Vous êtes sur la page 1sur 50

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR

CADERNO DE ESPECIFICAES 1/81

UCAAI
U N I O D A S C O O P E R A T I V A S A G R C O L A S D O ALENTEJO INTERIOR

Cooperativa Agrcola de Beringel, CRL Cooperativa Agrcola de Portel, CRL Cooperativa Agrcola dos Olivicultores do Torro, CRL Cooperativa Agrcola de Vidigueira, CRL Cooperativa Agrcola de Beja, CRL

^Sr

"

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 2/81

Introduo A oliveira encontra na rea geogrfica designada por Alentejo Interior um habitat natural. Tratando-se de uma cultura tpica de clima mediterrneo, agradece a temperatura e humidade desta regio (que so favorveis ao desenvolvimento desta espcie e, pelo contrrio, adversas aco das pragas e doenas que a afectam). Analisando as caractersticas edafo-climticas desta regio, verifica-se que no Alentejo Interior se encontram as condies ideais para satisfazer as exigncias desta espcie, uma vez que: As temperaturas mdias anuais oscilam entre os 16 e os 22 e durante o seu perodo de dormncia, ou seja desde o fim de Novembro a meados de Fevereiro, encontra o frio necessrio sem correr o risco de ficar sujeita a temperaturas inferiores a-7 C; A pluviometria varia entre 400 a 800 mm/ano, permitindo ao solo armazenar reservas de gua suficientes para cobrir as suas
o

necessidades; Ocupa uma gama de solos variada mas todos eles ricos em clcio e potssio, que tm bastante influncia no seu porte e produo. Ainda que as variedades principais e toleradas no sejam autctones nem exclusivas da regio, a concorrncia dos factores pedo-climticos com as variedades em causa e a existncia percentual so determinantes para a produo de azeite - extra virgem ou virgem - mas de caractersticas qualitativas bem diferenciadas em relao aos azeites obtidos em zonas relativamente prximas.

Alentejo Interior , pois, nome de regio que serve para designar um gnero alimentcio com caractersticas qualitativas decorrentes da sua origem geogrfica.

Rene, portanto, todas as condies para ser reconhecido como Denominao de Origem e, como tal, Protegido.

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 3/81

1 . N o m e do Produto

"Azeite do Alentejo Interior" - Denominao de Origem Protegida

2. Descrio do produto

Designa-se por Azeite do Alentejo Interior, o lquido oleoso que se extrai por processos mecnicos dos frutos, depois de separado da gua de vegetao e das partculas da pele, polpa e caroo, de variedades apropriadas da espcie Olea europea sativa Hoffg Link (Galega Vulgar, Cordovil de Serpa e Cobranosa, nas propores indicadas no ponto 3.1.), provenientes de olivais localizados na rea geogrfica adiante descrita e que possa ser apresentado comercialmente como azeite virgem ou extra virgem .

3. Caracterizao do Produto e do Material Original 3.1. Material Original (fruto em fresco) A variedade dominante em toda a regio do "Alentejo Interior" a Galega Vulgar, as restantes variedades admitidas, Cobranosa e Cordovil de Serpa, tm uma menor expresso pelo que o "Azeite do Alentejo Interior" produzido atendendo seguinte limitao:

-"Galega Vulgar" - min. 60 % -"Cordovil de Serpa" e/ou "Cobranosa" - mx 40 % - Outras cultivares - mx 5 % - Variedades Proibidas - Picual e Maanilha

Todas estas variedades apresentam caractersticas prprias que se descrevem no anexo I. Destaca-se o facto de apresentarem um bom a mdio rendimento em azeite, mostrando assim uma excelente aptido para o mesmo.

{ 4?

^}

AZEITE DO ALENTEJO INTERIOR CADERNO DE ESPECIFICAES


4/81 Interior",

Pelo facto so as nicas desde sempre usadas na produo de "Azeite do Alentejo

sendo especfico da regio a composio do olival e a proporo em que as\}trs variedades importantes coexistem.

3.2. Produto 3.2.1. Caractersticas Fsico-qumicas do Azeite do Alentejo Interior

Sendo um produto natural, a composio fsico-qumica do azeite , obviamente varivel, razo pela qual se apresentam os seguintes limites:

ACIDEZ (% de cido oleico) Azeite Virgem Extra - mx. 0,8% Azeite Virgem - mx. 1.5%

NDICE DE PERXIDOS (meq. 0 /Kg)


2

mx. 15

ABSORVNCIA K 232 - mx. 2.40 K 270 - mx. 0.20 Delta K - mx. 0.00

CERAS (mg/kg) mx. 200

ESTERIS (%) Colesterol - mx. 0.3 Brasicasterol - mx. 0.1 Campesterol - mx. 3.5 Estigmasterol - menor que Campesterol

x
-

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 5/81

Beta-sitosterol -min. 93.0 Delta 7- Estigmastenol - mx. 0.5

ESTERIS TOTAIS (mg/kg) min. 1600

ERITRODIOL + UVAOL (%) mx. 4.5

CIDOS GORDOS TOTAIS (%) Cl4:0- mx. 0.03 C16:0- 14.0 a 20.0 C16:l -2.0 a 3.0 C18:0-1.5a2.5 Cl8:1-min. 70.0 C18:2-4.0a7.0 C18:3-mxl.O

CIDOS GORDOS "TRANS" (%) Transoleicos - mx. 0.03 Translinoleicos +Translinolnicos - mx. 0.03

TRIGLICRIDOS (%) LLL - mx. 0.2 OLL - 0.4 a 0.8 PLL-0.8al.l POL - 3.0 a 5.0 PPL - 0.6 a 0.9 OOO - min. 29 POO - min. 24 PPO - 4.0 a 7.5

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 6/81 PPP - mx. 0.9 StOO - 2.5 a 5.0 PstO - 0.9 a 2.0

As caractersticas qumicas que se apresentam referidas aos azeites Virgem Extra e Virgem resultam no s da composio varietal do olival mas, tambm, das condies edafo-climticas da regio e da forma como o olival conduzido e efectuada a transformao das azeitonas.

3.2.2. Caractersticas Organolpticas do Azeite do Alentejo Interior Azeite de cor amarelo dourado ou esverdeado e aroma frutado suave de azeitona madura e/ou verde e outros frutos, nomeadamente ma e/ou figo e com grande sensao de doce.

Pontuao "Painel Teste" - min. 6.5

A avaliao das caractersticas organolpticas de "Azeite do Alentejo Interior" foi efectuada de acordo com o mtodo descrito no REG.(CEE) N. 2568/91, de 11/07/91, apresentado no anexo II.

(4fi >

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 7/81

4. Area Geogrfica de Produo, Transformao e Acondicionamento

O Alentejo uma grande regio de Portugal, fisicamente localizada a sul do Rio Tejo e a Norte do Algarve. Ainda que globalmente descrita como a peneplancie alentejana, nela se destacam, no entanto, regies menores e bem marcada por certas diferenas: "Alto Alentejo" e "Baixo Alentejo", "Norte Alentejano" e "Nordeste Alentejano", mas tambm "Alentejo Litoral" e "Alentejo Interior" so expresses usadas para os portugueses se referirem a regies ou locais concretos do Alentejo, com climas (e solos) por vezes bem diferenciados, embora dentro de uma certa moda comum.

Assim, a um "Alentejo Litoral", ocupando toda a faixa costeira junto ao Oceano Atlntico e dele recebendo influncias trmicas e higromtricas, que adoam o clima excessivo do Alentejo, ope-se um "Alentejo Interior", de clima marcadamente continental, com elevadas amplitudes trmicas sazonais e dirias, caracterizado por veres longos quentes e muito secos e por invernos longos, secos e muito frios. exactamente este clima "interior" e marcadamente continental e profundo que utilizado para designar esta regio, a qual pode ser considerada como "o corao" do Alentejo", alis bastante patente no mapa anexo.

Em concluso: normal e corrente ser esta regio designada e conhecida como "Alentejo Interior".

A Regio do Alentejo Interior engloba as freguesias dos seguintes concelhos:

CONCELHO Portel Vidigueira Cuba Alvito Viana do Alentejo

FREGUESIA todas todas todas todas todas

AZEITE DO ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 8/81

Ferreira do Alentejo Aljustrel

todas Aljustrel S. Joo de Negrilhos Ervidel

Castro Verde Mrtola Alccer do Sal Beja

Entradas Alaria Ruiva Torro todas

FIGURA 1 - REA GEOGRFICA DE PRODUO, TRANSFORMAO E DE ACONDICIONAMENTO DO "AZEITE DO ALENTEJO INTERIOR".

(ver tambm em anexo 8)

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 9/81 5. Garantia sobre a Origem Geogrfica do Produto

5.1 Caractersticas do Produto As caractersticas do Azeite do Interior Alentejano, designadamente as spidas e as aromticas, esto intimamente relacionadas com a rea geogrfica de produo. So estas caractersticas, facilmente perceptveis e reconhecidas pelos naturais da regio e pelos consumidores habituais, que tm que ser assinaladas atravs da rotulagem e da marca de certificao para que os restantes consumidores as possam reconhecer.

5.2. Sistema de Controlo A existncia de um sistema de controlo e certificao que garanta, fundamentalmente, que:

2.1. S podem beneficiar do uso da Denominao de Origem Azeite do Alentejo Interior, os azeites produzidos na rea geogrfica referida e cuja obteno tenha sido efectuado em instalaes, para o efeito, autorizadas pelo Agrupamento Gestor da Denominao de Origem Protegida.

2.2. A autorizao s concedida aos operadores que, cumulativamente: - possuam instalaes de extraco na rea geogrfica de produo referida em (4); - utilizem apenas azeitonas provenientes de olivais existentes na rea geogrfica de produo definida, obtidas nas condies descritas em (6); - produzam o azeite de acordo com as condies estabelecidas em (6); - se submetam ao regime de controlo e certificao previsto neste documento; - assumam por escrito, o compromisso de respeitar as disposies previstas neste documento.

2.3. A autorizao prevista na alnea anterior depende da prvia verificao, a efectuar pela entidade reconhecida como OPC, a pedido do Agrupamento Gestor da

{ 4gi >

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES

10/81 Denominao da Origem Protegida, das condies de produo, designadamente quanto aos seguintes aspectos: origem e caractersticas das matrias primas utilizadas, condies de transformao e caractersticas do produto final.

5.3 Rastreabilidade Est implementado um sistema de rastreabilidade completo, basicamente assim constitudo:

a) exploraes agrcolas inscritas no Agrupamento de Produtores, com indicao da rea, variedades de oliveiras existentes e proporo relativa; b) as azeitonas colhidas em cada explorao agrcola so entregues em unidades de transformao tambm inscritas no Agrupamento e devidamente autorizadas; c) a entrega das azeitonas feita mediante pesagem, sendo inscrito em registo prprio o nome da explorao agrcola, a quantidade entregue, a variedade, o dia e a classificao qualitativa das azeitonas; d) nas unidades transformadoras existem registos que permitem comprovar o destino dado a cada lote recebido, bem como o depsito onde se armazena o azeite laborado a partir de tais lotes; e) os depsitos so numerados e selados, sendo registada a quantidade de azeite existente, a data de laborao, as caractersticas do azeite e a data de abertura e desselagem do depsito; f) O acondicionamento do azeite obtido a partir de cada depsito registado, sendo aposta em cada recipiente (garrafa, garrafo ou outro) para venda ao consumidor final, uma marca de certificao numerada. g) Atravs do nmero de srie destas marcas de certificao possvel, portanto, efectuara rastreabilidade completa do produto.

^ . - ^ )-

AZEITE DO ALENTEJO INTERIOR CADERNO DE ESPECIFICAES


11/81

6. Descrio do Mtodo de Obteno do Produto


6.1 Modo de Obteno da Matria Prima No olival tm de ser respeitadas as boas prticas agrcolas, por forma a minimizar os problemas ambientais, de eroso e a respeitar todos os parmetros fitossanitrios que salvaguardam as quantidades aceitveis de resduos nas azeitonas. Assim sendo, paia minimi/di o nsu> de eioso, os> agi uilloi os so adon-^lhado^ ,i tuJu/ir o) nmero dc mobili/ajs do solo. a plantar pi olivais respeitando ajjnclinao do terenoj efectuando uma adubao. racional c sdecjonando o mtodo, dojrega e equipamentos; adtqu
IDO.N

i..ul.i (.\ploid( "io av_t i..-


t

SiJluta contra as pragas e doenas e a utilizao de herbicidas feita no estrito cumprimento da legislao em vigor, s podendo ser utilizados os herbicidas e produtos fitossanitrios homologados, respeitando as respectivas condies de utilizao e os intervalos de segurana
IRU. L.DI)i.

No sendo ainda obrigatrio, no Alentejo Interior h j muitas exploraes agrcolas que seguem as regras da Proteco Integrada do Olival e at a Agricultura Biolgica, sendo assistidas por associaes e tcnicos reconhecidos nessas reas

6.1.1. Colheita j>Ja._rcaeogrfia;4e$gnad# por Alentejo Interior,.o o H \ a l j i ^ d e ,'gemprc teve um papei


PIUIU) INIPOILHII;

c uma ioiu. u a d u . I I . ijndo

411^0

mod. L c*ILBI.ILJ

IJIAIS

U U J M W

muna

a; ser o manual \ o entanto, nos olivais mais mpdrnos ja se utili/apnpcipalmcn,.e a colheita {necnica. JV poca a colheita tiri muita importncia na jdctem.u nao da-> caractersticas scn&ouais do
'.A/TI^DI \L

n._U Iutonoi
J, LITON.1

\
L

aroma suaw uc pui su

verde

p u J o it
i . i > i i i u i

a<N) TIUU<

" \ w

DV

t.j

_i.RN 14/I.ti.
LL

V.oiuj

fintus, qonvadanKi

L^U 1.
t

indc jLU<>JT
1

O di. DNN.;

w a 1.1'Ilh.itd^K lu

,M 1 . DA oiia.ni > 1 - k dc <ii LIUJN.LI 1 a 1


r

uun

fcroma suave dc a/01 TONA madura c ouhos lViitos. nomeadamente ma2L_icoin 21 ande sensao $e doce. A poca da colheita determinada pelo estado de maturao dos frutos e efectuada com vista obteno de azeite de qualidade, virgem ou extra virgem. Para isso de

AZEITE DO ALENTEJO INTERIOR CADERNO DE ESPECIFICAES


11/81 primordial importncia separar-se os frutos segundo o seu estado sanitrio e origem (cho ou rvore). Os frutos atacados de pragas ou doenas, motivadas quer; por inexistentes ou deficientes tratamentos, por danos mecnicos causados pela violncia da colheita, pela queda e permanncia no solo,

tm como consequncia prxima a alterao das suas caractersticas qumicas e como consequncia remota o desenvolvimento de defeitos organolpticos que se mantero no azeite (sabor a gafa, mofo ou humidade, etc...). Como consequncia, os frutos sos e limpos so recolhidos e transportados

separadamente dos frutos atacados e sujos. 6.1.2. Transporte Aps a colheita, a azeitona separada manualmente dos ramos e da maior parte das folhas. Em seguida acondicionada em contentores rgidos, isentos de sujidade, (preferencialmente caixas empilhveis) ou em reboques, tendo em conta a necessidade de arejamento e pouca compactao, por forma a evitar a ocorrncia de fermentaes indesejveis que provocariam o aparecimento de defeitos no azeite (sabor a tulha ou a vinagre).

Nas azeitonas destinadas produo de "Azeite do Alentejo Interior" o tempo entre a apanha e a extraco no ultrapassa nunca as 48 horas.

6.2. Modo de Obteno do Produto O Azeite do Alentejo Interior pode ser extrado pelo processo de prensagem ou pelo processo de centrifugao.

At preparao da pasta, inclusive, as operaes so comuns aos dois processos.

Nas figuras 2 e 3 esto representados os diagramas de produo do azeite, respectivamente, para os sistemas de extraco por prensagem e por centrifugao.

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 13/81

RECEPO

DA AZEITONA

LIMPEZA

ARMAZENAMENTO

MOENDA ir &4 TIMENTO DA PASTA

i
PRENSAGEM BAGAO DECANTAO DO " CALDO" ^ ( 7 0 4 RUA CENTRFUGA O (do azeite e/ou gua rua)

i
ARMAZENAMENTO DO AZEITE FILTRAO

i
ACONDICIONAMENTO

FIGURA 2 - DIAGRAMA DE PRODUO DO AZEITE - EXTRACO POR PRENSAGEM.

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 14/81

RECEPO

DA

AZEITONA

T
LIMPEZA

^i^4Zm4MEAT0
T
BATIMENTO DA PASTA

CENTRIFUGAO

&4G40
J+GUA RUA)

T
CENTRIFUGAO DO A Z E I T E

(CENTRIFUGAO

DA

GUA

RUA)

ARMAZENAMENTO

DO

A Z E I T E

ACONDICIONAMENTO

FIGURA 3 - DIAGRAMA DE PRODUO DO AZEITE - EXTRACO POR CENTRIFUGAO EM DUAS FASES (TRS FASES)

(4i }
6.2.1. Recepo

AZEITE DO ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 15/81

A entrada da azeitona escalonada segundo a capacidade de processamento do lagar, a fim de evitar grandes perodos de espera. A azeitona armazenada de forma a que se comprima o menos possvel.

A limpeza e lavagem so efectuadas logo aps a sua chegada ao lagar. O tempo que medeia entre a colheita e a moenda no pode ultrapassar as 48 horas. A recepo do lagar est preparada para, pelo menos, separar a azeitona chegada de acordo com dois tipos de caractersticas diferentes, sendo que os lotes constitudos por frutos colhidos da rvore so separados dos colhidos do cho, atacados de pragas ou doenas e/ou sujos.

6.2.2. Limpeza e lavagem A limpeza e lavagem dos frutos destina-se a remover corpos estranhos (ramos, folhas, terra, pedras, resduos de pesticidas, etc.) que, para alm de provocarem deteriorao do equipamento, originam defeitos organolpticos no azeite.

Os equipamentos utilizados na limpeza e lavagem dos frutos esto perfeitamente higienizados. A gua utilizada sujeita a decantao antes de cada utilizao e

substituda na sua totalidade quando apresenta cheiro, cor ou sujidade.

6.2.3. Armazenamento Como a capacidade de extraco do lagar sempre inferior capacidade de recepo de azeitona, podem existir depsitos areos que armazenam a azeitona antes da moenda.

As condies de armazenamento da azeitona nestes depsitos tm de considerar as necessidades de arejamento do fruto, a no compactao deste e a permanncia no mnimo tempo possvel (menos de 48 h desde a colheita).

4p'}
*g*gg&

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 16/81

O processamento da azeitona determinado, no pelo tempo de chegada, mas sim, pela sua qualidade. Assim, a azeitona de melhor qualidade, destinada produo de azeite extra virgem ou virgem a qualificar como Azeite do Alentejo Interior processada em primeiro lugar.

6.2.4. Moenda ou Triturao Esta operao consiste em romper os tecidos celulares a fim de facilitar a sada do azeite. No fim desta operao obtm-se uma pasta de aspecto viscoso. Nos sistemas que utilizam moinhos de pedra, a exposio da pasta ao oxignio do ar provoca alteraes qumicas do azeite, pelo que a sua permanncia no moinho tem de ser restringida ao mnimo tempo possvel.

Nos sistemas que utilizam moinhos de martelos, a pulverizao dos frutos pode originar emulses e consequentes dificuldades na separao do azeite, pelo que o tamanho dos crivos a utilizar estar de acordo com o calibre dos frutos e, principalmente, com o seu estado de maturao. Crivos com orifcios mais pequenos so usados para maturao mais precoce e os crivos com orifcios de maior dimetro, so usados para maturaes mais adiantadas.

6.2.5. Batimento O batimento da pasta tem por finalidade promover a aglutinao das gotculas de azeite facilitando a operao posterior de separao de fases. Esta operao facilitada pelo aquecimento moderado da pasta, ocasionando uma diminuio da viscosidade do azeite e consequentemente um aumento da sua fluidez. A temperatura exagerada dificulta a separao do azeite da gua (emulso) e provoca o desaparecimento de aromas importantes do fruto original que tm de permanecer no azeite. Assim, a temperatura da pasta no pode exceder os trinta graus centgrados (30 C). U

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 17/81 6.2.6. Separao de fases Nos sistemas de prensagem a pasta colocada sobre "capachos" , distribuda por toda a sua superfcie, numa altura de 2 a 4 cm. Estes "capachos", empilhados, so sujeitos a uma presso mxima de 50 atm., atravs de prensas hidrulicas. Por aco da
2

prensagem escorre das prensas um lquido, a que se chama "caldo", para um depsito. Este est ligado a outros, adjacentes, por um sistema de sifes, visando a separao grosseira do azeite, que sobrenada, da gua rua.

Esta operao facilitada pela adio de gua tpida ao sistema que ao atravessar a camada de azeite arrasta para o fundo as impurezas residuais.

Nos sistemas centrfugos a separao de fases efectuada numa centrfuga horizontal (decanter) que, por aco da fora centrfuga e tendo em conta a densidade diferencial dos componentes, separa as trs fases (azeite + gua + bagao) ou as duas fases (azeite + bagao hmido).

A temperatura do azeite sada desta operao no pode exceder os trinta graus centgrados (30 C).

6.2.7. Centrifugao A centrifugao destina-se a "limpar" e/ou recuperar o azeite do sistema. Assim, tanto no sistema de prensagem como no de centrifugao, o azeite sujeito a esta operao para o isentar de impurezas residuais e da humidade. Tambm em ambos os sistemas

(prensagem e centrifugao em trs fases) a gua-rua pode ser sujeita a centrifugao para recuperar azeite. Este azeite, no entanto, no pode beneficiar da DOP

Capachos - So discos circulares de qualquer fibra vegetal ou artificial, de tecido bem entranado para resistir presso das prensas hidrulicas, e com uma certa rugosidade para evitar o escorregamento da massa.

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 18/81 6.2.8. Armazenamento O azeite aps a extraco acondicionado em depsitos revestidos em material incuo e facilmente lavvel. Estes depsitos esto colocados em armazns, dotados de um

sistema de isolamento que evita as temperaturas elevadas e proporciona ao azeite condies trmicas estveis de 16 a 17 C.

O azeite armazenado por "qualidades", e os depsitos tm de permanecer fechados, evitando o seu contacto com a luz e com o oxignio do ar. A impossibilidade de manter os depsitos sempre cheios justifica a adopo, quando necessrio, de atmosfera controlada atravs da utilizao de gs inerte.

O azeite armazenado periodicamente sujeito a "trasfegas", com o intuito de separar o azeite limpo por decantao, dos decantados. Estes alojam-se no fundo e, porque

sujeitos a fermentaes, provocam um defeito organolptico tpico (gosto a "borra").

Esta separao efectuada nos depsitos de fundo plano removendo apenas o azeite limpo, para outro depsito. Nos depsitos de fundo cnico a separao realizada retirando-se os "fundos" pela sada mais baixa do depsito.

Os depsitos utilizados tm de estar perfeitamente higienizados e isentos de qualquer tipo de cheiro. A sua higiene efectuada logo aps a sada do azeite, com gua quente sobre presso. Se houver maus cheiros residuais o justificarem, usado um desengordurante e assim permanecer at ao prximo enchimento.

Imediatamente antes do novo enchimento sujeito a um enxaguamento apenas com gua quente sob presso.

6.2.9. Acondicionamento O azeite acondicionado em ambiente isento de sujidades, fumos, cheiros ou outras condies que possam alterar as suas caractersticas fsicas, qumicas ou organolpticas.

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 19/81 Os materiais em contacto com o azeite tm de ser impermeveis, incuos e inertes em relao ao contedo.

O azeite, na altura do acondicionamento encontra-se a uma temperatura entre 18 e 20 C para corresponder a uma densidade de 0.916 Kg/l.

Sendo o azeite um produto miscvel com outros azeites e sendo impossvel proceder, posteriormente, a qualquer separao, o Azeite do Alentejo Interior s pode ser acondicionado na origem em recipientes prprios para entrar em contacto com gneros alimentcios.

Esta imposio decorre da necessidade de garantir que os Azeites rotulados como "Azeite do Alentejo Interior" so, de facto, originrios da rea geogrfica assim designada (rastreabilidade completa do produto) e, para alm disso, apresentam todas as caractersticas fsicas, qumicas e sensoriais tpicas e prprias dos Azeites genunos da regio. H que ter em conta, tambm que o azeite se altera com a temperatura e, sobretudo, com a exposio luz.

Logo, s com a garantia de acondicionamento na origem, conseguem os produtores garantir ao consumidor quer a origem quer a genuinidade do produto, ao mesmo tempo que o Organismo de Certificao pode assegurar o controlo completo da fileira

produtiva bem como comprovar a origem do produto.

7. Elementos que justificam a relao com o meio geogrfico

7.1. Histria

Os alentejanos sempre tiveram pela oliveira um grande respeito e carinho, quase venerao, cuidando dela como um patrimnio a deixar s geraes seguintes. Para os antigos, era a oliveira que produzia a nica gordura vegetal para a alimentao, a

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 20/81 principal fonte de iluminao , a lenha para "fazer o comer" e dar algum conforto nas noites longas de Inverno. Era tambm utilizada em inmeras aplicaes medicinais, pelo que sempre foi cantado com profuso e em circunstncias variadas (Saramago, 1997 & Pereira, 1997). "A oliveira d-nos azeitona, a azeitona d-nos azeite, o azeite d-nos candeia, sade no mal, gosto no prato " - Assim propinava uma velhinha sombra padroeira de um olival alentejano (Chaves, 1969). Ainda hoje se canta que (Chaves, 1969) , "A oliveira benta: Ramo dela tem virtude! Passei por ela doente, Agora logro sade. " "A oliveira no alto Sempre parece oliveira; E como mulher casada, Sempre parece solteira" (Cmara, 1902). "A oliveira vida: Ramo dela tem virtude! Passei por ela doente, Agora tenho sade. "

So tambm muitos os adgios que dizem respeito oliveira (Cmara, 1902): "Quem azeite colhe antes de Janeiro, azeite deixa no madeiro. " "Eis-me vou e venho, a um olival que tenho. " "Dia de S. Pedro, v o teu olivedo. " "Uma azeitona ouro, segunda prata, terceira mata. "
3

Ainda no sc. XIX a iluminao das nossas principais cidades era feita base de lampies de azeite.

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 21/81

"Nem bebas da lagoa, nem comas mais que uma azeitona. " "Azeite de oliva todo o mal tira. "

Tambm, na Sylva de cantigas soltas, de Theophilo Braga, vm as seguintes quadras populares (Cmara, 1902): "Debaixo da oliveira Menina que o amar; Tem a folha miudinha, No entra l o luar. " "Se a oliveira falasse Ela diria o que viu; Debaixo da sua sombra, Dois amantes encobriu.

"A oliveira pequena Tambm d pequena sombra; Ainda que eu seja pequena Voc comigo no zomba".

"A oliveira paz Que se d aos bem casados; A palma aos sacerdotes, Alecrim aos namorados."

"A folha da oliveira Deitada no lume estala; Assim o meu corao, Quando contigo no fala. "

x }

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 22/81

Apresenta-se, no anexo III, outra pequena mostra de quadras que em tempos se ouviram cantar no Alentejo, trata-se de uma colectnea das que normalmente eram cantadas, nas desgarradas entre os ranchos, durante a apanha da azeitona.

7.2 - Cultura e Gastronomia

Tambm, na medicina popular o azeite foi usado, em vrio do seu receiturio: bebido em jejum durante 9 dias, para cura de intestinos e fgado; aplicado, de mistura com enxofre, na cura de feridas; tomado, juntamente com gua quente e mel, no combate a constipaes; usava-se, em pessoas e animais, como contraveneno, etc...(Pereira, 1997). Ainda hoje o azeite do Alentejo Interior, reconhecido pela sua qualidade, tido como "bom remdio" para maleitas variadas, sendo abundantemente dado a comer a crianas que tenham engolido pequenos objectos estranhos (moedas, berlindes, etc.) ou que se apresentem magras e plidas, por presena de parasitas intestinais.

So tambm bem conhecidas, numa terra de interior e de acessos difceis a mdicos e hospitais, as propriedades anti-spticas e curativas do azeite, ainda hoje utilizado para desinfectar a pele, para afugentar parasitas e para cicatrizar pequenas feridas. O uso do azeite em cosmtica era real at h bem pouco tempo... Por todo o Alentejo, abundam prticas curiosas ligadas oliveira, das quais especificaremos algumas. Quando perecia algum, dispunham um ramo de oliveira dentro de um copo, contendo gua benta, cada pessoa que se ia despedir do morto, pegava no ramo, mergulhava-o na gua e aspergia com ele o defunto (Cmara, 1902). Outra praxe, igualmente alentejana, consistia nas raparigas arremessarem ao lume uma folha de oliveira, a fim de espiarem se, na incinerao, o rgo foliceo ficava quedo,

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 23/81 ou se se agitava; no primeiro caso a breve trecho seriam noivas, no segundo conservavam-se solteiras por toda a vida. Possuam ainda maior f, quando a folha se mostrava um pouco aberta, representando as pernas de um "polichinello", e se havia sido encontrada no olival, na ocasio da colheita da azeitona (Cmara, 1902). Igualmente curioso era o cuidado especial no preparo das candeias, que acudia ao desastre ou descuido: "atalhava-se a irreverncia, voluntria ou no, deitando sobre ele sal em cruz!" Uma quadra alentejana assim o denota (Chaves, 1969):

"Deitar azeite ao lume, aguardente na candeia... A vista desses teus olhos, at o juzo vareial"

No entanto, na Gastronomia do Alentejo Interior que o azeite rei, tendo um passado histrico, econmico e gastronmico, anterior fundao da Nacionalidade (Saramago, 1997). Presente em todos os pratos da Gastronomia tpica da regio, o Azeite do Alentejo Interior presena constante em sopas, gaspachos, ensopados, saladas, cozidos, assados e at mesmo na doaria (bolo podre, pudim de mel e azeite, borrachos,

h f l io s ,

etc).

Est to arreigado o consumo do azeite que os portugueses dizem que "os Alentejanos at temperam o azeite com azeite."

7.2.1.Toponmia

A oliveira sempre foi alvo de real estima pela gente alentejana.

Deu nomes a

povoaes, a nomes baptismais e apelidos, ocupando lugar de denunciador apreo,

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 24/81 estima e gratido na onomstica portuguesa. De sentimento nascido da contemplao paisagstica nasceram os topnimos: alhastro , azeito , oledo , oliva , olivado , olival, olivande, olivo, oliveira, zambuja, zambujal,
Zambujeira,
4 5 6 7 8

zambujeirinha

azambujinha, ora como determinativos de ruas, casais, quintas, montes, mosteiros, herdades, etc, ora designando povoaes (Salvado, 1960). Tambm, muitas vezes originados pela localizao surgiram desde as ocasionais alcunhas at aos permanentes nomes batismais, sobrenomes e apelidos: Olvio, Olvia, Olivas, Oliveira,

Oliveirinha.. .(Chaves, 1969). Informaes colhidas em obras posteriores ao sc. XVII permitem-nos apresentar uma viso do conjunto dos topnimos olivcolas existentes na regio de produo de "Azeite do Alentejo Interior"(Salvado, 1960):

- Alvito: Olival - N Senhora da Conceio Zambujal (Herdade) - Alvito - Cuba: Oliveira (Monte) Zambujal (Monte) - Vila Alva
a

- Beja: Azambujeira - Salvada Olival - Baleizo Olival - Quintos Olival - Santa Victoria Oliveirinha (Casal) - Mombeja Oliveirinha (Quinta) - Louredo Zambujal - Alvorninha
4

Alhastro, forma corrupta de olhastro proveniente do timo oleastru cujo significado de oliveira silvestre, que o povo denomina de oliveira brava ou zambujeiro. Azeito, forma proveniente do rabe azzaitun: olival. Oledo, forma proveniente do latim oletu cujo significado o de olival. Oliva, forma latina que significa azeitona. So derivadas da anterior as formas; olivado, o l i v a l (oliv-al),
5

olivande, olivo, o l i v e i r a , (olivaria), Olivena.


Zambuja, forma proveniente do berber zabbuj, espcie olivcola conhecida por zambujeiro; provm do mesmo timo zambujo, zambuja, zambujinha e zambujeiro.
8

^,7*7..^

i<Sfc\

AZEITE AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 25/81

Zambujal (Casal) - Baleizo Zambujal (Herdade) - Quintos

- Portel: Azambuja (Monte) - Monte de Trigo

- Viana do Alentejo: Oliveiras (Monte) - Alcovas Oliveira (Quinta) - Viana do Alentejo

- Castro Verde: Oliveiras (Monte) - Nossa Senhora da Conceio Zambujal (Monte) - Castro Verde

- Mrtola: Zambujal - Espirito Santo

Este conjunto de topnimos demarcam, pelo seu prprio sentido, uma regio em que a cultura da oliveira encontra ambiente propcio a propagar-se - a rea geogrfica de produo de "Azeite do Alentejo Interior".

7.1.2. Histria do olival Foram os fencios e principalmente os romanos que introduziram a oliveira no Alentejo Interior, e que trouxeram melhorias para a plantao, enxertia e extraco de azeite. As runas de lagares, pesos de prensas e vestgios de fornos cermicos de nforas olearias constituem provas convincentes do fabrico de azeite neste Alentejo Romano. Como

exemplos apresenta-se no anexo IV a descrio dos lagares romanos, da Herdade do Montinho e do Monte do Meio - ambas situadas no distrito de Beja (Alarco, 1976 & Castro, 1983).

(*f* >

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 26/81

Mais tarde, durante o domnio rabe no Alentejo Interior, a olivicultura voltou a receber grande impulso, cujos benficos efeitos perduraram nos primeiros sculos da nacionalidade portuguesa. Os mouros, que haviam enriquecido o saber acumulado pela prpria experimentao com os ensinamentos colhidos nas obras dos agrnomos gregos e latinos, levaram a alto grau de aperfeioamento a tcnica agrcola. Sob esta

influncia, ainda no reinado de D. Dinis, como atestam velhos documentos, as lavouras e estrumaes constituam granjeio corrente nos nossos olivais (Natividade. 1938).

No reinado de D. Afonso IV, como refere Rebelo da Silva, a agricultura no s provia o reino de azeite e outros produtos, como alimentava de suas valiosas sobras a exportao para diversos portos da Europa.

Durante os sculos XIV, XV e XVI, segundo o mesmo autor, o azeite e o vinho constituam a parte mais grossa e lucrativa do comrcio dos gneros agrcolas, e exportvamo-los para Castela Velha, Leo, Flandres, e depois para a ndia e Brasil, onde o azeite da nossa lavra era preferido pelo sabor e pureza.

D. Duarte, o rei eloquente, promulgou uma lei, pela qual constrangia todos os cultivadores a cuidar dos seus olivais, sob pena de lhes serem confiscados e dados de sesmaria; todavia, semelhante lei, que poderia ser extremamente til, tornou-se improfcua por culpa de quem a devia proteger; referimo-nos aos juizes que, caso raro, foram os primeiros a ligarem-lhe o mximo desrespeito (Cmara, 1902).

A partir do sc. XVI, a cultura da oliveira sofreu as vicissitudes de toda a agricultura portuguesa, ou esquecida no meio das lutas, ou trocado o cultivo obscuro da terra pelas glrias martimas, e com alternativas favorveis e desfavorveis se arrastou at quase ao fim do sculo passado.

De facto a olivicultura portuguesa evolucionou consideravelmente no sc. XIX, no apenas em extenso, passando em 70 anos, de 150.000 a meio milho de hectares, mas sobretudo no que diz respeito arte do cultivo. E curioso registar que este avano se

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 27/81 traduziu pelo regresso a muitas prticas que, h dois mil anos, os agrnomos preconizavam! (Natividade, 1938).

A tcnica cultural sofreu, pois, melhoria profunda. A velha propagao por tranchoeiras, grandes ramos, por vezes pernadas inteiras, que enterradas reverdecem e do uma rvore nova, foi pouco a pouco abandonada, to precria eram as condies da planta constituda (Natividade, 1938).

Os amanhos do solo, com ou sem culturas intercalares, e neste caso ento para benefcio exclusivo do arvoredo, as adubaes e estrumaes estabelecidas numa clara compreenso das necessidades da planta, passaram a ser prticas correntes em muitas regies do pas.

A ripagem, j preconizada pelos escritores latinos, em que os homens e mulheres, sobre escadas, colhiam os frutos mo e os deixavam cair nos grandes panos colocados sob as rvores, substituiu a varejadura brutal.

E assim, o olival que teve durante sculos certa fisionomia silvcola, entrou decisivamente nos domnios da fruticultura (Natividade, 1938).

de salientar o facto de que so vrias as referncias bibliogrficas que demonstram como sempre foram comuns os processos culturais, as prticas agrcolas e as culturas praticadas em toda a rea geogrfica de produo de "Azeite do Alentejo Interior". A

alfaia agrcola era a mesma, os afolhamentos pouco diversificavam segundo a qualidade do solo, subsistiu o mesmo apego rotina e vigoram ainda as velhas mximas dos antigos cultivadores (Caetano, 1986).

tambm interessante referir o facto de que, geralmente, no Alentejo Interior, as plantaes de oliveira rodeiam as aglomeraes de populaes, que ocupam os pontos mais elevados, pois os antigos municpios foram edificados preferencialmente no cimo das colinas, como tctica defensiva contra invases inimigas. Mesmo nas zonas em que as condies edafo-climticas no so as mais favorveis, ainda hoje se vem muitos

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 28/81 olivais, normalmente circundando o "Monte", pois at dcada de sessenta, os salrios no Alentejo eram sobretudo pagos em gneros, sendo o azeite um dos mais importantes (Saramago, 1997).

7.1.3. Colheita As fainas da apanha da azeitona e os trabalhos de extraco de azeite nos lagares davam origem a migraes internas temporrias. Os maiores contigentes provinham das

regies serranas do Barroso e do Montemuro - os Galegos - onde esta cultura no existia. Manuel Mendes, em 1813, afirma que "em todo o territrio do Barroso (...) desde Setembro a Maro emigram anualmente mais de 400 homens que vo ocupar-se no Alentejo na feitura do azeite" e que "no h um s homem de 14 anos para cima que no tenha sado do concelho em procura de trabalho".

Em tempos mais antigos, faziam a viagem inteiramente a p, demorando cerca de um ms do Barroso ao Alentejo e regresso (Pereira, 1997).

No dia em que comeavam a apanha, em cada rancho elegiam um alferes, uma juza e uma mordoma. Durante as horas de descanso os rapazes desafiavam as raparigas a arrebolar, convite a que tinham de aceder, se no de vontade, pela fora. Enlaados fortemente, uns aos outros, rolavam pelo cho, em perigo fortuito de depararem com uma ladeira, por onde se precipitassem e, de encontro s pedras, quebrassem as costelas. Nada mais selvagem!

Aps o acabamento da azeitona, e ao anoitecer, o bando guiava os seus passos, luz de archotes, para casa do dono do olival, com o alferes frente e logo atrs a mordoma, dando a direita juza; saudavam com palmas e vivas o proprietrio, at que este os mandasse entrar e lhes administrasse comida e vinho. Dali encaminhavam-se, pela mesma ordem, para a habitao do feitor onde ceavam, ao som de instrumentos e cantigas.

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 29/81 Se a azeitona era ripada, recolhia-se nos panos e padejava-se depois a fim de a separar das folhas e pequenos ramos que com ela caiem durante a ripagem, os quais, esmagados no moinho, comunicavam gosto estranho ao azeite; mulheres, mo, corrigiam a seguir as imperfeies do processo. Se as rvores eram varejadas, ao rancho dos homens que trepava s rvores e lanava os frutos por terra com as varas de castanho, seguia-se o rancho de mulheres que recolhia a azeitona bago a bago (Cmara, 1902).

Tantas vezes, nas speras manhs de geada, as mos roxas de frio e entorpecidas das apanhadeiras dificilmente apreendiam os negros e pequeninos frutos cobertos de cristais refulgentes de neve; sob a nortada agreste, ou a chuva mida que encharcava as roupas, sob um cu cor de chumbo prometedor de tempestade, a tarefa paciente prosseguia, e bago a bago se enchiam os cestos, depois os poceiros, por fim os carros...

Em muitas regies do pas, a unidade de medida da azeitona era ainda a moedura (40 alqueires de 20 litros) a quantidade que recebiam de cada vez os primitivos moinhos, e que correspondia capacidade do carro de bois usualmente utilizado e que fazia longas filas espera de vez para descarga mo moinho.

E era nesses pesados carros, alguns de eixo mvel, que gemiam plangentemente sob o peso da carga, que a azeitona seguia para o lagar.

Mas havia alegria em todo este trabalho!

Sempre a colheita, que na vida agrcola coroava um ano de canseiras, de inquietao e anseios, teve o condo de alegrar os coraes! Reuniam-se os ranchos, comeando e terminando a faina diria ao toque de bzios, talvez o mais primitivo dos instrumentos de sopro, a cujo apelo acorriam as hordas guerreiras de outrora.

Quebravam a monotonia dos tristes olivais, imprimiam-lhes cor, movimento, vida, os ranchos buliosos de mulheres, as cantigas alegres, a policromia dos trajes (Cmara, 1902).

$t >

AZEITE DO ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 30/81

Assim, a colheita da azeitona, tinha por smbolo prprio a "ciranda", "seranda", "siranda", e at "giranda" (onde "cirandar" exprime o andamento de quem vai e volta por aqui e por ali). Ranchos cantavam a "ciranda" e marchavam: " ciranda, cirandinha, Vamos ns a cirandar... L no campo da azeitona Anda a ciranda no ar!"

"Anda a ciranda no ar, Anda a ciranda no cho! O ciranda, cirandinha, Amor do meu corao!"

"Amor do meu corao! No h palavra mais doce. Quer tu me queiras, quer no, Gosto de ti! Acabou-se. "(Chaves, 1969)

Outros exemplares denunciam a sugesto da ciranda a "cirandar" para o movimento dos pares a danar (Chaves, 1969): "O ciranda, cirandinha, Vamos ns a cirandar... Vamos dar meia volta, meia volta vamos dar... Vamos dar a outra meia. Quem 'st bem, deixa-se estar. "

" ciranda, cirandinha, Vamos ns a cirandar... Por amor de ti, menina, Meia volta quero dar...

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 31/81 Vamos dar a outra meia, Outra meia e troca o par.

As promessas da adiafa, a grande festa com que terminavam as boas safras, faziam esquecer o trabalho penoso, tornando as mos mais diligentes na recolha das drupas negras e luzidias...

Finda a recolha da azeitona, os ranchos das apanhadeiras abandonavam os olivais. As oliveiras ficavam mudas e surdas com as saudades das suas azeitonas... (Chaves, 1969)

J se acabou a azeitona, j se ganhou o dinheiro: dem vivas ao patro e tambm ao "menajro "!

7.1.4. Fabrico do azeite Cada lagar tinha o seu mestre e cada vara o seu moedor, que transportava a azeitona, a massa e as ceiras. O mestre recebia o fregus, estabelecia o calendrio da feitura do azeite, controlava o trabalho da moedura, do ensinamento da massa, da prensagem e, acima de tudo, das fontes.

Chegando ao lagar a azeitona ia para uma tulha (compartimento aberto, cujas paredes eram de tijolo caiadas), onde se conservava uns dias. Depois era tirada de l com uma fanga de madeira de dois alqueires, do feitio de uma quarta, com duas asas rectangulares e levavam-na para o moinho, onde era moda.

O moinho era uma espcie de caixa em forma de tronco cnico de base invertida, ladrilhado de pedras salgueiros, cada uma um semicrculo, unidas e cimentadas (onde o fundo era o poiso). As rampas da caixa at pedra chamavam-se alfarjado e todo o vestido de madeira, aduela. As paredes eram de alvenaria e caiadas. As dimenses do

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES
32/81

moinho variavam em funo do nmero de galgas ou ms que nele actuavam: apenas uma, nos lagares mais pequenos, duas, trs e mesmo quatro, nos maiores.

Elas dispunham-se de maneira a descreverem crculos de raio diferente em torno do eixo, de modo a que os planos de esmagamento de cada uma delas no coincidisse com as demais, recobrindo todo o fundo do moinho (fig. 4).

Entre as quatro rodas existia uma pedra redonda chamada de queijo, que tinha um buraco onde se fixava o veio, eixo em volta do qual andava o engenho que ligava as galgas. Este engenho tinha uma haste horizontal de madeira chamada almanjarra.

Uma gua fazia rodar as galgas presa almanjarra, com dois tirantes e com a arreata (corda) guia (haste vertical de pau presa ao engenho das rodas).

Figura 4-Moinho

com 4galgas, de traco animal (Pereira, 1997).

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 33/81

Figura 5 - Tacho de lata utilizado para transferir a massa do tino para as ceiras (Vasconcelos, 1936). A azeitona ficava moda e a massa corria pela
comporta

para o

tino

(a

comporta

era

uma abertura na parede do moinho, e o tino uma talha de barro, grande, enterrada e com uma tampa de pau). A massa era levada do
tino

para as

ceiras

em tachos de lata, cada


"enceiraf\

um dos quais levava 1.5 alqueire de massa (ver fig. 5), ao que se chamava sendo espremido pela 6). A
vara, vara

onde entrava o fuso (rosca), que tinha em baixo o peso (fig.

em muitos casos, preservava o raizeiro, mas nos lagares alentejanos,

certamente em consequncia da raridade de rvores de tronco muito alto, normalmente era composta por duas peas grossas, uma anterior, a cabea, e outra posterior, o couce.

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 34/81

Figura 6 - Prensa de vara: a - vara; b -fuso; c - peso; d - virgens; e - tabuleiro; f seiras; g - pia redonda com bico: alguerme; h - teir)(Vasconcelos, 1936). As seiras eram sacas de esparto, redondas e com abertura muito larga. escaldadas, depois de apertadas, para escorrer mais azeite (fig. 8 e 9). Eram

O azeite era espremido num tanque redondo, o alguerve ou alguerme, estando sobre ele as seiras (ou ceiras). Tinha uma boca de onde partia uma regueira ou sulco por onde corria o lquido para uma tarefa, espcie de talha de barro na qual se fabricava o azeite (escaldado com gua a ferver). Este decantava-se na tarefa, ficando ao de cima, a gua seguia para uma caixa e desta corria por um carro para outra chamada de ladro ou zorra e dali ia para a rua para o campo (fig. 7).

O azeite passava da tarefa por uma regueira de 0.5m para o pilo, outra tarefa de barro, mas mais pequena, onde ficava pronto. Experimentava-se se estava puro e fino com uma concha. Era transportado do pilo em panelas de lata para os bicados, vasilha de barro ou de lata que levava nove decalitros no segundo caso e quatro ou cinco no primeiro (fig. 8). O azeite era levado em cntaros de lata para casa.

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 35/81

Figura 7- Tarefa (Pereira, 1997)

Figura 8 - Bicados (Pereira, 1997). Havia uma caldeira de cobre para ferver a gua. Ficava dentro de uma caixa, espcie de plpito com escada, de alvenaria, com fornalha por baixo. A caldeira recebia directamente o lume. As paredes da caixa tinham espaos ocos por onde o calor

*gg&
i

(f >

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 36/81

tambm circulava. A caixa tinha adiante uma prateleira ou cimalha, onde pousavam os candeios. Caldeira era o conjunto de tudo: da caldeira propriamente dita e da caixa. Os resduos da massa, depois de espremida (o bagao) ou era fornecido aos animais, s galinhas, depois de misturado com farelo, aos ces, depois de transformado num bolo com farelos (perrumas), ou era vendido para adubo ou combustvel de caldeiras. Eram vendidos a peso ou a cestos. O prato de lata com que se aparavam as pingas de azeite, ao ser passado do pilo para o bicado, chamava-se tiborneira. Tiborna era uma fatia de po, frita em azeite, temperada depois com laranja e sal. Tambm se fazia uma espcie de fatia parida ou da China, passando primeiro a fatia por ovo, metida depois a fritar em azeite, regada em seguida com vinho e polvilhada de acar e canela.

O lagar era "alumiado" com candeios de barro, de torcida de trapo ou algodo), em regra em nmero de trs, alimentados com o azeite dos fregueses, representando um consumo de A a 1 litro por dia (Vasconcelos, 1936 & Pereira, 1997).
l

Cantavam s vezes de noite, no lagar;

"Azeitona pequenina Tambm vai ao lagar, Tambm eu sou pequenino, Mas sou firme no amar. "

"Maria d-me o teu nome, Qu 'eu tambm quer 'ser Maria, As Marias so alegres, Eu tambm quero alegria. "

Com o andar dos tempos, e a inveno da mquina a vapor e mais tarde o motor de exploso e a electricidade, os lagares de azeite comearam a modernizar-se e a aproveitar essa energia produzida pelos motores para accionar os moinhos, as prensas hidrulicas, batedeiras, centrifugadoras e outros maquinismos.

Assim, em 1911 no distrito de Beja, existiam 240 lagares, onde a fora motriz dos moinhos era por ordem decrescente; animal (236), a vapor (20), a gs (2) e a

{4gi >

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES

37/81 petrleo (1). Quanto s prensas, das 451 em funcionamento, 233 ainda eram de vara, 156 de parafuso e 62 j possuam sistema hidrulico.

No distrito de vora, dos 192 lagares existentes em 1911, 181 tinham moinhos movidos a fora animal, 12 a vapor e 10 a gua, e das 340 prensas existentes, 183 j eram de parafuso, 118 ainda eram de vara, mas 39 j possuam sistema hidrulico (Ministrio das Finanas, 1914).

7.1.5. Progressos no processo de fabrico do azeite Para avaliarmos os progressos realizados neste domnio, vale a pena apreciar as mais salientes diferenas entre usos dos antigos lagares e os modernos processos extractivos, por onde se avaliam os benefcios que estes trouxeram qualidade do leo.

Comecemos pela azeitona. Aguardava-se outrora para iniciar a colheita, que o fruto atingisse adiantado grau de maturao. Dois propsitos havia neste retardamento: obter maior funda de azeite, porque a quantidade de leo aumenta, embora com prejuzo da qualidade, at ao total amadurecimento, e diminuir os encargos da varejadura, porque os ventos invernais tomavam a seu cargo lanar os frutos por terra. Por isso se obtinham azeites muito cidos, gordos, menos saborosos e perfumados, de conservao difcil. Nenhuma escolha ou limpeza se fazia e o azeite apresentava com frequncia sabor desagradvel (Soares, 1990).

Hoje a colheita inicia-se logo que a cor roxa dos frutos passa a negrura total. O produto assim obtido menos margarinoso, de cor clara, perfumado e possui o sabor a fruto que faz dele a mais agradvel das gorduras alimentares.

Suprimiu-se em grande parte o entulhamento da azeitona, que tanto prejudicava o azeite, pois o escasso rendimento dos antigos lagares, com a sua moenda a passo de boi, com varas que morosamente se moviam, e cuja dbil presso obrigava a aguardar durante longas horas que o azeite preguioso atravessasse o bagao at ao bojo da ceira - tornava indispensvel, embora trabalhassem dia e noite, a acumulao do fruto. E nas

jjjjiN

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES

38/81 grandes tulhas, de madeira ou de pedra, durante dias, semanas e at meses, a azeitona fermentava, aquecia, apesar dos cuidados da salga, aguardando o momento certo de entrar no moinho.

O grande rendimento dos modernos lagares permite laborar a azeitona logo a seguir colheita, e dispensa portanto o entulhamento (Soares, 1990).

Outros pormenores contribuem por sua vez para a melhoria da qualidade do produto. No nos referiremos j ao asseio. Os antigos lagares, foroso reconhec-lo, eram de facto imundos, quase um misto de curral e oficina. No pavimento trreo, lamacento, a gua rua fermentava em poas; descuravam-se aqueles elementares cuidados que requer o delicado produto. A fornalha enchia o ambiente de fumo; atravs das mesmas ceiras passavam o mau e o bom azeite, e logo aquele comunicava a este a sua ruindade; nas mesmas tarefas de barro, de limpeza difcil limpeza, se recolhia o produto de todas as espremeduras. Por fim, abusava-se da calda com gua fervente, no bagao e no azeite, para facilitar a extraco ou a depurao do leo, porque nos antigos lagares, casares de telha v e pavimento trreo, o frio tornava impossvel sem esse recurso o trabalho de Inverno.

Os cuidados ulteriores no favoreciam tambm a bondade do produto. Conservava-se o azeite em pias rectangulares de pedra que ofereciam enorme exposio ao ar, ou nas grandes talhas e potes de barro que nos legaram os romanos. Como nos tempos

bblicos, transportava-se o azeite nos odres imundos, sobre o dorso de jumentos...

Os lagares modernos so verdadeiros laboratrios, amplos arejados, cheios de luz, onde no faltam, nem frescura do azulejo branco nas paredes, nem os ladrilhos policromos no pavimento (Soares, 1990).

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 39/81 7 .3. Factores Edafo-Climticos Da anlise das principais caractersticas do relevo e da sua relao com outros componentes biofsicos, que exercem uma relao directa ou indirecta na ocupao e nas perspectivas de desenvolvimento da regio sobressaem os seguintes aspectos:

- a regio fundamentalmente constituda por extensas reas planas e onduladas (peneplancie) que se desenvolvem a cotas inferiores a 400 metros. A parte noroeste e oeste da regio aquela que apresenta cotas altimtricas menores, predominando cotas inferiores aos 100 metros. Nestas reas os solos apresentam uma espessura mdia e podem considerar-se por excelncia as zonas cerealferas da regio, predominando os cereais de sequeiro e tambm em grande extenso de regadio.

- em contraste com esta peneplancie, surgem alguns acidentes fsicos de relativa importncia que condicionam a ocupao e a acessibilidade do territrio e criam condies edafo-climticas e paisagsticas especiais. O mais significativo a Serra do Mendro ou de Portel (de transio para o distrito de vora).

7 .3.1. Hipsometria A regio pode-se considerar, de modo geral, pouco acidentada, embora nalgumas zonas o relevo seja mais evidente. A maior parte da regio encontra-se a uma altitude compreendida entre os 100 e 200 metros, estando contudo uma parte do concelho de Portel a uma cota mais elevada, 200 a 400 metros, correspondendo Serra do Mendro ou de Portel (412 metros), ponto mais elevado de toda a regio. A cota mais baixa que no ultrapassa os 100 metros representada por uma parte do concelho de Ferreira do Alentejo, Alccer do Sal (freguesia do Torro) e junto ao limite imposto pelo rio Guadiana.

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 40/81

7.3.2. Rede Hidrogrfica A definio das principais linhas de festo e talvegue, que constituem a rede fundamental da estrutura morfolgica do territrio, permitem identificar na regio as seguintes situaes:

parte da bacia hidrogrfica do rio Sado que abrange o concelho de Alccer do Sal na totalidade (freguesia do Torro), Aljustrel, Ferreira do Alentejo e Alvito: Esta corresponde zona altimtrica com as cotas mais baixas da regio onde, predominam cotas inferiores aos 200 metros;

parte da bacia hidrogrfica do rio Guadiana que abrange os concelhos de Vidigueira, Cuba e Beja.

A rede hidrogrfica tambm composta pelas ribeiras do Roxo, de Canhestros, da Figueira, de Odivelas e Vale do Gaio.

7.3.3. Breve caracterizao do "solo-clima-olival" por concelho O Concelho Viana do Alentejo possui solos xistosos com pequenas manchas calcrias cristalinas. So solos com produtividade mdia, muito pouco acidentados, pouco sujeitos eroso, mas com alguns problemas de drenagem. A nvel climtico, apresenta precipitaes variveis entre os 700 e 800 mm anuais, distribuda em mdia por 50 a 100 dias. uma regio com cerca de 30 a 40 dias de geada anuais, com temperaturas mdias anuais tambm de 15 a 17,5 C.

O olival desta zona de produo caracteriza-se por: Densidade mdia de 112 oliveiras / ha;

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 41/81 Apenas 3.5% dos olivais esto dispersos, estando as restantes oliveiras dispostas em compasso regular em 75% dos casos e 25% em compasso irregular;

Cerca de 75% dos olivais so estremes, sendo os restantes consociados essencialmente com pastagens e culturas arvenses;

A colheita manual, normalmente "jorna'* :

Os olivais situam-se em 94% dos casos em solos planos a ligeiramente inclinados, encontrando-se os restantes 6% em solos inclinados; Aproximadamente 85% dos olivais encontram-se no escalo dos 25 a 100 anos, enquanto os restantes 15% possuem mais de 100 anos, no se verificando olivais novos; A forma de conduo predominante a forma livre e no se observam olivais regados.

O Concelho de Portel oscila entre a zona montanhosa da serra de Portel e os declives suaves nas proximidades de Portel. Neste predominam os solos mediterrneos e

esquelticos de xistos uma zona com humidade relativa de 75%, precipitao mdia anual de 600 mm e uma insolao mdia anual de 2950 horas. A eroso reduzida devido floresta, montado e olival e existem poucos problemas de drenagem, devido ao escoamento superficial.

Neste concelho o olival caracteriza-se por: Ocupa uma rea de cerca de 7040 ha, com aproximadamente 781440 oliveiras implantadas at 1979; Os olivais tm um nmero mdio de 110 rvores por hectare; Cerca de 53% da rea de olival encontra-se em terrenos com declive levemente inclinado, 28% em plancie, 14% em zonas inclinadas e 5% em zonas muito inclinadas;

"jorna" - pagamento dirio.

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 42/81 Na sua maior parte, o olival est em cultura estreme (64%), estando consociado em 36% da sua rea, com cereal e esporadicamente com vinha; As rvores esto conduzidas na sua maioria em vaso baixo; Aproximadamente 90% das rvores tm idade compreendida entre os 25100 anos, tendo as restantes 10%, mais de 100 anos; Cerca de metade da rea de olival est alinhada com compasso regular (57%), estando os restantes (43%) com compasso irregular; Todos os olivais esto em regime de sequeiro e toda a colheita manual.

Nos concelhos Vidigueira, Cuba e Alvito, predominam os solos mediterrneos pardos de dioritos ou quartzodioritos e os solos litlicos no hmicos de granito. Trata-se de uma zona com humidade relativa de 75%, com uma precipitao anual de 600 mm, com uma insolao mdia anual de 2950 horas e com uma temperatura mdia anual de 16,2 C. Quanto ao relevo, trata-se de uma peneplancie com predominncia de declives suaves.
10

A eroso surge sempre que se verifica intensificao cultural e a presena de algumas manchas arglicas a pouca profundidade implicam problemas de drenagem.

Caracterizao do olival:

Os olivais tm um nmero mdio de 97 rvores por hectare; 51% da rea de olival est em plancie, 41% em terrenos com declive levemente inclinado e 8% em terrenos inclinados; 78% do olival est em cultura estreme e 21% est em consociao; a grande maioria das rvores esto conduzidas em vaso baixo; 87% das rvores tm idade compreendida entre os 25-100 anos. Com mais de 100 anos encontram-se cerca de 12% das oliveiras e somente 1% apresenta mais de 25 anos de idade;

1 0

Peneplancie - extensas reas planas e onduladas.

(4fi >

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES

43/81 80% da rea de olival est alinhado e com compasso regular, enquanto os restantes 20% esto desalinhados e sem qualquer compasso definido; Nenhum olival regado e toda a colheita manual.

Os solos nos concelhos de Aljustrel e Ferreira do Alentejo so predominantemente Luvissolos frricos, Gleizados lbicos e rticos (dominantemente cidos), Vertissolos Crmicos e Crmicos Calcrios (solos ligeiramente alcalinos) e Litossolos utricos (solos ligeiramente cidos). So solos com alguns problemas de drenagem e nalguns casos com acentuados sintomas de eroso.

Em termos climatricos, estes dois concelhos caracterizam-se por apresentarem um vero seco tipo mediterrnico com grande dficit hdrico, moderado excesso de gua no Inverno, e uma precipitao mdia anual entre 500 e 575 mm, mal distribuda ao longo do ano, correspondendo este valor a 75 a 95 dias de precipitao. Ocorrem normalmente 36 dias de geada por ano e apresenta uma humidade relativa do ar mdia de 73%.

O olival nesta regio caracteriza-se por: Densidade mdia de 60.3 oliveiras por ha; Cerca de 67.4% dos olivais esto em cultura estreme, sendo os restantes 32.6% consociados, sobretudo com culturas forrageiras e algumas culturas cerealferas; O compasso do olival essencialmente regular (66%), sendo em 24.1% dos casos irregular e em 9.9% misto; Cerca de 59.5% dos olivais esto implantados em terrenos planos e 40.5% em terrenos ligeiramente inclinados; A grande maioria dos olivais (54.3%) encontra-se no escalo de idade dos 25 aos 100 anos, 23.9% com idade superior a 100 anos e 21.7% com idade inferior a 25 anos; A forma de conduo nesta zona em taa; Aproximadamente 94.6% dos olivais so de sequeiro, sendo os restantes 5.4% regados (destes 4% so por gota-a-gota e 1.4% por p);

/4H \
-

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES

44/81 A colheita realizada manualmente, sendo de "empreitada" em 68.1% dos casos, "jorna" em 19.9% das situaes e por "sociedade" em 12.0% dos casos.

O Concelho de Beja possui solos do tipo Vertissolos Plvicos e Crmicos, Luvissolos Vrticos e Frricos (solos predominantemente neutros, com um pH entre 6.6 e 7.3), bem como Planossolos utricos. uma zona bastante plana, de fertilidade mdia-alta e com alguns problemas de drenagem.

Em termos climatricos, caracteriza-se por ser uma zona de clima temperado quente, com vero seco do tipo mediterrnico, com moderado excesso de gua no Inverno e que apresenta uma temperatura mdia do ms mais quente superior a 22 C. As

temperaturas mais baixas ocorrem durante o ms de janeiro e as mais elevadas em Julho e Agosto.

A precipitao anual est compreendida entre os 635-762 mm, distribudos por 75-100 dias por ano, existindo um acentuado dfice de gua no solo entre Junho e Setembro. afectada por geadas em mdia durante cerca de 15 dias por ano, apresenta em mdia 2795 h de insolao por ano (62%) e uma humidade relativa do ar entre 80 e 85%.

O olival no concelho de Beja caracteriza-se por; Densidade do olival de aproximadamente 71.9 oliveiras/ha; Cerca de 78% do olival encontra-se em cultura estreme e 21.5% consociado com culturas forrageiras ou cereais; Apresenta um compasso regular em 80% dos olivais, irregular em 7% dos casos e misto em 12.9%; Somente 4% dos olivais so dispersos; O olival est implantado fundamentalmente em terrenos levemente inclinados (55.3%) e planos (42.85) e somente em 1.9% dos casos em terrenos inclinados; Cerca de 88.8% dos olivais tm idade compreendida entre os 25 e 100 anos; 6.6% mais de 100 anos e 4.6% idade inferior a 25 anos;

y * '

4ffe \

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 45/81 A forma de conduo usual em taa; Apenas 3.3% dos olivais so regados com sistema de rega gota-a-gota; A colheita realizada manualmente, sendo de "empreitada" em 76.6% dos casos, "jorna" em 19.2% dos casos e por "sociedade" em somente 4.2% das situaes.

O concelho Castro Verde uma zona com humidade relativa de 76%, precipitao mdia anual de 469 mm, e temperatura mdia diria de 15,9 C. No concelho de Mrtola, a humidade relativa de 75%, a precipitao mdia anual de 757 mm e a temperatura mdia diria de 16,5 C, no de Alccer do Sal a insolao mdia anual de 2683 horas e a precipitao mdia anual de 575 mm, como se pode verificar pelos quadros 1-3.

Jan Geada HR9 R R01 Ri RIO T Tmx Tmin 10 87 60.9 8 8 2 9.2 13.8 4.6

Fev 6 84 44.4 7 7 1 9.8 14.7 4.8

Mar 3 82 74.2 10 10 3 12.0 17.2 6.6

Abr 1 74 38.0 6 6 1 13.8 20.0 7.7

Mai 0 69 25.6 5 5 1 17.1 24.1 10.0

Jun 0 63 12.9 2 2 0 20.7 28.5 12.9

Jul 0 66 1.6 0 0 0 23.4 32.2 14.7

Ago 0 68 0.3 0 0 0 23.2 31.8 14.5

Set 0 75 19.9 2 2 1 21.2 29.0 13.5


7

Out 0 77 29.2 4 4 1 17.4 23.8 10.9

Nov 3 84 66.2 7 6 2 13.1 18.4 7.8

Dez 8 88 96.0 10 9 3 10.2 14.5 5.8

Mdia

Total

76

469.1

15.9

QUADRO 1 - DADOS DA ESTAO METEOROLGICA DE CASTRO VERDE (DE 1949 A 1960).

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 46/81

Jan Geada HR9 I R R01 RI RIO T Tmx Tmin 9 88 48.5 79.6 12 8 3 9 13.1 4.6

Fev 6 84 51.5 71.2 11 8 2 10.1 14.8 5.1

Mar 2 82 50.6 90.7 12 9 3 12.5 17.5 7.6

Abr 1 76 62.9 56.3 8 7 2 14.7 20.3 8.9

Mai 0 69 71.1 63.8 7 5 1 17.8 24.3 11.1

Jun 0 66 73.6 20.5 4 2 1 21.9 28.6 14.6

Jul 0 62 82.9 2.8 1 0 0 24.5 32.6 16.1

Ago 0 62 83.8 2.7 2 0 0 24.4 32.5 16.2

Set 0 70 70.9 26.7 3 2 1 22.0 29.0 15.1


1

Out 1 76 60.2 66.6 8 7 3 17.9 23.2 12.4

Nov 3 83 50.0 73.6 11 8 3 13.0 17.4 8.4

Dez 8 87 51.2 89.7 11 8 3 9.6 13.8 5.1

Mdia

Total

75

757.3 617.2

16.5

QUADRO 2 - DADOS DA ESTAO METEOROLGICA DE MRTOLA (DE 1940 A 1946).

Jan Geada HR9 I R R01 RI RIO T Tmx Tmin 8 90

Fev 5 88

Mar 2 83

Abr 1 77

Mai 0 71

Jun 0 70

Jul 0 68

Ago 0 68

Set 0 75

Out 0 82

Nov 3 86

Dez 9 89

Mdia

Total

79

2683.9 574.6

1 3 4 . 2 1 4 5 . 2 193.0 2 2 4 . 0 2 8 9 . 1 2 9 8 . 6 3 4 1 . 8 3 3 5 . 8 2 4 4 . 9 1 9 7 . 7 148.9 130.8 81.9 12 10 3 10.4 5.2 6.1 81.1 13 10 3 11.3 6.3 7.1 60.4 10 8 2 12.9 7.6 6.7 54.5 9 7 1 14.9 8.9 6.8 30.3 6 5 1 17.5 11.0 7.1 20.5 4 2 1 20.7 13.6 7.2 7.8 1 0 0 23.1 15.3 7.5 3.2 1 1 0 23.4 15.4 6.9 18.2 4 3 1 21.7 14.3 6.0 52.6 9 6 2 17.8 11.4 5.6 72.3 11 8 3 13.7 8.3 5.9 91.8 11 9 3 10.9 5.0 5.4

16.5

QUADRO 3 - DADOS DA ESTAO METEOROLGICA DA ESTAO DE ALCCER DO SAL (DE 1951 A 1988).

CHAVE:

\*P /
-

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 47/81

Geada - Nmero de dias de Geada HR9 - Valores mdios de Humidade Relativa s 9 UTC (%) I - Insolao (h) R - Precipitao (mm) RO 1 - Nmero de dias com precipitao superior a 0.1 mm RI - Nmero de dias com precipitao superior a 1.0 mm RIO - Nmero de dias com precipitao superior a 10 mm T - Temperatura do ar - Mdia Diria ( C) Tmx - Temperatura do ar - Mdia das mximas ( C) Tmin - Temperatura do ar - Mdia das mnimas ( C)

E m concluso:

A oliveira encontra na rea geogrfica de produo de Azeite do Alentejo Interior um habitat natural, pois tratando-se de uma cultura tpica de clima mediterrneo, agradece a temperatura e humidade desta regio (que so favorveis ao desenvolvimento desta espcie e, pelo contrrio, adversas aco das pragas e doenas que a afectam). Analisando as caractersticas edafo-climticas desta regio, atrs expostas e nas cartas em anexo V, demonstra-se que nesta rea encontram-se as condies ideais para satisfazer as exigncias desta espcie, uma vez que: As temperaturas mdias anuais oscilam entre os 16 e os 22 C, e durante o seu perodo de dormncia, ou seja desde o fim de Novembro a meados de Fevereiro, encontra o frio necessrio sem correr o risco de ficar sujeita a temperaturas inferiores a-7 C; A pluviometria varia entre 400 a 800 mm/ano, permitindo ao solo armazenar reservas de gua suficientes para cobrir as suas
o

necessidades; Ocupa uma gama de solos variada mas todos eles ricos em clcio e potssio, que tm bastante influncia no seu porte e produo. Ainda que as variedades principais e toleradas no sejam autctones nem exclusivas da regio, a concorrncia dos factores pedo-climticos com as variedades em causa e a existncia percentual so determinantes para a produo de azeite - extra virgem ou

. 4p

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES

48/81 virgem - mas de caractersticas qualitativas bem diferenciadas em relao aos azeites obtidos em zonas relativamente prximas.

8. Referncias Certificao

Relativas ao Organismo

Privado

de Controlo

O controlo e certificao do "Azeite do Alentejo Interior" efectuado pelo Organismo Privado de Controlo e Certificao, o qual desenvolve a sua aco de acordo com o descrito no documento "Regras de controlo e certificao do "Azeite do Alentejo Interior". O regime de controlo institudo exercido ao longo de toda a fileira produtiva, sendo os "Azeites do Alentejo Interior" devidamente assinalados pela aposio, pelo OPC, da respectiva Marca de Certificao.

Desta Marca de Certificao constam obrigatoriamente as seguintes menes: "Azeite do Alentejo Interior" - DOP Nome do OPC Nmero de srie (cdigo numrico ou alfanumrico que permite rastear o produto).

9. Elementos especficos da rotulagem relacionados com a meno DOP

Para alm do cumprimento da legislao em vigor quanto rotulagem de azeites, obrigatria a meno "Azeites do Alentejo Interior" - DOP e a utilizao do logotipo comunitrio aprovado para as DOP.

Em caso algum o nome ou denominao social e morada do produtor podem ser substitudas pelo nome de qualquer outra entidade, ainda que se responsabilize pelo produto ou o comercialize.

AZEITE D O ALENTEJO INTERIOR


CADERNO DE ESPECIFICAES 49/81

A denominao de venda - Azeites do Alentejo Interior" - DOP - no pode ser acrescida de qualquer outra indicao ou meno, incluindo marcas de distribuidores ou outras.

10 - Exigncias fixadas por disposies comunitrias e/ou nacionais

IDRHa
Instituto Rural e de D e s e n v o l v i m e n t o Hidrulica

PRODUTOS TRADICIONAIS
AZEITE DO ALENTEJO INTERIOR rea Geogrfica de Produo, Transformao e Acondicionamento

Alccer do Sal

1:1

100

000

.Castcp Verd

Legenda
I ! 1 Limite d e Regio Agrria S e d e d e Distrito | Limite d e Distrito S e d e d e Concelho I Limite d e Concelho

~2 rea Geogrfica d e P r o d u o , Transformao e Acondicionamento

Fontes: C a r t a A d m i n i s t r a t i v a Oficial d e P o r t u g a l d o I G P : Continente - v 3.0 IDRHa - DSODER - D P P Q - D S R N A H - DCIG @Maio de 2005

Vous aimerez peut-être aussi