Vous êtes sur la page 1sur 4

Programa de Ps-Graduao em Comunicao da Universidade Federal de Gois Disciplina: Teoria da Comunicao Aula 2, Texto 2 17 de maro de 2014

Professora: TEMER, Ana Carolina Rocha Pessa Mestrando: Joo Damasio da Silva Neto. Referncia: FRANA, Vera Veiga. O objeto da comunicao / A comunicao como objeto. In: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANA, Vera Veiga (orgs.). Teorias da comunicao: Conceitos, escolas e tendncias. Petrpolis: Vozes, 2001. p. 39-60.

1. O que a comunicao? Um campo cientfico se define pelo seu objeto, qual o da comunicao? o Dimenso emprica: primeira impresso / senso comum; o Os objetos do mundo so recortados por nosso olhar e nossa compreenso; o Ex. no estudo de uma mdia (TV): Aparelho, mensagem, gnero, cultura profissional, rotinas, usos, influncias, contexto que criou, contexto criado, com relao a outras mdias, modificaes, tudo em conjunto etc. Comunicao no o mesmo que Meios de Comunicao; o Nos perodos anteriores realidade meditica, os homens sempre se comunicaram. Comunicao: processo social bsico de produo e partilhamento do sentido atravs da materializao de formas simblicas (p. 41); A modernidade no criou, mas problematizou e complexificou o campo; O rtulo comunicao abriga uma forma conceber e conhecer (representar) as diferentes prticas empricas;

2. O objeto e o conhecimento Senso comum e cincia: o O conhecimento (cientfico) produz modelos de apreenso do objeto; o A comunicao abarca um conhecimento intuitivo e experimentado; o Tenso que precisa de equilbrio: deixar falar o objeto versus apreender o mundo atravs de esquemas j conhecidos;

o A cincia um fenmeno social e histrico, sujeito a condicionamentos e influncias, como ideologia e poder (p. 44). Teoria e prtica: o Cincia: permanente autocrtica de mtodos e resultados; o Realidade: partida e retorno de toda reflexo; o Duplo movimento entre cincia e prtica: Conhecer no apenas re-conhecer a prtica, mas antecip-la, revesti-la de sentidos, projet-la, isto , abrir o ato para seu significado cultural (p. 46). E na comunicao, como se d este movimento? o Este movimento ajuda a entender porque os estudos nesse domnio so recentes; o A modernidade levantou problemas de uma prtica at ento natural (naturalizada) o uso da palavra; A palavra na idade mdia vinha pronta dos locutores autorizados.

3. O surgimento e as dificuldades da teoria Teoria: corpo organizado de ideias sobre a realidade ou um de seus aspectos; Obstculos para sistematizar as teorias da comunicao relacionam-se natureza do objeto, ao conflito terico-prtico e ao tratamento conceitual; Dificuldades: o Dinmica invertida: ao contrrio das cincias sociais que intervieram no domnio de uma totalidade, as teorias da comunicao vieram quase que a reboque, complementando a formao tcnica e abrindo-a para sua dimenso humanista e social(p. 48); Natureza instrumental da demanda: funo poltica, econmica e social; A crtica grande ligao com a prtica acaba causando isolamento intelectual; o Extenso e diversidade da dimenso emprica da comunicao; o Constante mutao das prticas; o Heterogeneidade dos aportes tericos e metodolgicos enriquece e dificulta os olhares;

o Forte tendncia aos modismos: no alcana necessrio aprofundamento. Comunicao como disciplina: o Precisaria de uma tradio de trabalho (objeto prprio e mtodos especficos de abordagem), mas no possui; o No correto dizer que os estudos de comunicao esto espalhados em vrios campos; o H razovel estoque de estudos gerando espao interdisciplinar (condio transitria at que surja um domnio novo).

4. Primeiros estudos da comunicao: breve panorama histrico Gregos: arte do discurso; Sc. XX: estudos sobre os meios de comunicao; Demanda social: novos meios e melhoria utilitria na consecuo de projetos; EUA: 1930, meios e seus efeitos, manipulao ideolgica, domnio de tcnicas, persuaso; o Escolas de Chicago e Palo Alto ficaram apartados da teoria da comunicao durante algum tempo. A poca era voltada para o conhecimento e a obteno de efeitos. Europa: 1920-1930; o Escola de Frankfurt, crtica mercantilizao da cultura e manipulao ideolgica pelos meios de massa; o Frana - anlises morfolgicas de jornais (Kayser), estruturalismo, cultura de massa e semiologia; o Inglaterra produo cultural na socidade contempornea. Amrica Latina segue EUA at 1970, quando sentimento crtico, antiimperialista envolve intelectuais de formao marxista teoria da dependncia, proposio da comunicao horizontal e democratizao dos meios. A constituio da teoria da comunicao tambm um processo histrico e reflete a experincia e as tendncias da vida social (p. 57).

5. As diversas correntes de estudo da comunicao no h como apresentar de forma orgnica e estruturada um quadro que fragmentado e descontnuo (p. 58).

Mas em cada poca tenta-se um tipo de critrio: o Quando direita x esquerda, separou-se em pesquisa administrativa e perspectiva crtica; o Desenho disciplinas (sociologia da com., psicologia da com. etc); o Correntes de pensamento (funcionalista, marxista, estruturalista etc); o Base geogrfica, que rotulava sem unidade real; o Identificar escolas, atenta s tradies, mas deixa de fora alternativas.

Roteirizar uma apresentao dos estudos em comunicao complexo, supe escolhas que indicam perspectiva, ou seja, sempre interpretao.

Vous aimerez peut-être aussi