Vous êtes sur la page 1sur 18

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

PROFESSOR EDVALDO NILO PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

Ol, chegamos nossa aula 3. Ento, vamos nessa. 1. (Juiz Federal/TRF3/2011) Determinado cidado comprometeu-se a assinar em 2012, como comprador, escritura de compra e venda de imvel, submetendo-se condio de que, se o Brasil ganhar a Copa do Mundo de 2014, as partes desfaro o negcio em julho de 2015. O mesmo comprador firmou, tambm, como vendedor, contrato de promessa de compra e venda, com outra pessoa, por meio do qual se comprometeu a vender o mesmo imvel se o Brasil no ganhar a Copa. No segundo contrato, o comprador pagar o preo total em dezembro de 2016, e o vendedor firmar, no mesmo momento, a escritura de transferncia da propriedade do bem. Nessa situao hipottica, seguida rigorosamente a cronologia acertada, o fato gerador do imposto sobre a transmisso onerosa sobre o primeiro contrato ocorrer em A 2015, obrigatoriamente. B 2014, obrigatoriamente. C 2012, obrigatoriamente. D 2015, se o Brasil no ganhar a Copa. E 2014, se o Brasil no ganhar a Copa. Letra (A). Em 2015 poder ocorrer o desfazimento do negcio, o que no importa para fins tributrios, uma vez que o negcio regido por condio resolutria (art. 117, II, CTN). Logo, incorreta. Letra (B). O ano de 2014 o ano da Copa do Mundo e no interfere no momento da ocorrncia do fato gerador na hiptese. Logo, incorreta. Letra (C). Sendo resolutria a condio, os atos ou negcios jurdicos condicionais reputam-se perfeitos e acabados desde o momento da prtica do ato ou da celebrao do negcio. Logo, correta, uma vez que 2012 foi o ano da celebrao do negcio e do momento da incidncia do ITBI.
1 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

Letra (D). Independentemente se o Brasil o ganhar ou no a Copa, em face da clusula resolutria, o ano de 2012 o momento da celebrao do negcio e, pro conseguinte, da incidncia do ITBI. Logo, incorreta. Letra (E). O ano de 2014 o ano da Copa do Mundo que no interfere no momento da ocorrncia do fato gerador na hiptese. Logo, incorreta.

2. (Analista-EMBASA/2010) Uma caracterstica da obrigao acessria que, em caso de descumprimento, ela converte-se em obrigao principal, isto , substitui-se a exigncia da formalidade que ela representa pela imposio de uma multa. A obrigao tributria acessria, em caso de descumprimento, converte-se em obrigao principal relativamente penalidade pecuniria (multa), de acordo com o art. 113, 3, do CTN. Contudo, no h substituio da exigncia da obrigao tributria acessria pela imposio de uma multa, eis que o sujeito passivo permanece obrigado a cumprir com a obrigao tributria acessria, que no desaparece. Portanto, errado.

3. (CESPE/MP/MT/2005) Considere a seguinte situao hipottica. Joo, domiciliado em Cuiab, representante comercial de uma empresa para todo o estado e, portanto, contribuinte de ISSQN, como pessoa jurdica. Verificando que o municpio de Corumb estabeleceu carga tributria de ISSQN menos onerosa, Joo mudou a sede de sua empresa e seu domiclio tributrio para Corumb. Nessa situao, a legislao no admite que Joo realize tal troca, pois configura forma de eliso fiscal. No h qualquer proibio constitucional ou legal para que Joo mude a sede de sua empresa, pois est realizando um planejamento tributrio lcito, at porque pagar ISSQN normalmente ao municpio de Corumb. Logo, incorreta.
2 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

4. (PGE/PE/Procurador/2009) A respeito do ICMS e das obrigaes tributrias a ele relativas, assinale a opo correta. a) Ao emitir nota fiscal, o responsvel pelo recolhimento do ICMS pratica obrigao tributria principal. b) Reputa-se acessria a obrigao tributria imposta ao contribuinte, no sentido de tolerar atividades de fiscalizao do recolhimento do ICMS. c) A obrigao tributria consistente no dever de manter escrita contbil referente ao ICMS decorre sempre da lei stricto sensu. d) Os contribuintes isentos do recolhimento do ICMS so dispensados de manter documentos fiscais relativos ao mencionado imposto. e) A absteno de prestao de informaes requeridas pelo fisco converte-se em obrigao tributria acessria, com relao eventual penalidade pecuniria. Letra (A). Ao emitir nota fiscal, o responsvel pelo recolhimento do ICMS pratica obrigao tributria acessria. Logo, incorreta. Letra (B). Reputa-se acessria a obrigao tributria imposta ao contribuinte, no sentido de tolerar atividades de fiscalizao do recolhimento do ICMS. Ou seja, uma obrigao tributria negativa ou de no fazer no interesse da arrecadao ou da fiscalizao do ICMS. Logo, correta. Letra (C). A obrigao tributria acessria consistente no dever de manter escrita contbil referente ao ICMS decorre de lei stricto sensu ou de legislao tributria. Lei stricto sensu no abrange as normas infralegais, tais como decretos, portarias, instrues normativas etc. A obrigao tributria acessria decorre da legislao tributria (art. 113, 2, CTN) e no somente de lei. Logo, incorreta. Letra (D). Os contribuintes isentos do recolhimento do ICMS so dispensados do cumprimento das obrigaes tributrias acessrias dependentes da obrigao principal cujo crdito seja excludo (art. 175, pargrafo nico, CTN), tal como, na hiptese, manter os documentos fiscais relativos ao ICMS. Logo, incorreta. Letra (E). A absteno de prestao de informaes requeridas pelo fisco converte-se em obrigao tributria principal, com relao

3 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

penalidade pecuniria, conforme o art. 113, 3, do CTN. Logo, incorreta.

5. (TRF1/Juiz/2010) Joo firmou, com empresa sediada no exterior, contrato de compra de mercadorias importadas, para serem entregues em um ms, mediante pagamento em doze parcelas mensais, a partir da assinatura do contrato. O fisco, antes de trinta dias, realizou auditoria na empresa de Joo, tomando como base o contrato para considerar ocorrido o fato gerador de obrigao tributria. Com relao a essa situao hipottica, assinale a opo correta. a) A considerao da ocorrncia do fato gerador pelo fisco deve-se situao de fato constatada, mesmo sem lei especfica que a preveja. b) O fato gerador ocorreu em virtude de que a situao jurdica constatada pelo fisco estava definitivamente constituda. c) O fato no poderia ter servido como base para o fisco, uma vez que no surgiu a obrigao tributria pela importao ainda inexistente da mercadoria. d) A situao jurdica tomada como base para a considerao da ocorrncia do fato gerador se deu sob condio resolutria. e) A situao jurdica sob condio resolutria no gera imediatamente a obrigao, como pretendido pelo fisco na situao em apreo. Letra (A). A considerao da ocorrncia do fato gerador pelo fisco ilegal, pois situao de fato ainda no aconteceu que a importao das mercadorias importadas e no o contrato de compra e venda. Ademais, apenas por lei se pode exigir tributo (art. 150, I, CF). Logo, incorreta. Letra (B). O fato gerador no ocorreu, uma vez que a situao jurdica constatada pelo fisco ainda no estava definitivamente constituda. Logo, incorreta. Letra (C). O fato no poderia ter servido como base para o fisco, uma vez que no surgiu a obrigao tributria pela importao ainda inexistente da mercadoria. exatamente isto, pois apenas existia um contrato de compra e venda. Logo, correta.

4 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

Letra (D). A situao jurdica tomada como base para a considerao da ocorrncia do fato gerador se deu sob condio suspensiva, que o implemento da condio (importao das mercadorias). Logo, incorreta. Letra (E). A situao jurdica sob condio resolutria gera imediatamente a obrigao, como pretendido pelo fisco na situao em apreo, de acordo com o art. 117, II, do CTN. Todavia, no o caso de condio resolutria. Logo, incorreta.

6. (BACEN/Procurador/2009) Uma empresa contratou, em 1/8/2009, outra empresa para prestar determinado servio. Se o contrato continha clusula que o submetia a condio resolutiva, ento o fato gerador da obrigao tributria do Imposto sobre Servios (ISS) ocorre no momento a) atual. b) em que forem prestados os servios. c) em que for emitida a nota fiscal. d) em que for implementada a condio resolutiva. e) em que for efetuado o pagamento. Quando um negcio jurdico fato gerador de um tributo e celebrado sob condio resolutiva, a ocorrncia deve ser considerada desde a celebrao do negcio ou da prtica do ato, conforme art. 117, II, do CTN. No caso, que se refere a prestao de servios submetidos a incidncia do ISS, considera-se o aspecto temporal (momento da ocorrncia do fato gerador) o momento da prtica do ato, que a prestao de servios. Logo, correta a letra b.

7. (SEFIN/Teresina/Auditor/2008) Uma pessoa que se passar, falsamente, por mdica e prestar consultas em troca de pagamento no ser considerada contribuinte do ISS pelos valores que recebe em razo das consultas, j que est praticando crime. Segundo o art. 118, I, do CTN, a definio legal do fato gerador interpretada abstraindo-se da validade jurdica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, responsveis, ou
5 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

terceiros, bem como da natureza do seu objeto ou dos seus efeitos. o princpio do pecunia non olet (dinheiro no tem cheiro). Logo, incorreta.

8. (MP/AM/Promotor/2007) Antes de falecer, Ruben, vivo, sem convivente e domiciliado em Manaus, transferiu todas as cotas que detinha sobre o capital da empresa Griffo Ltda., tambm sediada em Manaus, para seu nico filho, Gustavo, com vistas a no faz-lo pagar o ITCMD, aps seu falecimento. Relativamente a essa situao, assinale a opo correta. a) Uma vez que o negcio foi praticado com a finalidade de dissimular a ocorrncia do fato gerador do tributo, a Secretaria da Fazenda poder desconstituir o ato. b) Na interpretao da definio legal do fato gerador do imposto citado, deve-se considerar a validade jurdica daquele ato, j que praticado pelo contribuinte. c) Na interpretao da definio legal do fato gerador do imposto citado, no se deve abstrair a validade jurdica daquele ato, j que praticado pelo filho, como responsvel. d) Na interpretao da definio legal do fato gerador do imposto citado, deve-se considerar a validade jurdica da natureza do seu objeto. e) Na interpretao da definio legal do fato gerador do imposto citado, no se devem considerar os efeitos dos fatos efetivamente ocorridos. Letra (A). A Secretaria da Fazenda no poder desconstituir o ato, pois o pargrafo nico do art. 116 do CTN exige que os procedimentos para a autoridade administrativa desconsiderar atos ou negcios jurdicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrncia do fato gerador do tributo sejam estabelecidos em lei ordinria, que atualmente no existe. Logo, incorreta. Letra (B). Na interpretao da definio legal do fato gerador do ITCMD no se deve considerar a validade jurdica do ato, de acordo com o art. 118, I, do CTN. Logo, incorreta. Letra (C). Na interpretao da definio legal do fato gerador do ITCMD, deve-se abstrair a validade jurdica do ato, conforme art. 118, I, do CTN. Logo, incorreta.

6 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

Letra (D). Na interpretao da definio legal do fato gerador do imposto citado no se deve considerar a validade jurdica da natureza do seu objeto, de acordo com o art. 118, I, do CTN. Logo, incorreta. Letra (E). Segundo o art. 118, II, do CTN, a definio legal do fato gerador interpretada abstraindo-se dos efeitos dos fatos efetivamente ocorridos. Logo, correta.

9. (SEFIN/Teresina/Auditor/2008) Se uma empresa de contabilidade que presta um servio de consultoria emite sua nota fiscal, mas no recebe o valor devido pelo servio, no ter de pagar o ISS enquanto no receber. Segundo o art. 118, II, do CTN, a definio legal do fato gerador interpretada abstraindo-se dos efeitos dos fatos efetivamente ocorridos. Logo, incorreta.

10. (MP/RO/Promotor/2008) Assinale a opo correta a respeito da obrigao tributria. a) A obrigao acessria surge com a ocorrncia do fato gerador. b) A obrigao principal surge com a ocorrncia do fato gerador ou em decorrncia da legislao tributria. c) A obrigao tributria nasce com a publicao da lei instituidora do tributo. d) A obrigao principal refere-se ao pagamento de tributo, mas no de uma penalidade pecuniria. e) Inscrever-se no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ) antes de iniciar a atividade econmica uma obrigao acessria. Letra (A). A obrigao acessria decorre da legislao tributria e tem por objeto as prestaes, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadao ou da fiscalizao dos tributos (art. 113, 2, CTN). Assim, o fato gerador da obrigao acessria qualquer situao que, na forma da legislao aplicvel, impe a prtica ou a absteno de ato que no configure obrigao principal (art. 115, CTN). Portanto, o enunciado est incompleto e no se pode dizer que a obrigao acessria surge com a ocorrncia do fato gerador da

7 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

obrigao principal, mas sim com a ocorrncia do fato gerador da obrigao acessria. Logo, incorreta. Letra (B). A obrigao principal decorre de lei e surge com a ocorrncia do fato gerador, tendo por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniria (art. 113, 1, CTN). Logo, incorreta. Letra (C). A obrigao tributria principal ou acessria e nasce com a ocorrncia do respectivo fato gerador. Logo, incorreta. Letra (D). A obrigao principal refere-se ao pagamento de tributo ou de uma penalidade pecuniria (art. 113, 1, CTN). Logo, incorreta. Letra (E). Inscrever-se no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ) antes de iniciar a atividade econmica uma obrigao acessria, uma que tem por objeto prestao positiva no interesse da fiscalizao dos tributos. Logo, correta.

11. (MP/RR/Promotor/2008) Caso uma lei crie para o contribuinte obrigao de fazer, mensalmente, determinada declarao para o fisco e imponha multa de R$ 1.000,00 por seu descumprimento, nesse caso, correto afirmar que aquela obrigao considerada acessria. Conforme o art. 113, 2, do CTN, a obrigao acessria decorre da legislao tributria e tem por objeto as prestaes, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadao ou da fiscalizao dos tributos. Logo, correta.

12. (PGE/ES/Procurador/2008) A doutrina designa fato gerador continuado aquele cuja realizao ocorre ao longo de um espao de tempo, como no caso do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza. O fato gerador continuado ou permanente ocorre quando representado por uma situao que se conserva no tempo, entretanto, a lei tributria fixa para fins de praticidade tributria um determinado momento para ocorrido o fato gerador. Por exemplo, o IPTU e o IPVA.

8 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

J o fato gerador do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza chamado de peridico (tambm denominado de complexivo, completivo, continuativo ou de formao sucessiva), uma vez que acontece quando sua realizao se completa ao longo de um espao de tempo. Por exemplo, no IR pessoa fsica, o fato gerador acontece ao longo de um perodo de tempo, que, segundo a legislao tributria vigente, de 1 de janeiro at 31 de dezembro do mesmo ano. Logo, incorreta.

13. (PGE/PB/Procurador/2008) No que se refere ocorrncia do fato gerador e ao surgimento da obrigao tributria, assinale a opo incorreta. a) Quando um negcio jurdico fato gerador de um tributo e celebrado sob condio resolutiva, a ocorrncia deve ser considerada desde a celebrao do negcio. b) O fato gerador da obrigao principal a situao definida em lei como necessria e suficiente para a sua ocorrncia. c) Quando o negcio jurdico expressa uma situao ftica, a ocorrncia somente deve ser caracterizada quando presentes todos os elementos essenciais para que a situao produza os efeitos que lhes so peculiares. d) Quando um negcio jurdico fato gerador de um tributo e celebrado sob condio suspensiva, a ocorrncia somente deve ser considerada quando se realiza a condio. e) O fato gerador da obrigao acessria a situao definida em lei que obriga o sujeito passivo s prestaes de fazer ou no fazer que constituam objeto da obrigao. Letra (A). Quando um negcio jurdico fato gerador de um tributo e celebrado sob condio resolutiva, a ocorrncia deve ser considerada desde a celebrao do negcio ou da prtica do ato, conforme art. 117, II, do CTN. Logo, correta. Letra (B). O fato gerador da obrigao principal a situao definida em lei como necessria e suficiente para a sua ocorrncia, segundo o art. 114 do CTN. Logo, correta. Letra (C). Quando o negcio jurdico expressa uma situao ftica, a ocorrncia somente deve ser caracterizada quando presentes todos os elementos essenciais para que a situao produza os efeitos

9 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

que lhes so peculiares, de acordo com art. 116, I, do CTN. Logo, correta. Letra (D). Quando um negcio jurdico fato gerador de um tributo e celebrado sob condio suspensiva, a ocorrncia somente deve ser considerada quando se realiza a condio, conforme art. 117, I, do CTN. Logo, correta. Letra (E). Fato gerador da obrigao acessria qualquer situao que, na forma da legislao aplicvel, impe a prtica ou a absteno de ato que no configure obrigao principal (art. 115, CTN). Logo, incorreta.

14. (TJ/SE/Juiz/2008) Francisco decidiu presentear seu futuro genro, Carlos, com um imvel. Para tanto, fez contrato de promessa de doao, em 2/12/2007. Imps, contudo, a condio de que a doao somente se concluiria no dia seguinte celebrao do casamento religioso e desde que j tivesse ocorrido o casamento civil, o qual foi celebrado em 15/12/2007 e o religioso, em 15/3/2008. Em 16/3/2008, foi lavrada a escritura de doao. Com base na situao hipottica acima, assinale a opo correta relativamente ocorrncia do fato gerador e do sujeito passivo da obrigao tributria, relativos ao imposto incidente sobre a doao (ITCMD) e ao IPTU. a) Em 1 de janeiro de 2008, ocorreu o fato gerador do IPTU contra Carlos. b) Em 16/3/2008, ocorreu o fato gerador do ITCMD contra Francisco. c) A obrigao tributria do ITCMD nasceu em 2/12/2007. d) Em 16/3/2008, nasceu a obrigao tributria do IPTU contra Carlos. e) No ocorrem efeitos tributrios concretos, no ano de 2007, relativamente ao ITCMD, em razo da clusula de condio do contrato. Letra (A). A clusula de condio do contrato suspensiva. Portanto, em 1 de janeiro de 2008, ocorreu o fato gerador do IPTU contra Francisco e no contra Carlos. Logo, incorreta. Letra (B). Em 16/3/2008, ocorreu o fato gerador do ITCMD contra Carlos, eis que a condio suspensiva se realizou neste dia. Logo, incorreta.

10 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

Letra (C). A obrigao tributria do ITCMD nasceu em 16/03/2008 contra Carlos, que o adquirente do imvel. Registra-se que, quando um negcio jurdico fato gerador de um tributo e celebrado sob condio suspensiva, a ocorrncia somente deve ser considerada quando se realiza a condio, conforme art. 117, I, do CTN. Logo, incorreta. Letra (D). Com os dados da questo, no possvel afirmar que em 16/03/2008 nasceu a obrigao tributria do IPTU contra Carlos, pois a ocorrncia do fato gerador do IPTU, em regra, ocorre em 01 de janeiro de todo o ano. Assim, apenas nasceria uma obrigao tributria do IPTU contra Carlos decorrente de responsabilidade tributria em caso do no cumprimento das obrigaes anteriores por Francisco, que deveriam ser provadas por Carlos com a prova de quitao constante do ttulo de escritura lavrado, conforme o art. 130 do CTN. Logo, incorreta. Letra (E). Para os fins de ocorrncia do fato gerador do ITCMD e salvo disposio de lei em contrrio, os atos ou negcios jurdicos condicionais reputam-se perfeitos e acabados sendo suspensiva a condio, desde o momento de seu implemento. Ou seja, apenas em 16/03/2008, que foi o dia seguinte celebrao do casamento religioso (15/03/2008) e desde que j tivesse ocorrido o casamento civil, o qual foi celebrado em 15/12/2007. Logo, correta.

15. (CESPE/Analista-EMBASA/2010) O Cdigo Tributrio Nacional passou a abrigar, mais recentemente, a possibilidade de a autoridade administrativa desconsiderar atos ou negcios praticados com a finalidade de dissimular a ocorrncia do fato gerador do tributo, com vistas a limitar as tentativas irrestritas de planejamento tributrio. A partir da Lei Complementar 104/2001, que acrescentou o pargrafo nico ao art. 116 do CTN, estabeleceu-se a denominada norma anti-eluso, que estatui a competncia da autoridade administrativa para desconsiderar atos ou negcios jurdicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrncia do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigao tributria, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinria. Portanto, correto.

11 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

16. (CESPE/Promotor de Justia de Rondnia/2010) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, o fisco de Rondnia est autorizado a aplicar a norma antieliso fiscal, de maneira a evitar excessos na prtica do planejamento tributrio, tendo sido essa norma recentemente regulamentada. Nos termos do art. 116, pargrafo nico, do CTN, a aplicao a norma antieliso fiscal, de maneira a evitar excessos na prtica do planejamento tributrio, est a depender de lei ordinria federal que estabelea os procedimentos sobre a matria. Tal lei ordinria atualmente no existe. Logo, incorreta.

17. (CESPE/Procurador Federal-AGU/2010) Se, na regio Norte do pas, for criado territrio federal, mediante lei complementar, competir Unio a instituio do ICMS nesse territrio. De acordo com o art. 147 da CF/88, competem Unio, em Territrio Federal, os impostos estaduais (ICMS, ITCMD e IPVA) e, se o Territrio no for dividido em Municpios, cumulativamente, os impostos municipais (ISS, IPTU e ITBI). Portanto, correto. 18. (CESPE/Advogado-BRB/2010) Para que a Unio tenha competncia para instituir impostos residuais por lei ordinria federal, suficiente que estes obedeam ao requisito de no cumulatividade. A Unio pode instituir impostos residuais ou novos por lei complementar, desde que sejam no-cumulativos e no tenham fato gerador ou base de clculo prprios dos discriminados no texto constitucional (art. 154, I, CF). Portanto, errado.

19. (CESPE/Analista-EMBASA/2010) Tanto a Unio como os estados, o Distrito Federal e os municpios podem legislar concorrentemente sobre direito tributrio. Cada uma

12 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

das esferas da administrao tem competncia legislativa plena no mbito de sua jurisdio. Segundo a CF/88, compete a Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributrio (art. 24, I). Nesse rumo, apenas na hiptese de inexistncia de lei federal sobre normas gerais, os Estados e o Distrito Federal exercero competncia legislativa plena, para atender a suas peculiaridades (art. 24, 3). Portanto, errado. QUESTES TRATADAS EM SALA DE AULA 1. (Juiz Federal/TRF3/2011) Determinado cidado comprometeu-se a assinar em 2012, como comprador, escritura de compra e venda de imvel, submetendo-se condio de que, se o Brasil ganhar a Copa do Mundo de 2014, as partes desfaro o negcio em julho de 2015. O mesmo comprador firmou, tambm, como vendedor, contrato de promessa de compra e venda, com outra pessoa, por meio do qual se comprometeu a vender o mesmo imvel se o Brasil no ganhar a Copa. No segundo contrato, o comprador pagar o preo total em dezembro de 2016, e o vendedor firmar, no mesmo momento, a escritura de transferncia da propriedade do bem. Nessa situao hipottica, seguida rigorosamente a cronologia acertada, o fato gerador do imposto sobre a transmisso onerosa sobre o primeiro contrato ocorrer em A 2015, obrigatoriamente. B 2014, obrigatoriamente. C 2012, obrigatoriamente. D 2015, se o Brasil no ganhar a Copa. E 2014, se o Brasil no ganhar a Copa. 2. (Analista-EMBASA/2010) Uma caracterstica da obrigao acessria que, em caso de descumprimento, ela converte-se em obrigao principal, isto , substitui-se a exigncia da formalidade que ela representa pela imposio de uma multa. 3. (CESPE/MP/MT/2005) Considere a seguinte situao hipottica. Joo, domiciliado em Cuiab, representante comercial de uma empresa para todo o estado e, portanto, contribuinte de ISSQN, como pessoa jurdica. Verificando que o municpio de Corumb estabeleceu carga tributria de ISSQN menos onerosa, Joo mudou a sede de sua empresa e seu domiclio tributrio para Corumb. Nessa
13 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

situao, a legislao no admite que Joo realize tal troca, pois configura forma de eliso fiscal. 4. (PGE/PE/Procurador/2009) A respeito do ICMS e das obrigaes tributrias a ele relativas, assinale a opo correta. a) Ao emitir nota fiscal, o responsvel pelo recolhimento do ICMS pratica obrigao tributria principal. b) Reputa-se acessria a obrigao tributria imposta ao contribuinte, no sentido de tolerar atividades de fiscalizao do recolhimento do ICMS. c) A obrigao tributria consistente no dever de manter escrita contbil referente ao ICMS decorre sempre da lei stricto sensu. d) Os contribuintes isentos do recolhimento do ICMS so dispensados de manter documentos fiscais relativos ao mencionado imposto. e) A absteno de prestao de informaes requeridas pelo fisco converte-se em obrigao tributria acessria, com relao eventual penalidade pecuniria. 5. (TRF1/Juiz/2010) Joo firmou, com empresa sediada no exterior, contrato de compra de mercadorias importadas, para serem entregues em um ms, mediante pagamento em doze parcelas mensais, a partir da assinatura do contrato. O fisco, antes de trinta dias, realizou auditoria na empresa de Joo, tomando como base o contrato para considerar ocorrido o fato gerador de obrigao tributria. Com relao a essa situao hipottica, assinale a opo correta. a) A considerao da ocorrncia do fato gerador pelo fisco devese situao de fato constatada, mesmo sem lei especfica que a preveja. b) O fato gerador ocorreu em virtude de que a situao jurdica constatada pelo fisco estava definitivamente constituda. c) O fato no poderia ter servido como base para o fisco, uma vez que no surgiu a obrigao tributria pela importao ainda inexistente da mercadoria. d) A situao jurdica tomada como base para a considerao da ocorrncia do fato gerador se deu sob condio resolutria. e) A situao jurdica sob condio resolutria no gera imediatamente a obrigao, como pretendido pelo fisco na situao em apreo. 6. (BACEN/Procurador/2009) Uma empresa contratou, em 1/8/2009, outra empresa para prestar determinado servio. Se o contrato continha clusula que o submetia a condio resolutiva,

14 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

ento o fato gerador da obrigao tributria do Imposto sobre Servios (ISS) ocorre no momento a) atual. b) em que forem prestados os servios. c) em que for emitida a nota fiscal. d) em que for implementada a condio resolutiva. e) em que for efetuado o pagamento. 7. (SEFIN/Teresina/Auditor/2008) Uma pessoa que se passar, falsamente, por mdica e prestar consultas em troca de pagamento no ser considerada contribuinte do ISS pelos valores que recebe em razo das consultas, j que est praticando crime. 8. (MP/AM/Promotor/2007) Antes de falecer, Ruben, vivo, sem convivente e domiciliado em Manaus, transferiu todas as cotas que detinha sobre o capital da empresa Griffo Ltda., tambm sediada em Manaus, para seu nico filho, Gustavo, com vistas a no faz-lo pagar o ITCMD, aps seu falecimento. Relativamente a essa situao, assinale a opo correta. a) Uma vez que o negcio foi praticado com a finalidade de dissimular a ocorrncia do fato gerador do tributo, a Secretaria da Fazenda poder desconstituir o ato. b) Na interpretao da definio legal do fato gerador do imposto citado, deve-se considerar a validade jurdica daquele ato, j que praticado pelo contribuinte. c) Na interpretao da definio legal do fato gerador do imposto citado, no se deve abstrair a validade jurdica daquele ato, j que praticado pelo filho, como responsvel. d) Na interpretao da definio legal do fato gerador do imposto citado, deve-se considerar a validade jurdica da natureza do seu objeto. e) Na interpretao da definio legal do fato gerador do imposto citado, no se devem considerar os efeitos dos fatos efetivamente ocorridos. 9. (SEFIN/Teresina/Auditor/2008) Se uma empresa de contabilidade que presta um servio de consultoria emite sua nota fiscal, mas no recebe o valor devido pelo servio, no ter de pagar o ISS enquanto no receber. 10. (MP/RO/Promotor/2008) Assinale a opo correta a respeito da obrigao tributria. a) A obrigao acessria surge com a ocorrncia do fato gerador. b) A obrigao principal surge com a ocorrncia do fato gerador ou em decorrncia da legislao tributria.
15 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

c) A obrigao tributria nasce com a publicao da lei instituidora do tributo. d) A obrigao principal refere-se ao pagamento de tributo, mas no de uma penalidade pecuniria. e) Inscrever-se no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ) antes de iniciar a atividade econmica uma obrigao acessria. 11. (MP/RR/Promotor/2008) Caso uma lei crie para o contribuinte obrigao de fazer, mensalmente, determinada declarao para o fisco e imponha multa de R$ 1.000,00 por seu descumprimento, nesse caso, correto afirmar que aquela obrigao considerada acessria. 12. (PGE/ES/Procurador/2008) A doutrina designa fato gerador continuado aquele cuja realizao ocorre ao longo de um espao de tempo, como no caso do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza. 13. (PGE/PB/Procurador/2008) No que se refere ocorrncia do fato gerador e ao surgimento da obrigao tributria, assinale a opo incorreta. a) Quando um negcio jurdico fato gerador de um tributo e celebrado sob condio resolutiva, a ocorrncia deve ser considerada desde a celebrao do negcio. b) O fato gerador da obrigao principal a situao definida em lei como necessria e suficiente para a sua ocorrncia. c) Quando o negcio jurdico expressa uma situao ftica, a ocorrncia somente deve ser caracterizada quando presentes todos os elementos essenciais para que a situao produza os efeitos que lhes so peculiares. d) Quando um negcio jurdico fato gerador de um tributo e celebrado sob condio suspensiva, a ocorrncia somente deve ser considerada quando se realiza a condio. e) O fato gerador da obrigao acessria a situao definida em lei que obriga o sujeito passivo s prestaes de fazer ou no fazer que constituam objeto da obrigao. 14. (TJ/SE/Juiz/2008) Francisco decidiu presentear seu futuro genro, Carlos, com um imvel. Para tanto, fez contrato de promessa de doao, em 2/12/2007. Imps, contudo, a condio de que a doao somente se concluiria no dia seguinte celebrao do casamento religioso e desde que j tivesse ocorrido o casamento civil, o qual foi celebrado em 15/12/2007 e o religioso, em 15/3/2008. Em 16/3/2008, foi lavrada a escritura de doao. Com base na situao hipottica acima, assinale a opo correta
16 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

relativamente ocorrncia do fato gerador e do sujeito passivo da obrigao tributria, relativos ao imposto incidente sobre a doao (ITCMD) e ao IPTU. a) Em 1 de janeiro de 2008, ocorreu o fato gerador do IPTU contra Carlos. b) Em 16/3/2008, ocorreu o fato gerador do ITCMD contra Francisco. c) A obrigao tributria do ITCMD nasceu em 2/12/2007. d) Em 16/3/2008, nasceu a obrigao tributria do IPTU contra Carlos. e) No ocorrem efeitos tributrios concretos, no ano de 2007, relativamente ao ITCMD, em razo da clusula de condio do contrato. 15. (CESPE/Analista-EMBASA/2010) O Cdigo Tributrio Nacional passou a abrigar, mais recentemente, a possibilidade de a autoridade administrativa desconsiderar atos ou negcios praticados com a finalidade de dissimular a ocorrncia do fato gerador do tributo, com vistas a limitar as tentativas irrestritas de planejamento tributrio. 16. (CESPE/Promotor de Justia de Rondnia/2010) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, o fisco de Rondnia est autorizado a aplicar a norma antieliso fiscal, de maneira a evitar excessos na prtica do planejamento tributrio, tendo sido essa norma recentemente regulamentada. 17. (CESPE/Procurador Federal-AGU/2010) Se, na regio Norte do pas, for criado territrio federal, mediante lei complementar, competir Unio a instituio do ICMS nesse territrio. 18. (CESPE/Advogado-BRB/2010) Para que a Unio tenha competncia para instituir impostos residuais por lei ordinria federal, suficiente que estes obedeam ao requisito de no cumulatividade. 19. (CESPE/Analista-EMBASA/2010) Tanto a Unio como os estados, o Distrito Federal e os municpios podem legislar concorrentemente sobre direito tributrio. Cada uma das esferas da administrao tem competncia legislativa plena no mbito de sua jurisdio.

GABARITO PURO 1. C 2. E 3. E 4. B 5. C 6. B 7. E 8. E 9. E 10. E 11. C

17 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS STJ QUESTES COMENTADAS DO CESPE AULA 3 - OBRIGAO TRIBUTRIA: ESPCIES E FATO GERADOR. COMPETNCIA TRIBUTARIA.

12. E 13. E 14. E 15. C 16. E 17. C 18. E 19. E

18 Prof. Edvaldo Nilo www.pontodosconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi