Vous êtes sur la page 1sur 15

Leia estas instrues :

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Este Caderno contm quarenta e cinco questes de mltipla escolha, assim distribudas: Lngua Portuguesa 01 a 15; Matemtica 16 a 30 e Informtica 30 a 45. Se o Caderno contiver alguma imperfeio grfic a que impea a leitura, comunique isso imediatamente ao Fiscal. Cada questo apresenta apenas uma resposta correta. Os rascunhos e as marcaes feitas neste Caderno no sero considerados para efeito de avaliao. Interpretar as questes faz parte da avaliao; portanto, no adianta pedir esclarecimentos aos Fiscais. Utilize qualquer espao em branco deste Caderno para rascunhos e no destaque nenhuma folha. Voc dispe de, no mximo, quatro horas para responder s questes de mltipla escol ha e preencher a Folha de Respostas. Use exclusivamente caneta esferogrfica, confeccionada em material transparente, de tinta preta ou azul. O preenchimento da Folha de Respostas de sua inteira responsabilidade. Retirando-se antes de decorrerem duas horas do incio da prova, devolva, tambm, este Caderno; caso contrrio, poder lev-lo. Antes de retirar-se definitivamente da sala, devolva ao Fiscal a Folha de Respostas.

Assinatura do Candidato : __________________________________________________________

Lngua Portuguesa As questes de 1 a 7 tm como referncia o texto abaixo. Livros digitais mudaro nosso crebro?

01 a 15

Desde o aparecimento da plataforma, especialistas discutem a capacidade de ela provocar mudanas na leitura, no aprendizado e na mecnica cerebral Em 2009, quando a segunda gerao do Kindle, o leitor de livros digitais da Amazon, chegou aos Estados Unidos, iniciou -se uma discusso sobre a capacidade de a nova plataforma provocar transformaes nos processos de leitura, aprendizado e at mesmo na mecnica cerebral. O jornal americano The New York Times ouviu especialistas ligados educao provenientes de diferentes reas a respeito. Algumas ideias apresentadas pareceram pertinentes. Para Alan Liu, pesquisador da Universidade da Califrnia, os e-books transformariam o ritual da leitura, solitrio por excelncia, em uma cerimnia coletiva, em que o principal agente transformador o ambiente. As silenciosas bibliotecas, na viso dele, dariam lugar aos animados cafs, onde os jovens passariam a equilibrar a ateno focal e a perifrica (na obra que leem e no ambiente ao redor), algo muito difcil at ento. A distrao o principal obstculo leitura digital , apontou Sandra Aamodt, exeditora chefe da revista Nature Neuroscience . Ela questionou a eficincia dos ereaders e destacou: "A leitura em uma tela exige maior esforo por parte do usurio." Gloria Mark, tambm da Universidade da Califrnia, foi menos ctica. Ela defendeu que o hipertexto, presente nos livros digitais, enriquece o processo de aprendizado. Embora reconhea a vantagem de buscar, simultaneamente, informaes adicionais na rede enquanto se entrega leitura nos di spositivos eletrnicos, ela chamou a ateno para a falta de profundidade nesse processo. "Os jovens, quando conectados, alternam suas atividades a cada trs minutos", alertou. Maryanne Wolf, diretora do Centro de Pesquisa em Leitura e Linguagem da Universidade Tufts, fez uma defesa apaixonada da capacidade de adaptao dos jovens aos e-books . Ela explicou que o processo de leitura baseado em uma arquitetura aberta e que essa caracterstica torna mais flexvel a absoro de contedo.
Disponvel em: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/os -livros-digitais-mudarao-nosso-cerebro. Acesso em: 20 jul. 2011. [Adaptado]

12

15

18

21

24

27

01. De acordo com o texto, correto afirmar que os livros digitais A) direcionam o olhar dos leitores para um foco especfico. B) dividem a opinio dos especialistas quanto s suas vantagens. C) facilitam o ritual da leitura praticado pelos jovens. D) exigem a busca de informaes adicionais na internet. 02. A expresso solitrio por excelncia (linha 8) faz referncia ao A) jovem. B) pesquisador. C) ritual da leitura. D) ambiente de leitura.

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Assistente de Alunos]

03. O termo algo (linha 12) diz respeito A) ao de equilibrar a ateno focal e a perifrica. B) ao equilbrio dos jovens durante a leitura. C) ao ambiente silencioso das bibliotecas. D) frequncia dos jovens em cafs.

04. Analise o perodo abaixo. [...] iniciou- se uma discusso sobre a capacidade de a nova plataforma provocar transformaes nos processos de leitura, aprendizado e at mesmo na mecnica cerebral . Tem-se a mesma funo sinttica do termo destacado em A) Necessita-se de conhecimentos de informtica para ler e-books . B) Ultimamente, dedica-se o jovem leitura de livros digitais . C) Preocupa-se o leitor com o contedo dos livros digitais . D) Atualmente, instala-se um programa no computador em poucos minutos.

05. No texto, a expresso em negrito nas linhas 20 e 21 pode ser substituda, sem alterao do seu significado, por A) destacou. B) criticou. C) sugeriu. D) defendeu. 06. Nas expresses ligados educao (linha 5) e entrega leitura (linha 20) , o uso do acento grave est correto porque os termos A) ligados e entrega so regidos pelo artigo a. B) educao e leitura so determinados pela preposio a. C) ligados e entrega so regidos pela preposio a. D) educao e entrega so determinados pelo artigo a.

07. No texto, a expresso leitor de livros digitais da Amazon (linhas 1 e 2) tem a mesma funo sinttica de A) provenientes de diferentes reas (linha 5) . B) pesquisador da Universidade da Califrnia (linha 7) . C) presente nos livros digitais (linha 18) . D) na viso dele (linha 10) .

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Assistente de Alunos]

As questes de 8 a 15 tero como base o texto reproduzido abaixo.

Quais so os impactos ambientais das sacolas plsticas? por Diogo Silva Os impactos ambientais de sacos e sacolas plsticas esto em todos os lugares, indo da poluio visual at a morte de animais. Se pensarmos que despejamos bilhes de sacolas 3 plsticas no mundo, todos os anos, teremos uma noo do tamanho do problema. Por serem leves, os sacos e sacolas plsticas voam com o vento, indo parar em rvores, arbustos, fios de alta tenso, gramados, beiras de estrada, rios, lagos, oceanos ou seja, 6 acabam poluindo as cidades e a natureza. Muitas sacolas plsticas acabam em bueiros , nas cidades, agravando o problema das enchentes, pois impedem a drenagem das guas das chuvas. Sacos plsticos abandonados tambm so 9 depsito de gua das chuvas e podem ajudar na proliferao do mosquito da dengue. Os sacos e sacolas que chegam at a naturez a so confundidos com comida por animais, que os ingerem e morrem engasgados tartarugas marinhas confundem as sacolas plsticas com 12 guas-vivas. Outros animais menores morrem ao se enroscarem no plstico. Na ndia, centenas de vacas morrem por ano ao ingerirem sacos plsticos com restos de alimentos. Estima-se que mais de cem mil mamferos e pssaros morram por ano devido ingesto de 15 sacos plsticos e sequer temos ideia de quantos peixes. O plstico leva centenas de anos para se degradar, ento no demais pensar que uma mesma sacolinha possa matar mais de um animal durante sua permanncia na natureza. De alguma forma, tambm a produo de sacolas plsticas d a sua contribuio para o aquecimento global, porque os processos de refino do petrleo e a fabricao das sacolas consomem energia, gua e liberam efluentes e emitem gases poluentes. 100 milhes de sacolas 21 plsticas precisam de 1,5 milho de litros de petrleo para serem produzidas e causam a emisso de 4,2 mil toneladas de CO 2 .
18 Disponvel em:<http://www.ressoar.org.br/dicas_reciclagem_sacolas_oxiobiodegradaveis_impactos.asp>. Acesso em: [Adaptado]

08. O propsito comunicativo do texto A) defender a tese de que as sacolas plsticas comprometem a produo de energia. B) narrar a trajetria de circulao das sacolas plsticas no Brasil. C) descrever o processo de produo das sacolas plsticas no Brasil. D) explicar o impacto do uso das sacolas plsticas no meio ambiente. 09. A forma correta de reescrita das oraes Por serem leves, os sacos e sacolas plsticas voam com o vento, [...], sem mudar a relao semntica estabelecida entre elas, : A) Os sacos e sacolas plsticas voam com o vento quando so leves. B) Os sacos e sacolas plsticas voam com o vento se forem leves. C) Os sacos e sacolas plsticas voam com o vento visto que so leves. D) Os sacos e sacolas plsticas voam com o vento desde que sejam leves.

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Assistente de Alunos]

10. As vrgulas utilizadas no enunciado [. ..] indo parar em rvores, arbustos, fios de alta tenso, gramados, beiras de estrada, rios, lagos, oceanos [...] tm a funo de A) separar elementos subordinados de um perodo composto. B) isolar oraes coordenadas e intercaladas de um perodo . C) separar elementos coordenados de um perodo simples. D) isolar oraes subordinadas e justapostas de um perodo. 11. A expresso ou seja (linha 5) pode ser substituda, sem comprometimento do sentido do enunciado, por A) assim , porque tem valor de concluso. B) ou melhor, porque tem valor de correo. C) inclusive, porque tem valor de adio. D) isto , porque tem valor de explicao.

12. No texto, o termo destacado na linha 17 substitui


A) uma mesma sacolinha de plstico. B) animal. C) o plstico. D) cem mil mamferos. 13. Acentuam-se as palavras plsticas (linha 11) , mamferos (linha 14) e pssaros (linha 14) porque so A) proparoxtonas. B) paroxtonas terminadas em s. C) oxtonas. D) proparoxtonas terminadas em s. 14. No perodo Se pensarmos que despejamos bilhes de sacolas plsticas no mundo , todos os anos, teremos uma noo do tamanho do problema. , a segunda orao classifica-se como subordinada substantiva A) subjetiva. B) objetiva direta. C) apositiva. D) completiva nominal. 15. O sujeito dos verbos consomem , libera m e emit em (linha 20) A) os gases poluentes. B) o aquecimento global e a fabricao de sacolas. C) os processos de refino. D) os processos de refino do petrleo e a fabricao das sacolas.

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Assistente de Alunos]

Matemtica -

16 a 30

16. Em dezembro de 2010, Antnio fez uma viagem de fria s que custou R$1.800,00. Para minimizar o impacto financeiro, decidiu colocar R$500,00 sempre no primeiro dia de cada ms, durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2010, em uma conta de poupana. Em regime de juros compostos, o rendimento da poupana foi de 0,6% ao ms. Considerando essas informaes e sabendo que Antnio retirou todo o dinheiro depositado em 1 de dezembro de 2010, ele ainda precisou, para completar os custos da viagem, de, aproximadamente , A) R$ 264,00. B) R$ 273,00. C) R$ 282,00. D) R$ 291,00.

17. Qualquer pessoa que atenda a determinados critrios pode ser um doador de sangue, mas existem restries temporrias para a doao. Por exemplo, a pessoa em uso de anti inflamatrio s pode doar a partir do quinto dia aps a interrup o da medicao. Durante uma campanha para doao de sangue, o IFRN permitiu que, nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de julho de 2011, o nibus do Hemonorte efetuasse coleta de sangue em suas dependncias. Maria, funcionria da instituio, pretendia doar sangu e, mas estava fazendo uso de antiinflamatrio at dia 07/07/2011. Para que no houvesse interferncia do medicamento, Maria s poderia fazer a doao a partir do dia A) 14/07/2011. B) 12/07/2011. C) 13/07/2011. D) 15/07/2011.

18. O salrio dos funcionrios administrativos de uma escola composto de duas partes: o vencimento base e uma gratificao que corresponde a um percentual d esse vencimento. Em 2010, o vencimento base era de R$ 600,00 e o percentual de gratificao, de 25%. Na negociao salarial de 2011, a categoria obteve duas conquistas: o vencimento base teve um reajuste de 10%, e o percentual de gratificao aumentou para 30%. Com base nesses dados, correto afirmar que, em relao ao ano de 2010, o salrio desses funcionrios teve um aumento de A) 34,5%. B) 12%. C) 43%. D) 14,4%.

19. Em uma escola, a sala dos professores, que tem formato quadrangular, vai passar por uma ampliao. Para tanto, manter a largura e ter o comprimento aumentado em 1,5m. Com essa modificao, a sala passar a ter uma rea 25% maior que a rea anterior. Aps a ampliao, a sala dos professores ter uma rea de A) 45 m . B) 36 m . C) 65 m . D) 52 m .
IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Assistente de Alunos] 5
2 2 2 2

20. Dois copos, um em formato de cone circular reto e outro em formato de cilindro circular reto, tm o mesmo volume. Se o raio da base do copo cilndrico um tero do raio da base do copo em formato de cone, a altura do copo cilndrico A) nove vezes a altura do copo em formato de cone. B) um tero da altura do copo em formato de cone. C) um nono da altura do copo em formato de cone. D) o triplo da altura do copo em formato de cone.

21. Visando socializar o conhecimento cientfico e cultural , o IFRN realizou um evento produzido com a participao dos campi . Suponha que, para organizar esse evento, o instituto decida formar uma comisso com 8 servidores. Para selecionar os nomes que comporo essa comisso, cada um dos 15 camp i, em conjunto com a pr-reitoria de ensino e a pr-reitoria de pesquisa e inovao, deveria enviar o nome de um representante. No dia da escolha , apenas as duas pr-reitorias e 10 campi haviam enviado os nomes. Sabendo-se que o presidente e o vice da comisso sero escolhidos entre o representante da pr-reitoria de ensino e o da pr-reitoria de pesquisa e inovao, o nmero de maneiras distintas que essa comisso poder ser formada A) 210. B) 420. C) 1.848. D) 924.

22. Para se preparar para os jogos internos do IFRN, Marcelo, que participa do atletismo, decidiu fazer um treinamento em que corre durante 1 hora nas segundas, quartas e sex tas, sempre aumentando 500m alm da distncia percorrida no treino anterior. Na segunda -feira da primeira semana de treino, Marcelo correu 7km. Ao final da 4 semana de treino, a velocidade mdia (razo entre a distncia percorrida e o tempo gasto no percu rso) com que Marcelo estar correndo de A) 13,0 Km/h. B) 12,0 Km/h. C) 12,5 Km/h. D) 11,5 Km/h.

23. A mdia aritmtica das idades de Ana, Maria, Francisco, Pedro e Carlos igual a 35,8 anos. Desconsiderando-se a idade de Pedro, a nova mdia passa a ser de 38,5 anos. Portanto, Pedro tem A) 25 anos. B) 23 anos. C) 31 anos. D) 36 anos.

24. Foi realizada uma consulta aos alunos do ensino mdio de uma escola pblica para saber a opinio deles a respeito do uso do fardamento escolar. A consulta mostrou que, do total de 700 alunos, 170 estudantes eram contrrios ao uso do fardamento, sendo que, desses, 80 eram mulheres; O total de homens de 300 estudantes, sendo que, desses, 10 no votaram; 280 mulheres votaram a favor do uso de fardamento.

Sorteando-se, ao acaso, um estudante dessa escola, a probabilidade de que o sorteado seja mulher, sabendo que ela votou a favor do uso de fardamento , de, aproximadamente , A) 51,4%. B) 68,6%. C) 70,1%. D) 58,3%.
6 IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Assistente de Alunos]

25. Em uma experincia num laboratrio de biologia, um grupo de alunos observou o padro de crescimento de uma cultura de bactrias e construiu a seguinte tabela com os dados referentes a essa observao. Tempo (horas) 0 1 2 3 Bactrias 100 500 2.500 12.500

Mantendo-se esse padro de crescimento, a funo que melhor representa o nmero de bactrias em funo do tempo a A) trigonomtrica. B) polinomial de segundo grau. C) logartmica. D) exponencial. 26. Em uma negociao para comprar 20 computadores com o objetivo de equipar um laboratrio de informtica, uma escola conseguiu um preo de R$900,00 por computador. Para vender mais, a empresa props baixar em R$20,00 o preo de cada computador que fosse comprado alm dos 20 j negociados inicialmente pela escola. A expresso que determina o preo pago em funo do nmero total de computadores comprados dada por A) y 20 x2 1.700 x 8.000 B) y 10 x2 850 x 4.000 C) y 20 x2 1.700 x 8.000 D) y 10 x2 850 x 4.000 27. Antnia est pesquisando preo de liquidificador no mercado. Encontrou, em uma loja, um que custa R$160,00 vista, podendo ser financiado em duas prestaes iguais : a primeira paga no ato da compra, e a segunda, 30 dias aps a compra. Se a loja opera com juros de 5% ao ms, e Antonia decide comprar a prazo, nessa loja, o valor total pago por Antnia pelo liquidificador ser de A) R$ 165,40 B) R$ 168,00. C) R$ 163,90. D) R$ 161,80. 28. Em uma escola, o acesso entre dois blocos de aula possui um desnvel de 40 cm. Para garantir acessibilidade, o diretor vai construir uma rampa co m uma inclinao de 7%. A expresso que calcula essa inclinao, em percentual, dada por i d 100 , onde d a altura
C

do desnvel e C o comprimento da rampa. Com base nesses dados, a rampa constr uda deve ter comprimento de, aproximadamente , A) 57 m e 14 cm. B) 5 m e 71 cm. C) 6 m e 30 cm. D) 35 m e 43 cm.
IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Assistente de Alunos] 7

29. Por falta de espao, a garagem de um edifcio foi construda no subsolo. Para ter acesso a ela, construiu-se uma rampa de 15m de comprimento com inclinao de 20. Se esse prdio est sobre pilotis de 3 m , a altura em que se encontra o piso do primeiro andar em relao ao piso da garagem de, aproximadamente , Dados : ( sen20 0,34 e cos 20 0,94 ) A) 11,1 m. B) 14,1 m. C) 5,1 m. D) 8,1 m.

30. Uma empresa de carto de crdito cobra, de encargos financeiros por atraso no pagamento da fatura, multa de 2% mais juros de 14% ao ms , que incidem, individualmente, sobre o valor original da fatura. Marta atrasou o pagamento d e uma fatura no valor de R$ 600,00 por um ms e, em negociao com a empresa, conseguiu reduzir os juros em 8% do valor devido. Portanto, Marta quitou sua dvida no carto de crdito com A) R$ 702,28. B) R$ 688,68. C) R$ 689,28. D) R$ 703,68.

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Assistente de Alunos]

Informtica

31 a 45

31. Comparando-se os valores abaixo e desconsiderando-se o efeito de clustering nos discos rgidos, o maior espao de armazenamento em um HD de A) 128 arquivos de 10MiB. B) 1 arquivo de 1GiB. C) 256 arquivos de 512KiB. D) 10 arquivos de 100MiB.

32. Em Natal, uma grande loja de varejo de equipamentos de TI colocou venda, em 12 de julho de 2011, um computador com Processador Core i7 870. As ordens de grandeza para Memria e HD, compatveis com o produto e a data do anncio, so, respectivamente , A) 1GB e 8PB. B) 8MB e 500GB. C) 2GB e 256KB. D) 4GB e 1TB.

33. A unidade de um microcomputador que vem predefinida de fbrica e contm informaes referentes inicializao dos mdulos do computador a A) cache. B) porta USB. C) memria ROM. D) sada paralela.

34. No MS Windows XP, possvel fazer uma busca de arquivos usando a sequncia de cliques no boto Iniciar>Pesquisar. Na janela que se abre, ao escolher o link Todos os Arquivos e Pastas, pode -se especificar um nome de arquivo em particular ou uma parte do nome. Quando se digita a regra memo*.rtf no lugar do nome e inicia-se a busca, o sistema operacional procurar todos os arquivos A) que comeam com o nome memo . B) do tipo rtf ( Rich Text Format ) que contenham o nome memo . C) com extenso rtf ( Rich Text Format ) que comeam com o nome memo . D) que contenham os nomes memo e rtf .

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Assistente de Alunos]

A figura a seguir servir de base para responder s questes 35 e 36.

35. No W indows Explorer, gerenciador de arquivos do MS W indows XP, pode-se selecionar mais de um arquivo para realizar uma determinada operao, tal como apag -los ou abri-los. Uma forma de selecionar arquivos que esto mostrados de forma no contgua, conforme aparece na figura, A) manter pressionada a tecla CTRL enquanto seleciona os arquivos com o mouse . B) manter a tecla SHIFT pressionada e selecionar os arquivos usando as teclas direcionais ( ). C) usar o boto direito do mouse e clicar sobre cada cone de arquivo. D) clicar com o mouse no primeiro arquivo e, com a tecla SHIFT pressionada, clicar no ltimo arquivo da seleo.

36. No Windows Explorer, os botes respectivamente , para

, e

, que aparecem na figura, servem,

A) descer um nvel na rvore de diretrios (pastas) do sistema; mostr ar arquivos ocultos; e subir um nvel na rvore de diretrios (pastas) do sistema. B) mostrar a rvore de diretrios (pastas) do sistema; visualizar os arquivos em uma pasta na forma de cones; e voltar para a pasta anteriormente visitada. C) descer um nvel na rvore de diretrios (pastas) do sistema; mostrar detalhes dos arquivos dentro de uma pasta; e voltar para a pasta anteriormente visitada. D) mostrar a rvore de diretrios (pastas) do sistema; selecionar a forma de visualizar os arquivos; e subir um nvel na rvore de diretrios (pastas) do sistema.

37. Fazem parte da interface grfica original do MS W indows XP A) o Boto Iniciar, a Lixeira, o Boto Reverter e a Bandeja do Sistema. B) a Barra de Inicializao Rpida, a Barra de Tarefas, o Boto In iciar e a rea de Notificao. C) o Boto Arquivo, o Papel de Parede, o Protetor de Tela e o Agrupamento de Janelas. D) o Menu Todos os Programas, a rea de Trabalho, o MS Office e o Agrupamento de Janelas.

10

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Assistente de Alunos]

38. No MS W ord, os botes

servem, respectivamente , para

A) alinhar um pargrafo direita; criar uma lista com marcadores; mostrar quebra de seo; e aumentar ou diminuir o tamanho da fonte. B) aumentar o recuo de um pargrafo; iniciar uma lista com marcadores; mostrar smbolos de formatao ocultos; e controlar o espaamento entre linhas. C) alinhar um pargrafo esquerda; iniciar uma lista numerada; mostrar as marcas de pargrafos; e controlar o espaamento entre linhas. D) aumentar a indentao de um pargrafo; criar uma lista numerada; iniciar um novo pargrafo; e controlar o espaamento entre letras.

39. A figura a seguir mostra a rea de digitao de texto do MS Word com a seleo de uma zona retangular.

Uma das formas para realizar essa seleo e, depois, mudar a cor da fonte da s letras dentro dessa zona : A) manter a tecla ALT pressionada, clicar , com o boto esquerdo do mouse , o canto superior esquerdo da zona de seleo e arrastar o mouse at o canto inferior direito da zona a ser selecionada; em seguida, clicar no boto na seleo. para selecionar a cor da fonte a ser usada

B) manter a tecla CTRL pressionada, clicar , com o boto esquerdo do mouse , o canto superior esquerdo da zona de seleo e arrastar o mouse at o canto inferior direito da zona a ser selecionada; em seguida, clicar no boto ser usada na seleo. para selecionar a cor da fonte a

C) manter a tecla ALT pressionada, clicar , com o boto esquerdo do mouse , o canto superior esquerdo da zona de seleo e arrastar o mouse at o canto inferior direito da zona a se r selecionada; em seguida, clicar no boto na seleo. para selecionar a cor da fonte a ser usada

D) manter a tecla CTRL pressionada, clicar , com o boto esquerdo do mouse , o canto superior esquerdo da zona de seleo e arrastar o mouse at o canto inferior direito da zona a ser selecionada; em seguida, clicar no boto ser usada na seleo. para selecionar a cor da fonte a

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Assistente de Alunos]

11

40. No BrOffice.org Writer, a ferramenta pincel de estilo (

) serve para

A) copiar a formatao de certo trecho de um texto e aplic-la a outro trecho. B) colorir o pano de fundo atrs do texto selecionado , destacando-o. C) deslocar um objeto grfico e coloc-lo em outro lugar do texto. D) realar um trecho do pargrafo, dando a impresso de marca-texto. A situao a seguir servir de base para responder s questes 41 e 42. O professor de um curso superior de Informtica preparou no MS Excel a seguinte planilha com as notas de seus alunos nos dois primeiros bimestres e seus respectivos pesos. A B Peso 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 MDIA TURMA NOME Alexandre Souto Amanda de Morais Carlos Diniz Erivaldo Silva Gabriela de Andrade 1 bim. 2 NOTA 1 60 65 75 30 80 C Peso 2 bim. 3 NOTA 2 70 75 55 50 95 MDIA ALUNO D

Ele deseja, ento, calcular a mdia parcial dos alu nos (uma mdia ponderada dos valores das notas nos dois bimestres do semestre letivo) e a mdia aritmtica simples das notas dos alunos da turma em cada bimestre. 41 . Para calcular a mdia parcial dos alunos, a frmula que ele deve inserir na clula D4, d e forma que possa copi-la para as demais (D5, D6, D7 e D8), usando a combinao de teclas CTRL+C (com D4 selecionada) e CTRL+V (aps selecionar D5 a D8), A) =0,2*(B4*B2+C4*C2) B) =(B4*$B2+C4*$C2)/5 C) =(B4*B$2+C4*C$2)/5 D) =0,2*(B4*B$2+C4*$C2) 42 . Para calcular a mdia aritmtica simples das notas dos alunos em cada bimestre, o professor pode usar, nas clulas B10 e C10, respectivamente , as frmulas A) =B2/5*soma (B4:B8); e = C2/5*soma(C4; C5; C6; C7;C8) = soma(C4; C5; C6; C7;C8)/6 = C2*mdia(C4:C8) = 0,2*soma(C4:C8)

B) =mdia (B4; B5; B6; B7; B8); e C) =B2*mdia(B4:B8); D) =mdia(B4; B5;B6:B8) ;


12

e e

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Assistente de Alunos]

43 . Entre os modos de exibio do BrOffice.org Impress, esto A) Estrutura de tpicos, Classificador de slides e Folheto. B) Normal, Notas e Slide Mestre. C) Rascunho, Normal e Classificador de slides . D) Estrutura de tpicos, Notas e Rascunho.

44 . Leia as afirmaes a seguir. I O protocolo de transferncia de hipertexto (HTTP, do ingls HyperText Transfer Protocol ) permite que um computador cliente acesse dados armazenados em um computador servidor, no sendo possvel o inverso. A linguagem de marcao de hipertexto (HTML, do ingls HyperText Markup Language ) ininteligvel para os browsers (navegadores), tais como Internet Explorer e Mozilla Firefox. O protocolo de agncia correio (POP, do ingls Post-Office Protocol ) e o protocolo de transferncia de correio simples (SMTP, do ingls Simple Mail Transfer Protocol ), servem para trocas de mensagem no formato de correio eletrn ico ( e-mail ). O protocolo de transferncia de hipertexto seguro (HTTPS, do ingls HyperText Transfer Protocol Secure ) uma variao do HTTP em que uma camada de segurana adicional implementada, permitindo troca de dados criptografados entre clientes e servidores.

II

III

IV

Esto corretas as afirmativas A) I e II. B) III e IV. C) I e IV. D) II e III.

45 . Um professor do IFRN deseja enviar uma mensagem eletrnica para todos os seus 120 alunos, mas, para manter a privacidade de seus destinatrios, de tal for ma que uns no saibam os endereos de e-mail dos outros, resolve endere-la usando o campo A) para ( to ) do seu cliente de e-mail . B) cc ( carbon copy ) do seu cliente de e-mail . C) de ( from ) do seu cliente de e-mail . D) bcc ( blind carbon copy ) do seu cliente de e-mail .

IFRN Concurso Pblico 2011 Tcnico Administrativo em Educao [Assistente de Alunos]

13

Vous aimerez peut-être aussi