Vous êtes sur la page 1sur 71

Tecnologia dos Materiais

Professora Denise Tallarico

Professora Denise Tallarico

Tecnologia dos Materiais

Professora Denise Tallarico

Apresentao da disciplina:
Tera
Ligaes qumicas/foras intermoleculares; Estrutura atmica e Estrutura cristalina; Imperfeio nos slidos; Metais e suas propriedades: Metais e ligas metlicas. Propriedades, Aplicaes e processamento de ligas metlicas. Ligas e suas tecnologias associadas s aplicaes industriais; Polmeros: Estrutura, composio, caractersticas. Aplicaes e processamento. Tecnologias associadas s aplicaes industriais; Cermicas: Composio, estrutura e propriedades. Aplicaes e processamento. Tecnologias associadas s aplicaes industriais.

Bibliografia
CALLISTER JR., W. D. Cincia e Engenharia de Materiais: Uma Introduo. 8ed. Ed. LTC. NEWELL J. Fundamentos da Moderna Engenharia e Cincia dos Materiais. 1ed. Ed. LTC.

SHACKELFORD, J. F. Cincia dos Materiais. 6 ed. Ed. Pearson. VAN VLACK, L. W. Princpios de Cincia dos Materiais. Ed. Blucher.

Apresentao da disciplina:
Tera

Critrios de avaliao: 1 prova regimental (5) 1 prova parcial (2) Exerccios valendo nota feitos em sala de aula (1) Apresentao de seminrio (2) Listas de exerccios

Aprovao: Nota final 6,0 e frequncia 75% - Aulas de reviso antes das provas

A histria dos materiais se confunde com a prpria histria da idias e das civilizaes, servindo como registro cultural que mostra as transformaes intelectuais, sociais e econmicas pelas quais passamos. As denominaes mais populares dadas s antigas eras da civilizao humana foram baseadas nos materiais a partir dos quais as ferramentas e armas da poca eram feitas.

Cobre - estanho

Introduo
Cincia dos materiais faz parte do conhecimento bsico para todas as engenharias. A disciplina de Tecnologia dos Materiais trata do estudo dos materiais e a relao entre as suas propriedades, estrutura, performance, formas de caracterizao e processamento.

Materiais so substncias ( geralmente slidas ) com propriedades que as tornam utilizveis em produtos e dispositivos desenvolvidos pelo homem para preencher suas necessidades fsicas, sociais, estticas, de segurana etc. Os Materiais fazem parte de um conjunto de recursos bsicos da sociedade, como so os alimentos, a energia, a informao e o espao vital.

Processamento
E N G E N H A R I A

Estrutura

Propriedades

Desempenho

Propriedades:
Mecnica Eltrica Trmica Magntica ptica De Deteriorao

Diferentes processamentos diferentes propriedades

xido de alumnio Al2O3

O nmero de materiais cresceu muito nas ltimas dcadas e a tendncia de se proliferarem mais num futuro prximo

Desenvolvimento e aperfeioamento dos mtodos de extrao de materiais da natureza Modificao de materiais naturais Combinao de materiais conhecidos para a formao de novos materiais

Critrios na Seleo de Materiais


Condies de servio; Deteriorao das propriedades durante a operao; Aspectos econmicos (custo).

Materiais:

Metlicos

Cermicos Polimricos

Exemplo do desenvolvimento da Cincia e Engenharia de Materiais

A Evoluo do para-brisas de automveis


Antes de 1919, a maioria dos carros no tinha para-brisa e o motorista ficava vulnervel chuva, lama e pequenos objetos presentes na estrada. Precisava-se de um material que fosse: Transparente; Impermevel gua; Forte o suficiente para resistir a ruptura com impactos menores (pedras de cascalho, granizo, etc); Deveria ser suficientemente barato para no alterar o preo do carro; Deveria resistir a uma variedade de temperaturas.

A Resposta: Vidro
Mas o vidro refratava a luz e distorcia a posio das imagens.

O problema tornou-se to intenso que muitos carros usavam para-brisas divididos para que o motorista pudesse abrir a parte superior para enxergar melhor.

Novos problemas resultam em novas solues


Em 1928, um novo processo reduziu a distoro drasticamente e tambm reduzido o preo do parabrisas.
A soluo foi encontrada por um grupo de cientistas de materiais e engenheiros que combinaram seus conhecimentos sobre a estrutura e as propriedades do vidro com seus conhecimentos de refrao para corrigir o problema.

Um novo problema se desenvolve


Como os carros se tornaram mais comuns, os acidentes tornaram-se os maiores problemas. Aps uma coliso, muitas vezes o vidro estilhaado feria mais o motorista que o impacto. A soluo: vidro de segurana. Finas camadas de filme so colocados entre os painis de vidro fino.

A evoluo continua
Como os carros se tornaram capazes de atingir maiores velocidades, a resistncia do ar tornou-se mais um problema. Janelas Curvas poderiam ajudar, mas o vidro era produzido em folhas planas. Em 1934, os primeiros para-brisas curvos comearam a aparecer, mas demorou at o final da dcada de 1950 para os fabricante produzirem janelas laterais curvadas.

Melhorias modernas
Vidros temperados de segurana fazem com que os para-brisas quebrem em fragmentos lisos. Vidros coloridos ajudam a reduzir o superaquecimento de carros estacionados no sol e o brilho que pode cegar os motoristas momentaneamente.

Um exemplo moderno nibus espacial


Materiais externos devem suportar temperaturas de quase zero absoluto no espao e superiores a 1650 C durante a reentrada. Tijolos pretos de cermica altamente avanada base de slica cobrem a parte de baixo do nibus e so complementados por uma cobertura isolante e uma segunda camada de tijolos brancos (isolantes e leves).

Um exemplo moderno nibus espacial


O nariz e o bordo de ataque das asas sofrem o maior aquecimento durante a reentrada. Compsitos carbono-carbono altamente especializados so usados devido a propriedades nicas de conduzir em uma direo e isolar em outra. O sistema trmico levou anos para se desenvolver e ainda representa um dos maiores desafios do programa de nibus espaciais.

Novos desafios

Tecnologia dos Materiais

Professora Denise Tallarico

CLASSIFICAO DOS MATERIAIS


Metais Classificao tradicional Cermicas Polmeros Compsitos Semicondutores Biomateriais (Mat. Biocompatveis)

CLASSIFICAO DOS MATERIAIS


So geralmente uma combinao de elementos metlicos. Os eltrons no esto ligados a nenhum tomo em particular e por isso so bons condutores de calor e eletricidade No so transparentes luz visvel Tm aparncia lustrosa quando polidos Geralmente so resistentes e deformveis So muito utilizados para aplicaes estruturais

Cincia dos Materiais James F. Shackelford

2008 by Pearson Education

slide 39

Os Metais na Tabela Peridica

CLASSIFICAO DOS MATERIAIS


So geralmente uma combinao de elementos metlicos e nometlicos. Geralmente so xidos, nitretos e carbetos Cimentos, argilas e vidros So geralmente isolantes de calor e eletricidade So mais resistntes altas temperaturas e ambientes severos que metais e polmeros Com relao s propriedades mecnicas as cermicas so duras, porm frgeis Em geral so leves

ALUMINA

As Cermicas na Tabela Peridica

Cincia dos Materiais James F. Shackelford

2008 by Pearson Education

slide 44

CLASSIFICAO DOS MATERIAIS


So geralmente compostos orgnicos baseados em carbono, hidrognio e outros elementos no-metlicos. So constitudos de molculas muito grandes (macro-molculas) Tipicamente, esses materiais apresentam baixa densidade e podem ser extremamente flexveis Materiais polimricos incluem plsticos e borrachas

Os Polmeros na Tabela Peridica

Cincia dos Materiais James F. Shackelford

2008 by Pearson Education

slide 48

CLASSIFICAO DOS MATERIAIS


Materiais compsitos so constitudos de mais de um tipo de material. Os compsitos so desenhados para apresentarem a combinao das melhores caractersticas de cada material constituinte Muitos dos recentes desenvolvimento em materiais envolvem materiais compsitos Um exemplo classico o compsito de matriz polimrica com fibra de vidro. O material compsito apresenta a resistncia da fibra de vidro associado a flexibilidade do polmero

CLASSIFICAO DOS MATERIAIS


Semicondutores

InP

Materiais semicondutores apresentam propriedades eltricas que so intermedirias entre metais e isolantes Alm disso, as caractersticas eltricas so extremamente sensveis presena de pequenas quantidades de impurezas, cuja concentrao pode ser controlada em pequenas regies do material (para formar as junes p-n) Os semicondutores tornaram possvel o advento do circuito integrado que revolucionou as indstrias de eletrnica e computadores Diodos, transistores, circuitos integrados e chip Ex: Si, Ge, GaAs

CLASSIFICAO DOS MATERIAIS


Biomateriais
Biomateriais so empregados em componentes para implantes de partes em seres humanos Esses materiais no devem produzir substncias txicas e devem ser compatveis com o tecido humano (isto , no deve causar rejeio). Metais, cermicos, compsitos e polmeros podem ser usados como biomateriais.

Restaurar forma e funo

2100 anos, egpcios

2500 anos, fencios


dente de boi

- prteses de quadril, - joelhos, - ombro,

- prteses de espinha, - cotovelo, - prteses dentrias,

- pregos, parafusos, porcas e placas

- stents,

Exerccios avaliativos
1- Desenvolva uma lista de propriedades necessrias (pelo menos 4) para cada uma das aplicaes listadas a seguir e decida quo significativo o papel do aspecto econmico na seleo final do material. a) Asfalto para pavimentao de estradas b) Pastilhas de freio para um carro c) Asas de um avio d) Tubulao em uma casa
2- Identifique dois produtos comerciais feitos com cada tipo de material: cermica/polmero/metal e descreva porque a escolha deste material foi a melhor para o produto citado.

Vous aimerez peut-être aussi