Vous êtes sur la page 1sur 13

Prof.

Fernando Artur Nogueira

Resistncia dos Materiais II

MATHCAD - Notas Introdutrias


Parte do Curso de Resistncia dos Materiais II Universidade Catlica de Pernambuco Prof. Fernando A rtur No gu eira - J ul/2 00 0 Adaptado do material que integra o livro: Mechanics of Materials, Fourth Edition, Gere and Timo shenko, 19 99

1. Introduo
Estas notas pretendem ensin-lo a comear a utilizar o Mathcad. Na verdade, sero apresentadas as caractersticas bsicas do programa ficando a seu cargo o aprendizado das ferramenteas mais avanadas. Durante o Curso de Resistncia dos Materiais II voc ser estimulado (e cobrado) a usar o Mathcad para resolver os exerccios propostos em sala de aula e as listas de exerccios de entrega obrigatria. O Laboratrio de Computaco do Departamento de Engenharia Civil tem o programa instalado em todas as suas mquinas e encontra-se aberto durante os trs turnos. Bom proveito. Conceitualmente, cada documento do Mathcad consiste em folhas de papel, nas quais so colocados textos text regions - (como este que voc est lendo), frmulas matemticas - math regions - (onde as equaes aparecem e os clculos so executados) e plot regions (locais para elaborao de grficos). O presente documento foi gerado no Mathcad 2000 e voc pode edit-lo ao seu gosto. Convm, entretanto, fazer uma cpia para eventuais acidentes que sempre acontecem

2. Regies e Seleo
No Mathcad, cada texto ou expresso matemtica tratado como uma regio (uma para cada tipo). Isto pode ser observado clicando com o mouse na rea branca da tela e arrastando-o atravs do texto ou expresso. Cada regio que voc cruza selecionada numa caixa com linhas de contorno pontilhadas, permitindo que voc mova as regies ou as apague. Voc pode ainda selecionar o menu View Regions do menu Edit para visualizar as regies. Para mover regies que foram criadas proceda da seguinte forma: Primeiro crie uma regio de texto como exemplo. Para fazer isto, posicione o cursor vermelho (cruz vermelha) em qualquer ponto da tela e pressione a tecla Shif e o sinal " , simultneamente, - voc pode ainda ir no menu Insert e escolher Text Region . Em seguida digite um texto qualquer; Selecione a regio utilizando o procedimento descrito acima; Posicione o apontador do mouse sobre uma das regies selecionadas e perceba que aparcer a figura de uma mo.Para mover a regio simpesmente clique o mouse, permanea com ele nesta posio e arraste a regio para o local que deseja.

Uma vez que a regio ou regies foram selecionadas, voc pode clicar com o boto direito do mouse sobre ela e acessar um menu com diversas opes. Para deselecionar uma regio simplesmente clique fora dela. Dica: Uma forma rpida de inserir texto ir digitando o mesmo. Quando a barra de espaos for pressionada o Mathcad entende que a regio inserida contm um texto. Tente fazer isto.

Prof. Fernando Artur Nogueira

Resistncia dos Materiais II

3. Ordem de Clculo
O Mathcad l as regies da esquerda para a direita e de cima para baixo. Isto significa dizer que as definies de expresses matemticas devem ser feitas considerando esta propriedade. Para observar um exemplo desta caracterstica, crie uma regio que mostra o valor de x - para isto digite x e o sinal de =3. Digite tambm a seguinte expresso: x+3= . Veja que o programa automaticamente calcula o valor desta expresso. Agora mova a regio que contm x=3 para um local abaixo da segunda expresso.Voc observar que a varivel x aparecer em vermelho e se voc posicionar o mouse sobre a equao ter a seguinte mensagem: This variable or function is not defined above (esta varivel ou funo no est definida acima). Se acostume com o ingls, voc no ter mais traduo daqui para frente. Se voc lembar de como o Mathcad l as regies perceber que a expresso que define o valor de x, utilizado na segunda expresso, foi definida em desacordo com as regras estabelecidas. O programa ainda no conhece o valor de x. No pode, portanto, calcular o valor da segunda expresso. Para solucionar isto mova x para um local que respeite as definies informadas acima.

x := 10

x + 3 = 13

4. Regies e o Operador de atribuio (assignment operator)


Para criar uma math region , clique em qualquer parte em branco da tela e entre com a expresso que deseja. Para definir uma varivel ou expresso, voc deve digitar o caractere de dois pontos (:) , que mostrar o seguinte smbolo := . Por exemplo, ageme := 48 Digite age.me:48 Este o boto de atribuio na paleta caluladora (veja figura mais adiante)

O sinal := (chamado de ponto-igual) o operador de atribuio, que atribui o valor 48 varivel ageme . Para ver o resultado numrico utilize =

ageme = 48

Digite age.me=

Tente clicar no nmero 48 definido anteriormente e o subistitua por 50. Para apagar o nmero 48 posicione o curso no final do nmero e pressione a tecla Backspace duas vezes. Assim que voc clicar com o mouse fora da regio ou pressionar a tecla Enter o resultado numrico acima mudar. Trata-se, portanto, de um documento vivo, que uma das pontencialidades do Mathcad. Obs.: O subscrito criado com um ponto no tem significado matemtico - tem apenas finalidade cosmtica (de apresentao) A seguir uma listagem com os operadores usuados com mais freqencia, acompanhados das teclas que os acionam.

Prof. Fernando Artur Nogueira

Resistncia dos Materiais II

4.1 Operadores Escalares


Operao Tecla Boto Exemplo

======================================================== Adio + Lw := x + 4 t := x 3.2 y := x 0.8 f := x x


1.2

Lw = 14 t = 6.8 y=8 f =1 a = 15.849 g = 3.162 i = 50

Subtrao

Multiplicao

Diviso

Potnciao

a := x g :=

Raiz quadrada

x
10

Integral

&

i := d :=

x dx

d x d=1 dx ======================================================= Derivada ? Voc aprender todos os operadores na medida em que for utilizando o programa no seu dia a dia. Se voc esquecer algum deles, poder acessar as paletas no lado esquerdo de sua tela ou ir no menu View- Toolbar-Math. Percorra cada uma e descubra voc mesmo seu contedo.

5. Editando
Quando voc edita uma expresso, a barra de espaos utilizada para determinar a ordem das operaes. Veja o exemplo. ( x + 1) x Digite x+1 [pressione a barra de espaos]*x

Se a barra de espaos no tivesse sido pressionada, voc teria visto o seguinte x + 1 x Que uma expresso completamente diferente da anterior. Certos operadores, tais como superescritos, subscritos, raiz quadrada e diviso so chamados sticky operator (operadores autocolantes) porque os caracteres que voc digite colaro a eles at que voc especifique o contrrio, pressionando a barra de espaos (ou usando o mouse). Por exemplo:

Prof. Fernando Artur Nogueira

Resistncia dos Materiais II

x +

7 3

Digite x ^ 2 [barra de espaos] + 7/3 [barra de espaos] -y

Sem pressionar a barra de espaos, o resultado seria o seguinte


2+ 7 3 y

Para mudar uma varivel ou um nmero, clique nele, pressione a barra de espaos sobre ele e entre com o valor que deseja. A fim de mudar um operador, os seguintes passos so necessrios.

x + xy

Para mudar o sinal de +, clique antes dele na expresso acima e pressione a tecla Delete. Coloque o sinal desejado e pressione a tecla Enter. x
2

Se voc quisesse mudar o sinal de menos ( - ) na pelo sinal de multiplicao ( * ) na expresso anterior deve proceder da mesma forma. Veja x + x y
2

6. Mostrando Respostas
Voc pode querer que o Mathcad mostre seus clculos (respostas) de diferentes maneiras. Por exemplo, voc pode usar j ou i para indicar nmeros complexos. Ou, voc pode especificar o nmero de dgitos de preciso dos nmeros. Todas estas escolhas so feitas atravs do menu Format Result. Confira !

7. Range Variables
Atribuir uma faixa de variao para uma varivel no Mathcad uma operao direta. Veja. x := 0 .. 3 x=
0 1 2 3

Digite x:0;3 [enter] x=

Este o boto de range variables na paleta caluladora (veja figura mais adiante)

Prof. Fernando Artur Nogueira

Resistncia dos Materiais II

Voc atribuiu varivel x valores de 0 at 3 de 1 em 1.

Para definir outro tipo de intervalo, deve-se fazer o seguinte: varivel := primeiro nmero, prximo nmero .. ltimo nmero

y := 1 , 1.1 .. 1.3

Digite y: 1,1.1;1.3 [Enter] y=

8. Funes Escalares
O Mathcad possui funes internas j previamente definidas e ainda fornece a possibilidade do usurio criar suas prprias funes. As definies da maioria das funes bvia quando voc as observa. A seguir so relacionadas algumas desta funes. Mathcad Name Re( z) Im( z) arg( z) ceil( x) floor( x) angle( x , y) componente real de z componente imaginrio de z argumento de z menor interiro >= x maior inteiro <= x ngulo positivo do eixo x at o ponto (x,y)

H muitas outras funes disponveis, as quais podem ser listadas a partir do menu Insert Function. L esto relacionadas todas as funes internas do Mathcad (built-in functions ). Na caixa de dilogo exibida (mostrada abaixo) voc encontrar uma breve explicao do que a funo realiza.

Prof. Fernando Artur Nogueira

Resistncia dos Materiais II

Parta definir sua prrpias funes deve-se fazer o seguinte

f ( x) := sin( x) g( x, y) := x y
2

Digite f(x):sin(x)

Digite g(x,y):x^2 [barra de espaos] - y

Depois de definidas estas funes podem ser avaliadas para valores especficos f ( 45 deg) = 0.707 g( 1 , 1) = 2

Obs.: Note que o argumento da funo f foi convertido para grau. Isto foi feito multiplicando o valor 45 pela expresso deg. Este o procedimento para transformar os ngulos para graus, j que padro a considerao do argumento em radianos no Mathcad.

9. Vetor e Matrizes
Para definir uma matriz no Mathcad proceda da seguinte forma. Digite um nome para a matriz ou vetor (por exemplo v : no exemplo a seguir); Selecione Matrix no menu Insert ou utilize a palete de gerao de matrizes no menu View-Tool- Bar Math ( a figura a seguir mostra a paleta Math); Especifique o nmero de linhas e ecolunas desejado; Clique em Create ou pressione a tecla Enter; Preencha os placeholders (quadrados em negritos) com os nmeros desejados (elementos da matriz)

7 9 1 M := 6 8 2 5 7 3

4 v := 3 2

A seguir uma breve definio de cada boto da paleta math

Calculadora Avaliao Programao Grfico Clculo

Letras Gregas Vetores e Matrizes Operaes Boleanas Clculo simblico

Prof. Fernando Artur Nogueira

Resistncia dos Materiais II

9.1 ndices da Matriz


Os ndices da matriz so usados para acessar elementos individuais de uma matriz. No Mathcad, os ndices comeam em zero, a no ser se especificado de outra maneira (para isto procure o help do comando ORIGIN). Veja os exemplos.

i := 0 .. 2 v =4
0 1

Digite i:0;2 Digite v [ 0 = Digite v [ 1 =

j := 0 .. 2 M
0, j 7 9 1

Digite j:0;2 Digite M [0,j =

v = 3

Veja e compare as diferenas ORIGIN := 1 i := 1 .. 3 v =4


1

Digite i:1;3 Digite v [ 1 =

j := 1 .. 3 M
1, j 7 9 1

Digite j:1;3 Digite M [1,j =

Tenha cuidado para no confundir o subscrito utilizado para acessar elementos de uma matriz ( tecka [ ) com o subscrito (cosmtico) obtido atravs de um ponto, conforme j descrito acima. Voltando a origem para 0 ORIGIN := 0

importante ainda observar que o Mathcad sempre trata os ndices sequencialmente. Por exemplo, se voc fosse definir i := 0 , 2 .. 6 x := i
i

Voc obteria o seguinte

i =
0 2 4 6

0 0 2 x = 0 4 0 6

Uma vez que o Matcad trata os ndices sequencialmente, ele preenche o primeiro, o terceiro e o quinto elemento do vetor com zero uma vez que estas posies no foram especificamente definidas na definio de x. Um maneira de definir a seqencia de nmero acima sem esta insero de zeros seria a seguinte

Prof. Fernando Artur Nogueira

Resistncia dos Materiais II

i := 0 .. 3

y := i 2
i

0 2 y= 4 6

9.2 Operaes com Matrizes e Vetores


A maioria das operaes com matrizes e vetores pode ser encontrada na paleta de Matrizes. A seguir so listadas as operaes bsicas.V na paleta e veja as operaes possveis. Operador Tecla Boto Exemplo

===================================================================== produto escalar [Shift] 8 A B

produto vetorial

[Ctrlt] 8

A B

Como uma multiplicao escalar

determinante

A 2 A

coluna

[Ctrlt] 6

Retorna a segunda coluna de A

======================================================================

9.3 Funes Vetores e Matriciais


Utilizando v e M definidos anteriormente para os prximos exemplos, aqui so expostas algumas das funes internas para vetores e matrizes do Mathcad.

Finalidade

Exemplo

================================================== Nmero de Colunas Nmero de Linhas Maior valor na matriz cols( M ) = 3 rows( M ) = 3 max( M ) = 9

==================================================

Prof. Fernando Artur Nogueira

Resistncia dos Materiais II

10. Trabalhando com Unidades


Uma das facilidade do Mathcad a possibilidade de definio automtica de unidades e transformao entre elas. Isto j foi feito anteriormente quando transformamos o argumento da funo seno (sin 45*deg) para graus. A seguir outros exemplos. x := 10 in Digite x:10*in in = smbolo de polegadas

Para ver quanto vale x em centmetros, clique na equao e posicione o cursor depois da unidade de polegadas (in). Apague-a e digite a unidade cm . A expresso fica da forma exposta a seguir x := 10 cm

Observe que sua expresso ser automaticamente mostrada na unidade de comprimento do sistema de unidades para o qual o Mathcad estiver ajustado. Para saber qual este sistema v no menu Math-Options-Unit System . Normalmente est ajustado para o SI (Sistema Internacional) , no qual a unidade de comprimento o metro - m .O resultado ser ento o seguinte.

x = 0.1 m

Digite x=

Este princpio vale para todas as unidades constantes do Mathcad. Para consultar a lista de unidades disponveis para dado sistema v no menu Insert Unit. L h uma descrio de cada unidade acompanhada de sua respectiva simbologia. Esta caracrterstica do Mathcad bastante til na medida em que ela permite que voc verifique se cometeu algum erro nas unidades em determinado problema. Esta caracterstica possibilita ainda a converso de unidades. Por exemplo, se voc no lembra quantos kgf valem 1 Newton proceda da seguinte forma. F := 1 N Crie uma varivel qualquer e atribua a ela o valor de 1 Newton Digite F:1*N F = 1N Digite F= Em seguida clique sobre a expresso ao lado. Voc notar que aparecer um placeholder (quadrado preto) no final da expresso. Clique com o mouse sobre ele e escreva kgf. Clique fora da expresso e o resultado ser o seguinte. Agora voc sabe quantos kgf corresponde 1 N

F = 0.102 kgf

Obs.: Voc pode utilizar unidades dentro de vetores ou matrizes. Mas lembre-se que todos os elementos tm que est no mesmo tipo de unidade.

2 cm vcorreto := 4 cm 10 cm

2 cm verrado := 3 m 5 sec

o segundo est errado porque as unidades dos elementos no so as mesmas. O Mathcad mostra a expresso em vermelho e se voc clicar sobre ela ver o motivo do erro.

Prof. Fernando Artur Nogueira

Resistncia dos Materiais II

11. Expresses Simblicas


Expresses simblicas podem ser escritas no Mathcad utilizando o sinal de igual lgico, que obtido pressionando-se a tecla Ctrl= . Veja o exemplo.

x y = 2 b +

x d

Digite x^2 * y [Ctrl]= 2*b [barra de espaos] + x/d [barra de espaos] - 7

Observe o sinal de igual. diferente daqueles vistos at agora. Este tipo de sinal usado, por exemplo, na soluo de sistemas de equaes. Veja.

Given 2 x + 4 y = 60 4 x + 15 y = 20

Digite Given Digite 2*x+4*y [Ctrl+]3 Digite 5*x+10*y [Ctrl+]50

410 7 Find( x , y) 100 7 12. Grficos

Digite Find(x,y) [Ctrl .]

Depois clique fora da expresso e voc obter os valores das incgnitas x e y.Note que foram utilizadas duas novas funes: Given e Find. Procure no help mais detalhes sobre elas

No Mathcad possvel se traar os mais variados grficos, desde os bi-dimensionais at os tridimensionais. V no menu Insert Graph e explore estas potencialidades (veja figura a seguir).

A seuir um exemplo de grfico x-y x := 0 .. 2 Digite x:0;2*p[Ctrl]g Para acionar o nmero voc pode ir no menu View-Math e escolher a paleta que contm as letras gregas (greek)

f ( x) := sin( x)

Digite f(x):sin(x)

Para plotar a funo f(x) temos duas maneiras: Clique com o mouse abaixo deste texto e acesse o menu Insert-Graph-X-Y Plot. Ser exibido um grfico vazio contendo dois placeholders, um em x e outro em y. Clique com o mouse no placehloder e digite x. Proceda da mesma forma em y e digite f(x). O resultado ser o seguinte.

10

Prof. Fernando Artur Nogueira

Resistncia dos Materiais II

f ( x)

2 x

A outra forma de inserir o grfico vazio a seguinte A figura aparecer assim, com os placeholders j preechidos.

Digite f(x)@x[Enter]

f ( x)

2 x

Voc deve observar que os dois grficos apresentam um formato muito retilneo para uma funo trigonomtrica com a sin(x). Isto se deve ao fato de que o intervalo definido para a varivel x. Ela vai de 0 at 6.28 (duas vezes pi) de um em um. Se voc redefinir para um intervalo mais suave ter o seguinte resultado.

x := 0 , 0.01 .. 2

Digite x:0,0.01;2*

f ( x)

4 x

11

Prof. Fernando Artur Nogueira

Resistncia dos Materiais II

12.1 Anatomia de um grfico


Se voc clicar em qualquer lugar da tela e pressionar @ , ver o seguinte - obviamente sem o texto expicatrio que consta da figura mostrada abaixo.

Se voc simplesmente preencher com os argumentos de x e y e pressionar Enter, os limites dos placeholders sero automaticamente preenchidos com o maior e menor valor do grfico. Se voc der um duplo clique no grfico, aparecer um caixa de dilogo que lhe permite mudar os parmteros do grfico, tipos de linhas, inserir legendas, inserir ttulo, entre outras coisas.

12.2 Formatando grficos


Caso voc deseje, pode entrar com nmeros nos limites dos placeholders para ajustar o limite do grfico ou para criar um marcador (marker). Veja o exemplo

Para colocar este marcador clique duas vezes no grfico e selecione show markres no eixo dos y. Digite o nmero 0 no primeiro placeholder e obter o resultado acima

12

Prof. Fernando Artur Nogueira

Resistncia dos Materiais II

12.3 Unidades em grficos


Voc pode utilizar unidades em grfico. Veja como proceder L := 0.1 m , 0.2 m .. 1 m y( L) := 2 5 3 m L Digite L:0.1*m,0.2*m;1*m

Digite y(L):2/5 [barra de espaos] 3*m - L

Digite y(L)/cm@L/m

Voc est criando um grfico com y em centmetros e L em metros


150 100 50

y( L) cm

0.5 L m

Obs.:Veja que estamos usando unidades diferente em x e y.Lembre-se que a insero de um grfico pode ser feita atravs di menu Insert-Graph.

13

Vous aimerez peut-être aussi