Vous êtes sur la page 1sur 4

Cncer raro acomete crianas

Casos so atendidos no Napoleo Laureano; existe registro at de um tipo de tumos que s foi atendido apenas uma vez no Estado. Jornal da Paraba

Equipe do Hospital Laureano recebe e trata crianas com tipos de cncer pouco comuns

Aos 4 anos, a pequena Salmara enfrenta uma rotina desgastante de sesses de quimioterapia. A garota foi diagnosticada no incio de abril com linfoma na regio do bao, aps peregrinar por quase um ms, vindo do municpio de Caf do Vento, no Agreste, por vrios hospitais de Joo Pessoa sem receber o diagnstico correto da doena. O caso da menina e a leucemia so os principais tipos de cncer que afetam a maioria das crianas, segundo informou o diretor clnico do Hospital Napoleo Laureano, localizado em Joo Pessoa, Fernando Carvalho. A leucemia tem um volume maior de pacientes, mas outros tipos de cncer raros tambm podem acontecer. O Hospital Laureano o nico do Estado, na rede do SUS, que trata a oncologia peditrica e a leucemia, destacou o mdico, lembrando ainda que tipos raros de cncer podem surgir nas crianas, como o tumor chamado Neuroectodrmico Melantico da Infncia, registrado no hospital em 2010.

Segundo informaes do mdico patologista do hospital, Alexandre Rolim, a criana diagnosticada com a doena tinha 49 dias e era do sexo feminino. O mdico revelou que o tumor estava localizado no interior da boca do beb e tinha aproximadamente quatro centmetros. Este tumor extremamente raro, com pouqussimos casos relatados na literatura e sendo o nico caso registrado no hospital at hoje. So de difcil diagnstico, incidem principalmente na regio crnio-facial de crianas, e, em cerca de 80% dos casos acometem crianas antes dos seis meses de vida, explicou o patologista, lembrando ainda que a criana em questo passou por cirurgia e recuperou a sade. O mdico alerta ainda que se este tipo de tumor no for diagnosticado rapidamente pode deixar sequelas e oferecer risco de morte para o paciente. Outro tipo de tumor que no muito comum em crianas so os localizados na regio do intestino. Assim como Maria Jos Cavalcanti, me de Salmara, o pequeno Wendelley Silva, de 9 anos, tambm vive um drama. Quem v o sorriso largo do garoto ansioso para andar de bicicleta nem desconfia que ele passou por uma cirurgia na ltima semana para a retirada de um tumor no intestino. Este tipo de cncer tambm no comum na faixa etria do garoto, segundo os mdicos. Para melhorar o atendimento infantil no Napoleo Laureano, Fernando Carvalho revelou que a instituio pretende ampliar os equipamentos da ala infantil e construir uma Unidade de Terapia Intensiva Peditrica, com disponibilidade para seis leitos. Ns queremos inaugurar essa UTI at o final deste ano, para atender tambm os casos mais graves. J temos profissionais capacitados para isso e s faltam os equipamentos, disse. CASOS INCOMUNS EM ADULTOS Alm dos tipos raros de cncer que afetam as crianas, h casos incomuns tambm diagnosticados em adultos, como um tipo de tumor identificado como osteossarcoma. Das cerca de 8 mil consultas realizadas todos os meses no local, pelo menos um paciente sofre deste problema, segundo informou o mdico patologista do hospital, Alexandre Rolim. Um dos ltimos casos foi o de um jovem com 23 anos. Conforme o mdico, o tumor surgiu em uma das pernas do paciente. Segundo o mdico, 50% desse tipo de cncer afeta mais frequentemente os ossos do joelho e ocorre no pblico na faixa etria abaixo dos 20 anos.

Estes tumores geralmente surgem como massas dolorosas de crescimento progressivo que, no raramente, o jovem relaciona o seu surgimento a histria de pancada na perna. So extremamente agressivos com cerca de 10% a 20% dos pacientes apresentando metstase pulmonar ao diagnstico, explicou o mdico. Ainda segundo Alexandre Rolim, esse tipo de tumor tratado com cirurgia e quimioterapia com a cura em cerca de 70% dos casos. Entre as cerca de 8 mil consultas realizadas todos os meses no Hospital Laureano, em pelo menos 10% delas so diagnosticados pacientes com tumores renais. De acordo com o mdico Alexandre Rolim, esse tipo de tumor geralmente maligno e afeta principalmente pessoas acima dos 60 anos. Em cerca de 40% dos casos so descobertos incidentalmente, quando os pacientes realizam exames de imagem da regio abdominal, a exemplo da tomografia computadorizada e ultrassonografia. s vezes, os pacientes referem dor na regio lombar, hematria (urinar sangue) ou massa palpvel. So tumores tratados atravs da extirpao do rim ou de parte dele. Existem mais de 30 subtipos de neoplasias renais, cada um deles com um comportamento e prognstico diferentes. NAPOLEO LAUREANO SE PLANEJA PARA FAZER TRANSPLANTE DE MEDULA Seja do tipo raro ou mais recorrente, como cncer de colo de tero, mama ou prstata, o Hospital Napoleo Laureano conta com trs aparelhos de tecnologia de ponta, adquiridos entre 2011 e 2013, para as dosagens de radioterapia e quimioterapia. Conforme o diretor clnico da instituio, Fernando Carvalho, so atendidas cerca de 200 pacientes por dia em cada mquina. Ns contamos com o que existe de mais moderno para o tratamento de neoplasias malignas. O nosso servio de anatomia patolgica hoje o mais bem equipado da Paraba e talvez at do Nordeste, explicou Fernando Carvalho. Ainda segundo o diretor, o hospital conta ainda com um aparelho de Braquiterapia, adquirido h 8 meses. Com este equipamento, os pacientes recebem os resultados dos exames em at 5 dias. Outra servio importante no hospital a ampliao da equipe mdica especializada em cirurgias de cabea e pescoo. Este ano, a equipe passou de trs para seis profissionais, alm das equipes de fonoaudiologia, psicologia (para pacientes e acompanhantes) e fisioterapia.

Segundo o diretor, o hospital se planeja para realizar transplante de medula e a expectativa que este servio comece a funcionar at 2017. Os pacientes que precisam desse tipo de transplante so preparados aqui, mas so transferidos para hospitais de outros Estados. Temos recursos humanos, equipamentos. Mas , falta o espao fsico para nos adequar e comear fazer os transplantes, disse.

Vous aimerez peut-être aussi