Vous êtes sur la page 1sur 15

Anlise do discurso e mdia: a (re)produo de identidades

Maria do Rosario Gregolin

RESUMO A anlise do discurso um campo de pesquisa cujo objetivo compreender a produo social de sentidos, realizada por sujeitos histricos, por meio da materialidade das linguagens. Cada vez mais, a mdia tem-se tornado objeto privilegiado das investigaes dos analistas de discurso. Neste trabalho, analisando textos da grande mdia brasileira, procurase mostrar a importncia da aproximao entre anlise do discurso e estudos da mdia, a fim de compreender os movimentos discursivos de produo de identidades. Palavras-chave: Discurso; mdia; identidades; histria, memria. ABSTRACT Discourse analysis is a field of research which aims to understand the social production of senses, engendered by historical subjects, through the materiality of languages. Media has more and more become a privileged object of investigation by discourse analysts. This paper analyses texts generated by the broad Brazilian media. We aim to demonstrate the importance of the aproximation between discourse analysis and media studies in order to understand the discoursive movements in the production of identities. Keywords: Discourse; media; identities; history; memory.

 Doutora em Lingstica, docente do departamento de Lingstica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Autora de vrios livros, entre os quais: Discurso e mdia: a cultura do espetculo e Foucault e Pcheux na anlise do discurso: dilogos e duelos, ambos pela editora Claraluz.

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 4 n . 1 1 p . 1 1 - 2 5 n o v. 2 0 0 7

d o s s i

12

anlise do discurso e mdia

d o s s i

De repente, um acontecimento... Ao bater o olho na primeira pgina da Folha de S.Paulo do dia 8 de maro de 2006, o leitor se deparou com a imagem do presidente Lula, sorridente, ao lado da impvida rainha da Inglaterra. O close fotogrfico deixa entrever parte de seu rosto por detrs da transparncia do vidro. Sob a foto, explicita a legenda: no interior da carruagem real, o presidente segue para o centro simblico do poder ingls. Essa imagem, destacada na priDe carruagem. Lula com a rainha Elisabeth, meira pgina do jornal de maior a caminho do palcio de Buckingham. circulao no Brasil, nada tem de transparente, pois guarda sob sua pretensa referencialidade algumas vozes irnicas. A ambigidade da relao entre imagem e legenda remete a uma velhssima histria em que a pobre mocinha, depois de devidamente equipada pela fada madrinha, obtm o direito de embarcar na carruagem e realiza o sonho de ir ao palcio danar com o prncipe. Mas, como tudo tem seu preo, o tempo delimitado at meia-noite, momento em que o encanto perde sua validade e ela ser destituda da pompa e da realeza. Ento (pobre moa), sair correndo, perder o sapatinho de cristal e... O conto maravilhoso, tal como o registra nossa tradio iluminista, arruma sempre um jeito de providenciar o happy end no caso, um marido rico que por fim aos seus dias de infortnio... E na poltica? H essa possibilidade de ser feliz para sempre? perguntamnos as vozes que murmuram sob a foto que nos instiga nessa primeira pgina da Folha... Essa memria da narrativa tradicional transportada para o acontecimento jornalstico produz riso e desqualificao. Ser coincidncia a produo desse efeito de sentido no momento histrico em que vivemos? Quais funes desempenha o riso mobilizado pela mdia no campo da poltica? Quais os efeitos desse uso do humor e da derriso quando a grande mdia constri acontecimentos polticos?

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

Exemplar, essa imagem de Lula nos faz pensar sobre a funo do discurso da mdia na produo de identidades. A anlise do discurso (AD) um campo de estudo que oferece ferramentas conceituais para a anlise desses acontecimentos discursivos, na medida em que toma como objeto de estudos a produo de efeitos de sentido, realizada por sujeitos sociais, que usam a materialidade da linguagem e esto inseridos na histria. Por isso, os campos da AD e dos estudos da mdia podem estabelecer um dilogo extremamente rico, a fim de entender o papel dos discursos na produo das identidades sociais. Neste texto, focalizo efeitos identitrios construdos numa teia entre discurso, histria e memria a fim de mostrar a pertinncia da conjuno dos campos da AD com os estudos de mdia. Tendo como ponto central a arquegenealogia de Michel Foucault, o discurso tomado como uma prtica social, historicamente determinada, que constitui os sujeitos e os objetos. Pensando a mdia como prtica discursiva, produto de linguagem e processo histrico, para poder apreender o seu funcionamento necessrio analisar a circulao dos enunciados, as posies de sujeito a assinaladas, as materialidades que do corpo aos sentidos e as articulaes que esses enunciados estabelecem com a histria e a memria. Trata-se, portanto, de procurar acompanhar trajetos histricos de sentidos materializados nas formas discursivas da mdia. Dessa perspectiva, neste texto so analisadas redes de memrias que evidenciam as articulaes entre prticas discursivas e a produo de identidades. Procurarei mostrar que a anlise do discurso pode delinear algumas relaes que a mdia estabelece, interdiscursivamente, com outros dispositivos textuais que circulam na sociedade. Anlise do discurso e mdia: dilogos necessrios A anlise do discurso, campo de pesquisa solidamente instalado no Brasil, interessa-se cada vez mais em tomar a mdia como objeto de investigao. A articulao entre os estudos da mdia e os de anlise do discurso enriquece dois campos que so absolutamente complementares, pois ambos tm como objeto as produes sociais de sentidos.

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 4 n . 1 1 p . 1 1 - 2 5 n o v. 2 0 0 7

d o s s i

maria do rosario gregolin

13

14

anlise do discurso e mdia

d o s s i

Michel Pcheux (1997) fundamental para a constituio de inmeras pesquisas em anlise do discurso feitas atualmente no Brasil. O que caracteriza essas abordagens , principalmente, o fato de os pesquisadores colocarem-se como tarefa a problematizao permanente das suas bases epistemolgicas. Dessa problematizao permanente decorre que o discurso seja um lugar de enfrentamentos terico-metodolgicos. Quatro nomes, fundamentalmente, esto no horizonte da anlise do discurso derivada de Pcheux e vo influenciar suas propostas: Althusser, com sua releitura das teses marxistas; Foucault, com a noo de formao discursiva, da qual derivam vrios outros conceitos (interdiscurso; memria discursiva; prticas discursivas etc.); Lacan e sua leitura das teses de Freud sobre o inconsciente; Bakhtin e o fundamento dialgico da linguagem, que leva a AD a tratar da heterogeneidade constitutiva do discurso. A natureza complexa do objeto discurso no qual confluem a lngua, o sujeito, a histria exigiu que Michel Pcheux propusesse a constituio de um campo em que se cruzam vrias teorias, um campo transdisciplinar. As contribuies de Althusser, Foucault, Lacan e Bakhtin vo operar esse cruzamento entre diversas regies do conhecimento e possibilitar a abordagem das relaes entre linguagem, sujeito, discurso e histria. As idias expressas por Michel Foucault em A arqueologia do saber, livro publicado em 1969, so determinantes para a construo da anlise do discurso. Nesse livro, Foucault reflete sobre os seus trabalhos anteriores e sistematiza uma srie de conceitos determinantes para a abordagem do discurso. Por ter esse carter de reviso terico-analtica, o livro desenha um vasto campo de questes no interior das quais pode-se pensar uma teoria do discurso, que pode ser resumida nos seguintes pontos: a) o discurso uma prtica que provm da formao dos saberes e que se articula com outras prticas no discursivas; b) os dizeres e fazeres inserem-se em formaes discursivas, cujos elementos so regidos por determinadas regras de formao; c) o discurso um jogo estratgico e polmico, por meio do qual constituem-se os saberes de um momento histrico; d) o discurso o espao em que saber e poder se articulam (quem fala, fala de algum lugar, baseado em um direito reconhecido institucionalmente);

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

e) a produo do discurso controlada, selecionada, organizada e redistribuda por procedimentos que visam a determinar aquilo que pode ser dito em um certo momento histrico. A partir dessas propostas, pode-se perceber que Foucault est interessado, ao propor uma arqueologia do saber, em analisar as condies que permitem o aparecimento de certos enunciados e a proibio de outros. Isso significa que, em um momento histrico, h algumas idias que devem ser enunciadas e outras que precisam ser caladas. Silenciamento e exposio so duas estratgias que controlam os sentidos e as verdades. Essas condies de possibilidade esto inscritas no discurso elas delineiam a inscrio dos discursos em formaes discursivas que sustentam os saberes em circulao numa determinada poca. Por meio dessa anlise, Foucault estabelece explicitamente as relaes entre os dizeres e os fazeres, isto , as prticas discursivas materializam as aes dos sujeitos na histria. A discursividade tem, pois, uma espessura histrica, e analisar discursos significa tentar compreender a maneira como as verdades so produzidas e enunciadas. Assim, buscando as articulaes entre a materialidade e a historicidade dos enunciados, em vez de sujeitos fundadores, continuidade, totalidade, buscam-se efeitos discursivos. Foucault prope analisar as prticas discursivas, pois o dizer que fabrica as noes, os conceitos, os temas de um momento histrico. A anlise dessas prticas mostra que a relao entre o dizer e a produo de uma verdade um fato histrico. Por isso, a anlise dos discursos deve investigar noes histricas, densas em sua materialidade, carregadas de tempo, definidoras de espaos, que nascem em algum momento e que tm efeitos prticos (Rago 2002: 265). Discurso, mdia, identidades Os efeitos de sentido materializam-se nos textos que circulam em uma sociedade. Como o interdiscurso no transparente nem, muito menos, o sujeito a origem dos sentidos, ningum consegue enxergar a totalidade significativa nem compreender todos os percursos de sentido produzidos socialmente. A coerncia visvel em cada discurso particular

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 4 n . 1 1 p . 1 1 - 2 5 n o v. 2 0 0 7

d o s s i

maria do rosario gregolin

15

16

anlise do discurso e mdia

d o s s i

efeito da construo discursiva: o sujeito pode interpretar apenas alguns dos fios que se destacam das teias de sentidos que invadem o campo do real social. O efeito de coerncia e unidade de cada texto construdo por agenciamentos discursivos que controlam, delimitam, classificam, ordenam e distribuem os acontecimentos discursivos em disperso e permitem que um texto possa estar em relao com um domnio de objetos, prescrever uma posio definida a qualquer sujeito possvel, estar situado entre outras performances verbais, estar dotado, enfim, de uma materialidade repetvel (Foucault 2004: 121-122). A criao dessa iluso de unidade do sentido um recurso discursivo que fica evidente nos textos da mdia. Como o prprio nome parece indicar, as mdias desempenham o papel de mediao entre seus leitores e a realidade. O que os textos da mdia oferecem no a realidade, mas uma construo que permite ao leitor produzir formas simblicas de representao da sua relao com a realidade concreta. Na sociedade contempornea, a mdia o principal dispositivo discursivo por meio do qual construda uma histria do presente como um acontecimento que tensiona a memria e o esquecimento. ela, em grande medida, que formata a historicidade que nos atravessa e nos constitui, modelando a identidade histrica que nos liga ao passado e ao presente. Esse efeito de histria ao vivo produzido pela instantaneidade da mdia, que interpela incessantemente o leitor atravs de textos verbais e no-verbais, compondo o movimento da histria presente por meio da ressignificao de imagens e palavras enraizadas no passado. Rememorao e esquecimento fazem derivar do passado a interpretao contempornea, pois determinadas figuras esto constantemente sendo recolocadas em circulao e permitem os movimentos interpretativos, as retomadas de sentidos e seus deslocamentos. Os efeitos identitrios nascem dessa movimentao dos sentidos. Por isso, para Bauman (2006), a identidade um efeito de pertencimento que tem em sua raiz o paradoxo da instabilidade: os lugares contemporneos so permanentemente deslocados pelas mquinas de informao e, por isso, impossvel fixar-se rigidamente em um territrio identitrio nico.

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

Estamos, o tempo todo, submetidos aos movimentos de interpretao/reinterpretao das mensagens miditicas, como diante desta imagem, publicada na primeira pgina da Folha de S.Paulo. A matriz da imagem materna o smbolo cristo da Piet, mas ela foi transfigurada na me muulmana. Nessa transfigurao cruzam-se sentidos imemoriais da maternidade, da religiosidade e da Folha de S.Paulo, 25/7/2006. etnia, produzindo entrelugares em que as identidades no podem se acomodar. Elas lutam, no interior dos discursos. Como os sujeitos so sociais e os sentidos so histricos, os discursos se confrontam, se digladiam, envolvem-se em batalhas, expressando as lutas em torno de dispositivos identitrios. Michel Foucault (1978) enxerga, nesses intensos movimentos, uma microfsica do poder: pulverizados em todo o campo social, os micropoderes promovem uma contnua luta pelo estabelecimento de verdades que, sendo histricas, so relativas, instveis e esto em permanente reconfigurao. Eles sintetizam e pem em circulao as vontades de verdade de parcelas da sociedade, em um certo momento de sua histria. As identidades so, pois, construes discursivas: o que ser normal, ser louco, ser incompetente, ser ignorante... seno relatividades estabelecidas pelos jogos desses micropoderes? Imagens como essa da Piet muulmana nos defrontam com as identidades como categorias fluidas, lquidas, errantes. Como dispositivo social, a mdia produz deslocamentos e desterritorializaes. Ao mesmo tempo, o trabalho discursivo de produo de identidades desenvolvido pela mdia cumpre funes sociais bsicas tradicionalmente desempenhadas pelos mitos a reproduo de imagens culturais, a generalizao e a integrao social dos indivduos. Essas funes so asseguradas pela ampla oferta de modelos difundidos e impostos socialmente por processos de imitao e formas ritualizadas. Esses modelos de identidades so socialmente teis, pois estabelecem paradigmas, esteretipos, maneiras de agir e pensar que simbolicamente inserem o sujeito na comunidade imaginada. A sofisticao tcnica produz uma

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 4 n . 1 1 p . 1 1 - 2 5 n o v. 2 0 0 7

d o s s i

maria do rosario gregolin

17

18

anlise do discurso e mdia

d o s s i

verdadeira saturao identitria pela circulao incessante de imagens que tm o objetivo de generalizar os modelos. A profuso dessas imagens age como um dispositivo de etiquetagem e de disciplinamento do corpo social. Os discursos veiculados pela mdia, baseados em tcnicas como a confisso (reportagens, entrevistas, depoimentos, cartas, relatrios, descries pedaggicas, pesquisas de mercado), operam um jogo no qual se constituem identidades baseadas na regulamentao de saberes sobre o uso que as pessoas devem fazer de seu corpo, de sua alma, de sua vida. Podemos enxergar essa rede de discursos tomando alguns exemplos de propagandas, veiculadas na grande mdia brasileira, com base nas quais institui-se a subjetivao tanto nas prticas que propem a modelagem do corpo como na construo dos lugares a serem ocupados por homens e mulheres na sua relao com os outros. Articuladas a outros enunciados que com elas dialogam nos meios de comunicao, essas propagandas so verdadeiros dispositivos por meio dos quais instalam-se representaes, forjamse diretrizes que orientam a criao simblica da identidade. Deleuze (1992) aponta uma transio histrica da sociedade disciplinar para a sociedade de controle. Na sociedade disciplinar o comando social realizado por uma rede difusa de dispositivos, instituies (priso, fbrica, asilo, escola etc.) que estruturam o terreno social e fornecem explicaes lgicas para a disciplina esse paradigma de poder esteve na base de toda a primeira fase do capitalismo. J na sociedade de controle (que se desenvolve nos limites da modernidade), os mecanismos tornam-se cada vez mais democrticos, cada vez mais interiorizados pelos sujeitos: esse poder exercido por mquinas que organizam o crebro (redes de informao) e os corpos (em sistemas de bem-estar, atividades monitoradas etc.). H, assim, uma intensificao e uma sntese dos aparelhos de normalizao, que agem Propaganda 1 (DM9DDB, 2004). atravs de redes flexveis e flutuantes. Esse

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

novo paradigma de poder tem natureza biopoltica, isto , o que est diretamente em jogo a produo e a reproduo da vida, na ideologia do bem-estar social (Hardt & Negri 2001). As redes de poder que envolvem o bios social so mltiplas e heteroPropaganda 2 (DM9, 2003). gneas. Na sociedade contempornea, a mdia realiza a imensa tarefa de fazer circular as representaes e, nesse sentido, coopera para as interconexes entre os fios desse entrelaamento. O discurso do corpo saudvel, por exemplo, atravessa diferentes campos da inteligibilidade social, materializa-se em diferentes gneros Propaganda 3 (DPZ, 2000). e objetiva distintas representaes sobre como deve-se subjetivar a relao dos indivduos com seu prprio corpo-sade. A Propaganda 2 oferece-nos o corpo-limite, que desaparece, magrrimo, atrs de um tronco esguio e retilneo. uma espcie de grau zero do corpo, cuja minimalidade apresentada como ideal; um corpo-mnimo associado, em inmeros enunciados, com a sade e a beleza e oferecido como objetivo a ser alcanado, como meta almejada esttica e eticamente. Ao mesmo tempo, seja mnimo e saudvel, diz a Propaganda 2, revelando a substncia ontolgica da produo social: o constante funcionamento das mquinas sociais em seus diversos aparelhos e montagens produz o mundo juntamente com os sujeitos e objetos que o constituem (Deleuze & Guattari 1976). Esse corpo mnimo , contraditoriamente, aquele que produz a superexposio um lema implcito que poderia traduzir-se, nessa esttica minimalista, como quanto menos, mais evidente... Esse biopoder materializa-se no governo de si: o sujeito deve autocontrolar-se, modelar-se a partir das representaes que lhe indicam como de-

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 4 n . 1 1 p . 1 1 - 2 5 n o v. 2 0 0 7

d o s s i

maria do rosario gregolin

19

20

anlise do discurso e mdia

d o s s i

ve (e como no deve) ser o seu corpo. Ao oferecer antpodas, a imagem da Propaganda 3 faz parecer que dado ao sujeito a possibilidade de escolher como quer modelar o seu corpo, pelo jogo entre o excessivo e mnimo. Essa operao se repete em inmeras outras propagandas, reiterando insistentemente a positividade do corpo mnimo:

Propagandas 4, 5 e 6: Pepsi Diet (ALMAPBBDO, 2001).

Propaganda 7: Natan (F/Nazca 2001).

Essa reiterao no produz seus efeitos per se, isto , no bastaria a repetio exaustiva se a ela no se acoplassem determinados valores, se no se construssem narrativas exemplares para reafirmar as vantagens do corpo modelado. Trata-se de um jogo do olhar: fica evidente, na Propaganda 7, aquilo que Foucault denomina governamentalidade, o governo de si e do outro por meio de tcnicas, dispositivos que produzem identidades. Essa propaganda mostra o olhar do outro uma mulher que, ao receber a jia, muda sua forma de enxergar o corpo do homem que a presenteia. Moral

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

perversa: como nas narrativas maravilhosas, o objeto mgico (a jia) tem o poder de transformar sapos em prncipes? Esse contnuo movimento de identificao, contra-identificao e desidentificao mostra que no h um regime identitrio de subjetividade estvel:
a globalizao, a mdia aproximam universos de toda espcie [...]. As subjetividades, independentemente de sua morada, tendem a ser povoadas por afetos dessa profuso cambiante de universos; uma constante mestiagem de foras delineia cartografias mutveis e coloca em xeque seus habituais contornos (Rolnik 1997).

H uma permanente tenso entre a produo de kits de subjetividade e a criao de singularidades. O mal-estar contemporneo vem dessa tenso entre uma desestabilizao acelerada e a persistncia da referncia identitria. Ao mesmo tempo, produzem-se drogas para suportar esse mal-estar, como a literatura de auto-ajuda. A mdia leva essa operao a seu nvel exponencial, fornecendo verdadeiras prteses de identidade, identidades prt--porter, como vimos observando nas propagandas que propem as tecnologias diet e light, trabalhando o corpo mnimo como receptculo dos projetos identitrios. A circulao incessante desses enunciados leva os sujeitos a viverem uma tenso constante entre as oportunidades infinitas de singularizao e a insistncia poderosa nos modelos identitrios (subjetividades- clone). A subjetividade a matria-prima de toda produo, afirmam Deleuze & Guattari (1976), por isso, h uma interpenetrao entre o campo da micropoltica e o da macropoltica. A subjetividade no se situa no campo individual, mas no de todos os processos de produo social e material e, conseqentemente, o sujeito moderno um consumidor de subjetividade: ele consome sistemas de representao, de sensibilidades. A subjetividade est em circulao, essencialmente social, assumida e vivida por indivduos em suas existncias particulares. Colocando em circulao enunciados que regulamentam as formas de ser e agir, os meios de comunicao realizam um agenciamento coletivo de enunciao, entrecruzando determinaes coletivas sociais, econmicas, tecnolgicas etc.

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 4 n . 1 1 p . 1 1 - 2 5 n o v. 2 0 0 7

d o s s i

maria do rosario gregolin

21

22

anlise do discurso e mdia

d o s s i

Voltando ao acontecimento inicial As vozes que falam na mdia fazem eco a outros dizeres que vm de outros lugares da sociedade. Voltando a Lula, na carruagem, rumo ao palcio, que abriu nossas discusses: essa imagem no aparece aleatoriamente na primeira pgina da Folha; ela se articula com uma srie de outros discursos que reiteram uma direo de sentidos, formando uma rede discursiva que prope, insistentemente, a negatividade da poltica (e, principalmente, de certos polticos). Vemos essa rede funcionar em outros textos, como em uma charge publicada no mesmo jornal, em 2005. Ela participa desse coro em que se unem imagens e palavras: a cena da charge mostra uma manifestao popular na porta do palcio da Alvorada e os manifestantes portam faixas reivindicatrias; na entrada do palcio esto o presidente Lula e outro personagem; diz o presidente: Eles so brasileiros e no desistem nunca!. Ao dizer Eles so brasileiros..., estabelece-se uma distncia que separa o governante de seus governados. Esse sentido reforado, ainda, pela memria e contraposio ao slogan criado pelo prprio governo (Eu sou brasileiro e no desisto nunca). essa distncia, esse desmembramento que provoca o riso irnico e que constitui, pelo humor, a identidade negativa do governo. Onde se localiza essa ironia? Na imagem que retrata a massa amorfa distanciada do poder, sob um cu repleto de nuvens negras. Nas palavras, pelo emprego do pronome de terceira pessoa (Eles) em substituio primeira pessoa (Eu). Portanto, o efeito irnico est inscrito na materialidade da linguagem, quando um sujeito utiliza as formas da lngua e as insere nas lutas sociais pelo sentido. A linguagem deixa de ser pura forma e adquire historicidade. Por isso perigoso entrar na ordem do discurso, porque nunca se diz nada por dizer, Folha de S.Paulo, jan./2005. porque o simples fato de dizer j insere

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

o dito no fluxo da histria e dos poderes. Imerso nessas mensagens (e a mdia delas uma fonte inesgotvel) que repetem certas idias, o leitor instado a concordar com aquilo que dito e a acatar o aparente consenso instaurado pelo riso. Essa uma das funes do humor, pois o riso entorpece. Para haver a possibilidade da discordncia preciso levantar esse vu das evidncias, conseguir localizar de onde vem aquilo que nos faz rir. A possibilidade da subverso s pode vir, portanto, da interpretao polmica que, diante da ilusria transparncia da linguagem, pergunta pelos seus pressupostos. A mdia e as lutas em torno da identidade Esse rpido passeio por algumas propagandas e alguns textos da Folha parece suficiente para apontar a importncia da anlise do discurso para a compreenso de sentidos produzidos em textos da mdia, principalmente porque os percursos significativos so entendidos como efeitos de linguagem. Assim, ao acompanhar alguns trajetos de sentidos em textos da mdia, podemos perceber sua funo na produo social das lutas pelas construes/reconstrues das identidades. Se a identidade produzida, do exterior, por um trabalho discursivo contnuo, como se d a relao do sujeito com essa intensa e infinda rede de discursos miditicos? Ser a identidade uma imposio de fora, que pressupe a passividade de um sujeito-receptculo formatado por moldes produzidos em outros lugares? Seria redutor entender que h apenas passividade diante do agenciamento coletivo da subjetividade; pelo contrrio, h pontos de fuga, de resistncia, de singularizao. No h, nos discursos da mdia, apenas reproduo de modelos ela tambm os reconstri, reformata, prope novas identidades. Ao mesmo tempo, h uma tensa relao entre a mdia e seus leitores: a subjetividade fabricada e modelada no registro social, mas os indivduos vivem essa subjetividade tensivamente, reapropriandose dos componentes fabricados e produzindo a singularizao, criando outras maneiras de ser. Se s houvesse submisso, no haveria produo de novos sentidos. Acontece que no h agenciamento completo

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 4 n . 1 1 p . 1 1 - 2 5 n o v. 2 0 0 7

d o s s i

maria do rosario gregolin

23

24

anlise do discurso e mdia

d o s s i

das subjetividades, mas um permanente entrelaamento mvel entre as foras de territorializao e as de desterritorializao, ambas agindo e provocando contradies. Como conseqncia desses movimentos, as identidades no so rgidas nem acabadas, pois
mesmo as identidades aparentemente mais slidas, como a de mulher, homem [...] escondem negociaes de sentido, jogos de polissemia, choques de temporalidades em constante processo de transformao, responsveis, em ltima instncia, pela sucesso de configuraes hermenuticas que de poca para poca do corpo e vida a tais identidades. Identidades so, pois, identificaes em curso (Sousa Santos 2000: 135).

Nosso mundo fluido exige que as identidades no sejam permanentes. Essa uma condio da vida moderna. Por isso, no podemos culpar a mdia de produzir a fluidez. Pelo contrrio, somos incessantemente forados a torcer e moldar as nossas identidades, sem ser permitido que nos fixemos a uma delas, mesmo querendo (Bauman 2006: 96-97). Por isso, no h falsas identidades, pois no h uma nica verdadeira. Todas so construes discursivas e, portanto, passageiras. Ademais, a verdade... o que seno uma construo discursivamente moldada, que muda de tempos em tempos? Como pretendemos ter mostrado neste trabalho, na nossa poca a mdia uma fonte poderosa e inesgotvel de produo e reproduo de subjetividades, evidenciando sua sofisticada insero na rede de discursos que modelam a histria do presente.

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

Referncias bibliogrficas
BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2006. DELEUZE, G. & GUATTARI, F. O anti-dipo. Rio de Janeiro: Imago, 1976. DELEUZE, G. Conversaes. So Paulo: Editora 34, 1992. FOUCAULT, M. (1978). Microfsica do poder. Traduo de Roberto Machado. 14. ed. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1978. . A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2004. GREGOLIN, M. R. (org). Discurso e mdia: a cultura do espetculo. So Carlos: Claraluz, 2003. . Foucault e Pcheux na anlise do discurso: dilogos e duelos. So Carlos: Claraluz, 2004. HARDT, M. & NEGRI, A. Imprio. Rio de Janeiro: Record, 2001. PCHEUX, M. Discurso, estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1997. RAGO, M. Libertar a Histria, in RAGO, M. et alii. Imagens de Foucault e Deleuze: ressonncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 255-272. ROLNIK, S. Toxicmanos de identidade subjetividade em tempo de globalizao, in LINS, D. (org.). Cultura e subjetividade: saberes nmades. Campinas: Papirus, 1997. SOUSA SANTOS, B. Pela mo de Alice: o social e o poltico na ps-modernidade. 7. ed. So Paulo: Cortez, 2000.

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o p a u l o v o l . 4 n . 1 1 p . 1 1 - 2 5 n o v. 2 0 0 7

d o s s i

maria do rosario gregolin

25

Vous aimerez peut-être aussi