objetivos ou as sadas desejadas de um sistema representa o primeiro passo para definir o modo pelo qual os elementos do sistema 29 sero configurados.

Conceitos de Sistema
Dentro do mecanismo de transformao, vrios subsistemas contm processos que ajudam a tornar as entradas em produtos ou servios de maior valor.
Esses processos que agregam valor elevam a importncia relativa de se combinar entradas em seus caminhos para se tornarem sadas finais da organizao. Dependendo do cliente, o valor pode significar menor preo, melhor servio, qualidade mais alta ou exclusividade do produto.

Acrescentar valor s partes interessadas fornecedor cliente, gerente ou empregado consiste na meta primria de qualquer organizao.
30

O Papel de um Sistema de Informao


Uma viso tradicional de sistemas de informao sustenta que as organizaes os empregam para controlar e monitorar os processos que agregam e, por conseguinte, assegurar a eficcia e eficincia.
Uma viso mais contempornea, contudo, sustenta que os sistemas de informao esto, com frequncia, to interligados ao processo de adio de valor que melhor seria consider-los parte do prprio processo. Nesta perspectiva, o sistema de informao interno e desempenha um papel essencial no processo, seja fornecendo entrada, ajudando a transformao do produto ou produzindo sadas.
31

A Cultura Organizacional
Consiste dos principais entendimentos e pressupostos de uma empresa, corporao ou organizao. Os entendimentos, que podem incluir crenas, valores e abordagens comuns de tomada de deciso, nem sempre so registrados ou documentados em declaraes de metas ou em polticas formais. A cultura organizacional pode ter um impacto significativo sobre o desenvolvimento e a operao de SI dentro da organizao. Um procedimento associado a um SI projetado, pode conflitar com uma regra de conduta informal que faz parte da cultura organizacional.
32

Hierarquia do Sistema
Subsistema x Sistema x Supersistema: Sistema o objeto (foco) do estudo. Subsistemas so suas partes componentes. Dependem do ponto de vista Metassistema Sistema de hierarquia imediatamente superior ao sistema estudado.

Um sistema no funciona em um vcuo, ele existe e funciona em um ambiente que contm outros sistemas. Se um sistema for um componente de um sistema maior ele um subsistema e o sistema maior seu ambiente.
33

Hierarquia do Sistema

Metassistema
Sistema Comercial
Subsistema Vendas

Sistema de Suprimentos
Subsistema Aquisio

Subsistema Faturamento

Subsistema Expedio

Subsistema Subsistema Armazenagem Distribuio

34

Relaes entre Sistemas

Vrios sistemas podem compartilhar o mesmo ambiente e alguns deles podem ser conectados entre si por meio de uma fronteira compartilhada ou interface.

Muitas vezes, a sada (output) de um sistema a entrada (input) de outro sistema;


Uma mudana em um sistema pode ter reflexos (reaes) nos sistemas relacionados; necessrio o estudo dos sistemas para prever essas reaes evitando surpresas.
35

Sistemas abertos ou fechados

Sistemas fechados No interagem com o ambiente em que esto inseridos Podem ser Prejudiciais ou inadequados
Sistemas Empresariais abertos Interagem com o ambiente em que esto inseridos. Organizaes sociais so sistemas abertos

36

Sistemas auto-regulveis

Uma caixa de msica

Uma geladeira eltrica

Sempre o mesmo resultado.

Ajusta-se situao atual. Usa feedback

37

Viso Sistmica da Empresa


Sociedade = Macrossistema
1. Ambiente 2. Tecnologia

Sistema
Tecnolgico

Sistema Social

Sistema
Gerencial

Insumos

Processamento = Transformao

Produtos

Bens
e

Rec Humanos Matria-Prima Rec Financeiros Rec Energticos Rec Cientficos Rec Tecnolgicos Etc.

Servios
(Organizao = Microssistema)

Clima de trabalho Satisfao do pessoal Interaes Individuais e grupais Atitude dos empregados Produtividade Qualidade do produto, etc
(Feedback Interno) (Feedback Externo)

38

Sistemas de Informao
um tipo especializado de sistema composto por uma srie de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (Entrada), manipulam e armazenam (Processo), disseminam (Sada) os dados e informaes, fornecendo um mecanismo de Feedback para atender a um Objetivo Controle Operacional e Tomada de Deciso

Mecanismos de Feedback e Controle

Entrada

Processa mento

Sada

Armazenamento

39

Sistemas de Informao
Entrada - atividade de reunio e coleta de dados brutos. Ex: quantidade de horas trabalhadas, notas de alunos de graduao. A entrada pode ter vrios formatos e pode ser manual ou automatizada.

Processamento - envolve a converso e a transformao de dados em sadas teis, pode incluir a realizao de clculos, comparaes e tomadas de aes alternativas. Pode ser feito manualmente ou atravs de computadores.
Armazenamento - a atividade na qual os dados e informaes so guardados de forma organizada para uso posterior.
40

Sistemas de Informao
Sada - envolve a produo de informao til, geralmente em forma de documentos e/ou relatrios. A sada pode ser produzida numa variedade de formatos. Para um computador, impressoras e monitores so os dispositivos mais comuns, assim como um processo manual envolve relatrios e documentos manuscritos.

Feedback e Controle - a sada utilizada para promover as mudanas na entrada ou nas atividades de processamento. Por exemplo, os erros ou problemas podem tornar necessrio corrigir dados de entrada ou mesmo modificar um processo. O feedback tambm importante para a gerncia e para 41 os tomadores de deciso.

Recursos de um Sistema de Informao

42

Recursos de um Sistema de Informao

Recursos Humanos Usurios (tambm chamados de clientes) so as pessoas que utilizam um sistema de informao ou a informao que ele produz. Podem ser interno ou externo. Especialistas em SI so as pessoas que desenvolvem e/ou operam sistemas de informao.

43

Recursos de um Sistema de Informao

Recursos de Hardware Compreende todos os dispositivos fsicos e equipamentos utilizados no processamento de informaes, abrangendo no somente computadores, switches, roteadores e outros equipamentos como tambm as mdias nos quais so registrados os dados.

44

Recursos de um Sistema de Informao

Recursos de Software
Refere-se a todos os conjuntos de instrues de processamento da informao. Inclui-se a no somente as instrues operacionais chamadas de programa (que dirigem e controlam o hardware) como tambm os procedimentos (instrues de processamento que abrangem as estratgias, as polticas, os mtodos e as regras para se usar um SIC. Exemplos:

Software Bsico (ou de Sistema) Sistema Operacional


Software Aplicativo Folha de Pagamento Procedimentos Instrues para preenchimento de formulrio
45

Recursos de um Sistema de Informao

Recursos de Dados
So normalmente organizados em:

Banco de Dados guardam dados processados e organizados.


Bases de Conhecimento guardam conhecimento em uma multiplicidade de formas como fatos, regras e exemplos ilustrativos sobre prticas de negcio bem sucedidas.

46

Recursos de um Sistema de Informao

Recursos de Redes Uma Rede de Computadores formada por um conjunto de dispositivos capazes de trocar informaes e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicao e controlado por software bsico. Este conceito enfatiza que as redes de comunicao so um componente fundamental para todos os sistemas da organizao. Compreendem:

Mdia de comunicaes fio de par tranado, cabo coaxial, fibra tica, sistemas de wireless, sistemas de satlite e etc.
Suporte de rede incluem-se aqui todos os recursos humanos, de hardware, de software e de dados que apoiam diretamente a operao da rede. 47

Atividades de um Sistema de Informao

Entrada
Processamento Sada

Armazenamento
Feedback e Controle

48

Atividades de um Sistema de Informao

Entrada de Recursos de Hardware Os dados sobre transaes de negcios e outros eventos devem ser capturados e preparados para processamento pela atividade de entrada. Isso normalmente compreende uma srie de atividades de edio para assegurar que os dados foram registrados corretamente. Deve-se usar dispositivos de entrada de dados eficientes que diminuam a possibilidade de erro e acelerem a atividade. ex: Leitora de cdigo de barras Sensor de presena

49

Atividades de um Sistema de Informao

Processamento a transformao de Dados em Informao Como por exemplo: clculo, comparao, separao, resumo, classificao e etc. esta atividades convertem os dados em informaes para os clientes. A qualidade de todos os dados armazenados em um SI tambm deve ser acompanhada de um processo ininterrupto de correo e atualizao.

50

Atividades de um Sistema de Informao

Sada disseminao da informao A informao pode ser transmitida de vrias formas para os usurios. A meta a produo de informao da forma mais apropriada para o usurio final. Existe uma variedade de recursos de hardware e software para facilitar e agilizar a compreenso da informao.

Vamos olhar agora os atributos de uma informao valiosa.

51

Atributos da Qualidade da Informao

As pessoas desejam informaes de alta qualidade,ou seja, uma informao valiosa, de forma a trazer vantagem competitiva.

52

Atributos da Qualidade da Informao

Dimenso do Descrio Tempo Prontido Aceitao Frequncia Deve ser fornecida quando necessria Deve estar atualizada quando fornecida Deve ser fornecida tantas vezes quanto necessrio

Perodo

Pode ser fornecida sobre perodos passado, presente e futuro

53

Atributos da Qualidade da Informao

Dimenso do Descrio Contedo Preciso Relevncia Integridade Conciso Amplitude Desempenho Deve estar isenta de erros Deve estar relacionada s necessidades de informao de um receptor especfico para uma situao especfica Toda informao que for necessria deve ser fornecida Apenas a informao que for necessria deve ser fornecida Pode ter um alcance amplo ou restrito, foco interno ou externo Pode revelar desempenho pela mensurao das atividades concludas, do progresso realizado ou dos recursos acumulados
54

Atributos da Qualidade da Informao

Dimenso da Forma Clareza Detalhe Ordem Apresentao Mdia

Descrio Deve ser fornecida de uma forma que seja fcil de se compreender Pode ser fornecida em forma detalhada ou resumida Pode ser organizada em uma sequncia predeterminada Pode ser apresentada em forma narrativa, numrica, grfica e etc. Pode ser fornecida na forma de documentos em papel impresso,monitores de vdeo, wallboard e etc.

55

Caractersticas da Informao Valiosa (Ralph Stair)

Precisa no contm erro


Completa contm todos os fatos importantes

Econmica o valor da informao e o custo para produzi-la so equilibrados.


Flexvel pode ser usada para diversos propsitos. Confivel depende do mtodo de coleta dos dados.

Relevante essencial para o tomador de deciso.


Simples fcil e rpido entendimento.

Pontual obtida quando necessrio.


Verificvel deve ser conferida para assegurar-se que est correta. Acessvel facilmente acessvel aos usurios.

Segura acesso apenas aos usurios autorizados.


56

Atividades de um Sistema de Informao

Armazenamento a atividade na qual dados e informaes so guardados de forma organizada para uso posterior. So geralmente organizados em campos (ou atributo), registros, arquivos (ou tabelas) e banco de dados.

Campo grupamento de caracteres que representam uma caracterstica (ou atributo) de uma pessoa, lugar, objeto ou evento.
Registro coleo de campos inter-relacionados.

Arquivo coleo de registros inter-relacionados, cada um deles representando um objeto ou entidade.


Banco de Dados coleo de arquivos inter-relacionados.
57

Atividades de um Sistema de Informao

Feedback e Controle de Desempenho Um sistema de informao deve produzir feedback sobre suas atividades, que deve ser monitorado e avaliado para determinar se o sistema est atendendo aos padres de desempenho previamente estabelecido. Desta forma, as atividades do sistema devem ajustadas para aumentar a eficcia dos produtos de informao produzidos.

58

Identificando os Sistemas de Informao


Como profissionais que interagimos de alguma forma com SI, ns devemos reconhecer seus componentes fundamentais: As pessoas, o hardware, o software, os dados e os recursos de rede;

Os tipos de informaes que eles produzem; Como eles executam as atividades (quais so mesmo?); Como eles apoiam as operaes, as tomadas de deciso ou a busca pela vantagem competitiva.

59

Topologia Ilustrativa
PABX IP RPT Portal De Voz

Software

Banco de Dados

WEB Server
WWW

CTI
Internet
WWW

Gravao

Discagem Preditiva LAN

Pessoas
Superviso E-mail / Fax reas Internas
TECNOLOGIA

Treinamento

TELEMKTG.

COBRANA

Back Office

INTERNET

HELP DESK

SAC

60

Vous aimerez peut-être aussi