Vous êtes sur la page 1sur 12

CAPITULO 5 A AURORA DA FILOSOFIA: OS PR- SOCRTICOS A filosofia nasce na Grcia entre os sculos VI e VII A.C.

, promovendo a passagem do saber mtico (alegrico) ao pensamento racional (logos). De fato, durante muito tempo os primeiros filsofos gregos compartilharam de crenas mticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizava a filosofia. Essa transio do mito razo significa precisamente que j havia, de um lado, uma lgica do mito e que, de outro lado, na realidade filosfica ainda est includo o poder lendrio.. Mitologia grega: Os gregos cultuavam uma srie de deuses (Zeus, Hera, Ares, Atena etc.), alm de heris ou semideuses (Teseu, Hrcules, Perseu etc.) Relatando a vida desses deuses e heris e seu envolvimento com os homens, os gregos criaram uma rica mitologia, isto , um conjunto de lendas e crenas que, de modo simblico, fornecem explicaes para a realidade universal. O mito de dipo, rico em significados, um exemplo disso.

O complexo de dipo: Como todo mito, a saga de dipo apresentaria em linguagem simblica e criativa a descrio de uma realidade universal da alma humana. Segundo Freud, o complexo de dipo vivido no seu perodo mximo entre os trs e cinco anos. O complexo de dipo desempenha um papel fundamental na estruturao da personalidade e na orientao do desejo humano.

O exerccio da Razo da polis Grega: O momento histrico da Grcia Antiga em que se afirma a utilizao dos logos para resolver os problemas da vida est vinculado ao surgimento da polis, cidadeEstado grega. A polis foi uma nova forma de organizao social e poltica desenvolvida entre os sculos VIII e VI a.C. Nela, eram os cidados que dirigiam os destinos da cidade. Como criao dos cidados, e no dos deuses, a polis estava organizada e podia ser explicada da forma racional, isto de acordo com a razo.

Pr-socrticos: De acordo com a tradio histrica, a fase inaugural da filosofia grega conhecida como perodo pr-socrtico. Esse perodo abrange o conjunto das reflexes filosficas desenvolvidas desde Tales de Mileto (623-546 a.C.) at Scrates (468-399 a.C.). Os pensadores de Mileto: a busca de um princpio para todas as coisas: A filosofia teve como bero a cidade de Mileto, situada na Jnia, litoral ocidental da sia Menor. Caracterizada por mltiplas influncias culturais e por um rico comrcio, a cidade de Mileto abrigou os trs primeiros pensadores da histria ocidental a quem atribumos a denominao de filsofos. So eles: Tales, Anaximandro e Anaxmenes.

Os primeiros filsofos queriam descobrir, com base na razo e no na mitologia, o princpio substancial (a arch, em grego) existente em todos os seres materiais. Isto , pretendiam encontrar a "matria-prima" de que so feitas todas as coisas.

TALES DE MILETO- tudo agua Considerado o primeiro pensador grego, "o pai da filosofia". Procurando fugir das antigas explicaes mitolgicas sobre a criao do mundo, Tales queria descobrir um elemento fsico que fosse constante em todas as coisas. Algo que fosse o princpio unificador de todos os seres.

ANAXIMANDRO DE MILETO- Nem gua nem algum dos elementos, mas alguma substncia diferente, ilimitada, e dela nascem os cus e os mundos neles contidos. Ele acreditava no ser possvel eleger uma nica substncia material como princpio primordial de todos os seres. Esse princpio era algo que transcendia os limites do observvel, ou seja, daquilo que no se situa numa realidade ao alcance dos sentidos. . Por isso, denominou-o peiron, termo grego que significa o indeterminado, o infinito. O peiron seria uma "massa geradora" dos seres, contendo em si todos os elementos contrrios.

ANAXMENES DE MILETO- E assim como nossa alma, que ar, nos mantm unidos, da mesma maneira o vento, envolve todo o mundo. Admitia que a origem de todas as coisas indeterminada Tentando uma possvel conciliao entre as concepes de Tales e as de Anaximandro, concluiu ser o ar o princpio de todas as coisas.

PITGORAS- Todas as coisas so nmeros. a essncia de todas as coisas reside nos nmeros, os quais representam a ordem e a harmonia

Herclito de feso: o movimento perptuo do mundo Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo. O ser no mais que o vir-a-se. . Concebia a realidade do mundo como algo dinmico, em permanente transformao. Da sua escola filosfica ser chamada de mobilista (de movimento). No podemos entrar duas vezes no mesmo rio, pois suas guas se renovam a cada instante. No tocamos duas vezes o mesmo ser, pois este modifica continuamente sua condio. Obs: Herclito de feso, como vimos, acreditava que a luta dos contrrios formava a unidade do mundo. J para os pensadores da cidade de Elia, a partir de seu principal expoente, Parmnides, os contrrios jamais poderiam coexistir. PARMNIDES DE ELIA O ente ; pois ser e nada no . Tornou-se clebre por ter feito oposio a Herclito. Plato o chamava de o Grande Parmnides. Parmnides defendia a existncia de dois caminhos para a compreenso da realidade. O primeiro o da filosofia, da razo, da essncia. O segundo o da crendice, da opinio pessoal, da aparncia enganosa, que ele considerava a "via de Herclito".

Obs.: Na concepo de Parmnides, Herclito percorreu o caminho das aparncias ilusrias. Essa via precisava ser evitada para no termos de concluir que "o ser e o no-ser so e no so a mesma coisa". Parmnides descobriu, assim, os atributos do ser puro: o ser ideal do plano lgico. ZENO DE ELIA O que se move sempre est no mesmo agora. Discpulo de Parmnides elaborou argumentos para defender a doutrina de seu mestre. Com eles pretendia demonstrar que a prpria noo de movimento era invivel e contraditria. Desses argumentos, talvez o mais clebre seja o paradoxo de Zeno, que se refere corrida de Aquiles com uma tartaruga. EMPDOCLES DE AGRIGENTO a unidade de tudo aquilo que se ama Pois destes (os elementos) todos se constituram harmonizados, e por estes que pensam, sentem prazer e dor. Defendia a existncia de quatro elementos primordiais, que constituem as razes de todas as coisas percebidas: o fogo, a terra, a gua e o ar.

Esses elementos so movidos e misturados de diferentes maneiras em funo de dois princpios universais opostos: o amor - responsvel pela fora de atrao e unio e pelo movimento de crescente harmonizao das coisas; o dio - responsvel pela fora de repulso e desagregao e pelo movimento de decadncia, dissoluo e separao das coisas. Obs.: Para ele, todas as coisas existentes na realidade esto submetidas s foras cclicas desses dois princpios. DEMCRITO DE ABDERA: o tomo como explicao da diversidade O homem, um microcosmo. Afirmava que todas as coisas que formam a realidade so constitudas por partculas invisveis e indivisveis A principal contribuio trazida pelo atomismo de Demcrito histria do pensamento a concepo mecanicista segundo a qual "tudo o que existe no universo nasce do acaso ou da necessidade". Isto , "nada nasce do nada, nada retorna ao nada". Tudo tem uma causa. E os tomos so a causa ltima do mundo.

CAPITULO 6 A FILOSOFIA DA GRCIA CLSSICA AO HELENISMO Na Grcia antiga, o perodo pr-socrtico foi dominado, em grande parte, pela investigao da natureza. Seguiu-se a esse perodo uma nova fase filosfica, caracterizada pelo interesse no prprio homem e nas relaes polticas do homem com a sociedade. Essa nova fase foi marcada, pelo inicio, pelos sofistas. Os sofistas eram professores viajantes que, por determinado preo, vendiam ensinamentos prticos de filosofia. As lies dos sofistas tinham como objetivo, portanto, o desenvolvimento da argumentao da habilidade retrica, do conhecimento de doutrinas divergentes.

Etimologicamente, o termo sofista significa "sbio". Entretanto, com o decorrer do tempo, ganhou o sentido de "impostor, devido, sobretudo, as crticas de Plato, cujo pensamento.

PROTGORAS DE ABDERA o homem como medida Como princpio bsico de sua doutrina a ideia de que o homem de que o homem a medida de tudo o que existe. Conforme essa concepo, todas as coisas so relativas s disposies do homem, isto , o mundo o que o homem constri e destri. Por isso no haveria verdades absolutas. Toda verdade seria relativa a um determinado homem, grupo de homens ou sociedade.

GRGIAS DE LEONTINI grande orador Considerado um dos maiores oradores da Antiguidade, aprofundou o subjetivismo relativista de Protgoras a ponto de defender o ceticismo absoluto. SCRATES DE ATENAS o poder das perguntas decisivas Desenvolvia o saber filosfico em praas pblicas, conversando com os jovens, sempre dando demonstraes de que era preciso unir a vida concreta ao pensamento. Ironia - o sentido da ironia socrtica, no grego ironia quer dizer "interrogao" A maiutica - termo grego que significa "arte de trazer luz".

PLATO DE ATENAS das aparncias ao mundo das ideias Um dos aspectos mais importantes da filosofia de Plato sua teoria das ideias, com a qual procura explicar como se desenvolve o conhecimento humano. Segundo ele, o processo de conhecimento humano se desenvolve por meio da passagem progressiva do mundo das sombras e aparncias para o mundo das ideias e essncias.

CAPITULO 7 O PENSAMENTO CRISTO : A PATRSTICA E ESCOLSTICA Ao longo do sculo V D.C, o imprio Romano do Ocidente Sofreu ataques constantes dos " povos brbaros ". Do confronto desses povos invasores com os romanos desenvolveu-se uma nova estruturao da vida social europeia, que corresponde ao perodo medieval. Apoiada em sua crescente influncia religiosa, a Igreja passou a exercer importante papel poltico na sociedade medieval.

ENTRE A F E A RAZO: Tomai cuidado para que ningum vos escravize por vs e enganadoras especulaes da filosofia , segundo a tradio dos homens, segundo os elementos do mundo, e no segundo Cristo. So Paulo A f consistia- na crena irrestrita ou na adeso incondicional s verdades reveladas por Deus aos homens. Verdades expressas nas Sagradas Escrituras ( Bblia ) e interpretadas segundo a autoridade da Igreja. Afirmava Santo Ambrsio Toda verdade, dita por quem quer que seja, do Esprito Santo

A filosofia medieval pode ser dividida em quatro momentos principais: Padres Apostlicos, do incio do cristianismo ( sculo I e II )- se incluem os apstolos, que disseminavam a palavra de Cristo, sobretudo em relao aos temas morais. Padres Apologistas, ( sculos III e IV - que faziam a apologia do cristianismo contra a filosofia pag. Patrstica ( de meados do sculo IV ao sculo VIII )- no qual se busca uma conciliao entre a razo e a f e se destacam a figura de Santo Agostinho e a influncia da filosofia platnica. Escolstica, (do sculo IX a XVI )- no qual se buscou uma sistematizao da filosofia crist, sobretudo a partir da interpretao da filosofia de Aristteles, e se destaca a figura de Santo Toms de Aquino. Obs.: A caracterstica fundamental dessa filosofia medieval a nfase nas questes teolgicas, destacando-se temas como: o dogma da Trindade, a encarnao de Deus-filho, a liberdade e a salvao, a relao entre f e razo. PATRSTICA A f em busca de argumentos racionais a partir de uma matriz platnica Os primeiros padres da Igreja se empenharam na elaborao de inmeros textos sobre a f e a revelao crist. O conjunto desses textos ficou conhecido com patrstica por terem sido escritos principalmente pelos grandes padres de Igreja. Uma das principais correntes da filosofia patrstica, inspirada na filosofia greco-romana, tentou munir a f de argumentos racionais.

SANTO AGOSTINHO A Certeza da Razo por meio Da F Compreender para crer, crer para compreender. Agostinho defendeu a superioridade da alma humana, isto , a supremacia do esprito sobre o corpo, a matria. Sem a graa de Deus, o homem nada pode conseguir. E nem todas as pessoas so dignas de receber essa graa, mas somente alguns eleitos, predestinados `a salvao. A questo da graa, tal como colocada por santo Agostinho, marcou profundamente o pensamento medieval cristo. Liberdade humana prpria da vontade e no da razo. E nisso que reside a fonte do pecado. O indivduo peca porque usa de seu livre-arbtrio para satisfazer sua vontade, mesmo sabendo que tal atitude pecaminosa. Discutiu a diferena existente entre f crist e razo, afirmando que a f nos faz crer em coisas que nem sempre entendemos pela razo: "creio tudo o que entendo, mas nem tudo compreendo conheo, mas nem tudo que creio conheo.

O pensamento de Agostinho reflete, em grande medida, os principais passos de sua trajetria intelectual: Do maniquesmo - ficou uma concepo dualista, simbolizada pela luta entre o bem e o mal, a luz e as trevas, a alma e o corpo. Do ceticismo- ficou a permanente desconfiana nos dados dos sentidos, isto , no conhecimento sensorial, conhecimento que nos apresenta uma multido de seres multveis, flutuantes e transitrios.

Do neoplatonismo- Agostinho assimilou a concepo de que a verdade, como conhecimento eterno, deveria ser buscada intelectualmente no " mundo das ideias " Com o cristianismo- defendeu a via do autoconhecimento, o caminho da interioridade, como instrumento legtimo para a busca da verdade. ESCOLSTICA os caminhos de inspirao aristotlica at deus Escolas ligadas s instituies catlicas No ambiente cultural dessas escolas e das primeiras universidades do sculo XI surgiu uma produo filosfico-teolgica denominada escolstica (de escola) A partir do sculo XIII, o aristotelismo penetrou de forma profunda no pensamento escolstico, marcando-o definitivamente.

No perodo escolstico, a busca de harmonizao entre a f crist e a razo manteve-se como problema bsico de especulao filosfica. Nesse sentido, a escolstica pode ser dividida em trs fases: Primeira fase (do sculo IX ao fim do sculo XII) - caracterizada pela confiana na perfeita harmonia entre f e razo; Segunda fase (do sculo XIII ao princpio do sculo XIV) - caracterizada pela elaborao de grandes sistemas filosficos, merecendo destaque as obras de Toms de Aquino. Nessa fase, considerar-se que a harmonizao entre f e razo pode ser parcialmente obtida; Terceira fase (do sculo XIV at o sculo XVI) - decadncia da escolstica, caracterizada pela afirmao das diferenas fundamentais entre f razo. Obs.: Alm de apresentar a caracterstica fundamental da filosofia medieval, que a referncia s questes teolgicas, escolstica trouxe significativos avanos no estudo da lgica. SANTO TOMS DE AQUINO Se correto que a verdade da f crist ultrapassa as capacidades da razo humana, nem por isso os princpios inatos naturalmente razo podem estar em contradio com esta verdade sobrenatural. Foi figura mais destacada do pensamento cristo medieval Inserido no movimento escolstico, a filosofia de Toms de Aquino ( o tomismo ) j nasceu com objetivos claros : No contrariar a f. De fato, a finalidade de sua filosofia era de organizar um conjunto de argumentos para demonstrar e defender as revelaes do cristianismo. Toms introduziu uma distino entre o ser e a essncia, dividindo a metafsica em duas partes a do ser em geral e a do Ser pleno, que Deus.

Toms de Aquino enfatizou a importncia da realidade sensorial. No processo de conhecimento dessa realidade, ressaltou uma srie de princpios considerados bsicos, dentre os quais se destacam: Princpio da no contradio- o ser ou no no existe nada que possa ser ou no ser ao mesmo tempo e sob o mesmo ponto de vista ;

Princpio da Substncia- na existncia dos seres podemos distinguir a substncia ( a essncia, propriamente dita, de uma coisa, sem a qual ela no seria aquilo que ) do acidente ( a qualidade no essencial, acessria do ser ) ; Princpio da causa eficiente - Todos os seres que captamos pelos sentidos so seres contingentes, isto , no possuem em si prprios, a causa eficiente de suas existncias. Princpio da Finalidade- todo ser contingente existe em funo de uma finalidade, de um objetivo, de uma razo de ser. Princpio do Ato da Potncia- todo ser contingente possui duas dimenses o ato e a potncia. AS PROVAS DA EXISTNCIA DE DEUS O Primeiro Motor- tudo aquilo que se move movido por outro ser. Por sua vez, este outro ser, para que se mova, necessita tambm que seja movido por outro ser. necessrio chegar a um primeiro ser movente que no seja movido por nenhum outro. Esse ser Deus.

A Causa Eficiente- todas as coisas existentes no mundo no possuem em si prprias a causa eficiente de suas existncias. necessrio, admitir de uma primeira causa eficiente, responsvel pela sucesso de efeitos. Essa causa primeira Deus;

Ser Necessrio e Ser Contingente- este argumento uma variante do segundo. Afirma que todo ser contingente, do mesmo modo que existe, pode deixar de existir. preciso admitir, ento, que h um ser que sempre existiu, um ser absolutamente necessrio, que no tenha fora de si a causa existncia, mas ao contrrio, que seja a causa da necessidade de todos os seres contingentes. Esse ser necessrio Deus ;

Os Graus da Perfeio- em relao qualidade de todas as coisas existentes, pode-se afirmar a existncia de graus diversos de perfeio. Devemos admitir ento que existe um ser com o mximo de bondade, de beleza, de poder, de verdade, sendo, portanto, um ser mximo e pleno. Esse ser Deus.

Escolstica ps-tomista: Grandes acontecimentos histricos marcaram a Europa nos sculos XIII e XIV. Entre os filsofos significativos ativos desse perodo, destacam se: So Boaventura, Roberto Grosseteste , Roger Bacon e Guilherme de Ockham

CAPTULO 8 FILOSOFIA MODERNA- A NOVA CINCIA E O RACIONALISMO Com a chegada da idade moderna, meados do sc. XV ao final sc.XVIII. Iniciam-se, significativas e relevantes transformaes sociais: Fim do Feudalismo / incio Capitalismo. Formao dos Estados Nacionais. A Reforma Protestante. Desenvolvimento das Cincias. Inveno da imprensa

Renascimento revalorizao do homem e da natureza - Tendo por bero a pennsula itlica, o renascimento foi a alavanca de profundas transformaes socioculturais na Europa, no sc. XV e XVI. Permitindo a arrancada da razo e da cincia no sc. XVII. Inspiraes do renascimento: Defesa da cultura greco-romana. Exaltao do homem razo e liberdade. Mentalidade racionalista e nsia de investigar. Dedicao pesquisa e experimentaes

Ameaas nova mentalidade renascentista: A igreja ligada ao passado medieval opunha-se a modernidade cientfica. Impondo a f pelo tribunal da inquisio. Giordano Bruno (1548-1600) - queimado vivo por contestar pensamento catlico. Nicolau Coprnico (1473-1543) - desmentiu sua teoria que o sol era o centro do universo

tica, educao e politica renascentista: Desenvolvimento de pensamentos cientficos com implicaes filosficas. Desenvolveu pensamento ceticista, com base na antiguidade. Afirmava no ser possvel estabelecer o mesmo preceito a todos os homens. Iniciou um novo pensamento poltico, abandonando o enfoque tico religioso, desvinculando razes polticas da moral.

Razo e experincia bases do conhecimento seguro: A mitologia grega diz: no princpio tudo era caos. E foi o caos (desconhecimento) que criou o mundo. A evoluo do saber racional, dos gregos e jnios orientou ao conceito de cosmo. A idade medieval convencionou a terra como nico cosmo finito e em dois planos cus e terra.

A busca, representao e o mtodo: A noo aristotlica fundamentada, de lugares diferentes, foi substituda por espao homogneo e lugares fixos. Para antigos pensadores, a realidade do mundo se apresentava diretamente .Pensadores modernos acreditavam que a realidade podia ser enganosa. A ruptura com autoridades da poca, fez que pensadores modernos raciocinassem em base segura.

Galileu Galilei: Nascido em pisa, Galileu o pai da fsica moderna e grande matemtico. Defensor da teoria heliocntrica de Coprnico, portanto, rejeitava a astronomia de Ptolomeu e a fsica de Aristteles, que eram aceitas pela igreja desde a ida de medieval. Mtodo matemtico experimental: Os pensadores medievais acreditavam que o pensamento matemtico no funcionava na e percepo dos fenmenos. Galileu provou que a observao e experimentao por processos matemticos, garantiam evoluo na investigao cientfica. Francis bacon: Considerado Cofundador do mtodo indutivo/investigativo cientfico, destacava quatro gneros que bloqueava a mente humana prejudicando a cincia: dolos da tribo - falsas noes provenientes das limitaes humanas. dolos da caverna cova, que intercepta as noes do ser .humano como indivduo. dolos do mercado ou foro falsas noes oriundas da linguagem/comunicao. dolos do teatro falsas noes provenientes de concepes. Racionalismo de Ren descartes: Para conhecer a verdade, inicialmente temos de por em dvida todo nosso conhecimento. incerta todas percepes sensoriais, e noes adquiridas sobre objetos materiais. A nica dvida livre de dvida e o meu pensamento* = penso, logo existo. Pensamento tudo que: afirmo, creio, nego, sinto

Mtodo cartesiano de Ren: A afirmao cartesiana- penso, logo existo ficou conhecida como cogito. Como consequncia nossa conscincia, algo mais certo que a matria corporal. Regra da anlise- dividir as dificuldades em partes. Regra da sntese- ordenar o raciocnio do problema mais simples ou complexo. Espinosa: o racionalismo Absoluto Para Espinosa a fonte de toda superstio era a imaginao, incapaz de conhecer a ordem do universo. E que Deus o prprio universo .A filosofia seria o conhecimento oracional de Deus, ou seja, no haveria livre arbtrio pois Deus se identifica com a natureza universal. Deus a natureza criadora universal e tudo foi criado por ele. Pascal: um pensador contra a corrente: Refletiu sobre a trgica condio humana, magnfico e miservel. Passvel de grandes verdades e grandes erros, definiu o homem na natureza como sendo: nada em relao ao infinito e tudo em relao ao nada. Que o homem no pode conhecer o princpio e o fim da realidade ,que somos impotente para provar a existncia de deus.

CAPTULO 9: FILOSOFIA MODERNA - EMPIRISMO E ILUMINISMO EMPIRISMO As principais teorias sobre o conhecimento so: A EMPIRISTA: defendia a tese que a origem fundamental do conhecimento est na experincia sensvel. A RACIONALISTA: defendia que alm do conhecimento pela experincia sensvel, h principalmente o conhecimento pela razo. Existem ideias fundadoras de conhecimento. Um dos grandes pensadores que abraou essa tese foi Ren Descartes, que defendeu a concepo de ideias inatas. J John Locke era contrrio a Ren Descartes. Ele afirmava que o ser humano quando nasce uma tbula rasa, um papel em branco, sem nenhuma ideia previamente escrita. Defendia portanto o empirismo e a no existncia de ideias inatas. O ILUMINISMO A expanso capitalista dos sculos XVII e XVIII, foi acompanhada pela expanso do racionalismo e da burguesia. Segundo o filsofo Lucien Goldmann, os principais valores iluministas ( igualdade, tolerncia, liberdade e propriedade privada ) poderiam ser relacionados com a atividade comercial burguesa. No entanto no podemos relacionar todos os pensadores iluministas como idelogos da Burguesia. O trao marcante a defesa da razo. Havia a proposta de libertar o homem dos medos irracionais, supersties e crendices

MONTESQUIEU (1689-1755) Escreveu o Esprito das Leis. Nessa obra, ele formula a teoria da SEPARAO DOS PODERES. Faz isso para proteger as liberdades individuais e evitar abusos dos governantes. Defendia uma monarquia constitucional

VOLTAIRE ( 1694-1778) Defendeu a LIBERDADE DE PENSAMENTO. Posso no concordar com nenhuma das palavras que voc diz, mas defenderei at a morte o direito de diz-las. No foi propriamente um democrata, mas defendeu a monarquia respeitadora das liberdades individuais, governada por um soberano esclarecido.

ROUSSEAU (1712-1778) Sua principal obra foi DO CONTRATO SOCIAL, na qual expe a tese de que o soberano deve conduzir o ESTADO segundo a vontade geral de seu povo, sempre tendo em vista o atendimento do bem comum. Mito do BOM SELVAGEM. ( HOMEM EM ESTADO NATURAL )

ADAM SMITH (1723-1790) Defensor do LIBERALISMO ECONMICO. Autor do ENSAIO SOBRE A RIQUEZA DAS NAES. Criticou a poltica mercantilista, devido a interveno do Estado na economia. Para ele, a economia deveria ser dirigida pelo jogo livre da oferta e da procura. O mercado se auto regularia.

IMMANUEL KANT (1724-1804) Sua principal obra a CRITICA DA RAZO PURA. O SER HUMANO DOTADO DE RAZO E LIBERDADE, O CENTRO DE SUA FILOSOFIA. Para Kant, sua filosofia representava uma superao do racionalismo e do empirismo, pois argumentava que o conhecimento o resultado da sensibilidade que nos oferece os dados dos objetos; e o entendimento, que determina as condies pelas quais o objeto pensado.

Vous aimerez peut-être aussi