Vous êtes sur la page 1sur 5

Nome: Ana Patrcia do Carmo Pires Ferreira Coelho Unidade Curricular: Planeamento e Gesto de Servios Documentao Data: 13 de Janeiro

de 2014 Docente: Professor Doutor Mrio Carrilho Negas

N de Estudante: 1101304 Cdigo: 51066 Ano letivo: 2013/14 Classificao: ..

Parte I 1) Exmos Senhores, Vimos por este meio, e face resposta que obtivemos da vossa parte, ressaltar a importncia do documento de autoavaliao que vos foi solicitado. Apesar de a vossa organizao ser de tamanho reduzido, um documento de autoavaliao muito importante para assegurar o sucesso e mesmo a sobrevivncia da vossa organizao. Toda e qualquer organizao, independentemente do seu tamanho e tipologia dever realizar uma avaliao peridica, de modo a poder assegurar-se que est a utilizar todo o seu potencial. Atravs do vosso documento de autoavaliao, ser possvel avaliar o ambiente interno da empresa, permitindo elaborar uma estratgia que permita que a Ns e Voz possa utilizar da forma mais eficaz possvel todos os recursos materiais e humanos ao seu dispor, permitindo atingir um tipo de desempenho mais eficaz. Ser tambm possvel desenvolver novas estratgias de motivao para os vossos colaboradores, fator muito importante j que os mesmos se encontram a trabalhar em regime de voluntariado, logo, tero uma maior necessidade de acreditar na organizao, sendo a motivao uma importante ferramenta para aumentar o grau de empenho dos mesmos. Permitir-nos , tambm, conhecer o ambiente externo mesma, permitindo-nos delinear algumas estratgias para aproveitar todos os recursos ao vosso dispor, bem como prever e minimizar quaisquer entraves e ameaas ao desempenho do projeto para o qual foram contratados.

2)

A anlise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and threats) uma forma de anlise dos

ambientes externos e internos da organizao, e determinar a sua posio no meio onde esta se encontra inserida. Serve para determinar quais os pontos fortes e os pontos fracos da organizao, tendo como meta a delineao de uma estratgia ou de um plano que permita acentuar e utilizar os pontos fortes em prol da organizao, atenuar ou corrigir os pontos fracos, perceber quais as ameaas mesma e distinguir as oportunidades. um modo de delinear um plano de ao para a organizao. usada para verificar qual a posio atual da organizao no mercado, prever a posio que a mesma ir ocupar num futuro prximo, prever ameaas e oportunidades, e corrigir os pontos fracos com vista a melhorar o desempenho da mesma, podendo servir para aumentar o sucesso da mesma. muito importante a nvel de futuro porque o sucesso que a organizao obtm poder determinar a sua sobrevivncia no mercado empresarial. A forma como esta

gerida que ir determinar o sucesso e a sobrevivncia da organizao. Para tal, ser necessrio elaborar um bom plano estratgico. A anlise SWOT ajuda a elaborar esse plano.

3) A anlise SWOT serve para definir estratgias e planos de ao, permitindo saber se as estratgias que a empresa est a usar esto ou no adequadas aos seus objetivos. No se dever fazer sem ter um bom conhecimento do contexto onde a empresa se encontra inserida. Dever-se- definir o que constitui o ambiente externo da empresa, ou seja, as condicionantes que a afetam vindo de fora da mesma (tais como ameaas atividade da mesma, ameaas reais e potenciais execuo do projeto, tais como problemas legais ), e o que constitui o seu ambiente interno (recursos humanos, materiais, etc.), de modo a identificar quais as foras e as fraquezas da mesma, comparando-as com as de outras empresas do 3.sector. Em seguida, os dados devem ser analisados, elaborando, com base nos mesmos, um diagnstico que permita a tomada de decises e a definio de estratgias e procedimentos a seguir com vista a tirar o maior partido dos pontos fortes da organizao, retificar ou atenuar os pontos fracos, atenuar ou eliminar ameaas imediatas e potenciais, e a tirar o maior partido possvel das oportunidades encontradas. Servir, tambm, como forma de prever o comportamento futuro da empresa, e como forma de aumentar as suas hipteses de sucesso.

4)

A anlise SWOT encontra-se intimamente ligada aos planos estratgicos da organizao, j que

permite elaborar objetivos e determinar quais os meios para os atingir, bem como identificar de forma rpida e fidedigna as necessidades da organizao, envolvendo todos os interessados, desde os funcionrios aos stakeholders. uma forma de anlise bastante completa e rpida de obter, embora considerada como sendo pouco objetiva. Permite analisar a empresa no seu contexto interno (Foras e Fraquezas), e no seu contexto externo (Oportunidades e ameaas). Estes passos resultam num melhor conhecimento da empresa, do ambiente em que esta se encontra inserida, e da prpria concorrncia. A partir da anlise SWOT determinam-se os pontos a melhorar, quais as polticas de gesto a manter, a identificar as oportunidades existentes no mercado, bem como a perceber quais as ameaas externas organizao, permitindo delinear modos de contornar os mesmos.

5) O documento escrito projeto de extrema importncia para a organizao porque permite apresentar de forma estruturada todos os passos para a execuo do projeto. A nvel interno, o documento escrito projeto permite transmitir de forma fivel e explcita todos os passos de planificao do projeto, dar a conhecer aos colaboradores do projeto o que tm de fazer, como e quando, e, por outro lado, permitir aos gestores terem um maior controlo sobre o que j foi feito, o que falta fazer, controlar os prazos de execuo de todas as aes necessrias ao desempenho do mesmo. Permite, atravs da anotao dos passos para a execuo do mesmo elaborar uma planificao mais detalhada e garantir que no h lugar para a duplicao de passos ou atividades. Permite dar a conhecer, de forma detalhada, todo o processo de planeamento do

projeto, bem como o projeto em si mesmo aos clientes. Tem a vantagem de poder ir sendo elaborada em diversas fases do projeto, permitindo a retificao e readaptao das polticas de gesto.

Parte II Escolhi o texto European Tourism Forum on Integrated Quality Management in Tourism, por me ter parecido um texto adequado s temticas que temos estudado nesta unidade curricular, bem como aos critrios pr-estabelecidos para a escolha do mesmo. O texto aborda a temtica do desafio da qualidade do turismo Europeu, e da necessidade de aumentar a sua competitividade enfatizando a sua importncia como factor de crescimento, de criao de emprego e do desenvolvimento sustentvel e equilibrado da Unio Europeia, bem como uma ferramenta muito til para a sua sobrevivncia econmica. delineado, logo de incio, a meta a atingir, que a melhoria da qualidade do turismo na Europa. reforada a necessidade da conjugao de esforos de todos os sectores e instituies que intervm de alguma forma neste processo, e para a necessidade de delinear estratgias ou planos de gesto coerentes e eficazes para reforar o sector do turismo por meio da melhoria da qualidade deste sector. Foi feita uma anlise aprofundada do ambiente interno do sector, ou seja, das necessidades e expectativas dos turistas com vista a apresentar solues concretas para o desenvolvimento do mesmo. reforada a importncia das tecnologias de informao para a qualidade integrada da gesto, tambm efectuada uma anlise do ambiente externo ao sector do turismo, e reforada a importncia da gesto e utilizao dos recursos naturais e culturais para o desenvolvimento deste sector, bem como a anlise aos sistemas de transportes, sistemas ambientais, energias renovveis, etc.., frisando a importncia da necessidade de ter uma boa poltica de gesto dos recursos naturais e culturais da regio em causa. Estas anlises dos ambientes internos e externo do turismo lembram a anlise SWOT. O texto menciona tambm que foi efectuado um estudo ao passado (estudo de picos na procura de lugares tursticos, ou seja, h sempre maior procura dos mesmos nos perodos de frias), ferramenta essencial para a delineao de qualquer plano de aco, j que atravs do estudo do passado de uma organizao ou sector, bem como do estudo do presente, possvel prever o comportamento futuro do mesmo. O texto menciona tambm a importncia da qualidade dos produtos oferecidos, bem como a necessidade de inovar e renovar os produtos que oferecem aos turistas, na tentativa de satisfazer as necessidades e expectativas dos mesmos. O texto foca tambm a importncia da partilha de informao no que diz respeito experincia que cada departamento adquiriu na gesto da qualidade no sector do turismo, bem como na prestao dos servios que oferece, como meio de identificar as boas prticas j existentes e os factores de sucesso do sector (pontos fortes anlise SWOT), de forma a perceber quais os melhores mtodos de trabalho a aplicar.

tambm focada a importncia da divulgao dos servios que se oferecem (publicitao do produto), divulgao essa que dever ter a maior qualidade possvel, de forma a ir de encontro aos padres e exigncia dos clientes. reforada a necessidade de polticas e estratgias globais que visem reforar a competitividade do turismo por meio da melhoria da qualidade dos mesmos, e da correcta gesto dos recursos e meios disponveis. tambm abordada a necessidade de envolver todos os intervenientes neste projecto de melhoria da qualidade da gesto no sector do turismo, - comunicao - e chama-se a ateno para a necessidade de uma boa elaborao de um projecto, de uma boa gesto na fase de desenvolvimento do projecto, e da importncia de reunir as pessoas e recursos mais indicados para o sucesso do projecto, ou seja, de combinar vrios factores e de gerir de forma adequada os recursos e oportunidades existentes, e de detectar os pontos fracos e as ameaas ao sucesso do mesmo. O trabalho deste frum leva delineao de estratgias de actuao, estratgias essas que se resumem em: 1. Reconhecer a Gesto da qualidade como um elemento essencial para uma estratgia que conduza competitividade do turismo europeu, o que levar ao aumento de postos de trabalho e ao crescimento da EU. A Reconhecimento de que a qualidade do produto turstico est dependente da motivao dos trabalhadores do sector, bem como da habilitao profissional, razo pela qual a formao e o dilogo social so extremamente importantes 2. A necessidade de melhorar o patrimnio cultural, social e humano da Europa, bem como as infraestruturas e os produtos tursticos, sendo a formao e a motivao factores chave para assegurar o sucesso do sector Necessidade de elaborar uma estratgia de gesto da qualidade, o que requer a participao de todos os intervenientes no sector 3. Criao de condies favorveis ao desenvolvimento da competitividade do sector 4. Necessidade de partilhar experincias de forma a permitir a identificao de boas prticas, de forma a analisar o sucesso dos projectos ligados ao turismo e permitir a elaborao de mtodos de trabalhos adequados 5. Definir estratgias globais 6. Reforo da coordenao entre departamentos relacionados com o turismo 7. Meta a nvel comunitrio: definir estratgias a ser aplicadas a todos os nveis do sector

Bibliografia: Anlise SWOT. In Infopdia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-01-12]. Disponvel na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$analise-swot>

Documentos disponibilizados pelo Professor Doutor Mrio Carrilho Negas, na Unidade curricular de Planeamento e Gesto de Servios de documentao [Em linha]. [Consult. 2014-01-12]. Disponvel na www: <URL: http://elearning.uab.pt/course/view.php?id=1076>

European Tourism Forum on Integrated Quality Management in Tourism, Mayrhofen, Zillertal, Tyrol, Austria. 9-12 July 1998 [Em linha]. [Consult. 2014-01-12]. Disponvel na www: <URL: http://fama2.us.es:8080/turismo/turismonet1/economia%20del%20turismo/calidad%20y%20turismo/integrat ed%20quality%20management%20in%20tourism%20UE.pdf>

MARALO, Carlos. Aumento da competitividade do turismo passa pelas TIC. In Semana Informtica [Em linha]. [Consult. 2014-01-12]. Disponvel na www: <URL: http://www.semanainformatica.xl.pt/servi%C3%A7os/196-aumento-dacompetitividade-do-turismo-passa-pelas-tic.html>

TEIXEIRA, Sebastio. (1998). Gesto das organizaes. Lisboa: McGraw-Hill

Vous aimerez peut-être aussi