Vous êtes sur la page 1sur 13

PROCESSO CIVIL

Prof. Juliano Colombo

Jurisdio e ao: conceito, natureza e caractersticas; das condies da ao

Jurisdio: o poder de dizer o direito Ao: direto pblico subjetivo Processo: mtodo de compor litgios Procedimento: expresso sinnima de rito. Maneira de organizar atos processuais Prazo: mola propulsora do processo Jurisdio o poder que toca ao Estado, entre as sua atividades soberanas, de formular e fazer atuar praticamente a regra jurdica concreta que, por fora do direito vigente, disciplina determinada situao jurdica. (Liebman, Manuale di Diritto Procesuale Civile, ristampa da 2a. ed., 1968, 1968, v. I, no. 1, p.3) JURISDIO - Poder de Dizer o Direito. Dirigido ao sujeito da relao jurdica. A funo jurisdicional s atua diante de casos concretos de conflitos de interesses (lide ou litgio) e sempre na dependncia da invocao dos interessados, por que so devedores primrios destes ordem jurdica e a aplicao voluntria de suas normas nos negcios jurdicos praticados.1 O conceito de lide, portanto, fundamental para compreenso da atividade jurisdicional e, conseqentemente, do processo e da ao.2 Na clssica lio de Carnelutti a existncia de lide ou litgio necessrio que ocorra um conflito de interesses qualificado por uma pretenso resistida. Vedao da Autotutela - Jurisdio como Poder e Funo do Estado. Processo: Na lio de Humberto Theodoro Junior, Processo o mtodo especfico de compor ltigios atravs da soberania estatal.

1 2

Citao de Humberto Theodor Junior, Curso de Direito Processual Civil, Volume I, Editora Forense, p. 39 Citao de Humberto Theodor Junior, Curso de Direito Processual Civil, Volume I, Editora Forense, p.39.

PROCESSO CIVIL
Prof. Juliano Colombo

Procedimento: Maneira de estipular os atos processuais necessrios. Estabelece o iter a ser percorrido pelos litigantes e pelo juiz ao longo do desenrolar da relao processual. Nesta linha, a jurisdio necessita ser provocada a aplicao do Princpio da Demanda/Princpio Dispositivo que informa que do cidado, e no do juiz, a iniciativa de movimentar ou no movimentar o Poder Judicirio. Importante que a composio (acordo) entre as partes poder ocorrer sem a provocao do poder judicirio, fato prprio das relaes contratuais e negcios jurdicos. Igualmente, provocado o poder judicirio, estabelecida a demanda, poder ocorrer a chama autocomposio - transao no curso do processo, sendo causa de sentena com resoluo do mrito nos termos do art. 269, III do CPC. CARACTERSTICAS DA JURISDIO - INRCIA A jurisdio inerte e necessita ser provocada. A prestao jurisdicional efetiva somente quando solicitada. A jurisdio, diz-se, uma funo inerte que s se pe em movimento quando ativada por aquele que invoca a proteo jurisdicional do Estado. (Ovdio Baptista, Teoria Geral do Processo Civil). Nesta linha, a jurisdio necessita ser provocada a aplicao do Princpio da Demanda que informa que do cidado, e no do juiz, a iniciativa de movimentar ou no movimentar o Poder Judicirio. Art. 262. O processo civil comea por iniciativa da parte, mas se desenvolve por impulso oficial. (Princpio Demanda/Princpio Dispositivo/Princpio Inquisitrio) Art. 2o Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais. A atuao do juiz fica limitada pela iniciativa da parte aos pedidos formulados pela parte. Importante que a composio entre as partes poder ocorrer sem a provocao do poder judicirio, fato prprio das relaes contratuais e negcios jurdicos. Igualmente, provocado o poder judicirio, estabelecida a demanda, poder ocorrer a chamada transao no curso do processo, sendo
2

PROCESSO CIVIL
Prof. Juliano Colombo

causa de sentena com resoluo do mrito nos termos do art. 269, III do CPC. Assim, por ser inerte, ao provocar a jurisdio o Autor empurra e limita a jurisdio. Art. 128. O juiz decidir a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questes, no suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte. Art. 460. defeso ao juiz proferir sentena, a favor do autor, de natureza diversa da pedida, bem como condenar o ru em quantidade superior ou em objeto diverso do que Ihe foi demandado. Exceo: Exceo a esta regra reside no art. 989 do CPC: Art. 989. O juiz determinar, de ofcio, que se inicie o inventrio, se nenhuma das pessoas mencionadas nos artigos antecedentes o requerer no prazo legal. Excees art. 989 (inventrio) , art. 1.129 (exibio de testamento), art. 1.142 (herana jacente) e art. 1.160 (arrecadao de bens de ausentes) todos do CPC. Neste caso no haver petio inicial, mas portaria. Outra exceo vislumbrada no art. 461 do CPC: Art. 461. Na ao que tenha por objeto o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer, o juiz conceder a tutela especfica da obrigao ou, se procedente o pedido, determinar providncias que assegurem o resultado prtico equivalente ao do adimplemento. (...) 4o O juiz poder, na hiptese do pargrafo anterior ou na sentena, impor multa diria ao ru, independentemente de pedido do autor, se for suficiente ou compatvel com a
3

PROCESSO CIVIL
Prof. Juliano Colombo

obrigao, fixando-lhe prazo razovel para o cumprimento do preceito. Resultado prtico equivalente, diverso daquele que requerido inicialmente, mas que atende a causa de pedir. - SECUNDRIA/SUBSTITUTIVA O Estado realiza coativamente uma atividade que deveria ter sido primariamente, originariamente, exercida de maneira pacfica e espontnea. A atividade jurisdicional estaria substituindo a atividade alheia, substituindo a prpria atividade das partes. Parece-nos que o que caracterstico da funo jurisdicional seja a substituio por uma atividade pblica de uma atividade privada de outrem. Chiovenda. Art. 466-A. Condenado o devedor a emitir declarao de vontade, a sentena, uma vez transitada em julgado, produzir todos os efeitos da declarao no emitida. - INDECLINVEL/ INDELEGVEL/INEVITVEL Constitucionalmente, ficam proibidos os Tribunais ou Juzos de exceo, sendo a jurisdio exercida somente pelo Estado-juiz, pelo Juiz Natural, por aquele investido no poder de julgar. No poder o juiz se eximir de julgar, salvo no caso de impedimento, suspeio, incompetncia, tampouco delegar suas atribuies de julgamento. Somente o juiz exerce a jurisdio, juiz leigo no juiz e no exerce jurisdio. Arbitragem no jurisdio um equivalente de jurisdio. Art. 126. O juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe- aplicar as normas legais; no as havendo, recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais de direito. Nelson Neri Jr afirma que Embora seja atividade tpica do Poder Judicirio a jurisdio pode, excepcionalmente, ser exercida pelo Poder Legislativo, nos termos do art. 52, I e II da CF, quando da competncia do Senado Federal para o julgamento do Presidente e do Vice-Presidente nos crimes de responsabilidade. a excepcional funo jurisdicional afeta ao Poder Legislativo.
4

PROCESSO CIVIL
Prof. Juliano Colombo

- DECLARATIVA OU DECLARATRIA DE DIREITOS Poder e juzo que se preste a reafirmar e restabelecer o imprio do direito, declarando qual seja a regra do caso concreto, quer aplicando as ulteriores medidas de reparao ou de sano previstas pelo direito. A jurisdio reconhece direitos preexistentes. O direito subjetivo preexiste sentena. No h criao, mas reconhecimento de direitos. Jurisdio atua direitos preexistentes.

- DESINTERESSADA/IMPARCIAL Pe em prtica vontades concretas da lei que no se dirigem ao rgo jurisdicional, mas aos sujeitos da relao jurdica substancial deduzida em juzo. Imparcialidade do juiz, terceiro imparcial investido na condio de juiz que exerce a jurisdio. JURISDIO CONTENCIOSA X JURISDIO VOLUNTRIA Art. 1o A jurisdio civil, contenciosa e voluntria, exercida pelos juzes, em todo o territrio nacional, conforme as disposies que este Cdigo estabelece. No figurando no conceito de jurisdio penal e nas jurisdies especiais, ser enquadrado na chamada jurisdio civil que divide-se em voluntria e contenciosa. A Jurisdio Contenciosa a jurisdio por excelncia. Existncia de lide, de pretenso resistida, conflito entre as partes. Surge o Estado-Juiz, diretor do processo, objetivando resolver o conflito, pacificando e compondo conflitos. Na Jurisdio Voluntria o juiz realiza a gesto pblica de interesses privados. No h lide, mas negcio jurdico processual que necessita a chancela do Estado por meio de sua jurisdio. Torna eficaz o negcio desejado pelos interessados. Ex.: nomeao de tutores, nas alienaes de bens de incapazes, entres outros.3

Humberto Theodoro Junior, Curso de Direito Processual Civil, Volume I, Editora Forense.

PROCESSO CIVIL
Prof. Juliano Colombo

Mas ao Poder Judicirio so, tambm, atribudas certas funes em que predomina o carter administrativo e que so desempenhadas sem o pressuposto do litgio. (Humberto Theodoro Jnior) Nelson Nery Jnior assim refere na obra Cdigo de Processo Civil Comentado: Tambm denominada pela doutrina majoritria de jurisdio graciosa ou, ainda, de administrao pblica de interesses privados, a jurisdio voluntria vem regulada no CPC 1103 a 1210. jurisdio somente na forma. No jurisdio pura porque o juiz no diz o direito substituindo a vontade das partes, mas pratica atividade integrativa do negcio jurdico privado administrado pelo Poder Judicirio. Ao Do monoplio da justia decorrem: a) obrigao de prestar a tutela jurdica aos cidados;4 b) um verdadeiro e distinto direito subjetivo o direito de ao oponvel ao Estado-juiz direito jurisdio. Direito de Ao natureza pblica refere-se a atividade oficial do Estado. Direito de Ao (CPC): - Pblico Subjetivo; - Abstrato; - Autnomo. A ao , portanto, o direito subjetivo que consiste no poder de produzir o evento a que est condicionado o efetivo exerccio da funo jurisdicional (Liebman) A ao provoca a prestao jurisdicional, provoca uma atividade do rgo judicial. O exerccio da ao no fica vinculado ao resultado do processo. Direito de ao autnomo porque consiste em ser ele outro direito, distinto do direito material disputado entre os litigantes.

Arruda Alvim, Cdigo de Processo Civil Comentado, 1a. ed., 1975, v. I.

PROCESSO CIVIL
Prof. Juliano Colombo

A ao um direito abstrato (direito composio do litgio), que atua independentemente da existncia ou inexistncia do direito substancial que se pretende fazer reconhecido e executado. (Liebman) Condies da Ao Art. 3o Para propor ou contestar ao necessrio ter interesse e legitimidade. Lide deduzida em juzo com a observncia de alguns requisitos bsicos. As condies da ao operam no plano da eficcia da relao processual. Vale dizer: a existncia da ao depende de alguns requisitos constitutivos que se chamam condies da ao, cuja ausncia, de qualquer um deles, leva carncia de ao, e cujo exame deve ser feito, em cada caso concreto, preliminarmente apreciao do mrito, em carter prejudicial. (Humberto Theodoro Jnior) Incumbe ao juiz, ante de entrar no exame do mrito, verificar se a relao processual que se instaurou desenvolveu-se regularmente (pressupostos processuais) e se o direito de ao pode ser validamente exercido, no caso concreto (condies da ao). (Ada Pellegrini Grinover) Condies da Ao: a) Possibilidade Jurdica do Pedido; b) Interesse de Agir; c) Legitimidade da Parte. Art. 267. Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: Vl - quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual; Possibilidade Jurdica do Pedido: Consiste na prvia verificao que incumbe ao juiz fazer sobre a validade jurdica da pretenso deduzida pela parte em face do direito positivo em vigor. Exame abstrato e ideal perante o ordenamento jurdico. Art. 295. A petio inicial ser indeferida: I - quando for inepta; Pargrafo nico. Considera-se inepta a petio inicial quando:
7

PROCESSO CIVIL
Prof. Juliano Colombo

III - o pedido for juridicamente impossvel; Interesse de Agir: Localiza-se o interesse processual no apenas na utilidade, mas especificamente na necessidade do processo como remdio apto aplicao do direito objetivo no caso concreto, pois a tutela jurisdicional no jamais outorgada sem uma necessidade. (Humberto Theodoro Jnior) Falta interesse processual porque intil a provocao da tutela jurisdicional se ela, em tese, no for apta a produzir a correo argida na inicial. Haver, pois, falta de interesse processual se, descrita determinada situao jurdica, a providncia pleiteada no for adequada a essa situao 5 Legitimidade da Parte: Legitimatio ad causam. Caracteriza-se por ser a legitimidade ativa e passiva da ao. Necessidade de partes legtimas. A legitimidade no pode ser seno a titularidade da ao (Ada Pellegrini Grinover) Legitimao extraordinria, consiste em permitir-se, em determinadas circunstncias, que a parte demande em nome prprio, mas na defesa de interesse alheio. Art. 267. Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: IV - quando se verificar a ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo; V - quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada; Vl - quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual; 3o O juiz conhecer de ofcio, em qualquer tempo e grau de jurisdio, enquanto no proferida a sentena de mrito, da matria constante dos ns. IV, V e Vl; todavia, o ru que a no alegar, na primeira oportunidade em que Ihe caiba falar nos autos, responder pelas custas de retardamento.

Vicente Greco Filho, Direito Processual Civil Brasileiro, 11a ed., Ed. Saraiva.

PROCESSO CIVIL
Prof. Juliano Colombo

Conforme Antonio Carlos de Arajo Cintra em sua obra Teoria Geral do Processo, dever do juiz a verificao da presena das condies da ao o mais cedo possvel no procedimento, e de ofcio, para evitar que o processo caminhe inutilmente, com dispndio de tempo e recursos, quando j se pode antever a inadmissibilidade do julgamento do mrito. Pressupostos Processuais Os pressupostos processuais so requisitos jurdicos para a validade da relao processual. Os pressupostos, portanto, so dados reclamados para anlise de viabilidade do exerccio do direito de ao sob o ponto de vista estritamente processual. J as condies da ao importam o cotejo do direito de ao concretamente exercido com a viabilidade abstrata da pretenso de direito material. Pressupostos Subjetivos: Referente ao juiz e as partes. a) a competncia do juiz para a causa; b) a capacidade civil das partes; c) a sua representao por advogado. Art. 13. Verificando a incapacidade processual ou a irregularidade da representao das partes, o juiz, suspendendo o processo, marcar prazo razovel para ser sanado o defeito. No sendo cumprido o despacho dentro do prazo, se a providncia couber: I - ao autor, o juiz decretar a nulidade do processo; II - ao ru, reputar-se- revel; III - ao terceiro, ser excludo do processo.

Pressupostos Objetivos: a) a observncia da forma processual adequada pretenso;

PROCESSO CIVIL
Prof. Juliano Colombo

b) a existncia nos autos do instrumento de mandato conferido ao advogado; c) a inexistncia de litispendncia, coisa julgada, compromisso, ou de inpcia da petio inicial; d) a inexistncia de qualquer das nulidades previstas na legislao processual. QUESTES Bancas Cespe/FCC 01. ( ) Se restar comprovada a existncia de outra causa igual, ainda que j decidida, mas sem o trnsito em julgado, o processo ser extinto, em virtude da ocorrncia da litispendncia. Sendo essa uma das condies da ao, a pretenso do autor no ser resolvida. 02. ( ) Os pressupostos processuais so os requisitos necessrios regularidade e existncia da relao processual e a falta de qualquer desses requisitos acarreta a extino do processo sem resoluo do mrito, por carncia de ao. 03. ( ) A denominada jurisdio voluntria o conjunto de atribuies administrativas integrativas, confiadas pela lei ao Poder Judicirio. 04. ( ) A autocomposio destaca-se como um meio alternativo vlido de soluo de conflitos de interesses. Desse modo, pode essa forma alternativa ser utilizada dentro ou fora da relao jurdica de direito processual (endo ou extraprocessual). 05. ( ) So caractersticas da funo jurisdicional: imparcialidade, revogao e originalidade. 06. Dentre as proposies abaixo indique a que se mostrar correta e mais completa. No direito brasileiro, jurisdio a funo estatal que: a) diz o direito ao caso concreto com definitividade; b) diz o direito ao caso concreto com definitividade e em substituio vontade das partes; c) diz o direito ao caso concreto com definitividade e em substituio vontade das partes, s podendo ser exercida por rgo integrante do Poder Judicirio; d) diz o direito ao caso concreto. 07. ( )Pelo princpio da congruncia entre o pedido e a sentena, defeso ao juiz proferir sentena condenando o ru em objeto diverso do que lhe foi demandado.
10

PROCESSO CIVIL
Prof. Juliano Colombo

08 . ( ) O rgo jurisdicional, uma vez provocado, no pode recusar-se a dirimir os litgios, tampouco delegar a outro essa funo. 09. ( ) Caso seja iniciado um procedimento de jurisdio contenciosa, este deve seguir at a sentena final no procedimento escolhido pelo autor, no sendo possvel transformar o contencioso em voluntrio por ato subseqente ou por manifestao de vontade de qualquer das partes. 10. ( ) Na chamada jurisdio voluntria, a composio dos litgios obtida pela interveno do juiz, que substitui a vontade das partes por meio de uma sentena de mrito, aplicando, no caso concreto a vontade da lei. 11. ( ) Para propor determinada ao judicial, necessrio que a parte autora detenha legitimidade e interesse de agir e que o pedido deduzido seja juridicamente possvel. 12. ( ) Pressupostos processuais em sentido lato so requisitos que legitimam o autor a pleitear a tutela do Estado. 13. ( ) No que concerne aos requisitos e efeitos da sentena, e de conformidade com o Cdigo de Processo Civil, correto afirmar que a sentena transitada em julgado que condena o devedor a emitir declarao de vontade produzir todos os efeitos da declarao no emitida. 14. O interesse de agir como condio da ao consiste na (A) formulao de pretenso que, em tese, seja possvel de acordo com a ordem jurdica brasileira. (B) legitimao para agir daqueles que forem sujeitos da relao jurdica de direito material trazida a juzo. (C)) necessidade de se recorrer ao Judicirio para a obteno do resultado pretendido. (D) faculdade de acompanhar a prova produzida pela parte contrria e fazer contraprova. (E) faculdade de contratar advogado para formular pretenso em juzo. 15. A capacidade um dos pressupostos processuais. Caso o juiz verique que uma das partes incapaz ou h irregularidade em sua representao, dever suspender o processo e marcar prazo razovel para que o defeito seja sanado. Assinale a alternativa que indique a providncia correta a ser tomada pelo magistrado, na hiptese de persistncia do vcio. a) Se o vcio se referir ao autor, deve o juiz aplicar-lhe multa por litigncia de m-f.
11

PROCESSO CIVIL
Prof. Juliano Colombo

b) Se o vcio se referir ao autor, deve o juiz proferir o julgamento antecipado da lide. c) Se o vcio se referir ao ru, deve o juiz reput-lo revel. d) Se o vcio se referir ao ru, deve o juiz julgar a causa em seu desfavor. 16. Jurisdio (A) a faculdade atribuda ao Poder Executivo de propor e sancionar leis que regulamentem situaes jurdicas ocorridas na vida em sociedade. (B) a faculdade outorgada ao Poder Legislativo de regulamentar a vida social, estabelecendo, atravs das leis, as regras jurdicas de observncia obrigatria. (C) o poder das autoridades judicirias regularmente investidas no cargo de dizer o direito no caso concreto. (D) o direito individual pblico, subjetivo e autnomo, de pleitear, perante o Estado a soluo de um conflito de interesses. (E) o instrumento pelo qual o Estado procede composio da lide, aplicando o Direito ao caso concreto, dirimindo os conflitos de interesses. 17. ( ) A jurisdio civil pode ser contenciosa ou voluntria, esta tambm denominada graciosa ou administrativa. Ambas as jurisdies so exercidas por juzes, cuja atividade regulada pelo Cdigo de Processo Civil, muito embora a jurisdio voluntria se caracterize pela administrao de interesses privados pelos rgos jurisdicionais, ou seja, no existe lide ou litgio a ser dirimido judicialmente. 18. A indeclinabilidade uma caracterstica a) da ao b) da jurisdio c) do processo d) da lide e) do procedimento 19. A jurisdio contenciosa civil a) divisvel b) atividade substitutiva c) exercida pelo Tribunal de Contas da Unio d) exercida por membro do Ministrio Pblico e) no pressupe territrio

20. A respeito da jurisdio e da ao, considere:

12

PROCESSO CIVIL
Prof. Juliano Colombo

I. Nenhum juiz prestar tutela jurisdicional, seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e formas legais. II. O direito de ao objetivo, decorre de uma pretenso e depende da existncia do direito que se pretende fazer reconhecido e executado. III. Na jurisdio voluntria, no h lide, tratando-se de forma de administrao pblica de interesses privados. correto o que se afirma APENAS em a) b) c) d) e) II II e III I I e II I e III

Bibliografia Recomendada e utilizada para a elaborao do material: - Humberto Theodoro Jnior, Curso de Direito Processual Civil, Volume 1, Editora Forense; - Theotonio Negro, Cdigo de Processo Civil e legislao processual em vigor, Editora Saraiva; - Nelson Nery Jr, Cdigo de Processo Civil Comentado e legislao Extravagante, Editora RT.

13

Vous aimerez peut-être aussi