Vous êtes sur la page 1sur 19

PLANTAS MEDICINAIS INDGENAS: USOS-SABERES-SENTIDOS

ORGANIZADORES:

ANA LUISA TEIXEIRA DE MENEZES JOS MENDES FONTELES FILHO

Governo do Estado do Cear Cid Ferreira Gomes Governador Secretaria do Planejamento e Gesto SEPLAG Antnio Eduardo Diogo de Siqueira Filho Instituto de Pesquisa e Estratgia Econmica do Cear IPECE Flvio Ataliba Flexa Daltro Barreto - Diretor Geral Coordenao do Projeto: Eveline Barbosa Silva Carvalho Raquel Neiva Santos Dbora Varela Magalhes Textos: Professores e lideranas indgenas dos Povos Trememb de Almofala, Pitaguary, Tapeba, Kanind, Jenipapo-Kanind e Anac Fotograa: Mauricio Albano Projeto Graco e Capa: Daniel Diaz Parcerias: Povos indgenas Trememb de Almofala, Pitaguary, Tapeba, Kanind, Jenipapo-Kanind e Anac Curso de Magistrio Indgena Trememb Superior MITS Curso de Magistrio Indgena Superior Intercultural dos Povos Pitaguary, Tapeba, Kanind, Jenipapo-Kanind e Anac MISI-PITAKAJ Universidade Federal do Cear UFC Fortaleza, abril de 2011.

APRESENTAO
Esta publicao uma expresso da coragem e da resistncia, uma pequena sntese da riqueza e da sabedoria cultivada entre os povos indgenas no Cear. A apresentao da temtica das plantas medicinais exige de ns um compromisso com a natureza e com a espiritualidade indgena. Com o conhecimento das plantas, surge tambm uma sensibilidade. A escolha das etnias aqui apresentadas se deu em funo do recorte inicial desta pesquisa, qual seja os cursos de formao superior de professores indgenas organizados pela Universidade Federal do Cear UFC, e que atendem a seis etnias: Trememb de Almofala, Pitaguary, Tapeba, Kanind, Jenipapo-Kanind e Anac. Limites de recursos e de tempo, infelizmente, limitaram, por ora, nossa inteno de ir ao encontro de todas as etnias. Este trabalho reconhecidamente inicial um convite para entrar em novos-velhos mundos com respeito e com a humildade de quem deseja aprender. Ao mergulharmos nesse conhecimento das plantas medicinais, descobrimos o quanto existe de vitalidade, de esperana e de ao dos indgenas. preciso que tenhamos um pouco mais de tempo para viver os segredos sem querer desvend-los todos de uma s vez. preciso ter pacincia, e reaprender com os indgenas os usos, saberes e sentidos das plantas medicinais.
Dra. Ana Luisa Teixeira de Menezes (UNISC) luisa@unisc.br Programa de Mestrado em Educao Dr. Jos Mendes Fonteles Filho (UFC) fonteles@ufc.br Coord. MITS

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) Plantas medicinais indgenas: usos-saberes-sentidos MENEZES, Ana Luisa Teixeira de e FONTELES FILHO, Jos Mendes. Plantas medicinais indgenas: usos-saberes-sentidos. Fortaleza: IPECE, 2011. 36p. ISBN nononononononononoononoononononononononoononononon CDD nonononon

ARRUDA: FOLHA
Usos: Serve para dor-de-mulher. Para banho, para afastar a inveja. Serve tambm para dor-velha, enxaquecas, dor de cabea e clica. Modo-de-fazer: Coloca-se a gua para ferver, coloca-se as folhas dentro e cobre-se, depois bebe.

BABOSA: CAULE
Usos: Serve para gripe, inamao, cncer, gastrite, queimadura, queda de cabelo e cicatrizao. Serve tambm para gripe, cncer, gastrite e queimadura. Modo-de-fazer: Ch: pegue a babosa, junte com a malva, com um a dois copos de gua, passe no liquidicador e faa a garrafada. Depois s tomar. Uso externo: cortar um pedao de babosa e partir ela no meio, enrolar num pano e colocar em cima da inamao.

BOLDO: FOLHAS
Usos: Para comida que faz mal, m digesto e dor-de-barriga. Modo-de-fazer: Pegue folhas de boldo, junte com folhas de ch-de-boi em um recipiente com gua, leve at o fogo e deixe ferver. Depois da fervura, e com uma cor meio amarelada, retire do fogo. Deixe descansar, esfriar. Depois de frio, beba. Tem um gosto amargo, mas d um timo resultado.

CAJUEIRO: CASCAS, FOLHAS, FRUTO


Usos: Serve para anemia, inamao e tosse. Modo-de-fazer: Pegue um caju, ou quantos voc quiser, doce ou azedo, rasgue em vrias partes, esprema o vinho em um recipiente, coloque acar, depois beba.

10

11

CAPIM-SANTO: FOLHAS
Usos: O ch indicado para dor de cabea, calmante e em casos de diabetes. O ch de capim-santo Serve para dor Ela uma planta verde Que usamos com amor.

12

13

CARRAPATO (MAMONA): FOLHA


Uso: Serve para dor de cabea. Modo-de-fazer: Basta amarrar as folhas na cabea com um pano e trocar sempre que as folhas murcharem.

14

15

COLNIA: FOLHA
Uso: Serve para dor no corao. Modo-de-fazer: Pega a folha e coloca para cozinhar. Coloca um pouquinho de acar e toma o ch. A colnia uma calmante Que ajuda o corao Ns usamos a colnia E bebemos em comunho.

16

17

GRAVIOLA: FOLHA, CASCA


Usos: Serve para emagrecer e fortalecer o sangue. Serve tambm para dor nos ossos e dor-de-cabea. Modo-de-fazer: Para emagrecer, faz o ch da folha. Para dores, faz o ch da casca. Depois, bebe.

18

19

IMBURANA-DE-ESPINHO: CASCA
Usos: Serve para diarria, para abrir o apetite e tambm cura ferimentos. Modo-de-fazer: Tira-se a casca, coloca em meio copo dgua ou em um vaso de dgua at car apurada, com a cor avermelhada.

20

21

JUC: BAJA*
Uso: Serve para arrebentadura (pessoas que no podem levantar pesos). Modo-de-fazer: Retira-se a baja* seca do jucazeiro, pisa e faz o p. Coloca um copo dgua para ferver, em seguida coloca meia-colher de p e abafa. Beber ainda morno.
(*) vagem

22

23

MALVA-SANTA: FOLHA
Uso: Serve para vrios tipos de doenas, como inamao. O mel dela serve para gripe. Modo-de-fazer: Coloca para cozinhar, depois deixa esfriar e coloca no p do pote e deixa passar trs dias.

24

25

MASTRUZ, MENTRUZ OU MASTRUO: FOLHA


Usos: Serve para catarro no peito, para quebradura e desmetidura*. Modo-de-fazer: Para catarro, pega-se a folha pisa, ca e depois bebe. Para a desmetidura, pisa-se, espreme, e depois amarra em cima da pancada.
(*) luxao

26

27

MOSTARDA: SEMENTE
Uso: Serve para febre e dor de cabea. Modo-de-fazer: Coloca-se no forno para torrar, depois pisa, ca, coloca na gua fervida e bebe.

28

29

ROM: FRUTO
Usos: Serve para gripe, dor de garganta e inamao. Modo-de-fazer: Coloca no fogo para cozinhar e depois de cozida tira e coloca para esfriar. Depois de esfriar, coloca o acar e coloca no fogo para apurar. Depois de apurar, o mel est feito. Precisamos da rum* Pra curar inamao A rum uma planta Que cura infeco.
(*) rom

30

31

TORM: FOLHA SECA, GUA


Usos: Serve para anemia no sangue e esmorecimento no corpo. Serve ainda para inchao e para emagrecer. Modo-de-fazer: Pega-se a folha seca, cozinha durante 30 minutos, deixa esfriar, depois, sem tirar as folhas de dentro do recipiente, tomar banho. Fazer tambm o ch e beber. O torm uma planta Queremos compartilhar O torm um remdio Para todos ns tomar.

32

33

VASSOURINHA: RAIZ
Uso: Serve para gripe. Modo-de-fazer: Levar ao fogo a raiz da vassourinha com a casca da laranja. Quando ferver, colocar para esfriar, depois colocar uma gema de ovo dentro, misturar e beber.

34

35

A medicina tradicional e os valores quem faz a gente. Se a gente no tiver a nossa em casa temos que ir atrs
Joo Venncio, cacique Trememb

Toda reza tem um segredo, porque se no ela tem, no serve mais. A f ajuda a curar mais rpido. A natureza, ao usar as folhas da planta para rezar, fortalece a pessoa que reza para curar mais rpido. Algumas pessoas podem fazer sua prpria reza. Tudo se liga. Pois tem o momento, o dia e o lugar exato para encontrar e retirar tudo da natureza, as razes, plantas e outros.
Palavra de professores e lideranas indgenas Trememb de Almofala, Pitaguary, Tapeba, Kanind, Jenipapo-Kanind e Anac

Vous aimerez peut-être aussi