Vous êtes sur la page 1sur 6

Linhas de Fora

11/03/2003

Objetivos da Experincia
Compreenso do conceito de linhas de fora do campo eltrico e suas propriedades. Mapear as configuraes das linhas de fora entre v rios tipos de eletrodos. !nterpretar o comportamento do campo eltrico nas pro"imidades de dois eletrodos de formatos diferentes e o comportamento do campo eltrico no interior de condutores e isolantes.

Material Utilizado
#erador de correia $leo de r%cino &arinha de milho Con'unto de fi"adores (letrodo em ferradura (letrodo em anel maior (letrodo em anel menor (letrodo pontual (letrodo reto (letrodo em forma de ) *nel sem haste Cu+a acr%lica cil%ndrica Cone"o de fios com pino +anana

Introduo
, conceito de linhas de fora foi introdu-ido pelo f%sico ingl.s M. &arada/0 no sculo passado0 so linhas imagin rias 1ue mostram a atuao do campo eltrico0 na seguinte correspond.ncia2 *3 63 4ma tangente 5 linha de fora em um determinado ponto indica a direo do vetor ( neste ponto. , n7mero de linhas por unidade de rea proporcional ao m8dulo do vetor (. !sto significa 1ue as linhas so mais pr8"imas entre si onde ( maior e mais afastadas onde ( menor.

9otar 1ue este recurso d apenas uma noo da ao do campo e no ade1uado para determinaes numricas. * principal caracter%stica de uma carga eltrica a sua capacidade de interagir com outras cargas eltrica : atraindo-as ou repelindo-as0 dependendo dos seus sinais3. (sta capacidade est relacionada ao campo eltrico 1ue estas cargas geram ao seu redor0 como se fosse uma ;aura; envolvendo<as.

=uando temos um con'unto de linhas de fora :&igura 103 poss%vel demonstrar 1ue na regio onde as linhas esto mais pr8"imas o campo mais intenso do 1ue nas regio onde elas esto mais afastadas. *ssim0 por e"emplo0 no caso da &ig. 100 podemos garantir 1ue >(1> ? >(2>. @e modo geral0 as linhas de fora ;comeam; em cargas positivas e ;terminam; em cargas negativas.

* &ig 1 ao lado um e"emplo de linhas de fora representativas do campo de uma carga puntiforme negativa. * simetria do caso sugere 1ue so retas no sentido radial e0 portanto0 as tangentes so as pr8prias0 coincidindo com a atuao do campo. =uanto maior a distAncia at a carga mais afastadas entre si esto as linhas0 em conformidade com o 1ue ' foi visto0 isto 0 o valor do campo diminui com a distAncia.

(m t8pico futuro poder ser visto 1ue o campo entre duas placas planas delgadas e paralelas uniforme. 9a &ig 2 a sua representao2 linhas de fora retas e paralelas e igualmente espaadas.

@uas cargas puntiformes de id.nticos valores mas de sinais opostos. 9otar a indicao do vetor do campo eltrico para uma carga positiva no ponto B2 ( igual 5 soma vetorial de ( 1 :campo da carga positiva3 com ( 2 :campo da carga negativa3.

@uas cargas puntiformes positivas e de id.nticos valores. :&igura 33

Procedi ento
Conectou<se dois eletrodos retos na cu+a de acr%lica cil%ndrica e esta+eleceu<se as cone"es eltricas. Colocou<se uma fina camada de 8leo na cu+a0 suficiente para co+rir o fundo e definir claramente os contornos do eletrodo. (spalhou<se um pouco de farinha uniformemente so+re o 8leo e ligou<se o gerador. Bara cada uma das configuraes de eletrodos da p gina seguinte2 Brender o eletrodo no suporte da cu+a0 o+edecendo 5 conveno2 positivo :vermelho3 e negativo :preto3.

Cigue o eletrodo positivo a +ase do gerador de correia e o negativo ao capacete do gerador. =uando trocar o eletrodo0 limp <lo +em com papel toalha. &aa um desenho destacando os eletrodos e as linhas de fora em cada caso. 9os desenhos lem+re<se 1ue2 *s linhas de fora no se cru-am e as linhas de fora so sempre perpendiculares a superf%cie dos condutores.

a)

b )

Condutor

c)

d )

Isolante

e)

f)

g)

h )

!uest"es 13

Vous aimerez peut-être aussi