Vous êtes sur la page 1sur 7

Francisca Rosaline Leite Mota*

Doutora em Cincia da Informao pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Cincia da Informao pela UFMG. Docente da UFMG. E-mail: rosalinemota@eci.ufmg.br

1 INTRODUO
tualmente percebemos uma tentativa de redimensionamento das atividades com vistas a uma mudana prtica e, no s terica, na concepo do que seja escola. Novos termos se agregam e hoje escutamos falar de escola plural, escola dinmica, escola viva, nova escola1, etc. Contudo, inobstante a abundncia de tais termos, se faz necessrio a existncia de maior clareza do papel exercido pela escola em nossa sociedade. A biblioteca, quando inserida no contexto escolar, possui como um de seus principais objetivos ser uma ferramenta que auxilie e facilite o processo de ensino-aprendizagem. Faz-se necessrio a existncia de um esforo de interao e cooperao entre professores e bibliotecrios no sentido de proporcionar aos alunos maior qualidade dos servios oferecidos. Fazendo com que, deste modo, os alunos possam v-la como um espao no de cunho educacional formal, rgido e inflexvel, mas, como um espao recreativo, prazeroso e agradvel capaz de estabelecer laos com o real e o imaginrio e, sobretudo, proporcionar uma maior interatividade com a sociedade e com o mundo que os cerca. Neste sentido, o texto apresenta algumas consideraes acerca do que seja a escola enquanto instituio de ensino, enfocando a questo cultural
1

que permeia suas relaes com a sociedade. Aborda ainda a insero da biblioteca no ambiente escolar e a necessidade de que se estabeleam dilogos constantes e permanentes entre professores e bibliotecrios no intuito de desenvolver a competncia informacional de todos os usurios da informao.

2 COMPETNCIA INFORMACIONAL2
2.1 guisa de conceituao
De acordo com Dudziak (2001), o termo Information Literacy3 surgiu pela primeira vez na literatura no relatrio elaborado pelo bibliotecrio Paul Zurkowski (1974) e intitulado The information service environment relationships and priorities. Dudziak (2001) em sua dissertao de mestrado apresenta uma reviso histrico-conceitual do termo, ressaltando como a compreenso do mesmo tornou-se cada vez mais ampla da dcada de 70 at os dias atuais. Bruce (2002) esclarece que a expresso Competncia Informacional originou-se em meio ao surgimento da Sociedade da Informao que se caracteriza pelo rpido crescimento da informao disponibilizada e as mudanas ocasionadas pela
Captulo da autora baseado em dissertao de mestrado intitulada Pronturio Eletrnico do Paciente: estudo do uso feito pela equipe de sade do centro de sade Vista Alegre. 3 O termo Information Literacy traduzido como Competncia Informacional. Por todo o texto ser utilizada a forma traduzida.
2

Termos utilizados na realidade brasileira.

Inf. & Soc.:Est., Joo Pessoa, v.16, n.1, p.121-127, jan./jun. 2006

ponto de vista
121

COMPETNCIA INFORMACIONAL E NECESSIDADE DE INTERAO ENTRE BIBLIOTECRIOS E PROFESSORES NO CONTEXTO ESCOLAR

Francisca Rosaline Leite Mota tecnologia usada no processo de gerao, disseminao, acesso e uso da informao. Dudziak (2001) diz que a Competncia Informacional surgiu no mbito da Biblioteconomia, mas, ainda no existe unanimidade em torno do significado da expresso, sendo tida algumas vezes como sinnimo para educao de usurios. Contudo, Kuhlthau (1997) esclarece que:
As habilidades de uso da biblioteca preparam os estudantes para localizar os materiais numa biblioteca. Informao os prepara para aprender num ambiente rico em informao. A Information Literacy abrange o aprendizado ao longo da vida e a aplicao das habilidades informacionais ao dia a dia. Conheam o mundo da informao e sejam capazes de identificar e manusear fontes potenciais de informao de forma efetiva e eficaz; Avaliem criticamente a informao segundo critrios de relevncia, objetividade, pertinncia, lgica, tica, incorporando as informaes selecionadas ao seu prprio sistema de valores e conhecimentos; Usem e comuniquem a informao, com um propsito especfico, individualmente ou como membro de um grupo, gerando novas informaes e criando novas necessidades informacionais; Considerem as implicaes de suas aes e dos conhecimentos gerados bem como, aspectos ticos, polticos, sociais e econmicos extrapolando para a formao da inteligncia; Sejam aprendizes independentes; Aprendam ao longo da vida.

Bruce (2002) afirma que entender o processo de Competncia Informacional fundamental na sociedade contempornea que se encontra em contnua mudana tecnolgica. E que tal processo no se restringe ao simples uso da tecnologia, mas que vai alm e compreende prticas de informao que repercutem na vida pessoal, social e profissional dos indivduos, independentemente da idade dos mesmos. De acordo a Open University (2003) a Competncia Informacional pode ser entendida como uma habilidade que envolve a possibilidade de usar com sucesso a informao, incluindo a busca por meio de vrias ferramentas (internet, bases de dados, etc.) incluindo nessa anlise a critica das informaes recuperadas. Nesta mesma linha de raciocnio, Dudziak (2001, p.143) aps realizar um intenso trabalho sobre o processo de Competncia Informacional, props a seguinte definio:
[...] o processo contnuo de internalizao dos fundamentos conceituais, atitudinais e de habilidades necessrios compreenso e interao permanente com o universo informacional e sua dinmica, de modo a proporcionar um aprendizado ao longo da vida.

Dudziak (2001) afirma que, que a Competncia Informacional possui como caracterstica a transdisciplinaridade e incorpora um conjunto integrado de habilidades, conhecimentos e valores pessoais e sociais, tendo ainda a caracterstica de se constituir enquanto um processo de aprendizagem contnua que envolve informao, conhecimento e inteligncia e permeia qualquer processo de criao, resoluo de problemas e/ou tomada de decises.

2.2 Abordagens da competncia informacional


De acordo com Dudziak (2001) existem trs abordagens ou concepes da Competncia Informacional: Concepo ou nvel da informao: nfase na tecnologia da informao neste nvel a Competncia Informacional est ligada ao aprendizado voltado s questes de cunho tecnolgico, ou seja, no aprendizado de habilidades de operao e comunicao por meio de computadores, na compreenso do funcionamento de equipamentos (hardware), seus programas (softwares) e aplicaes e ainda a produo, organizao, disseminao e acesso de forma automatizada com vistas a resolver problemas por meio do uso da tecnologia. Para Dudziak (2000) considerar a Competncia Informacional apenas nesse nvel reduzi-la ao simples aprendizado de habilidades e conhecimentos instrumentais, praticamente mecnicos.

Os objetivos da Competncia Informacional segundo Dudziak (2003, p.28-29) consistem em formar indivduos que:
Saibam determinar a natureza e a extenso de sua necessidade de informao como suporte a um processo inteligente de deciso;

122

Inf. & Soc.:Est., Joo Pessoa, v.16, n.1, p.121-127, jan./jun. 2006

Competncia informacional e necessidade de interao entre bibliotecrios e professores no contexto escolar Concepo ou nvel do conhecimento: nfase nos processos cognitivos neste nvel a Competncia Informacional est relacionada ao processo de busca da informao para a construo do conhecimento. Busca-se neste sentido, no s respostas para perguntas, mas, sobretudo, a interpretao e o significado de tais respostas. Assim, os sistemas de informao so examinados maneira como so percebidos pelo indivduo. Concepo ou nvel da inteligncia: nfase no aprendizado no longo da vida nesse nvel os autores estudados por Dudziak, relacionam a Competncia Informacional com o aprendizado, englobando no s conhecimentos e habilidades como tambm a noo de valores atrelada dimenso social do indivduo. Tais valores incluem a tica, a autonomia, responsabilidade, criatividade, pensamento critico, o aprender a aprender. Tudo isto com nfase ao cidado enquanto ser social. Nesta perspectiva, entende-se que o nvel da inteligncia o que corresponde mais fielmente aos objetivos da Competncia Informacional. O ideal trabalhar para que os indivduos consigam chegar a este nvel. Contudo, dependendo da forma como isto trabalhado pelo indivduo e junto ao indivduo, pode-se conviver com sujeitos que se enquadram nos trs nveis acima. A Escola exerce papel fundamental no processo evolutivo de tais nveis. importante atentar para o fato de que o uso da tecnologia, por si s, no resolver todos os problemas ainda existentes e nem muito menos desmistificar esta imagem tida de tais profissionais. A tecnologia um apoio precioso, no entanto, o desenvolvimento do aprendizado ao longo da vida, ou seja, o processo de Competncia Informacional se faz cada vez mais necessrio e, em muitos caso, independe da mesma.
O que os indivduos devem a escola , sobretudo um repertrio de lugarescomuns, no apenas um discurso e uma linguagem comuns, mas tambm terrenos de encontro e acordo, problemas comuns e maneiras comuns de abordar tais problemas comuns. Embora os homens cultivados de uma determinada poca possam discordar a respeito das questes que discutem, pelo menos esto de acordo para discutir certas questes (BOURDIEU, 1982, p.207).

A escola pode ser entendida como uma instituio scio-cultural, organizada e pautada por valores, concepes e expectativas, onde seus membros so vistos como sujeitos histricos, culturais que relacionam suas idias acordando ou contrapondo-se aos demais. E talvez, devido a estas discordncias e consensos que a humanidade realiza grandes descobertas e evolui.

4 BIBLIOTECA ESCOLAR
As bibliotecas de modo geral vm deixando de se constiturem enquanto espaos estticos, fechados e silenciosos, onde as pessoas se enclausuram para realizar seus estudos e leituras, e esto passando a se constituir enquanto espao dinmico, interativo e em permanente construo. A realidade das bibliotecas brasileiras quer sejam universitrias, pblicas e principalmente escolares, considerada preocupante. Ao se abordar a temtica da biblioteca escolar no Brasil, necessrio que, um olhar cuidadoso seja lanado em direo ao contexto scio-econmico, poltico e cultural do pas. Autores como Valentim (2000), Silva (1995) trazem tona vrios problemas, j considerados histricos, que envolvem as bibliotecas escolares na realidade brasileira. Dentre os quais podemos citar: falta de polticas pblicas no sentido de potencializar a criao, manuteno de bibliotecas escolares e contratao de profissionais qualificados para desempenharem as funes que so demandadas por bibliotecas desta natureza. clssico o exemplo de professores que ao serem afastados da sala de aula, por motivos de sade ou at mesmo de relacionamento com seus pares ou alunos, so impelidos a atuar na biblioteca escolar, muitas vezes exercendo o papel de meros vigilantes ou guardies do acervo. Este pode ser considerado como agravante, que faz com que alunos e a 123

3 A ESCOLA
A escola pode ser entendida como um dos principais espaos de integrao cultural, pois, nele que, so estabelecidas vrias relaes entre indivduos e sociedade. Bourdieu (1979) afirma que a maioria das competncias dos indivduos so reconhecidas pelo sistema escolar e que, boa parte das tcnicas empregadas para mensurar tais competncias, so escolares. Assim, a aquisio do capital intelectual do sujeito est diretamente ligada ao nmero de anos passados na escola e aos ttulos adquiridos no decorrer deste perodo. Contudo,

Inf. & Soc.:Est., Joo Pessoa, v.16, n.1, p.121-127, jan./jun. 2006

Francisca Rosaline Leite Mota sociedade passem a ter uma imagem cada vez pior da biblioteca escolar. Algumas iniciativas j se fazem presentes objetivando melhor definir as funes e objetivos da biblioteca escolar e deste modo embasar o debate sobre esta temtica. No manifesto da UNESCO/ IFLA sobre a biblioteca escolar, dito que esta possui como uma de suas funes bsicas proporcionar ao aluno competncias para o aprendizado ao longo de sua vida e ainda contribuir para o desenvolvimento de sua imaginao permitindo que os mesmos adotem postura e conduta de cidados responsveis. No Manifesto so apresentados os principais objetivos da biblioteca escolar: respaldar y realizar los objetivos del proyecto educativo del centro escolar y del plan de estudios; inculcar y fomentar en los nios el hbito y el placer de la lectura, el aprendizaje y la utilizacin de las bibliotecas a lo largo de toda su vida; ofrecer oportunidades para realizar experiencias de creacin y utilizacin de informacin a fin de adquirir conocimientos, comprender, desarrollar la imaginacin y entretenerse; prestar apoyo a todos los alumnos para la adquisicin y aplicacion de capacidades que permitan evaluar y utilizar la informacin, independientemente de su soporte, formato o medio de difusin, teniendo en cuenta la sensibilidad a las formas de comunicacin que existan en la comunidad; facilitar el acceso a los recursos y posibilidades locales, regionales, nacionales y mundiales para que los alumnos tengan contacto con ideas, experiencias y opiniones varias; organizar actividades que estimulen la concienciacin y la sensibilizacin en el plano cultural y social; trabajar con el alumnado, el profesorado, la administracin y las familias para realizar el proyecto educativo del centro escolar; proclamar la idea de que la libertad intelectual y el acceso a la informacin son fundamentales para ejercer la ciudadana y participar en una democracia con eficiencia y responsabilidad; fomentar la lectura y promover los recursos y servicios de la biblioteca escolar dentro y fuera del conjunto de la comunidad escolar. (MANIFESTO, 2004, p. 1). 124 A biblioteca escolar pode ser entendida como sendo uma instituio pertencente ao sistema social que no se caracteriza apenas por disponibilizar documentos ou recursos informacionais on-line e off-line, mas, que tambm uma ferramenta que pode ser utilizada para auxiliar no desenvolvimento do currculo escolar, permitindo o fomento leitura e uma formao, por assim dizer, mais consolidada do indivduo enquanto cidado.

5 BIBLIOTECRIOS E PROFESSORES NO CONTEXTO


ESCOLAR

Segundo Campello (2003) a funo educativa da biblioteca torna-se mais visvel com o aparecimento dos Servios de Referncia e educao de usurios. A autora diz que a partir da dcada de 1960 (quando a biblioteca passou a sofrer influencia das teorias educacionais vigentes, onde o foco passou do ensino centrado no professor para o ensino centrado no aluno) que os bibliotecrios perceberam que podiam contribuir e apoiar s estratgias didticas que estavam em processo de configurao. Ao longo das dcadas seguintes consolidou-se a preocupao por parte dos bibliotecrios de promover a funo pedaggica da biblioteca e colaborar com o processo de ensino-aprendizagem. Esta preocupao possui reflexo at os dias atuais. O grande desafio fazer com que o aprendizado se desenvolva em um ambiente rico em informao. Desafio este que no pode ser enfrentado apenas pelo professor. A figura do bibliotecrio torna-se essencial. Kuhlthau (2002) em seu captulo introdutrio chama ateno para a integrao do programa da biblioteca escolar com as atividades desenvolvidas na sala de aula e enfatiza a necessidade de envolvimento entre professores e bibliotecrios no sentido de garantir o bom andamento do processo de ensino-aprendizagem. Rockwell (2001, p.13) ressalta que
el docente establece puentes entre lo nios y los textos. Maestros y alumnos construyen interpretaciones cruzadas por convenciones escolares e saberes cotidianos, que rinden el texto ms, o menos accesible.

Entende-se que do mesmo modo que o professor estabelece tais pontes entre os alunos e os textos, ele tambm pea fundamental na relao que ser estabelecida entre aluno e biblioteca e isto por que, entre outras coisas, na maioria das vezes,

Inf. & Soc.:Est., Joo Pessoa, v.16, n.1, p.121-127, jan./jun. 2006

Competncia informacional e necessidade de interao entre bibliotecrios e professores no contexto escolar tais textos sero disponibilizados pelas bibliotecas. Para tanto, se faz necessrio que o professor tambm possua ou passe a construir uma trajetria de interao com a biblioteca e o bibliotecrio. As questes da competncia informacional no mbito da educao so emergentes em nosso pas e,
devem estar, portanto, inseridas no planejamento do projeto bibliotecrio da biblioteca escolar, uma vez que constituem interface entre o desenvolvimento da competncia em informao e o aprendizado ao longo da vida, processo que se inicia formalmente com a educao bsica (educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio), ambincia por excelncia das bibliotecas escolares (MACEDO, 2005, p.345).

No Manifesto da UNESCO/IFLA sobre a biblioteca escolar tambm dito que, quando os bibliotecrios e os docentes cooperam entre si, os alunos conseguem alcanar nveis mais altos de conhecimento, leitura, aprendizagem, soluo de problemas e competncias no que diz respeito utilizao de tecnologias da informao e da comunicao. Martinez e Calvi (1994) chamam ateno para a necessidade de uma cumplicidade entre professores e bibliotecrios, no sentido de discutir e propor as autoridades polticas uma agenda concreta e realista de medidas criativas para o desenvolvimento de um ambiente escolar propicio ao desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem. A tarefa poltico-pedaggica da biblioteca escolar ter maior xito com o apoio do professor. Sendo este o principal artfice do processo de aproximao entre o aluno, a leitura e a biblioteca escolar (SILVA, 1995, p.72). O professor pode estimular nos alunos o gosto pela leitura e pela biblioteca quando freqenta a biblioteca escolar e, em parceria com o bibliotecrio busca promover atividades que envolvam as disciplinas contempladas no projeto pedaggico. Kuhlthau (2002) apresenta um programa de atividades que visa desenvolver habilidades para o uso dos recursos informacionais da Biblioteca Escolar. Ressalta que as bases de tal programa devem levar em considerao a capacidade das crianas e jovens para usar os recursos informacionais em cada estgio de seu desenvolvimento cognitivo. Os alunos devem participar ativamente do programa e tanto o professor quanto o bibliotecrio devem dar o suporte e a orientao necessria para o

desenvolvimento das atividades. A criana deve ser preparada para o uso da biblioteca, mas, antes de usar e interagir necessrio conhecer. Maricato (2005) afirma que quanto mais cedo a criana entrar em contato com histrias orais e escritas maiores sero as chances de ela gostar de ler. A realizao de atividades como gincanas, ora do conto, atividades com textos poticos, escolha de textos para leitura e narrao de histrias, desenho, dramatizao, uso de recursos audiovisuais (filmes, documentrios, desenho animado), uso de jogos eletrnicos podem ser consideradas como importantes ferramentas para educar os usurios no uso dos recursos disponveis na Biblioteca Escolar e fomentar o desenvolvimento de habilidades informacionais. Em entrevista concedida a Revista Nova Escola, Perrotti (2006, p.24) diz que a Biblioteca Escolar:
no pode restringir-se a um papel meramente didtico-pedaggico, ou seja, o de dar apoio para o programa dos professores. H um eixo educativo que a biblioteca tem de seguir, mas sua configurao deve extrapolar esse limite, porque o eixo cultural igualmente essencial. Isso significa trazer autores para conversar, discutir livros, formar crculos de leitores, reunir grupos de crianas interessadas num personagem, num autor ou num tema. A biblioteca funciona como uma ponte entre o ambiente escolar e o mundo externo .

Assim, cada vez mais, fica clara a idia de que a interao entre professores e bibliotecrios alm de ser possvel, extremamente necessria ao processo de Competncia Informacional dos educandos e de si mesmos. Pois,
[...] ser capaz de ler no define a literacia no complexo mundo de hoje. O conceito de literacia inclui a literacia informtica, a literacia do consumidor, a literacia da informao e a literacia visual. Por outras palavras, os adultos letrados devem ser capazes de obter e perceber a informao em diferentes suportes. Alm do mais, compreender a chave. Literacia significa ser capaz de perceber bem idias novas para as usar quando necessrias. Literacia significa saber como aprender (STRIPLING, 1992, p.1).

A necessidade de informao por parte de alunos e professores tem aumentado gradativamente. Da ser imprescindvel a presena 125

Inf. & Soc.:Est., Joo Pessoa, v.16, n.1, p.121-127, jan./jun. 2006

Francisca Rosaline Leite Mota de um profissional qualificado, no caso o bibliotecrio, para dar suporte a busca e recuperao dessas informaes. Fica claro que j no basta buscar e recuperar informaes. cada vez mais urgente e necessrio que tais informaes realmente possuam sentido para os usurios e sejam capazes de lhes proporcionar uma viso clara da sociedade e do mundo no qual esto inseridos. Sabemos que vrios so os fatores que contribuem para o hiato existente na comunicao entre bibliotecrios e professores. Muitas vezes o professor nem sequer faz idia do acervo existente na biblioteca e, isso claro, por n fatores, tais como falta de divulgao por parte dos bibliotecrios, dos produtos e servios oferecidos pela biblioteca; ausncia de profissionais que exigem participao direta no instante da programao das atividades e contedos que sero tratados no decorrer do ano letivo; falta de interesse por parte dos professores, devido ausncia do hbito de ler que uma questo at cultural do pas, entre outras coisas. Compreende-se que a existncia desses empecilhos no deve ser motivo para desnimo e acomodao por parte dos bibliotecrios, bem como dos professores e demais integrantes das instituies escolares. necessrio que o bibliotecrio busque qualificao permanente atravs de cursos, participao em congressos, leitura e outros meios. E isto, no s no campo da Biblioteconomia, mas, sobretudo, na rea com a qual est interagindo. Sabemos, que o currculo de Biblioteconomia no pas ainda no oferece disciplinas especficas que visem formar o bibliotecrio da biblioteca escolar enquanto educador. No entanto, sabemos tambm que tal formao pode ser buscada nas reas de Letras, Pedagogia, Psicologia e outras por meio, por exemplo, da solicitao de disciplinas eletivas ou optativas. No queremos, aqui, transferir a responsabilidade dos cursos de graduao em Biblioteconomia para os estudantes, mas to somente ressaltar que preciso estar atento e disposto, desde a graduao, a enveredar pelos caminhos da educao continuada.

7 CONSIDERAES FINAIS
A biblioteca escolar, por sempre ter enfrentado e ainda continuar enfrentando cruis desafios, constitui-se um espao que deve ser cada vez mais pensado e assistido por parte das autoridades pblicas governamentais. Mas, para tanto, o papel do bibliotecrio reivindicador e consciente da importncia de seu trabalho e do espao da biblioteca escolar essencial. S assim ele poder ter argumentos validos e consolidados no momento de suas proposies e reivindicaes. O professor precisa ter uma viso clara das possibilidades de utilizao e da importncia dos produtos e servios oferecidos pelas bibliotecas escolares. Especialmente na realidade brasileira, se faz necessrio que haja um processo de comunicao cada vez mais ativo entre professores e bibliotecrios, onde os mesmos possam apresentar e discutir as melhores formas de sanar suas necessidades e anseios e, conseqentemente, alcanar seus objetivos. Desta forma, a imagem da biblioteca escolar passar de simples depsito de livros e outros materiais a de um espao dinmico e transformador da realidade scio-cultural de seus usurios. Por fim, acreditamos que,
Ensino e biblioteca so instrumentos complementares [...], ensino e biblioteca no se excluem, completam-se. Uma escola sem biblioteca um instrumento imperfeito. A biblioteca sem ensino, ou seja, sem a tentativa de estimular, coordenar e organizar a leitura, ser, por seu lado, instrumento vago e incerto (LOURENO FILHO, 1994 apud SILVA, 1995, p.66).

INFORMATION LITERACY AND THE NEED OF INTERACTION BETWEEN LIBRARIANS AND TEACHERS IN THE SCHOOL GROUND

Artigo recebido em 14.03.2006 e aceito para publicao em 21.06.2006


126 Inf. & Soc.:Est., Joo Pessoa, v.16, n.1, p.121-127, jan./jun. 2006

Competncia informacional e necessidade de interao entre bibliotecrios e professores no contexto escolar

REFERNCIAS
ARAJO, Ulisses F. Escola, democracia e a construo de personalidades morais. Educ. Pesqui., jul./dez. 2000, v.26, n.2, p.91-107. BOURDIEU, P. La distinction: critique sociale du jugement. Paris: Les Editions Minuit, 1979. CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competncia informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci. Inf., Braslia, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. CAMPELLO, Bernadete; ABREU, Vera Lcia Furst Gonalves. Competncia informacional e formao do bibliotecrio. Perspect. Cinc. Inf . , Belo Horizonte,v.10 n.2, p. 178-193,jul./dez. 2005. DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information Literacy: princpios, filosofia e prtica. Ci. Inf., Braslia, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003 DUDZIAK, Elisabeth Adriana . A information Literacy e o papel educacional das bibliotecas. So Paulo: Escola de Comunicao e Artes da Universidade de So Paulo ECA/USP, 2001. (Dissertao de mestrado). KUHLTHAU, C. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental . Trad. e Adapt. por Bernadete Campello dos Santos et al. Belo Horizonte: Autntica, 2002. MANIFESTO UNESCO/IFLA sobre la biblioteca <http:// escolar. Disponvel em: nutabe.udea.edu.co/~andrear/ Manifiesto%20Unesco%20BibEscolares.htm> Acesso em: 20 abr.2004. MARICATO, A. O prazer da leitura se ensina. Revista Criana. Braslia: Ministrio da Educao, setembro de 2005. p. 18-26. MACEDO, Neusa Dias de. (Org.). Biblioteca escolar brasileira: da memria profissional a um frum virtual. So Paulo: Senac; Conselho Regional de Biblioteconomia 8 Regio, 2005. MARTELETO, R. M. Cultura, educao e campo social: discursos e prticas de informao. Rio de Janeiro: UFRJ/IBICT, 1992. (Tese de Doutorado).

MARTINEZ, L.; CALVI, G. Biblioteca & escola criativa: estratgias para uma gerncia renovadora das bibliotecas publicas e escolares. Petrpolis: Autores e Agentes Associados, 1994. MENIN, Maria Suzana De Stefano. Valores na escola. Educ. Pesqui., jan./jun. 2002, v.28, n.1, p.91100. MODELO flexvel para um sistema nacional de bibliotecas escolares. Braslia: Comisso Brasileira de Bibliotecas Pblicas e Escolares/ FEBAB, 1985. MOTA, F.R.L. Bibliotecrios e professores no contexto da biblioteca escolar: uma interao possvel e necessria. In: SEMINRIO BIBLIOTECA ESCOLAR ESPAO DE AO PEDAGGICA, 2, Belo Horizonte, 2004. Anais... Belo Horizonte, 2004. ROCKWELL, Elsie. Reading as a cultural practice: concepts for the study of schoolbooks. Educ Pesq. jan./jun. 2001, v.27, n.1, p.11-26. OPEN UNIVERSITY. Information Literacy (2003). Glossary of information terms. Milton Keynes: Open University. Disponvel em: <http:// library.open.ac.uk/help/helpsheets/ intglossary.html#I>. Acesso em: 22 maio 2005. PERROTTI, E. Biblioteca no depsito de livros. Revista Nova Escola. So Paulo: Editora Abril, junho/julho 2006, p.24-26. SILVA, W. C. Misria da biblioteca escolar. So Paulo: Cortez, 1995. STRIPLING, Barbara K.; ERIC,1992. CTAP Information Literacy Guidelines K-12. Disponvel em: <http://ctap.fcoe.k12.ca.us/ctap/Info.Lit/ Guidelines.html>. Acesso em: 22 maio 2005. VIEIRA, Carlos Eduardo. Cultura e formao humana no pensamento de Antonio Gramsci. Educ. Pesqui. jan./jun. 1999, v.25, n.1, p.51-66. WEHMEYER, L. B. The school librarian as educator. Colorado: Libraries Unlimeted, Inc., 1976. ZURKOWSKI, P. G . Information services environment relationships and priorities . Washington D.C. : National Commission on Libraries, 1974.

Inf. & Soc.:Est., Joo Pessoa, v.16, n.1, p.121-127, jan./jun. 2006

127

Vous aimerez peut-être aussi