Vous êtes sur la page 1sur 9

SUMRIO

1. INTRODUO..............................................................................4

2. APLICATIVOS PARA ESCRITRIO DISPONVEL ..................5


3. VANTAGENS LIBREOFFICE X MICROSOFT OFFICE .............6 4. EDITORES DE TEXTO ................................................................7 5. PLANILHA ELETRNICA ...........................................................8 6. APRESENTAO .......................................................................8 7. APLICATIVOS WEB PARA ESCRITRIO..................................9 8. CONCLUSO...............................................................................10 9. REFERNCIAS ...........................................................................11

1. INTRODUO Este trabalho fala a respeito de aplicativos para escritrio que e bastante usado no meio da informtica. Aqui ser feita uma breve comparao entre os softwares livres e os proprietrio como o pacote Office e o LibreOffice. Tambm ser falado dos aplicativos web bem como suas funcionalidades e vantagens.

2. APLICATIVOS PARA ESCRITRIO DISPONVEL Dentre os pacotes disponveis, alguns so pagos por ser software proprietrio, j outros so totalmente gratuito. Cabe ao usurio escolh-lo para fazer o que mais necessita. Abaixo uma tabela dos aplicativos para escritrio pagos e gratuitos disponveis e suas limitaes quanto ao Sistema Operacional.

PAGOS

GRATUITOS Windows, Mac e GNU/Linux Windows, Mac e GNU/Linux Windows, Mac e GNU/Linux Windows, Mac e GNU/Linux Windows e GNU/Linux Mac e GNU/Linux Mac GNU/Linux GNU/Linux Online Online Online Online Online

Microsoft Office

Windows

Libre Office IBM Lotus Symphony OOo4kids

Corel Office

Windows

SoftMaker Office

Windows

Microsoft Works

Windows

KOffice

Office Mac

Mac

AbiWord

iWork

Mac

Slag Office NoOfice SoftMaker Office GNOME Office Google Documents Zoho Work Online Office Web Apps Buzzword EditGrid

Alguns editores de texto so bem simples, j outros oferecem uma grande quantidade de ferramentas como o caso do Microsoft Office e o LibreOffice. Abaixo, uma breve comparao entre o principal aplicativo de ambos os pacotes o Word e o Writer.

1. VANTAGENS LIBREOFFICE X MICROSOFT OFFICE O LibreOffice uma sute de aplicaes de escritrio destinada tanto utilizao pessoal quanto profissional e h diversas ferramentas como editor de textos, planilha, editor de apresentaes, editor de desenhos e banco de dados. Seu ponto principal que ele um software de cdigo aberto e gratuito ao contrrio do Word que proprietrio e pago. O pacote Microsoft Office tambm, uma sute de aplicativos de escritrio para desenvolver trabalhos domsticos e profissionais. Por ser um software proprietrio e pago ele se restringe somente para o Windows, mas h tambm disponvel para Mac s que com algumas restries. Uma das principais vantagens do LibreOffice sobre o Microsoft Office encontra-se na compatibilidade. O LibreOffice pode ser utilizado em vrios sistemas operativos desde Windows e Linux at Mac OS X passando por Solaris e tambm pode salvar em vrios formatos de arquivo, incluindo os formatos do Microsoft Office. J o pacote Microsoft Office salva arquivos apenas nas extenses do prprio Office. E tambm no possvel abrir arquivos do Office 2007 ou maior nas verses anteriores do Office, pois necessrio instalar um pacote de compatibilidade do Microsoft Office para formatos de arquivo do Word, Excel e PowerPoint para poder abri-los.

2. EDITORES DE TEXTOS Os editores de textos so os aplicativos mais utilizados, vai desde a criao de um simples trabalho escolar at a criao de programas de computador (como: bloco de notas, Notepad++, Code::Blocks, Eclipse, etc.). Dentro do pacote para escritrio, os aplicativos permitem ao usurio formatar seu texto de diversas formas como cor, tamanho, fonte, etc. Dentre os mais conhecidos esto o Word e o Writer. O Word um processador de texto e suas funes e ferramentas tornam o editor mais funcional do mercado, permite a utilizao de figuras, grficos e smbolos, sua nica desvantagem o preo, que custa a partir de R$ 199. O LibreOffice Writer um processador de textos semelhante ao Word presente na sute de escritrio Microsoft Office. O Writer, tem suporte criao de etiquetas, imagens, objetos OLE, assinaturas digitais, hiperlinks, formulrios, marcadores e folhas de estilo, assim como a macros, que podem ser escritas em linguagens de programao como JavaScript, Perl, Python ou Basic. Tambm tem suporte a senhas e gravaes do mesmo documento.

3. PLANILHA ELETRNICA A planilha eletrnica uma folha de clculos, onde se realiza clculos ou apresentao de dados. Sua funo basicamente fazer clculos, desde os mais simples at aqueles que envolvem clculos mais complexos. Os mais utilizados o Excel e o Calc e a principal diferena principal entre eles que no Calc o usurio pode salvar alm do formato padro .odt, pode tambm salvar em PDF e no Excel s nos formatos .xls ou .xlsx.

4. APRESENTAO Dentre os aplicativos de apresentao gratuitos, para Aragaki (2006), o Impress o melhor software gratuito para fazer apresentaes.
O Impress permite exportar os slides criados para o formato .swf, da Macro media Flash. Basta clicar em Arquivo > Exportar. Selecione, ento, o formato swf. Com isso, possvel enviar os seus slides mesmo quelas pessoas que no tenham instalado nem Impress, nem o PowerPoint, j que comum ter o plugin do flash instalado no prprio navegador de Internet. ARAGAKI (2008).

No Impress o ponto mais forte em relao ao PowerPoint a opo que permite salvar em flash, que bastante til, pois pode ser aberto at em navegadores de internet. Neste quesito o Impress tem mais vantagem sobre o PowerPoint. E tambm assim como os outros aplicativos do pacote Microsoft Office, o PowerPoint no abre arquivos gerados no formato do OpenOffice. .

5. APLICATIVOS WEB PARA ESCRITRIO

Os aplicativos web para escritrio so processadores de textos, planilhas e apresentaes gratuito, baseado na web. A ferramenta permite que seus usurios criem e editem documentos online ao mesmo tempo e que podem salvar seus documentos na nuvem. Dentre os melhores se destacam o Google Docs e o Office Web Apps da Microsoft. No quesito interface o Office Web Apps traz um visual mais atraente muito parecido com o do Office 2007 com o mesmo esquema de organizao. O Google Docs da Google apresenta um visual simples e limpo e os menus so escondidos bastando apenas clicar em cima da opo desejada. Ambos os aplicativos possuem editor de texto, planilhas e apresentao. No editor de texto o Docs fornece mais recursos que o Office Web Apps, e na hora da edio o Word Web Apps no fornece um layout de impresso enquanto o usurio edita, j o Docs apresenta a edio dos textos como se fossem uma folha de papel. O editor de planilhas no Google Docs bem completo assim como no Excel Web Apps, j nas Apresentaes, o PowerPoint oferece todas as ferramentas e muito mais templates que o do Google Docs. Na compatibilidade o Docs alm de salvar os documentos em .doc e .odt ele tambm tem suporte para PDF, e o pacote da Microsoft salva apenas em seu formato padro.

10

6. CONCLUSO Apesar de existirem varias ferramentas de edio de texto, planilhas e apresentao, o Office e o LibreOffice sem dvida so os melhores. O LibreOffice sai na frente por ser gratuito e ter mais compatibilidade .O Office por sua interface mais amigvel se torna mais fcil de trabalhar. No final das contas a escolha de um desses pacotes para escritrio dependera do que voc quer criar.

11

REFERNCIAS

Wikipedia. Editor de texto. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Editor_de_texto> Acesso em: 03 ago. 2012. Silva, Fernandinho (2008). Editores de Texto. Disponvel em: <http://www.grupoescolar.com/pesquisa/editores-de-texto.html > Acesso em: 03 ago. 2012. Leo, Rodrigo (2007) OpenOffice Writer. Disponvel em: < http://wiki.ubuntubr.org/Writer> Acesso em: 07 ago. 2012 Existem diferenas entre o Microsoft Office Word e o OpenOffice.org Writer?
Disponvel em: <http://pt.kioskea.net/faq/11858-os-pacotes-e-os-softwares-para-

escritorio> Acesso em: 07 ago. 2012


Aragaki , Bruno (2005).

Veja vantagens e desvantagens do Writer em relao ao

Word. Disponvel em: < http://tecnologia.uol.com.br/especiais/ultnot/2005/11/05/ult2888u113.jhtm> Acesso em: 13 ago 2012


Aragaki , Bruno (2006).

PowerPoint ou Impress? Veja prs e contras desse

software livre. Disponvel em: <http://tecnologia.uol.com.br/especiais/ultnot/2006/01/16/ult2888u136.jhtm> Acesso em: 13 ago 2012 Wikipedia. OpenOffice.org Impress. Disponvel em: <http://wiki.ubuntubr.org/Impress> Acesso em: 13 ago 2012
Aragaki , Bruno.

Impress o melhor software gratuito para fazer apresentaes

(2006). Disponvel em: <http://tecnologia.uol.com.br/especiais/ultnot/2006/01/16/ult2888u133.jhtm> Acesso em: 13 ago 2012

Vous aimerez peut-être aussi