Vous êtes sur la page 1sur 33

Topografia I - Agronomia

TOPOGRAFIA

UNIDADE I CONCEITOS FUNDAMENTAIS 1.1. Definio e diviso Definio: Grego - TOPOS = LUGAR - GRAPHEN = DESENHO

a cincia que estuda a representao detalhada de uma superfcie limitada da terra considerada plana.

Diviso: Com a finalidade de se estudar melhor este assunto, a topografia dividida em: TOPOMETRIA & TOPOLOGIA TOPOMETRIA a parte da topografia que se ocupa das medidas das grandezas lineares e angulares, seja no plano horizontal, seja no plano vertical, no sentido de bem definir as respectivas posies relativas dos pontos topogrficos. A Topometria pode ser considerada como uma topografia de preciso, se subdividindo em:

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

Planimetria e Altimetria Planimetria: a parte da topometria que ensina a medida dos ngulos e das linhas no plano horizontal. Ela considera todos os pontos topogrficos como situados no mesmo plano horizontal, cuidando de definir as suas posies relativas, como se todos possussem, a mesma altitude.

Gado Estrada Sede Lavoura

Gado

Lavoura

Altimetria: trata da medida dos ngulos e das linhas no plano vertical, visando a determinar as diferentes alturas dos diversos pontos que interessem a definio do acidente a ser representado. A operao que constitui o objeto da altimetria o nivelamento.

Cincias Correlatas Topografia MATEMTICA: a cincia utilizada para quantificar as grandezas obtidas a partir dos levantamentos topogrficos, principalmente geometria e trigonometria. GEODSIA: a cincia que estuda as formas e dimenses da Terra, movimento de suas placas e campos de gravidade. Esta cincia se diferencia da topografia por considerar a curvatura da terra nos levantamentos. O terreno no representado no plano e sim no elipside.

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

ASTRONOMIA DE POSIO: a cincia determina a posio de um ponto terrestre atravs do conhecimento pa posio de um astro na esfera celeste. FOTOGRAMETRIA: a cincia que utiliza medidas feitas em fotografias terrestres e/ou areas para definir as dimenses dos objetos nelas contidos. CARTOGRAFIA: a cincia que trata da medio e representao da superfcie de nosso planeta e de todas as operaes do mapeamento, reproduo e divulgao de mapas geogrficos e cartas topogrficas.

Importncia da Topografia atravs desta cincia que se executa a medio e o clculo das reas de terras, sua demarcao e diviso e todas as operaes de Agrimensura. A partir do produto obtido em topografia, estuda-se e se desenvolve projetos. A grande maioria dos trabalhos de engenharia civil, arquitetura e agronomia, se desenvolve em funo do terreno sobre o qual se assenta. Ex: Edifcios; Urbanismo; Paisagismo; Aeroportos; Obras virias; Planejamento; Usinas hidreltricas. TERMOS UTILIZADOS EM TOPOGRAFIA Superfcie Topogrfica: a superfcie slida da terra em seu relevo continental e ocenico, porm, para melhor caracterizao usa-se os termos superfcie topogrfica somente para superfcie do relevo continental e superfcie batimtrica para as mergulhadas nas bacias ocenicas. Geide: s superfcie fsica caracterizada pelo nvel mdio dos mares, suposto em equilbrio e prolongado atravs dos continentes. Ncleos habitacionais; Sistemas de gua e esgoto; Obras se terraplanagem em geral; Sistemas de irrigao e drenagem;

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

Vertical: materializado pela direo dada pelo fio de prumo, normal ao geide em cada ponto considerado. Normal: a linha imaginria vertical a um plano tangente ao elipside. Elipside: a figura matemtica, abstrata que mais se aproxima ao geide, e, como figura matemtica conhece-se suas dimenses e seus parmetros, logo, pode-se representa-la graficamente e transportar coordenadas em sua superfcie.

Superfcie Slida da Terra Elipside de Referncia

Geide

a = 6.378.388 m b = 6.356.912 m

Elipside Geide Superfcie Real

Plano Topogrfico: um plano imaginrio tangente ao elipside de referncia no centro da regio e sua extenso limitado at que o efeito da curvatura da Terra no se faa presente. no plano topogrfico que representa-se as operaes realizadas em pequenas reas da superfcie continental.

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

Plano Batimtrico: a mesma definio anterior, porm, para reas mergulhadas nas bacias ocenicas. 1.2. Forma da Terra e suas influncias nos levantamentos topogrficos Ao folhear-se as pginas da histria, desde os mais longnquos tempos, encontra-se referncias sobre a forma e dimenses da terra. Cronologicamente cita-se: Foi um poeta em que em um de seus poemas descreveu a terra como sendo um grande disco que flutuava sobre o oceano, e o Sol como o coche em que os deuses efetuavam o seu passeio dirio. Afirmou que o Sol uma pedra incandescente e que a lua feita de terra e no tem luz prpria. Primeiro a afirmar a existncia dos movimentos de rotao e translao da Terra. Filsofo e matemtico grego. Defendia a esfericidade da Terra, e que a mesma gira em torno do Sol. Filsofo e matemtico, admitia a esfericidade da Terra considerando-a imvel. Maior matemtico da antiguidade, concebia o universo na forma de uma enorme esfera, com centro na Terra (imvel) e raio igual a distncia da Terra ao Sol. Matemtico, astrnomo e Gegrafo. Determinou a inclinao da ecltica, investigou as medidas da Terra e calculou o meridiano terrestre. R 6.210 Km Astrnomo. Calculou o raio da terra. Escreveu A medida da Terra. Fsico e matemtico. Considerava a terra achatada nos plos. Astrnomo. Conclui que o comprimento de um arco de meridiano diminua com o aumento da latitude. Fornecendo a Terra um achatamento no Equador e alongamento nos plos.
Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Homero Anaxgoras de Clazmenes (500 428 A.C.) Aristaco de Samos Pitgoras de Samos (580 500 A.C.) Tales de Mileto (Sc. VI A.C.) Aristteles (348 322 A.C.) Arquimedes de Siracusa (287 212 A.C.) Erasttenes (276 175 A.C.) Joo Picard (1620 1682) Sir Isaac Newton (1642 1727) Joo Domingos Cassini (1625 1712)

Topografia I - Agronomia

Aps uma srie de estudos sobre estas teorias, chegou-se a concluso que a razo estava com Newton, ou seja, a Terra se assemelharia a um elipside de revoluo, o eixo menor deste coincidindo com o eixo de rotao.

UNIDADE II BALIZAMENTOS Em topografia se faz necessrio o conhecimento de algumas tcnicas simples, porm, de grande importncia para a realizao de levantamentos, alinhamento de cercas, diviso de reas, etc. Mesmo com o avano tecnolgico dos instrumentos, estas tcnicas so de grande uso, e, possuem um custo operacional baixo. 2.1. Alinhamento sem emprego de aparelhos Para realizar-se o alinhamento e medio da distncia entre dois pontos, lana-se mo de alguns instrumentos, como por exemplo: 1) Diastmetros (trenas): instrumento utilizado na medida de distncias. Ex: trenas de 20 ou 30 metros, geralmente graduadas de cm em cm e numeradas de 10 em 10 cm. 2) Balizas: so hastes de ferro, de seo circular, com cerca de 1,5 a 2,5 cm de dimetro, sendo em uma de suas extremidades pontiaguda. Pra facilitar a sua visualizao no campo so freqentemente pintadas em branco e vermelho. 3) Fichas: so hastes de ferro com 40 a 60 cm de comprimento e 0,8 cm de dimetro. 4) Piquetes: so utilizados para materializarmos os pontos topogrficos. Podem ser de forma circular ou quadrada, e com comprimento varivel de 15 a 20 cm. So feitos em madeira com espessura de 2 a 7 cm. 5) Testemunhas: so estacas de madeira usadas para facilitar a visualizao do piquete no campo, bem como para conter seu nmero de referncia, se assim houver. Tm dimenses entre 35 a 50 cm de comprimento, e so cravadas inclinadas, a uma distncia de 50 cm destes. 6) Marreta: usada para aproximadamente 1 Kg. cavar o piquete e a testemunha, possui

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

2.1.1. Alinhamento entre dois pontos visveis Para se alinhar dois pontos visveis, A e B, para a construo de uma cerca, por exemplo, necessrio no mnimo dois operadores e trs balizas. Coloca-se uma baliza no ponto A e outra no ponto B, um dos operadores afasta-se um pouco de uma das balizas, olhando de forma que as mesmas fiquem alinhadas. O outro operador toma a terceira baliza no local onde se quer fazer o alinhamento e atravs de instrues do primeiro operador, para a direita e/ou para a esquerda movimenta-se at encontrar o ponto C desejado.

2.1.2. Sobre uma elevao Par alinharmos dois pontos que no so visveis um ao outro, por ocorrncia de uma elevao, so necessrias quatro balizas e quatro operadores. Dois operadores para alinhar as balizas intermedirias e outros dois para enviar as instrues de deslocamento. Sejam dois pontos A e B extremos de uma linha conhecida, materializados por piquetes, porm separados por uma elevao, logo no visveis entre si. O alinhamento feito com instrues sucessivas, ou seja, o operador de A alinha a baliza C em funo da baliza D, em seguida, o operador de B alinha a baliza D em funo da baliza C, e assim sucessivamente, at que as balizas C e D estejam alinhadas para os operadores de A e B simultaneamente, quando ento C e D esto no alinhamento desejado, isto , contidas na linha AB.

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

C D A B

2.1.3. Contornando um obstculo Quando existir algum obstculo no caminho, e, sendo impossvel ou invivel a remoo do mesmo para que se possa continuar um alinhamento, contorna-se o mesmo construindo linhas perpendiculares. Exemplo: a partir do alinhamento AB, constri-se uma linha perpendicular BC com um comprimento L. A partir do novo alinhamento BC constri-se outro alinhamento, perpendicular ao mesmo e prolonga-se este novo alinhamento at que se possa transpor totalmente o obstculo existente, formando assim o alinhamento CD. A partir do alinhamento CD constri-se uma linha perpendicular DE com o mesmo comprimento (L) utilizado para se construir a linha BC. Finalmente para realizar-se a continuao do alinhamento AB, constri-se uma linha perpendicular ao alinhamento DE.

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

2.1.4. Construindo uma linha paralela Para se fazer um alinhamento paralelo a outro j existente, usando somente trena e balizas, suficiente que se construa dois alinhamentos perpendiculares ao alinhamento conhecido, marcando nestes alinhamentos duas distncias iguais a partir dos pontos conhecidos. Ligando os novos pontos determinados, tem-se um alinhamento paralelo ao anteriormente conhecido. Exemplo: Sejam dois pontos, A e B, que formam fazem parte de um alinhamento conhecido, atravs da qual determina-se dois alinhamentos perpendiculares AC e BD, e mede-se uma distncia L qualquer no segmento AC e a mesma distncia L no segmento BD. Pode-se atravs de C e D, prolongar o alinhamento que est paralelo a AB. O paralelismo ser melhor, quanto maior for a preciso do ngulo reto e das distncias L.
C D

2.1.4. Atravs de um mato Freqentemente para a realizao de um alinhamento dentro de um mato, realiza-se a abertura de clareiras ou picadas. Porm muitas vezes a remoo de algumas espcies vegetais ou corpos existentes se torna invivel ou impossvel, seja por meio fsico, ou seja, por restries ambientais. Para tais casos lana-se mo dos recursos citados anteriormente, como o contorno de obstculos ou a construo de linhas paralelas.

UNIDADE III CONSTRUO DE NGULOS SOMENTE COM TRENA E BALIZA 3.1. ngulos retos Para a construo de um ngulo reto, lana-se mo do Teorema de Pitgoras ou atravs do mtodo do tringulo Issceles. Para o Teorema de
Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

10

Pitgoras constri-se um tringulo retngulo, onde conhecendo-se os seus lados, pode-se medir os mesmos no campo com a utilizao de um diastmero (trena). Exemplo: Partindo-se de um ponto P no alinhamento conhecido, onde se quer traar a perpendicular, medimos sobre este alinhamento um segmento de 3m, marcando o ponto A. Em P e A ficam as marcas zero e 9m da trena, respectivamente, enquanto um operador com a baliza ou ficha tensiona a trena, segurando-a nos 4m. Uma vez que o tringulo APC tem os lados de 3, 4 e 5m, ento um tringulo retngulo, portanto PA PC. Teorema de Pitgoras:

a 2 = b2 + c2 5 2 = 32 + 4 2
25 = 9 + 16

P
Marca 0m da trena

A
Marca 9m da trena

Baliza

C Para o Tringulo Issceles procede-se da seguinte maneira: Partindo do ponto M, no alinhamento conhecido, onde se quer traar a perpendicular, medimos sobre este alinhamento duas distncias iguais (uma para cada lado), marcando-se os pontos A e B. Nestes pontos ficam dois operadores segurando as extremidades da trena, enquanto um terceiro operador estica a mesma segurando-a na sua metade e marcando o ponto P. Sendo o tringulo APB issceles e M o ponto mdio da base, o segmento MN ser a altura do tringulo.

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

11

20m

M
Baliza

B
0m

10m

3.2. ngulos quaisquer Partindo de um vrtice V, medimos a mesma distncia em cada lado do ngulo, marcando os pontos A e B e medindo a distncia entre eles. O tringulo AVB issceles. Imaginando que M seja o ponto mdio de AB, podemos afirmar que a linha VM a altura do tringulo e a bissetriz do ngulo procurado.
B

sen =

b/2 b = a 2a b 2a
V

= arc sen

= 2

UNIDADE IV ESCALAS Uma carta ou mapa a representao convencional ou digital da configurao da superfcie topogrfica. Esta representao consiste em projetarmos esta superfcie, com os detalhes nela existentes, sobre um plano horizontal ou em arquivos digitais. Os detalhes representados podem ser: - Naturais: So os elementos existentes na natureza como os rios, mares, lagos, montanhas, serras, etc. - Artificiais: So os elementos criados pelo homem como: represas, estradas, pontes, edificaes, etc.
Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

12

DEFINIO

Escala a relao entre a medida de um objeto ou lugar representado no papel e sua medida real. Sejam:
D = um comprimento tomado no terreno, que denominar-se- distncia real natural. d = um comprimento homlogo no desenho, denominado distncia prtica.

Como as linhas do terreno e as do desenho so homlogas, o desenho que representa o terreno uma Figura semelhante a dele, logo, a razo ou relao de semelhana a seguinte: d D A esta relao denomina-se ESCALA. 4.1. Grandes e pequenas A relao d/D pode ser maior, igual ou menor que a unidade, dando lugar classificao das escalas quanto a sua natureza, em trs categorias: - Na 1, ter-se- d > D; - Na 2, ter-se- d = D; - Na 3 categoria, que a usada em Cartografia, Topografia e Geodsia, a distncia grfica menor que a real, ou seja, d < D. a escala de projeo menor, empregada para redues, em que as dimenses no desenho so menores que as naturais ou do modelo. 4.2. Escalas numricas, escalas grficas e preciso grfica
ESCALA NUMRICA

Indica a relao entre os comprimentos de uma linha na carta e o correspondente comprimento no terreno, em forma de frao com a unidade para numerador. D 1 N= E= onde N d Logo, E =

1 D/d

E=

d D

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

13

Sendo: E = escala; N = denominador da escala ou mdulo escalar; d = distncia medida na carta ou mapa; D = distncia real (no terreno). Com isso chega-se a igualdade:

1 d = N D
As escalas mais usadas em Topografia so: 1:1.000, 1:2.000, 1:5.000 e 1:10.000. Essas so grandes escalas, tambm denominadas de topogrficas. Exemplo: na escala 1:5.000, significa que 1cm no mapa corresponde a 5.000cm ou 50m, no terreno.
OBS: Uma escala tanto maior quanto menor for o denominador. Ex: 1:5.000 maior que 1:10.000 PRECISO GRFICA

a menor grandeza medida no terreno, capaz de ser representada em desenho na mencionada Escala. A experincia demonstrou que o menor comprimento grfico que se pode representar em um desenho de 1/5 de milmetro ou 0,2 mm, sendo este o erro admissvel. Fixado esse limite prtico, pode-se determinar o erro tolervel nas medies cujo desenho deve ser feito em determinada escala. O erro de medio permitido ser calculado da seguinte forma: Seja: E =

1 , N

em = 0,0002metro * N

Sendo: em : erro tolervel em metros O erro tolervel, portanto, varia na razo direta do denominador da escala e inversa da escala, ou seja, quanto menor for a escala, maior ser o erro admissvel. Os acidentes cujas dimenses forem menores que os valores dos erros de tolerncia, no sero representados graficamente. Em muitos casos necessrio utilizar-se convenes cartogrficas, cujos smbolos iro ocupar no desenho, dimenses independentes da escala.

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

14

ESCALA GRFICA

a representao grfica de vrias distncias do terreno sobre uma linha reta graduada. constituda de um segmento direita da referncia zero, conhecida como escala primria. Consiste tambm de um segmento esquerda da origem denominada de Talo ou escala de fracionamento, que dividido em sub-mltiplos da unidade escolhida graduadas da direita para a esquerda. A Escala Grfica nos permite realizar as transformaes de dimenses grficas em dimenses reais sem efetuarmos clculos. Para sua construo, entretanto, torna-se necessrio o emprego da escala numrica. O seu emprego consiste nas seguintes operaes: 1) Toma-se na carta a distncia que se pretende medir (pode-se usar um compasso); 2) Transporta-se essa distncia para a Escala Grfica; 3) L-se o resultado obtido.

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

15

UNIDADE V MEDIDA DAS DISTNCIAS 5.1. Medidas diretas e indiretas


DIRETA

O processo de execuo da medida de distncias denominado de medio. Os instrumentos utilizados para a medida direta de distncia so os diastmetros. De acordo com a natureza do diastmetro, a medio direta dos alinhamentos pode ser classificada do seguinte modo (COMASTRI & JUNIOR, 1998): 1) Medio de Baixa Preciso: conduz a resultados mais ou menos satisfatrios. usada em levantamentos rpidos, por exemplo, nos expeditos, quando no se tem necessidade de grande preciso. Ex: passo do homem, odmetro, velocmetro, etc; 2) Medio de mdia preciso: utilizado em topografia na maioria dos levantamentos. Ex: cadeia do agrimensor (em desuso), fitas de ao, trenas de ao, trenas de lona, etc. Atualmente os instrumentos topogrficos j possuem um sistema embutido que realiza a medio atravs da reflexo de um alvo (prisma); 3) Medio de alta preciso: normalmente utilizada para levantamentos geodsicos, onde se aplica um diastmetro de alta preciso fio de nvar cuja caracterstica o coeficiente de dilatao praticamente nulo. Para que se possa ter preciso, so feitas sries de leituras e posteriormente feito o ajustamento das observaes. As unidades de medidas utilizadas diferem de regio para regio, onde pode-se atravs de relaes simples se calcular o valor para a medida de superfcie desejada, como mostra a tabela a seguir:

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

16
Hectares 0,0001 0,0005 1,0000 0,1452 1,4520 1,7424 2,4200 87,1200 100,0000 272,2500 544,5000 1.089,0000 4.356,0000 13.068,0000

Medidas Metro quadrado Braa quadrada Hectare Palmo de sesmaria Braa de sesmaria Quadra quadrada Alqueire Quadra de sesmaria Milho Data de campo Data de mato Sesmaria de mato Lgua de sesmaria Sesmaria de campo

Dimenses em Metros 1x1 2,2 x 2,2 100 x 100 0,22 x 6.600 2,2 x 6.600 132 x 132 110 x 220 132 x 6.600 1.000 x 1.000 1.650 x 1.650 1.650 x 3.300 1.650 x 6.600 6.600 x 6.600 6.600 x 19.800

Superfcie em m 1 5 10.000 1.452 14.520 17.424 24.200 871.200 1.000.000 2.722.500 5.445.000 10.890.000 43.560.000 130.680.000

Em topografia, normalmente so utilizados os diastmetros de mdia preciso, que so as trenas. Existem trenas com dimenses variadas, sendo as mais comuns as de 20 e 30m de comprimento. Essas trenas so graduadas de cm em cm, possuindo numerao a cada 10 cm. A medio com a trena exige dois auxiliares, cada um com uma baliza. Cada qual segura uma das pontas da trena e o ajusta a baliza. Para que se possa obter medies de boa confiana importante que a trena seja esticada o mximo possvel, e deve estar nivelada (horizontalmente) como mostra a figura.

INDIRETA

uma medida obtida de um alinhamento, sem que o mesmo precise ser percorrido integralmente. Geralmente so empregados recursos ticos na sua medio e trigonomtricos para o seu clculo.
Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

17

1) Estadimetria: utiliza-se taquemetros (teodolitos) de luneta analtica. Para o clculo da diferena de nvel e distncia reduzida ao horizonte, entre dois pontos, sendo utilizada a seguinte frmula para o clculo da distncia reduzida:

D = 100 * dl * sen 2 Z ,
onde:
D= distncia reduzida ao plano do horizonte; 100= constante de cada equipamento; dl= fio superior menos fio inferior; Z= ngulo zenital observado no equipamento.

2) Medio Eletrnica (COMASTRI & JUNIOR, 1998) : utiliza o processo da propagao das ondas eletromagnticas (OEM) no espao, cuja velocidade considerada constante. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi o grande desenvolvimento do RADAR (um dos primeiros sistemas para medio eletrnica de distncias). Existem distancimetros que trabalham com comprimentos de ondas: microondas, laser, ondas de rdio, etc. Os mais comuns em topografia so os que funcionam com infravermelho, por serem leves e de fcil manejo. O processo de clculo realizado trigonomtricamente, atravs de um software embutido no instrumento. Existem aparelhos que armazenam os dados para mais tarde serem processados em um computador pessoal, gravando distncias, ngulos, condies atmosfricas, atributos, etc. 5.2. Medida de distncia sobre um rio (pontos inacessveis) Muitas vezes se torna impossvel ou invivel a medio de uma certa distncia em funo das caractersticas naturais ou artificiais do terreno. Para tanto lana-se mo de algumas tcnicas para transposio de obstculos, como pode ser visto a seguir: 5.2.1. Distncia entre dois pontos invisveis entre si: Para este processo necessrio que exista um local em que se possa visualizar simultaneamente os dois pontos a serem medidos. Exemplo: escolhe-se o ponto C, do qual se possa visualizar os pontos A e B. Mede-se as distncias CA e CB e os elementos que forem necessrios para calcular o ngulo em C ().

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

18

Conhecendo dois lados e um ngulo do tringulo ACB, calcula-se o terceiro lado atravs do Teorema do Coseno. Primeiro determina-se o ngulo pelo processo de determinao de ngulo qualquer. Para executar este processo so necessrias cinco medies: x , y , a , a e Z.
A B

d = x 2 + y 2 2 xy cos
Z
a

Para obter o ngulo : 1) Dividir a medida Z por 2: Z / 2 = i ; 2) Dividir i por a: i / a = f ; 3) Tomar a segunda funo do seno de f: isto obtido clicando na tecla <2ndf> ou <SHIFT> - depende da calculadora e em seguida clicando na tecla <sin>; j < shift >< sin >= ; 4) Toma-se o valor e multiplica-se por dois: * 2 = . O valor obtido de alfa se encontrar na forma de graus decimal, sendo necessria a transformao para graus, minutos e segundos apertando a tecla < > na calculadora, se esta tecla no existir na sua calculadora, ento deve-se clicar em <2ndf> <Deg>. O valor observado antes do ponto sero os GRAUS, os primeiros dois valores depois do ponto so os MINUTOS, o terceiro e o quarto dgitos depois do ponto sero os SEGUNDOS.

OBS: Cuidado!!! Para realizar qualquer clculo trigonomtrico a calculadora deve estar configurada para DEG na parte superior do display. Se estiver aparecendo GRAD ou RAD,deve-se mudar para DEG.

5.2.2. Distncia entre dois pontos, sendo um inacessvel: 1 mtodo: TRINGULO QUALQUER Escolhe-se um ponto C, visvel dos pontos A e B. Mede-se a distncia CA e os elementos necessrios para calcular os ngulos A e C.
Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

19

Usa-se a Lei do Seno no tringulo BAC e calcula-se a distncia procurada. Primeiro calcula-se e pelo processo de determinao de ngulo qualquer. Par realizar esta operao necessita-se de sete medies: x , a, a, b, b, Z1 e Z2.

d x = ; sen sen d= x * sen , como: sen


A

B
R io
d=?

= 180 ( + ) , ento:
x * sen d= sen[180 ( + )]

Z1 Z2
x

2 mtodo: TRINGULO RETNGULO Na extremidade acessvel do segmento AB, traa-se uma perpendicular ao mesmo. Prolonga-se a perpendicular e marca-se um ponto C. Mede-se a distncia CA e os elementos para calcular o ngulo em C. No tringulo retngulo CAB, calcula-se o cateto procurado atravs da relao tangente. Nesta prtica necessita-se de quatro medies: x, a, a, Z. Necessita-se tambm executar a perpendicular.

A
cateto oposto d tg = = cateto adjacente x
x 4

3 5

d=?

B
Ri o

d = x * tg

Z
a

C 5.2.3. Distncia entre dois pontos sendo ambos inacessveis


Escolhe-se dois pontos M e N, dos quais consegue-se enxergar os pontos inacessveis A e B. Mede-se o comprimento do segmento MN e os que ele forma com A e B, sendo dois ngulos em M e dois em N.

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

20

Aplicando a lei do Seno a AMN e BMN, calcula-se os lados AM e BM (ou os lados Na e BN). Aplicando a Lei do Cosseno ao tringulo AMB, ou no tringulo ANB, calcula-se a distncia procurada.
Rio B

d=?

b a = , sen sen b=
b' =

a * sen (5.1), sen


a * sen (5.2), sen
M

c a = , sen sen c= c' = a * sen (5.3), sen a * sen (5.4). sen


M

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

21
A
d = ?

d = b 2 + c 2 2bc * cos( ) (5.1) e (5.3)

d = ?

d = b'2 +c' 2 2b' c'* cos( ) (5.2) e (5.4)

UNIDADE VI MEDIDAS ANGULARES

Para que se possa estabelecer um ponto topogrfico, deve-se a campo obter dois elementos: as distncias e os ngulos. Para o estudo dos ngulos existem duas tcnicas que so a Goniometria e a Goniografia.
GONIOMETRIA

Estuda os processos e os instrumentos utilizados na avaliao numrica dos ngulos. usada no levantamento topogrfico de campo.
GONIOGRAFIA

Analisa, no escritrio, os processos e instrumentos empregados na reproduo geomtrica do ngulo numericamente determinado no campo. Em topografia, os ngulos medidos so diedros. A determinao feita com gonimetros, que podem medir ngulos verticais, horizontais, zenitais e nadirais. O ngulo horizontal uma das coordenadas polares definidoras de planimetria do ponto topogrfico. Os ngulos, vertical, zenital e nadiral, servem para a definio da altimetria indiretamente e para a reduo das distncias inclinadas ao plano horizontal.
Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

22

6.1. Bssolas composta de uma agulha imantada, que repousa sobre um piv no centro de um limbo graduado. Mede os ngulos formados pela posio no terreno com a direo do meridiano magntico. O ngulo formado entre o alinhamento do meridiano magntico e um alinhamento qualquer no terreno denominado Azimute Magntico, sendo contado de 0 a 360 no sentido horrio (dextrogiro). Existem bssolas que so graduadas por quadrantes, ou seja, de 0 a 90. Neste caso o ngulo formado ir indicar o Rumo Magntico, que pode ser: NE (Nordeste), NW (Noroeste), SE (Sudeste) e SW (Sudoeste).

0 360

N
0

N
0 0 90 90

4Q
270

1Q
90

W
90 0 0 90

3Q
180

2Q S Azimute

Quadrantes

S Rumo

Cuidados ao manusear uma Bssola:


Evitar medies prximo a cercas de arame, postes, linhas de alta tenso, mquinas, etc; Utiliza-la horizontalmente, no esquecendo de soltar a alavanca que prende a agulha imantada; Ler o azimute no limbo graduado da bssola, onde a ponta norte da agulha imantada assinala o ngulo; Fechar a alavanca, para prender a agulha imantada, assim que terminarem a visada e a leitura do azimute do alinhamento.

As bssolas podem ser portteis, ou sustentadas por um trip ou basto. 6.2. Gonimetros teodolitos composio e manejo Gonimetros so instrumentos utilizados para a medio de ngulos. Em topografia os ngulos estudados so os contidos em planos horizontais e em planos verticais.
Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

23
Internos Externos De Deflexo

Geomtricos Horizontal ngulos no plano: Geogrficos Zenitais Nadirais

Direita Esquerda

Azimutes Rumos Declinao Magntica

Vertical

TEODOLITO

um instrumento utilizado pra realizar a medio de ngulos. Em essncia consta de um disco graduado horizontal, o qual junto com a alidade permite a leitura dos ngulos horizontais. Perpendicular ao limbo horizontal est o limbo vertical, onde se efetuam al leituras dos ngulos verticais, e a luneta em cujo centro se processa a interseco dos eixos principais do teodolito. Essas partes so denominadas de principais por fazerem parte da maioria dos teodolitos, sendo as demais partes denominadas de acessrios pois podem variar de equipamento para equipamento de acordo com o fabricante. Descrio das Partes Principais a) Limbos Horizontal e Vertical: so crculos graduados de metal ou cristal (vidro) de forma que se possa ler ngulos no sentido azimutal (horrio - em sua maioria), no sentido anti-horrio ou nos dois sentidos. Os limbos verticais na maioria dos teodolitos so graduados no sistema zenital. Cada equipamento possui o seu sistema, existindo equipamentos em que se pode alterar o sistema de leitura, como no caso dos equipamentos digitais. Quando se deseja observar pequenas fraes dos graus, melhorando assim a preciso angular dos instrumentos, os fabricantes usam artifcios tico mecnicos. Os mais utilizados so o microscpio de escala e micrmetro tico.
Microscpio de escala: nele o limbo est graduado de grau em grau, e atravs de uma combinao tica, parte do limbo projetada junto a uma escala graduada em minutos, logo, graas a esta combinao tem-se a leitura dos ngulos horizontais e verticais; Micrmetro tico: nestes teodolitos se tem o limbo graduado de grau em grau, e atravs de uma combinao tico mecnica adaptada a um parafuso
Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

24

de rosca fina, com graduao de minuto em minuto, e em alguns casos de 30 em 30 segundos, obtendo-se uma leitura mais precisa;
Combinao: em equipamentos de maior preciso, os dois ltimos mecanismos esto combinados, onde primeiro obtm-se a leitura grosseira, dada pela combinao do limbo com o microscpio de escala, e o intervalo observado ajustado atravs do parafuso micromtrico onde se faz a leitura final.

b) Alidade: o corpo do teodolito. c) Eixos: so trs os eixos principais de um teodolito: 1 EIXO PRINCIPAL OU VERTICAL: coincide com a vertical local; 2 EIXO SECUNDRIO OU TRANSVERSAL: normal ao eixo vertical, e o eixo sobre o qual a luneta gira; 3 EIXO TICO OU DE COLIMAO: um eixo imaginrio, pois coincide com o eixo que passa longitudinalmente pelo centro da luneta, logo a sua posio varia conforma os movimentos da luneta. definido pelo cruzamento dos fios do retculo (nivelador e colimador), que devem coincidir com o centro tico da objetiva. d) Luneta: constituda de dois sistemas de lentes convergentes. O primeiro sistema destinado a dar uma imagem real de um objeto observado e denomina-se OBJETIVA, e o segundo sistema tico chamado OCULAR, serve de lupa em relao a imagem fornecida pela objetiva. na ocular que se localiza o retculo, placa de vidro onde esto gravados os fios nivelador e colimador, e os estadimtricos. Descrio dos Acessrios de um Teodolito a) Parafusos Calantes: so dispositivos auxiliares para o nivelamento das bolhas e do limbo horizontal, fazendo com que o eixo principal coincida com a vertical do lugar. Os teodolitos mais comuns so os com trs parafusos calantes, existindo tambm os com 2 e 4 parafusos calantes; b) Parafusos de fixao e aproximao: servem para se fixar o equipamento na posio em que se deseja efetuar a visada, para realizar a leitura angular. Nos equipamentos mais modernos, o movimento controlado apenas pelo parafuso de aproximao atravs de um sistema de roscas sem fim, sendo o seu movimento livre;

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

25

c) Parafusos de localizao da objetiva e da ocular: comandam os movimentos internos das lentes da luneta. Permitem ajustar a nitidez dos eixos do retculo que iro se projetar no objetivo visado; d) Nveis de bolha: servem para horizontalizar o eixo secundrio, ou seja, fazer com que o eixo principal coincida com a vertical do lugar, e o limbo horizontal fique paralelo ao plano do horizonte. Os nveis de bolha podem ser circulares e tubulares.

e) Fio de Prumo, prumo tico e prumo laser: o fio de prumo normal comum a todos os teodolitos. J os prumos tico e laser, so acessrios encontrados em teodolitos mais sofisticados, como estaes totais e teodolitos eletrnicos. O fio de prumo tem a finalidade de fazer com que o eixo principal do instrumento coincida com a vertical do lugar e o ponto topogrfico onde se quer estacionar o equipamento. constitudo por um fio preso no trip por um gancho e na sua extremidade inferior possui um pio de metal. O prumo tico uma combinao de prismas que atravs de uma ocular permite ao operador, ver o piquete e afrouxando o teodolito do trip, fazendo coincidir exatamente com o ponto topogrfico. J o prumo lazer possui a vantagem de visualizarmos o ponto diretamente no piquete, e afrouxando o equipamento do trip, pode-se posicionar exatamente no ponto topogrfico.

INSTALAO E USO DE UM TEODOLITO

Para medir-se um ngulo, com a utilizao de um teodolito, necessitase seguir uma seqncia de etapas: instalao, zeragem e leitura.
I) INSTALAO

Fazem parte da instalao a abertura e posicionamento do trip, fixao, centralizao e nivelamento do equipamento. a) Abertura e posicionamento: primeiramente deve-se abrir os parafusos de fixao do trip a posicionar a sua base
Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

26

aproximadamente na altura do queixo do operador, fixando as pernas do trip. Aps abre-se as pernas e posiciona-se o trip sobre o ponto, cuidando para que a base fique mais ou menos nivelada e centralizada com o piquete; b) Fixao e centralizao: aps posiciona-se o equipamento sobre a base do trip e fixa-se o mesmo no parafuso central. Para centralizar o equipamento, coloca-se o fio de prumo no parafuso central do trip, afrouxando o mesmo e centralizando o pio com o ponto central do piquete. Aps a centralizao aperta-se de forma moderada o parafuso central. No caso de prumo tico e laser, aps realizado o nivelamento, deve-ser proceder a centragem e nivelamento sucessivamente at que o equipamento fique centralizado e nivelado; c) Nivelamento: consiste em fazer com que o limbo horizontal fique paralelo ao plano horizontal local. Isto feito ajustando os nveis de bolha atravs dos parafusos calantes, da seguinte forma: NIVELAMENTO DE APARELHOS DE TRS PARAFUSOS:
1 Passo ajusta-se a bolha circular baixando ou levantando as pernas do trip; 2 Passo coloca-se a bolha tubular paralela a um dos lados da base triangular do teodolito e ajusta-se a mesma girando os dois parafusos deste lado da base. Quando se gira um deles para um sentido o outro deve ser girado para o outro sentido. Ex: girando um para a esquerda o outro deve ser girado para a direita; 3 Passo coloca-se a bolha tubular perpendicular posio anterior e a ajusta mexendo APENAS o terceiro parafuso; 4 Passo repetir o 2 e 3 passo pelo menos mais uma vez.

2 Passo

3 Passo

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

27

NIVELAMENTO DE APARELHOS DE DOIS PARAFUSOS:


1 Passo deixa-se os dois parafusos calantes com as suas ranhuras na posio central; 2 Passo solta-se o parafuso colocado entre os dois calantes e ajusta-se a bolha circular manualmente, apertando-se o parafuso novamente; 3 Passo alinha-se a bolha circular a um dos calantes e ajusta-se a bolha tubular mexendo o segundo calante; 4 Passo inverte-se as posies em relao ao passo anterior; 5 Passo repete-se o 3 e o 4 passo pelo menos mais uma vez. II) ZERAGEM DO LIMBO PARA LEITURA

Com relao a zeragem e a leitura, os teodolitos dividem-se em dois tipos: Repetidores e Reinteradores. A diferena entre eles est na forma de medir o ngulo horizontal.
Repetidores

So teodolitos nos quais se pode travar o limbo horizontal em qualquer posio, logo, possvel realizar leituras de ngulos simples, duplo, triplo, etc, devido a possibilidade de girar horizontalmente o teodolito marcando o ngulo correspondente a este giro, ou simplesmente girar o aparelho com o limbo travado, sem marcar ngulo algum. Os teodolitos repetidores dividem-se em dois grupos conforme a sua construo mecnica, referente ao movimento horizontal:
GRUPO 1: os que possuem nico movimento horizontal e uma trava no limbo, que permite a este girar horizontalmente junto com a alidade na posio travada (sem medir ngulo), ou na posio livre, registrando o ngulo correspondente ao giro. Ex: Th3 e Th4; GRUPO 2: os que possuem dois movimentos horizontais, denominados movimento GERAL ou INFERIOR e, movimento PARTICULAR ou SUPERIOR.

Quando se opera com o movimento geral livre e particular travados, no se mede nenhum ngulo, pois o limbo gira solidrio a alidade. E, quando se opera com o movimento geral travado e particular solto, mede-se o ngulo correspondente ao respectivo giro. Ex: Wild T1, Pentax, Topcon, etc.

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

28

Usando este tipo de aparelho geralmente se faz a leitura do ngulo simples (AS), seguido da leitura do ngulo duplo (AD) para verificao. Como normalmente a ltima leitura no exatamente o dobro da primeira, devemos verificar a tolerncia atravs da expresso: 2 * AS MG , onde MG a menor graduao do aparelho. Caso o segundo ngulo atenda a tolerncia, calcula-se a mdia atravs da expresso:
x=

( AS + AD)
3

Exemplo: AS = 163 13 25 AD = 326 46 40 MG = 1 1) 2 * 163 23 25 1 326 46 50 + 1 326 46 50 - 1 326 45 50 < AD < 326 47 50 326 45 50 < 326 46 40 < 326 47 50 OK

2) x =

163 23'25"+326 46'40" 49010'05" = = 163 23'22" 3 3

Reinteradores

So teodolitos que ao girar em seu movimento horizontal sempre medem o ngulo correspondente ao giro dado, ou seja, no tm trava no limbo. Neste tipo no possvel fazer leitura de ngulo duplo, triplo, etc. Para a leitura do ngulo simples preciso travar o movimento horizontal na respectiva origem e, depois girar o limbo atravs do parafuso reinterador at a origem do respectivo ngulo. Feito isso, basta girar o movimento horizontal at o alinhamento desejado, efetuando assim, a leitura do ngulo considerado. Ex: Kern DK1-A, Wild T2. No sendo possvel neste tipo de aparelho, travar o limbo numa determinada posio, a nica forma de conferir o ngulo medir novamente ou, medir tomando uma origem qualquer diferente de 0, e atravs da diferena verificar a coincidncia com o ngulo inicial. 6.3. Condies a que devem satisfazer um teodolito para estar em condies de operar Antes de se realizar qualquer levantamento, deve-se verificar se o equipamento possui condies mnimas de operacionalidade, para que se possa realizar as retificaes necessrias. As condies de retificao so as seguinte:
Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

29

1 - O eixo principal deve ser vertical ou, o que o mesmo, o limbo deve ser horizontal; 2 - O eixo tico deve ser normal ao eixo de rotao da luneta; 3 - O eixo de rotao da luneta deve ser ou normal ao eixo principal, ou horizontal; 4 - O eixo tico deve ser horizontal, quando estiver centrada a bolha do nvel fixado ao limbo vertical. 6.4. Retificao de teodolitos Existem procedimentos que podem ser realizados a campo que podem diminuir ou eliminar os erros citados anteriormente. 1 - Horizontalidade do prato do limbo: para realizar a retificao deve-se seguir os seguintes passos:
1 Passo: instala-se o teodolito no trip; 2 Passo: gira-se o prato do limbo at que cada eixo do nvel de bolha seja paralelo a um par de parafusos calantes opostos; 3 Passo: centra-se pelos parafusos calantes as bolhas dos dois nveis; d-se uma rotao ao limbo de 108 em torno de seu prprio eixo; 4 Passo: nota-se de quando as bolhas se afastaram dos respectivos centros, da introduz-se nos orifcios dos parafusos cabrestantes dos nveis, pinos de retificao, trazendo os centros das bolhas para a frente ou para trs da metade do deslocamento havido; 5 Passo: nivela-se novamente e repete-se a operao at que em qualquer posio do limbo, os nveis estejam bem centrados.

Aps esta verificao o eixo principal do teodolito, se torna vertical. 2 - Perpendicularismo do eixo tico sobre o eixo de rotao da luneta:
1 Passo: instala-se o teodolito em um ponto central M, em um terreno aproximadamente plano; 2 Passo: visa-se a 100 ou 150m um ponto A bem definido; 3 Passo: gira-se a luneta em torno do seu prprio eixo (d-se um tombo) e marca-se um ponto B a mesma distncia e elevao de A; 4 Passo: com a luneta invertida, d-se uma rotao no limbo de 180 e procura-se visar novamente o ponto A; 5 Passo: gira-se novamente a luneta, trazendo posio normal e marca-se um ponto C;

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

30

C;

6 Passo: marca-se um novo potro E a um quarto da distncia de B a

7 Passo: com o auxlio dos parafusos horizontais de deslocamento do fio vertical do retculo, faz-se a coincidncia do mesmo com o ponto E; Novamente visa-se A e repete-se a operao at que ambos os pontos B e C coincidam com D, ocasio em que haver perpendicularismo desejado.
B

180 2
M 4 M1 E

A M'

M E'

180 2
Correo C

3 - Horizontalidade do eixo de rotao da luneta:


1 Passo: instala-se o teodolito prximo a um ponto elevado e visa-se, assim, um ponto A; 2 Passo: projeta-se com a luneta esse ponto num outro, B, prximo, em frente ao instrumento; 3 Passo: gira-se horizontalmente o instrumento de 180 e inverte-se a luneta (tombo); 4 Passo: com a luneta na posio invertida, procura-se visar novamente o ponto B; 5 Passo: eleva-se a luneta e toma-se nota de um outro ponto C (se o instrumento estiver desretificado); 6 Passo: levanta-se ou abaixa-se um dos munhes da luneta, com o respectivo parafuso de correo, at que o cruzamento dos fios passe por D, ponto mdio entre A e C.
C D A

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

31

4 - Paralelismo e horizontalidade dos eixos do nvel de bolha e ptico da luneta: Para a retificao do equipamento quanto a estes itens, lana-se mo do mtodo dos quatro pontos:
1 Passo: verifica-se se o nvel de bolha solidrio com a luneta est retificado, caso contrrio procede-se do mesmo modo como dado na 1 retificao, para ajusta-lo convenientemente; 2 Passo: crava-se quatro estacas A, B, C e D, em linha reta e eqidistantes, de 25 ou de 50 metros; 3 Passo: instala-se o equipamento no ponto A e centra-se o nvel de bolha; faz-se numa rgua ou mira instalada em B e C as leituras R1 e R2 respectivamente; 4 Passo: muda-se o teodolito para o ponto D; centrando a bolha do nvel, faz-se na rgua ou mira em C uma nova leitura R3;

Pelo paralelismo, obtm-se: R1 R4 = R2 R3 e desta relao, o valor da incgnita R4:


R4 = R1 + R3 R2

que o valor exato da leitura que deve ser feita na mira levada para C. Se a leitura feita em C for diferente de R4, com a agulha ou pino de retificao modifica-se a posio do fio nivelador ou horizontal do retculo at conseguir essa leitura. Repete-se a operao para verificar as leituras anteriores;
5 Passo: por fim verifica-se se o zero do crculo vertical coincide com o ndice do respectivo vernier, caso contrrio, ajusta-se o vernier, deslocando-o levemente pelos parafusos que o prendem armao do limbo vertical.
R 1-R 4 R2-R3

R1 R4

R2 R3

6.5. Leitura de ngulos simples e duplo Para realizar-se a leitura de ngulos simples, segue-se os seguintes passos:

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

32

1 Passo instalao do equipamento; 2 Passo zera-se o equipamento e prende-se o movimento do limbo; 3 Passo colima-se o fio de colimador da luneta com a primeira baliza e prende-se o parafuso de fixao. Nota-se que a leitura dos ngulos na maioria dos equipamentos feita da esquerda para a direita, portanto devese visar sempre a baliza da esquerda primeiramente; 4 Passo com o parafuso de aproximao colima-se exatamente o fio colimador com a baliza e solta-se o movimento do limbo; 5 Passo solta-se o parafuso de fixao e procede-se a colimao da segunda baliza, utilizando-se os parafusos de fixao e aproximao; 6 Passo realiza-se a leitura do ngulo horizontal.

Para que se possa ter uma maior confiana na leitura dos ngulos ou se deseja obter uma maior aproximao, realiza-se a leitura de ngulos duplos da seguinte forma: procede-se os 6 passos para a leitura do ngulo simples.
7 Passo - Aps a leitura do ngulo simples prende-se o movimento horizontal do limbo e solta-se o parafuso de fixao do movimento geral do equipamento; 8 Passo colima-se novamente a baliza inicial como repete-se o realizado nos passos 3, 4, 5 e 6 e calcula-se o ngulo atravs da expresso utilizada nos teodolitos repetidores, GRUPO 2.

6.6. Erros nas medidas angulares e suas correes Em muitos casos existem alguns erros residuais que podem ser determinados atravs de testes, e eliminados atravs de clculos, sem a necessidade de retificao do equipamento. Os erros residuais so:
1) Erro de colimao do eixo ptico

Este erro se verifica quando a linha de colimao, no perpendicular ao eixo transverso ou de rotao da luneta, formando os ngulos 90 + c e 90 - c. Para verificar se existe esse tipo de erro realiza-se o seguinte procedimento:
1 Passo: instala-se o equipamento a aproximadamente 100m de uma parede, onde se pendura um fio de prumo;

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Topografia I - Agronomia

33

2 Passo: colima-se o fio colimador do equipamento com o fio de prumo e zera-se o limbo horizontal do teodolito; 3 Passo: d-se um tombo na luneta, solta-se o limbo horizontal e d-se um giro de 180 no equipamento;

Se o equipamento no possuir erro de colimao, o fio colimador coincidir com o fio de prumo, caso contrrio realiza-se o passo 4.
4 Passo: com o parafuso de aproximao, colima-se o fio colimador com o fio de prumo e anota-se o ngulo.

O erro de colimao, c, ser dado pela expresso: c = O erro de colimao projetado dado por: c' =

leitura ; 2

c = c * sen , isto cos significa que o erro projetado c sempre maior que o prprio erro de colimao c e igual a ele para =0.
2) Erro de inclinao do eixo secundrio ou de rotao da luneta

Este erro aumenta a medida que se aumenta ou diminui o ngulo (vertical). Este erro pode ser eliminado utilizando-se o ngulo =0, existindo assim apenas a possibilidade da existncia do erro de colimao, pois:

i' = i * tg .
3) Erro de verticalidade do eixo principal

v' = v * sen * tg

Prof. Adriano Luis Schnemann - 2007

Vous aimerez peut-être aussi