Vous êtes sur la page 1sur 7

EXERCCIOS DE CLASSES GRAMATICAIS Prof: Maria Lcia de Lima Diniz

01)Assinale a alternativa que traga forma verbal no futuro do subjuntivo. a) Se encontrar Teresa, avise-a da minha enfermidade. b) Que Deus a guarde de todos os males! c) Se ele quisesse, teria tido minha ajuda. d) Dormir sempre bom. QUESTO 14 02)Assinale a alternativa CORRETA com relao ao emprego do pronome relativo. a) Aquela a ponte sob cujos arcos nos escondemos. b) A casa que moro no to grande quanto a sua. c) O jantar o qual fui convidado pouco me empolgou. d) Ela a pessoa quem sempre mais obedeci. 03)Todas as palavras grifadas pertencem mesma classe, EXCETO: a) Bebia todo o vinho que lhe davam. b) A cidade onde ela reside bem pequena. c) Quando tal ouvi, desmaiei. d) A mulher cujas lgrimas enxuguei no passado s me faz chorar.

04)H evidentemente pessoas que trabalham como assalariados e que possuem propriedades que lhes permitiriam viver sem depender de salrio. As trs palavras destacadas substituem, respectivamente: a)pessoas, assalariados e pessoas b)pessoas, assalariados e propriedades c)pessoas, pessoas e pessoas d)pessoas, pessoas e propriedades 05)Das palavras assinaladas abaixo, a que NO pertence mesma classe que as outras : a)A morte no o pior que pode ocorrer com os homens. b)Depende de ns abandonar o mundo segundo o padro dos que preferiram salvar a pele. c)Nada mais atual do que essa passagem. d) O ancio que juntou bens durante... 06)Marque a alternativa que traga ERRO no emprego do verbo haver. a) Houveram-na por louca. b) Minha colega havia-me por milionria. c) As pessoas haviam chegado cedo festa. d) Na verdade, haviam outras questes em jogo. 07)Em todas as opes, a palavra destacada expressa a idia indicada, EXCETO em: a) Ela bonita e inteligncia o que no lhe falta. (Qualidade) b) Todos se aproximaram da famlia para oferecer-lhe consolo.(Ao) c) Ningum tem satisfao em pensar em sua prpria morte. (Estado) d) Algum notou a palidez da velhinha e tentou socorr-la. (Qualidade) QUESTO 25 08) O emprego do termo em destaque NO aceitvel na opo: a) Eu no as visitarei enquanto houver rancor. b) Sucedeu- lhe um fato inesperado e bom. c) Cumprimentei-lhes com pouco entusiasmo d) Nunca lhe perdoarei tantas ofensas.

.
09)Todas as alternativas esto corretas com relao colocao do pronome tono, EXCETO: a) Maria no vai casar-se outra vez. b) Disseram-me que a jia era falsa. c) Os presos j tinham rebelado-se mais de duas vezes no ano. d) V-la-ia mais vezes se pudesse. 10)Assinale a alternativa INCORRETA com relao ao uso de todo e suas variaes. a) Por lei, todo edifcio construdo na cidade deve ter escadas de segurana. b) Todo homem mortal, mas todo o homem no mortal. c) Toda a cidade possui nome. d) Toda a regio ficou s escuras durante o temporal. 11)Entre os guerrilheiros e _____ existe um pacto que s ....... se ........ ao sacrifcio. Qual alternativa preenche corretamente as lacunas? a) mim se realizar nos dispusermos b) eu se realizar nos dispusermos c) eu realizar-se- nos dispusermos d) mim realizar-se- nos dispusermos 12)Indique a alternativa incorreta quanto colocao pronominal. a) Hoje enviarei-lhe, sem falta, o documento. b) Quanto me custa manter esta famlia! c) Por favor, responda-me o que lhe pergunto. d) Que a sorte o acompanhe 13)Como deve ser reescrita a frase abaixo se substituirmos o termo em destaque por um pronome oblquo tono adequado? Faria o trabalho se tivesse tempo. a) Faria-o se tivesse tempo. b) Far-lhe-ia se tivesse tempo.

c) F-lo-ia se tivesse tempo. d) O faria se tivesse tempo.

14)Se voc _____ e o seu amigo _____, talvez voc ..... esses bens. a) requisesse intervisse reavesse b) requeresse intervisse reavesse c) requeresse interviesse reouvesse d) requeresse interviesse reavesse 15)Indique a alternativa em que h erro de colocao pronominal: a) Quando se discutiu esse projeto, eu no estava aqui. b) Os candidatos vinham-se aproximando da mesa. c) Poucos se apresentaram ao servio militar. d) A lua parecia que movimentava-se aos poucos. 16)Por favor, passe _____ caneta que est a perto de voc; ........ aqui no serve para ...... desenhar voc. a) aquela esta mim c) essa esta - eu b) esta esta mim d) essa essa mim 17)Observe, nos enunciados abaixo, a substituio dos termos grifados por pronomes. I Tinham as mos amarradas / Tinham-nas amarradas II Sem escutar outras vozes / Sem escut-las III Algo a dizer aos outros / Algo a dizer-lhes IV Que fechem a sua boca / Que lhe fechem a boca A substituio est correta: a) em II, III e IV somente.

c) apenas em I e II

b) em I, II, III e IV

d) apenas em I e III

18)Assinale a opo que completa corretamente as lacunas do texto abaixo: H endereos na Internet que trazem respostas s dvidas sobre finanas pessoais e mostram as razes _____todos devem fazer um oramento de seus gastos. O usurio _______ interesse investir no exterior, por exemplo, pode selecionar uma lista de fundos de investimento e obter dados como a moeda _______ so calculados os ganhos e o pas _______ pertencem os fundos. O que ainda atrapalha os brasileiros a lentido ____ os dados so transmitidos. a) por que cujo com que onde na qual b) pelas quais cujo em que a que com que c) com que em que o na qual a quem em que d) porque por cujo em que ao qual na qual 19)Assinale a opo em que a colocao do pronome tono est incorreta. a) O resultado da prova agradou-lhe. b) Darei-te uma nova oportunidade. c) No lhe quero mostrar o livro. d) Nunca lhe podemos contar a verdade 20)Assinale a alternativa que preenche as lacunas da frase apresentada. Dessa forma, _______estimular as obras do metr, uma soluo no poluente, _______ eficcia supera a de outras modalidades de transporte. a) impem-se da qual a c) impe-se - cuja b) impe-se que a d) impe-se a qual a 21)Ensinar-me-lo-ias, se o soubesses, mas no sabes-o. A frase acima estaria de acordo com a norma gramatical em a) ensinar-mo-ias o soubesses o sabes b) ensinarias-mo soubesse-lo sabe-lo c) ensinarias-mo soubesses-o o sabes d) ensinar-mo-ias soubesses-o sabe-lo 22)Assinale a opo que completa corretamente as lacunas. Se _____ as conseqncias, no ___ na discusso. Entretanto no __________ , e__________. a) previsse teria intervindo titubeou interveio b) prevesse interviria se conteve interviu c) tivesse previsto interferia hesitou interviu d) previsse se intrometeria titubiou interferiu 23)1 V depressa, que o Chefe que falar __________. 2 Leva __________ o guarda-chuva, que o tempo est nublado. 3 Informaram- __________ que amanh no haver expediente. 4 Felizmente, poucos so os que se aborrecem perante __________. As lacunas das frases acima devem ser completadas, respectivamente, pelos pronomes: a) contigo - consigo - no - ti e mim. b) com voc contigo lhe ela e mim. c) contigo contigo lhe voc e eu. d) consigo contigo lhe mim e tu.

24)Em todas as alternativas, a palavra destacada est corretamente interpretada, EXCETO em: a) Em voz baixa, conspiratria, um dos cidados me comunicou que ali na arrebentao(...) havia uma camisinha. ( que = um dos cidados)

b) No me lembro da reao que tive, possvel que tenha levado as meninas para outro canto.. (que = reao) c) No, no era aquele monstro marinho que Fellini colocou no final de um de seus filmes. ( que = aquele monstro marinho) d) O motivo daquela expresso de cidadania era uma seringa que as guas despejaram na areia. ( que = uma seringa) 25) Indique o perodo que apresenta colocao pronominal contrria s regras da norma padro. a) Causou-lhe decepo a reao inesperada da irm, embora no lhe ficasse querendo mal por isso. b) Ningum dirigiu-se ao chefe, em ocasies como aquela, dando-se ares de tanta importncia! c) Depois de algum tempo, os amigos se reencontraram, muitos sem nem o terem desejado. d) Nunca lhe darei tanto dinheiro, que o faa tornar-se um beberro.. 26) I - Eles tinham aceito o convite. II - A encomenda foi aceitada mas o pacote recusado. III - O juiz havia aceitado o recurso. Indique a alternativa correta: a) somente a I est correta b) somente a II est correta c) somente a III est correta d) todas esto corretas 27) a hora do protesto geral ... As trs palavras grifadas so, respectivamente: a) artigo - preposio - advrbio; b) preposio pronome adjetivo c) artigo preposio adjetivo d) pronome pronome - advrbio

28)Passando-se a frase - Houve uma discusso meio longa para o plural e para o futuro do pretrito do indicativo, teremos: a) houveram discusses meio longas. c) haver discusses meio longas. b) haveria discusses meio longas. d) haveriam discusses meio longas. 29) Com a noo exata daquilo que estimula a motivao, as chances de mudana na carreira(...) se consolidam com mais facilidade. Sem que seja alterado o sentido dessa frase, correto afirmar que a forma verbal assinalada pode ser adequadamente substituda por: a) so consolidadas b) sejam consolidadas c) sero consolidadas d) seriam consolidadas 30)Assinale a alternativa correta quanto correspondncia entre a forma verbal em negrito e o modo e o tempo verbal correspondentes. a) Caso no acontea, inviabiliza o programa de gesto de florestas. (futuro do subjuntivo) b) ... como os vencedores das licitaes sabero? ( pretrito perfeito do indicativo)

c) ... a implementao da lei exigia uma srie de consultas s entidades. (pretrito imperfeito do subjuntivo) d) Sem o decreto, nenhum edital de licitao pde ser aberto.(pret. perf. do indic)

31) A substituio do termo destacado pelo contido nos parnteses INADEQUADA em: a) ... existia uma relao direta entre a dificuldade para escrever e a quantidade e a qualidade do que era escrito. ( daquilo) b) ... com o volume de correspondncia dos escritores a pena, que, alm de manuscrever livros, manuscreviam cartas... ( a qual) c)... eram reas conflagradas onde o combate com o teclado duro... ( em que) d)Todos confundiram moralismo e moralidade, que so coisas diferentes. ( os quais) 32) 1-Todos confundiram moralismo e moralidade, que so coisas diferentes. 2- Moralismo e moralidade, que so coisas diferentes............. por todos. A frase 2 reescreve adequadamente a frase 1 quando a lacuna preenchida com: a) confunde-se b) so confundidos c) confundida d) foram confundidos

33).No perodo A vida humana no algo abstrato, encontram-se todas as classes de palavras abaixo, EXCETO: a) conjuno b) adjetivo c) substantivo d) pronome 34) No admite transposio para a voz passiva o seguinte segmento . a)... centenas de formigas devorando um lagarto. b)... ao assistir a documentrios sobre a violncia do mundo animal. c)... uma espcie de vespa cuja fmea deposita seus ovos dentro de lagartas. d) Predadores no sentem a menor culpa. 35)Assinale a alternativa em que se cometeu erro no emprego do verbo. a) Podia haver mais bois no curral. b) Na opinio de Paulo, haviam de votar muitos habitantes da vila. c) Haviam encontrado o carro roubado. d) Deveriam haver muitas assombraes na vila.

QUESTES DA FUMARC 36)Atentando para a flexo verbal, a alternativa CORRETA : a) Os policiais, no se sabe por qu, no interviram na confuso. b) Se ela vir ainda hoje sesso de ensino, conseguir matricular-se. c) Se eu os ver no aeroporto, entregar-lhes-ei a encomenda de V. Exa. d) Requeiro, por essa razo, a devoluo das parcelas a que tenho direito. 37)Do ponto de vista da flexo verbal, a estrutura CORRETA : a) O sindicato intermedia as relaes entre patres e empregados, buscando solues que atendam a ambas as partes. b) Esse filtro, ao contrrio do que se divulga na embalagem do produto, no retm todo tipo de impurezas.

c) Se o Banco Central no tivesse intervindo a tempo, o dlar, ao que tudo indica, teria continuado em queda. d) Se ele no recompor o quadro de pessoal at o fim do ms, o cronograma ser seriamente afetado.

NAS QUESTES 38 e 39 , marque a opo que no est de acordo com a norma culta. 38)a) Os terroristas no vm o mal nos seus terrveis atos. b) O governo que detiver os ataques ser aclamado por todos. c) Se repusermos as mercadorias, no seremos incomodados. d) Espero que nomeiem as pessoas certas para o cargo. 39). a) Ningum duvidava de que ele tinha imprimido os documentos. b) Os passageiros do voo reouveram as malas extraviadas. c) O aluno que dispor de tempo ser orientado por seu professor. d) Espero que os cidados adiram aos nossos conselhos. 40)O que tem a funo de pronome relativo, EXCETO em: a) [...] a diferena apenas o tipo de jovem que elas atendem. b) Li, recentemente, alguns guias de lazer e de turismo que indicam lugares aonde as pessoas podem ir [...] c) Hoje parece que temos de nos transformar em um deles para nos relacionarmos, no verdade? d) Assim, podemos identificar locais freqentados por jovens com at 25 anos ou por adultos que alcanam os 35 [...] 41)O elemento a que se refere a palavra sublinhada foi INCORRETAMENTE identificado entre colchetes em: a) Ofereceu-me o jornal que eu j havia lido e comeou seu ofcio. [jornal] b) No dia seguinte, os jornais diriam que fora o mais quente deste vero que inaugura o sculo e o milnio. [vero] c) Ele me olhou espantado, retribuiu a gorjeta me desejando em dobro tudo o que eu viesse a precisar nos restos dos meus dias. [o] d)Sentei-me naquela espcie de cadeira cannica, de coro de abadia pobre, que tambm pode parecer o trono de um rei desolado de um reino desolante. [abadia pobre] 42)A ponte foi destruda num bombardeio. Os navios passavam sob os arcos da ponte. Assinale a alternativa em que as duas oraes acima tenham sido CORRETAMENTE reunidas num nico perodo. a) A ponte, que os navios passavam sob cujos arcos, foi destruda num bombardeio. b) A ponte sob cujos arcos os navios passavam foi destruda num bombardeio. c) A ponte, que os navios passavam sob seus arcos, foi destruda num bombardeio. d) A ponte, a qual os navios passavam sob seus arcos, foi destruda num bombardeio. 43)A expresso sublinhada foi INCORRETAMENTE substituda por um pronome em: a) Os preos agradaram aos consumidores. Os preos agradaram-lhes. b) A diretora encaminhou o texto para ns pelo correio eletrnico. A diretora encaminhou-nos o texto pelo correio eletrnico. c) Assiste aos cidados o direito de discordar e criticar. Assiste-lhes o direito de discordar e criticar.

d) Os militares obedeceram s ordens de seus superiores. Os militares obedeceram-nas. 44)Tendo em conta o emprego de tempos e modos verbais, assinale a alternativa CORRETA. a) Os Estados Unidos interviram na poltica interna de muitos pases, como se esses fossem incapazes de se gerir. b) Se o governo houvesse intervindo nesse caso, a estas horas estaria ouvindo pesadas crticas por parte da oposio. c) Se virem ao Brasil at o fim deste ms, certamente conseguiro passagens e podero decidir o que melhor lhes convenha. d) O excesso de chuvas fez com que recompssemos os reservatrios de nossas hidreltricas, afastando o risco de novos apages.

GABARITO 1A, 2A, 3C, 4D, 5A, 6D, 7D, 8C, 9C, 10C, 11A, 12A, 13C, 14C, 15D, 16C, 17B, 18B, 19B, 20C, 21A, 22A, 23B, 24A,25B, 26C, 27C, 28B, 29A, 30D, 31B, 32D, 33A, 34B, 35D, 36D, 37C, 38A, 39C, 40C, 41D, 42B, 43D, 44B

Vous aimerez peut-être aussi