Vous êtes sur la page 1sur 63

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

Aula 04
Ol, Pessoal! Esta a quarta aula do curso de APU em exerccios. Nela veremos os seguintes itens do edital:

Aula 04 25/01:

8. Desconcentrao e descentralizao administrativa. 5. Novas formas de gesto de servios pblicos: formas de superviso e contratualizao de resultados; horizontalizao; pluralismo institucional; prestao de servios pblicos e novas tecnologias.

Este final de semana teve a prova discursiva do concurso de AFRFB. A questo de Administrao Pblica foi mais ou menos assim: Questo Administrao Pblica (15 a 30 linhas) Segundo o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, a administrao tributria faz parte do chamado Ncleo Estratgico, que por desempenhar atividade fiscalizatria deve pautar-se pela administrao burocrtica e ser refratria s novas tcnicas gerencias, salvo para identificar os dados fiscais dos contribuintes, a exemplo da declarao do Imposto de Renda feita pela internet, limitando as ferramentas de acesso, por parte dos contribuintes, aos seus dados fiscais. A afirmativa acima apresenta alguns erros conceituais. Identifique-os e fundamente a justificativa. Quem quiser treinar um pouco de discursiva, me mande a resoluo para o e-mail rafaelencinas@pontodosconcursos.com.br Depois eu mando uma correo. Boa Aula!

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

Sumrio
1 2 3 4 5 LISTA DAS QUESTES.............................................................................................................................. 2 GABARITO ............................................................................................................................................ 12 QUESTES COMENTADAS..................................................................................................................... 13 LEITURA SUGERIDA............................................................................................................................... 62 BIBLIOGRAFIA....................................................................................................................................... 62

1 Lista das Questes


1. (ESAF/MRE/2002) Enquanto a desconcentrao um modo de realizar a prestao de determinado servio pblico instalando unidades do prprio rgo, com certo poder de deciso, mais prximo dos seus usurios, com distribuio interna de competncias, a descentralizao ocorre ao transferir-se tal atendimento ou execuo, para outras pessoas ou entidades criadas com essa finalidade. a) Correta a assertiva. b) Incorreta a assertiva, porque no existe distino entre descentralizao e desconcentrao. c) Incorreta a assertiva, porque desconcentrao e descentralizao so exatamente o oposto do que foi afirmado. d) Incorreta a assertiva, porque tanto a desconcentrao como a descentralizao equivalem a transferir para outra entidade a execuo de determinado servio. e) Incorreta a assertiva, porque tanto a desconcentrao como a descentralizao equivalem a manter a competncia e a prestao do servio no mesmo rgo.

2. (ESAF/SFC/2000) Em relao ao federalismo e descentralizao poltica, no se pode afirmar que: a) O que realmente caracteriza o Estado federal o princpio constitucional que lhe impe o respeito s competncias das unidades federativas. b) Na descentralizao administrativa tem-se um fenmeno de derivao dos poderes administrativos do aparelho poltico-administrativo do Estado. www.pontodosconcursos.com.br 2

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS c) No federalismo, a determinao do nvel de autonomia constitucional das instncias subnacionais de competncia legislativa estadual. d) O federalismo baseia-se nos princpios da autonomia das partes e da participao no todo. e) Ao Estado unitrio permitido mudar o ordenamento precedente, mediante o prprio rgo legislativo, via lei ordinria ou constitucional.

3. (CESPE/VRIOS) A respeito do tema da descentralizao e da desconcentrao, analise as afirmaes e assinale a opo correta. I. A descentralizao entendida como um processo de redistribuio de poder, ou seja, de recursos humanos, fsicos e financeiros, com a respectiva garantia dos meios para exerc-lo. Porm, isso no implica a descentralizao do poder de deciso. II. A descentralizao pode ser territorial ou geogrfica, quando se estende a descentralizao da Unio aos estados-membros e destes aos municpios, ou institucional, quando h transferncia do servio ou da sua execuo da entidade estatal para suas autarquias e fundaes. III. A escolha pela subveno a uma instituio privada para a prestao de um servio pblico de sade representa forma de desconcentrao do servio pblico. IV. A descentralizao administrativa por servios, aps as reformas do Estado na dcada de 1990, vem paulatinamente sendo substituda pela descentralizao por colaborao, que compreende o processo de concesso/permisso/ terceirizao de servios pblicos. So corretas: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV

4. (ESAF/TCU/2002) Assinale a opo correta a respeito de abordagens e conceitos de gesto por resultados.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS a) Uma poltica pblica, como elemento do processo de deciso poltica, prescinde de objetivos claramente pr-determinados. b) A gesto por programas, conforme definida no ltimo Plano Plurianual, implica a hierarquizao de aes por programas e desses por polticas setoriais. c) O conceito contemporneo de planejamento estratgico de organizaes pblicas pe em relevo a necessidade de os dirigentes pblicos e suas equipes pensarem estrategicamente. d) O conceito contemporneo de desempenho est cada vez mais relacionado ao grau de execuo das aes programadas em determinado perodo. e) Um sistema de acompanhamento e controle deve-se basear em uma quantidade exaustiva de indicadores de desempenho.

5. (ESAF/MPOG/2003) O Oramento-programa definido como um plano de trabalho expresso por um conjunto de aes a realizar e pela identificao dos recursos necessrios sua execuo. No Brasil, a Lei Oramentria Anual (LOA) o oramento propriamente dito. O oramento-programa no permite: a) estabelecer o conjunto de metas e prioridades da Administrao Pblica Federal. b) proporcionar interdependncia e conexo entre os diferentes programas do trabalho. c) atribuir responsabilidade ao administrador. d) atribuir recursos para o cumprimento de determinados objetivos e metas. e) identificar duplicidade de esforos.

6. (ESAF/EPPGG/2008) As afirmativas a seguir se referem ao Plano Plurianual (PPA). I. um instrumento mediador entre o planejamento de longo prazo e os oramentos anuais que consolidam a alocao dos recursos pblicos a cada exerccio. II. O elemento organizativo central do PPA o Programa, entendido como um conjunto articulado de aes oramentrias, na forma de projetos, atividades e operaes especiais, e aes no-oramentrias, com intuito de alcanar um objetivo especfico.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS III. O impacto dos programas analisado anualmente a partir de avaliaes externas conduzidas por uma equipe de especialistas independentes. IV. revisto periodicamente, adotando a estratgia de programao deslizante (Rolling Plan). Esto corretas: a) As afirmativas I, II, III e IV. b) Apenas as afirmativas I, II e IV. c) Apenas as afirmativas I, II e III. d) Apenas as afirmativas II, III e IV. e) Apenas as afirmativas I e II.

7. (ESAF/AFRF/2002) O contrato de gesto um instrumento consagrado de gesto de resultados na administrao pblica. Julgue os itens a seguir. I. Os contratos de gesto firmados com organizaes privadas demandam prvia licitao. II. Os contratos de gesto firmados entre organizaes pblicas fragilizam o contratado na medida em que no prevem penalidades aos contratantes em caso de impossibilidade de repasses financeiros. III. A contratualizao interna se d entre a cpula e instncias operacionais de uma mesma organizao. IV. O descumprimento injustificado pelas agncias reguladoras de contrato de gesto que tenham firmado leva demisso de seus dirigentes. V. A regulamentao do pargrafo 8 do art. 37 da Constituio Federal permite a ampliao da autonomia gerencial mediante contrato de gesto apenas para autarquias e fundaes. Esto corretos apenas os itens a) I, II e III b) I, II e IV c) II, III e IV d) II, IV e V e) III, IV e V

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 8. (FCC/TCM-CE/2006) O modelo de Estado subsidirio propugna a participao do setor pblico apenas nas reas onde a iniciativa privada mostre-se deficitria. Tal modelo d nfase atuao da Administrao na funo de fomento, podendo-se citar como um de seus instrumentos as Organizaes Sociais, que (A) integram a estrutura da Administrao, como entidades descentralizadas, atuando em setores essenciais, porm no exclusivos do Estado, tal como sade e educao. (B) so entidades do setor privado que, aps receberem a correspondente qualificao, passam a atuar em colaborao com a Administrao, podendo receber recursos oramentrios. (C) pertencem originalmente ao setor privado e, aps receberem a correspondente qualificao, passam a ser consideradas entidades pblicas. (D) so entidades do setor privado, declaradas por lei como de interesse pblico, que gozam de privilgios fiscais. (E) so entidades privadas, cuja atuao subsidiria atuao pblica no fomento a atividades comerciais e industriais.

9. (CESPE/VRIOS) A respeito da avaliao de desempenho, assinale o item incorreto. a) Um dos pontos fracos da avaliao de desempenho o fato de ela poder ser percebida como uma situao de recompensa ou punio pelo desempenho passado. b) A avaliao 360 efetuada com todas as pessoas que trabalham direta ou indiretamente com o avaliando, incluindo-se, dessa forma, a chefia, os subordinados, os clientes internos e externos, os pares e os fornecedores. c) As caractersticas de determinado indivduo esto diretamente relacionadas ao desempenho que ele tem em sua funo na organizao, devendo ento ser mais enfatizadas em uma avaliao de desempenho que o seu comportamento. d) Ao classificar um empregado considerando especialmente qualidades que percebe em si mesmo, um avaliador de desempenho pode estar cometendo um erro de semelhana ao se perceber agressivo, pode avaliar visando encontrar agressividade , o que influencia consideravelmente a avaliao do empregado. e) O mtodo da escolha forada um dos mtodos tradicionais de avaliao do desempenho tem entre suas vantagens o fato de proporcionar resultados confiveis e isentos de influncias subjetivas e pessoais (eliminando o efeito da

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS generalizao), alm de ser de aplicao simples, que no exige preparo prvio dos avaliadores.

10. (ESAF/APO-MPOG/2005) Diversos autores vm apontando uma srie de tendncias quanto ao processo de avaliao de desempenho e resultados na gesto de pessoas. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas e depois escolha a seqncia correta. ( ) Uma das tendncias do processo de avaliao de desempenho e resultados na gesto de pessoas o estabelecimento de um compromisso cada vez mais direto com a estratgia da organizao, com a utilizao de modelos de gesto por competncias e a adoo de metas e indicadores de desempenho. ( ) Uma das tendncias do processo de avaliao de desempenho e resultados na gesto de pessoas o fortalecimento do papel de controle dos gerentes tanto no apoio ao desenvolvimento e melhoria do desempenho, quanto na administrao das competncias e da carreira dos avaliados. ( ) Uma das tendncias do processo de avaliao de desempenho e resultados na gesto de pessoas a utilizao de modelos que integram as diferentes funes de gesto de pessoas, orientando tanto a gesto do desempenho quanto as aes de desenvolvimento, carreiras e promoo. ( ) Uma das tendncias do processo de avaliao de desempenho e resultados na gesto de pessoas a compreenso da avaliao como sendo um espao de conflito entre expectativas da organizao e das pessoas, devendo-se estabelecer que decises contribuam em maior grau para a organizao. ( ) Uma das tendncias do processo de avaliao de desempenho e resultados na gesto de pessoas o uso de ferramentas bem definidas quanto ao foco e resultados pretendidos e com mltiplas fontes, permitindo feedbacks de chefias, pares, subordinados e clientes internos e externos. a) F, F, F, V, V b) V, F, V, F, V c) V, V, F, F, F d) F, V, F, V, V e) V, F, V, V, F

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 11. (ESAF/ADM-MPOG/2006) Indique a opo que apresenta corretamente uma das tendncias do processo de avaliao de desempenho e de resultados na gesto de pessoas. a) Adoo de metas e indicadores de desempenho voltados para resultados. b) Foco no cumprimento das normas e procedimentos organizacionais. c) Avaliao unilateral, a chefia avaliando os seus subordinados. d) Compreenso da avaliao como espao de conflito entre capital e trabalho. e) nfase no pagamento de recompensas para os bem avaliados.

12. (ESAF/ENAP/2006) Assinale a opo que exprime corretamente caractersticas de uma estrutura organizacional em rede. a) Na estrutura em rede a organizao vista como um sistema fechado. b) Na estrutura em rede prevalece a uniformidade e conformidade. c) Na estrutura em rede prevalece o compartilhamento de autoridade e responsabilidade. d) Na estrutura em rede as clulas so formadas considerando a especializao do trabalho. e) Na estrutura em rede conjugam-se aspectos funcionais com a de produto e/ou processo.

13. (ESAF/MPOG/2008) Sobre a gesto de redes no setor pblico, correto afirmar que: a) tornam a ao pblica mais facilmente gerencivel, visto que reduzem os obstculos para o controle e coordenao das interdependncias. b) so constitudas a partir de critrios explcitos e universais de participao, o que reduz consideravelmente a concentrao das decises nas mos de uma elite. c) estabelecem metas compartilhadas e preenchem os vazios estruturais existentes na administrao pblica. d) so conduzidas a partir de instrumentos de gesto estratgica amplamente aceitos, advindo de um vasto acervo de estudos sobre modelos de comportamento interorganizacional.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS e) preconiza a existncia de uma gerncia social adaptativa para elevar a eficcia das polticas pblicas que lidam com problemas de grande complexidade em contextos de instabilidade institucional e turbulncia poltica.

14. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) Sobre os modelos de gesto intergovernamental de polticas pblicas, associe a coluna A com a coluna B, assinalando a opo que indica as relaes corretas. Coluna A Coluna B

A1 - Construo conjunta de instrumentos de planejamento, implementao e avaliao e gesto a partir da negociao entre as partes. A2 - Estabelecimento por governos locais de suas prprias bases para atuao a partir de funes delegadas normativamente. A3 - Manuteno do controle pela esfera federal e emprego de normas e instrumentos padronizados de regulao e avaliao de resultados. A4 - Estabelecimento de bases colaborativas e estratgicas, intensificando as relaes de interdependncia entre as partes. B1 - Modelo de cima para baixo (top-down) B2 - Modelo de gesto de redes B3 - Modelo de trocas mtuas B4 - Modelo de jurisdio a) A1-B3, A2-B4, A3-B1, A4-B2 b) A1-B3, A2-B2, A3-B4, A4-B1 c) A1-B1, A2-B3, A3-B2, A4-B4 d) A1-B4, A2-B1, A3-B3, A4-B2 e) A1-B2, A2-B1, A3-B4, A4-B3

15. (ESAF/STN/2005) A inovao na prestao de servios pblicos no Brasil a recente legislao sobre PPP parceria pblico-privada. Por essa norma, entende-se por concesso patrocinada:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS a) a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas, de que trata a Lei n 8.987/95, quando envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. b) o contrato de prestao de servios de que a Administrao Pblica seja a usuria direta ou indireta, ainda que envolva execuo de obra ou fornecimento ou instalao de bens. c) a concesso comum, abrangida pela Lei n 8.987/95, que no envolve a contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. d) a concesso de servios ou de obras pblicas, regidas pela Lei n 8.987/95, quando envolver, adicionalmente ao recebimento da tarifa cobrada pelo usurio, o pagamento de contraprestao do parceiro privado ao parceiro pblico. e) o contrato de prestao de servios ou de obras pblicas, nos quais o parceiro privado patrocinado por um terceiro, entidade financeira, nacional ou internacional, com responsabilidade de pagamento pelo parceiro pblico.

16. (ESAF/SPO-MPOG/2005) A Lei n 11.079, de 30 de dezembro de 2004 institui normas gerais para licitao e contratao de Parceria Pblico- Privado no mbito da administrao pblica. O Art. 4 dessa Lei estabelece que, na contratao de Parceria Pblico-Privado, sero observadas algumas diretrizes. Classifique as opes a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F). ( ) Eficincia no cumprimento das misses de Estado e no emprego dos recursos da sociedade e repartio objetiva de riscos entre as partes. ( ) Respeito aos interesses e direitos dos destinatrios dos servios e dos entes privados incumbidos da sua execuo. ( ) Delegabilidade das funes de regulao e do exerccio do poder de polcia do Estado. ( ) Responsabilidade social na celebrao e execuo das parcerias. ( ) Transparncia dos procedimentos e das decises e sustentabilidade financeira e vantagens socioeconmicas dos projetos de parceria. Indique a resposta correta. a) V, V, V, F, F b) V, V, F, F, V c) F, F, V, V, F www.pontodosconcursos.com.br 10

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS d) F, V, V, V, V e) F, V, F, V, F

17. (ESAF/AFRF/2002) Julgue os itens relativos s implementaes do governo eletrnico. I. Utilizao intensiva de tecnologia de comunicaes e informao na administrao pblica. II. Estabelecimento de canais de acesso com o pblico em geral e segmentos beneficirios especficos. III. Apoio e fomento indstria na rea de tecnologia de comunicaes e informao. IV. Programas de reduo da excluso digital, popularizao de equipamentos e do acesso. V. Disponibilizao de informaes e prestao de servios por meio da internet. A quantidade de itens corretos igual a a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

18. (ESAF/AFT/2006) A unificao da informtica com a comunicao oportunizou o uso de internet no setor pblico. Indique se as frases a seguir so falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a opo correta. I. Atravs da internet, a administrao pblica disponibiliza dados e relatrios, dando possibilidade aos cidados de decidirem sobre aes do governo. II. A internet possibilita a divulgao de informaes para os cidados sobre campanhas, procedimentos administrativos, entre outros. III. O uso eficiente da internet possibilita a modernizao dos rgos pblicos, promovendo maior profissionalismo.

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS IV. Atravs da internet, o setor pblico pode ofertar servios ao cidado e disponibilizar dados que permitem o controle externo. Selecione a opo correta. a) Somente I e II so falsas. b) Somente II e IV so verdadeiras. c) Somente a IV verdadeira. d) Somente a I falsa. e) Somente a III e IV so falsas.

19. (ESAF/AFT/2006) Selecione a opo incorreta. a) Um dos objetivos da Tecnologia da Informao dar maior transparncia s aes do Estado por meio da divulgao de dados. b) A Tecnologia da Informao uma ferramenta de modernizao da gesto tanto pblica como privada. c) A Tecnologia da Informao conta hoje com os avanos das tecnologias de comunicao, possibilitando o desenvolvimento de ferramentas conjuntas. d) A Tecnologia da Informao conta com mainframes cada vez mais potentes que permitem o acesso direto ao usurio-cidado. e) Internet, intranet, infovias, correio eletrnico, educao online, so algumas Tecnologias de Informao usadas pela administrao.

2 Gabarito
1. A 2. C 3. D 4. C 5. A 5. A 6. B 7. C 8. B 9. C 10. B 11. E 12. C 13. E 14. A 15. A 12 16. B 17. E 18. B 19. D

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

3 Questes Comentadas
1. (ESAF/MRE/2002) Enquanto a desconcentrao um modo de realizar a prestao de determinado servio pblico instalando unidades do prprio rgo, com certo poder de deciso, mais prximo dos seus usurios, com distribuio interna de competncias, a descentralizao ocorre ao transferir-se tal atendimento ou execuo, para outras pessoas ou entidades criadas com essa finalidade. a) Correta a assertiva. b) Incorreta a assertiva, porque no existe distino entre descentralizao e desconcentrao. c) Incorreta a assertiva, porque desconcentrao e descentralizao so exatamente o oposto do que foi afirmado. d) Incorreta a assertiva, porque tanto a desconcentrao como a descentralizao equivalem a transferir para outra entidade a execuo de determinado servio. e) Incorreta a assertiva, porque tanto a desconcentrao como a descentralizao equivalem a manter a competncia e a prestao do servio no mesmo rgo. Vamos comear diferenciando a descentralizao da desconcentrao. Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro: Descentralizao a distribuio de competncia de uma para outra pessoa, fsica ou jurdica. Difere da desconcentrao pelo fato de ser esta uma distribuio interna de competncias, ou seja, uma distribuio de competncia dentro da mesma pessoa jurdica; sabese que a Administrao Pblica organizada hierarquicamente, como se fosse uma pirmide em cujo pice se situa o Chefe do Poder Executivo. As atribuies administrativas so outorgadas aos vrios rgos que compem a hierarquia, criando-se uma relao de coordenao e subordinao entre uns e outros. Isso feito para descongestionar, desconcentrar, tirar do centro um volume grande de atribuies, para permitir seu mais adequado e racional

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS desempenho. A desconcentrao liga-se hierarquia. A descentralizao pressupe a existncia de, pelo menos, duas pessoas, entre as quais se repartem as competncias. Assim, a desconcentrao compreende o processo de distribuio de competncia dentro da mesma pessoa jurdica, dentro da hierarquia. J a descentralizao envolve a existncia de outra pessoa jurdica para quem repassada a competncia. A desconcentrao ocorre com a criao de rgos, que no so dotados de personalidade prpria. J a descentralizao pode ocorrer para uma entidade da administrao indireta ou para o setor privado. Sempre deve existir uma segunda pessoa jurdica que recebe as atribuies. A questo afirma que na desconcentrao so instaladas unidades do prprio rgo; j a descentralizao prev a existncia de outras pessoas ou entidades. A afirmao correta. Podemos falar ainda em centralizao, que a prestao de um servio pblico diretamente por certa pessoa poltica, por meio de seus rgos, centros de competncia sem personalidade jurdica. a prpria pessoa poltica, agindo por intermdio de seus rgos, quem est executando diretamente certa tarefa. Ela pode ser ento desconcentrada, quando se criam os rgos. Um exemplo ocorre nos Estados unitrios. Eles so caracterizados por um poder central que conjuga o poder poltico. Podem ser centralizados ou descentralizados. No primeiro, toda a execuo est nas mos dos rgos centrais. J nos descentralizados, existem entidades locais com personalidade prpria que executam os servios. A Frana, por exemplo, formada por departamentos. Alguns autores diferenciam o Estado unitrio descentralizado como uma terceira forma de Estado, o Estado Regional. As outras duas seriam o Unitrio e o Federal. Na prxima questo vamos ver um pouco da descentralizao nessas formas de Estado. Gabarito: A.

2. (ESAF/SFC/2000) Em relao ao federalismo e descentralizao poltica, no se pode afirmar que: a) O que realmente caracteriza o Estado federal o princpio constitucional que lhe impe o respeito s competncias das unidades federativas. www.pontodosconcursos.com.br 14

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS b) Na descentralizao administrativa tem-se um fenmeno de derivao dos poderes administrativos do aparelho poltico-administrativo do Estado. c) No federalismo, a determinao do nvel de autonomia constitucional das instncias subnacionais de competncia legislativa estadual. d) O federalismo baseia-se nos princpios da autonomia das partes e da participao no todo. e) Ao Estado unitrio permitido mudar o ordenamento precedente, mediante o prprio rgo legislativo, via lei ordinria ou constitucional. Maria Sylvia Zanella Di Pietro classifica os tipos de descentralizao da seguinte forma: Descentralizao Poltica: ocorre quando o ente descentralizado exerce atribuies prprias que no decorrem do ente central; a situao dos Estados-membros da federao e, no Brasil, tambm dos Municpios. Cada um desses entes locais detm competncia legislativa prpria que no decorre da Unio nem a ela se subordina. Descentralizao Administrativa: ocorre quando as atribuies que os entes descentralizados exercem s tm valor jurdico que lhes empresta o ente central. A titularidade do servio continua com o ente central Portanto, no Estado unitrio s podemos falar em descentralizao administrativa, j que se trata de faculdades delegadas, oriundas do poder central, que apenas transmite determinada parcela de poderes s coletividades territoriais, conservando, porm, intacta e permanente tutela sobre os quadros locais de competncia. Por conseguinte, o trao definidor da descentralizao administrativa vem a ser a ausncia precisa de autonomia e independncia. No se institui aqui um poder originrio de arbtrio, um instrumento soberano de comando, visto que, assim, ao invs de administrativa, teramos uma descentralizao poltica, o que caracteriza os Estados federados. Nestes, no o ente central, a Unio, que transfere as competncias, mas sim a Constituio Federal, o pacto entre os estados. Assim, uma das caractersticas do Estado Federal o respeito da Unio autonomia dos Estados-membros. Tanto que a possibilidade de interveno da Unio nos Estados limitada a casos especficos. A letra A correta.

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A Descentralizao Administrativa ocorre quando as atribuies que os entes descentralizados exercem s tm valor jurdico que lhes empresta o ente central. Segundo Roversi e Monaco: A descentralizao poltica distingue-se da administrativa no apenas pelo tipo diferente de aes exercidas, mas tambm pelo ttulo que caracteriza seu fundamento. A descentralizao poltica expressa uma idia de direito autnomo, enquanto na descentralizao administrativa especfica temos um fenmeno de derivao dos poderes administrativos que, por sua vez, derivam do aparelho do Estado, isto , do Estado-pessoa. Quando a letra B fala em derivao, podemos fugir um pouco da nossa matria e invadir a de Portugus. No estudo da formao das palavras, a derivao a formao de uma palavra a partir de outra. Um exemplo a palavra tringulo, que significa trs ngulos. Aqui na nossa matria, o significado de derivao o mesmo, ou seja, a descentralizao administrativa ocorre com a transferncia de poderes. O ente descentralizado recebe seus poderes de outro, coisa que no acontece na descentralizao poltica, em que os poderes so do prprio ente descentralizado. A letra B correta. A letra C incorreta porque a Constituio Federal, e no as estaduais, que estabelece o nvel de autonomia constitucional das instncias subnacionais. A letra D correta. Georges Scelle afirma que o sistema federativo repousa sobre dois princpios essenciais: a lei da participao: os estados membros tomam parte da formao da vontade estatal referida a toda ordem federativa. a lei da autonomia: h competncia constitucional prpria e primria para organizar, estatuir e gerir o seu ordenamento, dentro dos limites traados pela Constituio federal. No depende da Unio naquilo que constitui a esfera de suas atribuies especficas. dotado de poder constituinte A letra E um pouco mais complicada, e tambm mal elaborada. Ela est dizendo que nos Estados Unitrios possvel a existncia de uma Constituio no-escrita, ou seja, que no haja um nico documento formal, mas sim uma srie de leis esparsas. Por isso possvel alterar o ordenamento precedente via lei ordinria. J nos Estados Federados, a Constituio representa o pacto entre os Estados que decidem se juntar. Por isso, no podemos falar em federao sem uma constituio formal, e o ordenamento precedente no poderia ser alterado por lei ordinria. www.pontodosconcursos.com.br 16

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Gabarito: C.

3. (CESPE/VRIOS) A respeito do tema da descentralizao desconcentrao, analise as afirmaes e assinale a opo correta.

da

I. A descentralizao entendida como um processo de redistribuio de poder, ou seja, de recursos humanos, fsicos e financeiros, com a respectiva garantia dos meios para exerc-lo. Porm, isso no implica a descentralizao do poder de deciso. II. A descentralizao pode ser territorial ou geogrfica, quando se estende a descentralizao da Unio aos estados-membros e destes aos municpios, ou institucional, quando h transferncia do servio ou da sua execuo da entidade estatal para suas autarquias e fundaes. III. A escolha pela subveno a uma instituio privada para a prestao de um servio pblico de sade representa forma de desconcentrao do servio pblico. IV. A descentralizao administrativa por servios, aps as reformas do Estado na dcada de 1990, vem paulatinamente sendo substituda pela descentralizao por colaborao, que compreende o processo de concesso/permisso/ terceirizao de servios pblicos. So corretas: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV Descentralizao, segundo o Dicionrio Houaiss, significa: Separar ou dissociar do centro os elementos que neste lugar se encontram; afastar, dissociar, distanciar Assim, descentralizao representa a retirada do centro. Mas retirada do que? Do poder de deciso. A descentralizao sempre envolve transferncia do poder de deciso. Se a deciso permanecer na mo de poucos, ainda estaremos numa estrutura centralizada. Assim, quando falamos em descentralizao, temos que ter em www.pontodosconcursos.com.br 17

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS mente que preciso que se abdique do poder decisrio em benefcio de outra pessoa. A afirmao I errada. Contudo, a simples delegao de responsabilidades na gesto de determinados servios pblicos no implica numa efetiva descentralizao. Para Gremaud, a descentralizao incorpora um conjunto de pelo menos trs aspectos: administrativos com a passagem da responsabilidade de gerencia na proviso de determinados servios pblicos e de gesto de polticas fiscal com a passagem de pelo menos parte da responsabilidade na obteno de recursos necessrios ao financiamento das polticas e poltica com a autonomizao decisria no apenas quanto forma de promover a poltica, mas na prpria escolha entre diferentes servios a serem ofertados e sua estrutura de financiamento. Para Gremaud, a descentralizao poltica possui as seguintes vantagens: do ponto de vista poltico, a descentralizao, por permitir a incorporao direta da participao popular nas escolhas pblicas atravs da aproximao dos atores sociais, proporciona um maior controle sobre a burocracia e uma melhor percepo acerca da soluo para os problemas de uma determinada comunidade; do ponto de vista econmico, a descentralizao proporciona o aumento da eficincia alocativa, gerada pela maior facilidade de deteco das demandas em virtude da maior proximidade entre governo e governados. Alm disso, essa mesma proximidade possibilita aos governos locais o desenvolvimento de estratgias para incrementar a arrecadao, capturando de maneira mais eficiente a capacidade contributiva dos cidados.

A segunda afirmao trata da classificao da descentralizao. Dentro da descentralizao administrativa, Maria Sylvia Zanella Di Pietro enquadra trs tipos de descentralizao: Territorial ou Geogrfica: verifica-se quando uma entidade local dotada de personalidade jurdica prpria, de direito pblico, com capacidade administrativa genrica. prpria dos Estados unitrios, constitudos por Departamentos, Regies, Provncias, etc. A capacidade administrativa genrica a capacidade de exercer a totalidade ou a maior parte dos encargos pblicos de interesse da coletividade. No entanto, importante realar que a

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS descentralizao administrativa territorial mantm a sujeio a controle pelo poder central. Por Servios, Funcional ou Tcnica: ocorre quando o poder pblico cria uma pessoa jurdica de direito pblico ou privado e a ela atribui a titularidade e a execuo de determinado servio pblico. No Brasil, esta criao somente pode dar-se por meio de lei e corresponde, basicamente, figura de autarquia, mas abrange tambm as fundaes governamentais, sociedades de economia mista e empresas pblicas, que exeram servios pblicos. Por Colaborao: ocorre quando se transfere a execuo de determinado servios pblico a pessoa jurdica de direito privado, previamente existente, conservando o Poder Pblico a titularidade do servio. Ocorre por meio da concesso, permisso ou autorizao de servio pblico.

Assim, a descentralizao territorial colocada pela autora como um tipo de descentralizao administrativa, tpica dos Estados Unitrios. Acho um pouco equivocado a afirmao II falar em estados e municpios, pois nos remete a uma descentralizao poltica. Contudo, ela foi considerada certa. Podemos entender que eles esto falando de uma situao em que a Unio transfere para estados e municpios a execuo de servios, mas estes servios seriam ainda constitucionalmente da competncia da Unio, que estaria emprestando ela para os demais entes. Da seria uma descentralizao administrativa, e no poltica. O restante da afirmao est correto. Quando criada uma entidade da administrao indireta, como uma autarquia ou fundao, est ocorrendo uma descentralizao por servios, funcional, tcnica ou ainda institucional. A afirmao III trata da descentralizao por colaborao, quando o Estado atua conjuntamente com entidades privadas, por meio de concesso, permisso e autorizao. Podemos colocar aqui tambm as Organizaes Sociais, OSCIP e esta subveno para uma instituio privada para a prestao de um servio pblico de sade. Portanto, a afirmao III errada porque se trata de uma descentralizao, e no desconcentrao. Percebam que se trata de outra pessoa para quem a execuo do servio transferida. J vimos que o Plano Diretor de 1995 tinha como objetivo limitar a ao do Estado s funes que lhe so prprias, reservando, em princpio, os servios no-exclusivos para a propriedade pblica no-estatal, e a produo de bens e servios para o mercado e para a iniciativa privada. Portanto, as entidades da administrao indireta que exercessem atividades no-exclusivas deveriam ser publicizadas, ou seja,

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS extintas e suas funes transferidas para organizaes sociais. Portanto, haveria a substituio da descentralizao por servios pela por colaborao. A afirmao IV certa. Gabarito: D.

4. (ESAF/TCU/2002) Assinale a opo correta a respeito de abordagens e conceitos de gesto por resultados. a) Uma poltica pblica, como elemento do processo de deciso poltica, prescinde de objetivos claramente pr-determinados. b) A gesto por programas, conforme definida no ltimo Plano Plurianual, implica a hierarquizao de aes por programas e desses por polticas setoriais. c) O conceito contemporneo de planejamento estratgico de organizaes pblicas pe em relevo a necessidade de os dirigentes pblicos e suas equipes pensarem estrategicamente. d) O conceito contemporneo de desempenho est cada vez mais relacionado ao grau de execuo das aes programadas em determinado perodo. e) Um sistema de acompanhamento e controle deve-se basear em uma quantidade exaustiva de indicadores de desempenho. A estratgia do controle de resultados foi desenvolvida nos anos 1950 por Peter Druker, como um corolrio da poltica de descentralizao da autoridade para as unidades de negcio das empresas. A descentralizao implica dar maior autonomia de gesto s unidades descentralizadas. Para isso, necessrio definir objetivos e metas precisos e estabelecer diretrizes claras que orientem os administradores no atingimento dos objetivos. Assim, a gesto por resultados busca conceder autonomia em troca da responsabilizao por resultados. O gestor ter liberdade para escolher os meios que achar mais adequados para o atingimento dos objetivos. Contudo, os objetivos devem ser muito bem definidos, at mesmo para que se possa cobrar os resultados. Aqui no h liberdade do gestor. A letra A errada porque na gesto por resultados fundamental a definio de objetivos claros. Vimos na questo 15 da aula 01 que um dos princpios da administrao gerencial, segundo Caio Marini, :

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Flexibilidade administrativa que permita a instituies e pessoas alcanarem seus objetivos: No se trata de outorgar autonomia pela autonomia, mas, sim, a autonomia necessria para o alcance dos resultados. Hoje, notadamente na administrao indireta, ocorre uma realidade no mnimo curiosa, a da autonomia invertida: as instituies so bastante autnomas para decidirem sobre os seus fins, mas quase nada no que diz respeito aos meios. Vimos que era errada a alternativa que falava que as instituies e as pessoas iriam definir seus objetivos e assim se tornarem responsveis por produzir os resultados pactuados. Os objetivos no devem ser definidos pelos administradores, eles devem estar muito claros. dada autonomia para que o administrador possa perseguir os objetivos que lhe foram colocados. A letra B trata da gesto por programas. Esta uma das formas de contratualizao de resultados. O programa um conjunto articulado de aes (relativas a investimentos, despesas correntes e outras aes no oramentrias), para o alcance de um objetivo. Esse objetivo concretizado em resultados resultado a soluo de um problema ou o atendimento de demanda da sociedade mensurados pela evoluo de indicadores no perodo de execuo do programa, possibilitando, assim, a avaliao objetiva da atuao do governo. Todos os recursos do oramento so alocados aos programas que esto previstos no PPA, na forma de aes oramentrias, exceo das transferncias constitucionais devidas aos Estados e municpios e do pagamento de dvidas do Governo Federal. Os programas, contudo, so mais amplos e completos e integram tambm outras aes, denominadas de aes no oramentrias, que expressam outras fontes de recursos do governo para financiar o cumprimento da sua misso. O programa conceituado no PPA como: Instrumento de organizao da atuao governamental com vistas ao enfrentamento de um problema. Articula um conjunto coerente de aes (oramentrias e no-oramentrias) que concorrem para objetivos setoriais preestabelecidos, constituindo uma unidade bsica de gesto com responsabilidade pelo desempenho e transparncia das aes de Governo. Para James Giacomoni, o oramento-programa aquele que enfatiza: Os objetivos e propsitos perseguidos pela instituio e para cuja consecuo so utilizados os recursos oramentrios.

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Os programas, isto , os instrumentos de integrao dos esforos governamentais, no sentido de concretizao dos objetivos. Os custos dos programas medidos atravs da identificao dos meios ou insumos (pessoal, material, equipamentos, servios etc.) necessrios obteno de resultados. Tal anlise pode, inclusive, projetar os custos para mais de um exerccio financeiro. Medidas de desempenho, com a finalidade de medir as realizaes, os esforos despendidos na execuo dos programas e a responsabilidade pela execuo. A letra B errada porque inverteu a hierarquia. As polticas so decompostas em programas, que so decompostos em aes. As aes podem ser classificadas como atividades, projetos ou operaes especiais: Atividade: um instrumento de programao utilizado para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto ou servio necessrio manuteno da ao de Governo. Exemplo: Fiscalizao e Monitoramento das Operadoras de Planos e Seguros Privados de Assistncia Sade. Projeto: um instrumento de programao utilizado para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da ao de Governo. Exemplo: Implantao da rede nacional de bancos de leite humano. Operao Especial: Enquadram-se nessa classificao as despesas que no contribuem para a manuteno, a expanso ou o aperfeioamento das aes de Governo, das quais no resulta um produto e no gera contra prestao direta em bens ou servios. Porm, um grupo importante de aes com natureza de operaes especiais, quando associadas a programas finalsticos, pode apresentar uma medio correspondente a volume ou carga de trabalho. A letra C correta, j que o planejamento estratgico fundamental para que as organizaes pblicas definam objetivos claros e a forma como iro alcan-los, levando em considerao o ambiente em que esto inseridas. A letra D errada porque o desempenho tem que ser diferenciado da eficcia, entendida como o cumprimento de metas. Desempenho sinnimo de comportamentos, o que as pessoas efetivamente fazem e pode ser observado. O www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS desempenho inclui aquelas aes que dizem respeito s metas da organizao e pode ser medido em termos da proficincia de cada indivduo, ou seja, diante de seu nvel de contribuio. A eficcia refere-se avaliao dos resultados do desempenho e est alm da influncia ou do controle do indivduo. As medidas de eficcia, embora de grande importncia para a organizao, so distorcidas por fatores sobre os quais o funcionrio tem pouca influncia. A letra E errada porque no necessrio a que sejam utilizados indicadores para cada aspecto, minuciosamente, de forma exaustiva. Devem-se focar os aspectos mais importantes. Gabarito: C.

5. (ESAF/MPOG/2003) O Oramento-programa definido como um plano de trabalho expresso por um conjunto de aes a realizar e pela identificao dos recursos necessrios sua execuo. No Brasil, a Lei Oramentria Anual (LOA) o oramento propriamente dito. O oramento-programa no permite: a) estabelecer o conjunto de metas e prioridades da Administrao Pblica Federal. b) proporcionar interdependncia e conexo entre os diferentes programas do trabalho. c) atribuir responsabilidade ao administrador. d) atribuir recursos para o cumprimento de determinados objetivos e metas. e) identificar duplicidade de esforos. A letra A errada. O conjunto de metas e prioridades estabelecido na LDO e no na LOA. Segundo a CF88: 2 - A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. S tomem cuidado para no ficarem muito apegados ao texto constitucional, porque em alguns casos isso pode prejudicar vocs. Vamos ver uma questo do CESPE:

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 1. (CESPE/PMV/2007) Entre os objetivos do PPA, est a definio clara das metas e prioridades da administrao, bem como os resultados esperados.

Segundo a CF/88: 1 - A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. 2 - A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. Assim, o PPA estabelece as DOM (diretrizes, objetivos e metas) e a LDO as MP (metas e prioridades). O fato de a CF dizer que a LDO que define as "metas e prioridades" e que o PPA define as "diretrizes, objetivos e metas" no significa que o PPA no estabelece prioridades. justamente isso que ele faz, definindo as reas em que o governo deve preferencialmente atuar. As questes que do como errado as metas e prioridades no PPA sempre trazem junto as despesas de capital. Neste caso, em que s fala em metas e prioridades, no temos como dizer que est errado. Segundo o Ministrio do Planejamento: O Projeto de Lei do PPA define as prioridades do governo por um perodo de quatro anos e deve ser enviado pelo Presidente da Repblica ao Congresso Nacional at o dia 31 de agosto do primeiro ano de seu mandato. De acordo com a Constituio Federal, o Projeto de Lei do PPA deve conter "as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada". O PPA estabelece a ligao entre as prioridades de longo prazo e a Lei Oramentria Anual.

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Portanto, o PPA tambm define metas e prioridades, at mesmo porque ele um instrumento de gesto por resultados. A letra B certa. Quando as aes do governo so organizadas com base nos resultados, fica mais fcil estabelecer a conexo e interdependncia entre os diferentes programas, uma vez que fica mais fcil observar qual a relao entre eles. A letra C certa. A gesto por programas foca nos resultados e institui a figura do gerente do programa, responsvel pelo alcance dos resultados. Com o estabelecimento de metas e indicadores, possvel fazer a responsabilizao do gestor pelo no alcance dos resultados. A letra D certa. Ela traz a base da gesto por programas, que organizar as aes com base nos resultados, ou seja, juntar num mesmo programa os recursos necessrios para cumprir os objetivos. A letra E certa. Uma vez que todas as aes e recursos necessrios para se alcanar um objetivo so colocados juntos, fica mais fcil identificar duplicidades. Quando as aes esto separadas, organizadas com base nos departamentos e rgos, fica mais difcil saber se dois rgos diferentes esto fazendo a mesma coisa. Gabarito: A.

6. (ESAF/EPPGG/2008) As afirmativas a seguir se referem ao Plano Plurianual (PPA). I. um instrumento mediador entre o planejamento de longo prazo e os oramentos anuais que consolidam a alocao dos recursos pblicos a cada exerccio. II. O elemento organizativo central do PPA o Programa, entendido como um conjunto articulado de aes oramentrias, na forma de projetos, atividades e operaes especiais, e aes no-oramentrias, com intuito de alcanar um objetivo especfico. III. O impacto dos programas analisado anualmente a partir de avaliaes externas conduzidas por uma equipe de especialistas independentes. IV. revisto periodicamente, adotando a estratgia de programao deslizante (Rolling Plan). Esto corretas:

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS a) As afirmativas I, II, III e IV. b) Apenas as afirmativas I, II e IV. c) Apenas as afirmativas I, II e III. d) Apenas as afirmativas II, III e IV. e) Apenas as afirmativas I e II. A primeira afirmao certa, ela foi tirada da mensagem presidencial do PPA 20082011. Segundo a mensagem: O planejamento da ao governamental no horizonte de curto, mdio e longo prazos uma exigncia sem a qual a Estratgia de Desenvolvimento no se viabiliza. O PPA, como um dos instrumentos de planejamento previstos na Constituio Federal, organiza os principais objetivos, diretrizes e metas da Administrao Pblica Federal (APF) para o perodo de quatro anos e deve orientar os demais planos e programas nacionais, regionais e setoriais. Nesse sentido, o PPA um instrumento de planejamento mediador entre o planejamento de longo prazo e os oramentos anuais que consolidam a alocao dos recursos pblicos a cada exerccio. A segunda afirmao certa. Tambm est na mensagem presidencial: O elemento organizativo central do PPA o Programa, entendido como um conjunto articulado de aes oramentrias, na forma de projetos, atividades e operaes especiais, e aes nooramentrias, com intuito de alcanar um objetivo especfico. Os programas estruturam o planejamento da ao governamental para promover mudanas em uma realidade concreta, sobre a qual o Programa intervm, ou para evitar que situaes ocorram de modo a gerar resultados sociais indesejveis. Os programas tambm funcionam como unidades de integrao entre o planejamento e o oramento. A terceira afirmao errada. O PPA deve ser permanentemente monitorado avaliado e revisto, se for o caso, por uma Comisso de Monitoramento e Avaliao instituda no MPOG. Assim, o impacto dos programas tambm analisado anualmente a partir de avaliaes internas conduzidas por uma equipe de especialistas independentes daqueles que o elaboram.

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A quarta afirmao certa. Ao longo da implementao do PPA, procede-se a uma reviso peridica do planejamento, buscando manter o horizonte do planejamento em quatro anos. O PPA 2004-2007 implementou uma nova sistemtica na gesto do PPA, ao adotar a programao deslizante, ou Rolling Plan. Segundo a mensagem presidencial daquele PPA, a programao deslizante consiste na incluso de um exerccio de programao a cada reviso do Plano. Visa evitar o que ocorre nos planos implantados at aqui, que se ativeram a cobrir o horizonte de um exerccio alm do mandato que os formulou. Em cada quadrinio de governo, ano a ano, o horizonte se reduz e o Plano abrange cada vez menor perodo. Dessa forma, a ao planejada de mdio prazo vai deixando de existir. No ltimo ano de vigncia de um PPA, quando j no se possui qualquer informao que possa orientar o planejamento, inicia-se a elaborao de outro Plano Plurianual, totalmente novo. Sem uma programao deslizante, ficaria prejudicada a continuidade e a integrao entre sucessivos quadrinios, necessrias em muitos programas e aes. A programao deslizante est prevista na Lei 11.653 de 2008, que trata do PPA 2008-2011: Art. 19. O Poder Executivo enviar ao Congresso Nacional, at o dia 15 de setembro de cada exerccio, relatrio de avaliao do Plano, que conter: V - as estimativas das metas fsicas e dos valores financeiros, para os trs exerccios subseqentes ao da proposta oramentria enviada em 31 de agosto, das aes oramentrias constantes desta Lei e suas alteraes, das novas aes oramentrias previstas e das aes no-oramentrias, inclusive as referidas nos artigos 22 e 23 desta Lei. O objetivo manter um planejamento de mdio prazo ao longo de todo o PPA, estendendo o horizonte a cada exerccio. A cada ano encaminhado o relatrio de avaliao do PPA com as metas para os trs exerccios posteriores a LOA prximo exerccio. Assim, em 31 de agosto foi encaminha ao Congresso o Projeto da LOA 2010. O relatrio de avaliao do PPA, encaminhado at 15 de setembro, deve conter as metas para os exerccios de 2011, 2012 e 2013. Assim, ao invs de acabar em 2011, o PPA est se prolongando at 2013.

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Gabarito: B.

7. (ESAF/AFRF/2002) O contrato de gesto um instrumento consagrado de gesto de resultados na administrao pblica. Julgue os itens a seguir. I. Os contratos de gesto firmados com organizaes privadas demandam prvia licitao. II. Os contratos de gesto firmados entre organizaes pblicas fragilizam o contratado na medida em que no prevem penalidades aos contratantes em caso de impossibilidade de repasses financeiros. III. A contratualizao interna se d entre a cpula e instncias operacionais de uma mesma organizao. IV. O descumprimento injustificado pelas agncias reguladoras de contrato de gesto que tenham firmado leva demisso de seus dirigentes. V. A regulamentao do pargrafo 8 do art. 37 da Constituio Federal permite a ampliao da autonomia gerencial mediante contrato de gesto apenas para autarquias e fundaes. Esto corretos apenas os itens a) I, II e III b) I, II e IV c) II, III e IV d) II, IV e V e) III, IV e V Outro instrumento de contratualizao de resultados o contrato de gesto. Segundo o Ministrio do Planejamento: A contratualizao de desempenho institucional na administrao pblica um procedimento de ajuste de condies especficas no relacionamento entre rgos e entidades pblicos e privados, que envolve a pactuao de metas de desempenho para o exerccio de atividade pblica, orientadas ao alcance dos objetivos das polticas pblicas. Em alguns casos, a contratualizao pode proporcionar flexibilidades e autonomias de gesto que simplifiquem processos

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS internos das instituies partcipes, em acordo com o estabelecido pelo art. 37, pargrafo 8 da Constituio Federal. No novo modelo de Estado brasileiro, adotado com a Reforma do Estado, o instrumento mais poderoso para se trabalhar com resultados e modernizar o servio pblico o Contrato. A proposta central da Reforma Gerencial a autonomia do gestor pblico, garantir a ele maior autonomia decisria, sob um estreito controle da sociedade. A reforma do Plano Diretor seguiu uma das tendncias das reformas administrativas no mundo. As experincias voltadas melhoria do desempenho das organizaes pblicas, em vrios pases, tm feito uso freqente do estabelecimento de acordos de resultados, entre rgos formuladores de polticas pblicas e entidades voltadas prestao de servios. Tais acordos tm por base o par autonomia x responsabilizao, por meio do qual a entidade prestadora de servios se compromete a obter determinados resultados, em troca de algum grau de flexibilidade em sua gesto. Em vrios desses pases, a adoo desta ferramenta faz parte de um movimento mais amplo de reviso da macroestrutura do aparelho do Estado. Tal processo vem sendo chamado de agencification ou agencificao, ou seja, a individualizao de entidades voltadas a propsitos especficos (genericamente chamadas de agencies, agncias), diferenciando os instrumentos de sua gesto daqueles empregados pelos rgos da administrao direta departments, ministrios ou secretarias de Estado. O termo agencificao usado para se referir a um aspecto da contratualizao, que so os contratos dentro do setor pblico. Existem tambm os contratos do setor pblico com a iniciativa privada. No Brasil, a contratualizao de resultados foi adotada como um dos instrumentos da reforma do Estado proposta em 1995. O Plano Diretor tinha alguns Projetos, dentre os quais o das Agncias Autnomas e o das Organizaes Sociais. Em ambos os casos o instrumento usado como gesto de resultados o contrato de gesto. A afirmao I trata de um dos dois tipos de contrato de gesto, que aquele assinado com entidades de direito privado que recebem a qualificao de Organizaes Sociais. A definio deste tipo de contrato de gesto est na Lei 9.637 de 1998: Art. 5 Para os efeitos desta Lei, entende-se por contrato de gesto o instrumento firmado entre o Poder Pblico e a entidade qualificada como organizao social, com vistas formao de parceria entre

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS as partes para fomento e execuo de atividades relativas s reas relacionadas no art. 1. O contrato de gesto um contrato de parceria, que busca conceder fomento para que as OS prestem servios pblicos. Tambm h responsabilizao por resultados j que estas entidades devem se comprometer em alcanar metas. A afirmao I errada. Os contratos de gesto no demandam licitao prvia. Esta uma das crticas da Maria Sylvia Zanella Di Pietro. Segundo a autora, para que a organizao social se enquadrasse adequadamente nos princpios constitucionais que regem a gesto do patrimnio pblico e que existem exatamente para proteger este patrimnio, seria necessrio, no mnimo: A exigncia de licitao para a escolha da entidade; Comprovao de que a entidade j existe, tem sede prpria, patrimnio, capital, entre outros requisitos exigidos para que uma pessoa jurdica se constitua validamente; Demonstrao de qualificao tcnica e idoneidade financeira para administrar o patrimnio pblico; Submisso aos princpios da licitao; Imposio de limitaes salariais quando dependam de recursos oramentrios do estado para pagar seus empregados; Prestao de garantia tal como exigida nos contratos administrativos em geral, exigncia essa mais aguda na organizao social, pelo fato de ela administrar patrimnio pblico.

A afirmao II trata do segundo tipo de contrato de gesto, que firmado dentro do poder pblico. A EC 19/98, inseriu na Constituio o dispositivo que prev o contrato de gesto dentro do servio pblico: 8 A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: I - o prazo de durao do contrato; II - os controles e critrios de avaliao de desempenho, direitos, obrigaes e responsabilidade dos dirigentes;

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS III - a remunerao do pessoal Podemos ver que est muito bem clara a gesto por resultados: ampliao da autonomia com fixao de metas. Qualquer rgo pblico da administrao direta ou entidade da administrao indireta pode assinar contrato de gesto. Contudo, somente autarquias e fundaes pblicas que recebero a qualificao de agncia executiva. Alm disso, preciso que a entidade desempenhe atividades exclusivas de Estado. A afirmao II verdadeira, no h na legislao previso de nenhuma penalidade no caso de no repasse de recursos nas contratualizaes dentro do poder pblico. A afirmao III correta. A contratualizao representa o acordo de resultados, em que se concede autonomia em troca do cumprimento de metas. Tambm pode ocorrer internamente nas organizaes, foi inclusive esta a idia de Peter Druker, como vimos acima. A afirmao IV correta. A Lei 9.986/2000, que dispe sobre a gesto de recursos humanos das Agncias Reguladoras, no fala na demisso em virtude desse descumprimento. Segundo a Lei: Art. 9 Os Conselheiros e os Diretores somente perdero o mandato em caso de renncia, de condenao judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar. Mas h projeto de lei querendo alterar a redao deste artigo para: Art. 9 - A exonerao dos Conselheiros e dos Diretores poder ser promovida pelo Chefe do Poder Executivo em qualquer poca, observado o disposto neste artigo. 1 - Constituem motivos para a exonerao de dirigentes das Agncias, em qualquer poca a prtica de ato de improbidade administrativa; a condenao penal transitada em julgado, o descumprimento injustificado do contrato de gesto, e a no observncia das polticas determinadas pelo Ministrio ou rgo Superior. Esta previso j est presente em diversas leis de criao das agncias reguladoras, como da ANVISA: Art. 12. A exonerao imotivada de Diretor da Agncia somente poder ser promovida nos quatro meses iniciais do mandato, findos

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS os quais ser assegurado seu pleno e integral exerccio, salvo nos casos de prtica de ato de improbidade administrativa, de condenao penal transitada em julgado e de descumprimento injustificado do contrato de gesto da autarquia. A afirmao V errada, j que o contrato de gesto do 8 para qualquer rgo ou entidade da administrao direta e indireta. Gabarito: C.

8. (FCC/TCM-CE/2006) O modelo de Estado subsidirio propugna a participao do setor pblico apenas nas reas onde a iniciativa privada mostre-se deficitria. Tal modelo d nfase atuao da Administrao na funo de fomento, podendose citar como um de seus instrumentos as Organizaes Sociais, que: (A) integram a estrutura da Administrao, como entidades descentralizadas, atuando em setores essenciais, porm no exclusivos do Estado, tal como sade e educao. (B) so entidades do setor privado que, aps receberem a correspondente qualificao, passam a atuar em colaborao com a Administrao, podendo receber recursos oramentrios. (C) pertencem originalmente ao setor privado e, aps receberem a correspondente qualificao, passam a ser consideradas entidades pblicas. (D) so entidades do setor privado, declaradas por lei como de interesse pblico, que gozam de privilgios fiscais. (E) so entidades privadas, cuja atuao subsidiria atuao pblica no fomento a atividades comerciais e industriais. O PDRAE definiu Organizaes Sociais como entidades de direito privado que, por iniciativa do Poder Executivo, obtm autorizao legislativa para celebrar contrato de gesto com esse poder, e assim ter direito dotao oramentria. Segundo a Lei 9.637 de 2000: Art. 1 O Poder Executivo poder qualificar como organizaes sociais pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS ambiente, cultura e sade, atendidos aos requisitos previstos nesta Lei. O objetivo maior do Projeto Organizaes Sociais e Publicizao era permitir a descentralizao de atividades no setor de prestao de servios no-exclusivos, nos quais no existe o exerccio do poder de Estado, a partir do pressuposto que esses servios sero mais eficientemente realizados se, mantendo o financiamento do Estado, forem realizados pelo setor pblico no-estatal. Seriam extintas fundaes pblicas ou outras entidades que desempenhassem atividades no-exclusivas e estas atividades seriam assumidas por entidades de direito privado sem fins lucrativos que receberiam ajuda do Poder Pblico para prestarem servios pblicos. Segundo a Maria Sylvia Zanella Di Pietro, as organizaes sociais no so uma nova figura jurdica, mas apenas uma qualificao especial conferida a determinadas pessoas jurdicas da iniciativa privada, sem fins lucrativos, mediante o preenchimento de certos requisitos legais. As Organizaes Sociais no integram a estrutura da Administrao, nem antes nem depois do contrato de gesto, por isso as letras A e C so erradas. No integram a Administrao Direta nem a Indireta, nem so delegatrias de servio pblico, pois prestam servios no exclusivos do Estado. Devemos considerar as organizaes sociais como pessoas jurdicas de direito privado que realizam, em seu prprio nome, atividades de interesse coletivo no-privativas de certa pessoa poltica, e que, portanto, podem ser desempenhadas independentemente de delegao. A letra B correta. Apesar de geralmente falarmos que elas so do setor pblico no-estatal, no est errado dizer que so do setor privado, pois no h um regime jurdico de direito pblico no-estatal. A letra D errada. Uma das formas de fomento para as OS que: Art. 11. As entidades qualificadas como organizaes sociais so declaradas como entidades de interesse social e utilidade pblica, para todos os efeitos legais. A letra E errada porque elas no atuam no fomento, muito menos em atividades comerciais e industriais. Elas atuam nos servios no-exclusivos. Uma coisa que temos que tomar cuidado com uma possvel confuso criada pela Maria Sylvia Zanella Di Pietro, para quem h uma diferena entre estes dois tipos de contrato de gesto. Segundo a autora:

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O contrato de gesto, quando celebrado com entidades da Administrao Indireta, tem por objetivo ampliar a sua autonomia; porm, quando celebrado com organizaes sociais, restringe a sua autonomia, pois, embora entidades privadas, tero de se sujeitar a exigncias contidas no contrato de gesto. De certa forma a autora est certa, j que as entidades sem fins lucrativos poderiam prestar os servios sem se restringir s regras do contrato de gesto, por isso ele limita sua autonomia. Contudo, jamais podemos dizer que o objetivo restringir a autonomia, justamente o contrrio, como podemos ver no Plano Diretor: Objetivos para os Servios No-exclusivos: 1) Transferir para o setor publico no-estatal estes servios, atravs de um programa de publicizao, transformando as atuais fundaes pblicas em organizaes sociais, ou seja, em entidades de direito privado, sem fins lucrativos, que tenham autorizao especfica do poder legislativo para celebrar contrato de gesto com o poder executivo e assim ter direito a dotao oramentria. 2) Lograr, assim, uma maior autonomia e uma conseqente maior responsabilidade para os dirigentes desses servios. O objetivo era sim aumentar a autonomia na gesto dos servios pblicos, j que as fundaes seriam transformadas em OS. Gabarito: B.

9. (CESPE/VRIOS) A respeito da avaliao de desempenho, assinale o item incorreto. a) Um dos pontos fracos da avaliao de desempenho o fato de ela poder ser percebida como uma situao de recompensa ou punio pelo desempenho passado. b) A avaliao 360 efetuada com todas as pessoas que trabalham direta ou indiretamente com o avaliando, incluindo-se, dessa forma, a chefia, os subordinados, os clientes internos e externos, os pares e os fornecedores. c) As caractersticas de determinado indivduo esto diretamente relacionadas ao desempenho que ele tem em sua funo na organizao, devendo ento ser mais enfatizadas em uma avaliao de desempenho que o seu comportamento. www.pontodosconcursos.com.br 34

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS d) Ao classificar um empregado considerando especialmente qualidades que percebe em si mesmo, um avaliador de desempenho pode estar cometendo um erro de semelhana ao se perceber agressivo, pode avaliar visando encontrar agressividade , o que influencia consideravelmente a avaliao do empregado. e) O mtodo da escolha forada um dos mtodos tradicionais de avaliao do desempenho tem entre suas vantagens o fato de proporcionar resultados confiveis e isentos de influncias subjetivas e pessoais (eliminando o efeito da generalizao), alm de ser de aplicao simples, que no exige preparo prvio dos avaliadores. A avaliao de desempenho outro instrumento da gesto por resultados. Temos s que tomar cuidado porque ela no uma inovao da administrao gerencial. Vamos ver uma questo do CESPE:

2. (CESPE/INMETRO/2007) Mesmo no modelo de administrao pblica gerencial, alguns princpios e prticas weberianos continuam sendo defendidos, como a admisso por critrios de mrito, o treinamento e a avaliao de desempenho.

Taylor, o idealizador da administrao cientfica, considerado um dos principais precursores da prtica de avaliar os operrios, uma vez que dispensava uma ateno especial ao desempenho do trabalho do funcionrio a fim de obter um aumento da produtividade para as empresas, acreditando o referido autor que existia uma nica maneira certa de execuo das tarefas. Ele dizia que: absolutamente necessrio, ento, quando os trabalhadores esto encarregados de tarefa que exige muita velocidade de sua parte, que a eles tambm seja atribudo pagamento mais elevado, cada vez que forem bem sucedidos. Isto implica no somente em determinar, para cada um, a tarefa diria, mas tambm em pagar boa gratificao ou prmio todas as vezes que conseguir fazer toda a tarefa em tempo fixado. No Brasil, a avaliao de desempenho foi instituda na administrao pblica pela Lei do Reajustamento, de 1936. Dentre inmeras inovaes, tal lei lanou as bases de uma administrao de pessoal racional, institucionalizando o sistema de mrito e fincando as diretrizes do primeiro plano de classificao de cargos. Em decorrncia

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS desta lei, e tendo em vista os princpios nela estabelecidos, foi ento aprovado o primeiro regulamento das promoes que instituiu a avaliao de desempenho dos funcionrios da administrao pblica federal. A letra A certa porque a avaliao de desempenho no deve ser usada como forma de recompensar ou punir. Ela tem como objetivo avaliar o grau de contribuio do empregado na execuo de seus trabalhos, podendo comparar o resultado das aes praticadas pelo mesmo com as expectativas da empresa. No entanto, ela no pode ficar restrita a isso. De acordo com Bhmerwald, a avaliao de desempenho tem como objetivo final contribuir para o aumento da motivao das pessoas. Luis Cesar Araujo traz quatro motivos da utilizao da avaliao de desempenho: 1. Alicerar a ao do gestor: a avaliao de desempenho permite que as decises sejam embasadas em nmeros concretos, de forma transparente; 2. Nortear e mensurar o processo de treinamento e desenvolvimento: as informaes fornecidas pela avaliao de desempenho permitem direcionar as aes de treinamento para as reas mais carentes; 3. Facilitar o feedback das pessoas: os resultados da avaliao de desempenho devem ser comunicados aos funcionrios para que estes saibam como a organizao v o trabalho deles; 4. Facilitar o progresso das organizaes: ao acompanhar o desempenho de seu pessoal, a organizao passa tambm a conhecer melhor a sua dinmica, permitindo a identificao de seus pontos crticos, negativos e positivos, permitindo assim que ela tenha um melhor diagnstico para a elaborao de sua estratgia. Se perguntarmos quem deve fazer a avaliao de desempenho?, a resposta mais bvia seria o chefe imediato. Tradicionalmente, a autoridade de um executivo inclui a avaliao do desempenho de seus funcionrios. A lgica que sustenta esta tradio parece ser a de que, j que o executivo o responsvel pelo desempenho de seus funcionrios, ele quem deve fazer tal avaliao. Mas essa lgica pode no estar correta. Outras pessoas podem estar mais habilitadas para realizar melhor esta tarefa. Nas organizaes mais democrticas, o prprio indivduo o responsvel por seu desempenho e auto-avaliao. Nessas organizaes utiliza-se a auto-avaliao do desempenho, em que cada pessoa se auto-avalia quanto a seu desempenho, eficincia e eficcia, tendo em vista determinados parmetros fornecidos pelo gerente

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS ou pela organizao. Segundo Chiavenato, como a avaliao de desempenho focaliza as pessoas o ideal que cada uma delas avalie o seu prprio desempenho, partindo de critrios preestabelecidos. A avaliao tambm pode ser feita pela equipe de trabalho, que avalia o desempenho de cada um de seus membros. Recentemente, ampliou-se a avaliao ainda mais, abrangendo todos aqueles que tm contato com o avaliado. Surgiu ento a Avaliao 360. Cada pessoa avaliada pelos diversos elementos que compem o seu entorno. Isto significa que todas as pessoas com as quais a pessoa mantm alguma forma de interao ou intercmbio participam da avaliao de seu desempenho. A avaliao 360 reflete os diferentes pontos de vista envolvidos no trabalho da pessoa: o superior, os subordinados, os pares, os fornecedores internos e os clientes internos, ou at mesmo fornecedores e clientes externos. A letra B certa. Segundo Stephen Robbins, as trs categorias de critrios mais comuns nas avaliaes so: Resultados individuais da tarefa: se os fins justificam os meios, os executivos devem avaliar os resultados das tarefas dos indivduos. O que o alcance de metas por parte do funcionrio nas tarefas. Comportamentos: em muitas situaes no possvel determinar a contribuio de cada membro de uma equipe para o resultado. Avaliando-se o comportamento, observa-se quais as aes que o funcionrio tomou que foram benficas para o resultado, como pro-atividade, liderana, participao, etc. No preciso que o comportamento seja diretamente relacionado produtividade individual. Cada vez mais se observam comportamentos ligados a cidadania organizacional: ajudar os outros, fazer sugestes para melhorias, observar as leis, etc. Traos: a categoria mais fraca dos critrios, embora ainda seja amplamente usada pelas organizaes. mais fraca que as anteriores, pois est mais distante do desempenho real no trabalho. So traos: ser confivel, mostrar confiana, mostrar-se ocupado, etc. A letra C errada porque o comportamento deve ser preferido nas avaliaes em relao s caractersticas, ou traos. Como as avaliaes so feitas por pessoas, e no mquinas, esto sujeitas a subjetividade. Da podem ocorrer erros de avaliao, fazendo com que o resultado no seja uma descrio correta da realidade.

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

a) Efeito Halo: Trata-se de generalizao de comportamentos positivos ou negativos observados em relao a um empregado. Quando o avaliador no conhece todos os aspectos do empregado que esto sendo avaliados, ele pode avali-los de acordo com os aspectos que conhece. Por exemplo, se o avaliador sabe que o empregado prativo, mas sabe se ele trabalha bem em equipe, ele pode generalizar o comportamento positivo da proatividade assumindo que ele trabalha bem em equipe. Ou ento o avaliador sabe que o empregado rpido nas atividades, ento ele assume que o empregado no faz seu trabalho com qualidade porque no se preocupa com detalhes.

b) Lenincia, Tendncia Central e Severidade: Estes trs tipos de erro esto relacionados inabilidade do chefe em observar e identificar as diferenas no desempenho dos servidores, nivelando desempenhos desiguais e caracterizando-os sempre de forma equivalente. O erro de lenincia resulta do chefe que avalia todos os empregados de forma positiva. O erro de tendncia central se caracteriza pela atribuio de notas mdias. Um avaliador no informado ou mal preparado adota normalmente duas posies: evita classificaes baixas com receio de prejudicar os seus subordinados ou evita classificaes elevadas receando comprometer-se futuramente. Este erro tem maior propenso a ocorrer quando o avaliador quer evitar a justificao da atribuio de notaes nos extremos da escala. O erro de severidade resulta do chefe que avalia seus empregados de forma negativa.

c) Contraste e Semelhana: So dois tipos de erros muito semelhantes, mas que levam a avaliaes totalmente opostas. Em ambos os casos o avaliador usa sua autopercepo como padro de referncia para observar o desempenho dos servidores. No erro de semelhana, ou similaridade, o avaliador considerando os subordinados de forma congruente com a maneira como percebe a si mesmo. Um chefe que tem elevada auto estima considera os servidores bons trabalhadores. J outro chefe que

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS no tem uma boa apreciao por si mesmo tende a considerar negativamente os outros. J no erro de contraste, o avaliador tambm usa a percepo que tem de si mesmo como padro de referncia para observar o desempenho dos servidores, s que agora ele os avalia em direo oposta maneira como ele se percebe. Um chefe que se julga excelente considera os servidores pssimos. Outro chefe que tem baixa auto estima considera os servidores timos. A letra D certa. Veremos agora como so feitas as avaliaes.

a) Escalas Grficas: o mtodo de avaliao de desempenho mais utilizado e divulgado. Aparentemente, o mtodo mais simples. No entanto, sua aplicao requer uma multiplicidade de cuidados, a fim de neutralizar a subjetividade e o prejulgamento do avaliador, que podem provocar interferncia nos resultados. O mtodo das escalas grficas avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliao previamente definidos e graduados. Para tanto, utiliza um formulrio de dupla entrada: no eixo vertical esto os chamados fatores de avaliao e no eixo horizontal os graus de medio do desempenho em cada um desses fatores. Os fatores de avaliao so escolhidos em funo do desempenho ideal e devem permitir uma comparao do desempenho. Definem-se ento os graus de variao, tais como: timo, bom, regular, ruim, pssimo. Um exemplo:

Pssimo Pr-atividade Trabalho em equipe Liderana Assiduidade

Ruim X

Regular

Bom

timo

X X X

b) Escolha Forada: O mtodo da escolha forada consiste em avaliar o desempenho das pessoas atravs de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS comportamento. Cada bloco composto de duas, quatro ou mais frases. O avaliador deve escolher forosamente apenas uma ou duas frases em cada bloco que mais se aplicam ao desempenho do funcionrio avaliado. Ou ento, escolher a frase que mais representa o desempenho do funcionrio e a frase que mais se distancia dela. Da a denominao escolha forada. Vamos ver um exemplo:
O empregado... 1. pr-ativo. 2. No sabe trabalhar em equipe. 3. Est sempre disposto a ajudar. 4. equilibrado emocionalmente

+
X

Este mtodo surgiu para eliminar a subjetividade nas avaliaes. Sua elaborao complexa, j que a montagem dos blocos de frases no deve ser feita de forma aleatria, mas planejada. A sua aplicao que simples. Segundo Chiavenato, uma das vantagens do mtodo escolha forada que ele proporciona resultados mais confiveis e isentos de influncias subjetivas e pessoais, pois elimina o efeito de estereotipao (efeito halo). No concordo com o autor quando ele diz que o mtodo isento de influncias subjetivas. Sempre que a avaliao for feita por uma pessoa, vai ser impossvel eliminar a subjetividade. Por exemplo, se duas pessoas avaliarem um empregado pelo mtodo da escolha forada, com certeza as duas avaliaes sero diferentes. Contudo, o que vale na hora da prova o que a banca pensa. E as bancas geralmente pensam como os tericos, transcrevem o texto deles para as questes. Assim, devemos considerar a viso do Chiavenato,

c) Distribuio forada Consiste na colocao dos funcionrios em determinada categoria e avali-los segundo determinado padro. Este padro poder ser, por exemplo: 10% inferior

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 20% mdio-inferior 40% mdio 20% mdio-superior 10% superior Se o grupo a ser avaliado tiver 10 elementos, por exemplo, um ser avaliado como inferior, dois como mdio-inferiores, quatro como mdios, dois como mdio-superiores e um como superior. Esse mtodo muito limitado, pois baseado na comparao e tem como premissa que em um grupo sempre haver funcionrios bons, ruins e mdios. Como aplicar um mtodo desse tipo em uma tima equipe sem cometer injustias?

d) Pesquisa de Campo: um mtodo de avaliao de desempenho com base em entrevistas com o superior imediato, por meio das quais se avalia o desempenho dos subordinados, levantandose as causas, as origens e os motivos de tal desempenho. um mtodo de avaliao mais amplo que permite, alm de um diagnstico do desempenho do empregado, a possibilidade de planejar com o superior imediato seu desenvolvimento no cargo e na organizao. Por meio do mtodo de pesquisa de campo, a avaliao do desempenho feita pelo superior (gerente), mas com a assessoria de uma especialista (staff) em avaliao do desempenho. O especialista vai a cada seo para entrevistar os gerentes sobre o desempenho de seus subordinados. Da o nome pesquisa de campo.

e) Incidentes Crticos: O mtodo dos incidentes crticos baseia-se no fato de que no comportamento humano existem caractersticas extremas capazes de levar a resultados positivos (sucesso) ou negativos (fracasso). O mtodo no se preocupa com caractersticas situadas dentro do campo da normalidade, mas com aquelas caractersticas extremamente positivas ou negativas. As excees positivas devem ser realadas e mais utilizadas, enquanto as excees negativas devem ser corrigidas e eliminadas.

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Trata-se de uma tcnica por meio da qual o gerente observa e registra os fatos excepcionalmente positivos e os fatos excepcionalmente negativos do desempenho de seus subordinados. Assim, o mtodo dos incidentes crticos focaliza as excees tanto positivas, como negativas no desempenho das pessoas.

f) Comparao aos Pares: um mtodo de avaliao de desempenho que compara dois a dois empregados, de cada vez, e se anota aquele que considerado melhor quanto ao desempenho. Por ser um processo simples e pouco eficiente, recomenda-se a aplicao do sistema de comparao aos pares apenas quando os avaliadores no tm condies de usar mtodos mais sofisticados. Gabarito: C.

10. (ESAF/APO-MPOG/2005) Diversos autores vm apontando uma srie de tendncias quanto ao processo de avaliao de desempenho e resultados na gesto de pessoas. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas e depois escolha a seqncia correta. ( ) Uma das tendncias do processo de avaliao de desempenho e resultados na gesto de pessoas o estabelecimento de um compromisso cada vez mais direto com a estratgia da organizao, com a utilizao de modelos de gesto por competncias e a adoo de metas e indicadores de desempenho. ( ) Uma das tendncias do processo de avaliao de desempenho e resultados na gesto de pessoas o fortalecimento do papel de controle dos gerentes tanto no apoio ao desenvolvimento e melhoria do desempenho, quanto na administrao das competncias e da carreira dos avaliados. ( ) Uma das tendncias do processo de avaliao de desempenho e resultados na gesto de pessoas a utilizao de modelos que integram as diferentes funes de gesto de pessoas, orientando tanto a gesto do desempenho quanto as aes de desenvolvimento, carreiras e promoo. ( ) Uma das tendncias do processo de avaliao de desempenho e resultados na gesto de pessoas a compreenso da avaliao como sendo um espao de conflito entre expectativas da organizao e das pessoas, devendo-se estabelecer que decises contribuam em maior grau para a organizao.

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS ( ) Uma das tendncias do processo de avaliao de desempenho e resultados na gesto de pessoas o uso de ferramentas bem definidas quanto ao foco e resultados pretendidos e com mltiplas fontes, permitindo feedbacks de chefias, pares, subordinados e clientes internos e externos. a) F, F, F, V, V b) V, F, V, F, V c) V, V, F, F, F d) F, V, F, V, V e) V, F, V, V, F Na prova de APO de 2005, assim como em outras provas, foram cobradas as tendncias do processo de avaliao de desempenho. Segundo Jos Hiplito e Germano Glufke, temos as seguintes tendncias na avaliao de pessoas: 1. Estabelecimento de um compromisso cada vez mais direto com a estratgia da empresa. 2. Utilizao de modelos que integrem as diferentes funes de gesto de pessoas. 3. Avaliao cada vez mais compreendida como um espao para negociao e equilbrio entre expectativas da empresa e da pessoa. 4. Fortalecimento do papel dos gestores como coaches no apoio ao desenvolvimento e melhoria do desempenho. 5. Avaliao seguida de processo de feedback e encarada como oportunidade de autoconhecimento. 6. Utilizao de diversas ferramentas de avaliao, cada qual muito bem definida quanto ao foco e resultados pretendidos. 7. Sistematizao prvia de possveis aes decorrentes de um processo de avaliao como subsdio deciso gerencial. 8. Utilizao de avaliaes com mltiplas fontes (avaliao 360). A primeira afirmao verdadeira. Cada vez mais a avaliao de desempenho vem sendo utilizada de forma coordenada com a gesto por competncias como

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS instrumentos voltados para a estratgia da empresa. o que est na tendncia 1 que vimos acima. A segunda afirmao falsa porque a tendncia atual os gerentes de atuarem como controladores para agirem como coaches, auxiliando o desenvolvimento dos funcionrios, como vimos na tendncia 4. A terceira afirmao verdadeira. a tendncia 2. A avaliao de desempenho no deve ser usada apenas como instrumento de punio e recompensa, mas principalmente como um meio de impulsionar o desenvolvimento das pessoas na organizao, identificar necessidades de treinamento, de seleo de pessoal, etc. A quarta afirmao falsa porque, como vimos na tendncia 3, a avaliao cada vez mais compreendida como um espao para negociao e equilbrio entre expectativas da empresa e da pessoa, e no como espao de conflito. A quinta afirmao verdadeira, conforme as tendncias 6 e 8. Gabarito: B.

11. (ESAF/ADM-MPOG/2006) Indique a opo que apresenta corretamente uma das tendncias do processo de avaliao de desempenho e de resultados na gesto de pessoas. a) Adoo de metas e indicadores de desempenho voltados para resultados. b) Foco no cumprimento das normas e procedimentos organizacionais. c) Avaliao unilateral, a chefia avaliando os seus subordinados. d) Compreenso da avaliao como espao de conflito entre capital e trabalho. e) nfase no pagamento de recompensas para os bem avaliados. A letra A a correta porque as avaliaes de desempenho olham cada vez mais para resultados, ao invs do cumprimento de normas e procedimentos, como fala a letra B, que errada. A letra C errada porque a avaliao deve envolver diversas pessoas, como a 360. A letra D errada porque se busca um espao de negociao e cooperao. A letra E errada porque a nfase no no pagamento, mas sim no desenvolvimento. Gabarito: E.

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

12. (ESAF/ENAP/2006) Assinale a opo que exprime corretamente caractersticas de uma estrutura organizacional em rede. a) Na estrutura em rede a organizao vista como um sistema fechado. b) Na estrutura em rede prevalece a uniformidade e conformidade. c) Na estrutura em rede prevalece o compartilhamento de autoridade e responsabilidade. d) Na estrutura em rede as clulas so formadas considerando a especializao do trabalho. e) Na estrutura em rede conjugam-se aspectos funcionais com a de produto e/ou processo. As organizaes esto se estruturando de uma forma inovadora, as organizaes em rede. Esta uma tendncia no s nas empresas, mas na sociedade como um todo. Manuel Castells escreveu o livro Sociedade em Rede - A Era da informao: Economia, sociedade e cultura. O autor descreve a sociedade contempornea como uma sociedade globalizada, centrada no uso e aplicao de informao e conhecimento, cuja base material est sendo alterada aceleradamente por uma revoluo tecnolgica concentrada na tecnologia da informao e em meio a profundas mudanas nas relaes sociais, nos sistemas polticos e nos sistemas de valores. Castells define rede como um conjunto de ns interconectados: Redes so estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos ns desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos cdigos de comunicao (por exemplo, valores ou objetivos de desempenho). Uma estrutura social com base em redes um sistema aberto altamente dinmico suscetvel de inovao sem ameaas ao seu equilbrio A Teoria dos Sistemas que trouxe a noo de que as organizaes representam sistemas. Segundo Daft (2005): Um sistema um conjunto de partes inter-relacionadas que funcionam como um todo para alcanar um propsito comum.

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Quando analisamos a organizao sob o ponto de vista da Teoria dos Sistemas, devemos dar ateno no somente aos seus elementos, como tambm a interao entre eles. Nenhuma parte da organizao pode ser compreendida se no olharmos para a relao desta parte com as outras. Os sistemas funcionam a partir da aquisio de entradas no ambiente externo. Aps transform-las de alguma maneira, elas so liberadas novamente para o ambiente externo. A Teoria dos Sistemas uma extenso da perspectiva humanstica. Alguns conceitos dessa teoria foram importantes para o pensamento administrativo. Um deles a diferena entre os sistemas abertos e os fechados. Enquanto os primeiros precisam do ambiente para sobreviver, os ltimos no. Na perspectiva clssica, as organizaes eram vistas como sistemas fechados. Contudo, todas as organizaes so sistemas abertos. Ao ignorar o ambiente, podemos chegar ao fracasso. A letra A errada. Segundo Joo Luiz Passador podemos identificar trs variveis determinantes na formao das redes organizacionais: Diferenciao: quando a organizao est em rede, pode prover seus benefcios inovadores a todos os seus participantes. O mesmo no ocorre em uma organizao isolada, dado que a diferenciao pode gerar elevao em seus custos; Interdependncia: traduz um mecanismo que prediz a formao de redes e por isso mesmo sugere uma cultura de unidade organizacional; Flexibilidade: entendida tanto no aspecto inovador e produtivo como no prprio aspecto organizacional, uma das mais fortes caractersticas das redes. A letra B errada porque importante na rede a diferenciao, a complementaridade, e no a uniformidade e conformidade. Segundo Eni Aparecida: As redes de organizaes consistem em um tipo de agrupamento cujo objetivo principal fortalecer as atividades de cada um de seus participantes. Atuando em redes, as organizaes podem complementar-se umas s outras. As redes tambm so chamadas de estruturas reticulares ou policntricas. Reticulado se refere a qualquer coisa que tenha o formato de rede. Policntrica porque a rede no possui um centro nico, no h uma hierarquia estabelecida. A letra C certa. www.pontodosconcursos.com.br 46

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra D errada porque a estrutura em rede elimina as fronteiras dentro da organizao, assim como as fronteiras em relao s outras organizaes. As clulas que consideram a especializao do trabalho consistem uma estrutura funcional, que no tem nada de estrutura em rede. Ela rgida, com pouca interao. A letra E traz a estrutura matricial, e no a rede. Aquela consiste na combinao de dois tipos de departamentalizao nas mesmas pessoas. Gabarito: C.

13. (ESAF/MPOG/2008) Sobre a gesto de redes no setor pblico, correto afirmar que: a) tornam a ao pblica mais facilmente gerencivel, visto que reduzem os obstculos para o controle e coordenao das interdependncias. b) so constitudas a partir de critrios explcitos e universais de participao, o que reduz consideravelmente a concentrao das decises nas mos de uma elite. c) estabelecem metas compartilhadas e preenchem os vazios estruturais existentes na administrao pblica. d) so conduzidas a partir de instrumentos de gesto estratgica amplamente aceitos, advindo de um vasto acervo de estudos sobre modelos de comportamento inter-organizacional. e) preconiza a existncia de uma gerncia social adaptativa para elevar a eficcia das polticas pblicas que lidam com problemas de grande complexidade em contextos de instabilidade institucional e turbulncia poltica. Est questo foi tirada do texto da Snia Maria Fleury Teixeira, que est na leitura sugerida. A autora aponta as seguintes caractersticas vantajosas das redes de polticas: A. dada a pluralidade de atores envolvidos nas redes possvel a maior mobilizao de recursos e garante-se a diversidade de opinies sobre o problema; B. devido capilaridade apresentada pelas redes, a definio de prioridades feita de forma mais democrtica, envolvendo organizaes de pequeno porte e mais prximas dos da origem dos problemas;

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS C. por envolver, conjuntamente, governo e organizaes no-governamentais, pode-se criar uma presena pblica sem criar uma estrutura burocrtica; D. devido flexibilidade inerente dinmica das redes elas seriam mais aptas a desenvolver uma gesto adaptativa que est conectada a uma realidade social voltil, tendo que articular as aes de planejamento, execuo, retroalimentao e redesenho, adotando o monitoramento como instrumento de gesto, e no de controle. E. por serem estruturas horizontalizadas em que os participantes preservam sua autonomia, os objetivos e estratgias estabelecidos pela rede so fruto dos consensos obtidos atravs de processos de negociao entre seus participantes, o que geraria maior compromisso e responsabilidade destes com as metas compartilhadas e maior sustentabilidade. No entanto, algumas das caractersticas das redes so tambm apontadas como limitadoras de sua eficcia ou gerando problemas e dificuldades para sua gesto, tais como: A. as redes de polticas apresentariam novos desafios para garantir a rendio de contas (accountability) em relao ao uso dos recursos pblicos, pelo fato de envolverem numerosos participantes governamentais e privados; B. o processo de gerao de consensos e negociao pode ser demasiadamente lento criando dificuldades para enfrentar questes que requerem uma ao imediata; C. as metas compartilhadas no garantem a eficcia no cumprimento dos objetivos j que as responsabilidades so muito diludas; D. a dinmica flexvel pode terminar afastando os participantes dos objetivos iniciais ou comprometer a ao da rede pela desero de alguns atores em momentos cruciais; E. os critrios para participao na rede no so explcitos e universais e podem provocar marginalizao de grupos, instituies, pessoas e mesmo regies, podendo deixar a poltica apenas nas mos de uma elite; F. as dificuldades de controle e coordenao das interdependncias tende a gerar problemas gesto das redes.

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra A trs um dos obstculos, que o F. Como os diversos atores so interdependentes, tm uma autonomia grande, difcil coorden-los, por isso que a gesto das redes est longe de ser algo simples. A letra A errada. A letra B foi copiada do obstculo E. A alternativa errada porque os critrios no so explcitos e universais, permitindo que alguns grupos se apoderem da poltica. A letra C traz mais uma caracterstica limitadora da eficcia das redes, que est no obstculo C. Eu considero que as redes preenchem sim alguns vazios estruturais da administrao pblica. Lembram-se do governo empreendedor que amplia sua ao porque, ao catalisar outros grupos da sociedade, chega onde no conseguia chegar antes? Para mim, aqui so preenchidos sim vazios. bvio que no todos. Por isso no concordo tanto com esta questo, j que apesar das metas compartilhadas no garantirem a eficcia no cumprimento dos objetivos, as redes preenchem sim alguns vazios. Mas a letra C errada. A letra D errada. Se fosse dessa forma seria fcil gerencial uma rede. Contudo, elas so muito difceis de serem administradas, justamente porque no existem instrumentos amplamente aceitos, nem tantos estudos assim. Na letra E temos uma das possveis solues apontadas pela Snia Fleury: necessrio a introduo de uma gerncia social adaptativa para tornar eficazes polticas que enfrentam problemas de elevada complexidade e que se desenvolvem em contexto de alta turbulncia poltica e instabilidade institucional. A no separao entre formulao e implementao das polticas assim como a introduo de mecanismos de monitoramento das polticas sociais so requisitos para o desenvolvimento da imprescindvel aprendizagem institucional. A letra E certa. Gabarito: E.

14. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) Sobre os modelos de gesto intergovernamental de polticas pblicas, associe a coluna A com a coluna B, assinalando a opo que indica as relaes corretas. Coluna A Coluna B

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A1 - Construo conjunta de instrumentos de planejamento, implementao e avaliao e gesto a partir da negociao entre as partes. A2 - Estabelecimento por governos locais de suas prprias bases para atuao a partir de funes delegadas normativamente. A3 - Manuteno do controle pela esfera federal e emprego de normas e instrumentos padronizados de regulao e avaliao de resultados. A4 - Estabelecimento de bases colaborativas e estratgicas, intensificando as relaes de interdependncia entre as partes. B1 - Modelo de cima para baixo (top-down) B2 - Modelo de gesto de redes B3 - Modelo de trocas mtuas B4 - Modelo de jurisdio a) A1-B3, A2-B4, A3-B1, A4-B2 b) A1-B3, A2-B2, A3-B4, A4-B1 c) A1-B1, A2-B3, A3-B2, A4-B4 d) A1-B4, A2-B1, A3-B3, A4-B2 e) A1-B2, A2-B1, A3-B4, A4-B3 Agranoff e McGuire apresentaram quatro modelos empregados na gesto federativa: De cima para baixo (top-down): representa a manuteno do controle da esfera federal sobre as demais no estabelecimento das relaes necessrias implementao e execuo de programas intergovernamentais. Enfatiza o emprego de normas e instrumentos padronizados desenhados unilateralmente, o monitoramento dos resultados, o domnio das transferncias financeiras e sua regulao centralizada; Trocas mtuas: enfatiza a construo de instrumentos de gesto e o alcance dos objetivos por meio de mtua dependncia entre os atores envolvidos. A base da gesto consiste em processos de negociao a partir dos vnculos intergovernamentais construdos pelo sistema federativo, em detrimento da dominao completa da esfera federal. Jurisdio: adota como princpio de gesto o estabelecimento, por governos locais, de bases normativas, estratgias e vnculos necessrios ao adequado

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS cumprimento das funes que lhes foram atribudas no processo de descentralizao. Para atingir seus objetivos, os gestores locais selecionam e contatam os atores que detm os recursos estratgicos para o desenvolvimento das atividades, programas e projetos considerados essenciais. Embora esse modelo proporcione maior grau de autonomia aos governos locais, as esferas federal e regional ainda impem restries a sua ao, uma vez que ela se destina a cumprir funes delegadas de cima. Quando falamos nas unidades subnacionais trabalhando de forma autnoma, dentro de sua esfera de deciso, falamos do modelo de jurisdio. As competncias esto previstas em lei, na prpria CF88. Associamos A2 com B4. Gesto em rede: a ao dos diversos atores relacionados gesto do sistema intergovernamental se verifica num ambiente onde os atores ou organizaes no tm o poder de determinar as estratgias dos demais. Logo o princpio da gesto consiste em desenvolver vnculos colaborativos intensificando as relaes de interdependncia. A liderana colaborativa. Os atores no sistema federal dependem uns dos outros porque precisam dos recursos alheios para atingir suas metas e objetivos. A interdependncia significa que todos os atores se beneficiam de alguma forma, em virtude de seu interesse comum numa atividade especfica, e que um problema particular s pode ser sanado se os atores envolvidos buscarem sua soluo de forma estratgica e colaborativa.

Gabarito: A.

15. (ESAF/STN/2005) A inovao na prestao de servios pblicos no Brasil a recente legislao sobre PPP parceria pblico-privada. Por essa norma, entendese por concesso patrocinada: a) a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas, de que trata a Lei n 8.987/95, quando envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. b) o contrato de prestao de servios de que a Administrao Pblica seja a usuria direta ou indireta, ainda que envolva execuo de obra ou fornecimento ou instalao de bens. c) a concesso comum, abrangida pela Lei n 8.987/95, que no envolve a contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado.

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS d) a concesso de servios ou de obras pblicas, regidas pela Lei n 8.987/95, quando envolver, adicionalmente ao recebimento da tarifa cobrada pelo usurio, o pagamento de contraprestao do parceiro privado ao parceiro pblico. e) o contrato de prestao de servios ou de obras pblicas, nos quais o parceiro privado patrocinado por um terceiro, entidade financeira, nacional ou internacional, com responsabilidade de pagamento pelo parceiro pblico. A Lei 11.079/04 criou uma nova espcie de concesso de servio ou obra pblica. Jos dos Santos Carvalho Filho afirma que a PPP se trata de uma concesso especial, j que a prpria lei coloca que: Art. 2 Parceria pblico-privada o contrato administrativo de concesso, na modalidade patrocinada ou administrativa. A exposio de motivos do projeto de Lei das PPP afirmava que: A parceria pblico-privada constitui modalidade de contratao em que os entes pblicos e as organizaes privadas, mediante o compartilhamento de riscos e com financiamento obtido pelo setor privado, assumem a realizao de servios ou empreendimentos pblicos. Tal procedimento, em pouco tempo alcanou grande sucesso em diversos pases, como a Inglaterra, Irlanda, Portugal, Espanha e frica do Sul, como sistema de contratao pelo Poder Pblico ante a falta de disponibilidade de recursos financeiros e aproveitamento da eficincia de gesto do setor privado. As PPP tm como objetivo atrair o setor privado, seja nacional ou estrangeiro, para investimentos em infraestrutura, necessrios ao desenvolvimento do pas, cujos recursos envolvidos excedem a capacidade financeira do setor pblico. Segundo a exposio de motivos: No caso do Brasil, representa uma alternativa indispensvel para o crescimento econmico, em face das enormes carncias sociais e econmicas do pas, a serem supridas mediante a colaborao positiva do setor pblico e privado. A PPP foi criada na Inglaterra, no governo de Margareth Thatcher, que, como vimos na Aula 01, foi um dos precursores na implantao da administrao pblica gerencial. Por este vnculo com governos de cunho neoliberal, ela criticada por alguns autores. Segundo Bandeira de Mello, este instituto constitui-se na creme de

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS La creme do neoliberalismo, pelo seu apaixonado desvelo na proteo do grande capital e das empresas financeiras. Creme de La creme pode ser traduzido como o melhor do melhor, usado por Mello de uma forma irnica. J Zanella Di Pietro afirma que um dos objetivos das PPPs, menos declarado, mas tambm verdadeiro, o de privatizar a Administrao Pblica, transferindo para a iniciativa privada grande parte das funes administrativas do Estado, sejam ou no passveis de cobrana de tarifas dos usurios. Seria uma forma de fugir da rigidez do Direito Administrativo, permitindo que a prestao de servios pblicos ocorra de forma mais flexvel. A principal diferena entre a PPP e a concesso comum est na contraprestao pecuniria que cabe Administrao Pblica na PPP. Segundo a Lei 11.079/04: 3 No constitui parceria pblico-privada a concesso comum, assim entendida a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando no envolver contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. Como podemos observar no art. 2 da Lei 11.079/04, existem dois tipos de PPP: a patrocinada e a administrativa. A concesso patrocinada definida pela lei da seguinte forma: 1 Concesso patrocinada a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. A letra A cpia da lei. Segundo Bandeira de Mello, concesso patrocinada a prpria concesso de servio ou de obra pblica de que trata a Lei 8.987, quando, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios, envolver contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. A concesso patrocinada se caracteriza pelo fato de o concessionrio perceber recursos de duas fontes, uma decorrente do pagamento das respectivas tarifas dos usurios e outra, de carter adicional, oriunda de pagamento pelo poder concedente. J a concesso administrativa conceituada como:

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 2 Concesso administrativa o contrato de prestao de servios de que a Administrao Pblica seja a usuria direta ou indireta, ainda que envolva execuo de obra ou fornecimento e instalao de bens. A diferena neste caso que haver apenas uma fonte de remunerao do particular, que ser o Poder Pblico. Isto se deve ao fato de a Administrao Pblica ser a usuria direta ou indireta da prestao do servio. Outra diferena que a patrocinada refere-se apenas a servios pblicos, enquanto a administrativa fala apenas em prestao de servios. Bandeira de Mello afirma que o objetivo da lei, na verdade, por meios transversos, no confessados, o de realizar um simples contrato de prestao de servios segundo um regime diferenciado e muito mais vantajoso para o contratado que o regime geral de contratos. J Jos dos Santos Carvalho Filho afirma que a diferena entre a concesso administrativa e o contrato normal que neste o particular contratado limita-se a prestao do servio, cabendo administrao pagar o respectivo preo em dinheiro; naquela, o concessionrio presta o servio, mas se exige que faa investimento na atividade, obrigando a Administrao a uma contraprestao pecuniria que pode variar de espcie. O autor menciona que alguns autores consideram que o objeto da concesso administrativa complexo, envolvendo necessariamente a prestao de um servio e a execuo de uma obra (ou uma concesso de uso). Outros sustentam inexistir necessidade do objeto complexo, podendo o contrato alvejar apenas a prestao do servio. Esta corrente seria a dominante. Zanella Di Pietro defende que a lei fala em usuria indireta para se referir ao fato de o parceiro privado, na concesso administrativa, prestar um servio pblico em que no possvel a cobrana de tarifas dos usurios. A autora se baseia no seguinte trecho da exposio de motivos: As Parcerias Pblico-Privadas permitem um amplo leque de investimentos, suprindo demandas desde as reas de segurana pblica, habitao, saneamento bsico at as de infraestrutura viria ou eltrica. Podemos observar que o trecho cita alguns servios pblicos que no so cobrados da sociedade. Nestes casos, a prestao do servio ficaria a cago do particular, que receberia sua remunerao apenas da Administrao.

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Gabarito: A.

16. (ESAF/SPO-MPOG/2005) A Lei n 11.079, de 30 de dezembro de 2004 institui normas gerais para licitao e contratao de Parceria Pblico- Privado no mbito da administrao pblica. O Art. 4 dessa Lei estabelece que, na contratao de Parceria Pblico-Privado, sero observadas algumas diretrizes. Classifique as opes a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F). ( ) Eficincia no cumprimento das misses de Estado e no emprego dos recursos da sociedade e repartio objetiva de riscos entre as partes. ( ) Respeito aos interesses e direitos dos destinatrios dos servios e dos entes privados incumbidos da sua execuo. ( ) Delegabilidade das funes de regulao e do exerccio do poder de polcia do Estado. ( ) Responsabilidade social na celebrao e execuo das parcerias. ( ) Transparncia dos procedimentos e das decises e sustentabilidade financeira e vantagens socioeconmicas dos projetos de parceria. Indique a resposta correta. a) V, V, V, F, F b) V, V, F, F, V c) F, F, V, V, F d) F, V, V, V, V e) F, V, F, V, F As diretrizes para as PPP so: Art. 4 Na contratao de parceria pblico-privada sero observadas as seguintes diretrizes: I eficincia no cumprimento das misses de Estado e no emprego dos recursos da sociedade; II respeito aos interesses e direitos dos destinatrios dos servios e dos entes privados incumbidos da sua execuo;

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS III indelegabilidade das funes de regulao, jurisdicional, do exerccio do poder de polcia e de outras atividades exclusivas do Estado; IV responsabilidade fiscal na celebrao e execuo das parcerias; V transparncia dos procedimentos e das decises; VI repartio objetiva de riscos entre as partes; VII sustentabilidade financeira e vantagens socioeconmicas dos projetos de parceria. A primeira afirmao verdadeira, traz as diretrizes I e VI. A segunda afirmao verdadeira, traz a diretriz II. A terceira falsa, pois, conforme a diretriz III, o correto a indelegabilidade. A quarta falsa, j que, conforme a diretriz IV, o correto responsabilidade fiscal, e no social. A quinta afirmao verdadeira, traz as diretrizes V e VII. Gabarito: B.

17. (ESAF/AFRF/2002) Julgue os itens relativos s implementaes do governo eletrnico. I. Utilizao intensiva de tecnologia de comunicaes e informao na administrao pblica. II. Estabelecimento de canais de acesso com o pblico em geral e segmentos beneficirios especficos. III. Apoio e fomento indstria na rea de tecnologia de comunicaes e informao. IV. Programas de reduo da excluso digital, popularizao de equipamentos e do acesso. V. Disponibilizao de informaes e prestao de servios por meio da internet. A quantidade de itens corretos igual a a) 1 b) 2

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS c) 3 d) 4 e) 5 O Programa Governo Eletrnico foi criado em 2000 com o objetivo de traar as diretrizes da aplicao da tecnologia da informao no governo federal. Esse programa possui sete princpios. A primeira afirmao certa. Um dos princpios do governo eletrnico : 1. Racionalizao dos recursos: O governo eletrnico no deve significar aumento dos dispndios do governo federal na prestao de servios e em tecnologia da informao. Ainda que seus benefcios no possam ficar restritos a este aspecto, inegvel que deve produzir reduo de custos unitrios e racionalizao do uso de recursos. Portanto, o investimento tem limite. Mesmo assim, deve haver utilizao intensiva das TIC, at porque um dos papis do governo eletrnico Promover a disseminao da tecnologia de informao e comunicao. O governo eletrnico deve contribuir para o desenvolvimento do pas. No basta que o governo funcione como exemplo indutor para a sociedade na utilizao de documentos eletrnicos e novas aplicaes de suporte aos processos de trabalho, numa perspectiva voluntarista e na qual o governo federal renuncia a um papel mais ativo na sociedade. Sua interveno deve ir alm do exemplo. Podemos observar que a terceira afirmao certa. A segunda afirmao certa. Outro grande princpio : 2. Promoo da cidadania como prioridade: Significa que o governo eletrnico tem como referncia os direitos coletivos e uma viso de cidadania que no se restringe somatria dos direitos dos indivduos. Assim, forosamente incorpora a promoo da participao e do controle social e a indissociabilidade entre a prestao de servios e sua afirmao como direito dos indivduos e da sociedade. O governo eletrnico deve promover a universalizao do acesso aos servios pblicos em termos de cobertura e equanimidade da qualidade oferecida: O provimento de servios deve priorizar os servios bsicos de interesse dos cidados que cubram amplas parcelas da populao; Os stios e servios on-line do Governo Federal devem priorizar a prestao de servios para as classes C, D, E, sem detrimento da qualidade dos

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS demais servios j disponveis na Internet. Os stios e servios on-line do Governo Federal devem utilizar tecnologias inclusivas e no excludentes e oferecer garantia de acesso universal, abrangendo portadores de necessidades especiais, cidados de baixa escolaridade e usurios de diversas plataformas. Uma coisa bastante peculiar dos governos de esquerda a forma como eles lidam com a relao entre focalizao e universalizao. O conceito da focalizao a focalizao nasceu no Consenso de Washington, ou seja, no neoliberalismo. Como os Estados estavam numa crise fiscal, ao invs de atender a todos, deveriam atender a quem mais precisa, ou seja, era necessrio maior foco. Contudo, a universalizao um tema caro esquerda, por isso que eles colocam de uma forma diferente: o objetivo atender a todos, e mais a quem tem menos. Isso pode ser observado no governo eletrnico. Deve-se priorizar os servios que cubram maiores parcelas, e ao mesmo tempo deve-se priorizar as classes C, D e E. Nesse primeiro princpio, eles tambm colocam que deve-se fazer uso da Internet como um canal de comunicao entre governo e sociedade, permitindo a participao popular e a interatividade com os cidados. A quinta afirmao certa. Trata-se de um mecanismo de transparncia, que permite maior participao da sociedade. A quarta afirmao certa. Outro princpio : 3. Indissociabilidade entre incluso digital e o governo eletrnico: A Incluso digital deve ser tratada como um elemento constituinte da poltica de governo eletrnico, para que esta possa configurar-se como poltica universal. Esta viso funda-se no entendimento da incluso digital como direito de cidadania e, portanto, objeto de polticas pblicas para sua promoo. Dentro da incluso digital deve haver Segmentao de pblicos, ou seja, focalizao, mas sem prejuzo universalizao: Escolas e crianas so pblicos prioritrios e indispensveis, mas no exclusivos; As iniciativas devem enfocar o pblico como sujeito do processo, no apenas destinatrio de servios; A segmentao de pblicos no pode impedir que as iniciativas garantam acessibilidade universal. Podero ser desenhados programas para pblicos especficos, sem levar a constituio de guetos e a alimentao de excluso e discriminao pela poltica de incluso digital.

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Vamos ver os outros princpios: 4. Utilizao do software livre como recurso estratgico: O software livre deve ser entendido como opo tecnolgica do governo federal. Onde possvel deve ser promovida sua utilizao. Portanto, no obrigatrio. Deve-se priorizar solues, programas e servios baseados em software livre que promovam a otimizao de recursos e investimentos em tecnologia da informao. 5. Gesto do Conhecimento como instrumento estratgico de articulao e gesto das polticas pblicas: A Gesto do Conhecimento compreendida, no mbito das polticas de governo eletrnico, como um conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, capazes de incrementar a habilidade dos gestores pblicos em criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar informaes e conhecimentos estratgicos que podem servir para a tomada de decises, para a gesto de polticas pblicas e para incluso do cidado como produtor de conhecimento coletivo. 6. Adoo de polticas, normas e padres comuns: O sucesso da poltica de governo eletrnico depende da definio e publicao de polticas, padres, normas e mtodos para sustentar as aes de implantao e operao do Governo Eletrnico que cubram uma srie de fatores crticos para o sucesso das iniciativas. Neste sentido, a arquitetura e-PING Padres de Interoperabilidade de Governo Eletrnico define um conjunto mnimo de premissas, polticas e especificaes tcnicas que regulamentam a utilizao da Tecnologia da Informao e Comunicao (TIC) no governo federal, estabelecendo as condies de interao com os demais poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral. 7. Integrao com outros nveis de governo e com os demais poderes: A implantao do governo eletrnico no pode ser vista como um conjunto de iniciativas de diferentes atores governamentais que podem manter-se isoladas entre si. Pela prpria natureza do governo eletrnico, este no pode prescindir da integrao de aes e de informaes. Gabarito: E.

18. (ESAF/AFT/2006) A unificao da informtica com a comunicao oportunizou o uso de internet no setor pblico. Indique se as frases a seguir so falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a opo correta.

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS I. Atravs da internet, a administrao pblica disponibiliza dados e relatrios, dando possibilidade aos cidados de decidirem sobre aes do governo. II. A internet possibilita a divulgao de informaes para os cidados sobre campanhas, procedimentos administrativos, entre outros. III. O uso eficiente da internet possibilita a modernizao dos rgos pblicos, promovendo maior profissionalismo. IV. Atravs da internet, o setor pblico pode ofertar servios ao cidado e disponibilizar dados que permitem o controle externo. Selecione a opo correta. a) Somente I e II so falsas. b) Somente II e IV so verdadeiras. c) Somente a IV verdadeira. d) Somente a I falsa. e) Somente a III e IV so falsas. A primeira alternativa menciona que, por meio da internet, so disponibilizados dados da gesto pblica para os cidados, o que correto. Entretanto, na sequncia, afirma que dessa forma se d "possibilidade aos cidados de decidirem sobre aes do governo", o que no corresponde nossa realidade. H o carter informativo, mas os mecanismos de participao, tpicos de uma democracia direta, so bastante restritos. Ainda temos muitos problemas no uso das TIC como instrumento de participao. A primeira afirmao errada. A segunda afirmao certa, trata justamente da utilizao da internet como meio de comunicao direta entre o governo e a sociedade. A terceira afirmao errada. A utilizao da internet, por si s, nada representa acerca da profissionalizao dos servios pblicos. No difcil imaginar que o uso da internet, seja como meio de comunicao com a populao, seja como ferramenta de trabalho, pode conviver com esquemas de grande ineficincia e desorganizao no setor pblico. Muitos alunos tiveram problemas com essa alternativa no curso terico. Isso ocorreu por causa do conceito de profissionalismo. Muitos se ateram apenas ao carter de modernizao, de reduzir prazos, melhorar as informaes. Mas o profissionalismo no isso. Segundo do Dicionrio Houaiss, profissionalismo :

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Procedimento caracterstico dos bons profissionais (seriedade, competncia, responsabilidade etc.) Assim, no a internet que vai fazer com que os funcionrios se dediquem mais, se comprometam mais, tenham mais responsabilidade, seriedade. A quarta afirmao certa. Ao citar a internet como meio de propiciar servios pblicos e informaes teis ao controle externo, o que de fato ocorre na nossa administrao nos dias de hoje, de forma adequada aos princpios do Governo Eletrnico no Brasil. Gabarito: B.

19. (ESAF/AFT/2006) Selecione a opo incorreta. a) Um dos objetivos da Tecnologia da Informao dar maior transparncia s aes do Estado por meio da divulgao de dados. b) A Tecnologia da Informao uma ferramenta de modernizao da gesto tanto pblica como privada. c) A Tecnologia da Informao conta hoje com os avanos das tecnologias de comunicao, possibilitando o desenvolvimento de ferramentas conjuntas. d) A Tecnologia da Informao conta com mainframes cada vez mais potentes que permitem o acesso direto ao usurio-cidado. e) Internet, intranet, infovias, correio eletrnico, educao online, so algumas Tecnologias de Informao usadas pela administrao. A tecnologia da informao tem um papel muito importante na transparncia. Um exemplo o Portal da Transparncia da CGU, que d informaes sobre os gastos do governo. A letra A certa. A letra B certa. Tanto o setor pblico quanto o privado podem se valer das TI para se modernizar. A letra C certa. Por isso que falamos em TIC, tecnologias da informao e comunicao. s lembrar-se de como os celulares so usados hoje como instrumento multifuncional, inclusive para acesso a informaes. Um exemplo est no Paran em que as pessoas, quando esto comprando um carro, podem enviar uma

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS mensagem para o DETRAN com a placa do veculo para saber se ele possui pendncias. A letra D errada. O mainframe um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informaes. A tendncia o inverso, a reduo dos computadores, que se tornam pessoais, os tais PCs. Houve grande reduo do uso de sistemas de grande porte, a adoo das plataformas web crescente e a utilizao da Internet que tem propiciado o maior acesso ao cidado. A letra E certa, tratando de alguns instrumentos de TI utilizados pela gesto pblica, como intranet, internet, correio eletrnico, dentre outros. O projeto Infovia Brasil consiste na obteno de uma rede de comunicao de voz, dados e imagens de alta velocidade, com abrangncia nacional, o que ir permitir a integrao de todos os rgos da administrao pblica federal no Pas. Na primeira etapa, chamada Infovia Braslia, a rede ir abranger prdios e rgos da Administrao Pblica Federal, que esto localizados na capital do pas. Gabarito: D.

4 Leitura Sugerida
O desafio da gesto das redes de polticas Sonia Maria Fleury Teixeira www.lead.org.br/filemanager/download/375/O_Desafio_da_Gesto_de_Redes_de_Po lticas.pdf

5 Bibliografia
BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos e GRAU, Nuria Cunill. Entre o Estado e o Mercado: o pblico no-estatal. BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos e GRAU, Nuria Cunill.. Responsabilizao na Administrao Pblica, SP: Clad/Fundap, 2006 CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra, 1999.

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS APO-MPOG PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS DAFT, Richard L. Administrao. So Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005. LFFLER, Elke. A gesto da responsabilizao nas parcerias intergovernamentais. Revista do Servio Pblico.Ano 51, no.2,abr-junho 2000. 5-34. MARTINS, Humberto Falco. Polticas de Gesto no Governo Lula: um campo ainda fragmentado. Disponvel em: http://www.direitodoestado.com/revista/RERE-5-MAR%C7O-2006HUMBERTO%20MARTINS.pdf MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 23.ed. So Paulo: Atlas, 2008. ROBBINS S. P. (2002), Comportamento Organizacional, Prentice Hall (9 edio) LTC - Livros Tcnicos e Cientficos SA, Rio de Janeiro, 1999 RUA, Maria das Graas. O estudo da poltica: tpicos selecionados. Braslia: Paralelo 15, 1998.

www.pontodosconcursos.com.br

63

Vous aimerez peut-être aussi