Vous êtes sur la page 1sur 25

1.

Paletes na decorao

A reciclagem muito mais do que no jogar no lixo objetos que ainda podem ser aproveitados. Reciclando com bom gosto transformamos totalmente a funo inicial do objeto, conferindo um novo desenho com detalhes que fazem toda a diferena. o caso das sugestes de hoje: vamos ver como fazer mveis cheios de estilo e funcionalidade usando os pallets. Pra quem ficou em dvida, pallets so aquelas bases de madeira com encaixes para as empilhadeiras, usadas para transportar produtos de todo tipo. Separei para vocs vrias sugestes geniais que encontrei, que alm de usarem e modificarem totalmente os pallets, inseriram muita personalidade, e o resultado que eles se tornaram objetos de desejo para quem gosta de design.

Essa mesa criao de um grupo francs, o Doobi. Ela no bacana s por conta dos rodzios e do uso dos espaos como porta-revistas, mas especialmente pela pintura feita na cobertura. Simplesmente genial a ideia e no blog deles tem outros modelos para vocs se inspirarem.

Mas a dica do Christopher Cushingham tambm super bacana porque simples. Aqui o pallet foi desmontado e remontado com uma nova estrutura. Manter a madeira na cor original destacou ainda mais a simplicidade e isso muito bom.

Da mesma maneira foi feito esse suporte para vaso, desmontando o pallet e usando as madeiras em novo formato. O resultado bem rstico a caracterstica dessa pea criada pela Esprit Cabane.

Esse pequeno aparador com ps de ferro encontrei noApartment Therapy. O pallet foi cortado ao meio e teve sua rusticidade mantida totalmente, com exceo dos ps em ferro que deram o toque moderno ao conjunto.

Genial tambm o uso dos pallets em poltronas. A criao da Studio Mama que inclusive vende pela internet os projetos para que a gente memo reproduza em casa. Alm dessa poltrona tem uma srie de outros mveis, todos feitos usando pallets. O acabamento final que fica por sua conta e criatividade.

Pra gente ter uma ideia de como ficam esses mveis em espaos decorados,espiem s essa cozinha e essa saleta. O segredo saber qual o seu estilo e conserv-lo no conjunto da decorao. No tem erro, vai ficar lindo.

E pra trabalhar com um clima de reciclagem e sustentabilidade o exemplo da Bradbase que praticamente construiu a estrutura, escada e conjunto de mveis usando pallets. Super bacana e verdadeiramente arrojado.

Eu imagino que vocs j estejam bem animados a pegar num serrote e num martelo, ento para comear s clicar no esquema abaixo da Ready Made, usar o Tradutor do Google e construir aquela mesa l de cima da abertura. Prestem ateno que ela est com um acabamento tipo provenal, mas que tal arrasar num colorido surpreendente?

Neste negcio de fuar aqui, fuar ali, a gente descobre coisas muito bacanas. Dias atrs quando escrevi sobre decks feitos com pallets usados, caiu nas minhas mozinhas de blogueira um lance interessante de mveis feitos com o mesmo material. Tenho certeza que vocs vo curtir tambm. Todo mundo j viu um zilho de fotos por todos os lados com decoraes usando pallets, desde os simplezinhos, at os chiquetrrimos com direito a design e assinatura de arquiteto famoso. Mas eu, pelo menos, ainda no tinha visto nada real, prtico, fcil e ao alcance das mos, ou do teclado do micro. A conheci o trabalho do Fbio Alexandre do site Madeira Usada. Como eu sou pouco chegada em reciclagem, n gente, grudei os olhos de cara e achei genial porque no site com um blog conjugado, o Fabio explica direitinho como os pallets so reaproveitados e tambm fala sobre a proteo extra que essas madeiras ganham antes de se transformarem em seus ecomveis.

Mesa de centro cheia de estilo feita com pallets usados Detalhe dos rodzios da mesa de centro

Resumindo, o Madeira Usada Home & Depot, constri vrios tipos de mveis reciclando pallets e madeiras de embalagens. Voc ainda tem opo de escolher o acabamento da cor da madeira, entrando em contato atravs da loja virtual. E no menos bacana, d pra adquirir o pallet em unidades para voc

mesmo criar suas peas, com a vantagem de saber que ele j vem lixado e com todo o tratamento da madeira aplicado. Em tempos de sustentabilidade, essa uma verdadeira opo de consumo consciente. Vale conhecer e descobrir as possibilidades e os detalhes desse produto que anda to na moda, o pallet.

O site Madeira Usada tem link para o blog, com vrias imagens dos procedimentos de construo alm de peas prontas com seus respectivos valores. S para lembrar, essa coluna Garimpos da Cris no patrocinada. Eu achei, gostei e estou compartilhando essa opo com vocs. Aqui na Vila assim.

O uso de madeira de demolio em revestimentos de parede j caiu faz tempo no gosto de decoradores e seus clientes. Quem no gostaria de ter um painel de madeira para a TV ou simplesmente para dar aquele toque ao ambiente? E se a madeira de demolio fica fora do nosso alcance, um alternativa bem charmosa e acessvel so os pallets usados. Qualquer um pode ter e fazer sozinho. A parede da sala acima foi feita pela Katy do Mom and her Drill com pallets desmontados. Ela conta que seus pallets no tinham nenhum tipo de tratamento contra cupins, mas aconselhvel aplicar um bom cupinicida antes de iniciar um projeto desse tipo. Pode-se optar por parafusar as ripas de madeira na parede. No caso da Katy ela preferiu utilizar uma cola de madeira com alta resistncia, pois no queria que os parafusos ficassem aparentes. Para ler mais detalhes sobre como ela fez o projeto, clique Mom and her Drill. Use o tradutor do Google para ler o texto que originalmente em ingls.

Nesse outro espao a sugesto foi usar madeira de piso usada, para criar um detalhe decorativo na parede. Conseguir madeira desse tipo requer pacincia para sair e garimpar saldos em lojas do ramo ou em demolidoras. Mas vale pena tentar. Reparem que algumas das ripas de madeira receberam pintura, para obter um efeito mais suave e alegre no conjunto. O resultado bastante interessante.

A madeira de piso normalmente vem com encaixe macho/fmea, o que facilita a instalao, alm da qualidade da madeira, que muito superior. Confiram mais detalhes desse projeto, cliquem Apartment Therapy.

A dica pode ser usada com pallets, mas se quiser uma aparncia mais lisa nas tbuas, lembre de lixar bastante para retirar todas as asperezas comuns da madeira de pallet. Uma outra maneira de utilizar o pallet para criar um efeito decorativo na parede, simplesmente fixa-lo com uma disposio que aproveite bem a dimenso da parede. Veja abaixo como os pallets se destacaram sobre o fundo colorido e ganharam utilidade como prateleira e suporte para as bikes. Acho que essa proposta realmente transforma o pallet em algo a mais.

Qualquer que seja sua inspirao e opo lembre que preciso ter boas ferramentas para realizar esses projetos de modo bem acabado. E no esqueam de uma boa camada do produto Stain, para valorizar a cor da madeira. A dica para se conseguir pallets procurar em sua cidade quem fabrique ou revenda esse material. Na internet existem muitos comerciantes especializados nisso, experimentem. Outro jeito se plantar numa transportadora ou atacadista e tentar comprar aqueles pallets que j esto sem uso. Tudo uma questo de sorte e insistncia, mas quanto vale o seu projeto?

2.Decorao com simplicidade

Hoje quero falar de detalhes de decorao e como o artesanato com sua simplicidade, enriquece os ambientes. Escolhi algumas imagens para ressaltar o quanto pequenas coisas modificam o todo de forma agradvel. Muitas pessoas ainda consideram os trabalhos artesanais, de qualidade duvidosa, e que levam ao gosto duvidoso na decorao. Nada como bons exemplos para ver que isso bobagem. Peas artesanais do personalidade aos espaos e retratam um pouco da alma do morador. Na primeira foto, o equilbrio de cores e formas to tranquilo que o abajur rstico com base artesanal em madeira e os mveis antigos entraram em perfeita sintonia com o astral do ambiente.

Combinao perfeita de cadeira com linhas bem retas com a banqueta mineira, um tpico trabalho artesanal cheio de personalidade e estilo.

Molduras de madeira e um abajur customizado do o toque charmoso decorao do hall de entrada. As flores arrematam o conjunto. So trabalhos artesanais enriquecendo o espao.

O artesanato em croch e as almofadas bordadas do o toque aconchegante decorao do quarto. Poderia essa banqueta ficar mais charmosa?

Vejam esse outro quarto, tudo est lindo, com almofadas, tapete e colcha combinando. E fora o criado-mudo, um tronco recuperado que no virou lenha para fogueira.

Aquela cristaleira antiga que recebeu o tratamento de ptina provenal, ficou extremamente elegante. Mais uma vez a simplicidade reina, e voc mesma pode repetir essa tcnica em suas peas.

E o que dizer de cestos e bolsas de palha. Usados como complementos, porta-objetos e revisteiros se transformam no centro das atenes. Vo me dizer que no est um show essa combinao de cores?

E ter aquelas plantinhas escolhidas a dedo, plantadas com amor nos vasos que voc transformou de objetos inusitados, tambm usar o seu lado criador de arteso para decorar seu cantinho. Portanto, extravase.

3.Janela na decorao

Esse passo-a-passo muito bacana uma dica da Monica do Crafty Nest. Vamos falar de novo de reciclar objetos usados e aproveitar na decorao. E nem nada muito fora do comum, pois aposto que muita gente a tem guardado no depsito uma janela velha que foi substituda por um modelo mais moderno. Vejam o que vocs podem fazer com essas peas que, com toda a razo, tiveram pena de se desfazer.

Com uma lmina de estilete, raspe toda a tinta velha do vidro e retire tambm massa de vedao que esteja descolando. Lixe tambm a tinta da moldura. Limpe bem de toda a poeira.

Apesar de vocs odiarem fazer isso, isolem todo o vidro com fita crepe. Depois bem mais fcil pintar a moldura.

Se tiver defeitos, feche com massa corrida. Passe uma base de primer, espere secar e depois pinte com duas demos da tinta que voc escolheu. Use tinta ltex. Espere a secagem entre as demos e depois de terminar um lado, vire a moldura e pinte do outro da mesma maneira.

Depois da tinta estar bem seca, retire a fita crepe do vidro cuidadosamente. Nessa hora voc entende o quanto vale pena esse trabalho.

Recorte um pedao de papelo no tamanho da sua janela. Esse papelo ser o suporte onde voc fixar a sua composio de fotos e objetos. Tente no emendar pedaos de papelo pois as emendas podero ficar visveis.

Corte um pedao de tecido no tamanho suficiente para revestir o papelo e fazer o acabamento do outro lado.

Faa o revestimento do papelo e prenda no verso com fita crepe de boa qualidade. Se preferir voc pode colar o tecido no papelo com cola branca. S no dilua em gua para no empenar o papelo.

Confira se o suporte de papelo est encaixando bem na moldura. Antes de fixar as fotos, cartes, posters e objetos escolhidos, faa a composio para escolher as posies que ficam melhor.

Depois que definir isso, fixe-os com fita duplaface, como mostra a imagem.Objetos mais pesados cole com cola quente.

Encaixe o papelo pela parte de trs da moldura. Se necessrio use pequenos pregos ou parafusos para mant-lo fixo no lugar.

Veja que possvel encaixar objetos e peas de coleo e montar uma composio bem personalizada, cheia de boas recordaes. Um grande portaretratos. Esse tutorial muito simples de fazer e em dois ou trs dias ele fica prontinho para decorar seu cantinho preferido. E o melhor de tudo, aquela janela velha sai do depsito e ganha vida nova.

4.Esteira de praia como cortina

Uma casa em que as janelas no tem cortinas parece estar nua, concordam? Um simples band, ou um varo com um voalzinho, j do outra aparncia. Seguindo na onda do menos mais, pensando no nosso amigo bolso, estou colocando um passo-a-passo de como transformar uma esteira de praia em cortina, atendendo assim a pedidos de quem anda chateado com as janelas nuas.

As cortinas de esteira, as tradicionais, que compem muito bem na decorao com outras fibras e madeira, aparecem em formato de cortina rol, romana e painis. Vamos transformar a nossa conhecida esteira de praia em cortina rol e tambm em cortina romana. Com capricho podemos obter o mesmo efeito de uma pea comprada pronta.

O funcionamento do modelo de cortina rol que vamos fazer, igual aos acima. A cortina sustentada por uma ripa de madeira que fixa na parede ou no teto. O sistema muito simples precisando apenas de cordo, parafusos de fixao, parafuso com argola e um prego.

A ripa dever ter a largura da sua janela. Se o tamanho da janela pedir mais de uma esteira, coloque-as na mesma ripa. A fixao pode ser na parede com dois parafusos.

Preste ateno em como dever ser feito o posicionamento da esteira sobre a ripa. Quando ela for parafusada na parede, sustentar toda a cortina. A dobradura na frente cumprir o papel de band.

O sistema se completa com a fixao do cordo ou barbante na parte de trs da ripa. Depois de fixo o cordo desce at a borda inferior da cortina e sobe pela frente novamente at a ripa. Ali passa por um parafuso argola e desce novamente at a altura das mos. Quando o cordo for puxado enrolar a cortina at a altura desejada.

Para entender melhor observe o meu desenho perfeito do detalhe do cordo. Perceba que a argola fixa na parte de baixo da ripa. Simples no? Para finalizar fixe um gancho na parede ao lado da cortina para enrolar o cordo quando a cortina estive aberta.

Quer mais uma sugesto?

E que tal transfomar a sua esteira de praia numa cortina romana? A cortina romana essa que sobe e forma dobras. A sustentao feita com varinhas de madeira ou plstico na parte de trs da cortina. Nesse projeto vamos ver uma adaptao do sistema para a nossa esteirinha bsica.

Marque os pontos onde iremos cortar a esteira para encaixar as varinhas de sustentao.

Confira no esquema ao lado como marcar os pontos onde faremos os cortes. Vamos encaixar quatro varinhas, duas nas bordas e as outras a 40 cm de distncia.

Na imagem as varinhas esto em amarelo para ficar mais fcil a visualizao, mas voc pode deixar na cor natural. Corte onde foi marcado com cuidado, e o suficiente para passar a sua varinha. Depois de cortado encaixe as varinhas como se fosse uma costura.

Agora vamos colocar os parafusos argola onde passar o cordo. Eles devem ficar bem no centro das varinhas, sendo que a superior receber uma extra por onde o cordo descer.

Amarre o cordo na argola da varinha que ficar embaixo, encaixe nas outras argolas at em cima, conforme est no esquema anterior.

Fixe a sua cortina com preguinhos pequenos na moldura da janela e coloque um gancho na parede ao lado para quando sub-la.

Me diga se tem uma forma mais econmica de se fazer uma cortina com esteira e que d um toque todo especial para aquela sua janela meio nua ?! A dica final fica por conta do seu toque pessoal na customizao. Pinte flores, conchas, pssaros, desenhos abstratos ou borde, porque no? Tente, invente e ganhe em estilo.

5.Madeira na parede

Nada como a madeira para dar vida uma parede. Voc reveste de mil formas diferentes, em todos os estilos de decorao e o resultado sempre incrvel.

Sobre ela nada mais necessrio, pois interage muito bem com todo tipo de objeto.

Atualmente com a madeira de demolio to valorizada, esse revestimento tornou-se preferido de muitos arquitetos para base das Tvs de plasma e lcd. Mas isso no quer dizer que no combine com todo tipo de ambiente em sua casa.

Se voc est pesquisando formas de inserir painis de madeira na sua decorao espero que esses espaos sejam de inspirao e lhes dem uma noo do que se pode fazer.

Vous aimerez peut-être aussi