Vous êtes sur la page 1sur 9

Husserl define a fenomenologia como a "clarificao do sentido ntimo das coisas", buscando assim uma base slida que

veio a encontrar nas "evidncias apodticas" (indubitveis), preservando vnculos com a filosofia cartesiana. entendida como cincia, cuja metodologia compreensiva se orienta para a descoberta e integrao, sendo decorrncia da noo de intencionalidade. Noutros termos, a direo espontnea da conscincia para algo. O fenmeno subjetivo antes de tudo intersubjetivo, ou seja, o mundo deixa de ser a minha representao solitria e passa a ser o nosso mundo (intermundo - Merleau Ponty), pois em minha representao h inevitavelmente algo do todo. Para a fenomenologia, o ato de conhecer se traduz conhecer de maneira originria atravs do resgate das coisas como elas so de fato. No se trata de revelar o mundo que se oculta, mas sim de desvelar os significados daquilo se apresenta conscincia: os fenmenos. Estes no so mais tratados como "coisas", pois envolvem intrinsecamente alm o ato e o mundo de fenmenos alm do prprio sujeito. Conhecer compreender, co-apreender, no simplesmente dizer algo sobre. Desta forma, o inconsciente deixa de ser o lugar do no sabido, tornando-se o j sabido mas encobrido.

O mtodo fenomenolgico uma tica da intersubjetividade e uma filosofia da existncia. A conscincia assume a posio de doadora de sentido, desaguando na concepo de um sujeito em relao com o mundo. Nem o sujeito puro sujeito, nem o mundo puro objeto, pois somos uma experincia. de Husserl o conceito de "horizonte", que se d no interior e no exterior da experiencia, onde se descortinam as possibilidades de existncia do ser, servindo de referncia a seus seguidores (Habermas, Apel, Heidegger, Gadamer). o mrito da atitude fenomenolgica exatamente a sua posio pr-teortica, livre de preconceitos. A pesquisa fenomenolgica procura descobrir, no inventar. o verdadeiro mtodo segue a natureza das coisas a investigar, mas no segue os nossos preconceitos e modelos (husserls)

A atitude fenomenolgica a abertura do sujeito ao mundo, em intrnseca relao com este. Homem e mundo se constituem

Alcance de um grau mximo de evidenciao dos fenmenos A estratgia da fenomenologia consiste na suspenso do juzo em relao posio de existncia das coisas com o intento de recuperar suas puras significaes. O paradigma positivista se confina numa lgica indutiva, na qual conhecer descrever a regularidade dos fatos atravs da observao, A fenomenologia no se preocupa com o mundo que existe, mas com o modo como o conhecimento do mundo se realiza em cada pessoa. A reduo fenomenolgica se d pela desconsiderao do mundo real, colocando-o entre parnteses, e focando-se na viso de mundo que o indivduo tem. A conscincia, por sempre se referir a alguma coisa, est sempre acompanhada da intencionalidade, manifestada pela atribuio de significados . A descrio de atos mentais envolve a descrio de seus objetos, que no precisam necessariamente existirem no mundo emprico. tarefa de interpretar, a fenomenologia ope a tarefa de ver. A sofisticao vai se dar com simplicidade.

Reduo fenomenolgica indica a pretenso de trazer luz o que est implicito no senso comum, o que dado como sabido no estudo cientifico, mas que necessita do afastamento para chegar a um ponto de definio irredutivel a qualquer outra definio. Todas as possibilidades de sentido esto indicadas Os fatos neles mesmo vo indicando o sentido deles, sendo o sujeito mero expectador (empirismo) Conscincia apreenso de um sentido Conscincia intencional e objeto intencionado Nao pretende substituir uma verdade por outra Somente a reflexo ultrapassa o dualismo do realismo e idealismo. Cada uma das realidades apontada por uma pessoa que a testemunha, a nomeia e atribui um sentido. O estabelecimento de um mundo significativo

A essencia mostra o que algo , o proprio modo de ser de algo, a maneira inconfundivel de ser, ela nele mesma. A compreenso se d pelo afastamento, pela reduo fenomenologica Retorno s coisas mesmas: Conhecer uma transcendencia, ultrapassar os proprios limites Criminologia Intersubjetiva A ingenuidade viver no interior do sentido do que aparece, como aparece. preciso ser ingenuo, ter a consciencia realmente aberta para ter contato com as coisas mesmas. A essencia de tudo o que pode ser inesgotvel, multifacetada No interessa o fato enquanto fato, mas o sentido dele. A verdade, do ponto de vista humano, reside no sentido, no no fato.

A ontologia e a epistemologia integram a metafsica do mtodo cientfico. Um mtodo est sempre apoiado por pressupostos ontolgicos e epistemolgicos, ou seja, por uma metafsica. A metafsica constitui o fundamento de todos os projetos cientficos, mas tais fundamentos podem ser lanados a posteriori. Projetos cientficos que arrogam uma existncia independente de fundamentos metafsicos ignoram que os carregam em seu prprio cerne. Sendo a atividade cientfico um comportamento, tem a psicologia mais propriedade do que a metafsica e a metodologia para investigar a natureza do comportamento dito "cientfico". O comportamento modificado por suas consequncias. Mtodo e metafsica so comportamentos, so processos contnuos constantemente sujeitos a modificaes, e no objetos estveis. No esto dissociados da ao humana.

A metafsica um conjunto de comportamentos verbais (pressupostos) que buscam justificar e sustentar um mtodo. Ela afetada por suas consequencias em relao ao mtodo.

"Controla tuas condies e encontrars ordem" (Pavlov)

A atividade do organismo como um todo, o comportamento, constitui campo legtimo de experimentao e sua explicao no exige o apelo a entidades mentais ou fisiolgicas, sejam reais ou conceituais. No mtodo indutivo adotado por Skinner, os experimentos no so planejados para confirmar ou refutar hipteses, de modo que os resultados mais interessantes derivam das contingncias no planejadas e imprevistas. A ordem deve revelar-se por si s como caracterstica de certos aspectos da situao estudada. Em sua atividade experimental, Skinner foi orientado por regras metodolgicas de pressupostos metafsicos, implcitos ou explcitos.

Skinner prioriza o mtodo (modo de proceder) em relao metodologia (regras sobre o mtodo) e metafsica (enunciados que justificam e sustentam o mtodo). - A atividade cientfica surgiu e se desenvolveu em razo de suas consequncias prticas, e no porque o homem decidiu de antemo que certas regras metodolgicas ou pressupostos metafsicos apontariam a melhor maneira de se chegar "verdade" sobre o mundo.

No acredita que o desenvolvimento da cincia seja fruto de decises antecipadas sobre regras metodolgicas e pressupostos metafsicos, sublinhando o papel das contingncias acidentais.

A metodologia no deve se restringir a descrever a estrutura da atividade cientfica, apontando tambm para as consequncias dessa atividade sobre o comportamento dos cientistas.

necessria uma nova metodologia que no se limite a ditar mtodos, mas oferea meios efetivos para se compreender e controlar o comportamento cientfico.

O mtodo inaugurado por Skinner, de anlise experimental do comportamento, difere do adotado no estudo do comportamento reflexo, exigindo uma nova metafsica que passa a gozar de certa independncia da filosofia, posto que seus enunciados derivam dos resultados obtidos pelo mtodo e sua aplicao interpretao do comportamento cientfico.

No possvel a existncia de projetos cientficos independentes da filosofia.

"H mais de uma forma de se fazer cincia legitimamente" (Chiesa).

Existindo diversos mtodos cientficos, existem diversas metafsicas a fundamentlos.

Vous aimerez peut-être aussi