Vous êtes sur la page 1sur 46

Resumo da aula n 07 de Direito Constitucional

Direitos sociais esto na CF no artigo 6 ao 11, so os de segunda dimenso, so os que o Estado tem o dever de agir, como sade alimentao, moradia, etc. Direito de nacionalidade: Nacionalidade o vnculo jurdico e poltico de uma pessoa com um Estado. um vinculo poltico na medida em que o cidado pode ajudar a decidir quem ser um presidente de um pas. Existem pessoas sem nacionalidades? Sim. So os chamados aptridas. (heimatlos). Esta situao cada vez mais rara. Ex: se uma pessoa decide ir para os EUA e decide se naturalizar, ao fazer isso ele perde a nacionalidade brasileira. Se aps um tempo os EUA cancela a naturalizao dele ele se torna ento um aptrida. Vale lembrar que a nacionalidade um direito fundamental. Est prevista em tratados internacionais como o famoso pacto de San Jose da Costa Rica (art. 20 do pacto). Segundo esse pacto, no artigo 20, se uma pessoa perde a nacionalidade no pas que est o pas de origem de tem o dever de receb-lo novamente restituindo sua nacionalidade. Povo: o conjunto de nacionais onde quer que estejam. Populao: Conjunto de pessoas dentro de uma determinada localidade. (populao dentro do estado de so Paulo. Pode incluir toda sorte de pessoas que ali estejam independentes de sua origem e nacionalidade.) Nao: conjunto de pessoas ligadas por laos histricos, culturais, etc. Cidado: para o direito constitucional cidado no sinnimo de pessoa, mas sim de pessoa no gozo de seus direitos polticos. Obs: dois tipos de nacionalidades. Nacionalidade originria tambm chamada de primaria. aquela adquirida pelo nascimento. S pode estar prevista na CF. Nacionalidade secundria tambm chamada adquirida. aquela adquirida por um ato posterior de vontade. At 2007 havia trs hipteses de nacionalidade originria no Brasil, hoje temos quatros hipteses. Esta mudana foi dada pela EC 54 de 2007. A nacionalidade secundria pode estar na CF ou em leis infraconstitucional (estatuto do estrangeiro lei 6815 de 1980). possvel MP versando sobre direito de nacionalidade? 1

No. Devido a vedao constitucional estabelecido no artigo 62, pargrafo nico, XIII

Critrios para aquisio da nacionalidade originria: a) Critrio territorial importa o lugar onde a pessoa nasceu. ( Ius Solis) Via de regra este o modele adotado no Continente Americano. b) Critrio de sangue - importa a sua ascendncia. (Ius Sanguines) ter a nacionalidade de seus pais. Via de regra este o critrio adotado na Europa.

Nacionalidade originria no Brasil. Quem brasileiro nato? Quem nasce brasileiro? Quatro hipteses prevista no artigo 12 da CF. a) O nascido em territrio brasileiro. Salvo se de pais estrangeiros, a servio de seu pas. (adotando o critrio territorial). Se nasce o filho de um embaixador aqui no Brasil ele no ser brasileiro. Neste caso ser adotado no o critrio do ius solis e sim o critrio do ius sanguinis. Importa definir o territrio brasileiro: existem dois tipos. O material e o territrio por extenso. O material o solo, subsolo, guas internas, o espao areo e o mar territorial. Qual a largura do mar territorial? 12 milhas nuticas a contar da mar baixa. O territrio por extenso so os navios e aeronaves pblicas onde quer que estejam. Navios e aeronaves privados se estiverem dentro do Brasil ou em alto mar. Se este navio entra em territrio de outro pas passa a ser de outra nacionalidade, caso venha a nascer uma criana. E a embaixada extenso do territrio do pas? No. Apenas por tratados internacionais esta se torna inviolvel, no podendo ser violado por questes de soberania. b) Nascido no estrangeiro de pai brasileiro ou me brasileira se qualquer um deles a servio do Brasil. (adotado o critrio do ius sanguinis neste caso) foi observado o critrio sanguneo mais um critrio funcional, entenda-se que um servio pblico. c) Nascido no estrangeiro de pai brasileiro ou me brasileira, que no esteja a servio do Brasil e que seja registrado em repartio brasileira competente. Registra-se na embaixada ou no consulado. Aplicando-se a lei 6015 de 1973, lei de registros pblicos. O registro deve ser feito no local do nascimento e deve ser feito em at 15 dias. Caso o local seja de difcil acesso esse prazo amplia para trs meses. (emenda constitucional 54).

d) O nascido no estrangeiro filho de pai brasileiro ou me brasileira e que venha a morar no Brasil e opte pela nacionalidade brasileira. Este ato personalssimo e s pode ser feito depois de atingido a maioridade. No pode ser feito por procurao. (emenda constitucional 54).

Quem so os brasileiros naturalizados? Dois tipos: tcita e expressa Houve no Brasil uma naturalizao tcita na constituio de 1891. Naturalizao expressa. Est na CF ou na lei infraconstitucional. A naturalizao um processo administrativo ou judicial? Ela tem uma fase administrativa e uma judicial. Na fase administrativa haver participao do ministro da justia e uma fase judicial com participao do juiz federal. Uma pessoa pode se considerar naturalizado no momento da entrega do certificado pelo juiz federal. Antes disso, a pessoa estrangeira, para todos os fins. Lembrando que um estrangeiro pode ser expulso e extraditado. Casos de naturalizao expressa na constituio: a) Estrangeiros oriundos de pases de lngua portuguesa. Requisitos: residncia por no mnimo um ano e idoneidade moral. b) Estrangeiros de outra nacionalidade, ou seja, no falantes de lngua portuguesa. Requisitos: esto no estatuto do estrangeiro, lei 6815 de 1980. c) Naturalizao quinzenria ou extraordinria. Estrangeiros de qualquer nacionalidade que estejam morando no Brasil a mais de quinze anos e no tenha nenhum tipo de condenao penal e requeiram a naturalizao. Art. 12, II, b. preenchidos estes requisitos a pessoa ter direitos subjetivos a naturalizao, ou seja, no se poder negar a ela a naturalizao. Obs: h ainda outros dois casos de naturalizao previstos no estatuto do estrangeiro. a) A radicao precoce (estrangeiro que tenha vindo a residir no Brasil antes de cinco anos de idade e tenha requerido a naturalidade at dois anos depois de atingir a maioridade). b) concluso de curso superior em estabelecimento nacional de ensino. Art. 115 pargrafo 2. Deve requerer a naturalizao em at um ano depois da formatura. Quase nacionalidade ou equiparao: aplicada aos portugueses residentes no Brasil. Ele tem duas opes: a) se naturalizar (residncia por um ano mais idoneidade moral). Obs: se ele se naturaliza brasileiro ele deixa de ser portugus. b) Pedir a equiparao. Ele ter todos os direitos de um brasileiro naturalizado. Obs: ele continua com todos os direitos portugus. Ele continua sendo portugus. Para que isso ocorra, Portugal deve dar aos brasileiros o mesmo
3

tratamento aos brasileiros. O Brasil exige essa reciprocidade. Atualmente isso acontece. Ser o chamado portugus equiparado.

Quais so as diferenas entre um brasileiro nato e um naturalizado? As diferenas devem estar na constituio federal. O artigo 12 diz que a lei no poder fazer distino entre ambos, somente a constituio. So quatro as diferenas: Propriedade, extradio,funo e cargo. A prova extra fundiu a cabea!! Cargos: cargos privativos de brasileiros natos Presidentes da repblica. Significa dizer que eles no podem ocupar cargos que venham a ocupar a cadeira do presidente. (presidente da repblica, vice-presidente, presidente da cmara, presidente do senado, presidente do STF). Brasileiro naturalizado pode ser senador e deputado? Sim, no pode ser presidente da casa. Oficial das foras armadas , ministro da defesa, diplomata Um brasileiro naturalizado pode ser juiz aqui no Brasil? Sim. Funes: os brasileiros natos tm seis assentos reservados no conselho da repblica. Extradio: remessa de uma pessoa para outro pas para que La ela possa ser processada ou cumpra pena. Caso famoso: o traficante Juan abadia. Questo. Brasileiro nato pode ser extraditado? No, jamais. Ex: os EUA pediram a extradio do traficante Fernandinho Beira Mar, o que foi prontamente negado pelo Brasil. O naturalizado pode ser extraditado em caso de crime anterior a naturalizao, em seu pas ele praticou crimes antes de ser naturalizado. Pode tambm ser extraditado por trfico de drogas. Propriedade: propriedade de empresas jornalsticas, nos termos do artigo 222 da CF o naturalizado s pode ser dono dessas empresas depois de passados dez anos de sua naturalizao.

Perda da nacionalidade. A - Ao para cancelamento da naturalizao. S recai sobre brasileiros naturalizados. Esta ao tramita na justia federal. ajuizada pelo MPF quando houver a prtica de uma atividade nociva ao interesse nacional. Qual o exato momento da perda da nacionalidade brasileira? No momento da sentena transitado e julgado. Ele pode readquirir a nacionalidade? Somente atravs de ao rescisria. B Aquisio voluntria de outra nacionalidade. Vale tanto para brasileiros natos e naturalizados. Qual o exato momento da perda? No o momento da naturalizao. o decreto do presidente brasileiro. Ele pode readquirir atravs de decreto presidencial, desde que residente no Brasil. Previsto na lei 818 de 1949.
4

A Constituio Brasileira prev dois casos de dupla personalidade. Quais so eles? A Aquisio de outra nacionalidade originria. (aquela adquirida pelo nascimento) ex: filho de italiano nascido no Brasil. O Brasil adota o critrio territorial e a Itlia adota o sanguneo. B Quando o pas estrangeiro exige a naturalizao do brasileiro como condio de permanncia no pas ou para exercer algum direito. Ex: acontecido com o jogador Ronaldo, o fenmeno, quando jogava no real Madri, foi exigido que ele se naturalizasse espanhol para continuar jogando no pas.

Deportao, expulso e extradio. Deportao a retirada do estrangeiro aqui se entra ou permanece irregularmente. um ato unilateral. Ex: os africanos que ficaram aqui na poca do pan. Pode ser enviado para o pas de nacionalidade do estrangeiro, para o pas de onde ele veio ou para outro pas que o aceitar. Antes de ser deportado o estrangeiro pode ser preso. Esta priso est prevista no estatuto do estrangeiro. Essa priso depende de ordem judicial. Antes podia ser decretada pelo ministro da justia. Obs: cuidado com a expresso ordem do ministro da justia que est no artigo 61. No Brasil s priso em flagrante e priso de militar pode ocorrer sem ordem judicial. Essa priso do estrangeiro pode durar 60 dias e prorrogveis por mais 60. As despesas da deportao correram por conta do deportado. Caso ele no tenha condio de pagar as despesas, estas ficaro por conta do estado brasileiro. Uma pessoa deportada pode retornar ao Brasil? Pode regressar se pagar as despesas com a deportao.

Expulso: a retirada do estrangeiro que aqui praticou ato atentatrio ao interesse nacional. Nunca ocorrer com brasileiro. um ato unilateral. S acontece contra estrangeiro. A autoridade competente o presidente da republica atravs de decreto. O judicirio no pode apreciar o mrito da expulso, pois tal juzo compete ao presidente. O judicirio poder apreciar apenas a forma da expulso, nunca o mrito. Ex: jornalista norte americano que morava aqui no Brasil e publicou reportagem no jornal americano denegrindo a imagem do presidente Lula. O estrangeiro poder ser preso quando em vais de ser expulso. Cuidado com a autoridade competente para decretar a priso. O artigo 61 ainda fala que o ministro da justia pode decretar. Est errado. Casos de vedao da expulso: A por crime poltico ou de opinio;
5

B tenha cnjuge brasileiro e este casamento tenha ocorrido a pelo menos 05 anos; C quando a pessoa tenha filho brasileiro sob sua guarda e este seja dependente economicamente; Segundo a smula 421 do STF, ter filho brasileiro ou cnjuge brasileiro no impede a extradio. Cuidados para no confundir com a expulso.

Extradio: a remessa de uma pessoa para outro pas para que ali seja processada ou cumpra pena. um ato bilateral, um pas pede e outro concede. Pode acontecer com brasileiro naturalizado e estrangeiro. Existe a extradio ativa e passiva. Ativa aquela que o Brasil pede para outro pas. Caso mais recente foi a extradio do banqueiro Salvator e Catiola ao principado de Mnaco. A passiva quando algum pas pede para o Brasil. Neste mesmo caso a Itlia pediu a extradio para aquele pas. Sobre a extradio ativa no tem regras na lei. Com relao a extradio passiva existe o estatuto do estrangeiro que regula este ato. Depois que o pas pede o STF analisa e por ltimo o presidente da a palavra final. Quem pode ser extraditado? O estrangeiro e o brasileiro naturalizado. possvel a priso da pessoa em vias de ser extraditada. Cuidado com o artigo 81. Apenas o juiz pode decretar essa priso. A extradio se da para onde? O Brasil pode extraditar uma pessoa para pas diferente de sua nacionalidade desde que seja competente para process-la. Exemplo da extradio do traficante colombiano Abadia para o EUA. Na extradio passiva o STF analisa os requisitos legais da extradio. Requisitos mais importantes para extradio: A - No pode ser crime polticos ou de opinio; B - Deve seguir o princpio da dupla tipicidade. Ou seja, deve ser crime aqui e La. Se o ato for tpico em apenas um pas no poder ser extraditado; C - O pas deve ser competente para julgar a pessoa; D Deve existir tratado entre os dois pases ou acordo de reciprocidade. E - No pode estar extinta a punibilidade, segundo a regra de um dos dois pases. O Brasil pode extraditar uma pessoa para cumprir pena de morte? No. O Brasil exige que o pas se comprometa a aplicar uma pena de at 30 anos.

Resumo da aula 08 de Direito Constitucional

Direitos polticos so os direitos destinados a concretizar a soberania popular. Art, 1, cf. A democracia brasileira semidireta. O povo elege seus representantes que toma as suas decises. H alguns casos de democracia direta, ou seja, o povo toma suas decises diretamente, sem intermedirio. Ex: plebiscito. A maioria dos direitos polticos est no artigo 14 da CF. A - plebiscito; B referendo; C - iniciativa popular, D - direito de sufrgio. Plebiscito e referendo. Ambos consistem em consulta popular sobre determinado assunto. Ver o que o povo pensa sobre determinado assunto. Quem convoca esse plebiscito e referendo? So convocados pelo congresso nacional. Art, 49,XV, CF. ocorre atravs de decreto legislativo. Esse decreto legislativo deve ser de iniciativa de um tero de uma das casas. No h previso legal para o presidente ou o povo convocar estes dois institutos. Qual a diferena bsica entre plebiscito e referendo? Plebiscito: Antes pergunta ao povo e depois faz a lei ou ato administrativo. Consulta anterior. Exemplo: dcada de 90, onde foi perguntado sobre a forma de governo.

Referendo: No referendo antes faz a lei ou ato administrativo e depois pergunta ao povo. Exemplo mais recente: o referendo sobre a venda de arma de fogo. No artigo 35 do estatuto proibia a venda de arma de fogo no Brasil, e dizia que este artigo s entraria em vigor depois de consultado o povo. Referendo aconteceu em 23 de outubro de 2005.

Iniciativa popular:

Possibilidade que o povo tem de elaborar um projeto de lei. (essa lei pode ser federal, estadual ou municipal). Feito o projeto de lei e enviado a casa de votao ele obrigado a ser aprovado? O projeto de lei de iniciativa popular no obrigado a ser aprovado pela casa parlamentar. No pode o legislativo rejeitar o projeto por vcio de forma. Pode rejeitar por inconvenincia e incostitucionalidade. A casa no tem prazo para deliberao do projeto de lei de iniciativa popular.

Lei federal a - necessrio um por cento de assinaturas do eleitorado nacional; b - Deve pegar assinatura de pelo menos cinco estados e pegar pelo menos 0,3% dos eleitores daquele estado. C O projeto enviado a cmara dos deputados.

Lei estadual: A CF no diz o nmero de assinaturas necessrias. A constituio estadual quem vai determinar.

Lei municipal: Deve haver assinatura de pelo menos 5% do eleitorado municipal. Art.29,CF.

Ao popular

Pode ser organizada por qualquer cidado; Evitar ou reparar leso ao meio ambiente ou ao patrimnio pblico, a moralidade administrativa. No tem custas, salvo se comprovada m f.

Direito de sufrgio Direito de votar (alistabilidade) e ser votado (elegibilidade). Quais os requisitos para ter direito ao voto, no Brasil?
8

A ser brasileiro ou portugus equiparado. No caso do portugus ele deve optar pelos direitos polticos brasileiros. (no est na constituio, um tratado entre Brasil e Portugal). B alistamento eleitoral para obteno do ttulo eleitoral. C no pode ser conscrito. Obs: o voto obrigatrio para os maiores de dezoito e menores de 70 e facultativo para os maiores de dezesseis anos e menores de dezoito anos. tambm facultativo para os maiores de 70 anos e para os analfabetos. O voto proibido para os estrangeiros, militar conscrito, para os menores de dezesseis anos.

Caractersticas do voto. (as quatro primeiras so clusulas ptreas) A) Direto. Feito sem intermedirios. aquele em que o eleitor escolhe diretamente o seu representante. Existe na CF de 88 a possibilidade de voto indireto. Acontece se o presidente e o vice-presidente deixam o cargo nos ltimos dois anos de mandatos. Neste caso ocorrero eleies indiretas no Congresso Nacional no prazo de 30 dias. Esta regra se aplica tambm aos estados, DF e municpios. B) Secreto: o voto sigiloso, ningum sabe em quem o eleitor votou. C) Universal: todos tm o direito de votar. O voto no Brasil j foi censitrio (s votava quem tinha dinheiro). D) Peridico: de tempos em tempos o eleitor tem o direito de votar. Deve ser mantido um tempo regular. De cinco em cinco, quatro em quatro, etc. E) Personalssimo: no se pode votar por outra pessoa; F) Igualitrio: todo voto tem o mesmo valor. G) Liberdade: s obrigado comparecer as urnas. Como vai ser feito o voto ser livre.

Quais so os requisitos de elegibilidade? A) Nacionalidade brasileira. Com exceo do portugus equiparado, que tambm pode ser votado. B) Estar no pleno gozo dos direitos polticos. C) Alistamento eleitoral. D) O domicilio eleitoral na circunscrio. Domiclio eleitoral no se confunde com domiclio civil. E) Deve ter filiao partidria. No possvel condidatar sem partido poltico. F) Idade mnima. 35 anos para presidente, vice-presidente e senador. 30 anos para governador, vice-governador. 21 anos para prefeitos, vice-prefeitos, deputados, juiz de paz. 18 anos para vereador. Qual o momento das aferies das condies da elegibilidade?
9

No momento do registro da candidatura. Para a idade mnima o que conta a data da posse. Pode uma pessoa ser eleita vereador com 17 anos, desde que no momento da posse ele tenha 18.

Inelegibilidade. Incapacidade de ser votado. Pode ser absoluta ou relativa. Absoluta aquela que vale pra todos os cargos. No pode ser eleito para cargo algum. S a CF pode prever essa inelegibilidade. So os estrangeiros, militar conscrito, analfabeto. A relativa vale para alguns cargos. Alem da CF pode lei complementar prever alguns cargos. No poder legislativo a reeleio pode acontecer indefinidamente. No poder executivo s possvel uma vez. Uma pessoa no pode exercer mais de dois mandatos consecutivos. Quem est no poder legislativo pode se candidatar a outros cargos? Pode sim. No precisa renunciar ao atual mandato. Quem est no poder executivo pode se candidatar a outro cargo, desde que se renuncie ao atual mandato a seis meses antes.

Inelegibilidade pelo parentesco. Os parentes dos membros do legislativo podem se candidatar a qualquer cargo. Alguns parentes dos chefes do executivo no podem se candidatar a cargos dentro da circunscrio do seu parente (cnjuge, companheiro e companheira, parentes at o segundo grau, ou por adoo). A separao judicial durante o mandato no afasta a condio de inelegibilidade. Exceo: se a pessoa j era titular de mandato eletivo poder se candidatar a reeleio.

Inelegibilidade do militar O conscrito no pode se candidatar. Com menos de dez anos de servio tem de se afastar definitivo da atividade. Com mais de dez anos de servio pode se candidatar afastando temporariamente. Se eleito passa para a inatividade.

10

Resumo da aula n 09 de Direito Constitucional


Perda e suspenso dos direitos polticos. (Art. 15, CF). Obs: no existe mais no Brasil a cassao dos direitos polticos como existiu na poca da ditadura. O que temos a perda e a suspenso dos direitos polticos. Tanto na perda quando na suspenso a pessoa pode recuperar os direitos polticos. A perda tem um prazo indeterminado. A suspenso tem um prazo determinado.

Hipteses de perda de direitos polticos (prazo indeterminado). Quais so as trs formas em que uma pessoa perde os seus direitos polticos? A ao para cancelamento da naturalizao; (prevista no artigo 15, 4, CF). se uma pessoa tem sua naturalizao cancelada ele deixa de ser brasileiro e passa a ser estrangeiro e a constituio diz que para votar e ser votado tem de ser brasileiro, nica exceo do portugus naturalizado. Para que ele readquira os direitos polticos deve haver uma ao rescisria mais o alistamento eleitoral. B aquisio voluntria de outra nacionalidade. Via de regra, quem se naturaliza perde a naturalidade originria. Se um brasileiro se naturaliza em outro pas ele deixa de ser brasileiro. Perde o direito poltico. No pode votar e nem ser votado aqui no Brasil. Ele deixa de ser brasileiro no momento do decreto presidencial. Para readquirir seus direitos ele precisar de um decreto presidencial tornando-o novamente um brasileiro e se alistando novamente como eleitor. C escusa de conscincia (art. 5, XVIII). Diante de uma obrigao a todos imposta possvel alegar escusa de conscincia. Caso algum alegue escusa de conscincia ele deve prestar um servio social alternativo. Caso ele no cumpra a prestao do servio alternativo a consequncia ser a perda dos direitos polticos. Pode-se dizer que perda porque no tem prazo determinado para restabelecer o direito. O restabelecimento ocorrer assim que se cumprir a prestao alternativa. Para que ele readquira os seus direitos ele deve cumprir a prestao alternativa.

Hipteses de suspenso dos direitos polticos, previstos no artigo 15, CF. A a incapacidade civil absoluta. (caso de interdio). No ser para sempre e sim o prazo de sua incapacidade. Adquirida novamente a capacidade, retoma os direitos polticos. B condenao por improbidade administrativa (art. 37 4, CF). Improbidade sinnimo de desonestidade. Alem da ao de natureza civil pode haver a ao penal. A ao de improbidade administrativa tem foro privilegiado? No. Ela ser julgado na primeira instncia.
11

Para esse condenado readquirir os direitos polticos ele deve ressarcir os danos causados dentre outros requisitos previstos na lei de improbidade administrativa. C condenao penal transitada em julgado (irrecorrvel). No pode votar nem ser votado. Obs: uma pessoa que foi condenada por sentena condenatria transitada e julgada perde seus direitos polticos enquanto durarem os efeitos da sentena. At que haja a extino do direito de punir do Estado. Art. 15, III, CF. independe da priso do condenado. Ex: uma pessoa que foi condenada no regime aberto, fica com seus direitos polticos caados, ainda que no regime aberto. Outro exemplo a condenao de servios comunidade. Mesmo estando em liberdade, no pode votar e ser votado. Mesmo que ele consiga o sursi (suspenso condicional da pena) perder o direito poltico. Para readquirir os direitos polticos deve entrar com uma ao de reabilitao? No necessrio a ao, basta cumprir a pena ou extinguir a punibilidade, contedo da smula n do TSE. O preso provisrio tem direitos polticos? Pode votar e ser votado? A constituio fala de sentena transitada e julgada. Ela no prev que essa priso implica na suspenso de direitos polticos. Assim analisando pode afirmar que o preso provisrio tem sim direitos polticos. Dessa forma o TSE assim se manifestou: o preso provisrio tem direitos polticos, mas o exerccio depender da estrutura de cada estado, de acordo com as regras do TRE. Resumindo: o preso provisrio tem direitos polticos, sim. A urna vai at a cadeia e no o preso at a urna.

Artigo 16, CF principio da anualidade ou anterioridade eleitoral. As leis que alteram o processo eleitoral, embora entrem em vigor imediatamente, s podero ser aplicadas s eleies que ocorrerem pelo menos um ano depois. Foi feita uma lei que regulou a campanha eleitoral na internet em 2009 que regulou as eleies em 2010 (emenda constitucional de 2010). Importante: o STF entendeu que esse dispositivo clusula ptrea. No se pode fazer uma lei e esta produzir efeitos eleitorais no mesmo ano. Ver caso da emenda constitucional 52 de 2006 que teve o artigo 2 declarado inconstitucional pelo STF. Naquela emenda o congresso tentou promulgar uma lei em 2006 para j valer em 2006.

Art. 17, CF fala da liberdade dos partidos polticos. A liberdade dos partidos polticos limitada. No pode ser contra a soberania nacional, a democracia, no pode ser contra o pluripartidarismo, no pode ser a favor de racismo, indo contra os direitos da pessoa humana.

12

Todo partido poltico deve ter carter nacional, receber ajuda de entidade estrangeira, deve prestar conta justia eleitoral e estar de acordo com a lei. A emenda constitucional de numero 52 deu total liberdade de organizao aos partidos polticos quanto as suas coligaes. Assim pode haver uma coligao de um partido em nvel federal e a nvel estadual e municipal essa coligao ser totalmente diferente.

Ttulo III da CF Organizao do estado artigo 18 ao 36. O Estado pode ser unitrio ou uma federao. O Brasil j foi um Estado unitrio na poca da monarquia. Naquela poca cada provncia tinha um presidente que era nomeado pelo rei, dessa forma tnhamos um comando nico. Na federao temos a unio de vrios estados, formando um Estado maior e mantendo cada estado uma parcela de autonomia. Cada Estado pode legislar, fazer suas prprias leis, criando inclusive suas constituies. Forma de estado e forma de governo: Principais forma de governo: monarquia e repblica. Na monarquia o governante adquire o poder pela sucesso hereditria. O Brasil foi uma monarquia do dia 07 de setembro de 1822 at o dia 15 de novembro de 1889. Na repblica o governante um representante do povo para um mandato determinado. Sistema de governo principal: presidencialismo e parlamentarismo No presidencialismo o chefe de governo o presidente que escolhido pelo povo para um mandato determinado. No parlamentarismo o chefe de governo o primeiro ministro, que escolhido pelo parlamento, e sem mandato determinado, pode ficar por muito tempo. o que acontece na Inglaterra.

No Brasil a forma de estado a federao, a forma de governo a republica, sistema de governo o presidencialismo. Obs: a federao clusula ptrea. A repblica no clusula ptrea expressa na constituio, mas o STF j definiu que a repblica uma clusula ptrea implcita. O sistema de governo presidencialismo no clusula ptrea.

A ideia de federao surgiu nos EUA. Existem dois tipos de federao. Federao por agregao surge quando vrios estados independentes se unem para formar um s pas. A federao por desagregao acontece quando um pas nico se divide em vrios estados com relativa autonomia entre si. o nosso caso, por exemplo. A federao americana uma federao por agregao. Houve um movimento centrpeto. (as unidades caminharam para o centro). As unidades da federao tm
13

maior autonomia. Nos Estados Unidos alguns estados tm pena de morte e outros no tm. A federao brasileira uma federao por desagregao. Houve um movimento centrfugo. As unidades da federao tm menor autonomia. (em matria penal, por exemplo, s a unio pode legislar. O artigo 22 da CF elenca vrios assuntos que so privativos da unio).

Caractersticas da federao: A Descentralizao poltica. B Constituio rgida, dividindo as competncias. Diz sobre qual assunto cada ente pode legislar. A unio vai legislar nos termos do artigo 22, o municpio nos termos do artigo 30 e o estado sobre o artigo 25. O DF legisla sobre a soma da competncia do municpio e o estado. C Guardio da Constituio Federal. No artigo 102 caput, da CF diz que compete ao STF ser o guardio da constituio, o responsvel maior, embora todos os poderes sejam responsveis. D A inexistncia do direito de secesso. (probe a separao do territrio brasileiro). Art. 34, I, CF. E Criao de uma instituio para representar os estados membros, que no caso o Senado Federal, que tem trs senadores cada um.

Princpios fundamentais da repblica federativa do Brasil: Artigo 1 da CF fala dos fundamentos da repblica. Artigo 2 fala das separaes dos poderes. Artigo 3 fala dos objetivos da repblica. Artigo 4 fala dos princpios que regem as relaes internacionais. O artigo primeiro fala do nome de nosso pas, fala que uma democracia, que no de admite a solubilidade das unidades formadoras e a parte mais importante que so os fundamentos da repblica. Fundamento a base principiolgica sobre a qual se assenta a repblica. Os principais fundamentos so: A soberania independncia no plano externo e supremacia no plano interno; B cidadania possibilidade de uma pessoa interferir nas decises polticas do estado; C dignidade da pessoa humana todos devem ser tratados com todo respeito;
14

D valores sociais do trabalho e da livre iniciativa E pluralismo poltico

Artigo 2 fala da separao dos poderes, prev a tripartio dos poderes. A saber: executivo, legislativo e judicirio. O Brasil j teve a quatripartio dos poderes, quando existia alem dos trs poderes existentes havia o poder moderados. O poder moderador era exercido pelo prprio rei. O artigo 3 fala dos objetivos da repblica. A construir uma sociedade livre, justa e solidria; B garantir o desenvolvimento nacional C - erradicar a pobreza e a marginalizao, diminuir as desigualdades sociais e regionais; D - acabar com a discriminao. O artigo 4 fala dos princpios que regem a relao dos Brasil com os demais pases. O artigo 13 fala do idioma e dos smbolos da repblica. O idioma nacional o portugus, mas a CF assegura que os indgenas estudem em suas prprias lnguas. Assegura que todos os documentos oficiais devem serem expressados em portugus. Os smbolos so: o hino, a bandeira nacional, as armas nacionais e o selo nacional.

Vedaes aos entes federativos. Esto contidos no artigo 19 da CF. I - Vedado estabelecer igrejas ou cultos, pode apenas estabelecer parcerias que satisfaa o interesse pblico; II no pode ao ente federativo recusar f aos documentos pblicos; III no pode dar preferncia entre brasileiros de acordo com sua origem.

Resumo da aula n 10 de Direito Constitucional

possvel no Brasil, a criao de novos estados? Sim. Pode ser atravs de fuso, ciso e desmembramento.

15

Na fuso dois estados se juntam para formar um terceiro estado diferente. Na ciso um estado se divide em dois ou mais estados diferentes. No desmembramento parte do estado se desloca para formar um novo estado ou para se juntar a outro estado. No Brasil existe dois tipos de desmembramento. Um deles o desmembramento formao, onde uma parte de um estado se desloca para formar um novo estado. o que aconteceu com o estado do Tocantins. Outra forma de desmembramento a anexao, onde parte de um estado se desmembra de um estado para se anexar a outro estado. A constituio prev estes acontecimentos em seu artigo XVIII. Quais so os requisitos para a formao de um novo estado? Dois requisitos: plebiscito e lei complementar federal. Plebiscito para verificar o interesse da populao daquela regio. Quem convoca esse plebiscito o congresso nacional, nos termos do artigo 49 por meio do decreto legislativo. Feito com iniciativa de 1/3 dos parlamentares de uma das casas. Os territrios federais so entes federativos? No so entes federativos porque integram a unio e no gozam da mesma autonomia dos estados. um pedao de terra administrado pela unio. Hoje eles no existem no Brasil, mas nada impedem que eles sejam criados. No passado eles existiram, como o caso de Fernando de Noronha. A unio pode, por meio de lei complementar, criar regies de desenvolvimento que busquem atender os objetivos da repblica. (reduzir as desigualdades regionais). Artigo 43, CF. possvel, no Brasil, a criao de novos municpios? Sim. Por ciso, fuso, desmembramento. (art. XVIII, 4). Importante observar que na atualidade no existe a lei complementar fixando prazo para a criao de novos municpios. Basta que crie a lei e poder sim criar novos municpios. Quais os requisitos para a criao de um novo municpio? A - Uma lei complementar federal fixando prazo para a criao de novos municpios. B um estudo de viabilidade municipal. C plebiscito com a populao diretamente interessada. D lei estadual criando o municpio novo. Estas regras foram criadas pela emenda constitucional n 15 de 1996. O que significa que de 88 a 96 foram criados inmeros municpios. Os municpios criados a partir de 1996 e as leis estaduais que os criaram so inconstitucionais, disse o STF. Foi criado prazo para o congresso criar a lei complementar legalizando os municpios criados. Quando estava terminando o prazo para a criao da norma o congresso criou a emenda constitucional 57 convalidando os atos de criao de todos os municpios criados de forma irregular.
16

Unio Pessoa jurdica de direito publico criado com a reunio de vrios estados relativamente autnomos. Possui competncia e bens prprios. Os bens da unio esto no artigo 20, CF. Normalmente as terras devolutas pertencem aos estados, no entanto, as terras devolutas mais importantes pertencem unio

Competncia da unio. Dois tipos: legislativa e no legislativa A - Competncia no-legislativa Competncia comum, expressa no artigo 23 da CF. competncia comum porque compete a todos os entes federativos. Cabe a unio, aos estados, aos municpios e ao DF. Competncia exclusiva, no pode ser delegada. Expressa no artigo 21 da CF. declarar guerra, celebrar a paz, emitir moeda, decretar estado de sitio e de defesa, etc. B - Competncia legislativa Competncia privativa (artigo 22, nico, CF) Pode ser delegada Pode ser delegada para os estados, por meio de lei complementar para disciplinar matrias especficas. Competncia concorrente (prevista no Art. 24, CF). A unio faz a lei geral e o estado e o DF faz a lei especfica. Ex: direito tributrio. A unio fez o CTN. A partir dele o estado e o DF fez e faz suas leis especficas. Se a Unio deixa de fazer a lei geral, o Estado poder faz-la (Art. 24, 3, CF) at que sobrevenha a lei geral federal que suspender a lei estadual, no que for contrrio. Obs: no se trata de revogao e sim de suspenso.

Estados membros Atualmente so 26 Estados-membros que possuem uma parcela de autonomia. A - Cada estado tem a capacidade de organizar atravs de sua constituio. (art. 25, caput) B - Cada estado tem a capacidade de autogoverno. (art. 27 e 28, CF). C - capacidade de autoadministrao e autolegislao.

17

Competncia dos Estados Competncia no-legislativa (competncia comum e competncia residual). Competncia residual aquela que no da unio nem do municpio. Competncia legislativa competncia para elaborar sua prpria constituio. A unio pode delegar aos estados matrias especficas. A unio pode fazer a lei geral e o estado fazer a lei especfica. o que diz o artigo 24, 2 e 3). O Estado tem ainda a competncia residual. Bens dos Estados so os elencados no art. 26, CF. No Brasil tem segundo turno nos municpios com mais de 200 mil eleitores. No Brasil temos dois sistemas eleitorais. O majoritrio e o proporcional. O sistema proporcional se aplica a todo o legislativo, exceto aos senadores. No sistema majoritrio naqueles municpios que tem menos de 200 mil eleitores pela maioria simples senadores e prefeitos bastam ter qualquer quantia de votos a mais que o segundo colocado. Pelo sistema proporcional com maioria absoluta o presidente, o governador e os prefeitos nos municpios com mais de 200 mil eleitores precisam de mais da metade dos votos vlidos.

Competncia legislativa e no-legislativa do municpio. Legislativa comum (art. 23, CF) Competncia legislativa expressa (art. 30, CF) Competncia legislativa expressa (art. 30, I e II) assuntos de interesse local e assuntos suplementar da lei federal e estadual. Distrito federal O DF um ente federativo, pois tem a trplice capacidade (auto-organizao atravs da lei orgnica, que feita com votao em dois turnos e com interstcio mnimo de dez dias e com aprovao de dois teros da cmara legislativa do DF). Segundo o STF a lei orgnica do DF tem status de constituio estadual. Ou seja, tem o mesmo tratamento de uma constituio estadual. Portanto se uma lei distrital ferir uma lei orgnica do DF cabe ADI ao TJ do DF. Autogoverno governador e cmara legislativa. Autolegislao e auto-administrao . A autonomia do DF mitigada, a poder judicirio, o MP, a defensoria pblica e as polcias so mantidas pela Unio. O DF no pode ser dividido em municpios. Ele uma mistura de estado com municpio. Ele pode fazer leis de carter estadual e municipal. Ele a somatria das competncias estaduais e municipais. Seu governador e deputados sero eleitos na mesma poca da eleio dos governadores e presidente.
18

Resumo da aula n 11 de Direito Constitucional

Interveno: a retirada da autonomia do ente federativo. Cada ente federativo tem sua parcela de autonomia. A Unio pode intervir nos estados ou no DF retirando essa autonomia. Os estados por sua vez, podem intervir nos municpios. A interveno da unio nos estados ou no DF chamada de interveno federal. A interveno dos estados nos municpios chamada de interveno estadual. Obs: se for decretada uma interveno federal no se pode fazer emenda constitucional. (artigo 60, CF). A unio no intervir diretamente no municpio, salvo uma exceo. Se este fizer parte de territrio federal. Artigos que falam sobre a interveno: 34, 35, 36. O 34 fala das hipteses de cabimento da interveno federal, o 35 fala da interveno estadual e o 36 fala dos procedimentos das intervenes. Interveno federal: quatro etapas. A iniciativa Pode ser decretada de ofcio pelo presidente. Ele deve ouvir o conselho da repblica e o conselho de defesa nacional art. 89 e 90, CF. ele pode faze isso nos termos do artigo 34 da CF. a saber: manter a integridade nacional, repelir invaso estrangeira ou invaso de um estado em outro, pr fim a grave comprometimento a ordem pblica, reorganizar as finanas. O presidente pode ainda decretar a pedido de qualquer dos poderes da unidade da federao. Solicitao do poder judicirio para fazer com que o estado cumpra uma deciso judicial. Pode ainda ser proposta ao de interveno proposta pelo PGR para cumprimento de lei federal. Os princpios sensveis so assim chamados devido ao fato de eles serem to importantes que se violados autorizam a interveno no estado. Esto expressas no artigo 34, VII, CF. a forma republicana e o regime democrtico, leso a direitos da pessoa humana, (caso um estado cause sofrimento alem da dignidade da pessoa humana aos presos, por exemplo). Autonomia municipal, a no prestao de contas por parte do estado. A no aplicao por parte do estado do mnimo necessrio na sade e educao. A ADI interventiva pode ser do presidente, do poder judicirio ou do pgr. B fase judicial
19

A fase judicial s acontece em dois casos. A ao para cumprimento de lei federal B ADI interventiva As duas hipteses so de iniciativa do PGR e do STF. C decreto interventivo Quando o supremo julga procedente a ao de interveno ele manda os autos para o presidente que poder decretar a interveno ou no. Quem decreta sempre o presidente da repblica. O STF no tem esse poder. O presidente poder e no dever. Ele fixa prazo, as condies de execuo da interveno, fixa a amplitude da interveno. A interveno pode ser mais branda ou rdua. Ela pode recair somente sobre o executivo ou pode ser mais rdua, recaindo sobre o executivo e o legislativo. Se decretada a interveno mais rdua ele nomeia um interventor que ir fazer as vezes de executivo e legislativo. D controle poltico Decretada a interveno ser consultado o congresso nacional num prazo de 24 horas. Esse controle poltico no ocorre nas duas aes do PGR. Somente nas outras modalidades de interveno. Caso o congresso no esteja funcionando, esteja em recesso, ser convocado extraordinriamente num prazo de 24 horas.

Interveno estadual. a interveno do Estado no municpio. decretada pelo governador nas hipteses do artigo 35 da CF. a saber: O Estado intervir: I no pagamento de dvida fundada por dois anos sem motivo justo; II no forem prestadas contas devidas na forma da lei; III no tiver sido empregado o mnimo na sade e educao; IV ao ajuizada no TJ pela ADI interventiva estadual. Prevista no art. 35, IV, CF. ADI interventiva federal Art. 34, VII, CF STF PGR Quem decreta Presidente Separao dos poderes:
20

ADI interventiva estadual Art. 35,IV, CF tj PGJ procurador geral de justia Quem decreta - governador

A doutrina usa o termo de separao das funes estatais. Segundo esse entendimento o poder uno, o que separa so as funes. A CF usa o termo separao dos poderes no art. 60,4,III, CF. o pai da tripartio dos poderes o Francs Montesquieu. O Brasil adotou o tripartio dos poderes: executivo, legislativo e o judicirio. (art. 2, CF, quando fala da separao dos poderes). A finalidade da separao dos poderes evitar a concentrao de poder nas mos de uma s pessoa. O monarca era absoluto na CF de 1824. Caractersticas que regem a separao dos poderes: A harmonia Significa que os trs poderes devem ter uma convivncia harmoniosa. Um poder deve respeitar o outro reciprocamente. B independncia Significa que um poder no subordinado ao outro. Eles so independentes um em relao ao outro. C indelegabilidade Significa que um poder, via de regra, no pode delegar sua funo ao outro. Exceo a lei delegada (art. 68, CF). O congresso nacional delega para o presidente atravs de uma resoluo, a possibilidade de fazer uma lei sobre um assunto especfico.

Cada um dos trs poderes exerce uma funo tpica e tambm exerce as outras funes, de forma secundria. (funes atpicas). A funo tpica do legislativo legislar e fiscalizar. Ele eleito para fazer lei. Ele exerce, no entanto funes atpicas. Administrar se prprio corpo de funcionrios. Ele em raras ocasies exerce a funo de julgar. Quem julga o presidente e o vice-presidente da repblica nos crimes de responsabilidades o senado federal. (art. 52, CF). Quem julgou e condenou o ex-presidente Fernando Collor de Melo foi o senado. A funo tpica do poder judicirio julgar, que significa aplicar a lei em casos concretos. O judicirio, no entanto, pode em algumas excees legislar. Isso acontece quando cada tribunal faz o seu regimento interno. Ele pratica aes de administrar quando administra seu corpo de funcionrios. O poder executivo tem como funo principal a administrao. Aplicar bem o dinheiro pblico. Excepcionalmente ele tambm legisla. Isso acontece quando edita a medida provisria prevista no artigo. Medida provisria (MP) ato com fora de lei feito pelo chefe do poder executivo, em caso de relevncia e urgncia e com prazo determinado. Ela no lei, tem apenas fora de lei. Pode ser feita pelo presidente em mbito nacional e pelo governador em mbito estadual. O prefeito pode decretar a medida provisria se estiver prevista na lei orgnica do municpio. feita apenas em caso de

21

relevncia (importncia) e urgncia (pressa). Segundo a constituio o prazo dela de 60 dias que podem ser prorrogadas por mais 60. O executivo tem ainda a funo atpica de julgar. Ele julga os processos administrativos. A deciso do executivo em processos administrativos no faz coisa julgada. No definitiva. Pode-se diante da deciso proferida no executivo questionar o judicirio. Existe um sistema de controles recprocos entre os trs poderes. Esse sistema conhecido como o sistema de freios e contrapesos.

Poder executivo Funo tpica administrar Funo atpica legislar e julga No Brasil o poder executivo presidencialista. A diferena entre o presidencialismo e o parlamentarismo: Presidencialismo: surgiu na constituio de 1787 dos EUA. No Brasil o sistema presidencialista passa a existir na constituio de 1891. O primeiro presidente foi o Marechal Deodoro da Fonseca. O chefe de governo o presidente. Quem escolhe o presidente o povo. O mandato do presidente determinado. Brasil o presidencialista o presidente no pode dissolver o congresso. Parlamentarismo: o parlamentarismo surgiu na Inglaterra. No Brasil o parlamentarismo existiu em duas situaes. Durante o reinado de D. Pedro II persistiu a monarquia parlamentarista. Tambm entre os anos de 1961 e 1963. Com a renncia do presidente Janio Quadros assumiu o vice que desagradava a setores importantes da sociedade. Foi feita emenda a constituio diminuindo o poder do presidente. Passou o Brasil ento a ser um parlamentarismo. O chefe de governo o primeiro ministro. Quem escolhe o primeiro ministro o parlamento. No parlamentarismo o mandato do primeiro ministro indeterminado, depende da maioria no parlamento. O primeiro ministro pode dissolver o parlamento e convocar novas eleies. Quais so os requisitos para ser presidente no Brasil? Deve ser brasileiro nato (art. 12, 3, CF); Tem de estar no gozo de seus direitos polticos; Idade mnima de 35 anos (art. 14, CF); Tem de ser elegvel;

22

No pode ter causa de inelegibilidade; candidato que ficou dois mandatos no poder executivo ou parente do presidente. Para se eleger o presidente necessita maioria absoluta. Mais da metade dos votos vlidos. Votos vlidos so todos os votos excludos os brancos e os nulos. Presidente e vice-presidente so da mesma chapa. Se eleito o presidente elege-se o vice. Como se da a sucesso presidencial? Vagando a presidncia quem assume o vice. Caso o vice no assuma quem ir assumir ser o presidente da cmara. O prximo na linha de sucesso o presidente do STF. Presidente vice presidente da cmara presidente do senado presidente do STF. A substituio do presidente pelo vice pode ser definitiva. A substituio pelo presidente da cmara, senado e STF temporria. Se o presidente e o vice deixam o cargo nos dois primeiros anos teremos eleies diretas no prazo de 90 dias. Se deixarem o cargo nos dois ltimos anos haver eleies indiretas pelo congresso nacional no prazo de 30 dias. O novo presidente eleito vai apenas terminar o mandato de seu antecessor. um mandato tampo. Fatos previstos no artigo 81 da CF.

Resumo da aula n 12 de Direito Constitucional

Quanto tempo um presidente brasileiro pode ficar fora do pas? De acordo com o artigo 83 da CF se o tempo ultrapassar de 15 dias ele precisa de autorizao do Congresso Nacional. Caso ele fique mais que isso sem a autorizao do congresso ele pode perder o cargo. Quais so as atribuies constitucionais do presidente da repblica? Quais so as atribuies do presidente: O presidente representa a chefia de estado e de governo. Como chefe de estado ele representa o pais no exterior. Como chefe de governo ele representa a administrao e a poltica de governo. De acordo com o artigo 84 da CF. I nomear e exonerar ministros. II exercer a chefia da administrao federal. III iniciar o processo legislativo. O presidente pode fazer a PEC, que a proposta de emenda constitucional. Pode fazer projeto de lei ordinria e lei complementar. Ele pode solicitar urgncia na votao de seu projeto de lei. O que significa dizer que est
23

diante de um processo legislativo sumrio. Significa que a cmara ter 45 dias para votar. O senado mais 45 dias e se houve emenda, a cmara ter mais 10 dias para votao. Se o congresso perder esse prazo tranca a pauta. Paralisa as votaes. Nada poder ser votado. como se aquele projeto ficasse em primeiro lugar na fila. Existem alguns projetos que so de iniciativa exclusiva do presidente previstos no artigo 61, 1, CF. como o projeto que fixa ou modifica o efetivo das foras armadas. O projeto de lei que aumenta a remunerao do funcionalismo federal. Caso um parlamentar fao um projeto de lei que seja de competncia exclusiva do presidente ir ter um vcio de iniciativa e mesmo que o presidente venha sancionar o projeto no sanar o vcio. Essa lei ser inconstitucional. S o presidente pode sancionar ou vetar o projeto de lei. Aprovado o projeto de lei pelo congresso nacional vai para o presidente para sanso ou veto. Ele vai sancionar se ele concordar e vetar se ele discordar. A sano do presidente ter de ser feita em 15 dias teis. Caso ele permanea em silncio presume-se que ele sancionou o projeto de lei. O mesmo prazo observado para o veto. Lembrando que o veto deve ser expresso, pois se ele ficar em silncio presume-se sano. Quais so as caractersticas do veto? O veto s pode ser vetado por duas razes: A inconstitucional tambm chamado de veto jurdico. B contrrio ao interesse pblico. Chamado de veto poltico. Obs: o judicirio no pode apreciar as razes do veto do presidente. Exemplo: o pargrafo 4 do artigo 157 do CPP foi vetado pelo presidente lula. La dizia que o juiz que teve contato com provas ilcitas estava impedido de julgar. Alegando que este dispositivo fazia com que os processos demorassem ainda mais o presidente vetou tal dispositivo. O veto deve ser motivado, pode ser total ou parcial. Vetar toda a lei ou vetar parte dela. O presidente no pode vetar apenas algumas palavras, ou seja, veta todo o artigo, pargrafo, alnea ou ento sanciona. Caso ele vetasse apenas algumas palavras poderia mudar totalmente o sentido da lei. O veto necessariamente supressivo. Isso significa que o presidente no pode, no veto, acrescentar nada ao texto. O veto no ser aditivo. Ele apenas corta. O congresso pode tornar vlido um projeto vetado pelo presidente? O veto ainda supervel ou relativo. Significa dizer que o Congresso Nacional pode rejeitar o veto presidencial no prazo de 30 dias e pelo voto secreto da maioria absoluta, em sesso conjunta. Veja que o veto do presidente no definitivo. O congresso tem ainda a capacidade de tornar vlida o projeto de lei. Atento ao sigilo do voto.
24

Obs: no existe sano ou veto na emenda constitucional. No existe, tambm, sano ou veto na resoluo e no decreto legislativo. Tais atos so de competncia do congresso. o caso, por exemplo, do regimento interno do congresso. Quem promulga as leis o presidente. Ele deve fazer isso em at 48 horas. A contagem comea no momento da sano ou da comunicao da rejeio do veto. Caso ele no cumpra esse prazo de 48 horas quem ir dar publicidade ser o presidente do senado. Caso o presidente do senado no o faa tambm, quem o far ser o vice-presidente do senado. Via de regra, quem faz a promulgao o presidente, mas existem algumas excees de promulgaes que no feita pelo presidente. A emenda constitucional feita sua promulgao pelas mesas da cmara e do senado. As resolues, como os regimentos internos, quem promulga o presidente da casa. Os decretos legislativos, nos termos do artigo 49, a promulgao feita pelo presidente do senado. Uma lei depois de promulgada precisa ser publicada. Uma vez publicada no dirio oficial no mais poder ser alegado desconhecimento por parte do cidado. O presidente pode fazer decretos regulamentando as leis. Porem se ele extrapolar de seus limites de regulamentao, o congresso nacional poder suspender esse decreto. Esses projetos, via de regra, no podem ser objetos de ADI, pois no se trata de inconstitucionalidade, mas de ilegalidade. Estado de defesa e estado de stio so estados de emergncias, decretados pelo presidente da repblica, em caso de tumulto institucional e que consistem na suspenso de direitos fundamentais para manuteno da ordem pblica. Os ministros do STF so escolhidos pelo presidente e deve ser aprovado pelo senado (art. 84, XIV, CF). Os ministros do TCU tambm so nomeados pelo presidente (art. 73, CF). Obs: o AGU nomeado pelo presidente e no depende de aprovao do congresso. o homem de confiana do presidente. Quem declara a guerra e celebra a paz o presidente da repblica com aprovao do congresso nacional. Antes de declarar a guerra e celebrar a paz o congresso deve dar seu parecer. Caso o congresso esteja em recesso, o presidente pode declarar ou celebrar e depois consultar o congresso. O presidente tem 60 dias para prestar contas ao congresso das contas pblicas. O prazo a partir da abertura da sesso legislativa. MP um ato com fora de lei feito pelo presidente da repblica, em caso de relevncia e urgncia e com prazo determinado (art. 62, CF). aps a edio ela deve ser submetida aprovao do congresso. Importante lembrar que o governador pode editar
25

MP se houver previso na constituio do estado. O prefeito tambm pode editar MP se houver previso na lei orgnica do municpio. O rol das atribuies presidenciais no taxativo (art. 84, XXVII, CF). As suas atribuies so, em geral, indelegveis. Ou seja, ele no pode repassar essas responsabilidades a outra pessoa (art. 84, pargrafo nico). Existem trs casos em que o presidente pode delegar para o PGR, para o AGU ou para um ministro de estado. Artigo 84, VI em que dispem sobre a administrao pblica. Artigo 84, XII que fala sobre o indulto e comutao de pena. Artigo 84, XXV, primeira parte que fala de prover os cargos pblicos quando vagos. O mesmo inciso fala de extinguir os cargos. A tarefa de extinguir os cargos no pode ser delegada a ningum. Apenas a primeira parte do inciso, que prover o cargo de acordo com a lei.

Quais so as atribuies do vice-presidente? A - Suceder ou substituir o presidente. Suceder vai acontecer quando o cargo de presidente ficou vago definitivo. Substituir quando a sada do presidente temporria. B Participar do conselho da repblica e do conselho de defesa nacional. Esses dois conselhos quase nunca se renem. C - Pode ser convocados pelo presidente para misses especiais (artigo 79, pargrafo nico). D Lei complementar poder fixar novas atribuies do vice-presidente (essa lei no foi editada).

Crimes praticados pelo presidente da repblica. O presidente pode praticar crime comum e crime de responsabilidade. Crime de responsabilidade pode ser entendido como uma infrao poltica (artigo 85, CF). so atos que atentem contra a constituio. Foi com base no art. 84, V, CF que o expresidente Fernando Collor de Melo foi deposto do governo. O crime comum todo aquele que no classificado como crime de responsabilidade. Quem que julga o presidente pelo crime comum e pelo crime de responsabilidade? Pelo crime comum o STF (art. 102, I, b). Para que o STF processe o presidente no crime comum a cmara dos deputados deve autorizar o processo com um quorum mnimo de dois teros. No crime de responsabilidade o senado federal quem julga (art. 52, I, CF). Quem preside a sesso de julgamento no senado o ministro presidente do STF. Tal ato conhecido pela doutrina como impeachment.

26

Caso o presidente seja condenado no STF por crime comum, qual ser a implicao imediata? Perda do cargo e cumprimento de pena. Se ele for condenado pelo congresso por crime de responsabilidade, quais so as consequncias? Perda do cargo e incapacitado para funo pblica por oito anos. O presidente pode ser processado por qualquer tipo de crime comum? No. Durante o mandato, s pode ser processado criminalmente pelos crimes comuns que tiverem vnculos com a funo. Os outros crimes sero processados aps o cumprimento do mandato. Exemplo de crime que pode ser processado. Peculato, prevaricao, etc. Terminado o mandato do presidente, os processos que tramitam no STF por crime comum continuam no tribunal ou vo para a comarca do local onde o crime aconteceu? O processo desce para a comarca onde o crime aconteceu. O que acontece se alguma pessoa pratica um crime em concurso com o presidente, quem julga essa pessoa? A competncia por prerrogativa de funo se comunica ao co-autor, em razo do artigo 77, CPP. Ministros de estados Os ministros de estados so escolhidos livremente pelo presidente (art.84, I, CF). Requisitos para ser ministro de estado: (art. 87, CF). A ser brasileiro. Pode ser nato ou naturalizado, com exceo do ministro da defesa. Os demais ministros podem ser nato ou naturalizado. Inclusive o ministro da justia; B idade mnima de 21 anos; C estar em dias com seus direitos polticos; Atribuies dos ministros de estado. Chefiar os rgos que esto subordinados a ele. E referendar os decretos do presidente. A cada ato que o presidente assina ele no assina sozinho. Sempre um ou mais ministros e outra autoridade assinam com ele.

Quando que um ministro pratica um crime de responsabilidade?

27

De acordo com o artigo 52 ele comete crime de responsabilidade sempre que for convocado pelo presidente para prestar esclarecimento e no comparecer sem justificao. Comete ainda crime se no da informao ou da informao errada ao congresso nacional quando solicitado.

Resumo da aula n 13 de Direito Constitucional

O presidente tem o conselho de defesa e o conselho da repblica. rgos semelhantes podem ser criados no estado e no municpios? Sim. Deve haver previso na constituio estadual e na lei orgnica do municpio. Quem preside o conselho da repblica e o conselho de defesa nacional o presidente. o que diz o artigo 84, XVIII, CF

O Conselho da Repblica composto por: I - Vice-presidente; II - Presidente da cmara dos deputados; III - Presidente do senado; IV - Lideres da maioria e minoria na cmara dos deputados; V - Lideres da maioria e da minoria do senado; VI - Ministro da justia; VII seis cidados brasileiros natos. Quais so as atribuies do conselho da repblica (art. 90, CF)? O presidente deve ouvir o Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional antes de decretar a interveno federal, o estado de defesa (medida regional decretada pelo presidente) e o estado de stio (medida nacional decretada pelo presidente). O conselho pode ser consultado em assuntos que so de relevncia nacional. A manifestao dos Conselhos da Repblica e Nacional no vinculativa, apenas opinativa. O presidente no est obrigado a seguir. apenas uma opinio. Ele pode discordar do conselho recebido. A lei 8041/90 regula o funcionamento do Conselho da Repblica.
28

Caso um membro do conselho no possa comparecer quando convocado o seu substituto imediato comparecer em seu lugar. Exemplo. Se o presidente da cmara no puder comparecer ir o vice-presidente. Os cidados brasileiros natos tero suplentes que podero ser convocados. O ministro de estado pode ser chamado a participar da reunio do conselho quando o assunto em pauta for de seu interesse. Ele, no entanto, no ter direito a voto. O Conselho da Repblica pode ser convocado para qualquer assunto importante. O Conselho de Defesa nacional pode ser convocado somente para tratar de assunto relativo segurana nacional. Dele participam (art.91, CF): O vice-presidente O presidente da cmara O presidente do senado Ministro da justia Ministro das relaes exteriores O ministro de estado da defesa O ministro do planejamento Os comandantes do exrcito, marinha e aeronutica. Quem declara a guerra ou celebra a paz? o presidente quem declarar a guerra ou celebrar a paz, mas com aprovao do Congresso Nacional. o que diz o art. 84, XIX e XX, CF. A lei 8183/91 regulamenta o Conselho de Defesa Nacional. - poder executivo no estado. Exercido pelo governador que eleito juntamente como vice-governador para um mandato de quatro anos com direito a uma reeleio consecutiva. A eleio para governador dar no primeiro domingo de outubro em primeiro turno e no ltimo domingo de outubro, se houver. A eleio para governador segue os mesmos mandamentos da eleio do presidente. Ele precisa de mais da metade dos votos vlidos para ser eleito no primeiro turno, caso contrrio haver segundo turno. O governador no pode assumir outro cargo na administrao pblica, exceto no caso de concurso pblico em que fica afastado da funo. Isso vale tambm para o prefeito. Ao vereador facultado exercer os dois cargos, desde que aja compatibilidade de horrios. O vereador o nico que no precisa se afastar do cargo. - poder executivo no mbito distrital. O DF uma mistura de estado e municpio. O chefe do executivo o governador. Quem organiza e mantm as polcias e o bombeiro do DF a Unio (art. 21, CF). Sendo as polcias mantidas e organizadas pela Unio, quem dirige e ordena as polcias no DF em seu dia-a-dia?
29

De acordo com o art. 144 da CF, pargrafo 6 as polcias esto subordinadas ao governador do DF. Poder executivo no municpio. O chefe do poder executivo o prefeito que eleito conjuntamente com o vice atravs do sistema majoritrio. Dependendo do nmero de eleitores. Pode ser por maioria simples, que aquele que basta ter mais votos que o segundo colocado. Isso vai acontecer nos municpios com menos de duzentos mil eleitores. Pode ser eleito ainda no sistema majoritrio com maioria absoluta, que aquele que acontece nos municpios que tem mais de duzentos mil eleitores. Caso ele no consiga maioria absoluta, haver segundo turno. Esta eleio alternada com a eleio estadual e federal. Quem julga o prefeito e o governador nos crimes comuns e nos crimes de responsabilidade? Crime comum praticado pelo governador quem julga o STJ, ( art. 105, I, a, CF). No crime de responsabilidade, que uma infrao poltica, quem julga a cmara estadual. Quem julga os crimes praticados pelo prefeito o TJ. Cuidado com a Exceo. Se for um crime federal quem julga o TRF. Se for um crime eleitoral quem julga o TER. No crime de responsabilidade quem julga o legislativo municipal. Poder legislativo O poder legislativo necessariamente se encontra em todas as unidades da federao. No municpio ele se chama cmara municipal de vereadores. No estado se chama assembleia legislativa estadual. Na unio se chama Congresso Nacional. No DF se chama cmara legislativa. A lei maior na Unio a federao, no estado tambm a constituio. No municpio a lei orgnica e no DF uma lei orgnica, que tem status de constituio estadual. O poder legislativo, no Brasil, normalmente unicameral. Significa que tem uma casa s. A exceo a unio, atravs do Congresso Nacional, possui duas casas. A cmara dos deputados e o senado federal. A cmara dos deputados tem atualmente 513 integrantes e o senado tem 81. A cmara dos deputados representa o povo. Por isso que cada estado tem um nmero diferente de deputados federais, varia de acordo com o nmero de habitantes. O nmero de deputados federais varia de oito a setenta. Essa proporo determinada por lei complementar federal (art. 45, CF). Essa lei deve ser refeita sempre, de acordo com a variao da populao. Os integrantes da cmara so eleitos pelo voto proporcional. Importa o conjunto de votos naquele partido ou naquela coligao. O senado representa os estados e o DF. Ele no representa o povo. Representa as unidades federativas, tanto que cada estado tm trs senadores independente do nmero de habitantes do estado. O mandato de cada senador dura 08 anos. Em uma eleio elege dois e na outra elege 01. Em uma eleio refaz um tero do senado e em
30

outra refaz dois teros. So eleitos pelo sistema majoritrio com maioria simples. Basta ter mais votos que o segundo colocado. Independe de legenda ou coligao. Artigo 57, CF. Sesso legislativa ordinria. Ela dura de 02 de fevereiro a 17 de julho e de 01 de agosto a 22 de dezembro. Se rene na tera, quarta e quinta. Na segunda e sexta tem a liberdade de irem a suas bases eleitorais. Sesso legislativa extraordinria. aquela que acontece no recesso ( 6 ao 8). Quem pode convocar essa sesso o presidente do senado em casos extremos, como a decretao do estado de defesa e interveno, autorizao para decretao do estado de stio, para posse do presidente e vice-presidente. Pode ser convocado pelo presidente da repblica, pelo presidente da cmara e pela maioria de ambas as casas. Na sesso legislativa extraordinria pode votar o qu? Recebem a mais para essa sesso extra? S se pode votar a matria para qual houve a convocao mais medidas provisrias pendentes. Os parlamentares no podem receber a mais por esta convocao. Sesso legislativa conjunta aquela que rene cmara e senado. Diferena entre sesso conjunta e sesso nica. Na sesso conjunta deputados e senadores esto juntos, mas a contagem dos votos feita separadamente. Na sesso unicameral deputados e senadores esto juntos e a contagem dos votos nica. No importa se o voto do deputado ou senador. Atualmente ela no existe no Brasil. Ela est prevista no art. 3 do ADCT. O art. 57 define quando haver a sesso conjunta. Para conhecer do veto e sobre ele deliberar deve ser feito em sesso conjunta. Dentro de cada casa haver comisses para tratar de assuntos especficos. As duas mais importantes so a comisso de constituio e justia e a CPI. CCJ est presente em todas as casas legislativas e tem a funo principal de analisar os projetos de lei. Serve como uma espcie de filtro, de peneira. Essa comisso faz controle preventivo de constitucionalidade. CPI (comisso parlamentar de inqurito inqurito extra policial) faz um trabalho de investigao. Quais parlamentares podem fazer CPI? Pode ser no senado, cmara e conjunta. possvel uma CPI nas cmaras estaduais, municipais e da cmara do DF. Pode ser criada ento em qualquer casa parlamentar. Quantos parlamentares so necessrios para criao de uma CPI? 1/3 dos parlamentares, no importa a casa. Se for conjunta tambm deve ser de um tero. Obs: o STF j admitiu a criao de CPI sem atingir esse quorum. Ele fundamentou sua deciso com base no direito das minorias. Que tipo de fato a CPI investiga? Investiga fato certo com prazo determinado. No possvel uma CPI para apurar fato genrico. Alem da especificidade deve ter um prazo determinado. O prazo no est na constituio federal, est no regimento interno de cada casa.
31

O que a CPI pode fazer e o que ela no pode fazer? Somente um tipo de priso ela pode decretar, que a priso em flagrante. Sua funo somente investigar. Em geral ela no pode decretar priso. Se um crime acontece dentro da sesso, como um desacato, ela pode decretar sim a priso. Celso Pita j foi preso em flagrante em CPI. Decretar a quebra do sigilo bancrio e fiscal. (para isso ela no precisa de autorizao do judicirio. Ela tem poderes instrutrios de juiz). Requerimento de documentos, Intimao de testemunha, Quebrar sigilo telefnico A CPI no pode: Decretar a busca domiciliar. ( o art. 5 XI, CF diz que o mandado de busca domiciliar s pode ser dado pelo juiz. Reserva de jurisdio.) Decretar interceptao telefnica. S juiz pode determinar (art. 5, XII, CF). Terminada a CPI feita um relatrio. Para onde este relatrio enviado? enviado ao MP. Com base naquela investigao o MP pode tomar suas decises.

Imunidade parlamentar um conjunto de garantias destinadas a assegurar o livre exerccio da funo parlamentar. Est previsto no artigo 53 da CF. Dois tipos de imunidades parlamentar. Material e formal. Essa imunidade fere o princpio da igualdade? No. Os desiguais so tratados desigualmente. O deputado exerce funo diferenciada e necessita de liberdade para tal. Material inviolabilidade por opinio, palavras e votos. No podem ser responsabilizados nem penal ou civilmente por suas opinies, palavras e votos no exerccio de suas funes (art. 53, CF). Deve estar no exerccio da funo. No importa se dentro ou fora da assembleia. Se ele est licenciado para ser ministro, por exemplo, ele no tem imunidade parlamentar. Os parlamentares que tem imunidade parlamentar so os deputados e senadores. O vereador s tem dentro da circunscrio do municpio. Formal Todos os parlamentares tm, exceto o vereador. Se divide em duas. Quanto a priso e quanto ao processo. Quanto a priso. Um deputado pode ser preso? S possvel priso em flagrante por crime inafianvel. No possvel nenhum outro tipo de processo. E se ele for preso a casa tem de ser comunicada em 24 horas para deliberar sobre a priso. Quanto ao processo.

32

Crime praticado antes da diplomao processa normalmente. S muda a competncia. Crime praticado aps a diplomao processa normalmente, mas a casa parlamentar pode suspender o processo. A imunidade parlamentar est prevista no artigo 53 da CF.

Resumo da aula n 14 de Direito Constitucional


Processo legislativo. o conjunto de atos destinados a elaborao das leis. Inconstitucionalidade formal - vcio no processo de elaborao das leis. Emenda constitucional. Diferente de reviso constitucional. A emenda est prevista no artigo 60 da CF. a reviso est prevista no artigo 3 do ADCT. Reviso constitucional S pode ser feita uma vez Votada em sesso unicameral votos misturados. Tinha um quorum de aprovao de maioria absoluta. Mais metade dos membros O mesmo limite da emenda Emenda constitucional Pode ser feita vrias vezes Votada em sesso bicameral votada em uma casa e depois em outra casa. Quorum de aprovao de 3/5 nas duas casas. Limites no poder constituinte originrio exemplo das clusulas ptreas.

Para alterar a constituio s se faz por meio de emenda constitucional. Quem faz a PEC proposta de emenda constitucional? 60, I - 1/3 de deputados ou senadores. Ou seja, 27 senadores ou 171 deputados; 60, II o presidente da repblica. Essa hiptese surgiu na constituio de 1937; 60, III mais da metade das assembleias legislativas, cada uma com maioria simples de seus membros. Temos 26 estados mais o DF que totalizam 27 assembleias legislativas. So necessrios ento 14 assembleias legislativas para propor a PEC. Maioria simples significa mais da metade dos presentes. Maioria absoluta significa mais da metade de todos os membros.

O povo pode fazer projeto de emenda constitucional? O povo no pode elaborar PEC. Pedro lenza defende que o povo pode sim, com base no artigo 1 que diz que todo poder emana do povo. Essa corrente absolutamente minoritria. O quorum de aprovao de uma PEC de 3/5. Votados duas vezes na cmara e duas vezes no senado. Votado primeiro na cmara e depois no senado.
33

Se uma proposta de emenda constitucional for rejeitada no congresso nacional, quando ela pode ser apresentada novamente? Somente na prxima sesso legislativa, ou seja, ano seguinte. Quando o presidente da republica sanciona ou veta uma emenda constitucional? Nunca. Porque a emenda um poder constituinte reformador e o poder reformador pertence ao legislativo. Existem trs circunstancias em que no se pode alterar a CF, quais so elas? I interveno federal II estado de stio III - estado de defesa Quem promulga a emenda constitucional? promulgada pelas mesas da cmara e do senado conjuntamente. No a mesa do congresso nacional. Alem da mesa da cmara e do senado existe a mesa do congresso nacional, que composta por uma mistura da mesa da cmara com a mesa do senado. A mesa do congresso atua sobretudo nas sesses conjuntas (art. 60, CF). Limites ao poder constituinte reformador expressos na CF. A limitaes materiais. So aquelas matrias que no podem ser suprimidas. So as clusulas ptreas. B limites circunstanciais. So aquelas circunstancias nas quais no se pode alterar a constituio. C limites procedimentais. o rigoroso procedimento para se alterar o texto constitucional. Temos ainda os limites implcitos. Onde se assegura que no se pode alterar as regras de mudanas na constituio.

Lei complementar Conceito: a lei que se destina a complementar a CF nas hipteses expressamente previstas. A CF para no ser ainda mais extensa ela deixou vrios assuntos para serem regulados por lei complementar, como o caso do art. 59, nico. o caso tambm do art. 40, que fala da aposentadoria de alguns funcionrios pblicos. Quando a CF fala apenas lei ela est se referindo a lei complementar? No. Se refere a lei ordinria. Se ela quiser uma lei complementar ela expressamente diz do complemento. Diferenas entre leis complementar e ordinria:
34

Lei complementar (L.C) Quorum de aprovao de maioria absoluta mais da metade de todos os membros Pode ser feita versando somente sobre matria reservada na CF.

Lei ordinria (L.O) Quorum de aprovao de maioria simples mais da metade dos presentes Fala de qualquer matria. Penal, civil, trabalhista, etc.

Soluo quando se est diante de um L.O versando sobre assunto de L.C . A lei ser inconstitucional. Trata-se de inconstitucionalidade formal propriamente dita. Lei complementar pode versar sobre assunto de lei ordinria. O contrrio no. O STF decidiu que essa lei passa a ser materialmente uma lei ordinria. O que significa que poder ser revogada por lei ordinria.

Lei ordinria O projeto se da por meio de uma iniciativa concorrente (concorrente entre CPP) entre o congresso, presidente e povo. No congresso basta que apenas um deputado ou senador apresente o projeto. O presidente raramente apresenta projeto de lei ordinria, prefere lei complementar que j fica valendo no ato da apresentao. O povo pode atravs da coleta de assinatura. Algumas hipteses so de iniciativa exclusiva. Exclusivas do presidente esto previstos no art. 61, CF. caso seja feito por outra pessoa ser inconstitucional. Havendo vcio de iniciativa, se o presidente sancionar apaga o vcio de origem? No. A smula 5 foi superada, no se aplica mais. Como a votao de uma lei ordinria no congresso nacional? Ele ser discutido e votado nas duas casas do congresso. No tem regra fixa de quem ser a primeira casa a votar. Teremos uma casa iniciadora e uma casa revisora. Se o projeto de lei for de iniciativa popular, do presidente, do judicirio ou ministrio pblico ser a casa iniciadora a cmara dos deputados. O senado s ser a casa iniciadora quando o projeto de lei for de iniciativa de um senador.

35

Casa iniciadora Foi rejeitado

Casa revisora

Aprovado

Revisora

Aprovado

Aprovado

Aprovado

Emendado (feito algum tipo de mudana)

consequencia Nem vai pra casa revisora. S pode ser apresentado novamente na prxima sesso legislativa, salvo requerimento da maioria absoluta de uma das casas Acontece o mesmo que no caso de rejeio da casa iniciadora. Vai para o presidente da repblica para sano ou veto Volta para a casa iniciadora para apreciar as emendas

Sano ou veto presidencial da lei ordinria Ser sancionado se o presidente concordar. Ele deve fazer essa sano em 15 dias teis. Caso ele permanea em silncio teremos uma sano tcita. Caso o presidente discorde ele poder vetar total ou parcialmente o projeto de lei. Ele s pode vetar por dois motivos que so por inconstitucional (veto jurdico) ou contrrio ao interesse pblico (veto poltico). Caractersticas do veto: total ou parcial, supressivo, motivado, expresso e relativo. O Congresso Nacional pode rejeitar o veto do presidente? Sim. Desde que observe alguns requisitos. O veto relativo na medida em que o CN pode rejeitar em at 30 dias em sesso conjunto pelo voto secreto e por maioria absoluta. Sancionado o projeto de lei haver a promulgao. Promulgao o atestado de existncia de uma nova lei. a comprovao de que uma lei nasceu. sua certido de nascimento. Quem o responsvel pela promulgao da lei? o presidente da repblica que deve fazer em at 48 horas a contar da sano ou da comunicao do veto. Caso o presidente no promulgar no prazo determinado quem promulgar a lei? Ser o presidente do senado. E caso o presidente do senado no a faa que o far ser o vice-presidente do senado.
36

Depois de promulgada a lei ela deve ser publicada no dirio oficial. Em que momento a lei entra em vigor? Via de regra a lei entra em vigor 45 dias depois da sua publicao. O perodo entre a publicao e a entrada em vigor chamado de vacatio legis. A lei pode determinar uma vacncia maior ou menor. Ou at suprimir a vacncia. Ela nasce sem a vacatio legis quando a lei diz que esta lei entra em vigor na data de sua publicao.

Lei delegada O congresso delega para o presidente a possibilidade dele fazer lei em assunto especfico. Qual o instrumento que o congresso usa para delegar ao presidente a competncia para a construo da lei? Atravs de uma resoluo. No qual ser estipulado todas as condies. Como matria, prazo, etc. Como se da essa delegao, o presidente quem solicita? Ela acontece com a solicitao do presidente, ela no espontnea por parte do congresso. Segundo a doutrina a delegao no pode ultrapassar o prazo da legislatura, que o prazo de quatro anos. E caso o presidente extrapolar dos limites da delegao legislativa, o congresso nacional poder sustar a lei delegada (art. 49, V, CF). Existem duas espcies de delegao: tpica e atpica. A tpica aquela em que o presidente faz a lei delegada e logo na sequencia ele promulga e publica. A atpica aquela em que o projeto de lei volta para a apreciao do congresso nacional. Sendo que o congresso pode aprovar ou rejeitar o projeto, mas sem a possibilidade de fazer emendas. Matrias que no podem ser objetos de lei delegada: A matria de competncia exclusiva do congresso nacional (art. 49, CF); B matria de competncia exclusiva do congresso ou da cmara; C matria reservada lei complementar; D matria oramentria; E a organizao do judicirio e o MP; F matria versando sobre direitos fundamentais.

Medida provisria (art. 62, CF)


37

Conceito: um ato com fora de lei feita pelo chefe do poder executivo, em casos de relevncia e urgncia, com prazo determinado. A metida provisria no lei. ato com fora de lei. O fato de no ser lei encontra bice no princpio da reserva legal. O governador pode fazer medida provisria? Sim, desde que esteja previsto na constituio estadual. E o prefeito, pode fazer medida provisria? Pode desde que esteja previsto na lei orgnica do municpio. As regras previstas na CF para a unio podem ser aplicadas, guardadas as devidas propores, para estados e municpios. Para ser editada uma medida provisria deve haver uma relevncia e urgncia. Relevncia significa a importncia do assunto e a urgncia significa a necessidade do prazo. Esses requisitos de relevncia e urgncia sero apreciados pelo congresso nacional e, em casos excepcionais, pelo judicirio. Editada a medida provisria, ela comea a produzir efeitos a partir de sua publicao. Feita a medida provisria o presidente manda essa medida para o congresso nacional que ir votar. O congresso pode: a) aprovar a medida. Neste caso ela ser convertida em lei. b) Rejeitar a medida provisria. Caso rejeite ela perde a eficcia. c) no votar a medida no prazo determinado. O prazo determinado de 60 dias prorrogveis por mais 60. Esse prazo no conta o perodo de recesso parlamentar. Se no votar no prazo determinado ela ser rejeitada. Acontece ento a rejeio tcita. Segundo o artigo 62 da CF, se o congresso nacional no votar a medida provisria no prazo de 45 dias acontece o trancamento da pauta. (paralisam-se todas as votaes). A votao da MP no congresso feita de forma bicameral. Vota primeiro na cmara e depois no senado. Caso o congresso nacional rejeitar a MP pode ser reeditada? Segundo artigo 62, se o congresso nacional rejeitar a MP, ela s pode ser reeditada na prxima sesso legislativa. O que acontece com os atos produzidos por uma medida provisria rejeitada? O congresso nacional dever aprovar decreto legislativo, no prazo de 60 dias, para regular os atos j praticados no prazo de vigncia da medida provisria. Caso o congresso no fizer o decreto legislativo no prazo de 60 dias a rejeio da MP vai produzir apenas efeitos ex nunc. Matrias que no podem ser objetos de medidas provisrias.
38

A direito penal, processo penal e direito civil B nacionalidade, direitos polticos, partidos polticos C matria de competncia exclusiva do congresso D matria de competncia privativa da cmara e do senado e vrios outros. Decreto legislativo Destinado a disciplinar a competncia do congresso nacional. Resoluo o ato destinado a disciplinar a competncia privativa da cmara ou do senado (art. 51 e 52, CF). ex. julgar o presidente no crime de responsabilidade. No h sano ou veto presidencial Quorum de aprovao de maioria simples Promulgado pelo presidente da casa respectiva.

No h sano ou veto presidencial Quorum de aprovao maioria simples Promulgado pelo presidente do senado

Poder judicirio. Previsto na CF a partir do art. 92. O rgo Maximo do judicirio o STF. composto por 11 ministros escolhidos pelo presidente que precisa de aprovao de maioria absoluta pelo senado. Os requisitos para ser ministro do STF: ter mais de 35 e menos de 65, ser brasileiro nato, ter notvel saber jurdico e ter reputao ilibada. Abaixo do STF vm vrios tribunais superiores: STJ, TST, TSE, STM. Abaixo do STJ temos a justia estadual (TJ) e federal (TRF). O CNJ Conselho Nacional de Justia tambm faz parte do judicirio. Criado pela reforma do judicirio. Compem-se de 15 integrantes: o presidente do CNJ necessariamente o presidente do STF. Desses 15 integrantes 09 so do poder judicirio e 06 integrantes so de fora do poder judicirio. Sendo dois do ministrio pblico, dois advogados e dois cidados.

Resumo da aula n 15 de Direito Constitucional


Administrao pblica (art. 37 ao 42, CF) Princpios administrativos contidos expressamente no artigo 37 da CF: Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Legalidade. Principio geral da legalidade: ningum obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. A ideia que pode-se fazer tudo que a lei no probe. O principio da legalidade no direito administrativo ou para o administrador significa que o agente pblico s pode fazer aquilo que a lei permitir. Impessoalidade
39

administrador ou administrado. Por este princpio deve olhar sempre para a coletividade.

Moralidade No basta ser legal, estando de acordo com a lei. Ele deve ser honesto, justo, razovel. O administrador pode praticar um ato legal, mas imoral. A smula vinculante n 13 vedou o nepotismo por ser um ato imoral. Exemplo de imoralidade: propaganda excessiva, nepotismo, mordomias, etc. O poder judicirio pode aferir eventual leso ao princpio da moralidade administrativa. Publicidade Os atos da administrao devem ser pblicos. Ressalvadas aquelas que dizem respeito a segurana da sociedade. A publicidade deve ter cunho educativo. No pode usar a publicidade para benefcio prprio. Eficincia Os atos da administrao devem ser legais, morais e eficazes. O ato deve produzir efeito positivo dentro da sociedade, solucionando alguma deficincia. (acrescido ao 37, caput, pela emenda 19/98)

Quem tem acesso aos cargos, empregos e atividades pblicas? Brasileiros que preencham os requisitos legais e os estrangeiros na forma da lei. Cargo regido pelo regime estatutrio, emprego celetista. Atividades pblicas so aquelas que no so cargos nem empregos, como os contratos. A investidura em cargos e empregos pblicos se da atravs de provas e de provas e ttulos. Existe a exceo que so os cargos em comisso. Estes so de livre nomeao e exonerao. Tal regra vale para os trs poderes. Valendo para a administrao direta e indireta. O concurso pblico tem validade de at dois anos prorrogveis por igual perodo uma vez (art. 37, III, CF). A smula (no vinculante) 15 do STF diz que durante aquele prazo de validade do concurso o candidato tem o direito a ser nomeado em preferncia a outros candidatos que no foram aprovados. Ele no tem direito adquirido a nomeao. Ele tem expectativa de direito. Passado o prazo de validade do concurso ele no pode mais ser nomeado. Durante o prazo de validade de um concurso publico, pode ser realizado um novo concurso? Sim. Mas de acordo com o art. 37, IV a prioridade de aprovao daquele aprovado no primeiro concurso.
40

As funes de confiana devem ser ocupadas por servidores de cargo efetivo. Cargos em comisso devem ser ocupados preferencialmente por agente de carreira. Pode ser por pessoas no pertencentes ao de funcionrios da administrao. Cargos em comisso e de confiana so para chefia, direo e assessoramento. O servidor pblico civil tem o direito de greve nos limites e termos de lei especfica. Ressalta-se que at o momento essa lei especfica no existe. Segundo o STF at que essa lei seja editada aplica-se a lei 7783/89. Art. 37, VIII fala sobre a reserva de vagas para portadores de deficincia fsica. A lei 8112 fala que o mximo de reserva de 20%. Existe tambm um decreto dizendo que o mnimo de 5%. Caso o nmero for fracionado arredonda-se para cima. Sempre deve haver ao menos uma vaga para deficiente. possvel fixao de quotas para as minorias raciais? Segundo a maioria da doutrina esse sistema de quotas constitucional, porem o STF ainda no se posicionou a respeito (ao afirmativa ao por meio da qual se corrige uma injustia social histrica). Artigo 37, IX, CF fala da contratao por tempo determinado. Essa contratao possvel quando houver uma necessidade temporria de excepcional interesse pblico. Vedao da acumulao dos cargos pblicos remunerados ( Art. 37, XVI, CF). Execesso: compatibilidade de horrio + A - dois cargos de professor B - Um cargo de professor + um cargo tcnico ou cientfico C - Dois cargos profissionais da sade. Art. 37, XIX. Lei cria autarquia ou autoriza a criao de uma fundao, sociedade de economia mista e empresa pblica. Responsabilidade civil do estado. A ao de um agente quem responde o estado. possvel o direito de regresso quando o ato for praticado com dolo ou culpa. Servidor pblico no exerccio de mandato eletivo. Regra principal, se eleito pra mandato eletivo estadual, federal ou distrital deve se afastar do cargo, emprego ou funo. Se eleito para o mandato eletivo de prefeito, ter de se afastar. A diferena que ele pode optar pela remunerao. Se eleito para o mandato eletivo de vereador e houver compatibilidade de horrios ele no precisa se afastar do cargo, emprego ou funo. Se houver incompatibilidade ele se afasta do cargo e opta por uma das remuneraes. Caso o servidor fique afastado no interrompe os benefcios previdencirios. O tempo de aposentadoria continua contando. Estabilidade dos servidores. Somente aqueles aprovados em concurso pblico para cargo de provimento efetivo. O prazo de 03 anos.
41

Estabilidade dos servidores 03 anos mais avaliao. Artigo 41, CF

A - Pode perder o cargo por sentena transitado em julgado e por processo administrativo. B - Pode perder o cargo mediante processo administrativo, desde que lhe seja assegurado o contraditrio e ampla defesa C Avaliao peridico de desempenho

Vitaliciedade do juiz 02 anos mais curso de aperfeioamento. Caso juiz ingresse diretamente no tribunal ele ter vitaliciedade logo no primeiro dia. Ex: ministro do STF. S pode perder o cargo por sentena transitada em julgado

Caso o servidor pblico perda o cargo e tenha a sua demisso anulada por sentena judicial ele deve voltar e ocupar o cargo de origem. Caso nesse cargo j tenha outro servidor pblico estvel ele deve ser reconduzido para o cargo de origem, reaproveitado em outro cargo ou colocado em disponibilidade. Caso ele fique em disponibilidade ele receber proporcional ao seu tempo de servio. Caso o cargo seja extinto ou seu cargo seja declarado sem necessidade ele ficar em disponibilidade ou reaproveitado em outro cargo. Exemplo de uma pessoa que seja digitadora em mquina de escrever. No se usa mais essas mquinas. Obs: o ocupante deve ser estvel. Estando ele em disponibilidade ele sempre receber proporcional ao tempo de servio. Esse outro quadro deve ser adequado a ele.

Defesa do estado e das instituies democrticas. Presente na CF a partir do art. 136 (ttulo V, CF) Estado de defesa e estado de stio so estados de emergncia decretados pelo presidente da repblica e que consistem na diminuio de direitos fundamentais para garantia da ordem pblica. So elementos de estabilizao constitucional utilizados em casos de tumultos institucionais. Estado de defesa: Titular: sempre o presidente da repblica artigos 84, IX e 136. Indelegvel, o presidente no pode passar esta responsabilidade a ningum. Antes de decretar o estado de defesa ele deve ouvir o conselho da repblica e o conselho de defesa nacional. O parecer dos conselhos no vinculativo. O presidente no tem obrigao de acatar. No decreto de estado de defesa o presidente deve estipular o tempo de durao, a rea de abrangncia e quais so as medidas a serem adotadas. Qual o tempo de durao do estado de defesa? O tempo de durao de at 30 dias, podendo ser prorrogvel uma vez por igual perodo. Quando que efetivamente cabe o estado de defesa? Em caso de grave e iminente instabilidade institucional e em
42

casos de calamidades de grandes propores na natureza. Pode ser declarado por instabilidade ou calamidade. Pode ser decretado em uma cidade, estado ou em todo o pas. No so todos os direitos que podem ser suspensos. Somente alguns : direito de reunio, sigilo de correspondncia, sigilo de comunicao telegrfica e telefnica . No Brasil o normal que o juiz decrete a priso. Somente duas excees que so a priso em flagrante e a priso disciplinar de militar. Nos casos de estado de defesa existe a priso por crime contra o estado, que determinada pelo executor da medida, que informar ao juiz competente. Caso a priso seja ilegal o juiz relaxar a priso. Essa priso no pode exceder em dez dias. Salvo se autorizado pelo juiz. vedada a incomunicabilidade do preso. A incomunicabilidade no existe mais. O artigo 21 do CPP, que fala da incomunicabilidade, no foi recepcionado pela CF de 1988. O estado de defesa tem um controle. A - O primeiro controle feito pelo congresso nacional. Feito o decreto o presidente envia ao congresso que aprova ou no por maioria absoluta. Se o congresso nacional estiver em recesso, o presidente do senado convoca o congresso em at cinco dias. O congresso tem dez dias para votar o congresso. caso seja rejeitado o decreto cessa imediatamente o estado de defesa. B controle poltico feito pelo congresso nacional durante o estado de stio. A mesa do congresso nacional nomear comisso para acompanhar a legalidade de execuo dos atos. C controle poltico posterior feito pelo congresso. aps cessar o estado de stio o presidente relata ao congresso quais as medidas foram tomadas e se houve exagero o estado ser responsabilizado. D controle jurisdicional. Esse controle concomitante e posterior.

Resumo da aula n 16 de Direito Constitucional


Estado de stio Restabelecer ou preservar a paz social. Decretado pelo presidente da repblica (art. 137 e 84, CF). Antes de decretar o estado de stio deve ouvir o conselho da repblica e o conselho de defesa nacional. O parecer desses conselhos no vinculativo. O presidente pode no seguir o conselho dado. No estado de stio deve haver uma prvia aprovao do congresso por maioria absoluta dos seus membros. No estado de defesa o presidente decreta e depois comunica ao congresso. No estado de stio ele primeiro pede autorizao ao congresso. Existem duas modalidades de estado de stio. Uma mais branda (137, I) e uma mais intensa (137, II). O mais brando cabe quando houver comoo grave de repercusso nacional ou ineficcia do estado de defesa antes decretado. O mais gravoso, do inciso II, declarao de estado de guerra ou resposta a agresso armada estrangeira. O controle no estado de stio de da: A controle poltico imediato pelo congresso nacional. B controle poltico concomitante. aquele controle feito pelos integrantes da mesa do congresso nacional. A mesa do congresso representa a cmara e o senado. C controle poltico posterior.

43

D controle jurisdicional concomitante e posterior. O controle pode acontecer durante ou depois de decretado o estado de sitio.

Estado de stio inciso I Prazo de 30 dias prorrogveis por mais trinta quantas vezes for preciso. O rol dos direitos que podem ser suspensos esto no art. 139. Tem obrigao de permanecer em locais determinados. Deteno em edifcio no apropriado. Sigilo das comunicaes. Perde-se a liberdade de imprensa. Busca e apreenso sem mandado Interveno nas empresas e servios pblicos Requisio de bens Foras armadas (art. 142 e 143, CF)

Estado de stio inciso II Prazo de todo o tempo que durar a guerra ou a agresso estrangeira. Quaisquer direitos podem ser suspensos.

A autoridade mxima das foras armadas o presidente da repblica auxiliado pelo ministro da defesa e o conselho militar de defesa. As foras armadas destinam-se a: 1 defender a ptria, 2 - garantia dos poderes constitucionais e 3 - garantia da lei e da ordem. possvel a utilizao das foras armadas em segurana pblica? Sim. De acordo com o art. 142 parte final. Tambm a lei complementar 97/99 prev esta utilizao. A - A participao das foras armadas depende de deciso do presidente da repblica, que pode fazer de ofcio ou a requerimento dos demais poderes. B - uma medida excepcional que ser utilizada depois de esgotada as vias do artigo 144 da CF. C - Esse esgotamento deve ser declarado pelo chefe do executivo local. No se pode fazer isso sem a declarao do governador local. D Deve acontecer em rea determinada e com tempo determinado. Militar no pode fazer greve, se sindicalizar, se filiar a partidos polticos. Como para ser eleito deve estar filiado em um partido poltico a jurisprudncia decidiu que o militar se candidata sem a filiao. Com a candidatura apenas assinada pelo partido. Caso ele venha a ser eleito ele vai para a inatividade e ento filiado. No cabe HC em priso disciplinar. O STF e o STM j decidiram que no cabe HC para discutir o mrito, mas cabe HC para discutir a forma. Por exemplo, se foi respeitada o principio do contraditrio, se a autoridade era competente para tal.
44

O servio militar obrigatrio para os homens em tempo de paz. Os eclesisticos ficam dispensados da obrigao em tempos de paz. Em tempos de guerra obrigatrio tambm as mulheres. Para ser dispensado do servio obrigatrio possvel alegar a escusa de conscincia. Lembrando que se alegado a escusa de conscincia ter de prestar uma prestao social alternativa. Segurana pblica (art. 144, CF) Polcias da unio Polcias estaduais Policia federal Polcia civil Policia rodoviria federal Policia militar Policia ferroviria federal corpo de bombeiro militar Alem desses a lei 11473 criou a fora nacional de segurana. Polcia federal art. 144 1 investiga os crimes federais. Os crimes federais esto previstos no artigo 109. Os crimes contra a unio podem ser aqueles da administrao direta e indireta. Os crimes a distncia so investigados pela PF. Os crimes a distncia so aqueles em que a conduta e o resultado acontecem em pases diferentes. Os crimes praticados por ou contra um funcionrio pblico federal ser tambm investigado pela PF. Crimes praticados a bordo de navio ou avio e os crimes financeiros. Crimes contra a organizao do trabalho igualmente investigado pela PF. O TRT no julga matria penal. Os crimes que tenham repercusso interestadual ou internacional, na forma da lei. Essa lei a lei 10.446 de 2002. Quando a PF investiga crime interestadual uma investigao complementar. No exclui a investigao das polcias locais. Crimes como o seqestro, o crcere privado e a extorso mediante seqestro. Para ser extorso mediante sequestro a finalidade deve ser patrimonial. Esses crimes no so taxativos, o ministro da justia pode determinar que a PF investigue outros crimes que no esteja neste rol. II trs como competncia da PF prevenir e reprimir o contrabando e o descaminho, o trfico de drogas e entorpecentes. III exercer a funo de policia martima, aeroporturia e de fronteira IV exercer com exclusividade a funo de polcia judiciria da unio. A polcia rodoviria federal tem como papel principal o patrulhamento das rodovias federais. A polcia ferroviria federal destina-se ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais. A atividade investigativa da polcia civil no exclusiva, outras autoridades podem investigar. Artigo 4 do CPP. O MP apesar de no estar expresso na constituio que ele pode investigar o STF decidiu que ele pode investigar. Alem de investigar ele pode prover a ao.

Ordem social (art. 193 a 232) So os dispositivos destinados a realizar os direitos sociais (previstos no art. 6, CF). so eles, educao, sade, moradia, trabalho, etc.
45

Seguridade social a soma de: direito a sade, previdncia social e assistncia social. Quais os objetivos da seguridade social? Universalidade da cobertura e do atendimento. Uniformidade e equivalncia dos servios e benefcios entre a populao urbana e rural, etc. Previdncia social tem carter contributivo. A assistncia no tem carter contributivo, ela servir a todos que dela depender independente de ter ou no contribudo.

46

Vous aimerez peut-être aussi