Vous êtes sur la page 1sur 3

CURSO TCNICO PANIFICAO E CONFEITARIA 2014/1 UNIDADE CURRICULAR: ALIMENTAO E SUSTENTABILIDADE PROFA.

LIZ RIBAS ALUNA: LISIANE CRISTINA FAGUNDES

Visita tcnica: Propriedade Agroecolgica / Alimentos Orgnicos

01) Realize um breve relato sobre a visita tcnica. A visita realizada no dia 31 de maro de 2014, ao stio Flor de Ouro, em Ratones Florianpolis, levou a turma a conhecer um pouco mais sobre a produo orgnica e natural de alguns alimentos. Fomos recebidos pelo agricultor e dono, Pedro, que nos levou por um tour de conhecimento nessa rea. Vimos alm de frutas e legumes conhecidos, algumas outras menos populares como o ara e a batata abbora. Temperos e chs tambm so cultivados no stio proporcionando um aroma incrvel s trilhas de plantaes. Pudemos conhecer um pouco da criao de abelhas indgenas sem ferro do lugar, onde no s vimos suas moradas e forma de organizao social, mas tambm provamos o mel direto da fonte. No final da visita um caf/lanche nos foi oferecido como forma de degustao, feito totalmente com produtos orgnicos da casa.

02) Como poderia ser definido um alimento orgnico? Explique sucintamente sobre sua forma de produo. Segundo A. Paschoal, 1994, alimentos orgnicos so aqueles que utilizam, em todos seus processos de produo, tcnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, no so usados agrotxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a sade dos consumidores. Alm de ser isento de insumos artificiais ele tambm deve ser isento de drogas veterinrias, hormnios e antibiticos e de organismos geneticamente modificados. Durante o processamento dos alimentos proibido o uso das radiaes ionizantes (que produzem substncias cancergenas, como o benzeno e formaldedo) e aditivos qumicos sintticos como corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros. O princpio da produo orgnica o estabelecimento do equilbrio da natureza utilizando mtodos naturais de adubao e de controle de pragas, tais como: Manejo agroecolgico do solo, de modo a torn-lo vivo e no mero suporte fsico para as plantas. A matria orgnica humificada o fundamento de todo o processo; Adubaes orgnica e mineral de adubos pouco solveis, de maneira a que o solo nutra a planta e no o adubo, e no haja desequilbrios bioqumicos na planta; Rotao de culturas e cultivo mltiplo, de modo a criar estabilidade no sistema produtivo; Uso racional de mquinas e implementos agrcolas, diminuindo custos e mantendo caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas ideais do solo; as

Manejo agroecolgico de pragas, patgenos e invasoras, criando-se estabilidade no sistema atravs da biodiversidade e do equilbrio bioqumico nas plantas;

Integrao de culturas vegetais com criaes animais, de maneira a criar sustentabilidade no sistema, otimizando o fluxo de energia, aumentando a eficincia energtica, e maximizando o ciclo de nutrientes; Manejo agroecolgico dos rebanhos, buscando o bem estar animal.

03) O que certificao orgnica? Para que serve? Todos os produtos orgnicos devem ser certificados?

Certificao o procedimento de verificao e de confirmao da conformidade do produto ou do processo com relao a padres estabelecidos. um meio de assegurar, ao consumidor, o cumprimento desses padres. Normalmente, a certificao da produo orgnica um procedimento em vrios nveis que certifica o produtor (os campos ou as facilidades usadas na produo), o sistema de produo, o processamento e o sistema de distribuio (incluindo a documentao e as medidas de precauo tomadas para manter a integridade do produto em toda a cadeia de custdia). O Selo Orgnico Brasil, agregado rotulagem do produto, ao final do processo. Para que possam comercializar seus produtos no Brasil como "Orgnicos", os produtores devem se regularizar de uma das formas a seguir: a) obter certificao por um Organismo da Avaliao da Conformidade Orgnica (OAC) credenciado junto ao Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento - MAPA; ou b) se organizar em grupo e se cadastrar junto ao MAPA para realizar a venda direta sem certificao. Quando o produtor se cadastrou apenas para venda direta sem certificao, no pode vender para terceiros, s na feira (ou direto ao consumidor) e para as compras do governo (merenda e CONAB). Quando o produto certificado, pode vender seu prouto em feiras, mas, tambm, para supermercados, lojas, restaurantes, hotis, indstrias, internet etc.

04) Um po pode ser certificado como orgnico ou como produto com ingredientes orgnicos. Qual a diferena entre as duas certificaes? Para que um produto seja classificado como orgnico ou produto orgnico foi estabelecido que no mnimo 95% de sua composio tenham ingredientes orgnicos, e devem ser identificados os ingredientes no orgnicos. As porcentagens so: Quando o produto tiver de 70 a 95% de composio com ingredientes orgnicos, o rtulo deve identificar esses ingredientes orgnicos e apresentar os dizeres: produto com ingredientes orgnicos. Abaixo dos 70% de ingredientes orgnicos, o produto no pode ter nenhuma expresso relativa qualidade orgnica.

05) Desde 2008, o Brasil o campeo mundial no uso de agrotxicos. Conforme relatrios do PARA Programa de Anlise de Resduos de Agrotxicos em Alimentos, da ANVISA, quais so as culturas vegetais que mais recebem a aplicao de agrotxicos (alm do permitido). Cite 4 delas. Segundo a pesquisa da ANVISA em 2011 os alimentos com maior nmero de agrotxicos alm do permitido so: pimento (80,0%), uva (56,40%), pepino (54,80%), morango (50,80%).

06) As culturas orgnicas no podem ser transgnicas. O que um alimento transgnico? Como ele poderia ser identificado em uma embalagem no comrcio? De acordo com o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) - alimentos transgnicos so alimentos modificados geneticamente com a alterao do cdigo gentico, isto , inserido no organismos genes proveniente de outro. Esse procedimento pode ser feito at mesmo entre organismos de espcies diferentes (insero de um gene de um vrus em uma planta, por exemplo). O procedimento pode ser realizado com plantas, animais e micro-organismos. Em defesa aos consumidores, a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) criou o decreto 4680, de 24 de abril de 2003, que obriga a identificao de transgnicos no rtulo da embalagem ou no recipiente em que ele est contido tanto nos produtos embalados como nos vendidos a granel ou in natura. A identificao feita com um smbolo: um tringulo amarelo ao redor de um T em negrito.

Vous aimerez peut-être aussi