Vous êtes sur la page 1sur 21

EDUCAO EMPREENDEDORA NO BRASIL, UMA CONFRONTAO COM A PRTICA

Maurcio Fernandes Pereira1 Pedro da Costa Arajo 2 Srgio Machado Wolf 3 RESUMO A prtica do empreendedorismo mostra-se cada vez mais freqente no Brasil como opo de carreira, frente s dificuldades scio-econmicas que assolam o pas e reduzem as oportunidades para aqueles que querem ingressar no mercado de trabalho. No entanto, a prtica do empreendedorismo convive com a falncia de muitas organizaes, em decorrncia dos baixos nveis de educao e da desmotivao dos empresrios para utilizarem ferramentas gerenciais capazes de profissionalizar suas atividades. Este artigo tem por objetivo identificar o grau de importncia que os micro e pequenos empresrios do a essas ferramentas gerenciais, especificamente o plano de negcios, para a abertura e gesto de uma empresa. Considera-se que os conhecimentos relacionados com essas ferramentas gerenciais esto atrelados a formao acadmica do empresrio. Constata-se, ao final, que, apesar de considerarem o plano de negcios e a educao formal como fatores importantes para a gesto de seu grande empreendimento, os empresrios no se sentem estimulados a dedicarem seu tempo a aprendizagem de ferramentas gerenciais. Com base nesta constatao, questiona-se a relevncia dos cursos de administrao, perguntando-se se esto preparados para prover os estudantes a luz de uma educao empreendedora, que estimule e viabilize a utilizao de ferramentas gerenciais, como o plano de negcios, para a sobrevivncia e obteno de resultados positivos pela empresa. Palavras-chave: Empreendedorismo; Empreendedor; Plano de Negcios; Educao formal. ABSTRACT In Brazil, social-economic circumstances reduce the opportunities for those intending to enter the labor market. In this context, the practice of entrepreneurship has been frequently adopted as a career opportunity. However, the practice of entrepreneurship coexists with the bankruptcy of many small and micro businesses, caused by the lack of motivation of entrepreneurs in the use of managerial tools to professionalize their activities, as well as their low level of education. The purpose of this article is to identify the rank of importance micro and small entrepreneurs give to said managerial tools, particularly the Business Plan, for the establishment and management of their companies. It was believed that the entrepreneur could learn the knowledge connected to managerial tools in general educational institutions. The main result is that, although the entrepreneurs considered the Business Plan and the formal
1

Professor titular do Departamento de Cincias da Administrao da UFSC. Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). mpereira@cse.ufsc.br * 55-48-37219755 2 Professor titular do Departamento de Cincias da Administrao da UFSC, Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). consultor ad-hoc do MEC. paraujo@cse.ufsc.br * 55-48-37216619 3 Mestre em Engenharia de Produo UFSC, Coordenador Administrativo do Centro Tecnolgico UFSC. sergio@ctc.ufsc.br * 55-48-37219837

education important factors for the management of their companies, they neither feel stimulated to dedicate time to academic education nor become skilled at managerial tools. Based on that, a question remains: in what degree are educational institutions prepared to provide students with entrepreneurial education that will enable them to use managerial tools, such as the Business Plan, so that their companies may survive and reach positive results? Keywords: Entrepreneurship; Entrepreneur; Business Plan; Formal Education.

1 Introduo
Segundo pesquisa do Global Entrepeneurship Monitor GEM, coordenada pela London Business School da Inglaterra e pelo Babson College dos Estados Unidos, em uma lista de trinta e quatro pases, o Brasil est entre os sete que mais empreendem, ao abrir novas empresas. Ainda, de acordo com a mesma pesquisa, de aproximadamente 17 milhes de empresas do pas, 99% caracterizam-se como micro ou pequenas empresas que empregam 35 milhes de pessoas com carteira assinada (GEM, 2005), portanto podemos dizer que o nmero de brasileiros que abrem o prprio negcio alto. Esta caracterstica empreendedora do brasileiro foi confirmada por pesquisa do Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE (2004), que constatou que, anualmente no Brasil, so constitudas em torno de quatrocentas e setenta mil novas empresas. Entretanto, os dados de 2000 mostram que depois de trs anos de vida, 60% das empresas fecham suas portas SEBRAE (2004). Dentre as causas do fechamento destas empresas, destacam-se, em quase setenta por cento dos casos, aquelas classificadas como de origem gerencial. Tais causas esto relacionadas falta de planejamento na abertura do negcio, levando o empresrio a no avaliar, de forma correta, fatores importantes para o sucesso ou fracasso do empreendimento, tais como o fluxo de caixa, a concorrncia nas proximidades do ponto escolhido e o potencial dos consumidores, dentre outros fatores (SEBRAE, 2004). Uma rpida anlise dos dados do GEM e do SEBRAE permite identificar um lapso entre o perfil empreendedor dos micro empresrios brasileiros em geral e o dos profissionais titulados pelas Escolas de Administrao do Brasil, que, at alguns anos atrs, formavam pessoas para trabalhar em grandes empresas, de acordo com as concluses do Frum de Educao Empreendedora do Conselho Regional de Administrao de So Paulo (FORUM..., 2005).

Hoje, com a reduo dos postos formais de trabalho que se identifica no Brasil, o empreendedorismo passa a ser visto como uma opo de carreira e uma forma de absorver os diplomados que no conseguem se colocar no mercado de trabalho (FORUM..., 2005). Identifica-se, portanto, a necessidade de criao de um novo perfil profissional, destinado a ocupar um espao capaz de canalizar este desejo empreendedor dos brasileiros, cabendo s instituies educadoras e, mais especificamente, aos educadores, contribuir para o desenvolvimento de uma educao empreendedora, incentivando os alunos a explorarem o espao potencial para o empreendedorismo no pas. Ainda, de acordo com o mesmo Frum, o processo de educao da universidade brasileira segue, historicamente, o modelo cartesiano, sendo que sua forma de atuao, em geral, pouco sintonizada com a realidade e necessidades do seu ambiente (FORUM..., 2005, p. 6) Estas mesmas constataes j haviam sido identificadas por pesquisas do Conselho Federal de Administrao, realizadas entre 1995 e 1999, e em reportagem publicada pela Revista Veja, em 2000, de acordo com Tachizawa, Cruz Jr. e Rocha (2003), o que pode ser resumido nos seguintes aspectos: a) os graduados de Administrao carecem de formao prtica; b) os conhecimentos dos graduados em Administrao so genricos e superficiais; c) os cursos de Administrao esto dissociados das necessidades do mercado; d) os cursos de Administrao proporcionam ensino desatualizado e no criativo; e) os cursos de Administrao no integram os conhecimentos das vrias atividades de uma organizao empresarial. Diante do potencial para o empreendedorismo no Brasil e, ainda, desta realidade, em que se constata a necessidade de uma reforma no ensino para atender s demandas deste novo cenrio, este trabalho faz alguns questionamentos: a) os empreendedores consideram a educao formal como fator relevante para criao e a conduo do seu empreendimento? b) Os empreendedores adotam um plano de negcios ou outro tipo de planejamento como ferramenta gerencial? c) Que conselhos relevantes os empreendedores tm a dar para aqueles que pretendem abrir um novo negcio? A partir desses questionamentos, o presente artigo busca identificar qual o grau de importncia que os micros e pequenos empresrios do s ferramentas gerenciais, especificamente ao denominado plano de negcios, para abertura e gesto de uma nova empresa.

A anlise e resposta desses questionamentos foram feitas com base nos relatos de empreendedores j estabelecidos no mercado, obtidos atravs de pesquisa realizada em 2007 por alunos do Curso de Administrao da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC com empresrios de micro e pequenas empresas das seguintes regies do Brasil: estado de Santa Catarina, do Paran, do Rio Grande do Sul, de So Paulo e do Mato Grosso do Sul.

2 Base Terico-Emprica
2.1 Uma viso geral do processo

Significativas mudanas vm marcando o ambiente cultural, econmico e tecnolgico das organizaes, criando um cenrio sintetizado pela palavra globalizao, que reflete o crescimento exponencial do comrcio internacional em associao com o aumento igualmente extraordinrio na velocidade das inovaes tecnolgicas (BASSI, 2000). Segundo Tapscott (1999), as organizaes dispem de oportunidades sem precedentes para poder desfrutar de novos mercados. Por outro lado, os mercados esto mudando, encolhendo ou ampliando, mas tornando-se competitivos. Da surge um novo ambiente competitivo global, no apenas a partir de concorrentes tradicionais, mas tambm formado por concorrentes no tradicionais em mercados tradicionais. Soma-se a isso a desintegrao das barreiras de acesso a mercados anteriormente monopolizados, cartelizados e protegidos. Isso significa que os gestores das organizaes no podero mais se sentir excessivamente confiantes de que suas fatias de mercado e suas posies competitivas permaneam asseguradas (TACHIZAWA; CRUZ JR; ROCHA, 2003). Neste cenrio, as micro e pequenas empresas despertam interesse como nova dimenso da competitividade global por sua flexibilidade de ao, pelo seu potencial de complementaridade com as grandes empresas e por sua capacidade de gerao de empregos (VILLELA, 1994). Exatamente por isso, imprescindvel que os cursos de Administrao redefinam suas vocaes j que, na sua maioria absoluta, esses cursos esto referenciados na grande empresa, insistindo no equvoco de que o aprendizado da complexidade das grandes empresas levar, por uma espcie de osmose, ao domnio da simplicidade das micro e pequenas empresas (DOLABELA, 2003).

Assim, torna-se urgente a introduo nos currculos dos cursos de Administrao do estudo de novas formas de gesto e da educao para o empreendedorismo, temas que, atualmente, so tratados de forma superficial e marginal, desconsiderando que pequenos negcios representam 99% do universo das empresas no Brasil.

2.2 Empreendedorismo e o empreendedor A expresso empreendedorismo foi traduzida da palavra inglesa entrepreneurship, que, por sua vez, foi derivada do latim imprehendere, tendo seu correspondente empreender, surgido na lngua portuguesa no sculo XV. Barreto (1998) define empreendedorismo como a habilidade de se conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada. O autor no atrela esta capacidade a uma caracterstica de personalidade, j que considera o empreendedorismo como um comportamento ou processo voltado para a criao e desenvolvimento de um negcio que trar resultados positivos. Em outras palavras, empreender conseguir criar valor atravs do desenvolvimento de uma empresa. Tal definio enquadra-se no contexto brasileiro onde o que Barreto (1998) chama de muito pouco ou quase nada, significa, na prtica, pouco capital disponvel, precrio nvel educacional, tecnologia insuficiente, dificuldade de acesso a crdito, poucos estmulos e incompreenso das vantagens em se ter uma educao empreendedora como poltica de desenvolvimento econmico e social. Em 1800, o economista francs Jean Batist Say, considerado o pai do empreendedorismo, utilizou o termo empreendedor no livro Tratado de economia poltica. Segundo Say (apud DRUCKER, 1987, p. 27), o empreendedor transfere recursos econmicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento. Shumpeter (1959) por sua vez, definiu o empreendedor como sendo o agente do processo de destruio criativa, entendido como o impulso fundamental que aciona e mantm em marcha o motor capitalista, constantemente criando novos produtos, novos mercados e sobrepondo-se aos antigos mtodos menos eficientes e mais caros, revolucionando sempre a estrutura econmica, destruindo sem cessar a antiga e, continuamente, criando uma nova. Tal impulso implica na criao de novos bens de consumo, da adoo de novos mtodos de produo ou transporte, do surgimento de novos mercados e das novas formas de organizao que a

empresa capitalista cria. Para Shapero (apud URIATE, 1999, p. 49), o empreendedor algum que toma a iniciativa de reunir recursos de uma maneira nova ou para reorganizar recursos de maneira a gerar uma organizao relativamente independente, cujo sucesso incerto. Drucker (1987) diz que o empreendedor aquele que cria algo novo, algo diferente, aquele que muda ou transforma valores e, ainda, pratica a inovao sistematicamente, buscando fontes de inovao e criando oportunidades. Kaufmann (1990) enfatiza que a capacidade empreendedora est na habilidade de inovar, de se expor a riscos de maneira inteligente, e de se ajustar s rpidas e contnuas mudanas do ambiente de forma rpida e eficiente. Para Filion (1999) um empreendedor uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza vises, alm de ser uma pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos, mantendo um nvel de conscincia do ambiente em que vive e utilizandoo para detectar oportunidades de negcios. Da anlise dessas definies, constata-se que algumas palavras se repetem no mundo conceitual do empreendedorismo, tais como destruio criativa, criao, construo e tomada de iniciativa. Degen (1989), responsvel pela introduo do estudo do empreendedorismo no Brasil, destaca que so raros os traos de personalidade e comportamento que se traduzem na vontade de criar coisas novas e de concretizar, na prtica, idias prprias. O autor complementa tal constatao afirmando que as pessoas que tm vontade de realizar acabam por se destacar, na medida em que, independente da atividade que exercem, fazem com que as coisas efetivamente aconteam. Em termos pedaggicos, se resgatam na literatura algumas caractersticas identificadoras do empreendedor, do administrador possibilitar uma maior compreenso do tema. Gerber (2004) apresenta algumas diferenas dos trs personagens que correspondem papis organizacionais, quais sejam: a) o Empreendedor, que transforma a situao mais trivial em uma oportunidade excepcional, visionrio, sonhador; o fogo que alimenta o futuro; vive no futuro, nunca no passado e raramente no presente; nos negcios o inovador, o grande estrategista, o criador de novos mtodos para penetrar nos novos mercados. b) o Administrador, que pragmtico, vive no passado, almeja ordem, cria esquemas extremamente organizados para tudo. e do tcnico, com o intuito de

c) o Tcnico, que o executor, adora consertar coisas, vive no presente, fica satisfeito no controle do fluxo de trabalho e um individualista determinado. importante destacar no pensamento de Gerber (2004) o fato dos trs personagens estarem em eterno conflito, sendo que ao menor descuido o tcnico toma conta, matando o visionrio, o sonhador, o personagem criativo que est sempre lidando com o desconhecido. Deve-se frisar que empreendedor no tem relao direta com o tamanho da empresa, pois na linguagem, pequeno empreendedor, alguns consideram o pequeno empresrio, bem pelo contrrio, a tendncia comear pequeno e chegar a ser grande, justamente pelas caractersticas empreendedoras que so encontradas na pessoa que abriu o negcio. por isso e com o intuito de comparar a teoria com prtica, destaca-se alguns depoimentos obtidos junto a empreendedores brasileiros a respeito do que ser empreendedor (BRITO; WEVER, 2004):
O empresrio no pra nunca, no tem sossego. Est sempre se atualizando. Ningum um bom empresrio se no consegue se entregar totalmente ao negcio (Josu Gomes da Silva, presidente da Coteminas). [...] empreendedores so perseverantes, determinados e cuidadosos (Carlos Tilkian, presidente da Estrela). Nos Estados Unidos o empreendedor tido como heri. No Brasil aquele empregado que no deu certo e deu um jeito de continuar vivendo (Mark Barsinsk , scio proprietrio da Propay).

No que tange a atividade empreendedora no Brasil, faz-se necessrio relacionar algumas limitaes prtica empreendedora. Dessas limitaes, 60% delas concentram-se em trs condies bsicas: educao e treinamento insuficientes, falta de apoio financeiro e polticas governamentais inadequadas (GEM, 2005). Pesquisa do SEBRAE (2004), sobre os condicionantes de mortalidade de micro empresas, em questes que admitiam respostas mltiplas, apresentou, pela ordem, as seguintes causas das dificuldades e razes para o fechamento das micro empresas no Brasil: falhas gerenciais, causas econmicas e conjunturais, logstica operacional, polticas pblicas e arcabouo legal. No tocante condio referente educao e treinamento, alm do sistema educacional brasileiro no preparar para o empreendedorismo, destaca-se a precariedade da educao bsica no pas. Desse modo, o potencial empreendedor do brasileiro desperdiado, pois as pessoas no conseguem enxergar a educao formal como fator essencial para a abertura e administrao do negcio. E, somado a isso, os empreendedores

que buscam educao formal, no conseguem a capacitao necessria por falhas no prprio ensino que, na maioria das vezes, apenas apresenta as ferramentas gerenciais, mas no ensina de que forma essas ferramentas podem ser aplicadas na prtica e quais so os benefcios que essa aplicao pode trazer para o empreendedor e seu negcio.

2.3 Empreendedorismo e discusso educacional Embora o fenmeno do empreendedorismo seja antigo, o debate em torno do tema atingiu relevncia, tanto na discusso acadmica quanto no mbito de polticas pblicas, apenas nos ltimos 20 anos. No Brasil, por exemplo, segundo relata Dolabela (1999), a primeira disciplina de empreendedorismo de que se tem notcia surgiu em 1981, na Escola Superior de Administrao de Empresas da Fundao Getlio Vargas, So Paulo, por iniciativa do professor Ronald Degen. Com o nome Novos Negcios, a disciplina foi desenvolvida com base em pesquisas com empreendedores realizadas pelo autor e ministrada de 1981 a 1987. J na Universidade Federal de Santa Catarina (www.ufsc.br) o ensino do empreendedorismo no Curso de Administrao foi iniciado em 1995 com a incluso no currculo de trs disciplinas que contemplaram contedos empreendedores e estavam assim distribudas: no primeiro ano, a disciplina Criao e desenvolvimento de novas empresas; no quarto ano, a disciplina Administrao frente a novos cenrios mundiais e, a disciplina Empreendimentos e modelos de negociao. A proposta contemplava duas dimenses: a dimenso tempo e a dimenso espao, sendo que a dimenso tempo considerava a velocidade em que os processos de mudana se materializavam e a dimenso espao considerava a era multimdia, da ciberntica [...] no processo da vida associada (UFSC, 1995) Complementarmente, consta no texto da reforma curricular do Curso de Administrao da UFSC, que
O profissional do amanh necessita estar preparado a ser agente condutor das mudanas para adaptar as organizaes a esse processo. [...] A hegemonia da empresa multinacional inconteste, assim como a existncia das micro, pequenas e mdias empresas como mecanismo recriado pela grande organizao, para sua reproduo. [...] Ser grande deixou de ser uma vantagem, sendo que o mesmo se aplica diversificao. A empresa bem sucedida do amanh ter tamanho mdio (UFSC, 1995, p. 15-16).

Essa era a percepo que o grupo de trabalho responsvel pela formulao da proposta de reforma curricular tinha do Curso de Administrao, em 1994. Com a

aprovao da referida reforma evidenciou-se, pela primeira vez, no Curso de Administrao da UFSC a citao da necessidade do administrador ter uma formao empreendedora. A proposta de reforma curricular (UFSC, 1995) destaca, na formao do administrador, a importncia de contedos programticos que contemplem os seguintes pontos: a) formao empreendedora; b) desenvolvimento da capacidade analtica para elaborar diagnsticos e propor mudanas; c) desenvolvimento da capacidade de gesto; d) formao sistmica; e) capacidade gerencial em informtica. Na concepo multidisciplinar da proposta o ensino, a pesquisa e a extenso deveriam fundamentar-se na dimenso aprender fazendo como tnica do curso e tendo como objeto central de estudo a empresa. A partir de 1995, com a oferta da disciplina Criao e desenvolvimento de novas empresas buscaram metodologias que respondessem aos pressupostos estabelecidos na proposta curricular. Apesar de se ter identificado a necessidade de contedos com formao empreendedora no Curso de Administrao da UFSC, o desafio didtico pedaggico passou a ser o de descobrir formas adequadas de aprendizagem, ampliadoras da divulgao de tais conceitos.

3 Aspectos metodolgicos da pesquisa


A pesquisa da qual resultou este artigo foi realizada em maio de 2007, como tarefa integrante do contedo do programa da disciplina obrigatria e do 1 ano do Curso de Administrao da UFSC: Criao e desenvolvimento de novas empresas. O objetivo da pesquisa foi possibilitar que os estudantes associassem as teorias discutidas em sala de aula com a realidade das empresas, por meio da interao de ensino, pesquisa e extenso. A populao pesquisada consistiu em 76 micro ou pequenos empresrios das seguintes regies: Santa Catarina (63), Rio Grande do Sul (3), Paran (2) So Paulo (6) e Mato Grosso do Sul (2). Os empresrios foram escolhidos pelo critrio de acessibilidade ou convenincia. De acordo com Gil (1999), neste critrio de amostragem o pesquisador seleciona os entrevistados a que tem acesso, admitindo que estes possam de alguma forma, representar o universo. Os empresrios entrevistados atuam nos seguintes ramos de

atividade: 9 no ramo da indstria, 39 no do comrcio e 28 no de servios. A idade mdia de tais empreendimentos de 6 anos. Na indstria incluem-se construtoras, confeces, fundio, indstria alimentcia, fbricas de mveis, grfica, fbrica de tubos plsticos. No comrcio, mini-mercados, restaurantes, auto-peas, loja de mveis, ticas, artigos para decorao e presentes. Na rea de servios, cursos profissionalizantes, academias de ginstica, vdeo locadoras, escritrios de consultoria e de organizao de eventos. Tal amostra caracterizou-se pela diversidade, j que abrange 38 tipos de negcios. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista com aplicao de perguntas prdefinidas a um empresrio de sua livre escolha, utilizando-se o critrio de acessibilidade. A escolha de tal metodologia possibilitou aos pesquisadores, alm da visita a um pequeno empreendimento, conhecer empreendedores e perceber, na prtica, a dinmica de funcionamento de um negcio, sendo vrias as percepes resultantes do relato dos respondentes que nem sempre podem ser compreendidas de forma isolada ou fora de tal contexto. As entrevistas foram realizadas no perodo de 01 a 17 de maio de 2007. A deciso de grav-las ou no ficou a critrio do entrevistado, mas todas foram registradas na ntegra. Tal procedimento mostrou-se adequado, pois propiciou a integridade dos dados no processo de anlise e interpretao. Os empreendedores selecionados deveriam ser proprietrios de uma micro ou pequena empresa, estabelecida h no mnimo trs anos, o que configura que j teriam ultrapassado o perodo em que ocorre 60% dos casos de mortalidade. Foi utilizada a tabulao simples para o tratamento das informaes obtidas nas entrevistas. Aps a coleta dos dados, foram feitas as anlises e interpretaes das informaes obtidas. Nesta fase, fez-se a codificao dos dados que, segundo Rudio (2000), consiste em um processo no qual se poder colocar determinadas informaes numa categoria especfica. Aps a codificao, foi feita a tabulao dos dados que, de acordo com esse mesmo autor, o processo que transforma os dados em grficos e tabelas. Como ltima tarefa, os pesquisadores elaboraram um relatrio a respeito da entrevista, do empreendedor e de sua empresa. A elaborao deste artigo baseou-se em pesquisa documental, uma vez que estavam a disposio os dados da pesquisa realizada com os empreendedores, descrita no item anterior. Na perspectiva de Gil (1991, p. 51), a pesquisa documental vale-se de materiais que no receberam ainda um tratamento analtico, ou que ainda podem ser reelaborados de

acordo com os objetivos da pesquisa. Este mtodo busca identificar informaes nos documentos a partir de questes ou hipteses de interesse do investigador.

4 Anlise e discusso dos resultados


4.1 Tipo de educao formal do empresrio e sua relevncia para o negcio Dos empresrios pesquisados, 57% tm curso superior completo, 13%, curso mdio completo, 10%, curso tcnico e, 11% obtiveram formao em cursos livres, como pode ser observado na Tabela 1:
Tabela 1 Nvel de instruo dos entrevistados Superior 57% Ensino Mdio 13% Tcnico 10% Cursos livres 11% No responderam 9%
Fonte: Dados da pesquisa

Os 57% dos entrevistados com formao superior (completa ou incompleta), representam um percentual superior mdia nacional, portanto achado interessante para a pesquisa. Quando perguntados se a educao formal foi relevante para o negcio, a maior parte dos entrevistados (63%) considerou que a educao formal foi importante, como mostra a Tabela 2:
Tabela 2 Importncia da educao formal Sim, importante 63% No, no importante 23% No responderam 14%
Fonte: Dados da pesquisa

Independente do grau de instruo, a manifestao quanto a importncia da educao formal foi positiva para a maioria dos respondentes, o que demonstra a necessidade de polticas voltadas para a educao empreendedora. A educao formal pode contribuir para o sucesso dos negcios, no s por ampliar novas propostas, inventar novos produtos ou processos, mas tambm por ampliar a capacidade de aproveitar oportunidades e gerar conhecimentos para ento transform-los em bens sociais.

Empreender significa modificar a realidade para dela obter a auto-realizao e oferecer valores positivos para a coletividade. Quanto maior o grau de escolaridade de um povo, maior o nvel de emprego e renda e maior a possibilidade de empreender por oportunidade. Nesse sentido, educar implica em despertar a rebeldia, a criatividade, a fora da inovao para construir um mundo melhor. substituir a lgica do utilitarismo e do individualismo pela construo do humano, do social, da qualidade de vida para todos. (DOLABELA 2003) 4.2 Adoo de um plano de negcios como ferramenta gerencial Ao serem questionados se tinham ou no um plano de negcios para iniciar e manter o empreendimento, a maioria (72%) dos entrevistados afirmou no ter adotado nenhum tipo de plano formal, conforme Tabela 3:
Tabela 3 Adoo de um plano de negcios Sim, adotou 24% No, no adotou 72% No responderam 4%
Fonte: Dados da pesquisa

Portanto um item que chama a ateno e nos faz refletir. Os negcios tm mais de trs anos e com relativo sucesso, de 76 casos, 72% no fizeram plano de negcio. Qual a concluso que podemos chegar? No importante fazer? Ou caso se faa tem-se mais possibilidade de sucesso em um tempo mais curto? A Tabela 4 abaixo permite a aferio de alguns aspectos na relao entre o nvel de instruo e a utilizao do plano de negcios. Dentre aqueles que tm curso superior, praticamente a metade (51%) no adotou um plano de negcios. Vale destacar, no entanto, que um nmero considervel dos entrevistados com curso superior (43%) utilizou um plano de negcios, sendo que tal percentual superior em 9%, se comparado mdia dos empreendedores pesquisados.
Tabela 4 Plano de Negcios x Curso superior Sim, adotou 43% No, no adotou 51% No responderam 6%
Fonte: Dados da pesquisa

J para aqueles que tm apenas o ensino mdio, a grande maioria (79%) no adotou um plano de negcios, como mostra a Tabela 5:
Tabela 5 Plano de Negcios x Ensino mdio Sim, adotou 13% No, no adotou 79% No responderam 8%
Fonte: Dados da pesquisa

Os dados das Tabelas 3, 4 e 5 permitem constatar a tendncia do perfil do empreendedor Tcnico partir de uma atividade que desempenha sozinho em determinada empresa, para montar seu prprio empreendimento sem, no entanto, adotar nenhum tipo de planejamento. A propsito, a falta de tal instrumento tem sido aceita com destaque como uma das causas de mortalidade das micro e pequenas empresas. Na luta entre o Empreendedor e o Tcnico, normalmente o Tcnico vence, segundo Gerber (2004), e o Tcnico quem mais despreza os instrumentos de gesto, comparado ao Gerente e ao Empreendedor. Percebe-se que quanto mais elevado o nvel de escolaridade maior a conscincia da importncia do plano de negcios, o que contribui para reduzir uma das causas da mortalidade das micro e pequenas empresas brasileiras (SEBRAE, 2004). O simples exerccio da elaborao do plano de negcios implica num aprendizado, onde o empreendedor responde a perguntas mnimas referentes sobrevivncia do seu empreendimento (o que? quando ? como? onde? a que custo?), aumentando a probabilidade de longevidade do seu negcio. Os prprios entrevistadores demonstram tal percepo, o que pode ser retratada nos relatos a seguir:
O plano de negcios uma ferramenta imprescindvel para a gesto de uma empresa, pois necessrio contextualizarmos formalmente a situao existente, os recursos disponveis e definirmos os objetivos, de forma que possamos gradativamente alcan-los. [...] foi notrio durante a entrevista que no havia planejamento prvio no empreendimento e essa era a causa da maioria das dificuldades enfrentadas. [...] a partir dessa entrevista ficou bem claro que na rotina empresarial no contamos com o fator sorte, que o sucesso possvel, porm atravs de um bom planejamento.

Verifica-se, pelos dados da pesquisa e pelos depoimentos acima, a importncia do plano de negcios, o que se aplica a prpria funo de planejamento. Segundo Dornelas (2003, p. 98) um plano de negcio um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negcio que o sustenta. A sua elaborao envolve um

processo de aprendizagem e auto conhecimento, e ainda permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negcios. Dados de mortalidade indicam como causa principal do fechamento prematuro das empresas a falta de planejamento, o que acarreta impactos significativos nos indicadores scioeconmicos. No Brasil, considera-se que o nmero de pessoas ocupadas na empresa extinta de 3,2, o que, na primeira metade desta dcada, representa 2,4 milhes de pessoas e uma perda de aproximadamente 19,8 bilhes de inverses na atividade econmica das empresas encerradas (SEBRAE, 2004). Considerando-se que a maior parte desses recursos (aproximadamente 74%) so prprios, pode-se inferir que o referido montante representa perda de poupana pessoal ou familiar dos empreendedores.

4.3 Conselhos aos futuros empreendedores A Tabela 6 abaixo mostra os principais conselhos dados pelos empresrios entrevistados para quem quer abrir um novo empreendimento.
Tabela 6 Conselho para novos empreendedores Plano de negcios 41% Disciplina 22% Motivao 20% Outros 13% No responderam 4%
Fonte: Dados da pesquisa

Percebe-se, aqui, um grande paradoxo: apesar de apenas 24% dos entrevistados terem adotado um plano de negcios conforme, verificado na Tabela 3, uma parcela significante (41%) aconselha aos futuros empreendedores a adoo desta ferramenta. No entanto pode no ser um paradoxo se dito por empreendedores, depois de abrir seus prprios negcios e observarem os erros que poderiam evitar, caso tivessem feito um plano de negcios e conseguem agora ter essa clareza de importncia.

Alguns depoimentos dos entrevistadores reforam tal percepo:


[...] Ficou evidente que o entrevistado iniciou suas atividades por necessidade e sem preparo, ou seja, no havia um planejamento inicial, muito menos buscou informao para tal e isso gerou grande parte das suas dificuldades. [...] Nada melhor do que um contato direto com o empreendedor e o seu ambiente de trabalho para confrontarmos com a literatura e verificarmos que de fato sem a identificao de oportunidades, o planejamento, a busca da informao, entre outros so fatores essenciais para o sucesso dos negcios.

5.4 Lies extradas pelos entrevistadores Neste ponto, destacam-se alguns depoimentos dos alunos entrevistadores:

Antes da entrevista, o meu grande sonho para o futuro parecia um devaneio e a medida que o entrevistado relatava todas as fases do seu negcio, inclusive o sonho inicial e o sucesso posterior eu me empolgava ... Ficou totalmente claro que o sucesso tambm est ao meu alcance e o depoimento do empreendedor serviu como marco inicial para o meu projeto.

Percebe-se, pelo relato de alguns entrevistadores, que a motivao para se tornar um empreendedor est muitas vezes relacionada capacidade de sonhar, de correr atrs do sonho e de descobrir dentro de si o que se gosta. fato, no entanto, que esta motivao por si s no suficiente para que um negcio seja implementado e se torne um sucesso. McClelland (1987), Filion (2000) e Dornelas (2005) apresentam como ponto comum que o empreendedor, por meio da imaginao e do conhecimento, precisa visualizar cenrios diversos e pensar em alternativas que respondam idia que ele tem do seu empreendimento. Entretanto, Filion (2000) destaca o que considera as atividades crticas para a gesto do negcio tais: conceber vises, tomar decises e realizar as vises. Os depoimentos a seguir demonstram a necessidade do empreendedor cumprir as funes clssicas da administrao (planejamento, organizao, coordenao, comando e controle), identificadas atravs das expresses preparo e disciplina.
O relato foi interessante, o empreendedor no citou, mas era visvel a organizao e a determinao dele, j que no h um patro para fazer essa cobrana ... Quem no tem um plano de negcios ou mesmo metas definidas para a empresa pe em risco todo o esforo e capital investidos na abertura de uma empresa.

Alguns outros depoimentos que podem ser destacados so os que se seguem:


Percebi a importncia das instituies que do suporte aos empreendedores e suas empresas, pois sem capacitao formal e um bom plano de negcios no h como competir num mercado que no d chances para incautos. Naquela empresa havia um cuidado especial com clientes, colaboradores e fornecedores, dava para perceber que havia orientao profissional para eles. O empreendedor era um autodidata, na seqncia da resposta da sua escolaridade que era restrita comeou a citar livros e demonstrou conhecimento ao citar o plano de negcios, inclusive a abertura da sua empresa foi motivada pela leitura de um artigo de revista.

Tais declaraes confirmam a necessidade do micro e pequeno empresrio ter os conhecimentos necessrios para gerir seu empreendimento. Os dados educacionais do empresrio brasileiro mostram que, das empresas ativas no Brasil, 3% dos proprietrios tm at o primeiro grau completo, sendo que nas empresas extintas tal percentual sobe para 5%. Tais nmeros sofrem alterao de 6% para 7% no nvel primrio completo at ginsio incompleto e de 12% para 14% de ginsio completo at colegial incompleto. (SEBRAE, 2004). Do universo pesquisado pelo GEM (2005), 58% dos empreendimentos esto concentrados no setor de servios. Tal fato se justifica porque esses empreendimentos so vinculados a segmentos tradicionais, de baixo nvel de inovao e, tambm, porque, em linhas gerais, os servios orientados ao consumidor so tipicamente menos intensivos em necessidade de formalizao, capital, tecnologia, e conhecimento do que os outros setores. Alguns depoimentos dos alunos entrevistadores demonstram que,

independentemente da adoo de um plano de negcios, a experincia prtica dos empresrios estabelecidos no pode ser desprezada como fonte orientadora para os que esto comeando. E muitos novos empreendedores baseiam suas aes somente nestas experincias.
[...] ainda que a entrevista trouxe uma srie de informaes das quais eu desconhecia, para mim, a melhor parte foi, na seqncia da conversa, saber como funciona o mercado e o relacionamento com as outras empresas e como eles obtm o conhecimento atravs de seus contatos, experincias e interaes. Um fato que me chamou a ateno foi constatar que o entrevistado nunca cursou Administrao, haja vista a desenvoltura e a segurana do mesmo no discorrer da conversa [...] deveramos ter essa interao com empreendedores o maior nmero de vezes possvel, pois a experincia relatada incrvel e a motivao contagiante.

Os empreendedores conhecem, de uma maneira geral, a importncia de uma boa rede de contatos. Os depoimentos dos entrevistadores demonstram respeito pelo conhecimento prtico dos entrevistados, conhecimento este que consideram to vlido para o sucesso do empreendedor quanto os obtidos nos cursos formais. Dessa forma, perfeitamente aceitvel a viso de que o cenrio ideal consiste no equilbrio entre teoria e prtica. De acordo com Degen (1989), imitar o sucesso alheio a frmula menos arriscada de iniciar um empreendimento prprio e, no por coincidncia, a adotada pela grande maioria dos empreendedores. Para ter xito ao imitar o sucesso alheio, o empreendedor deve observar e analisar muito bem as experincias dos outros, identificar os pontos fortes

e fracos, introduzir melhorias no empreendimento original para se diferenciar dos concorrentes e no ser apenas um mero imitador. Em outras palavras, a percepo de que uma prtica de sucesso, que muitas vezes no est necessariamente atrelada a um plano de negcios, pode no gerar os mesmos resultados positivos se implementada em um outro contexto. preciso filtrar e adaptar as informaes originadas da experincia de outros empreendedores para o contexto em que o novo negcio ser estabelecido. E, somado a isso, utilizar o planejamento como ferramenta para tratar as informaes. O capital a ser investido tambm um ponto essencial para a abertura de um negcio e, independentemente do montante disponibilizado, a potencializao deste recurso aumenta na medida em que sua administrao est atrelada a algum tipo de planejamento, de acordo com o depoimento a seguir.
O ponto alto da entrevista com o empreendedor, na minha opinio, foi a constatao de que o sucesso possvel atravs de muito trabalho, organizao e de uma boa idia e no necessariamente a disponibilidade de recursos financeiros.

Neste ponto, positivo lembrar que, segundo Degen (1989), a escassez de recursos no deve desencorajar o futuro empreendedor, pois o difcil no conseguir capital, mas identificar uma oportunidade de negcio atraente, que consiga interessados em comprar tal idia. A maioria dos empreendedores bem sucedidos comea sem dinheiro (DEGEN, 1989). Um bom plano de negcios facilita a identificao de oportunidades em que valha a pena investir, alm de possibilitar o entendimento de que existe uma diferena entre negcio e aventura.

6 Consideraes finais
Este artigo mostrou, em termos gerais, que a prtica do empreendedorismo est cada vez mais presente no cotidiano brasileiro como uma opo de carreira, tendncia decorrente, principalmente, da dificuldade de absoro de profissionais pelo mercado de trabalho formal. Percebeu-se que, dentre os fatores que motivaram os entrevistados a empreender, foram preponderantes os motivos relacionados necessidade, e, tambm, motivos relacionados oportunidade. Esses dois fatores conferem com os achados das pesquisas desenvolvidas pelo SEBRAE (2004 e 2005), que mostram que, ligados necessidade, os

principais motivos do empreendedorismo so a falta de emprego, a demisso e a necessidade de aumentar a renda. J as razes relacionadas oportunidade so o sonho, convite de algum, aproveitamento de experincia. Paralelamente a este potencial para o empreendedorismo existe, no entanto, uma realidade marcada por empresas que no conseguem atender s demandas concernentes ao negcio e no sobrevivem aos desafios impostos pelo mercado, fato que est, na maioria das vezes, relacionado falta de educao formal que proporcione aos empreendedores qualificao para gerir o negcio. Como um agravante, preciso mencionar a negligncia de grande parte dos empreendedores quanto prtica do planejamento. No que se refere educao formal, constatou-se que a maioria dos entrevistados (57%) tem educao superior e considera a educao formal como fator importante para a conduo do seu empreendimento. J em relao ao planejamento, a grande maioria (72%) disse no ter nem mesmo um plano de negcios, o que constitui uma das principais causas de mortalidade identificadas pelo SEBRAE (2004). interessante registrar porm, que 63% dos entrevistados praticam, de alguma forma, as funes administrativas de planejamento, organizao, coordenao, e controle e que 59% adotam o planejamento sistemtico no que se refere ao fluxo de caixa. Cabe destacar, neste ponto, o seguinte depoimento feito por um dos entrevistadores:
O empreendedor entrevistado afirmou categoricamente que no fazia uso de ferramentas para planejamento e transpareceu, de certo modo, que para tomar as decises certas nas ocasies apropriadas contava com um dom. O detalhe que durante o transcorrer da entrevista pude observar que todos os procedimentos de gerncia e produo eram planejados com um nvel notvel de organizao.

O que ocorre na prtica que, muitas vezes, apesar de no assumirem formalmente a importncia do plano de negcios, o empreendedor orienta suas aes de forma planejada, mesmo que instintivamente. A certeza de que o planejamento, especificamente o plano de negcios, uma ferramenta essencial para a gesto de um empreendimento reforada quando se analisam os conselhos dados pelos empresrios para quem quer empreender. Apesar de muitos conselhos estarem relacionados a aspectos motivacionais, ligados a escolas

comportamentais do empreendedorismo, tais como realizao, gostar do que faz, vontade, dedicao e persistncia, muitos so atinentes ao planejamento e necessidade de aperfeioamento. Dessa forma, apesar da maioria dos empreendedores no ter elaborado

um plano de negcios, eles realam a importncia desta ferramenta no momento em que so solicitados a dar conselhos a um empreendedor que est iniciando o seu negcio. Por fim, evidencia-se a importncia da educao formal e da utilizao de ferramentas gerenciais como o planejamento para o sucesso da gesto de micro e pequenas empresas. Mas constata-se tambm, a incapacidade do empreendedor de perceber a educao formal como um investimento que vai gerar informaes essenciais para o sucesso de seu negcio e, paralelamente, de acreditar na competncia das instituies de ensino de proverem efetivamente uma educao empreendedora para aqueles que se dispem a aprender. O desestmulo por parte dos empreendedores a dedicarem parte de seu tempo formao acadmica pode estar, portanto, relacionado ao fato deles no acreditarem que tal esforo vai gerar benefcios tangveis para seu negcio. A partir da, questiona-se at que ponto as instituies de ensino esto efetivamente preparadas para prover uma formao empreendedora que incentive os novos empresrios a utilizarem a formao terica como guia para a realidade prtica. Cabe, ento, concluir que o ensino formal apenas apresenta aos alunos as ferramentas gerenciais, mas no ensina como utiliz-las na prtica. Ou seja, as pessoas terminam o curso de administrao cientes de que as ferramentas existem, mas no aprenderam como utiliz-las, haja vista, que a verdadeira prtica se aprende somente na prtica com experincias reais, no obstante, aulas prticas ajudam nesse aspecto. Torna-se urgente, portanto, uma reformulao dos cursos de Administrao, com o intuito de fornecer aos alunos uma formao empreendedora, assim como de incentivar aqueles que j so empresrios a buscarem constante atualizao de conhecimentos para uma gesto mais profissionalizada do negcio.

7 Recomendaes
Uma recomendao bsica que este estudo permite oferecer aos futuros pesquisadores, diz respeito ampliao do escopo de anlise, ou mesmo realizar estudos utilizando o mesmo referencial terico-emprico em outros pases das Amricas. Isso seria interessante, pois permitiria conhecer as diferentes realidades das universidades e de seus alunos formados no que tange a postura empreendedora. Um outra recomendao seria a discusso do impacto dos currculos das Universidades das Amricas no aluno formado, ou seja, at que ponto tais universidades

contribuem ou no para a construo de um aluno com perfil empreendedor. Aqui se poderia recomendar uma pesquisa comparativa com pases como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Porto Rico, Panam, Colmbia, Chile, Mxico, Repblica Dominicana, Costa Rica entre outros.

Referncias
BARRETO, L. P. Educao para o Empreendedorismo. Salvador: Escola de Administrao de Empresas da Universidade Catlica de Salvador, 1998. BASSI, E. Empresas locais e globalizao guia de oportunidades estratgicas para o dirigente nacional. So Paulo: Cultura, 2000. BRITO, F.; WEVER, L. Empreendedores brasileiros: a experincia e as lies de quem faz acontecer. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Departamento de Cincias da Administrao. Proposta de reestruturao curricular do Curso de Administrao. Florianpolis, 1995. DEGEN, R. J. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. So Paulo: McGraw-Hill, 1989. DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. So Paulo: Editora de Cultura, 1999. DOLABELA, F. Pedagogia Empreendedora. So Paulo: Editora de Cultura, 2003. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizaes estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. ______. Empreendedorismo: transformando idias em negcios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. DRUCKER, P. F. Inovao e esprito empreendedor. So Paulo: Pioneira , 1987. FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietrios gerentes de pequenos negcios. Revista de Administrao de empresas da Universidade de So Paulo. So Paulo, v.34, p. 05-28, abril/jun. 1999. _______. Aprender a empreender. In: FILION, L. J.; DOLABELA, F. et al. Boa idia! E agora? So Paulo: Cultura e Editores Associados, 2000. FLICK, U. Uma introduo pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004. FORUM DE EDUCAO EMPREENDEDORA, 2005, So Paulo. Resultados... So Paulo: CRA/SP, 2005. Disponvel em: <http://www.crasp.com.br/grupos_de_excelencia/palestras/Geral_IES.htm>. Acesso em: 22 jul. 2005. GERBER, M. E. Empreender fazendo a diferena. So Paulo: Fundamento Educacional, 2004. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: tica, 1991. ______. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Social. So Paulo: Atlas, 1999.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR - GEM. Empreendedorismo no Brasil 2004: Sumrio Executivo. Curitiba: SEBRAE, 2005. KAUFMANN, L. Passaporte para o ano 2000: como desenvolver e explorar a capacidade empreendedora para crescer com sucesso at o ano 2000. So Paulo: McGraw-Hill, 1990. McCLELLAND, D. C. Characteristics of successful entrepreneurs. The journal of creative behavior. v. 21, n. 3, 1987. RUDIO, F. V. Introduo ao projeto de pesquisa cientfica. Petrpolis: Vozes, 2000. SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econmico. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959. SEBRAE. Fatores condicionantes de taxa de mortalidade de empresas no Brasil. Relatrio de Pesquisa. Braslia: SEBRAE, 2004. TACHIZAWA, T.; CRUZ JR., J. B. da; ROCA, J. A. de O. Gesto de negcios: vises e dimenses empresarias da organizao. So Paulo: Atlas, 2003. TAPSCOTT, D. Economia digital. So Paulo: Makron Books, 1999. TRIVIOS, A. N. S. Introduo pesquisa em cincias sociais. So Paulo: Atlas, 1987. URIARTE, L. R. Tendncias empreendedoras das profisses. In: ENCONTRO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO, 1., 1999. Florianpolis. Anais... Florianpolis: UFSC. VILLELA, A. As micro, pequenas e mdias empresas. Textos para Discusso. BNDES. Rio de janeiro, 1994.

Vous aimerez peut-être aussi