Vous êtes sur la page 1sur 7

Thain Alves Caldas Universidade Federal Fluminense Publicidade e Propaganda Sociologia da Comunicao Prof.

Srgio Castilho

Fichamento de Ansiedades sociais, classe e juventude insatisfeita, captulo 4 do livro A cultura da mdia estudos culturais: identidade e poltica entre o moderno e o psmoderno. KELLNER, Douglas. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

Kellner parte do conceito de crtica diagnstica para analisar a sociedade a partir dos seus prprios textos culturais. Segundo este conceito, a crtica diagnstica utiliza a histria e a teoria social para analisar textos culturais, utiliza textos culturais pra elucidar tendncias, conflitos, possibilidades e anseios histricos (KELLNER, pg. 163). Assim, essas produes culturais escondem os medos e aflies da sociedade que as produziu. Para exemplificar os anseios sociais e da juventude da poca de Reagan-Bush I, ele realiza uma analise dos filmes de terror da poca como o clssico Poltergeist e da srie da MTV Beavis and Butt-Head. Argumentaremos que os filmes Poltergeist e outros de terror expressam o medo de descer na escala social e contem alegorias que giram em torno da ansiedade de perder o emprego, a casa e a famlia. (pag.163) Assim, a fantasia e o entretenimento podem ser veculos de diagnsticos serisimos de nossa poca, coisas que os estudos culturais devem analisar e interpretar. (pag.164)

O captulo 4 do livro se divide em seis partes, que sero tambm aqui divididas para facilitar compreenso e memorizao do contedo.

Assombraes, Gnero e Classe na poca de Reagan e Bush Os filmes de terror sempre lidaram com medos universais e primordiais (medo de morrer, de envelhecer, de decadncia fsica, da violncia, da sexualidade, etc.). (pag.164) Um subtexto desses filmes a perplexidade e o terror da populao diante da crise econmica, das aceleradas mudanas sociais e culturais, do carter quase epidmico do cncer, das doenas causadas pela expanso industrial, da AIDS, bem como da instabilidade poltica e da aniquilao nuclear. (pag.164) Os anos 1980 constituram um perodo sem precedentes de conflitos de classe, com movimentao macia da riqueza dos setores de classe mdia e classe trabalhadora para as classes altas (...). (pag.165) Por conseguinte, durante as fases de crise socioeconmica, quando os indivduos tm dificuldade de lidar com a realidade social, o oculto se torna uma modalidade ideologia eficaz que ajuda a explicar as circunstncias desagradveis ou os acontecimentos incompreensveis com a ajuda de mitologias religiosas ou sobrenaturais. (pag.165) Embora os filmes conservadores de terror veiculassem fantasias de confiana nas autoridades e instituies vigentes, como agentes de eliminao do mal, muitos outros filmes no transmitem a confiana de que os males historicamente especficos ou universais possam ser eliminados e contidos. Em vez disso, revelam uma sociedade em crise, onde as foras destrutivas so avassaladoras, e as autoridades e os valores convencionais so incapazes de derrotar e eliminar os males que no param de avanar. Por conseguinte, esses filmes muitas vezes no legitimam as instituies e os valores americanos contemporneos, mas mostram que a violncia horrfica e a desintegrao scia so foras onipresentes e poderosas. (Pag.166) Os filmes de terror constituem um gnero a tal ponto reacionrio que responsabilizam as foras ocultas pela desintegrao social e pela falta de controle da vida, desviando assim a ateno dos espectadores das fontes reais de sofrimento social. (pag.166) Filmes como Poltergeist mostram o ataque de famlias bondosas por monstros, servindo ento como defesa ideolgica da famlia de classe media, o que transcodifica cinematograficamente os discursos conservadores pr-familia dos anos 1980. (pag167)

Poltergeist e ansiedade social Poltergeist conta as aventuras da famlia Freeling com o oculto; essa familia descobre que sua casa foi construda sobre um cemitrio indgena, e que seus espritos procuram vingar-se dela, por consider-la invasora. (pag.168)

O nome Freeling lembra a ideologia dominante de liberdade, e, dessa perspectiva, um freeling um ser livre, membro de uma classe e de uma sociedade livres de

preocupaes e inquietaes bsicas, livres para celebrar e viver o sonho da classe mdia americana. (pag.168) As cenas iniciais pintam imagens da perda de controle sobre a tecnologia, o que permear todos os filmes Poltergeist. Perda de controle sobre a tecnologia que serve de tropo para o medo da perda da soberania e de poder sobre o meio ambiente. (pag.169) Em particular nos anos 1980, havia o medo de que a televiso tomasse conta do tempo de lazer e do esprito dos jovens, e Poltergeist articula esse medo numa parbola em que a pequena Carol Anne sugada para um televisor que funciona como porta para o outro mundo, dos espritos. (pag.169) Poltergeist apresenta o espetculo alegrico de uma famlia que se mantm unida diante das experincias adversas que ameaam desagrega-la. As cenas de separao em todo o filme expressam o medo da desintegrao iminente da famlia e do afastamento do refugio familiar. (pag. 171) O sonho americano, tradicionalmente, est centrado na compra da casa prpria; nos anos 1980, poca de desemprego crescente, recesso econmica e diminuio de poder aquisitivo, o medo de perder o lar ou no ser capaz de mant-lo cresceu. (pag.171) Os espectadores se identificam com aquela famlia comum da classe mdia numa casa que est sempre criando problemas e que acaba por expuls-la. Essa uma historia de terror contempornea para os donos da casa prpria e aspirantes a tal, muito dos quais perderam a casa durante a era Reagan-Bush. (pag.172) As ameaas so, porm, projetadas nas figuras das assombraes que, alegoricamente, so capazes de desagregar a famlia e de levar muitas delas a perder a casa e a descer na escala social. (pag. 172) O filme, portanto, pe em jogo o medo de que a explorao imobiliria destrua o meio ambiente e perturbe o delicado equilibrio ecolgico outra preocupao contempornea (...). (pag.172) No entanto, as assombraes tambm representam o medo da alteridade racial, e o filme pode ser interpretado como medo da invaso racial e da destruio da utopia da classe mdia suburbana. Os monstros de Poltergeist aparecem como monstruosidades de pele escura, alteridade da normalidade da classe mdia branca. (pag.172) Portanto, os filmes de terror mobilizam o medo do outro e traam linhas divisrias entre normalidade e anormalidade, bem e mal. A bondade est na normalidade familiar da classe mdia, e a Alteridade est na classe trabalhadora e em Outros raciais, como os indgenas (...). Dessa perspectiva, os monstros ameaadores

representam, alegoricamente, as foras raciais e sociais que ameaam a estabilidade da classe mdia.(pag173) Poltergeist, portanto, apresenta um panorama de imagens simblicas dos pesadelos americanos contemporneos. Sua fora provm do uso de medos reais e da sua apresentao simblica, graas qual as pessoas podem sentir suas ansiedades subconscientes na segurana do filme, por meio de uma mquina ideolgica que atenua e tranqiliza seus medos por mostrar que a famlia consegue escapar. (pag. 176) Ao contrrio dos cineastas mais crticos de Holywood, que dissecam os mitos dominantes e questionam os valores vigentes (por exemplo, Altman, Scorcese, Allen, etc), Spielberg um contador de historias e criador de mitos que afirma plos opostos: valores e estilos de vida da classe mdia, por um lado, e ocultismo transcendente, por outro. (pag.177)

Poltergeist II e a crise do patriarcado Poltergeist II, portanto, continua aprofundando-se nos medos contemporneos relativos a questes raciais, de classe, de gnero, e sexualidade de maneira ainda mais completa e extravagante que o primeiro. Esse filme foi lanado em 1986, durante a recesso reaganista em que era crescente o medo do desemprego e da perda da casa e do controle sobre a vida. (pag.180)

Agora a famlia ameaada pelos espritos dos brancos pobres que querem sair da dimenso espiritual e pelos espritos do cemitrio sobre o qual a casa foi construda. (pag.180) Em conjunto, os filmes Poltergeist representam alegoricamente o medo de que monstros vindos de classes mais baixas e de outras raas destruam a utopia suburbana da classe mdia. (pag.180) Ao contrrio dos filmes de terror de pocas anteriores, que mostravam a famlia como produtora de monstruosidades e horror, nos filmes Poltergeist a famlia sobrevive s ameaas vindas de monstros de fora, outros que pem em perigo a normalidade da classe mdia. Tais filmes, portanto, constituem defesas ideolgicas do ncleo familiar da classe mdia, que por eles louvado. (pag.182)

Diagnstico Crtico: De Poltergeist a Slackers e Beavis and Butt-head. Os dois filmes *Poltergeist] mostram a desagregao e a reintegrao da famlia, numa fantasia cinematogrfica de uma poca na qual as famlias de verdade estavam

sendo desagregadas por uma economia e uma ordem social desintegradoras. (pag.182) O terror e a fantasia conseguem tratar de temticas dolorosas e perturbadoras demais para serem enfrentadas em gneros de realismo social. (pag.183) A inteno dos filmes Poltergeist , portanto, em ultima analise, atar o espectador ao desejo de viver como um tpico integrante da classe mdia depois de passar pelas experincia das ameaas. Esses filmes so, ento, sintomticos da guinada direitista da cultura americana depois que os movimentos crticos e polticos radicais dos anos 1960 questionaram instituies como a familia e o patriarcado. (pag.183)

O efeito Slacker Slacker , provavelmente, a dissecao cinematogrfica quintessencial das angustias da gerao ps-1960, composta por jovens insatisfeitos de vinte e poucos anos, bombardeados pela cultura da mdia e alijados da hegemonia conservadora da classe mdia certinha. (pag.184)

O resultado uma viso da juventude levando a vida desconexa e sem objetivo, a vagar de uma cena e de uma situao a outra, sem metas ou finalidades definidas. No entanto, os jovens Slackers esto numa sociedade totalmente saturada pela mdia, cujos produtos constituem a base de suas conversas e fantasias, de sua vida. Os slackers no so produtos passivos dos efeitos da mdia, mas seus participantes ativos, usando-a para produzir significados, prazer e identidade. (pag.185) Alm disso, a viso de Slacker sobre as mltiplas possibilidades da vida, com um grande numero de indivduos a produzirem seus prprios significados, poderia ter efeitos emancipatrios. As personagens no se conformam nem se submetem a uma estrutura totalizadora de dominao, e ao mesmo tempo que extraem da mdia opinies e imagens, processam-na de maneira individual e idiossincrtica. (pag.187) Portanto, os filmes de Linklater *diretor de Slacker e Dazed and Confused] apresentam um diagnostico da situao dos jovens numa sociedade absurda cujas normas e valores tradicionais j no significam nada para muitos deles. Representam uma oportunidade de diagnostico da situao da juventude contemporanea dos Estados Unidos e indicam que grande numero de jovens est desligado e alienado da cultura vigente, consagrada pelas redes de televiso e pelos filmes conservadores de Holywood. (pag.188)

Beavis and Butt-Head: no h futuro para a juventude ps-moderna. Beavis e Butt-Head personagens de um desenho animado, passam a maior parte do dia sentados numa casa miservel, assistindo televiso, sobretudo videoclipes, que eles avaliam em termos de legal ou um saco. (pag.188)

Em certo sentido, Beavis e Butt-Head ps-moderno por ser um produto puro da cultura da mdia, com personagens, estilo e contedo quase exclusivamente derivados de outros programas de TV. (pag.191) A srie tem uma dimenso utpica: a utopia da ausncia de autoridade paterna e da liberdade ilimitada para se fazer o que se quer quando se quer. (pag.193) Na verdade, a utopia deles solipsista e narcisista, sem comunidade, sem norma ou moralidade consensual e sem considerao pelas outras pessoas. (pag.193) Portanto, em um nvel, o programa uma stira social, e uma critica cultural contundente. Est sempre rindo da televiso, especialmente dos videoclipes e de outras formas da cultura da mdia. Critica as autoridades conservadoras e os liberais gua-morna. Satiriza as instituies autoritrias como os locais de trabalho , as escolas e os servios de recrutamento militar e faz comentrios crticos sobre muitos aspectos da vida contempornea. No entanto, enfraquece algumas de suas prprias criticas sociais ao reproduzir os piores elementos sexistas, violentos e narcisistas da vida contempornea, que se transformam em coisas divertidas e at simpticas nas figuras de Beavis e Butt-Head. (pag.194) Logo, para fazer uma crtica diagnostica no cabvel simplesmente desculpar as traquinices de Beavis e Butt-Head como comportamento tpico de jovens. Tampouco basta conden-los como patolgicos. Em vez disso, cabe ver que a srie revela o grau de violncia que a sociedade est assumindo e o futuro sem sada de uma juventude que, provindo de lares desfeitos, esto em processo de descenso social (...). (pg.197) Na verdade, a cultura da mdia arrastada para a violncia e a quebra de tabus para atrair o pblico, num campo cada vez mais competitivo. Portanto, os excessos cometidos pelo programa esto diretamente relacionados com uma situao competitiva em que a mdia comercial incentivada a exibir um comportamento cada vez mais violento e extremado na presso intensa que sofre pela obteno de altos lucros tendncia que, segundo muitos, crescer a medida que o numero de canais de TV crescer e a competio se tornar mais feroz. (pag.200)

A mdia oferece ambientes simblicos nos quais as pessoas vivem, e influencia intensamente pensamentos, comportamentos e estilos dessas pessoas. (pag.201) Os efeitos Slacker e Beavis and Butt-Head, que acabamos de ver, cristalizam as experincias e os sentimentos de alienao e desesperana produzidos por uma sociedade em desintegrao, modelando essas experincias na forma de identificao com slackers, roqueiros, heavy metal e violncia niilista do tipo praticado por Beavis e Butt-Head. Os textos populares da mdia inspiram-se em sentimentos e experincias do pblico, expressam-nos e pem em circulao efeitos materiais que modelam pensamento e comportamento. (pag. 202)

Vous aimerez peut-être aussi