Vous êtes sur la page 1sur 23

Metas

Curriculares
de Portugus
Leitura comparativa dos objetivos e descritores de desempenho dos 2.o e 3.o ciclos

Outubro de 2012

INTRoDUo
O presente documento visa estabelecer as ligaes possveis entre os diversos objetivos e descritores de desempenho denidos nas Metas Curriculares de Portugus, Ensino Bsico 1.o, 2.o e 3.o Ciclos, homologadas em 10 de agosto de 2012, no que respeita aos anos de escolaridade que constituem os 2.o e 3.o Ciclos. Pretende, assim, agilizar a leitura comparativa desses objetivos e descritores de desempenho, distribuindo-os em tabelas respeitantes a cada um dos domnios de referncia, segundo uma lgica de progresso na aprendizagem dos alunos desses ciclos de ensino. O documento constitudo por uma primeira parte, da qual constam as tabelas respeitantes aos 5.o e 6.o anos, e por uma segunda parte, em que se apresentam as tabelas referentes aos 7.o, 8.o e 9.o anos. Ana Santiago Soa Paixo

2. ciclo
o
Oralidade Leitura e escrita Educao literria Gramtica

Domnios de referncia

ORALIDADE
5.o ano Interpretar discursos orais breves.
Indicar a inteno do locutor. Referir o tema. Explicitar o assunto. Distinguir o essencial do acessrio. Distinguir facto de opinio. Distinguir a informao explcita da informao implcita. Fazer dedues. Fazer dedues e inferncias. Explicitar o signicado de expresses de sentido gurado. Manifestar a reao pessoal ao texto ouvido. Reformular enunciados ouvidos com recurso ao reconto ou parfrase. Preencher grelhas de registo. Tomar notas. Pedir informaes ou explicaes complementares. Tomar notas e registar tpicos. Manifestar, justicando, a reao pessoal ao texto ouvido. Sistematizar enunciados ouvidos.

4/23

6.o ano

Utilizar procedimentos para registar e reter a informao.

Produzir discursos orais com diferentes nalidades e com coerncia.


Usar oportunamente a palavra, de modo audvel, com boa dico e olhando para o interlocutor. Informar, explicar. Planicar um discurso oral denindo alguns tpicos de suporte a essa comunicao. Fazer uma apresentao oral (mximo de 3 minutos) sobre um tema, com recurso eventual a tecnologias de informao. Planicar um discurso oral, denindo alguns tpicos de suporte a essa comunicao e hierarquizando a informao essencial. Fazer uma apresentao oral (mximo de 4 minutos) sobre um tema, distinguindo introduo e fecho, com recurso eventual a tecnologias de informao. Captar e manter a ateno de diferentes audincias (com adequao de movimentos, gestos e expresso facial, do tom de voz, das pausas, da entoao e do ritmo). Fazer perguntas sobre a apresentao de um trabalho de colegas. Respeitar princpios reguladores da interao discursiva, na produo de enunciados de resposta e na colocao de perguntas. Usar um vocabulrio adequado ao assunto. Controlar as estruturas gramaticais correntes: concordncias, adequao de tempos verbais e expresses adverbiais de tempo. Respeitar princpios reguladores da interao discursiva, na formulao de pedidos (com uso apropriado dos modos imperativo, indicativo e conjuntivo), na apresentao de factos e opinies. Tratar um assunto com vocabulrio diversicado e adequado. Controlar as estruturas gramaticais correntes e algumas estruturas gramaticais complexas (pronominalizaes; uso de marcadores discursivos).

ORALIDADE (cont.)
5.o ano Apresentar argumentos. 6.o ano Compreender e apresentar argumentos.
Identicar argumentos que fundamentam uma opinio. Justicar pontos de vista. Construir uma argumentao simples (por exemplo, em 2 a 3 minutos, breve exposio de razes para uma opinio ou atitude). Enunciar argumentos em defesa de duas opinies contrrias (dois argumentos para cada posio) sobre um mesmo tema, proposto pelo professor. Construir uma argumentao em defesa de uma posio e outra argumentao em defesa do seu contrrio (dois argumentos para cada posio) sobre um mesmo tema, proposto pelo professor.

5/23

LEITURA E ESCRITA
5.o ano Ler em voz alta palavras e textos.
Ler corretamente, por minuto, um mnimo de 110 palavras, de uma lista de palavras de um texto, apresentadas quase aleatoriamente. Ler um texto com articulao e entoao corretas e uma velocidade de leitura de, no mnimo, 140 palavras por minuto. Ler corretamente, por minuto, um mnimo de 120 palavras, de uma lista de palavras de um texto, apresentadas quase aleatoriamente. Ler um texto com articulao e entoao corretas e uma velocidade de leitura de, no mnimo, 150 palavras por minuto.

6/23

6.o ano

Ler textos diversos.


Ler textos narrativos, descritivos, retratos, cartas, textos de enciclopdias e de dicionrios, notcias, entrevistas, roteiros, sumrios e texto publicitrio.

Compreender o sentido dos textos.


Realizar, ao longo da leitura de textos longos, snteses parciais (de pargrafos ou seces), formular questes intermdias e enunciar expectativas e direes possveis. Detetar o foco da pergunta ou instruo em textos que contm instrues para concretizao de tarefas. Detetar e distinguir entre informao essencial e acessria, tomando notas. Detetar informao relevante, factual e no factual, tomando notas (usar ttulos intermdios, colocar perguntas, retirar concluses).

Fazer inferncias a partir da informao contida no texto.

Fazer inferncias a partir da informao prvia ou contida no texto.


Antecipar o assunto, mobilizando conhecimentos prvios com base em elementos paratextuais (por exemplo, deteo de ttulo, subttulo, autor, ilustrador, captulos, congurao da pgina, imagens).

Identicar pela estrutura interna o sentido de palavras, expresses ou fraseologias desconhecidas, incluindo provrbios.

Identicar, pelo contexto e pela estrutura interna, o sentido de palavras, expresses ou fraseologias desconhecidas, incluindo provrbios e expresses idiomticas.

Pr em relao duas informaes para inferir delas uma terceira. Pr em evidncia relaes intratextuais de semelhana ou de oposio entre acontecimentos e entre sentimentos. Extrair o pressuposto de um enunciado.

Organizar a informao contida no texto.


Procurar, recolher, selecionar e organizar informao, com vista construo de conhecimento (de acordo com objetivos pr-denidos e com superviso do professor). Parafrasear perodos de textos lidos. Parafrasear perodos ou pargrafos de um texto. Relacionar a estrutura do texto com a inteno e o contedo do mesmo. Distinguir relaes intratextuais de causaefeito e de partetodo. Indicar os aspetos nucleares do texto, respeitando a articulao dos factos ou das ideias, assim como o sentido do texto. Indicar a inteno do autor, justicando a partir de elementos do texto. Explicitar, de maneira sinttica, o sentido global de um texto. Indicar os aspetos nucleares do texto de maneira rigorosa, respeitando a articulao dos factos ou das ideias assim como o sentido do texto e as intenes do autor.

LEITURA E ESCRITA (cont.)


5.o ano Avaliar criticamente textos.
Exprimir uma opinio crtica a respeito de aes das personagens ou de outras informaes que possam ser objeto de juzos de valor. Exprimir uma opinio crtica a respeito de aes das personagens ou de outras informaes que possam ser objeto de juzos de valor. Fazer apreciaes crticas sobre os textos lidos (por exemplo, se o tema e o assunto so interessantes e porqu; se a concluso lgica; se concorda com o desenlace ou discorda e porqu; que alternativa sugere). Exprimir uma breve opinio crtica a respeito de um texto e compar-lo com outros j lidos ou conhecidos. Exprimir uma opinio crtica a respeito de um texto e compar-lo com outros j lidos ou conhecidos.

7/23

6.o ano

Desenvolver o conhecimento da ortograa.


Desenvolver e aperfeioar uma caligraa legvel. Escrever sem erros de ortograa. Explicitar e aplicar as regras de ortograa e acentuao.

Planicar a escrita de textos.


Estabelecer objetivos para o que se pretende escrever. Organizar informao segundo a tipologia do texto. Registar ideias relacionadas com o tema, hierarquiz-las e articul-las devidamente. Registar ideias, organiz-las e desenvolv-las.

Redigir corretamente.
Respeitar as regras de ortograa e de acentuao. Aplicar regras de uso de sinais de pontuao para representar tipos de frase e movimentos sintticos bsicos (enumerao, delimitao do vocativo, encaixe, separao de oraes). Utilizar e marcar adequadamente pargrafos. Controlar as estruturas gramaticais correntes: concordncias, adequao de tempos verbais e expresses adverbiais de tempo. Construir dispositivos de encadeamento (crono)lgico, de retoma e de substituio que assegurem a coeso e a continuidade de sentido: a)  repeties; b)  substituies por pronomes pessoais; c)  substituies por sinnimos e expresses equivalentes; d)  referncia por possessivos; e)  uso de conectores adequados. Controlar e mobilizar as estruturas gramaticais mais adequadas. Construir dispositivos de encadeamento lgico, de retoma e de substituio que assegurem a coeso e a continuidade de sentido: a)  substituies por pronomes (pessoais, demonstrativos); b)  ordenao correlativa dos tempos verbais; c)  uso de conectores adequados. Respeitar as regras de ortograa, de acentuao, de pontuao e os sinais auxiliares de escrita.

Utilizar unidades lingusticas com diferentes funes na cadeia discursiva: ordenao, explicitao e reticao, reforo argumentativo e concretizao. Utilizar vocabulrio especco do assunto que est a ser tratado. Cuidar da apresentao nal do texto. Usar vocabulrio especco do assunto que est a ser tratado, tendo em ateno a riqueza vocabular, campos lexicais e semnticos.

LEITURA E ESCRITA (cont.)


5.o ano Escrever textos narrativos.
Escrever pequenas narrativas, integrando os elementos quem, quando, onde, o qu, como, porqu e respeitando uma sequncia que contemple: apresentao do cenrio (tempo e lugar) e das personagens; acontecimento desencadeador da ao; ao; concluso; emoes ou sentimentos provocados pelo desfecho da narrativa. Escrever textos narrativos, integrando os seus elementos numa sequncia lgica, com nexos causais, e usando o dilogo e a descrio.

8/23

6.o ano

Escrever textos informativos.


Escrever pequenos textos informativos com uma introduo ao tpico; o desenvolvimento deste, com a informao agrupada em pargrafos; e uma concluso. Escrever pequenos textos informativos com uma introduo ao tpico; o desenvolvimento deste, com a informao agrupada em pargrafos, apresentando factos, denies e exemplos; e uma concluso.

Escrever textos descritivos.


Escrever descries de pessoas, objetos ou paisagens, referindo caractersticas essenciais e encadeando logicamente os elementos selecionados.

Escrever textos de opinio.


Escrever um texto de opinio com a tomada de uma posio e apresentando, pelo menos, duas razes que a justiquem e uma concluso coerente. Escrever um texto de opinio com a tomada de uma posio, e apresentao de, pelo menos, trs razes que a justiquem, com uma explicao dessas razes, e uma concluso coerente. Escrever textos biogrcos. Escrever convites e cartas. Escrever o guio de uma entrevista. Fazer sumrios. Fazer relatrios. Resumir textos informativos e narrativos. Escrever cartas.

Escrever textos diversos.

Rever textos escritos.


Vericar se o texto respeita o tema proposto. Vericar se o texto obedece tipologia indicada. Vericar se os textos escritos contm as ideias previstas na planicao. Vericar se os textos escritos incluem as partes necessrias e se estas esto devidamente ordenadas. Vericar se h repeties que possam ser evitadas. Corrigir o que se revelar necessrio, suprimindo ou mudando de stio o que estiver incorreto. Vericar a correo lingustica. Corrigir o que, no texto escrito, se revelar necessrio, condensando, suprimindo, reordenando e reescrevendo o que estiver incorreto. Vericar se os textos escritos incluem as partes necessrias, se estas esto devidamente ordenadas, e se a informao do texto avana. Vericar se o texto respeita o tema, a tipologia e as ideias previstas na planicao.

EDUCAo LITERRIA
5.o ano Ler e interpretar textos literrios.
Ler e ouvir ler textos da literatura para crianas e jovens, da tradio popular, e adaptaes de clssicos. Identicar marcas formais do texto potico: estrofe (terceto, quadra, quintilha) e verso (rimado e livre). Distinguir slaba mtrica de slaba gramatical e segmentar versos por slaba mtrica, reconhecendo o contributo desta para a construo do ritmo do verso. Identicar temas dominantes do texto potico. Reconhecer a estrutura e elementos constitutivos do texto narrativo: personagens (principal e secundrias); narrador; contextos temporal e espacial; ao (situao inicial, desenvolvimento da ao peripcias, problemas e sua resoluo). Compreender relaes entre personagens e entre acontecimentos. Relacionar partes do texto (modos narrativo e lrico) com a sua estrutura global. Reconhecer, na organizao estrutural do texto dramtico, ato, cena e fala. Expor o sentido global de um texto dramtico. Fazer inferncias. Aperceber-se de recursos utilizados na construo dos textos literrios (linguagem gurada; recursos expressivos onomatopeia, enumerao, personicao, comparao) e justicar a sua utilizao. Aperceber-se de recursos expressivos utilizados na construo dos textos literrios (anfora, perfrase, metfora) e justicar a sua utilizao. Ler textos da literatura para crianas e jovens, da tradio popular, e adaptaes de clssicos. Identicar marcas formais do texto potico: estrofe, rima (toante e consoante) e esquema rimtico (rima emparelhada, cruzada, interpolada).

9/23

6.o ano

Manifestar-se em relao a aspetos da linguagem que conferem a um texto qualidade literria (por exemplo, vocabulrio, conotaes, estrutura). Distinguir, a partir de critrios dados, os seguintes gneros: fbula e lenda. Distinguir os seguintes gneros: conto, poema (lrico e narrativo). Comparar verses de um texto e explanar diferenas. Responder, de forma completa, a questes sobre os textos.

Tomar conscincia do modo como os temas, as experincias e os valores so representados nos textos literrios.
Identicar relaes, formais ou de sentido, entre vrios textos, estabelecendo semelhanas ou contrastes. Identicar os contextos a que o texto se reporta, designadamente os diferentes contextos histricos, e a representao de mundos imaginrios. Relacionar a literatura com outras formas de co (cinema, teatro).

EDUCAo LITERRIA (cont.)


5.o ano Ler e escrever para fruio esttica.
Ler e ouvir ler textos da literatura para crianas e jovens, da tradio popular, e adaptaes de clssicos. Ler, memorizar e recitar poemas, com ritmo e entoao adequados. Fazer leitura dramatizada de textos literrios. Expressar sentimentos, ideias e pontos de vista provocados pela leitura do texto literrio. Expressar, oralmente ou por escrito, ideias e sentimentos provocados pela leitura do texto literrio. Ler textos da literatura para crianas e jovens, da tradio popular, e adaptaes de clssicos.

10/23

6.o ano

Selecionar e fazer leitura autnoma de obras, por iniciativa prpria. Reescrever um texto, mudando de pessoa (narrao de 1.a para 3.a pessoa e vice-versa) ou escolhendo as diferentes perspetivas das personagens. Compor textos (por exemplo, poemas, histrias), por imitao criativa, para expressar sensibilidade e imaginao. Fazer uma breve apresentao oral (mximo de 3 minutos) de um texto lido.

GRAMTICA
5.o ano Explicitar aspetos fundamentais da morfologia.
Deduzir o signicado de palavras complexas a partir dos elementos constitutivos (radical e axos). Detetar processos de derivao de palavras por axao (prexao e suxao). Distinguir regras de formao de palavras por composio (de palavras e de radicais). Distinguir derivao de composio. Reconhecer e sistematizar paradigmas exionais dos verbos regulares. Identicar e usar os seguintes modos e tempos dos verbos regulares e de verbos irregulares de uso mais frequente: a)  formas nitas indicativo (presente, pretrito perfeito, pretrito imperfeito, pretrito mais-que-perfeito composto e futuro) e imperativo; b)  formas no nitas innitivo (impessoal) e particpio. Identicar e usar os seguintes modos e tempos verbais: a)  formas nitas condicional e conjuntivo (presente, pretrito imperfeito e futuro); b)  formas no nitas innitivo (impessoal e pessoal) e gerndio.

11/23

6.o ano

Reconhecer e conhecer classes de palavras.


Integrar as palavras nas classes a que pertencem: a)  nome: prprio e comum (coletivo); b)  adjetivo: qualicativo e numeral; c)  verbo: principal e auxiliar (dos tempos compostos); d)  advrbio: valores semnticos de negao, de armao, de quantidade e grau, de modo, de tempo e de lugar; funes interrogativo; e)  determinante: artigo (denido e indenido), demonstrativo, possessivo; f)  pronome: pessoal, demonstrativo, possessivo; g)  quanticador numeral; h)  preposio.

Conhecer classes de palavras.


Integrar as palavras nas classes a que pertencem: a)  verbo: principal (intransitivo e transitivo), copulativo e auxiliar (dos tempos compostos e da passiva); b)  determinante interrogativo; c)  pronome indenido; d)  interjeio.

Analisar e estruturar unidades sintticas.


Aplicar regras de utilizao do pronome pessoal em adjacncia verbal, colocando corretamente os pronomes tonos em frases armativas e negativas. Identicar as seguintes funes sintticas: sujeito (simples e composto), vocativo, predicado, complemento direto, complemento indireto. Aplicar regras de utilizao do pronome pessoal em adjacncia verbal, colocando-o corretamente nas seguintes situaes: em frases que contm uma palavra negativa; em frases iniciadas por determinantes e advrbios interrogativos. Identicar as seguintes funes sintticas: predicativo do sujeito, complemento oblquo, complemento agente da passiva, e modicador. Substituir o complemento direto e o indireto pelos pronomes correspondentes. Transformar frases ativas em frases passivas e vice-versa. Transformar discurso direto em discurso indireto e vice-versa, quer no modo oral quer no modo escrito. Distinguir frase complexa de frase simples.

Reconhecer propriedades das palavras e formas de organizao do lxico.


Identicar e estabelecer relaes de signicado entre palavras: sinonmia e antonmia. Identicar e organizar famlias de palavras.

3. ciclo
o
Oralidade Leitura Escrita Educao literria Gramtica

Domnios de referncia

ORALIDADE
7.o ano 8.o ano 9.o ano Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade.
Identicar o tema e explicitar o assunto. Identicar os tpicos. Distinguir o essencial do acessrio. Fazer dedues e inferncias. Distinguir diferentes intencionalidades comunicativas (informar, narrar, descrever, exprimir sentimentos, persuadir). Distinguir diferentes intencionalidades comunicativas em diversas sequncias textuais (informar, narrar, descrever, explicar e persuadir). Distinguir informao objetiva e informao subjetiva.

13/23

Manifestar ideias e pontos de vista pertinentes relativamente aos discursos ouvidos.

Registar, tratar e reter a informao.

Consolidar processos de registo e tratamento de informao.

Identicar ideias-chave. Tomar notas. Tomar notas, organizando-as.

Reproduzir o material ouvido, recorrendo sntese.

Participar oportuna e construtivamente em situaes de interao oral.


Respeitar as convenes que regulam a interao verbal. Pedir e dar informaes, explicaes, esclarecimentos. Retomar, precisar ou resumir ideias, para facilitar a interao. Solicitar informao complementar. Estabelecer relaes com outros conhecimentos. Apresentar propostas e sugestes. Debater e justicar ideias e opinies. Considerar pontos de vista contrrios e reformular posies.

Produzir textos orais corretos, usando vocabulrio e estruturas gramaticais diversicados e recorrendo a mecanismos de coeso discursiva.
Planicar o texto oral a apresentar, elaborando tpicos. Utilizar informao pertinente, mobilizando conhecimentos pessoais ou dados obtidos em diferentes fontes, com a superviso do professor. Usar a palavra com uncia e correo, utilizando recursos verbais e no verbais com um grau de complexidade adequado s situaes de comunicao.

Produzir textos orais corretos, usando vocabulrio e estruturas gramaticais diversicados e recorrendo a mecanismos de organizao e de coeso discursiva.

Planicar o texto oral a apresentar, elaborando tpicos a seguir na apresentao. Utilizar informao pertinente, mobilizando conhecimentos pessoais ou dados obtidos em diferentes fontes, com a superviso do professor, citando-as. Utilizar informao pertinente, mobilizando conhecimentos pessoais ou dados obtidos em diferentes fontes, citando-as.

Usar a palavra com uncia e correo, utilizando recursos verbais e no verbais com um grau de complexidade adequado ao tema e s situaes de comunicao.

Diversicar o vocabulrio e as estruturas utilizadas no discurso.

ORALIDADE (cont.)
7.o ano 8.o ano 9.o ano
Utilizar ferramentas tecnolgicas com adequao e pertinncia como suporte adequado de intervenes orais. Utilizar pontualmente ferramentas tecnolgicas como suporte adequado de intervenes orais.

14/23

Produzir textos orais de diferentes tipos e com diferentes nalidades.


(4 minutos) Narrar. Fazer a apresentao oral de um tema. Apresentar e defender ideias, comportamentos, valores, justicando pontos de vista. (5 minutos) Informar, explicar. Fazer a apresentao oral de um tema, justicando pontos de vista. Apresentar e defender ideias, comportamentos, valores, argumentando e justicando pontos de vista. Argumentar, no sentido de persuadir os interlocutores.

Fazer apreciaes crticas.

Reconhecer a variao da lngua.


Identicar, em textos orais, a variao nos planos fonolgico, lexical e sinttico. Distinguir contextos geogrcos em que ocorrem diferentes variedades do portugus.

LEITURA
7.o ano Ler em voz alta.
Ler expressivamente em voz alta textos variados, aps preparao da leitura. Ler textos diversos. Ler textos narrativos, textos biogrcos, retratos e autorretratos, textos informativos, textos expositivos, textos de opinio, crticas, comentrios, descries, cartas, reportagens, entrevistas, roteiros, texto publicitrio. Ler textos narrativos, textos biogrcos, pginas de um dirio e de memrias, textos expositivos, textos de opinio, crticas, comentrios, descries, cartas de apresentao, currculos, reportagens, entrevistas, roteiros. Ler textos narrativos, textos expositivos, textos de opinio, textos argumentativos, textos cientcos, crticas, recenses de livros, comentrios, entrevistas.

15/23

8.o ano

9.o ano

Interpretar textos de diferentes tipologias e graus de complexidade.


Formular hipteses sobre os textos e comprov-las com a respetiva leitura. Reconhecer e usar em contexto vocbulos clssicos, lxico especializado e vocabulrio diferenciado da esfera da escrita. Identicar temas e ideias principais. Identicar pontos de vista e universos de referncia. Identicar causas e efeitos. Fazer dedues e inferncias. Distinguir facto de opinio. Reconhecer elementos de persuaso. Reconhecer a forma como o texto est estruturado (diferentes partes). Reconhecer a forma como o texto est estruturado (diferentes partes e subpartes). Identicar relaes intratextuais: semelhana, oposio, partetodo, causaconsequncia e genricoespecco. Reconhecer a forma como o texto est estruturado, atribuindo ttulos a partes e subpartes. Analisar relaes intratextuais: semelhana, oposio, partetodo, causaconsequncia, genricoespecco. Relacionar a estruturao do texto com a construo da signicao e com a inteno do autor. Detetar elementos do texto que contribuem para a construo da continuidade e da progresso temtica e que conferem coerncia e coeso ao texto: a)  repeties; b)  substituies por pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos); c)  substituies por sinnimos e expresses equivalentes; d)  referncia por possessivos; e)  conectores; f)  ordenao correlativa de tempos verbais. Explicitar o sentido global do texto. Explicitar o sentido global do texto, justicando. Fazer dedues e inferncias, justicando. Identicar temas e ideias principais, justicando. Explicitar temas e ideias principais, justicando.

Identicar pontos de vista e universos de referncia, justicando.

LEITURA (cont.)
7.o ano
Tomar notas e registar tpicos. Identicar ideias-chave. Organizar em tpicos a informao do texto.

16/23

8.o ano
Tomar notas, organizando-as.

9.o ano

Utilizar procedimentos adequados organizao e tratamento da informao.

Ler para apreciar textos variados.


Expressar, de forma fundamentada e sustentada, pontos de vista e apreciaes crticas suscitados pelos textos lidos em diferentes suportes. Reconhecer o papel de diferentes suportes (papel, digital, visual) e espaos de circulao (jornal, internet) na estruturao e receo dos textos.

Reconhecer a variao da lngua.


Identicar, em textos escritos, a variao nos planos lexical e sinttico. Identicar, em textos escritos, a variao nos planos fonolgico, lexical, e sinttico.

Distinguir contextos histricos e geogrcos em que ocorrem diferentes variedades do portugus.

ESCRITA
7.o ano Planicar a escrita de textos.
Utilizar, com progressiva autonomia, estratgias de planicao (por exemplo, recolha de informao e discusso em grupo). Estabelecer objetivos para o que pretende escrever e registar ideias. Organizar a informao segundo a tipologia do texto. Fazer planos: estabelecer objetivos para o que se pretende escrever, registar ideias e organiz-las; organizar a informao segundo a tipologia do texto. Consolidar os procedimentos de planicao de texto j adquiridos.

17/23

8.o ano

9.o ano

Redigir textos com coerncia e correo lingustica.


Utilizar uma caligraa legvel. Ordenar e hierarquizar a informao, tendo em vista a continuidade de sentido, a progresso temtica e a coerncia global do texto. Organizar a informao, estabelecendo e fazendo a marcao de pargrafos. Dar ao texto a estrutura e o formato adequados, respeitando convenes tipolgicas e (orto)grcas estabelecidas. Adequar os textos a pblicos e a nalidades comunicativas diferenciados. Diversicar o vocabulrio e as estruturas sintticas utilizadas nos textos. Utilizar adequadamente os sinais auxiliares da escrita e os seguintes sinais de pontuao: o ponto nal, o ponto de interrogao, o ponto de exclamao, os dois pontos (em introduo do discurso direto e de enumeraes) e a vrgula (em enumeraes, datas, deslocao de constituintes e uso do vocativo). Respeitar os princpios do trabalho intelectual: identicao das fontes utilizadas. Utilizar adequadamente os seguintes sinais de pontuao: os dois pontos (em introduo de citaes e de uma sntese ou consequncia do anteriormente enunciado) e o ponto e vrgula. Consolidar as regras de uso de sinais de pontuao para delimitar constituintes de frase e para veicular valores discursivos.

Respeitar os princpios do trabalho intelectual: normas para citao.

Respeitar os princpios do trabalho intelectual: produo de bibliograa. Utilizar, com progressiva autonomia, estratgias de reviso e aperfeioamento de texto, no decurso da redao.

Utilizar com critrio as potencialidades das tecnologias da informao e comunicao na produo, na reviso e na edio de texto.

Escrever para expressar conhecimentos.


Responder por escrito, de forma completa, a questes sobre um texto. Responder com eccia e correo a instrues de trabalho. Elaborar resumos e snteses de textos informativos. Responder com eccia e correo a instrues de trabalho, detetando rigorosamente o foco da pergunta. Elaborar planos, resumos e snteses de textos informativos e expositivos. Elaborar planos, resumos e snteses de textos expositivos e argumentativos.

ESCRITA (cont.)
7.o ano Escrever textos informativos.
Escrever textos informativos contemplando o seguinte: uma introduo ao tpico; o desenvolvimento deste, com a informao agrupada em pargrafos e apresentando factos, denies, pormenores e exemplos; e uma concluso.

18/23

8.o ano

9.o ano

Escrever textos expositivos.


Escrever textos expositivos sobre questes objetivas propostas pelo professor, respeitando: a)  o predomnio da funo informativa; b)  a estrutura interna: introduo ao tema; desenvolvimento expositivo, sequencialmente encadeado e corroborado por evidncias; concluso; c)  o uso predominante da frase declarativa. Escrever textos expositivos sobre questes objetivas propostas pelo professor, respeitando: a)  o predomnio da funo informativa documentada; b)  a estrutura interna: introduo ao tema; desenvolvimento expositivo, sequencialmente encadeado e corroborado por evidncias; concluso; c)  o raciocnio lgico; d)  o uso predominante da frase declarativa.

Escrever textos argumentativos.


Escrever textos argumentativos com a tomada de uma posio; a apresentao de razes que a justiquem; e uma concluso coerente. Escrever textos argumentativos com a tomada de uma posio; a apresentao de razes que a justiquem, com argumentos que diminuam a fora das ideias contrrias; e uma concluso coerente.

Escrever textos de argumentao contrria a outros propostos pelo professor.

Escrever textos diversos.


Fazer um guio para uma dramatizao ou lme. Escrever textos narrativos. Escrever textos biogrcos. Escrever pginas de um dirio e de memrias. Fazer retratos e autorretratos. Escrever comentrios. Escrever cartas. Escrever o guio de uma entrevista. Fazer relatrios. Escrever comentrios subordinados a tpicos fornecidos. Escrever cartas de apresentao. Fazer roteiros.

Rever os textos escritos.


Avaliar a correo e a adequao do texto escrito. Reformular o texto escrito, suprimindo, mudando de stio e reescrevendo o que estiver incorreto. Avaliar a correo e a adequao do texto e proceder a todas as reformulaes necessrias. Reformular o texto de forma adequada, mobilizando os conhecimentos de reviso de texto j adquiridos.

EDUCAo LITERRIA
7.o ano 8.o ano 9.o ano Ler e interpretar textos literrios.
Ler textos literrios, portugueses e estrangeiros, de diferentes pocas e de gneros diversos. Identicar temas, ideias principais, pontos de vista e universos de referncia, justicando. Explicitar o sentido global do texto. Sistematizar elementos constitutivos da poesia lrica (estrofe, verso, refro, rima, esquema rimtico). Sistematizar elementos constitutivos do texto dramtico (ato, cena, fala e indicao cnica). Reconhecer e caracterizar elementos constitutivos da narrativa (estrutura; ao e episdios; personagens, narrador da 1.a e 3.a pessoa; contextos espacial e temporal).

19/23

Distinguir dilogos, monlogos e apartes. Analisar o ponto de vista de diferentes personagens. Detetar a forma como o texto est estruturado (diferentes partes). Detetar a forma como o texto est estruturado (diferentes partes e subpartes). Analisar o ponto de vista das diferentes personagens. Reconhecer a forma como o texto est estruturado, atribuindo ttulos a partes e a subpartes. Identicar processos da construo ccional relativos ordem cronolgica dos factos narrados e sua ordenao na narrativa. Identicar e reconhecer o valor dos seguintes recursos expressivos: enumerao, personicao, comparao, anfora, perfrase, metfora, aliterao, pleonasmo e hiprbole. Reconhecer o uso de sinais de pontuao para veicular valores discursivos. Comparar textos de diferentes gneros, estabelecendo diferenas e semelhanas (temas e formas). Distinguir a novidade de um texto em relao a outro(s). Estabelecer relaes de intertextualidade. Reconhecer e caracterizar textos de diferentes gneros (epopeia, romance, conto, crnica, soneto, texto dramtico). Identicar e reconhecer o valor dos recursos expressivos j estudados e, ainda, dos seguintes: anttese, perfrase, eufemismo, ironia. Identicar e reconhecer o valor dos recursos expressivos j estudados e, ainda, dos seguintes: anfora, smbolo, alegoria e sindoque.

EDUCAo LITERRIA (cont.)


7.o ano Apreciar textos literrios.
Ler textos literrios, portugueses e estrangeiros, de diferentes pocas e de gneros diversos. Reconhecer valores culturais presentes nos textos. Reconhecer valores culturais e ticos presentes nos textos. Ler textos literrios, portugueses e estrangeiros, de gneros variados. Reconhecer os valores culturais, ticos, estticos, polticos e religiosos manifestados nos textos. Expressar, oralmente e por escrito, e de forma fundamentada, pontos de vista e apreciaes crticas suscitados pelos textos lidos. Escrever um pequeno comentrio crtico (cerca de 140 palavras) a um texto lido.

20/23

8.o ano

9.o ano

Exprimir, oralmente e por escrito, ideias pessoais sobre os textos lidos ou ouvidos.

Exprimir opinies e problematizar sentidos, oralmente e por escrito, como reao pessoal audio ou leitura de um texto ou de uma obra. Escrever um pequeno comentrio crtico (cerca de 120 palavras) a um texto lido.

Escrever um pequeno comentrio (cerca de 100 palavras) a um texto lido.

Situar obras literrias em funo de grandes marcos histricos e culturais.


Reconhecer relaes que as obras estabelecem com o contexto social, histrico e cultural no qual foram escritas. Comparar ideias e valores expressos em diferentes textos de autores contemporneos com os de textos de outras pocas e culturas. Valorizar uma obra enquanto objeto simblico, no plano do imaginrio individual e coletivo.

Ler e escrever para fruio esttica.


Ler por iniciativa e gosto pessoal, aumentando progressivamente a extenso e complexidade dos textos selecionados. Fazer leitura oral (individualmente ou em grupo), recitao e dramatizao de textos lidos. Analisar recriaes de obras literrias com recurso a diferentes linguagens (por exemplo: msica, teatro, cinema, adaptaes a sries de TV). Escrever, por iniciativa e gosto pessoal, textos diversos. Mobilizar a reexo sobre textos literrios e sobre as suas especicidades, para escrever textos variados, por iniciativa e gosto pessoal, de forma autnoma e uente.

Desenvolver projetos e circuitos de comunicao escrita.

GRAMTICA
7.o ano 8.o ano 9.o ano Explicitar aspetos da fonologia do portugus.
Identicar processos fonolgicos de insero (prtese, epntese e paragoge), supresso (afrese, sncope e apcope) e alterao de segmentos (reduo voclica, assimilao, dissimilao, mettese).

21/23

Explicitar aspetos fundamentais da morfologia.


Identicar e conjugar verbos em todos os tempos (simples e compostos) e modos. Sistematizar paradigmas exionais dos verbos regulares da 1.a, da 2.a e da 3.a conjugao. Identicar as formas dos verbos irregulares e dos verbos defetivos (impessoais e unipessoais). Sistematizar padres de formao de palavras complexas: derivao (axal e no-axal) e composio (por palavras e por radicais). Formar o plural de palavras compostas. Explicitar o signicado de palavras complexas a partir do valor do radical e de prexos e suxos nominais, adjetivais e verbais do portugus.

Reconhecer e conhecer classes de palavras.


Integrar as palavras nas classes a que pertencem: a)  nome: prprio e comum (coletivo); b)  adjetivo: qualicativo e numeral; c)  verbo principal (intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto), copulativo e auxiliar (dos tempos compostos e da passiva); d)  advrbio: valores semnticos de negao, de armao, de quantidade e grau, de modo, de tempo, de lugar, de incluso e de excluso; funes interrogativo e conectivo; e)  determinante: artigo (denido e indenido), demonstrativo, possessivo, indenido, relativo, interrogativo; f)  pronome: pessoal, demonstrativo, possessivo, indenido, relativo; g)  quanticador numeral; h)  preposio;

Conhecer classes de palavras.


Integrar as palavras nas classes a que pertencem: a)  conjuno subordinativa: condicional, nal, comparativa, consecutiva, concessiva e completiva; b)  locuo conjuncional.

GRAMTICA (cont.)
7.o ano Reconhecer e conhecer classes de palavras. (cont.)
i)  conjuno coordenativa: copulativa, adversativa, disjuntiva, conclusiva e explicativa; j)  conjuno subordinativa: causal e temporal; k)  locuo: prepositiva e adverbial; l)  interjeio.

22/23

8.o ano

9.o ano

Analisar e estruturar unidades sintticas.


Aplicar regras de utilizao do pronome pessoal em adjacncia verbal: em frases armativas; em frases que contm uma palavra negativa; em frases iniciadas por pronomes e advrbios interrogativos; com verbos antecedidos de certos advrbios (bem, mal, ainda, j, sempre, s, talvez). Consolidar o conhecimento sobre as funes sintticas estudadas no ciclo anterior: sujeito, vocativo, predicado, complemento direto, complemento indireto, complemento oblquo, complemento agente da passiva, predicativo do sujeito, modicador. Identicar o sujeito subentendido e o sujeito indeterminado. Transformar frases ativas em frases passivas e vice-versa (consolidao). Transformar discurso direto em indireto e vice-versa (todas as situaes). Identicar processos de coordenao entre oraes: oraes coordenadas copulativas (sindticas e assindticas), adversativas, disjuntivas, conclusivas e explicativas. Identicar processos de subordinao entre oraes: a)  subordinadas adverbiais causais e temporais; b)  subordinadas adjetivas relativas.

Explicitar aspetos fundamentais da sintaxe do portugus.


Aplicar as regras de utilizao do pronome pessoal em adjacncia verbal: em oraes subordinadas; na conjugao do futuro e do condicional. Sistematizar as regras de utilizao do pronome pessoal em adjacncia verbal em todas as situaes.

Identicar as funes sintticas de modicador do nome restritivo e apositivo.

Consolidar o conhecimento de todas as funes sintticas.

Identicar processos de subordinao entre oraes: a)  subordinadas adverbiais condicionais, nais, comparativas, consecutivas e concessivas; b)  subordinadas substantivas completivas (funo de complemento direto). Estabelecer relaes de subordinao entre oraes, identicando os elementos de que dependem as oraes subordinadas. Dividir e classicar oraes.

Identicar oraes substantivas relativas.

Identicar orao subordinante.

GRAMTICA (cont.)
7.o ano 8.o ano 9.o ano Reconhecer propriedades das palavras e formas de organizao do lxico.
Identicar neologismos. Identicar palavras polissmicas e seus signicados. Distinguir palavras polissmicas de monossmicas. Determinar os signicados que dada palavra pode ter em funo do seu contexto de ocorrncia: campo semntico. Reconhecer e estabelecer as seguintes relaes semnticas: sinonmia, antonmia, hiperonmia e holonmia. Identicar neologismos e arcasmos.

23/23

Vous aimerez peut-être aussi