Vous êtes sur la page 1sur 30

Artigo

Os estudos culturais e a questo da diferena na educao


Cultural studies and the question of difference in education

Anna Luiza Arajo Ramos Martins de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

Resumo
Este artigo discute as contribuies do campo conhecido como Estudos Culturais para a educao. Chama ateno para o fato de a escola, historicamente, ter organizado seu currculo e suas prticas pedaggicas com base em valores e padres das culturas hegemnicas e defende o desenvolvimento de teorias e prticas educacionais mais sensveis s culturas, atentas relao entre poderes/saberes/identidades, contingncia e pluralidade do contexto social. Prope que a escola reconhea e valorize as diferenas e o hibridismo, que incorpore as diversas tradies culturais dos grupos que fazem parte da sociedade, inclusive daqueles que, historicamente, vivem em condio de subordinao mulheres, negros e negras, homossexuais, pessoas com necessidades especiais, trabalhadores rurais, entre outros. Palavras-chave: Estudos culturais. Educao. Diferena.

Abstract
This article discusses the contributions of Cultural Studies for education. Addresses the fact that school has historically structured its curriculum and teaching practices on behalf of values and social standards of hegemonic cultures, and supports the development of educational theories and teaching practices more sensitive to cultural difference, that take more seriously the relationship between power/knowledge/identity, just as the contingency and plurality of social contexts. Proposes that school can recognizes and values the differences and the hybridism, that incorporates the various social groups cultural traditions, including of those who historically live in conditions of subordination like women, African-descendants, homosexuals, people with special needs, rural workers, among others. Keywords: Cultural studies. Education. Difference.

33

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

1. Introduo
Muito se tem discutido sobre a importncia de reconhecer e valorizar conhecimentos e prticas culturais de grupos que historicamente tm sido excludos dos contextos escolares. A partir de diferentes enfoques tericos e metodolgicos, debate-se essa questo relacionada aos currculos escolares, s polticas educacionais, formao inicial e continuada de professores e s prticas pedaggicas. Desde a publicao do Relatrio para a Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (UNESCO) da Comisso Internacional sobre Educao para o sculo XXI (DELORS, 2002), educadores, rgos pblicos e instituies de ensino e pesquisa desenvolvem seminrios, projetos e cursos sobre os quatro pilares da educao: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver juntos. Livros e materiais audiovisuais foram publicados por diferentes instituies sobre educao e cultura para paz. Vrias organizaes no-governamentais (ONGs), universidades e centros de estudos tentam mostrar que a escola precisa contribuir para a promoo do conhecimento mtuo entre pessoas de diferentes etnias, identidades, idades, caractersticas fsicas e mentais, classes sociais. No entanto, se olharmos atentamente, percebemos que a escola continua selecionando alguns saberes, valores e prticas e rejeitando outros com base em diferentes tipos de relaes de dominao econmicas, polticas, tnicas, de gnero, de orientao sexual, de religio. essencial continuarmos refletindo sobre os processos de criao e preservao de diferenas e desigualdades na esfera educacional e desenvolvermos estratgias que possibilitem o acesso de alunos e de professores s diversas verses dos fatos histricos e desnaturalizao dos saberes. Neste artigo, apresentamos as contribuies dos Estudos Culturais para tal reflexo. Inicialmente, fazemos uma breve contextualizao histrica desta rea, em seguida, apresentamos seus diferentes eixos de pesquisa na educao e suas contribuies para pensarmos a questo da diferena.

34

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

2. Educao e cultura
A relao entre educao e cultura, segundo Veiga-Neto (2003a), vem sendo discutida h, pelo menos, dois sculos. Na modernidade, a cultura (Kultur) foi tomada como o conjunto de tudo que a humanidade havia produzido de melhor em diferentes campos artes, filosofia, literatura, cincia. Essa concepo de carter elitista gerou a diferenciao entre a baixa e a alta cultura, sendo a ltima tomada como privilgio de um grupo restrito. A educao era vista como o principal meio para elevao cultural:
[...] o principal objeto dos debates era saber quais os marcadores culturais que definiriam em cada grupo e a cada momento o que seria relevante para ser colocado na pauta das avaliaes e que serviriam para demarcar a verdadeira cultura, a alta cultura. As discusses nada tinham de radicais, uma vez que muito raramente se questionou o arbitrrio contido no prprio conceito de Kultur. (VEIGA-NETO, 2003a, p. 8).

Outra posio comum, principalmente na Antropologia, era a que reconhecia a pluralidade de culturas e caracterizava cada uma como um modo de vida. No entanto, de acordo com Santos (2003), essa viso resultava ou em um posicionamento relativista que via cada cultura como diferente e incomensurvel ou classificatrio que qualificava as diferentes culturas a partir de escalas evolutivas da elementar (primitiva) complexa (civilizada). Essa classificao tinha sempre a cultura ocidental europeia como padro de cultura civilizada. A partir de meados do sculo XX e, principalmente, com a crise da modernidade, surgem tenses em torno destes pontos de vista. A antropologia, a lingustica, a filosofia, a sociologia e mais tarde a educao, comeam a questionar a epistemologia monocultural e caminhar em direo construo de uma epistemologia multicultural que se consolida, de acordo com VeigaNeto (2003), sob a influncia da virada lingustica e dos Estudos Culturais. A virada lingustica foi um movimento filosfico associado, principalmente, obra do segundo Wittgenstein (1979). De acordo com ele, a linguagem no pode ser vista como instrumento que representa uma realidade externa, mas sim, como local de produo de sentidos. Utilizamos a linguagem na medida em que precisamos dela para dar sentido s coisas. Esse sentido
Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

35

Artigo

no preexistente ao seu uso, construdo no contexto de seu exerccio. Para Silva (1999), com a virada lingustica, os elementos da vida social, entre eles a cultura, passam a ser vistos como discursivamente construdos e como contingentes. Os tericos que adotam essa concepo,
[...] abdicam da busca de qualquer critrio metalingustico ou metacultural, de qualquer essncia translingustica ou transcultural. Eles despedem-se de uma metafsica da linguagem e trazem a linguagem para o mundo cotidiano; ela no est fundada num outro lugar. Igualmente no h outro mundo a sustentar aquilo que chamamos de cultura. (VEIGA-NETO, 2003, p. 12).

36

No existe uma linguagem e uma cultura ideal, elas so contingentes. No existe a Cultura (Kultur), existem culturas. Sendo assim, a educao no pode dizer o que o mundo, como ele funciona e se encarregar de transformar os sujeitos em indivduos cultos. [...] o que no mximo ela pode fazer mostrar como o mundo constitudo nos jogos de poder/saber por aqueles que falam nele e dele, e como se pode criar outras formas de estar nele. (VEIGANETO, 2003, p. 13). A emergncia e consolidao dos Estudos Culturais tm fundamental importncia para o aprofundamento da viso de cultura e do papel da educao. A partir das reflexes desenvolvidas por essa rea, o conceito de cultura se expande e passa a ser central para o mbito das cincias humanas e sociais, inclusive da educao.

3. O campo dos estudos culturais: contextualizao histrica


Os Estudos Culturais constituem um campo de teorizao e investigao que, segundo Escosteguy (2006), emerge na Inglaterra com a publicao de trs livros: 1) As utilizaes da cultura, de Richard Hoggart, em 1957; 2) Cultura e sociedade, de Raymond Williams, em 1958, e 3) A formao da classe operria inglesa, de E. P. Thompson, em 1963. Essas obras representam marcos de rupturas com algumas tradies de pensamento e, de acordo com a autora, caracterizam trs eixos de pesquisa que estabeleceram as bases dos estudos culturais no final dos anos 1950: 1) o eixo autobiogrfico da histria cultural do meio do sculo XX; 2) o eixo histrico do conceito de cultura; 3) o eixo histrico da sociedade inglesa.
Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

O conceito de cultura apresentado de maneira diferente por cada um desses autores1, porm, para analistas dessa rea (HALL, 2003; JOHNSON, 2006; SILVA, 1999), a concepo apresentada por Williams, por ter um enfoque antropolgico, possibilitou maior oposio idia de cultura como o conjunto das melhores obras literrias e artsticas. Costa; Silveira; Sommer (2003) chamam a ateno para dois determinantes histricos do surgimento dos Estudos Culturais: a crise no Imprio Britnico e o surgimento de novas formas culturais como a TV, as bandas de Rock, a publicidade, os jornais e revistas de grande tiragem em funo do crescimento do capitalismo. Era um contexto de grandes mudanas sociais, polticas e econmicas e o campo dos Estudos Culturais, desde o seu incio, marcado pelo envolvimento poltico de seus membros com diversos movimentos sociais, inclusive o da Nova Esquerda britnica. importante salientar que alguns de seus intelectuais como Stuart Hall, Homi Bhabha e Edward Said, entre outros so provenientes de antigas colnias da Inglaterra Jamaica, ndia, Palestina e esse aspecto tambm contribuiu para o posicionamento crtico do grupo em relao s concepes de classe, cultura e poder. Em 1964, foi fundado o Centro de Estudos Culturais Contemporneos, na Universidade de Birmingham, Inglaterra. Os pesquisadores do Centro, inicialmente, adotaram referenciais tericos de marxistas contemporneos como Althusser e Gramsci. A aproximao com essas obras, especialmente a de Gramsci, segundo Hall (2003) era uma tentativa de superar os limites do pensamento marxista tradicional:
Em nenhum momento os estudos culturais e o marxismo se encaixaram perfeitamente, em termos tericos. Desde o incio [...] pairava no ar a sempre pertinente questo das grandes insuficincias, terica e polticas, dos silncios retumbantes, das grandes evases do marxismo as coisas de que Marx nem falava nem parecia compreender, que eram o nosso objeto privilegiado de estudo: cultura, ideologia, linguagem, o simblico. Pelo contrrio, os elementos que aprisionavam o marxismo como forma de pensamento, como atividade prtica crtica, encontravam-se, j e desde sempre, presentes a ortodoxia, o carter doutrinrio, o determinismo, o reducionismo, a imutvel lei, a histria, o seu estatuto como metanarrativa. Isto , o encontro entre os estudos culturais britnicos e o marxismo tem primeiro que ser compreendido como o envolvimento com um problema no com uma teoria, nem mesmo com uma problemtica. (HALL, 2003, p. 203).
Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

37

Artigo

A trajetria do campo marcada por vrias rupturas e incorporaes tericas. Para o autor, a metfora da luta com os anjos a que melhor define o percurso terico dos Estudos Culturais. Ele ressalta o papel que os estudos feministas desempenharam no amadurecimento do campo, na reflexo sobre o carter sexuado do poder, suas relaes com a cultura, com os processos de significao e de construo de identidades. Muito enfaticamente, Hall diz que a mulher entrou no campo dos estudos culturais [...] como um ladro noite, invadiu; interrompeu, fez um barulho inconveniente, aproveitou o momento [...]. (HALL, 2003, p. 209). Relata que no foi apenas uma experincia de discusses tericas calorosas, mas de desinstalao do poder patriarcal presente num grupo composto, na sua maioria, por homens. Tambm chama a ateno para a questo tnica e as mudanas que os estudos sobre poltica racial provocaram no Centro e no seu prprio trabalho. No entanto, a sua maior nfase recai na influncia que o estruturalismo e ps-estruturalismo tiveram nos progressos tericos do campo:
[...] a reconfigurao da teoria, que resultou em ter de se pensar questes da cultura atravs de metforas da linguagem e da textualidade, representa um ponto para alm do qual os estudos culturais tm agora que necessariamente se localizar. A metfora do discurso, da textualidade, representa um adiamento necessrio, um deslocamento, que acredito estar sempre implcito no conceito de cultura. Se vocs pesquisam sobre cultura, ou se tentaram fazer pesquisa em outras reas verdadeiramente importantes e, no obstante, se encontram reconduzidos cultura, se acontecer que a cultura lhes arrebate a alma, tm de reconhecer que iro sempre trabalhar numa rea de deslocamento. H sempre algo descentrado no meio cultural [the medium of culture], na linguagem, na textualidade, na significao; h algo que constantemente escapa e foge tentativa de ligao, direta e imediata, com outras estruturas. E ainda, simultaneamente, a sombra, a estampa, o vestgio daquelas outras formaes, da intertextualidade dos textos em suas posies institucionais, dos textos como fonte de poder, da textualidade como local de representao e de resistncia, nenhuma destas questes poder jamais ser apagada dos estudos culturais. (HALL, 2003, p. 211-212, grifos do autor).

38

Os crticos dessa rea so unnimes em afirmar que os Estudos Culturais no so um conjunto de trabalhos unificados, nem querem ser. Uma de suas principais caractersticas a pluralidade e instabilidade em relao
Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

aos temas de pesquisa, posicionamentos tericos e metodolgicos. Alguns afirmam que um campo interdisciplinar, porm, para Nelson; Treichler; Grossberg (1995) eles so, algumas vezes, antidisciplinares, no querem ser identificados apenas por metas acadmicas, mas tambm, pelo seu compromisso poltico, pela sua anlise do poder e pelo seu engajamento social.
[...] o que tem os caracterizado serem um conjunto de abordagens, problematizaes e reflexes situadas na confluncia de vrios campos j estabelecidos, buscarem inspirao em diferentes teorias, romperem certas lgicas cristalizadas e hibridizarem concepes consagradas. (COSTA; SILVEIRA; SOMMER, 2003, p. 23).

Temas como o papel da mdia na sociedade, etnicidade, gnero, sexualidade, globalizao, subjetividade, identidade, identidade nacional so objetos de estudo desse campo. Sua metodologia, ambgua desde o incio, pode ser mais bem entendida como uma bricolage, isto , sua escolha da prtica pragmtica, estratgica e autorreflexiva. (NELSON; TREICHLER; GROSSBERG, 1995, p. 9). Para esse campo, as ferramentas metodolgicas dependem das questes da pesquisa. Dessa forma, a anlise do discurso, a entrevista, a anlise do contedo, a desconstruo, a etnografia podem ser caminhos possveis de investigao, desde que sejam relevantes e coerentes com os objetivos do estudo em questo. Apesar de toda a sua heterogeneidade, necessrio definir os pontos em que os Estudos Culturais se identificam e se distinguem de outras reas e ter o cuidado para no reduzi-lo ao que Hall (2003) denominou de pluralismo simplista. Comecemos, portanto, da concepo de cultura:
De forma talvez mais importante, os Estudos Culturais concebem a cultura como campo de luta em torno da significao social. A cultura um campo de produo de significados no qual os diferentes grupos sociais, situados em posies diferenciais de poder, lutam pela imposio de seus significados sociedade mais ampla. A cultura , nessa concepo, um campo contestado de significao [...] um campo onde se define no apenas a forma que o mundo deve ter, mas tambm a forma como as pessoas e os grupos devem ser. A cultura um jogo de poder. (SILVA, 1999, p. 133-134).

39

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

40

A cultura desempenha papel constitutivo na vida social. As prticas sociais no so apenas influenciadas pela cultura, so atravessadas por ela, por um campo de produo e negociao de significados. Isso exige das cincias humanas e sociais uma reviso de seus mtodos de pesquisa, outros olhares e posturas em relao aos seus objetos de estudo e ao papel do (a) pesquisador (a), uma vez que esse (a), ao mesmo tempo que toma a cultura como seu objeto de estudo, est inserido (a) na prpria cultura, portanto, seu trabalho precisa responder aos desafios colocados pela histria, pela sociedade. Esses aspectos contemplam trs caractersticas em comum dos trabalhos no campo dos Estudos Culturais: 1. suas pesquisas procuram compreender a complexidade da cultura a partir de seus contextos polticos e sociais; 2. a cultura tomada como objeto de estudo e local de interveno; 3. partem sempre do pressuposto de que o trabalho intelectual tem um compromisso poltico. (COSTA; SILVEIRA; SOMMER, 2003; NELSON; TREICHLER; GROSSBERG, 1995). Do seu surgimento e fundao na Inglaterra at os dias atuais, o campo dos Estudos Culturais ganhou fora e influncia no mundo acadmico. Da dcada de 1980 em diante, o movimento rapidamente se expandiu para os Estados Unidos e para Amrica Latina. Nos Estados Unidos, ele se associou, principalmente, aos estudos feministas, tnicos, gays e lsbicos. A dcada de 1990 considerada a poca de exploso dos Estudos Culturais na Amrica Latina. Nstor Garca Canclini, Jess Martn-Barbero, Beatriz Sarlo, Richard Miskolci e Renato Ortiz so considerados seus principais representantes.
As hibridaes o importante conceito proposto por Canclini para a anlise das culturas latino-americanas, as identidades e sua fragmentao, as redes de dependncia, as relaes entre tradio e modernidade, as transformaes das culturas populares, os consumos culturais so alguns dos ncleos temticos mais poderosos que deram e do flego ao pensamento latino-americano nomeado como EC [Estudos Culturais] ou lindeiro a esses. (COSTA; SILVEIRA; SOMMER, 2003, p. 47, grifo nosso).

Essa exploso tambm ocorreu no espao da educao, expandindo-se rapidamente pelos Estados Unidos e pela Amrica Latina, sucedendo

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

ou renovando como alguns autores preferem dizer a teoria e a pedagogia crtica.

4. Os estudos culturais na educao


De acordo com Costa; Silveira; Sommer (2003), a relao entre educao e estudos culturais tem sido discutida com frequncia no meio acadmico, inclusive nas Conferncias Internacionais4 dessa rea. Observa-se um crescente nmero de estudos culturais nos crculos educacionais relacionados a temas diversos: relaes de poder no currculo e na escola; pedagogias culturais na ps-modernidade; relaes sociais na escola; colonizao de saberes; infncia; cidadania; efeitos da globalizao e do neoliberalismo na educao; a questo da diferena, raa, etnia e gnero na escola. Para esses (as) autores (as) os estudos culturais em educao so [...] uma forma de abordagem do campo pedaggico em que questes como cultura, identidade, discurso e representao passam a ocupar, de forma articulada, o primeiro plano da cena pedaggica. (COSTA; SILVEIRA; SOMMER, 2003, p. 54). Essa forma de olhar a educao e o universo escolar resultou da anlise de algumas limitaes da teoria crtica como a sua excessiva descrio das realidades escolares e a nfase na dominao da ideologia burguesa sem o desenvolvimento de propostas que integrassem as questes de poder, de poltica e de possibilidade da escola contribuir para mudanas na esfera social e, tambm, das transformaes socioculturais que ocorreram nas ltimas dcadas o avano tecnolgico, o surgimento da internet, a globalizao, as mudanas econmicas, as lutas e conquistas de diversos movimentos sociais que geraram mudanas no conceito de educao e no prprio contexto escolar. De acordo com Veiga-Neto (2003a), a educao escolar uma inveno da modernidade e como tal se desenvolveu em conexo com as prticas sociais, com as questes desse perodo histrico. Porm, a modernidade entrou em crise e ns estamos num contexto social com outras demandas5, portanto necessrio [...] examinar as condies de possibilidade em que a escola moderna se gestou e tentar compar-las s condies de possibilidade que hoje esto a. Como dizem os genealogistas, preciso estar sempre fazendo a histria do presente. (VEIGA-NETO, 2003a, p. 123).
Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

41

Artigo

Uma das demandas do mundo atual a centralidade da cultura em diferentes instncias poltica, econmica, miditica, artstica. Provavelmente, um dos maiores desafios da contemporaneidade e, portanto, da educao e da escola saber lidar [...] com as tenses entre a diferena e a igualdade, entre a exigncia de reconhecimento da diferena e a redistribuio que permita a realizao da igualdade. (SANTOS, 2003, p. 25). A educao e a escola so constantemente desafiadas a reconhecer e dialogar com as diferentes culturas que cruzam o seu espao, com a alteridade. No caso do Brasil e outros pases da Amrica Latina esse aspecto ainda mais evidente por causa de sua hibridizao cultural. Neste contexto, vrios pesquisadores, apoiados em leituras dos Estudos Culturais, defendem a idia de uma educao multicultural.
Uma educao multicultural deve por a nfase na vinculao entre os programas escolares e a aprendizagem informal produzida dentro e fora da escola; deve impedir que as identidades sejam essencializadas ou reduzidas a uma verso identitria estereotipada; deve favorecer o desenvolvimento de competncias e a interao de pessoas em uma nova cultura e, portanto, se ope a ambientes escolares homogenizadores; promove que os indivduos aprendam competncias em mltiplas culturas e, por ltimo, [deve] favorecer nos estudantes a conscincia da multiplicidade cultural que os rodeia e na qual ingressam. (MARTNEZ, 2005, p. 129).

42

Dentre os (as) autores (as) brasileiros (as) que tm desenvolvido trabalhos nessa vertente devemos destacar Tomaz Tadeu da Silva, que dedicou boa parte de suas publicaes a esse tema, especialmente no que diz respeito ao campo do currculo, Alm de Antnio Flvio Moreira, Vera Cadau, Mariza Vorraber Costa, Ana Canen e Alfredo Veiga-Neto. De forma geral, a proposta de uma educao multicultural se passa pela defesa de currculos, polticas e prticas pedaggicas inclusivas, que incorporem as tradies culturais dos diversos grupos que fazem parte da sociedade, principalmente daqueles que historicamente vivem em condio de subordinao mulheres, negros e negras, homossexuais, pessoas com necessidades especiais, trabalhadores rurais, entre outros. No entanto, o termo multicultural polissmico e torna-se necessrio pontuarmos em que direo usamos tal conceito.

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

Vrios autores (SANTOS, 2003; McLAREN, 1997, 2000; BANKS, 1999; FORQUIN, 2000; HALL, 2003) tm discutido os usos e sentidos do termo multiculturalismo. Hall (2003) inicia sua discusso chamando ateno que multicultural um adjetivo e como tal descreve caractersticas de algum ou alguma coisa. Pode se referir, por exemplo, sociedade. Uma sociedade dita multicultural aquela na qual diferentes comunidades culturais convivem. No nosso caso, uma educao multicultural seria aquela em que diversas culturas se cruzam, interagem. J a palavra multiculturalismo um substantivo e refere-se a estratgias adotadas para lidar com a questo da diversidade proveniente das sociedades multiculturais. No entanto, da mesma forma que h diversas sociedades multiculturais, existem vrios tipos de multiculturalismos.
O multiculturalismo conservador segue Hume [...] ao insistir na assimilao da diferena s tradies e costumes da maioria. O multiculturalismo liberal busca integrar os diferentes grupos culturais o mais rpido possvel ao mainstream, ou sociedade majoritria, baseado em uma cidadania individual universal, tolerando certas prticas culturais particularistas apenas no domnio privado. O multiculturalismo pluralista, por sua vez, avaliza diferenas grupais em termos culturais e concede direitos de grupos distintos a diferentes comunidades dentro de uma ordem poltica comunitria ou mais comunal. O multiculturalismo comercial pressupe que, se a diversidade dos indivduos de distintas comunidades for publicamente reconhecida, ento os problemas de diferena cultural sero resolvidos (e dissolvidos) no consumo privado, sem qualquer necessidade de distribuio do poder e dos recursos. O multiculturalismo corporativo (pblico ou privado) busca administrar as diferenas culturais da minoria, visando os interesses do centro. O multiculturalismo crtico ou revolucionrio enfoca o poder, o privilgio, a hierarquia das opresses e os movimentos de resistncia [...]. (HALL, 2003, p. 54, grifos nossos).

43

O termo, ento, usado tanto para descrever estratgias de regulao das diferenas, quanto para projetos emancipatrios e contra-hegemnicos. Alm de seus inmeros sentidos, h, tambm, crticas ao conceito, provenientes tanto de alas conservadoras da sociedade, como de setores progressistas e liberais.

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

44

De acordo com Santos (2003), as anlises mais conservadoras so provenientes, principalmente, dos Estados Unidos, como resposta crescente presena de imigrantes no pas; aos programas sociais voltados para grupos excludos, especialmente, afro-americanos e hispnicos; ao desenvolvimento de estudos culturais no meio acadmico, principalmente, os estudos femininos (Womens Studies) e gays (Gays Studies) e s diversas polticas pblicas de apoio s minorias. Entre as crticas efetuadas por esse segmento, o autor destaca: a acusao que o multiculturalismo antieuropeu; que prega a diviso; que uma espcie de terapia para as minorias e de que seria um novo puritanismo, com o policiamento da linguagem e a imposio do politicamente correto. Entre as crticas progressistas sobressaem as que apontam que o conceito: 1) eurocntrico, aplicvel apenas realidade dos Estados-nao do hemisfrio norte para lidar com a imigrao proveniente do hemisfrio sul; 2) uma expresso da globalizao capitalista; 3) tem uma tendncia apoltica, no discute as relaes de poder e de explorao, apelando tolerncia sem exigir um envolvimento ativo entre os grupos; e 4) que, no mbito dos Estudos Culturais, Ps-coloniais e das cincias sociais o termo usado para se referir migrao, principalmente a dos intelectuais e no aborda as situaes dos refugiados, dos trabalhadores migrantes ou dos que vivem situao de subordinao econmica, poltica e cultural. Independente das crticas e da polissemia do termo, o conceito continua sendo usado nas cincias humanas e sociais. No caso dos estudos culturais em educao, o termo mais utilizado na verso emancipatria principalmente associado s propostas de Peter McLaren (1997; 2000) e de Santos (2003). visto como um projeto poltico crtico, comprometido com a transformao das relaes sociais, culturais e institucionais, com o reconhecimento da diferena e a reduo das desigualdades. Santos (2003) apresenta uma concepo de prticas polticas que se aproxima da elaborada por Laclau; Mouffe (2001) e incorpora a ideia que as identidades coletivas se configuram num campo de lutas, na dinmica entre a lgica da equivalncia e a lgica da diferena:
fundamental, por isso, uma compreenso mais diferenciada do que so processos e atividades polticas, incluindo o desafio idia de que o antagonismo de classe seria o ponto privilegiado

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

das contradies do sistema. So os prprios processos caractersticos das dinmicas diferenciadas e desiguais do capitalismo que geram contradies e lutas de diferentes tipos, que no so todas simplesmente integrveis ou subordinveis luta de classes, e que no tm necessariamente o espao nacional como espao privilegiado. As lutas das mulheres, dos ambientalistas, dos movimentos anti-racistas ou pelo reconhecimento de identidades tnicas esto a para nos recordar que tanto a dominao quanto a resistncia se fazem ao longo de diversos eixos, e que estes no esto subordinados, de maneira definitiva, a uma contradio principal. Em diferentes situaes iro emergir lutas diversas e atores coletivos distintos. Joga-se aqui, como diriam Laclau; Mouffe (2001), um processo de equivalncias entre dinmicas, lutas e posies de sujeitos diferentes, a partir dos quais se torna possvel a articulao de novas configuraes contra-hegemnicas. (SANTOS, 2003, p. 35-36).

Para essa viso, as divergncias, conflitos e antagonismos entre os diferentes grupos compem um campo de lutas a partir do qual resultam as identidades coletivas e as transformaes sociais. As identidades so relacionais e dependem do reconhecimento do outro. Tambm so mveis e constituem produtos da ao coletiva. Lidar com a diferena seja ela de raa, etnia, gnero, idade, nacionalidade constitui um desafio. Trabalhar num ambiente cruzado por diferentes culturas e desenvolver contextos de igualdade de direitos, sem desprezar as especificidades de cada identidade coletiva e a singularidade de cada sujeito um projeto ousado. Pesquisas com distintos objetivos vm sendo desenvolvidas na educao tendo como base os estudos culturais. Relatamos, na prxima seo, seus principais eixos e alguns estudos realizados.

45

5. A pesquisa educacional fundamentada nos estudos culturais


Costa; Silveira; Sommer (2003) apontam trs vertentes de pesquisa no campo dos estudos culturais em educao. A primeira se concentra na desnaturalizao de discursos que circulam no ambiente escolar, na descrio dos dispositivos disciplinares da escola e na anlise do papel que desempenham no processo de subjetivao. Questionam-se algumas prticas e artefatos que, historicamente, so vistos como pedaggicos e que, sob a anlise cultural,
Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

passam a ser caracterizados como polticos, inseridos em relaes de poderes e na produo de saberes. Simon (1995), um dos autores que trabalha com esse foco, prope que a pedagogia funciona como tecnologias culturais: um conjunto de procedimentos e conhecimentos intencionalmente compartilhados no interior da instituio escolar, implicados na formao e regulao de identidades, na produo de significados:
Pensadas dessa forma, as escolas so os equivalentes de mquinas de sonho conjuntos de prticas sociais, textuais e visuais planejadas para provocar a produo de significados e desejos que podem afetar a idia que as pessoas tm de suas futuras identidades e possibilidades. O aparato produtivo em questo aqui o conjunto de prticas organizacionais, curriculares e pedaggicas que contribuem para definir as formas pelas quais o significado produzido, pelas quais as identidades so moldadas e os valores contestados ou preservados. So essas prticas que chamo de tecnologias culturais esforos deliberados para estruturar os processos de semiose, isto , a forma pela qual os signos so mediados quando as pessoas tentam atribuir significado a aspectos de sua prpria existncia e da de outros. (SIMON, 1995, p. 68).

46

Conceber as escolas como tecnologias culturais no implica, apenas, perceb-la como um espao para adaptar os sujeitos a formas sociais existentes ou dominantes. Para o autor, necessrio olhar para sua capacidade produtiva e introduzir, nesse contexto, outras tecnologias que forneam ferramentas para contestao dos saberes institudos como verdades, para o questionamento de prticas normalizadoras e para produo de novos contextos sociais, de novas identidades. Implica a implantao de projetos pedaggicos que possibilite a construo de formas de pensar, sentir e agir comprometidas com relaes de justia. Estudos sobre currculo (SILVA; MOREIRA, 1995; SILVA, 1999; COSTA, 1998) chamam a ateno que a seleo e organizao do conhecimento educacional tm como referenciais os padres sociais das culturas hegemnicas. As vozes dos grupos sociais marginalizados negros (as), ciganos (as), mulheres, idosos (as), gays, lsbicas, travestis, transexuais, pobres, classe trabalhadora, pessoas com necessidades especiais, populao rural geralmente so excludas.
Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

Sena (2008), num estudo sobre questes de gnero na produo de materiais didticos para crianas, analisou um guia de orientao sexual intitulado Conversando e Descobrindo: a criana e a sexualidade6 voltado para pais e alunos e verificou que a abordagem da sexualidade do guia se reduz a um discurso mdico-biologicista, descrio dos aparelhos reprodutores. Os autores recorrem a uma linguagem simplista, infantilizada e em nenhum momento tocam em questes sociais, polticas ou histricas relacionadas sexualidade. Barbosa; Andrade (2008) desenvolveram uma pesquisa sobre as representaes de famlia em livros didticos, paradidticos e de literatura infantil das sries iniciais de uma escola estadual de Porto Alegre/RS e perceberam que, na maioria, a representao de famlia aparece associada ao modelo nuclear e heterossexual composto por pessoas brancas e de classe mdia. Esse perfil reforado como natural e desejado, atravs de imagens, textos e exerccios. Em alguns livros aparecia a denominao famlias diferentes, mas, geralmente, se referia a constituies familiares em que a figura do pai ou da me estava ausente, mantendo o padro de normalidade adotado. Apenas um livro, entre os 15 analisados, citava que a poca histrica e a cultura influenciam na organizao familiar. Tambm era frequente a representao da mulher como me e responsvel pelas atividades domsticas; e do homem como pai e provedor do sustento financeiro da casa. De acordo com Moreira; Silva (2002), preciso desnaturalizar e historicizar os currculos existentes e construir novos arranjos apoiados num quadro de referncia multicultural, comprometido com o enfrentamento de posies discriminatrias. A educao escolar deve constituir:
[...] um espao onde as novas geraes se capacitem para adquirir e analisar criticamente o legado cultural da sociedade. As salas de aula no podem continuar sendo um lugar para a memorizao de informaes descontextualizadas. preciso que o alunado possa compreender bem quais so as diferentes concepes do mundo que se ocultam sob cada uma delas e os principais problemas da sociedade a que pertencem. Uma pedagogia antimarginalizao precisa levar em considerao as dimenses ticas dos conhecimentos e das relaes sociais. preciso que as instituies escolares sejam lugares onde se aprenda, mediante a prtica cotidiana, a analisar como e por que as discriminaes surgem, que significado devem ter as diferenas coletivas e, claro, individuais.
Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

47

Artigo

necessrio que todo vocabulrio poltico que faz parte da evoluo democrtica de uma sociedade, ou seja, palavras como poder, justia, desigualdade, luta, direitos no se converta num vocabulrio academicista, referido a contextos histricos e espaciais distantes, longe da vida cotidiana de nossa comunidade. (SANTOM, 1995, p. 176-177, grifos do autor).

48

O eixo da pesquisa educacional que se dedica s pedagogias culturais examina como a publicidade televisiva e impressa e alguns produtos miditicos de entretenimento filmes, desenhos animados, revistas em quadrinhos, revistas voltadas para o pblico adolescente, feminino e masculino, revistas voltadas para professores, jogos de computador e vdeogames circulam e naturalizam determinados saberes, reforam preconceitos e contribuem para a determinao do que o normal, o patolgico e o desviante. Para os (as) pesquisadores (as) dessa rea, a produo de conhecimento e de identidades coletivas e individuais no est localizada exclusivamente na escola, a cultura miditica influencia poltica e pedagogicamente nesses processos. As anlises realizadas por Giroux (1995; 1995a) sobre os filmes produzidos pela Disney se tornaram exemplos clssicos dessa vertente. Para o autor, a aparncia de inocncia do Maravilhoso Mundo da Disney associada alta qualidade tcnica, visual e musical de suas superprodues seduz o pblico e camufla alguns pressupostos que estruturam seus filmes.
A Disney no ignora a histria; ela a reinventa como um instrumento pedaggico e poltico para assegurar seus prprios interesses e sua autoridade e poder. A inocncia no representa apenas a face de uma dominao discursiva. Ela tambm um dispositivo para ensinar s pessoas a se localizarem em narrativas histricas, representaes e prticas culturais particulares. (GIROUX, 1995, p. 137).

Ao analisar um filme da Disney voltado para o pblico adulto Bom Dia Vietn o autor identificou uma srie de mecanismos de reescrita da histria atravs da subverso da memria e do estabelecimento de discursos sexistas, racistas e colonialistas. No filme Bom dia Vietn, por exemplo, ele destaca que a Guerra do Vietn caracterizada pelo racismo e imperialismo americano narrada com enfoque cmico, sem qualquer referncia histria

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

ou poltica. O personagem principal um locutor de rdio que consegue alegrar e motivar a tropa americana contando piadas e fazendo comentrios sobre as mulheres vietnamitas e seus dotes corporais, como se fossem mercadorias sexuais disposio dos americanos. Em sua anlise, Giroux (1995) chama ateno para a relao do locutor com trs personagens. O primeiro um soldado negro que se torna seu amigo, mas sempre aparece em situao de subordinao em relao ao locutor, rindo indiscriminadamente de suas piadas. O segundo um vietnamita que tambm fica seu amigo. Da mesma forma que o soldado negro, ele estabelece uma relao de servido com o locutor. No final do filme, visto como um terrorista por fazer parte de um grupo de resistncia e castigado pelo amigo americano. A terceira personagem uma mulher vietnamita por quem o locutor se apaixona, mas que, apesar de corresponder ao sentimento, abdica de viver com ele por causa de suas tradies familiares. Para o autor a mulher representada como uma figura inerte, que serve para frustrar a virilidade do heri americano. Em seu artigo sobre os desenhos animados da Disney, Giroux (1995a) analisa trs filmes infantis Aladim, A Pequena Sereia e O Rei Leo. Em todos, segundo o pesquisador, os personagens femininos aparecem subordinados aos masculinos. Na Pequena Sereia, a personagem principal aparentemente luta contra a dominao masculina do pai, porm termina o filme fazendo um pacto com uma bruxa: renuncia sua voz em troca de um par de pernas com o objetivo de conquistar o prncipe. No Rei Leo todos os dirigentes do reino so homens e as leoas aparecem sempre circulando o rei e cumprindo ordens. Em Aladim, a princesa Jasmine se torna objeto de desejo do jovem. Todas as decises a respeito de sua vida so tomadas por homens, e no final, ela encontra a felicidade casando com ele. Dos trs filmes, esse ltimo apresentado como o desenho mais polmico porque tambm refora esteretipos raciais. De acordo com o autor, a abertura do filme comea com uma msica sobre a cultura rabe, que em uma de suas estrofes7 diz Onde eles cortam nossa orelha/Se, por acaso, no gostarem de nossa cara/ uma coisa brbara, mas o lar. (GIROUX, 1995a, p. 68). No decorrer do desenho animado, vrios nomes rabes so pronunciados errados; aparecem palavras com escrita sem sentido imitando de forma grotesca a lngua rabe; todos os personagens maus aparecem com barba grande, sotaque evidenciado e nariz

49

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

grosso; j Aladim, rabe bonzinho, fala fluentemente o ingls americano. Para Giroux, os filmes da Disney apresentam:
Uma viso editada, assptica e nostlgica da histria, uma viso livre da pobreza, das diferenas de classe e da decadncia urbana. A interpretao que a Disney faz da memria pblica tambm constri, de forma agressiva, uma viso monoltica da identidade nacional, tratando os grupos subordinados ou como exticos ou como irrelevantes para a histria americana e, ao mesmo tempo, comercializando as diferenas culturais [...]. (GIROUX, 1995a, p. 73).

50

O pesquisador no defende a idia de proibir as crianas de assistirem a esses filmes. Ressalta a necessidade de as famlias e de os (as) educadores (as) ficarem atentos (as) aos seus contedos e possibilitarem s crianas e adolescentes a oportunidade de aprenderem a analisar criticamente tais produtos miditicos. Prope, inclusive, que essa atividade esteja prevista no currculo escolar. Os estudos sobre a pedagogia cultural se multiplicaram nos ltimos anos e tm sido objeto de investigao de diversos (as) pesquisadores (as). No nosso objetivo descrev-los, no entanto vale a pena ressaltar o trabalho de Fischer (2001) sobre o modo de enunciar o feminino na TV; o de Sabat (2001) sobre a representao de gnero e sexualidade no discurso publicitrio; o de Zinani (2008) a respeito da emancipao da personagem infantil do sexo feminino na obra O Mgico de Oz; o de Duarte (2008) sobre lesbianismo em histrias em quadrinhos; o de Toletino; Santos (2008) sobre as mulheres e os negros no Stio do Picapau Amarelo e os de Kellner (1995) sobre anncios publicitrios na mdia impressa. importante destacar, tambm, a srie de anlises culturais sobre a Revista Nova Escola publicada no livro organizado por Costa (2000), que discute a influncia desse veculo de informaes direcionado a professores (as) na representao de magistrio como uma atividade feminina; na nfase alfabetizao construtivista e desqualificao de outras formas de alfabetizar; na distribuio dos mveis e espaos escolares e na produo e legitimao de identidades. A terceira vertente de pesquisa educacional tem se concentrado na questo da identidade. Na Amrica Latina, os estudos baseiam-se,
Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

principalmente, nos trabalhos de Nestor Canclini sobre os processos de hibridizao das culturas. Para esse autor, hibridizaes so [...] processos socioculturais nos quais estruturas ou prticas discretas, que existiam de forma separada, se combinam para gerar novas estruturas, objetos e prticas. (CANCLINI, 2001, p. 19). Os processos de imigrao e de globalizao so os principais fatores propulsores da hibridizao cultural. Desde o sculo XVI, o Brasil e outros pases da Amrica Latina tm recebido imigrantes, especialmente portugueses e espanhis. Inicialmente, esse movimento ocorreu devido colonizao, posteriormente, principalmente aps a abolio da escravatura, houve um grande estmulo imigrao por causa da necessidade de mo-de-obra qualificada. Vrios pases europeus ainda incentivaram a emigrao de seus povos para as Amricas como estratgia de controle populacional e de ampliao do mercado para o consumo de seus produtos. A busca de abrigo e segurana por parte dos refugiados polticos igualmente trouxe imigrantes para a Amrica Latina. Povos de diferentes cantos do mundo italianos, japoneses, rabes, alemes, espanhis, portugueses, ucranianos, poloneses, africanos se fixaram no Brasil e se engajaram em diferentes trabalhos: no ramo cafeeiro, na policultura, na produo de borracha, em atividades artesanais, na indstria etc. O movimento migratrio das populaes colonizadas para os pases europeus, nas ltimas dcadas do sculo XX, na busca de melhores condies econmicas para se viver, tambm deve ser ressaltado. Como destaca Silva (2004), ao chegar a outro pas, os imigrantes tentam experimentar e internalizar hbitos e costumes da sociedade que o acolheu, aprendem uma nova lngua, mas, em paralelo, continuam tendo uma histria e estabelecendo relaes com a sua cultura de origem. O avano nas tecnologias de informtica e a ampliao da rede de telecomunicaes especialmente o crescente uso da internet e o acesso s redes internacionais de telejornais atravs da TV por assinatura permitem que as pessoas se interconectem e tenham acesso a informaes e acontecimentos de qualquer parte do mundo, no momento em que os fatos ocorrem. Com a globalizao, as diversas prticas econmicas e culturais circulam no cenrio mundial e rompem as fronteiras entre o local e global. Em paralelo a isso, diferentes movimentos sociais que lutam pelo reconhecimento, fortalecimento e manuteno de identidades, ganham fora e espao no contexto poltico internacional e reforam a questo do particular.
Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

51

Artigo

Cruzar a fronteira entre o local e o global, o passado e o presente, a tradio e a contemporaneidade uma das principais caractersticas das sociedades atuais. Esse fenmeno envolve um complexo processo de negociao de significados. A hibridizao aponta para a (re) constituio de identidades e relaes interculturais. Para Bhabha (1998), nas fronteiras significatrias da cultura, os significados e valores no so simplesmente apropriados, so contestados, articulados, interpretados como num processo de enunciao:
O pacto da interpretao nunca simplesmente um ato de comunicao entre o Eu e o Voc designados no enunciado. A produo de sentido requer que esses dois lugares sejam mobilizados na passagem por um Terceiro Espao, que representa tanto as condies gerais da linguagem quanto a implicao especfica do enunciado em uma estratgia performativa e institucional da qual ela no pode, em si, ter conscincia. O que essa relao inconsciente introduz uma ambivalncia no ato da interpretao. O Eu pronominal da proposio no pode ser levado a interpelar em suas prprias palavras o sujeito da enunciao, pois no personalizvel, e sim continua sendo uma relao espacial no interior dos esquemas e estratgias do discurso. O sentido do enunciado no , literalmente, nem um nem outro. Essa ambivalncia enfatizada quando percebemos que no h como o contedo da proposio revelar a estrutura de sua posicionalidade, no h como deduzir esse contexto mimeticamente do contedo. [...] apenas quando compreendemos que todas as afirmaes e sistemas culturais so construdos nesse espao contraditrio e ambivalente da enunciao que comeamos a compreender porque as reinvindicaes hierrquicas de originalidade ou pureza inerentes s culturas so insustentveis. (BHABHA, 1998, p. 66-67).

52

Essa posio enunciativa de Bhabha traz tona a questo da diferena e chama nossa ateno para a compreenso dos entre-lugares, para a propriedade hbrida e complexa dos processos de construo de identidades de gnero, de etnia, sexuais, geracionais, grupais etc.
O que teoricamente inovador e politicamente crucial a necessidade de passar alm das narrativas de subjetividades originrias e iniciais e de focalizar aqueles momentos ou processos que so produzidos na articulao de diferenas culturais. Esses entrelugares fornecem o terreno para a elaborao de estratgias de subjetivao singular ou coletiva que do incio a novos signos

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

de identidade e postos inovadores de colaborao e contestao, no ato de definir a prpria idia de sociedade. (BHABHA, 1998, p. 20).

A partir dessas leituras, somos convidados a perceber a escola como um contexto hbrido. Um aparelho de sujeio, mas tambm, um local de negociao de significados, de articulao de elementos antagnicos, um terreno propcio para a negao e reconstruo de saberes, para elaborao de novas prticas sociais. Dentro dessa linha, desenvolveram-se trabalhos que estudam, por exemplo, a heterogeneidade e hibridizao das identidades de professoras (SILVEIRA, 2002) e de alfabetizadoras do sculo passado (TRINDADE, 2004). Silva, (2002) realizou um estudo sobre interculturalidade e educao de jovens e verificou que, para os estudantes, na escola h mais discriminao em relao classe social, religio, sexo e cor que na rua e no trabalho. No entanto, de acordo com o autor, esse mesmo contexto pode tornar-se um espao alternativo para o dilogo se possibilitar a interao e potencializar a discusso sobre as diferenas. Gomes (2002) discute o processo de ressignificao cultural do cabelo e do corpo de pessoas negras no ambiente escolar. Segundo a autora, ao longo da histria do Brasil, a escola tem reforado e reproduzido esteretipos sobre os padres estticos de afro-descendentes para justificar a colonizao e a submisso econmica e poltica dessa populao. Porm, a presena de negros e negras nas escolas e a forma como as famlias arrumam o cabelo das crianas principalmente o das meninas, com tranas, faixas e fivelas coloridas tem desconstrudo o esteretipo da pessoa negra como descabelada e suja e ressignificado alguns smbolos culturais. Vale salientarmos que hoje, apesar de em nmero ainda restrito, temos modelos internacionais que so negras. H uma variedade de produtos no mercado voltados para o realce da cor da pele e para a melhor definio dos cachos dos cabelos de pessoas negras. claro que o fenmeno mercadolgico no pode embaraar nossa viso e crtica sobre as relaes racistas ainda presentes na sociedade, inclusive no Brasil, porm esses dados nos mostram que a cultura fluida, que pode ser re-interpretada em diferentes tempos e espaos. Como ressaltam Costa; Silveira; Sommer (2003), as reflexes geradas por esses diferentes eixos de pesquisa, ampliaram a viso dos pesquisadores
Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

53

Artigo

sobre a realidade educacional. Revelaram a necessidade de se desenvolver prticas pedaggicas que fossem capazes de relacionar a microcultura de sala de aula ao contexto social e cultural mais amplo, que valorizassem as diferenas e combatessem esteretipos e preconceitos. Tambm mostrou a necessidade de reformas nos cursos de formao inicial e continuada de professores e a importncia do acesso a uma reflexo crtica sobre as histrias e narrativas de grupos cultural e politicamente subordinados.

6. Educao escolar, diferenas culturais e o reconhecimento do outro


O desenvolvimento de uma poltica de educao multicultural tem como objetivo incluir no ambiente escolar atravs dos currculos, das prticas pedaggicas, da formao inicial e continuada dos (das) docentes aes que fomentem o reconhecimento e valorizao das diferenas e questionem discursos que fortalecem as discriminaes. Segundo Martinez (2005), necessrio o abandono da padronizao, da busca de modelos ideais e a criao de um contexto em que os sujeitos possam desenvolver mltiplos sistemas de percepo, pensamento e ao decorrentes de seu convvio com distintos sistemas culturais. A formao do indivduo deve ser focalizada na vida coletiva, na reduo das desigualdades sociais, no exerccio do respeito ao direito do outro, inclusive o direito de ser reconhecido. A relao com o outro um aspecto relevante nessa perspectiva, porque, historicamente, o outro tem sido excludo tanto do espao fsico da escola, quanto do imaginrio social daqueles que direta ou indiretamente fazem parte de seu contexto. Skliar; Duschatzky (2001) descrevem trs maneiras comuns de se lidar com o outro no cotidiano e nas instituies educacionais: como fonte do mal, como sujeito pleno de um grupo social, como algum a tolerar. A percepo do outro como fonte do mal envolve desde a represso e o constrangimento at a eliminao fsica da pessoa. Parte de uma viso dicotmica, que divide a sociedade em dois lados o dos bons, cultos ou civilizados e dos maus, ignorantes e desviados. No contexto educacional, essa perspectiva est presente, por exemplo, quando se atribui o fracasso escolar a fatores socioculturais do (a) aluno (a) ou quando se distribui os (as) discentes em
Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

54

Artigo

salas de acordo com uma suposta classificao de sua potencialidade cognitiva. Tambm quando se permite o uso de piadas, brincadeiras ou qualquer outro tipo de atitude constrangedora e de agresso fsica em relao a alunos (as) que fogem aos padres heteronormativos da sociedade. Na viso do outro como sujeito pleno de um grupo social, cada cultura uma comunidade homognea, que compartilha as mesmas crenas e hbitos. Nesse caso, as diferenas de cada uma so essencializadas. Para os autores, esse ponto de vista tem sido muito comum na educao e levado ao desenvolvimento de prticas pedaggicas que se caracterizam pelo percurso turstico em diferentes culturas. As famosas festas folclricas com suas comidas, msicas e vestimentas, por exemplo os passeios culturais e as feiras de conhecimento, em sua maioria, tratam das diferenas culturais como algo extico, que deve ser olhado de fora e lembrado, apenas, em datas especiais. A idia do outro como algum a tolerar uma das mais assumidas ultimamente. Para Skliar (2003), essa percepo a base da pedagogia da diversidade, que prega a pluralizao, a incluso, a hospedagem do outrodiverso na escola, mas incapaz de olhar para o outro como ele realmente .
Porque a mudana nos olha e, ao nos olhar, encontra somente uma reproduo infinita de leis, de textos, de currculos e de didticas. Mas nenhuma palavra sobre as representaes como olhares ao redor do outro. Nenhuma palavra sobre a necessidade de uma metamorfose nas nossas identidades. Nenhuma palavra sobre a vibrao com o outro [...] corremos desesperados a aumentar o nmero de alunos e de cadeiras nas aulas, mudamos as capas dos livros que j publicamos h muito tempo, re-uniformizamos o outro sob a sombra de novas terminologias. Novas terminologias sem sujeitos. (SKLIAR, 2003, p. 40).

55

Segundo o autor, este discurso do outro-diverso que deve ser tolerado, aceito, respeitado, reconhecido, veste-se de uma roupagem multiculturalista, mas retorna ao seu carter colonial, porque captura o outro na escola, mas no muda suas prticas de excluso, [...] uma pedagogia qual no importa quem seu hspede, mas que se interessa pela prpria esttica do hospedar, do alojar. (SKLIAR, 2003, p. 47). Inspirado em Derrida (1987), Skliar afirma que a pedagogia precisa permitir a irrupo do outro e a percepo da diferena. Diferena que revela
Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

a presena do outro, a sua multiplicidade, a sua singularidade. Uma pedagogia que promove o pensamento.
A pedagogia do outro que reverbera permanentemente a pedagogia de um tempo outro, de um outro tempo. Uma pedagogia que no pode ocultar as barbries e os gritos impiedosos do mesmo, que no pode mascarar a repetio monocrdia, e que no pode, tampouco, ordenar, nomear, definir, ou fazer congruentes os silncios, os gestos, os olhares e as palavras do outro. (SKLIAR, 2003, p. 47).

56

Essa pedagogia visa interao entre as diferenas e requer, entre outros aspectos, professores (as) que enxerguem o conhecimento, o currculo, as prticas pedaggicas como processos discursivos construdos historicamente e influenciados por relaes de poder; que sejam promotores de discursos alternativos, hbridos, ticos, politicamente engajados e que compreendam as escolas como esferas democrticas. Para que isso acontea, Giroux (1995b) ressalta a necessidade dos cursos de educao e formao de professores tornarem-se espaos de discusso, questionamento e crtica de discursos e prticas culturais; preocuparem-se menos com a certificao e a padronizao do comportamento docente, com as tcnicas de ensino, gerncia e administrao e focalizarem [...] questes concernentes formao de identidade, linguagem, trabalho, produo cultural e responsabilidade social. (GIROUX, 1995b, p. 91). O autor prope algumas sugestes a serem incrementadas em tais cursos: Colocar a cultura como contedo central dos currculos e das salas de aula promovendo uma anlise crtica das diferentes narrativas histricas e culturais. Estudar a linguagem como uma prtica histrica e contingente, que possibilita a incluso ou excluso de determinados significados e no, apenas, como um dispositivo tcnico e expressivo. Articular a teoria a uma prtica que faa diferena e possibilitar uma prtica inspirada em reflexes tericas consistentes e crticas.

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

Inserir nos currculos o estudo das culturas de massa, populares e juvenis, rearticulando as fronteiras entre o conhecimento institucionalmente legitimado e aqueles produzidos no cotidiano. Estudar e fazer uso de diferentes tipos de textos, no apenas do livro, da cultura impressa, mas tambm, das diversas tecnologias auditivas, visuais, virtuais, da telecomunicao. Analisar a histria no como uma srie de fatos, datas e eventos, porm, como caracterizada por muitas rupturas e deslocamentos, como uma sucesso de eventos complexos, nos quais ns estamos diretamente implicados. Perceber a atividade docente como uma prtica cultural que tem participao ativa na produo de significados, desejos, valores e que, portanto, no pode estar fundamentada num dogma particular, mas no compromisso com a tica, com uma poltica de transformao social. Uma proposta de formao docente que considere esses aspectos no est preocupada apenas com a conscientizao do (a) profissional a respeito dos diferentes universos culturais, possibilita que ele se sinta agente da histria, da educao e construtor de uma escola, capaz de promover o conhecimento entre pessoas de diferentes raas, etnias, classes sociais, idades, condies (fsicas, sensoriais e mentais), gneros e orientaes sexuais. As reflexes geradas pelos estudos culturais na educao convidam os educadores a fazerem novas perguntas, a examinarem os discursos produzidos, a verificarem quais saberes so institudos como verdades e quais as suas implicaes no campo pedaggico. Enfim, a prestarem ateno nas transformaes sociais e no que elas suscitam nos discursos educacionais, a desenvolverem teorias mais sensveis cultura e contingncia do contexto social.

57

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

Notas
1 2 Maiores detalhes podem ser encontrados em Hall (2003) em sua discusso sobre os marcos para os estudos culturais e os diferentes paradigmas presentes neste campo. Hall (2003) descreve detalhadamente o percurso terico do campo dos Estudos Culturais na Inglaterra, enfatizando a importncia dos encontros e das rupturas com diversas tradies tericas e as tentativas do campo de superao de alguns lapsos dessas correntes atravs da leitura e reflexo de outras abordagens. Como ressaltam vrios autores, a Amrica Latina e o Brasil j vinham desenvolvendo estudos sobre cultura e poder, bem antes desta poca e da existncia dessa denominao. Destacam-se, dentro deste contexto, os trabalhos desenvolvidos, por exemplo, por Paulo Freire. Uma anlise mais detalhada sobre este aspecto na rea educacional encontra-se em Candau; Leite (2008) e em Costa; Silveira; Sommer (2003). Estas conferncias ocorrem a cada dois anos, desde 1996. A ltima aconteceu na Jamaica, no ano de 2008 e a prxima ser em Honk Kong, em 2010. Para uma discusso mais detalhada sobre o tema ver Veiga-Neto (2003a). Neste texto, que consiste numa entrevista dada Marisa Vorrober Costa, o autor apresenta a escola como uma inveno da sociedade disciplinar e debate sobre a influncia da lgica do controle, cada vez mais presente nos dias atuais, no papel desta instituio. Este guia, segundo a autora, foi produzido pela Prefeitura da Estncia Turstica de Embu das Artes, com financiamento do Ministrio da Sade, apoio do Governo do Estado de So Paulo e da UNIFESP Escola Paulista de Medicina e foi distribudo gratuitamente para os pais e alunos da rede de ensino desse municpio. Aps vrias campanhas de protesto o autor da letra mudou a parte que diz Onde eles cortam nossa orelha/Se, por acaso, no gostarem de nossa cara por Onde o plano imenso/E o calor intenso. No entanto, manteve: uma coisa brbara, mas o lar.

4 5

58
7

Referncias
BANKS, James. An introduction on multicultural education. Nova Jersey: Allyn and Bacon, 1999. BARBOSA, Tas; ANDRADE, Sandra dos Santos. Representaes de famlia em livros utilizados nas sries iniciais. In: SEMINRIO INTERNACIONAL FAZENDO GNERO, 8., 2008, Florianpolis. Anais eletrnicos... Florianpolis: UFSC, 2008. Disponvel em: <http://www. fazendogenero8.ufsc.br/sts/ST44/Barbosa-Andrade_44.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2009. BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. CANCLINI, Nstor Garca. Culturas hbridas. So Paulo: Editora USP, 2001.

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

CANDAU, Vera Maria; LEITE, Miriam. Dilogos entre diferena e educao. Rio de Janeiro, 2008. Disponvel em: <http://www.gecec.pro.br\arquivos\dialogos.pdf?idmsg=1>. Acesso em: 15 jan. 2009. COSTA, Masisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educao e pedagogia. Revista Brasileira de Educao, So Paulo, n. 23, p. 36-61, maio/ago. 2003. COSTA, Marisa Vorraber (Org.). O currculo nos limiares do contemporneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. __________. Estudos culturais em educao: mdia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema... Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000. DELORS, Jacques. Educao: um tesouro a descobrir. So Paulo: Cortez, 2002. DERRIDA, Jacques. Psych linvention de lautre. Paris: Galile, 1987. DUARTE, Rafael Soares. Lesbianismo e a verdade ertica nos quadrinhos, uma leitura de fun home de Alisson Bechdel. In: SEMINRIO INTERNACIONAL FAZENDO GNERO, 8., 2008, Florianpolis. Anais eletrnicos... Florianpolis: UFSC, 2008. Disponvel em: <http://www.fazendogenero8.ufsc.br/sts/ST44/Rafael_Soares_Duarte_44.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2009. ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Estudos culturais: uma introduo. In: SILVA, Tadeu Tomaz (Org.). O que , afinal, estudos culturais? Belo Horizonte: Autntica, 2006. FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mdia e educao da mulher: uma discusso terica sobre modos de enunciar o feminino na TV. Revista Estudos Feministas, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 586-599, 2001. FORQUIN, Jean-Claude. O currculo entre o relativismo e o universalismo. Educao & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p. 47-70, dez. 2000. GIROUX, Henry. Memria e pedagogia no maravilhoso mundo da disney. In: SILVA, Tadeu Tomaz (Org.). Aliengenas na sala de aula: uma introduo aos estudos culturais em educao. Petrpolis: Vozes, 1995. _______. A disneyzao da cultura infantil. In: SILVA, Tadeu Tomaz; MOREIRA, Antnio Flvio (Org.). Territrios contestados: os currculos e os novos mapas polticos e culturais. Petrpolis: Vozes, 1995a.

59

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

_______. Praticando estudos culturais nas faculdades de educao. In: SILVA, Tadeu Tomaz (Org.). Aliengenas na sala de aula: uma introduo aos estudos culturais em educao. Petrpolis: Vozes, 1995b. GOMES, Nilma Lino. Trajetrias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reproduo de esteretipos e/ou ressignificao cultural? In: ASSOCIAO NACIONAL DE PSGRADUAO E PESQUISA EM EDUCAO, 25., 2002, Caxambu. Anais eletrnicos... Caxambu: ANPEd, 2002. Disponvel em: <http://www.anped.org.br/25/nilmalinogomest21.rtf>. Acesso em: 20 jan. 2009. HALL, Stuart. Da dispora: identidades e mediaes culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003. JOHNSON, Richard. O que , afinal, estudos culturais? In: SILVA, Tadeu Tomaz (Org.). O que , afinal, estudos culturais? Belo Horizonte: Autntica, 2006. KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: em direo a uma pedagogia ps-moderna. In: SILVA, Tadeu Tomaz (Org.). Aliengenas na sala de aula: uma introduo aos estudos culturais em educao. Petrpolis: Vozes, 1995. LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemony and socialist strategy: towards a radical democratic politics. Londres: Verso, 2001. MARTNEZ, Maria Elena. Entre identidades y diferencias: pensando acerca de la escolarizacin y el pluralismo em contextos latinoamericanos. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Cultura(s) e educao: entre o crtico e o ps-crtico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. McLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionrio: pedagogia do dissenso para o novo milnio. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2000. _______. Multiculturalismo crtico. So Paulo: Cortez, 1997. MOREIRA, Antnio Flvio; SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Currculo, cultura e sociedade. So Paulo: Cortez, 2002. NELSON, Cary; TREICHLER, Paula; GROSSBERG, Lawrence. Estudos culturais: uma introduo. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Aliengenas na sala de aula: uma introduo aos estudos culturais em educao. Petrpolis: Vozes, 1995. SABAT, Ruth. Pedagogia cultural, gnero e sexualidade. Estudos Feministas, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 9-21, 2001.

60

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

SANTOM, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currculo. In: SILVA, Tadeu Tomaz. (Org.). Aliengenas na sala de aula: uma introduo aos estudos culturais em educao. Petrpolis: Vozes, 1995. SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. SENA, Fabiana Aguiar de Castro. Infncia e sexualidade: construindo artefatos para a educao. In: SEMINRIO INTERNACIONAL FAZENDO GNERO, 8., 2008, Florianpolis. Anais eletrnicos... Florianpolis: UFSC, 2008. Disponvel em: <http://www.fazendogenero8.ufsc.br/sts/ST44/Fabiana_Aguiar_de_Castro_Sena_44.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2009. SILVA, Gilberto Ferreira da. Sociedade multicultural: educao, identidade(s) e cultura(s). Educao, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 283-302, maio/ago. 2004. _______. Interculturalidade e educao de jovens: processos identitrios no espao urbano popular. In: ASSOCIAO NACIONAL DE PS-GRADUAO E PESQUISA EM EDUCAO, 25., 2002, Caxambu. Anais eletrnicos... Caxambu: ANPEd, 2002. Disponvel em: <http://www.anped.org.br/25/gilbertoferreirasilvat06.rtf>. Acesso em: 20 jan. 2009. SILVA, Tadeu Tomaz. Documentos de identidade: uma introduo s teorias do currculo. Belo Horizonte: Autntica, 1999. SILVA, Tadeu Tomaz; MOREIRA, Antnio Flvio. Territrios contestados: os currculos e os novos mapas polticos e culturais. Petrpolis: Vozes, 1995. SILVEIRA, Rosa Maria Hessel (Org.). Professoras que as histrias nos contam. Rio de Janeiro: DP&amp; A, 2002. SIMON, Roger. A pedagogia como uma tecnologia cultural. In: SILVA, Tadeu Tomaz (Org.). Aliengenas na sala de aula: uma introduo aos estudos culturais em educao. Petrpolis: Vozes, 1995. SKLIAR, Carlos. A educao e a pergunta pelos outros: diferena, alteridade, diversidade e os outros outros. Ponto de Vista, Florianpolis, n. 5, p. 37-49, 2003. SKLIAR, Carlos; DUSCHATZKY, Silvia. O nome dos outros: narrando a alteridade na cultura e na educao. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (Org.). Habitantes de babel. Belo Horizonte: Autntica, 2001.

61

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Artigo

TOLENTINO, Clia; SANTOS, Elisangela da Silva. As mulheres no stio do picapau amarelo. In: SEMINRIO INTERNACIONAL FAZENDO GNERO, 8., 2008, Florianpolis. Anais eletrnicos... Florianpolis: UFSC, 2008. Disponvel em: <http://www.fazendogenero8. ufsc.br/sts/ST44/Tolentino-Santos_44.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2009. TRINDADE, Iole Maria Faviero. Educao, Porto Alegre, v. 27, n. 53, p. 303-318, 2004. VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educao. Revista Brasileira de Educao, So Paulo, n. 23, p. 5-14, maio/ago. 2003. _______. Pensar a escola como uma instituio que pelo menos garanta a manuteno das conquistas fundamentais da modernidade. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). A escola tem futuro? Rio de Janeiro: DP&A, 2003a. WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigaes filosficas. Petrpolis: Vozes, 1979. ZINANI, Cecil Jeanine Albert. O Mgico de Oz: gnero e transgresso. In: FAZENDO GNERO, 8., 2008, Florianpolis. Anais eletrnicos... Florianpolis: UFSC, 2008. Disponvel em: <http://www.fazendogenero8.ufsc.br/sts/ST44/Cecil_Jeanine_%20Albert_ %20Zinani_44.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2009.

62
Profa. Ms. Anna Luiza Arajo Ramos Martins de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educao Doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Educao Grupo de Pesquisa Formao de Professores e Prtica Pedaggica E-mail | alarmo@uol.com.br

Recebido 3 mar. 2009 Aceito 20 mar. 2009

Revista Educao em Questo, Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

Vous aimerez peut-être aussi