Vous êtes sur la page 1sur 24

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO

PORTUGAL MAIS PERTO

PEDIU ELEIES? - A AS TEM! Cnsul Jlio Vilela j foi!

Segunda-feira, 05 de Maio 2014 Ano IV N.203 www.pcnewsnetwork.com

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER


DISTRIBUIO GRATUITA

Semana Cultural Madeirense


10

21

Mrito Award para Laurentino Honra e Mrito aos que tombaram

Mais um candidato nosso


15

16


2 . Nossa gente Falando de... coisas!


Pedro Jorge Costa B. de Barros pedrojorgeri@gmail.com Com a falncia da URSS, ficou como se sabe e foi demonstrado (at certo ponto)... um vazio. Com este, veio a exploso do crescimento dos Estados Unidos da Europa, mas tambm de outras regies com destaque para o continente asitico com os drages e os tigres asiticos (uma forma de representar o comportamento e a atitude destes pases na economia e no comercio internacionais), mas tambm foi possvel observar um outro acontecimento que curioso para os internacionalistas. O acontecimento foi a imploso, que as organizaes de carcter regional conheceram, sobretudo na rea da economia (comrcio NAFTA, MERCOSUL, ASEAN) e da cooperao e aqui junta- -se a economia, a estabilidade segurana poltica e a segurana militar, caso da OTAN militar e UE para a poltica e econmica. Curioso , contudo, observar que os novos membros da UE e da OTAN so em quase todos os casos membros das duas organizaes. Sendo que a Federao Russa no parte destas duas OR, conclui-se que um cuidadoso distanciamento ainda existe. Aps a queda do muro de Berlim a Europa que apesar de estar j numa evoluda CE, ao invs de optar por austerizar e excluir a reunificada Alemanha, optou pelo contrario. Esta deciso realista do mundo no s maquiavlica... como sapiente. Com a falncia do sistema sovitico, os aliados que antes se sentiam no mnimo reprimidos e contidos, tiveram assim a oportunidade de florescer. Mas no foram s os aliados que tiveram esta oportunidade, outros se no a tiveram, aproveitaram-se do facto de outros a terem, tirando assim em seu proveito o que fosse possvel. O que a dcada de 90 comeou foi uma verdadeira internacionalizao do mundo onde os servios, as trocas, o comrcio, as comunicaes, ideias e culturas tornaram-se definitivamente e quase irremediavelmente globalizados. E isso, de facto, ainda acontece. Um tema em que vale a pena pensar...! BOA SEMANA.

A construo de caminhos
Aos 21 de Novembro de 2001 quando cheguei cidade de Toronto, ido de Angola, fui surpreendido por um inverno rigoroso que nunca havia enfrentado antes. Sem roupa apropriada para lidar com as baixas temperaturas, comecei a receber ajudas de pessoas que hoje j nem sequer sei quem so, mas sei que me foram muito teis. Ajudaram-me com roupa e calados de inverno. Ajudaram-me com tradues e a entender e a integrar-se na nova sociedade que me acolhia. Eu era um estranho e ajudas no me faltaram.

05 Maio 2014

Muitas vezes construmos caminhos com a prestimosa ajuda de muita gente. Gente amiga, conhecida e gente da qual nos esquecemos com a maior ou menor facilidade. Mas so caminhos que nos levam superao e a concretizao dos nossos projectos. Humberto Costa -Jornalista (Luanda)
Atendimento pessoas infectadas por VIH/SIDA. Na universidade estudei Servio Social, Servio Comunitrio e Desenvolvimento Econmico e Social de Comunidades... Estudei espanhol... Mal sabia eu que estava a construir caminhos, especializando-me em fazer cursos. Hoje, de regresso a Luanda, Angola, vejo que tudo valeu a pena. Quando no dia 4 de Novembro de 2009 recebi o convite para vir ajudar Angola a reerguer-se das cinzas da guerra, no pensei duas vezes. Fiquei com muita pena de ter de deixar o emprego, os amigos e o privilgio de viver num pas do primeiro mundo que o Canad. Em Sault Saint Marie, onde existe uma comunidade de portugueses, as despedidas nunca mais acabavam. Todos os dias havia uma festa, um almoo, um encontro.. algum evento de despedidas. Em Toronto, algumas pessoas lagrimaram quando tomaram conhecimento da minha partida. Chorei com elas. Eram amigas e amigos... Pessoas que me ajudaram a construir caminhos... Gostaria de abrir um pargrafo s para agradecer algumas pessoas, porm estou com receio de esquecer muitas outras, por isso prefiro generalizar e dizer a todos e a todas o meu muito obrigado por tudo que fizeram por mim. Obrigado pela vossa amizade, pela vossa solidariedade, pelo abrao amigo nas horas difceis e alegres Homens e mulheres cujos rostos e nomes guardo em minha memria Rezei, e continuo a rezar por todos os que me ajudaram a construir este caminho at chegar ao cargo de Director Nacional para a Integrao da Pessoa com Deficincia, uma rea onde, afinal, encontramos muita gente que se encontra nesta condio por causa da guerra. Este um desafio enorme que me foi colocado e para o qual estou empenhado em tudo fazer no sentido de garantir a manuteno e aprimoramento das boas prticas, bem como propor iniciativas novas e capazes de ajudar todas as pessoas com Deficincia, principalmente as mais vulnerveis a viverem melhor, construindo caminhos que os dignifiquem e os tornem partcipes no processo de crescimento e desenvolvimento econmico e social de Angola, um pas que se quer mais justo, a crescer mais e a distribuir melhor! ---N.da R. O Humberto merece tudo. O entusiasmo que pe nas coisas (mesmo difceis). A fora anmica que se nota em cada acto. O ar fresco que levou, decerto, para a terra que o viu nascer. Tudo a dizer-nos que o Humberto vai cumprir a sua profissomisso. S... quem ficou mais pobre foi quem estas linhas assina que se tornou, de facto, verdadeiramente amigo do Humberto. Mais do que isso, amigo e camarada das lides de Informao.-CG

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceio Baptista, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro ,Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Humberto Costa, na tomada de posse das suas novas funes.

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

O que eu queria era estudar. Aquilo que por questes de falta de oportunidades no conseguia fazer no meu pas, por isso no cansava de estudar. Lembro-me de num certo dia, na conversa com um amigo, ele me ter dito: Conheci algum de Moambique, h alguns anos. ramos muito amigos, mas ele como era como tu, especialista em fazer cursos, certo dia recebeu um convite do governo de Moambique e se foi. Hoje parece que Ministro da economia ou algo parecido. Ento assim que sou visto. Especialista em fazer cursos. Pensei comigo mesmo. At que no m ideia. Na verdade eu cursava quase tudo. Tudo para mim parecia importante e necessrio. At curso de operador de empilhadora eu fiz. Cursei jornalismo comunitrio, Servio de atendimento ao cliente, Ingls comercial, Liderana de equipas,

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

05 Maio 2014 EDITORIAL

Material Editorial . 3
natural que o seja. Entendemos, porm, que deveria ser, tambm, de conversa. Connosco prprios. Com os que nos rodeiam. Muitas vezes os nossos filhos e netos crescem sem que conversemos com eles. Sem que tenhamos tempo e disposio de lhes abrir o Livro da vida. O Livro onde guardamos as coisas que a ns prprios nos vm do Passado. O dizer-lhes quem somos. Quem eram os nossos pais e os nossos avs. Quem eram os nossos antepassados. E o que faziam. Como se comportavam no dia-a-dia. Infelizmente, os nossos filhos e netos crescem, s vezes, sem saberem de onde vm. O que faziam e como cresceram os pais e os avs. Como era a sua aldeia, vila ou cidade. Como se fazia, nessa altura, para ir para a Escola. Como que se aprendia. Como que se vivia o ambiente familiar. Hoje, a Televiso sobretudo a Televiso, mas no s fecha todas as portas conversa sadia. A Televiso, com as modernas tecnologias, deixa-nos a todos fora do ritmo da conversa em famlia. Faz com que descansemos nos outros... a obrigao que temos de moldar o ser dos que trouxemos ao mundo. Nesse aspecto, at h quem pense que s a Escola que tem obrigao de ensinar os nossos filhos... e no s a Escola, no! Entendemos, assim cada vez entendemos mais que o fim de semana deveria servir para quebrar, um pouco, esse ritmo e frenesim com que, talvez sem querer, enchemos a nossa vida. Um almoo ou um jantar em famlia era capaz de ser retemperador das foras anmicas que perdemos ao longo da semana, na onda de trabalho em que todos temos de mergulhar. Uma conversa til para que, mostrando o que foi o Passado, possamos todos ajudar a abrir os caminhos do Futuro.

*Fim-de-semana

Fim-de-semana este que se passou ou os outros deveria ser de sossego. Pelo menos para a maioria. Talvez com dias da famlia. Talvez que deveria ser at, se ns quisermos, dias de meditao. De conversa com o Homem ou a Mulher que h em cada um de ns. Dias que deveramos reservar para coisas que nos elevem... e nos faam ser maiores, se assim nos podemos expressar. Muitas vezes, no dia-a-dia dos anos, achamos que o fim-de-semana apenas para descanso.

Ontemdissemos...

O papel dos deputados europeus


Nesta eleies europeias, a coligao Aliana Portugal nos Aores acaba de demonstrar uma atitude acertiva, ao ir buscar para mandatrio de Sofia Ribeiro o mdico veterinrio Lus Henrique Sequeira de Medeiros, um cidado que h muito se encontra fora da poltica activa e que foi um dos rostos mais importantes da poltica agrcola regional e no desenho das polticas comunitrias de apoio agricultura nos Aores, conhecido tambm por ter sido o pai do POSEI. Por outro lado, como mandatrio jovem, foi designado o advogado Francisco Cymbron, um jovem que vem mostrar que afinal, muita da nossa juventude no est arredada dos meandros polticos e at se interessa por acompanhar com tento o que se vai passando nos Aores em termos pblicos. A participao activa de um jovem promissor nesta campanha poder querer constituir um sinal que importa reter, ou seja que aquela coligao est muito preocupada com os graves problemas que a juventude destas ilhas enfrenta, em que o maior de todos a falta de emprego, onde cerca de 35% deles se encontram procura de um posto de trabalho, mesmo possuindo habilitaes altamente qualificadas. Mais do que a politiquice, torna-se importante nesta campanha eleitoral debater ideias e propostas para a Europa e olhar com cautela, no apenas para os problemas da agricultura, mas analisar como os Aores podero, atravs dos seus dois deputados europeus depois de eleitos, tomar a defesa dos pescadores e do nosso mar, que vai precisar de grande ateno durante os prximos anos. Por outro lado, a celebrao do acordo comercial entre a Unio Europeia e os Estados Unidos e mesmo com o Canad, poder constituir uma excelente oportunidade que ns devemos aproveitar, destacando a centralidade que os Aores com a sua posio estratgica no meio do Atlntico ganham com esta nova realidade, resultante da aproximao comercial e econmica que se verifica actualmente. Podemos beneficiar do facto destas ilhas terem uma relao muito especial e estreita com a Amrica do Norte, graas aos canais privilegiados que temos com os nossos emigrantes. A consolidao do conceito da ultra periferia, constituir uma tarefa ingente que exigir por parte dos nossos deputados a
Antnio Pedro Costa Ponta Delgada

A temos a notcia. A Premier do Ontario, Kathleen Wynne, esteve numa zona portuguesa, digamos assim. A PrimeiraMinistra Provincial j sabe o caminho e visitou a nossa gente. Perguntmos-lhe de longe no era fcil chegar fala de perto... o que que ela sabia da comunidade portuguesa. Nem sabemos se percebemos bem a resposta... mas achamos que nos falou de um Charles Sousa o luso-canadiano Ministro das Finanas que era como que o cicerone, falta de melhor termo, para a sua aprendizagem da comunidade portuguesa. Est bem entregue a misso, portanto. E pelo que nos disse, entende que a comunidade portuguesa mesmo uma comunidade que est bem integrada no Pas e na Provncia. Ainda bem. Cristina Martins, uma candidata a ser deputada liberal pela zona da Davenport, fez tudo para a levar nossa gente.

E vai da um empresrio de sucesso, Jack Carvalho, fez o resto. Por ns, gostmos. ABC contou tudo. Como contou, por exemplo, a parte final de uma fornada de artistas, que est a nascer, graas ao concurso do Duo Santos. E cantou os parabns ao Estrelas do Norte, um rancho folclrico que fez agora seis anos... e est ali para andar mais em frente. A primeira pgina no deu para mais. Mas, l dentro, falmos em zumbidos da campanha eleitoral entre ns, que pode estar prximoa. Por falar em polticos, demos a notcia triste da morte de Dan Heap, um poltico em quem o povo confiava. O 25 de Abril foi tambm vitoriado entre ns, quarenta anos depois. E houve vrias reunies, tendo estado numa delas a da Associao 25 de Abril o general Garcia dos Santos, que foi um dos capites de Abril. Claro que houve muito mais. Mas o melhor mesmo ler tudo. - CG

Paulo Teves destaca aco das associaes da dispora


O Diretor Regional das Comunidades destacou, sbado, em Vila do Porto, a ao preponderante desenvolvida pelas associaes e dirigentes comunitrios da dispora aoriana na preservao, dinamizao e divulgao das tradies, usos e costumes transportados na bagagem sentimental dos emigrantes aorianos. Paulo Teves, que apresentou uma comunicao subordinada ao tema Comunidades Aorianas, Identidade e Transnacionalismo, no mbito do Congresso Internacional Relaes Transatlnticas entre a Europa, Amrica e Ilhas Atlnticas (sculos XV-XX), salientou o contributo decisivo das comunidades emigradas para a afirmao dos Aores no mundo, considerando que essas comunidades se constituram em verdadeiros agentes de transnacionalizao do rico patrimnio cultural que enforma e carateriza a identidade arquipelgica. Na sua comunicao aos congressistas, o Diretor Regional recordou, no entanto, que os desafios atuais passam pela adaptao aos novos paradigmas evolutivos, tendo em vista alcanar uma maior abrangncia social e uma luta eficaz pela integrao dos aorianos e dos seus descendentes nas sociedades em que residem, para prestgio dos Aores e de Portugal.

habilidade e o talento para que os Aores possam beneficiar de ajudas acrescidas, face a esta realidade e dar grande ateno ao debate sobre os conselhos consultivos regionais de pescas que os pescadores aorianos insistem na criao de um conselho consultivo especfico para as regies ultraperifricas. Um ponto importante que no podemos passar ao lado o facto de os Aores apresentarem a maior subrea da ZEE de Portugal, com a dimenso de 1 milho de Km2, pelo que no apenas as pescas tm um importante potencial no mar destas ilhas, bem como nas suas reas costeiras. Assim falando, temos de olhar com ateno adequao da nossa frota imensido do mar que nos rodeia. A pesca absorve aproximadamente 5% da populao activa dos Aores, ou cerca de 5000 pessoas e com 700 embarcaes, entre as quais 590 esto adstritas pesca local e 109 pesca costeira. No entanto, para a pesca para alm das 100 milhas, a nossa frota inexistente, o que nos deixa numa situao de fragilidade evidente, pois no conseguimos ir pescar para onde se encontram os grandes palangreiros dos outros pases da Unio Europeia que vm exercer a faina nas guas territoriais do mar dos Aores. Existem 46 portos, 15 ncleos de pesca, 11 lotas, 27 postos de recolha e 8 entrepostos frigorficos, 192 toneladas de capacidade de pescado refrigerado. Por isso, a frota dos Aores est sobredimensionada e mais do que suficiente at para os seus prprios pescadores, sobretudo em S. Miguel e Terceira, Urge uma poltica de valorizao dos rendimentos da pesca e a sustentabilidade dos recursos marinhos dos Aores e o palangre no o nico culpado dos graves problemas da pesca. Por isso, os apoios da Unio Europeia continuam a ser para ns um instrumento de financiamento importante, pelo que o papel dos nossos deputados ser fundamental, atendendo interveno do Parlamento Europeu na definio das questes ligadas ao mar.

Ligao afectiva entre emigrantes e os Aores


Paulo Teves frisou que a perpetuao do quotidiano arquipelgico nas sociedades de acolhimento traduz a vontade dos aorianos em divulgar o que de melhor existe nas nove ilhas, sem que tal deixe de implicar a responsabilidade de serem agentes ativos nas suas comunidades, de que exemplo a presena de aorianos e de aordescendentes em funes de relevante importncia, nomeadamente nas reas econmica, poltica, educacional e social. A forte ligao afetiva entre os emigrantes aorianos e os Aores, na generalidade ancorada pelo mundo familiar, refora a relao existente entre os dois lados do Atlntico e demonstra os interesses comuns que devem ser aprofundados e incentivados, por forma a serem impulsionadas relaes econmicas, comerciais, empresariais, tursticas, culturais e sociais, afirmou. O Diretor Regional das Comunidades referiu ainda que a dinmica das comunidades aorianas tambm se reflete na ao do Governo dos Aores, o qual, acompanhando os desafios e aspiraes dos aorianos espalhados pelo mundo, tem incentivado, cooperado e apoiado o desenvolvimento de projetos que, alm de visarem uma maior e mais eficaz integrao nas comunidades de acolhimento, promovem a divulgao dos Aores nas mais diversas reas.

4 . Canad em foco

05 Maio 2014

Luis Bettencourt em foco


Luis Bettencourt , de facto, um msico de mo cheia. Mais do que msico... um Artista que tenta fazer sempre o melhor naquilo que s no a sua profisso nica... porque nem sempre possvel. Dizia-nos, h dias, ter comeado a aprender msica num clarinete, aos onze anos de idade, com o seu pai, na Sociedade Filarmnica Recreio e Progresso dos Lavradores, da Freguesia de Santo Anto, Ilha de So Jorge, Aores. Aos dezoito anos, seguiu, ento, para a Banda da zona Militar dos Aores onde acabou por permanecer desde Junho 1967 a 1971. Logo depois... era 1. Cabo msico, em Lisboa. Corria o ano de 1968. Quando saiu da Banda Militar, pouco depois, em Maro de 1972, emigrou para o Canad. E a comea a dura e rdua luta dos emigrantes em geral. Trabalhou durante doze anos numa Fbrica de Ferro e depois trabalhou qualquer coisa como vinte e nove anos no Mississauga Transit como Condutor de Autocarros. Mas, mesmo a, a Msica no o abandonou. Ou melhor, Luis Bettencourt no abandonou a Msica. Diz-nos que, com muita satisfao e orgulho, foi msico e Regente da Filarmnica Lira Bom Jesus, de Oakville, e tambm msico da Banda do Sagrado Corao de Jesus durante mais de trs anos. Conta-nos que, em 2005, no tempo livre, comeou a frequentar escolas de msica particulares e tirou cursos de Teoria musical e mais tarde comeou mesmo a compor Pasodobles e outras obras para as nossas Filarmnicas poderem executar. E, atendendo a que os emigrantes potugueses fundaram nos Estados Unidos e Canad mais de 60 Filarmnicas e com as 720 Bandas Filarmnicas existentes no nosso Pas de origem, diz-nos entender que haver, decerto, algum interessado em tocar algumas das suas peas musicais. De resto, ao longo dos tempos, tem oferecido algumas peas s Filarmnicas locais e mandou, designadamente, algumas peas suas para Portugal. E diz-nos: Mentiria se dissesse que no gostaria de ver algum trabalho meu divulgado pois acho que tem qualidade. E tem, ao que anotmos.

Como parte das medidas da NATO

Canad envia soldados para exerccios militares na Polnia


Soldados canadianos vo participar em exerccios militares na Polnia como parte das medidas da OTAN, em resposta crise na Ucrnia. Quem o anunciou, na sexta-feira, foi o primeiro-ministro Stephen Harper. A agresso militar persistente do regime de Putin e a sua ocupao ilegal em curso na Crimeia e em outras partes da Ucrnia ameaam a estabilidade e a segurana da Europa Central e Oriental, disse Harper, em London, Ontrio. Os exerccios da NATO sero executados em Swidwin, Polnia, a partir desta semana, contando com com cerca de 50 soldados da Terceira Diviso canadiana, sediada em Edmonton. Eles vo realizar o treino em paraquedismo, operaes areas e as habilidades de infantaria ao lado de colegas americanos neste exerccio liderada pelos Estados Unidos com vista a reforar a Aliana, disse o gabinete do primeiro-ministro num comunicado. O Canad tambm vai desviar a fragata HMCS Regina, que est atualmente equipada em contra-terrorismo e patrulhas anti-pirataria no Mar da Arbia, para ajudar os esforos da OTAN para enviar uma mensagem de determinao para a Rssia. O Ministro dos Negcios Estrangeiros John Baird disse que as aes do Canad so destinadas a enviar uma mensagem clara e tangvel para a Rssia. At que a Rssia demonstre claramente o seu respeito pela soberania da Ucrnia e sua integridade territorial, vamos continuar a trabalhar com os nossos aliados e parceiros para isolar ainda mais a Rssia econmica e politicamente , disse Baird numa entrevista coletiva em Ottawa. O anncio de Harper chegou sexta-feira, na altura em que o presidente dos EUA, Barack Obama, e a chanceler alem, Angela Merkel, disseram, numa conferncia de imprensa conjunta que novas sanes contra a Rssia seriam inevitveis se interrompe uma eleio presidencial na Ucrnia agendada para 25 de maio.

Composies musicais e arranjos


So Valentim - Pasodoble. Composto por Luis Bettencourt; Lavrador Pasodoble; Rainha do Cu - Marcha Solene. Arranjos de Luis Bettencourt de canes de Igreja; Senhora de Lourdes - Marcha Solene. Cantares da Ilha de So Jorge - Rapsdia. Arranjos de Luis Bettencourt e Ben Jokela; Nesquim - Pasodoble. Calhetense - Pasodoble. El Condor Pasa - Pop Show. Composio de Daniel Aloma Robles. Arranjos de Luis Bettencourt e Ben Jokela. Homenagem a Santa Maria - Pop Show. Composio de Maria do Sameiro e Martinho dAssunao, com arranjos de Luis Bettencourt and Ben Jokela. Musica no Corao - Pasodoble de Concerto. Mister Ben - Pasodoble. Snowbird - Pasodoble. Homenagem a Jos Laureano - Pasodoble. Homenagem a Eduardo Borba - Pasodoble. Homenagem a Domingos Brasil - Pasodoble. Homenagem a Mestre Albano - Pasodoble. Homenagem a Aires Reis - Pasodoble. Homenagem a Nuno Carvalho - Pasodoble de Concerto. Homenagem ao Primo Manuel Herberto da Silveira Ferreira - Pasodoble. Melodias do Tributo - Pop Show. Composio de Antonio Severino, com arranjos de Luis Bettencourt e Ben Jokela. Melodias de Antonio Severino - Pop Show. Composio de Antonio Severino. Arranjos de Luis Bettencourt e Ben Jokela. Melodias de Luis Bettencourt - Pop Show. Copinho - Pop Show. Sua Justia - Pop Show. Composio de Luis Bettencourt e Ben Jokela. Brindisi, da Opera Latraviata de Giuseppe Verdi, arranjos de Luis Bettencourt e Ben Jokela. Time to say Goodbye - Song. Composio de Francesco Sartori, com arranjos de Luis Bettencourt e Ben Jokela. Homenagem a Joo Manuel Soares - Marcha de Concerto. Flor do Topo - Marcha de Concerto. Hino de Filarmonica - Anthem. Composio de Luis Bettencourt e arranjos de Librio Pereira. Tenho Amor ao Meu Pas - Song. Composio de Luis Bettencourt. Arranjos de Hernani Raposo. (Esta msica terminou em quarto lugar no Concurso de Canes da CIRV Radio, em 2005. Tia Teixeira - Song. Eu Sou Aoreano - Song.

05 Maio 2014 Eleies a 12 de Junho

Canad em foco . 5

Ontrio est, de novo, mergulhado em campanha eleitoral. Kathleen Wynne entendeu ser melhor fazer dissolver o Parlamento do que esperar para ser derrotada no Parlamento na votao do Oramento. A Premier entendeu dever visitar o vice-governador e pedir-lhe para convocar eleies a 12 de Junho, depois que o NDP decidiu juntar-se aos conservadores para deitar abaixo o oramento de $ 130,4 bilies.

*Wynne convoca eleies aps NDP dizer que iria votar contra o oramento

Ontario de novo em campanha eleitoral

Horvath diz no poder mais aguentar os Liberais


Nas suas primeiras palavras, Wynne referiu o governo liberal, h uma dcada no poder, como a alternativa constante e segura para os esquemas irresponsveis dos partidos da oposio. Os eleitores no devem considerar virar-se para a esquerda ou para a direita poltica, avisou, insistindo em que devem manter o plano Liberal equilibrado para a criao de empregos e para o crescimento econmico pelos Liberais proposto no oramento de quinta-feira. O Lder Conservador, Tim Hudak, e a lder do NDP, Andrea Horwath, decidiram forar uma eleio em vez de apoiar um plano que iria ver o Ontrio a avanar para uma recuperao econmica. Na sua ptica, o plano oramental iria melhorar a vida das pessoas com um plano de previdncia made-inOntrio, bilies para infra-estrutura e subsdios de trnsito e transporte para as empresas a criar postos de trabalho, disse Wynne. Francamente eu pensei que havia muito no oramento que o iria recomendar a ambos os partidos da Oposio, mas eles tomaram uma deciso diferente, disse. Embora o NDP tenha conseguido algumas concesses dos liberais nos dois ltimos oramentos, Horwath disse, por sua vez, no poder mais sustentar um governo que foi atormentado por escndalo aps escndalo e no podia confiar nos liberais para manter todas as suas promessas de oramento. Eu no posso, em s conscincia, apoiar um governo em que as pessoas no confiam mais, disse Horwath . Este oramento no um plano slido para o futuro. uma corrida louca para escapar dos escndalos, prometendo a lua e as estrelas. Se voc est procura de quem vai ser o melhor ator no palco, se voc est olhando para algum que est executando um concurso de popularidade, prometendo financiamento

em todos os tipos de projetos, mas eles no tm os cheques para descontar dentro, bem... ento vote no lder liberal ou no lder NDP , disse o lder conservador, Tim Hudak. Mas se voc quer um plano de recuperao para o Ontrio trabalhar novamente, olhe para mim, olhe para a minha equipe, olhe para o meu plano, acrescentou. Vrias grandes grupos de trabalho, incluindo a Unifor e a Federao do Trabalho do Ontrio, pediram ao NDP para passar o oramento e evitar uma eleio, mas os sindicatos do setor pblico reclamaram, dizendo que o plano fiscal coloca empregos em risco. O Sindicato do Servio Pblico do Ontario - que est numa dura luta de trabalho com os liberais disse apoiar o pedido do Horwath para ir s urnas. Mesmo que Wynne tenha pedido para ter a legislatura dissolvida na sexta-feira, e no vai sentar-se novamente at depois da eleio, o perodo de campanha no comea oficialmente at a prxima quarta-feira.

Nas mos do Povo


J se esperava. A Primeira Ministra Provincial, Kathleen Wynne, bateu com a porta. Teve de bater com a porta, melhor dizendo. De manh, a lder do NDP, dissera, preto no branco, que deixava de confiar nos Liberais. Mais do que isso, dissera que a Provncia em si j no acredita nos Liberais. Kathleen Wynne foi-se, ento, sede do Poder Provincial e pediu a dissoluo do Parlamento. Entendia a Premier que tinha preparado, juntamente com o seu Ministro das Finanas, Charles Sousa, um oramento que respondia podia responder s inquietaes do Povo, com um ou outro programa novo, com alguns cortes em benesses dos mais ricos para poder criar mais emprego e mais postos de trabalho para os mais pobres. Com duas ou trs medidas que pareciam destinadas a minorar as preocupaes do povo-povo. Antes, j ela ouvira o no taxativo e habitual do outro Partido da Oposio, os Conservadores de Tim Hudak. Como j ouvira antes. No parece fcil governar em minoria. E todos o sabem, incluindo os Partidos que esto agora na Oposio. A deciso passou, assim, de novo, para as mos do Povo. A 12 de Junho sero as eleies Provinciais. Vamos todos ouvir promessas e mais promessas. Vamos ter de decidir, face a todo esse somatrio de promessas. Vamos todos, afinal, ter de escolher. O Povo, que ns somos, vai depois falar. A 12 de Junho e j no falta muito, no a vez do Povo. E o Povo vai ter de falar... a dizer o que quer. Importa saber como decidir.

Mudanas na Lei da Cidadania provavelmente inconstitucionais


A Ordem dos Advogados, entre ns Canadian Bar Association fez soar o alarme face a algumas das medidas mais polmicas includas no projeto de lei de cidadania do governo, dizendo que elas so provavelmente inconstitucionais, contrariando a avaliao do prprio governo do projeto de lei . Recorde-se que o governo props mudanas radicais na Lei da Cidadania, em fevereiro , quando introduziu o Bill C- 24. A Ordem dos Advogados disse, numa apresentao de 30 pginas para o comit da cidadania e imigrao que acolhe algumas das novas medidas propostas no projeto de lei, tais como a concesso de cidadania aos chamados canadianos perdidos, mas tem srias preocupaes sobre outros aspectos. A Ordem dos Advogados est especificamente relacionada com trs partes do projeto de lei que gostaria de ver significativamente alterado ou desfeito: Novos requisitos de elegibilidade para se tornar um cidado: Exigir que os futuros cidados mostem a inteno de residir no Canad; e ampliar os motivos para revogar a cidadania . Nossas preocupaes mais significativas referem-se falta de flexibilidade atravs da reduo de residncia a um teste de residncia fsica, exigindo aos candidatos que demonstrem a inteno de residir no Canad, se concedida a cidadania, e a expanso de motivos para revogar a cidadania, disse a Ordem numa carta escrita. De acordo com a legislao proposta , o governo tem o poder de retirar a cidadania canadiana de dupla nacionalidade aos que eram membros de uma fora armada ou um grupo armado organizado envolvido em conflito armado com o Canad. O governo tambm teria a capacidade de revogar a cidadania de quem foi condenado por terrorismo, alta traio, traio, espionagem ou ofensas , dependendo da sentena recebida. Chris Veeman, membro executivo da seo nacional da Ordem, disse aos deputados que a Ordem dos Advogados da opinio de que deveria haver um debate pblico integral na legislao proposta. David Matas da Bnai Brith Canad descreveu a lei geral como um misto de boas e ms notcias.

6 . Comunidades Ephraims Place Community Centre

05 Maio 2014

Uma obra social nascida da solidariedade


*A 506 no caminho da solidariedade comunitria
Chama-se Ephraims Place Community Centre. Um centro comunitrio localizado no 1875 Sheppard Avenue West, Toronto, por detrs da Emmanuel Church of the Nazarene ( e que foi revitalizado pelo sindicato LIUNA Local 506). Foi revitalizado, sim, com o apoio e em alguns casos at com trabalho gratuito de elementos daquela Local. Trabalho gratuito que vale tanto (ou mais ainda) do que o dinheiro que se d, que se angaria. Disponibilizar programas e servios que poderiam dar e deram, pelos vistos - s crianas, jovens e famlias, as ferramentas necessrias para construir um futuro de sucesso e trazer a transformao pessoal e comunitria positiva aos bairros da Jane-Finch e Jane-Sheppard. Luis Aparcio, nosso colega nestas lides, vai-nos contando. At emocionado por ver que a nossa gente desta comunidade grande entende a linguagem da solidariedade.

Dinheiro e... trabalho do corao


Tony do Vale, tambm muito activo, vai-nos dizendo como tudo aquilo comeou. Isto, h uns meses atrs, estava em ms condies. Entrmos aqui, juntamente com outros colegas, e pediram-nos que deveramos arranjar o cho. Olhmos para o cho e olhmos para o resto do prdio...

Mais um passo em frente


Na sexta-feira, entretanto, havia como que um passo mais em frente. Era como que a inaugurao de tudo aquilo. Joseph Mancinelli, o vice-presidente regional da LIUNA, dir-nos-ia a sua satisfao em pouco mais de uma semana ter assistido a actos de abnegao e sacrifcio das gentes da LIUNA. Com destaque, agora, para a 506 e para o seu Business Manager, Carmen Principato. Apenas numa semana Carmen Principato o diz duas coisas, de facto, importantes para esta zona. Numa delas, a do Toronto Azzurri, para as crianas, para, jogando futebol e no s... ganharem um novo estilo de ser gente. E agora, de facto, o mesmo plano de solidariedade para a comunidade, e tambm, para praticar desportos, o basquetebol, por exemplo. Ns, no Sindicato dos Trabalhadores da Construo, estamos a fazer boas coisas para o todo geral das comunidades. Estamos felizes... A felicidade estampada no rosto, sim. A certeza de que, por este caminho, melhoramos, estamos a melhorar, a sociedade em que nos inserimos. Tony do Vale vai-nos dizendo que, aqui no foi s dinheiro. Foi dinheiro da 506... e o nosso suor. Eu e o pessoal do staff... trabalhmos muito. E a terminar: Estou feliz... trabalhei com o corao.

Algum nos conta que, no final de julho de 2007, a vida do pequeno Ephraim Brown foi encurtada. Participava na festa de aniversrio de um dos seus primos. Apanhado no fogo cruzado de um tiroteio de gangues, Ephraim, um menino de onze anos de idade, morreu no passeio, a poucos metros de casa. Na manh seguinte, mais de cem pessoas da comunidade e volta de Toronto reuniram-se nas ruas para uma orao silenciosa de solidariedade e determinao. Era a demonstrao e o desejo de que uma tragdia igual no deveria voltar a acontecer na comunidade. Os meses foram passando. Muitos do grupo de pessoas da zona uniram-se para estabelecer o Ephraims Place Community Centre. Pelos vistos, e segundo fomos ouvindo, o nome Ephraim viria da antiga palavra hebraica que significa encontrar a bno da adversidade. E foi por a, por esse caminho, que o Ephraims Place Community Centre nasceu.

e entrar ali s para arranjar o cho, era como que pr dinheiro no lixo. Dissemos, desde logo, que era melhor fazer um trabalho bem feito... Ouvimos a histria do Ephraims Place, o que nos deu at mais entusiasmo. Investimos. Olhe... est feito!

Toronto uma cidade com servios abertos a imigrantes ilegais


Muitas so as pessoas que embora sejam membros produtivos da sociedade Canadiana, no conseguem obter estatuto de imigrao. Estes imigrantes na maior parte das vezes no usufruem dos servios municipais por receio de serem apanhados e deportados.

Jos Rodrigues -Advogado


obrigados a prestar servios a todos independentemente dos estatuto de imigrao. Quando os servios requerem prova de residncia em Toronto as pessoas podem mostrar contas da gua, luz, telefone ou um carto da biblioteca. Ainda h muitos desafios para os residentes ilegais que tm que lidar com funcionrios municipais ignorantes que ainda pedem para ver documentos de imigrao. Nesses casos imperativo que as pessoas estejam informadas e reivindiquem os seus direitos. tambm importante ter em conta que os funcionrios municipais, no podem perguntar-lhe qual o seu estatuto da imigrao para lhe dar acesso aos servios que deseja. Mas, o maior desafio forar a provncia do Ontrio a adotar estas regras. A histria trgica de Rogrio Marques de Souza ficar sempre na memria como um exemplo trgico desta injustia. Rogrio era brasileiro e viveu no Canad durante 15 anos, mesmo assim foi-lhe recusado um funeral e tratamento mdico para o seu cancro, isto por no ser legalizado no Canad. Est a decorrer uma campanha para mudar as leis provinciais e federais, mas por enquanto ainda nada foi feito. Sendo assim, os servios federais e provinciais ainda requerem que as pessoas estejam legalizadas e por isso muito importante saber se um servio oferecido pela cidade antes de o visitar. Este artigo de ndole informativa e no constitui uma opinio jurdica. Para mais informaes contate Jos Rodrigues atravs do 647-202-2533.

No entanto, este medo por vezes infundado, visto que pelo menos em Toronto e Hamilton as Cmaras Municipais decretaram que estas cidades passariam a ser cidades santurios. Isto significa que as pessoas a viverem ilegalmente em Toronto ou Hamilton podem aceder s respectivas Cmaras Municipais sem medo de serem deportados. Para alm disto, os funcionrios destas Cmaras Municipais no podem recusar servir pessoas que no estejam legalizadas no Canad. No passado, quando um funcionrio da Cmara descobria que uma pessoa era ilegal, era obrigado a alertar as autoridades. Agora, se um funcionrio descobrir que a pessoa ilegal, no pode alertar as autoridades, exceto em circunstncias limitadas onde a lei a obriga o funcionrio a divulgar essa informao. Infelizmente, Toronto e Hamilton ainda no definiram quais so essas circunstncias, e por isso ainda h trabalho por fazer por parte dos vereadores destas Cmaras Municipais. Mas, uma coisa certa, estamos a avanar na direo certa. Os servios e programas subsidiados pela Cidade de Toronto esto acessveis a todos. Exemplos destes servios incluem os centros de sade comunitrios, os servios de emergncias mdicas, exceto hospitais, tal como escolas e outros centros de instruo para crianas at aos 18 anos. Os bancos alimentares, shelters, servios recreativos, bibliotecas, polcia municipal e bombeiros esto tambm

Na sexta-feira, era mais um passo. Muita gente presente. Muito entusiasmo. Alguns meninos a virem ao microfone e a dizer da sua satisfao.

T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

05 Maio 2014 Jantar de gala da ACAPO

F.Cruz Gomes Snia Micael Carlo Miguel Cruz Gomes

*Merit Award para Laurentino Esteves

Cantar Portugal em vrias dimenses

Comunidade . 7

Bem andou a Aliana dos Clubes e Associaes Portuguesas do Ontario em realizar o chamado Jantar de Gala relativo ao Dia de Portugal quase no incio das celebraes. E isto porque deu, desde logo, a hiptese de anotar, em boa verdade, o que faz andar a mquina comunitria, no melhor sentido do termo. E houve notas que o caderno do reprter no deixou de arquivar. Notas que do a entender que Portugal tambm por aqui, j que , fundamentalmente, onde estiverem os Portugueses. para afervorar o orgulho de ser Portugus e de cantar Portugal. Incentivando todos a contribuirem ainda mais para as Bolsas de Estudo (12 foram ontem entregues) e para a escolha dos recipientes do Merit Award, este ano a caber e com mrito a Laurentino Esteves. Um jantar assim , de facto, momento alto que vale a pena ter em considerao. Sobretudo agora que estamos, por c, a celebrar Portugal e a estender o Dia de Portugal, para uma Semana de Portugal, para um Ms de Portugal. Valeu a pena. recentemente falecido professor foi uma das primeiras luzes de Portugus entre ns. Interessante a forma carinhosa, como Charles Sousa se dirigiu senhora. Como interessante foi a forma, como falando para todos, o ministro disse, meio a rir, meio a srioa, que o Portugus deveria ser, tambm, uma Lngua oficial no Canad. Joe Eustaquio entendeu, durante toda a noite, integrar-se no viver geral da nossa gente, entendendo o que por ali se estava a passar, ou seja, a vivncia dos Portugueses por c. E falou em muitos dos presentes e em muitos dos que acabaram por ajudar a levar em frente toda a organizao do Ms de Portugal. O tema forte do Jantar de Gala era a celebrao dos 50 anos da Escola do First Portuguese. Luis Filipe Garcez, o actual presidente do primeiro clube portugus desta zona, haveria de nos dizer da sua satisfao em reconhecer que andou bem a ACAPO em celebrar o cinquentenrio da Escola do First.

Local 183 em foco


Logo de incio o facto de anotarem como tema dominante a Celebrao da Educao no First Portuguese, h cinquenta anos. O que deu para anotar a fora que a Educao teve (e tem) entre ns. E deu at para o Tributo de homenagem pstuma ao comendador Damio da Costa um dos pioneiros do Ensino de Portugus entre ns. Como daria para um ministro do Governo do Ontario para o caso Charles de Sousa ir at onde estava a sua primeira professora de Portugus, Virgnia Costa, e saud-la em termos carinhosos e amigos. O Jantar de Gala foi, de facto, algo que vale a pena enaltecer. Com Antnio Belas, por exemplo, a pedir ao pblico em geral para engrossar ainda mais as fileiras da Grande Parada, que j cremos que j a maior parada do gnero em todo o mundo. Com Manuel da Costa a falar no Canadian Walk of Fame e a incentivar as indicaes de nomes que meream estar por ali. Com Jack Oliveira a reconhecer que, neste dia, a LIUNA Local 183 ainda mais portuguesa, se assim se pode expressar numa organizao que de todos. O Jantar de Gala serviu at, pelas palavras de Joe Eustquio,

Uma casa cheia. O salo da LIUNA Local 183 a servir de sede de mais uma celebrao do Portugal de c. Jack Oliveira, com quem falmos, logo de incio, a dizer-nos tratar-se, efectivamente, de uma magnfico salo que os membros da Local 183 conseguiram levar a cabo. E ns a dizer que, ali, a Local 183 era como que um local portugus. Um local que cada vez mais de todos, como o Jack Oliveira nos diz. Ainda falmos no Torneio de Golfe, que est a ser o maior de todo o Canad. Este ano, vai ser mesmo o maior de todo o Pas. No fundo Jack Oliveira era um homem feliz. Tudo a dizer-nos que, de facto, era uma sesso portuguesa, no melhor sentido do termo. De tal forma que Joe Eustquio o homem forte da organizao achou por bem falar numa das nossas jias da coroa, Charles Sousa, que, ao apresentar o oramento, h dias, mostrou ser um verdadeiro senhor. Tanto que at ficamos todos muito pesarosos pelo facto do Oramento ir cair, estar a cair.

Hall of Fame a falar Portugus

Charles Sousa lembra a primeira Professora

De qualquer modo, Charles Sousa diz-nos da sua maneira de encarar o tempo que vive. E a achar que deveria dizernos estar, ali, mesmo ao lado, a sua primeira Professora de Portugus, Virgnia Costa, que, com Damio Costa o

Manuel da Costa haveria de entrar no pdio para lembrar o Hall of Fame, no seu prdio que j foi do First. Para ele, a certeza de que vale a pena lembrar nomes e figuras que meream estar em destaque no nosso Passeio da Fama, se assim nos podemos expressar. Com a apresentao, designadamente de um vdeo de toda aquela movimentao. Destaque para Michael Nbrega, recipiente do Portuguese Canadian Walk of fame. Interessante foi a apresentao das Bolsas de Estudo a vrios elementos da nossa Juventude. Bolsas de Estudo dadas, afinal, por alguns dos clubes que fazem parte da ACAPO, o que foi motivo para Joe Eustquio lembrar que todos os clubes levem avante essa parte. Este ano, os recipientes:

Celebrar Portugal
Arsenal do Minho Mariana Ribeiro e Nicole Vilaa; Associao Cultural do Minho Catarina Melo; Banda do Sagrado Corao de Jesus Derrick Alves e Christopher Daniel Henriques; Casa das Beiras Steven Assuno; Northern Portugal CC Bianca de Sousa e Natasha Silvestre; Peniche Community Club Joo Pires da Costa; Port. Cultural Club of Vaughan, Leana Rendeiro; e University of Toronto Portuguese Association, Anderson Marques. Depois, de novo, em foco o nome de Damio P. Costa, para das jovens recipientes das Bolsas de Estudo. A satisfao. A certeza de que os jovens comeam a entender que a comunidade em geral est com eles. O mesmo para Ana Costa, a filha (e de certo modo continuadora) do grande Damio Costa. Emocionada mas satisfeita com o gesto da ACAPO. Celina Melo esteve, entretanto, em foco, ao assinalar o mrito da Escola do First Portuguese... e da ACAPO em lembrar o cinquentenrio da Escola.

8. Comunidades

05 Maio 2014

Merit Award para Laurentino Esteves

O momento alto foi mesmo a outorga do Merit Award deste ano. Depois de Joe Eustquio ter falado no tema, enaltecendo

Religio e F

A herana do Cristo Deus


O rei David, o qual viveu cerca de mil anos antes de Cristo nascer, tinha tudo o que as pessoas pensam que poder trazer felicidade e satisfao. Muitos pensam que a riqueza traz a felicidade. David era o homem mais rico da nao de Israel. Ele vivia num palcio, tinha servos para fazer tudo o que ele queria, e comia os melhores pratos do dia.

Rev. Joo Duarte


Tu s o meu Senhor, no tenho outro bem alm de ti. David sabia que o maior tesouro na sua vida no era a fama, os filhos, o seu palcio, as comidas e os prazeres deste mundo, mas o Deus todo poderoso. David compreendeu que no devemos estar agarrados aos presentes que Deus nos d mas ao Deus que nos d tudo na nossa vida. Reparem que David na sua velhice orou desta maneira: Porque, quem sou eu, e quem o meu povo, que tivssemos poder para to voluntariamente dar semelhantes coisas? Porque tudo vem de ti, e da tua mo to damos (I Crnicas 29:14). Antes de morrer, David, de livre vontade, e com muita alegria, deu uma grande parte da sua fortuna para a obra do templo de Deus (I Crnicas 29:2-5). David aprendeu na escola da experincia desta vida, que as coisas materiais que Deus nos d, so temporrias, e a qualquer momento podemos ficar sem elas. No curso da sua vida, David teve bastantes desapontamentos. Os seus filhos o desapontaram muito e dois deles morreram. Os seus amigos o trairam. A nao que lhe deu tantos elogios, mais tarde se revoltou contra ele. David foi forado a sair do seu palcio e fugir para o deserto, para no ser morto por Absalo, o seu filho, que convenceu a maiora do povo a rejeitar David como rei. Aps David perder tudo por algum tempo, Deus teve misericrdia dele e restituiu-lhe tudo, menos o filho que se revoltou contra ele. Absalo morreu. Portanto, David sabia que a nossa alegria e esperana no deve estar nos presentes temporrios mas no Deus que eterno. Por isso David escreveu: O Senhor a poro da minha herana e do meu clix, tu sustentas a minha sorte (Salmo 16:5).

apresentao de Bolsa de Estudo. Oportunidade ainda para falarmos com Nicole Vilaa, uma

Muitos pensam que a felicidade se encontra na fama. David era famoso. A sua fama comeou na sua juventude, ao matar o gigante Golias. E a sua fama aumentou devido ao facto de ele nunca ter sido derrotado nas muitas batalhas que teve contra as naes que invadiam o seu pas. Ele era adorado e respeitado pela nao inteira. Quando David vinha da guerra as mulheres o honravam cantando esta cantiga: Sal feriu os seus milhares, porm David os seus dez milhares (I Samuel 18:7). Muitos pensam que a felicidade se encontra na famlia. David vinha de uma famlia grande. Ele teve sete irmos e uma irm. Alm disso, David teve vrias esposas e muitos filhos. Segundo o que lemos em II Samuel 3:2-6 e II Samuel 5:13-16 David teve dezoito filhos no contando as suas filhas. Quando David se juntava mesa para comer ele tinha o prazer de ver todos os seus filhos e filhas ao seu redor. Muitos nos nossos dias esto agarrados s coisas deste mundo, riqueza, s casas, aos carros, aos prazeres, famlia, aos amigos, aos clubes, aos desportos, fama e etc. Todavia, quando estas coisas desaparecem, eles no sabem o que fazer e sentem um vazio enorme. Eles perdem a sua alegria, ficam deprimidos e amargurados com a sua vida. O rei David chegou concluso que tudo o que ele tinha neste mundo no se podia comparar com Deus. Reparem que no Salmo 16:2 David escreveu o seguinte: A minha alma disse ao Senhor:

E os Portugueses
a figura do homenageado, coube a Linda Correia dar o toque final da homenagem a Laurentino Esteves, este ano escolhido para o Merit Award. Laurentino Esteves no palco, agradecendo a distino, que disse - com a humildade que o caracteriza no merecer. Enalteceu a figura do Folclore o Folclore no mais o parente pobre da Cultura Portuguesa que vai animando as nossas colectividades. Uma festa como a do Jantar de Gala da ACAPO merece, sobretudo, ser vivida. No apenas contada. Mas... de facto, valeu a pena.

05 Maio 2014

Comunidades . 9

10. Comunidades

05 Maio 2014

Cnsul Jlio Vilela deixa Toronto

Festa de Amigos... para um Amigo que vai partir


Segunda-feira, num dos restaurantes de Toronto - para o caso o Lisboa Noite um grupo de pessoas juntou-se para a despedida do Cnsul-Geral de Portugal, Jlio Vilela, que, em breve, deixa Toronto, para seguir para Zagreb, na Crocia, onde vai assumir funes de Embaixador de Portugal. A lotao do restaurante estava fixada em cem pessoas. E a lembrar, at, que quando veio para Toronto, o Consulado tinha 20 funcionrios e hoje decerto fruto da crise que Portugal atravessa tem apenas 12.

Um jantar para recordar sempre


Este jantar ficar para sempre na minha memria, como disse Jlio Vilela, no incio das suas palavras. Cheguei aqui h quase cinco anos, procurei, durante estes quase 5 anos, manter-me fiel a alguns princpios de trabalho, sempre com a preocupao de servir aqueles que constituem a razo de existncia do servio pblico, seja ele em Portugal, seja ele no estrangeiro. No final, ramos ns a chamar o Cnsul Jlio Vilela e a perguntar-lhe, logo de incio, o que que o cidado sentia de tudo. Mais do que o cnsul... o cidado Jlio Vilela. O Jlio Vilela tem de estar infinitamente agradecido por este gesto... que um gesto franco, transparente, um gesto que talvez demonstre a forma como eu sempre tentei servir a comunidade. Ser esta a definio do estado de esproto de Jlio Vilela? , concerteza. E com esse esprito que eu procuro servir os meus conterrneos... A pergunta seguinte era se no haveria j... uma lgrima ao canto do olho. Est por cair... mas ainda no caiu. E segue, dizendo que so momentos do ponto de vista emotivo... muito fortes e que vamos gerindo, cada um sua maneira... No fundo, estaria assim cumprida a misso do Cnsul nestas terras.

Estiveram umas 125 e muitas pessoas j nem puderam estar presentes. Era muita gente, sim. Muita gente e muito entusiasmo. O Cnsul Jlio Vilela no teve mos a medir, tantas eram as pessioas que dele se acercavam. No palco improvisado, at o gemer de guitarras e violas deu a entender... que havia tristeza por ver partir um funcionrio consular que sempre pautou a sua actividade pelo interesse da comunidade em geral. Valdemar Mejdoubi, tambm na fase artstica... haveria de servir, ainda, como mestre de cerimnias, designadamente a ler mensagens que foram chegando. Como foi o caso do Embaixador de Portugal, que, no podendo estar presente, se associou homenagem. O mesmo para o cnsul honorrio de Winnipeg. O Cnsul estava visivelmente emocionado. E satisfeito. Com

Procurei servir a comunidade da melhor forma que soube e espero que tenham sido cumpridos os desejos e as necessidades da comunidade... No fundo, uma festa de amigos... para um amigo. No final, era a entrega de vrias prendas. A testemunhar, decerto, o apreo de todos. Interessante foi um grande quadro, com cinco fotografias antigas a jeito de smbolos desta cidade de Toronto. J agora... a famlia ABC ofereceu um grande poster de uma foto que por aqui deixmos, quando da entrevista que fizemos ao Cnsul-Geral Jlio Vilela. Uma fotografia que inserimos na primeira pgina da edio 200 do Jornal.

Sismo de 6.7 sentido ao largo de Vancouver


Um sismo de magnitude 6.7 na escala de Richter foi registado, na quinta-feira, ao largo da ilha de Vacouver, no Canad. Segundo o Servio Geolgico dos Estados Unidos, o terramoto deu-se s 9.10 horas, a 94 quilmetros a sul de Port Hardy, no Pacfico, a 11,4 quilmetros de profundidade. No foi emitido nenhum alerta tsunami.

Mayor abandona campanha aps vdeo em que aparece a fumar droga


palavras de agradecimento a muitos e com a certeza de que combateu o bom combate, ou seja, cumpriu a sua obrigao. Palavras de agradecimento comunidade em geral, sua famlia famlia onde englobou, tambm, e com destaque, a sua famlia consular... e com uma resenha muito curta do que se foi fazendo por c. Com situaes de interesse certo. O presidente da Cmara de Toronto, Rob Ford, abandonou temporariamente a campanha para a reeleio ao cargo, depois de ter sido divulgado um vdeo em que aparece a fumar droga. O vdeo foi divulgado pelo jornal The Globe and Mail, tendo sido gravado no passado fim de semana na residncia da irm do autarca, Kathy, que reconheceu a dependncia de drogas. O vdeo ter sido gravado por um alegado traficante. J Rob Ford, que chegou Cmara de Toronto em 2010, negou que tenha problemas de dependncia. Aps a divulgao do vdeo, o advogado do autarca emitiu um comunicado a anunciar a retirada da campanha, temporariamente.

J em novembro passado, Ford admitira ter fumado crack. Entretanto, lanou uma campanha pblica no Canad e nos Estados Unidos, onde afirmava ter deixado de consumir drogas e lcool. Contudo, no incio deste ano surgiram novos vdeos do poltico alcoolizado.

05 Maio 2014 Crnica da luta e do sacrifcio

Desporto . 11

Benfica eliminou o gigante italiano e... est na final


Rui Miguel Melo escreveu, em A Bola, que se tratou de um jogo de luta, de sacrifcio e com um final pico. Naquele Jornal, o ttulo era mesmo de crnica da luta e do sacrifcio. O Benfica acabou a partida reduzido a nove elementos, depois da expulso de Enzo Prez e da leso aparatosa de Garay, mas nem assim se desfez. A Juventus pressionou at onde pde, mas nem os livres de Pirlo causaram mossa. A noite era vermelha. O Benfica eliminou o gigante italiano e, a 14 de maio, estar de novo no Juventus Stadium para a final da Liga Europa, com o Sevilha. A segunda parte foi parecida com a primeira. Boa entrada do Benfica, melhor a resposta da Juventus, mas o colosso italiano s intensificou o domnio depois da expulso de Enzo Prez, com dois cartes amarelos no espao de poucos minutos. Tal como aconteceu com o FC Porto, para a Taa de Portugal e a Taa da Liga, o Benfica acabou reduzido a dez elementos, mas defendeu melhor do que com onze. Nem a sada de Garay deixou as guias atordoadas. E foi com Andr Almeida a central que o Benfica se apurou para a final da Liga Europa. O Benfica assegurou, assim, a 10. presena numa final das competies europeias. Os encarnados j estiveram em sete finais da Taa dos Campees Europeus, uma da extinta Taa UEFA e agora duas consecutivas na Liga Europa. Apenas seis clubes estiveram em mais finais (Barcelona, Real Madrid, Milan, Juventus, Bayern e Liverpool). Porm, os encarnados somam apenas duas conquistas, ambas na Taa dos Campees Europeus, em 1961 e 1962. Desde ento tem imperado a j por diversas vezes apelidada de maldio de Guttmann... Resta saber o que vai acontecer no prximo dia 14 de maio, em Turim, o palco da final desta poca da Liga Europa.

Salvio, Enzo e Markovic falham final


Alm de Enzo Prez e Markovic, expulsos frente Juventus, tambm Salvio vai falhar a final de Turim frente ao Sevilha, marcada para 14 de maio. O extremo argentino levou um carto amarelo aos 90+6 minutos da partida, que o afasta da final aos 90+6 minutos. Antes, Markovic tinha sido expulso do banco de suplentes, enquanto Enzo Prez tambm recebeu carto vermelho aos 67 minutos, deixando os encarnados a atuar com 10 jogadores.

Um jogo heroico, diz secretrio de Estado


Com a vantagem de um golo, conseguida na primeira mo, o Benfica entrou bem em jogo, assustou logo aos dois minutos, perante uma Juventus calculista, que no entrou com tudo mas que, aos poucos, foi controlando a partida. Os encarnados foram slidos e coesos a defender, embora muito curtos a atacar. Na primeira parte s nesse lance de Rodrigo causaram um calafrio a Buffon. O domnio foi italiano, mas sem muitas oportunidades para marcar. A melhor ocasio da Juventus pertenceu a Vidal, no nico lance em que conseguiram bater Oblak. Mas Luiso tirou a bola em cima da linha da baliza.

Emdio Guerreiro, secretrio de estado do Desporto, felicitou o Benfica pela passagem final da Liga Europa, salientando o esprito de sacrifcio da equipa encarnada. Congratulo o Benfica pelo apuramento que hoje conseguiu para a final da Liga Europa. Assistimos a um jogo heroico em que a equipa do Benfica apresentou uma notvel capacidade de resistncia e sacrifcio, conseguindo superar todas as adversidades que o jogo colocou, afirmou o governante numa mensagem enviada agncia Lusa.

Juventus fez tudo para no perder, dentro e fora do campo


O treinador do Benfica no deixou de falar sobre os incidentes na parte final da partida com os jogadores da Juventus. Fizeram tudo para no perder, dentro do campo e fora dele. Mas ns tambm j temos muita experincia... Ns, portugueses, tambm somos latinos e malandros. No nos intimidam, nem dentro nem fora do relvado, afirmou Jorge Jesus na flash interview no final da partida.

DOCE MINHO
Po quente de hora a hora Broa de milho como se faz na terra

Agora tambem em Bradford!

Pastelaria Fina Salo de ch Ambiente acolhedor


Uma casa com a tradio de bem servir porque sabe produzir melhor

Para encomendas ligue-

416 - 652 - 8666


2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)

12 . Desporto

05 Maio 2014

Sporting encerrou, no sbado, sem brilho, a sua melhor poca na condio de visitante desde 1994/95, ao empatar 1-1 na Choupana, no jogo que abriu a 29. jornada da I Liga. Numa partida em que os lees e o Nacional s cumpriram calendrio, pois j no vo sair do segundo e quinto lugares, respetivamente, o empate acabou assentar bem ao desenrolar da partida, apesar da extrema incapacidade do Sporting em atirar baliza. A equipa de Leonardo Jardim conseguiu 33 pontos fora de casa ao longo da poca, naquele que foi o melhor aproveitamento desde 1994/95, em que os lees tambm somaram 10 triunfos e no perderam nenhum jogo fora de casa (na corrente temporada, saram derrotados do Drago e da Luz). Mas no s os lees merecem destaque: o Nacional s perdeu nas recees a Arouca e Benfica e conseguiu marcar a todas as equipas da I Liga (algo que, por exemplo, FC Porto e Sporting s podem alcanar na derradeira jornada). Manuel Machado conduz o Nacional ao quinto apuramento para as competies europeias, o terceiro sob o seu comando, e diz adeus a um jogador que ajudou a chegar (neste caso a regressar) a um grande: Daniel Candeias, que vai rumar ao Benfica a

Uma visita Madeira sem brilho


custo zero, foi o mais perigoso jogador na Choupana, com 10 cruzamentos e trs remates baliza, o melhor registo entre os que estiveram em campo, ele que tambm o melhor assistente na I Liga, com 11 passes para golo e ainda quatro remates certeiros. O extremo esteve em evidncia, mas na primeira parte foi o Sporting a faturar: aps um cruzamento de Cdric, o inexperiente Nuno Campos, com 45 minutos desastrosos na Choupana, desviou a bola para a prpria baliza. O Sporting, de resto, apesar dos vrios bons cruzamentos de Cdric, Jefferson e Capel, quase nunca conseguiu dar trabalho a Gottardi (Slimani esteve sem pontaria e Montero no atira a contar h cinco meses). Os lees remataram dez vezes, mas s um remate foi baliza, aos 90+2, por Eric Dier, na sequncia de um livre. J o Nacional, em 13 tentativas, rematou sete vezes baliza. Rui Patrcio foi segurando a vantagem leonina, mas aos 76, aps um remate de Rondn ao poste, Diego Barcellos foi recarga e bateu o guardio leonino. O empate prevaleceu at ao final de uma partida na qual Shikabala, ao contrrio do que tinha sido anunciado nas redes sociais, no teve oportunidade de jogar, ele que continua sem se estrear de leo ao peito.

O perodo de adaptao poderia ser uma justificao, mas no para um criativo de 28 anos, cuja concorrncia no lhe oferece grandes perspetivas de brilho em Alvalade.

Benfica despede-se da Luz com empate


No foi um grande jogo, foi o jogo possvel, no que ao Benfica diz respeito. Porque o Vitria de Setbal foi Luz determinado a vencer e, em alguns momentos, soube controlar as operaes. A primeira parte no foi particularmente emotiva e a melhor ocasio de golo pertenceu mesmo equipa do Sado, quando, aos 11 minutos, Pedro Queirs correu vrios metros com a bola, isolou Rafael Martins, todavia, o brasileiro falhou o desvio, quando tinha apenas Paulo Lopes pela frente. Na segunda sim, houve emoo e golos. Adiantou-se o Benfica, por intermdio de Andr Gomes, aos 58 minutos, empatou o Vitria, aos 73, penalty convertido por Rafael Martins a falta foi de Maxi - , ele que j havia marcado a FC Porto e Sporting. O Benfica de Jorge Jesus igualou, pois, o de Toni, que, em 1993/94, terminou a temporada invicto no Estdio da Luz. Em jogos sem influncia na classificao, Sporting de Braga e Martimo empataram 1-1, o Arouca venceu o Gil Vicente por 1-0 e o AcadmicaVitria de Guimares terminou sem golos.

O Olhanense continua a sonhar com a permanncia na I Liga de futebol, ao vencer (2-1) na receo ao FC Porto, na 29. jornada, resultado que valeu a stima derrota da temporada aos azuis e brancos. O golo de Herrera (82 minutos) foi insuficiente para evitar o triunfo do 16. e ltimo classificado da tabela, que se tinha colocado em vantagem com tentos de Kroldrup (14) e Dionisi (66). Com o triunfo, o Olhanense chegou aos 24 pontos, igualando pontualmente o Paos de Ferreira, 15., que hoje empatou a zero com o Rio Ave em Vila do Conde e ficando a um do Belenenses, 14. com 25, que empatou 1-1 na visita ao Estoril. Sem poder utilizar alguns dos habituais titulares, como Quaresma, Alex Sandro ou ainda Ghilaz, devido a castigos ou leses, mas com o terceiro lugar j garantido, o FC Porto no entrou bem no jogo e foi surpreendido pela coeso do Olhanense, que estava proibido de perder para continuar a aspirar manuteno, embora sempre dependendo de terceiros. E de um livre no meio-campo ofensivo da equipa de Olho, que

Olhanense bate FC Porto e ainda sonha com a manuteno


parecia no levar perigo baliza portista, o Olhanense acabou por se colocar em vantagem, logo aos 13 minutos, por Kroldrup. Rui Duarte bateu para a rea, Ricardo Ferreira cabeceou para o poste mais distante e Kroldrup rematou sozinho, frente ao guarda-redes do FC Porto Fabiano, que ainda defendeu a bola, mas esta ressaltou no jogador local e acabou por entrar na baliza, perante a passividade defensiva dos azuis e brancos. O FC Porto procurou na segunda parte aproximar-se mais da baliza algarvia, mas, sempre que o conseguia, era sem grande perigo e, aos 56 minutos, o Olhanense protestou muito uma deciso de Cosme Machado de no assinalar grande penalidade, num lance entre Maicon e Dionisi dentro da rea, no qual o juiz bracarense considerou haver simulao do avanado local e no falta do defesa portista. Aps vrios contra-ataques anulados por fora de jogo, o Olhanense acabou por chegar ao 2-0, em mais um lance que apanhou a defesa portista em contra-p e em que Janer cruzou atrasado da esquerda para Dionisi, na zona da marca de grande penalidade, rematar para o segundo, aos 66 minutos.

Herrera ainda reduziu aos 82 minutos para o FC Porto, num remate de fora da rea, mas a vitria da equipa local j no foi beliscada e permitiu ao Olhanense continuar a sonhar com a manuteno, numa deciso que ficou adiada para a ltima jornada.

(Tryouts) no Benfica

Benfica @ Toronto
Para mais informaes ligue: Casa do Benfica telf: 416 651 1548 ou para : 416 990 0537

para girls - 14/15 anos para boys -14/15 anos


s segundas e quintas-feiras

Penafiel sobe, Atltico desce e Aves e Chaves sonham


O Penafiel garantiu o regresso I Liga de futebol aps triunfo 2-1 na visita ao Unio da Madeira, enquanto o Desportivo das Aves assegurou vantagem sobre o Desportivo de Chaves na corrida ao play-off de subida. passagem da 41. e penltima ronda, os penafidelenses juntamse assim ao Moreirense que h muito tinha feito a festa na II Liga, faltando definir quem vai disputar com o penltimo do primeiro escalo a ltima posio no campeonato principal. No lado oposto da tabela, o Atltico perdeu e viu confirmada a descida. Arthuro (04) ainda ameaou estragar a festa da subida do Penafiel, mas o avanado Guedes (17 e 32, este de penalti) protagonizou a decisiva reviravolta que valeu a festa. Aos 90+6, Jorge Ribeiro praticamente colocou o Aves (jogava em inferioridade numrica desde o minuto 72 por expulso de Miguel Vieira) no play-off, com um golo tardio aps Tiago Barros (63) ter anulado a vantagem que Lus Manuel (54) tinha conseguido para os durienses.

05 Maio 2014

Desporto . 13

Fundo vence Benfica e conquista Taa


O Fundo conquistou ontem a Taa de Portugal de futsal masculino, ao derrotar na final o Benfica, por 7-6, aps prolongamento, em jogo disputado no Pavilho Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azemis. O Fundo sucede assim ao Sporting no historial de vencedores, graas aos golos de David Moura (45) e Lilu (46) no prolongamento, perodo em que o Benfica marcou apenas uma vez, por Serginho (49), depois do 5-5 registado no final dos 40 minutos. No tempo regulamentar, Ricardo Fernandes (05 e 34), Aland Brandi (16), Paulinho (36) e Joel Queirs (36) marcaram para o Befinca, que procurava conquistar o trofu pela sexta vez, enquanto Pany (06), David Moura (15 e 18), No Pardo (31) e Pany (35) apontaram os tentos do Fundo.

No ltimo lance do desafio, em pontap de canto que levou o guarda-redes Quim rea contrria, o guarda-redes Armando ficou pregado ao solo em lance aparentemente fcil de resolver e Jorge Ribeiro cabeceou sem problemas para o golo. O Desportivo de Chaves foi o grande prejudicado, pois parte para a ltima ronda sem depender de si: precisa de vencer na visita ao Trofense, enquanto o Aves no pode ganhar na receo ao Acadmico de Viseu. Barry (53 e 67) colocou os flavienses duas vezes em vantagem frente ao rival direito Portimonense, anulada com tentos de Kanazaki (58) e Fabricio (86). Quando o empate gelou Trs-os-Montes, no minuto seguinte Gustavo (87) fez o 3-2 final, com o sonho da subida a renascer, antes de voltar a esmorecer, devido ao tento tardio dos avenses em Tondela. o Portimonense ficou, definitivamente, fora da corrida. Na fuga despromoo, o Martimo B assegurou a manuteno com um empate 1-1, em casa, com o lder Moreirense, beneficiando da derrota do Atltico, por 3-2, na vista Oliveirense.

14 . Desporto

05 Maio 2014

Mundial 2014

Paulo Bento descarta Tiago e pr-convoca Quaresma


O selecionador portugus, Paulo Bento, revelou ontem que Ricardo Quaresma est pr-convocado para o Mundial2014 de futebol e descartou o regresso do mdio Tiago, que tem estado em destaque no Atltico Madrid. Em entrevista RTP, o treinador luso referiu que uma possvel chamada de Tiago, que algum tempo depois do Mundial2010 renunciou seleo das quinas, assunto encerrado e que, a 15 dias da convocatria final para o Campeonato do Mundo, no faz sentido integr-lo na equipa. dos jogadores pr-convocados e que tem possibilidades de estar presente no Brasil. Haver que olhar para aquilo que pretendemos de jogadores do setor ofensivo e dos que vo jogar pelas laterais, das suas caratersticas, para logo decidirmos, tendo sempre em conta o fator estabilidade, bem como a participao, o rendimento e o sofrimento que muitos tiveram ao longo destes dois anos, quer no Europeu quer na qualificao para o Mundial, referiu.

O Tiago esteve na minha primeira convocatria e, no final dos dois jogos, disse que no queria voltar a representar a seleo. Fui a Madrid tentar demov-lo da deciso, mas ele optou por manter a opo, afirmou Paulo Bento. Sobre Ricardo Quaresma, que esteve em destaque no FC Porto na segunda metade da temporada, o antigo mdio e treinador do Sporting assumiu que o extremo est na lista

J sobre Nani, que foi muito pouco utilizado no Manchester United, Paulo Bento confirmou que nada est decidido e recordou que o ex-jogador do Sporting teve um papel importante na qualificao para o Mundial2014. Ele teve mais intermitncias esta temporada do que nas restantes, por causa de leses, mas desde maro est a treinar sem problemas. um jogador que tanto no Europeu como

na qualificao para o Mundial foi importante, quer pela sua qualidade quer pelas caratersticas que tem, lembrou o treinador. Paulo Bento destacou ainda as ltimas exibies de Cristiano Ronaldo, que est a realizar uma poca extraordinria, e mostrou-se confiante que os problemas fsicos do capito da seleo portuguesa j esto ultrapassados. A prova disso so os ltimos jogos na Liga dos Campees e na Liga espanhola. Estamos a falar de um jogador extremamente influente, mas j ganhmos com ele e sem ele. Qualquer equipa que tenha Ronaldo ser sempre mais forte, concluiu. A convocatria final de 23 jogadores para o Mundial2014 ser revelada por Paulo Bento a 19 de maio. O Campeonato do Mundo, em que Portugal vai defrontar Alemanha, Estados Unidos e Gana no Grupo G, est agendado de 12 de junho a 13 de julho.

Tem algum problema e precisa de ajuda?


Eu posso ajudar!
120 Woodstream BLVD.,Unit 14,Woodbridge L4L 7Z1
Por favor telefonar para uma consulta GRTIS

AURELIO E. ACQUAVIVA (905) 856-7937

Fundado em 1955

MARINA TRAVEL com 5 escritrios no GTA (905) 850-1600


www.studioconsulenzalegale.ca EMAIL; studiolegale43@yahoo.ca

Para todas as suas viagens ligue:

05 Maio 2014 Mais um Candidato nosso

Desporto . 15

Martin Medeiros candidata-se Cmara de Brampton


* Gostaria de ser como que uma referncia para os jovens portugueses...
Vai alta a campanha eleitoral para as Eleies Autrquicas do Ontario. Raro o dia em que no nos chegam indicaes, ou da campanha em si, ou de mais uma candidatura. Desta vez, falamos de Brampton, onde na quarta-feira, o nosso Martin Medeiros fez entrega da sua candidatura. O jovem lusodescendente Martin Medeiros, com provas dadas no Ministrio da Formao, Colgios e Universidades do Governo do Ontrio, e na Direco Regional da Emigrao e das Comunidades Aorianas, trabalhou para a Comisso Europeia (Bruxelas) e Naes Unidas (Roma). Tem experincia em vrios ramos de actividade e pode, efectivamente, ser uma mais valia para o movimento autrquico na cidade vizinha de Brampton. Pessoalmente, sempre tive vontade de dar uma contribuio minha cidade, especialmente reconhecendo o papel e o peso da comunidade portuguesa em Brampton e, ao contrrio daqui, em Toronto, em Brampton nunca tivemos algum que representasse tambm a comunidade portuguesa de uma forma mais formal, ou seja, neste caso eleito como vereador ou noutro lugar qualquer... Era o candidato a dar-nos, logo de incio, a sua verso da sua vontade em servir a comunidade em geral. E com um certo brilho no olhar, como que a dar a entender satisfao e, vamos l, at orgulho. experincia, tanto ao nvel do trabalho que tenho feito, aqui, na Provncia do Ontario, como ao nvel de experincia internacional. Essas so as razes que me fazem voltar s minhas razes, voltar a Brampton, dar o meu contributo, dar a minha viso... Nasceu e foi criado em Brampton. Acha que pode ser til. At porque a cidade est a precisar de uma nova camada de gente com nova viso para o futuro. Penso que posso ser, de facto, uma mais valia. Ao falar com a gente da rua, com os votantes, ele vai entendendo que h, pelo menos, esperana em ver o que vai acontecer. De facto, sinceramente, tem sido um pouco de mistura. Eu vejo pelas movas geraes, pelo menos com pessoas da minha gerao, e menos, que tem havido bastante entusiasmo, no bom sentido. Quem me conhece sabe, perfeitamente, que sou uma pessoa que me sinto bem, tanto em jantares como este mais oficiais, como junto a outras pessoas. No caf at. Gosto muito de futebol e acompanho tudo. Acho que me posso considerar uma pessoa do povo (entre aspas). E quando estou com essa gente... eu quase que sou essa ligao, essa referncia e por eles, pelo menos um pouco, que a minha candidatura vai em frente.

5 anos. Tenho tido um contributo, no s pela comunidade portuguesa em Brampton, mas pela comunidade portuguesa em geral. isso que eu quero trazer, em termos de experincia, para Brampton. No fundo, h muito trabalho que nem sequer mencionado... e eu tentarei, nesse sentido, ajudar a comunidade e espero estar sempre disponvel, seja onde for, para trabalhar em casos que eu ache que so importantes para a comunidade... e que as pessoas vo achar importantes tambm... Martin Madeiros. Filho de pais aorianos, Martin Medeiros ainda conselheiro das Comunidades Portuguesas e j fez parte dos corpos directivos da Casa dos Aores. Agora est a tentar a candidatura a um lugar de Vereador da Cmara Municipal de Brampton. E a verdade que chega a parecer que tem muito de si, e da sua experincia, para dar cidade onde nasceu. - No seu interesse em estar com as comunidades, encontrmo-lo, agora, no jantar de despedida ao Cnsul Jlio Vilela. E foi a que algum nos disse que ele iria candidatar-se a vereador da Cmara de Brampton. E ns avanmos para a conversa. Quarta-feira, o nome de Martin Medeiros comeou a fazer parte da lista dos candidatos a vereador da Cmara Municipal de Brampton. Desejamos-lhe, naturalmente, muito sucesso.

Clarificar as coisas...
Perguntmos-lhe quais eram os compromissos que levava consigo. Em primeiro lugar, muito trabalho, sem esquecer que, por agora, a cidade de Brampton tem estado nas notcias por razes menos felizes, digamos assim. As notcias falam, designadamente, em situaes financeiras menos claras. Por mim, gostava de dar o meu contributo para clarificar tudo... Clarificar tudo o qu? Martin Medeiros acentua que no ser para limpar tudo... mas, sim, dar o meu contributo para trazer mais rigor, contabilidade e transparncia... E, depois, ao nvel pessoal e mais simbolicamente, ser como que uma referncia para os jovens portugueses... Entende que possvel e necessrio dar novos exemplos gerao mais jovem que est agora a despontar. A minha esperana essa... fazer as coisas diferentes, baseado, at, na minha

Um candidato que merece ser apoiado


E continua: Noutra vertente, as pessoas com mais idade e histria, em Brampton, sabem tambm que por eles que estou a avanar. Vou tentar convenc-los de que um candidato portugus merece ser apoiado... Vai-nos contando coisas da sua vida. Do muito que j fez, a despeito de ser jovem, e do muito que espera fazer. Diz-nos que, no h muito, algum lhe dizia que por ele viver em Toronto, a despeito de ter nascido em Brampton, no o tm visto a participar em coisas da comunidade. E isso nem verdade. Magoa-me at. Quem me conhece sabe que eu sou do Conselho das Comunidades, nos ltimos

Morreu antigo ministro Veiga Simo


O antigo ministro da Educao e da Defesa Veiga Simo morreu, no sbado, aos 85 anos, no Hospital dos Lusadas, vtima de doena prolongada, disse agncia Lusa fonte familiar. Jos Veiga Simo nasceu na Guarda a 13 de fevereiro de 1929. Licenciou-se em Cincias Fsico-Qumicas na Universidade de Coimbra e em 1957 obteve o Doutoramento em Fsica Nuclear (PhD) pela Universidade de Cambridge. Em 1963 foi nomeado reitor da Universidade de Loureno de Marques, em Moambique, cargo que desempenhou at 1970. Durante o governo de Marcello Caetano, defendeu a democratizao do ensino, ao assumir a pasta do Ministrio da Educao Nacional. Foi, alis, o ltimo ministro da Educao do Estado Novo. nesta condio que em 1973 cria a Universidade de Aveiro. Veiga Simo foi ainda embaixador de Portugal nas Naes Unidas, entre 1974 e 1975. Aceitou o cargo de Ministro da Indstria e Energia em 1983 e em novembro de 1997 o primeiro-ministro Antnio Guterres nomeou-o responsvel pelo Ministrio da Defesa.

Alteraes nas leis de seguro?

Aparentemente passa-se no Canada umas alteraes no que diz respeito s leis que governam os seguros bsicos de vida. Na prxima edio do seu jornal ABC, falaremos com Paulo e Idalia Pereira especialistas da companhia Primerica - a empresa Norte Americana que primeiro alertou elementos da nossa redao para as mudanas das leis no que diz respeito a seguros. Para j sabemos que o Canadian Insurance Services Regulatory Organization (CISRO- Servios e regulamentos de vendas de seguros no Canada) anunciou algum tempo atrs que agentes que vendem seguros de vida no Canada vo ter que seguir o mesmo guio que atualmente acontece na provncia de Quebec. Como a provncia de Quebec governada por um sistema de leis e tribunais diferentes que o resto do pais vamos pretender saber o que isto vai querer dizer para os representantes de vendas de segurais der vida sobre tudo Luso-Canadianos.

O corpo do ltimo ministro da Educao do Estado Novo esteve em cmara ardente na igreja de Santa Joana Princesa, em Lisboa - e no na igreja de So Joo de Deus, como foi anteriormente noticiado. O funeral realizou-se, ontem, domingo, para o cemitrio do Alto de So Joo.

16 . Ainda a tempo

05 Maio 2014

Sem que muitos se apercebessem, talvez em parte por ter acontecido ontem, Domingo de manha... ou tambm por a cidade de Toronto ser neste momento apontada como das cidades mais paralisadas por construo nas suas maiores estradas, e artrias em Norte Amrica, como dizem as recentes sondagens... Ontem, 4 de Maio, no Queens Park em Toronto teve lugar o histrico Ontario Police Memorial Foundation (OPFM) ou melhor o dia da lembranca dos Policias cados em servio. A polcia de Ontrio Memorial Foundation foi formada atravs da boa vontade das associaes representativas de todos os nveis de classificao e dever no policiamento comunitrio.

OPFM recorda os seus

Ele representa os esforos cumulativos da Associao de polcia de Ontrio, de chefes da Associao dos oficiais superiores da polcia, associao da polcia de Toronto e a associao de polcia Provincial de Ontrio. Originalmente um Comit, a finalidade expressa foi construir e manter um memorial aos policiais mortos no cumprimento do dever, enquanto servia o povo de Ontrio. Alm disso, foi um objectivo de honrar estes oficiais e suas famlias atravs de uma cerimnia memorial anual. O Memorial composto por duas esttuas de bronze, (aproximado de 2,5 m), retratando um oficial vestido de dever cerca de 1950 e uma policial feminina no vestido

moderno dever. As esttuas so montadas em cima de uma base de pedestal de granito (aproximado 3,0 m alta e pesando 15, 000kg). Aos ps das esttuas so oito paredes de granito em cascata. Das quatro paredes de cada lado do pedestal principal formam de uma ferradura. Os nomes de todos os oficiais cados conhecidos esto inscritos nessas paredes. O artista de Toronto, Siggy Puchta, o escultor das esttuas de bronze. Ao longo de seus trinta anos como artista, ele tem muitos prmios e realizaes. Em 1986, projetou o trofu representando a Calgary Saddledome para os jogos da Copa de Calgary. Em 1991, ele foi contratado para criar

sete grandes gansos de Canad para a autoridade de ponte de gua azul em Sarnia, Ontrio. Em 1994, ele projetou a escultura de prmio de Marilyn Bell. O Memorial foi projetado e construdo por atacado Lettering e escultura (1962) de Mississauga, Ontrio. So tambm os construtores do Memorial da guerra da Coria, localizado em Mississauga. A concepo e construo do Memorial da polcia de Ontrio foi financiado por uma concesso do governo de Ontrio. Fotos de Jorge Costa

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE Paulo


Sutton Group Innovative Realty Inc.
ON L8W 3J6

PAULO

Antunes
escritrio

1423 Upper Ottawa St.

905 575 7070

HAMILTON

Fax: 905 575 8878 Telefone Directo:

9 Keith St. $98,900 Difcil de crer mas ainda existem abaixo de 100,000. Semi separada mas...

1094 Cannon $124,900 Imagine este investimento... Arrendada por 900.00 por ms mais todas as despesas...

4114 Hwy 6 $97,900 Terreno de 154 ps por 136 ps. No ser ideal para fazer a casa dos seus sonhos?

289 440-1319

24 Keith st $ 119,900 O seu dinheiro no banco sim plesmente no cresce. Que tal ser senhorio?

48 Berkindale Dr. $314,900 4 Level back split, enorme com 4 quartos de dormir e dois quartos de banho. Garagem dupla.

61 Francis Av. $ 121,900

A hipoteca ser de menos de 650.00 Dollars. 3 quartos de dormir, estacionamento por trs. Mais barato do que arrendar.

28 case av. $ 149,900 Casa com duas cozinhas. Arrendada por 1000.00 por ms mais as despesas.

Em Grimsby $ 129,000 Negcio estabelecido em excelente condio. Restaurante Grego com muita clientela.

05 Maio 2014 Toronto Azzurri em nova fase

Comunidades . 17

York socialmente mais rica em aldeia modelo


O Toronto Azzurri Soccer Club esteve, h dias, em festa. Ao final da manh de tera-feira, 29 de Abril, era o corte da fita de um projecto que vai melhorar, ainda mais, a rea de York. E melhorar no... melhor sentido do termo. De p, a partir de agora, como que uma aldeia, que vale a pena acarinhar. E que a LIUNA acompanhou desde o princpio.

*Construir homens e mulheres de amanh um desafio que est a ser ganho

A LIUNA Toronto Azzurri Fieldhouse Soccer Academy & Community Project vai ainda dar que falar.

Do soccer vai-se passando, de resto, para outras actividades. Com os meninos e meninas a aprenderem a actuar com carcter, confiana, liderana, artes e oportunidades muitas para um futuro que pode nem ser fcil.

Carmen Principato em foco


Toronto Azzurri est de p desde 68. Hoje muito mais do que um clube de futebol. como que a estrela de uma e muitas actividades sociais de apoio comunidade em geral. Que tenta e consegue, pelos vistos roubar meninos s ruas para lhes dar novos incentivos de vida. A situao de hoje est muito mais evoluida, naturalmente. E mais abrangente, se assim nos podemos expressar.

A Youth Sport Village, agora aberta e remoada, vai andar em frente. Carmen Principato esteve em foco. E foi dizendo que, desde o incio, a Local 506 esteve com o projecto. E vai continuar. Com os meninos a sairem dos perigos das ruas. De resto o seu nome vai ficar gravado est j gravado em todo aquele projecto. Da LIUNA, estavam destacadas figuras como Carmen Principato, da 506, cujo nome fica ligado ao projecto, Jack Oliveira, da 183, Cosmo Manella, da OPDC, e Joseph Mancinelli, Vice-Presidente Regional da LIUNA. Easte diria muito do que haveria a dizer. Mas disse, sobretudo, que a central sindical vai continuar a dar a mo e o dinheiro, naturalmente a um projecto vlido. E quando Peter Solely, da Polcia, veio dizer que no a Polcia que excepcional, mas sim a prpria comunidade, estava dado o abrao. Que une tudo e todos, pelos vistos. O sargento Stephen Hicks que respira entusiasmo em cada palavra veio dizer assistncia o mesmo. At emocionado. York est assim mais rica. A toda a hora a palavra comunidade vinha baila, designadamente quando a Polcia falava.

muito importante. Para Jack Oliveira, no estamos a avanar com um clube de futebol. Estamos a construir homens e mulheres e acho que os dicursos, aqui, hoje, foram bem elucidativos, j que tem havido, aqui, um desenvolvimento bem positivo nesta rea e este Centro vai continuar assim... No fundo, tratou-se, h muitos anos, de um desafio. Que foi ganho. Que est a ser ganho. Trazer as crianas das ruas, evitar que se percam nessas mesmas ruas, atravs de programas desportivos, uma misso que vale a pena prosseguir. Joe Eustquio, que estava ali, disse, desde logo, que isto confirma, mais uma vez, o facto de que a LIUNA consegue ajudar a construir comunidades e bairros, que , de resto, o que representa os nossos membros. bviamente com muito orgulho que ns lutamos, no s para dar continuidade importncia da famlia, mas tambm para todo este envolvimento que faz ainda mais ricas essas mesmas famlias... A prpria Polcia reconhece o mrito dos programas do Toronto Azzurri. E entende que vale a pena prosseguir.

Dra. Ema Secca


ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa)

A York mais rica


Youth Sport Village um marco evidente de como a comunidade pode ser ajudada e ajudar a causas de interesse para todos. A prpria Polcia, atravs da Esquadra 30 e que bem falou o sargento Stephen Hicks! - lembrou que, em tempos, aquela zona era de certo modo cheia de marginais. O Toronto Azzurri foi fazendo com que as coisas comeassem a correr melhor. Tony Graci disse isso mesmo. Com palavras de apreo para os que ajudaram e com esperana para o que ainda pode ser feito noutros domnios.

De facto, o soccer foi o incio. Mas hoje tudo vai andar ainda mais. H palavras traduzidas em novas aces. A aldeia desportiva do Toronto Azzurru vai andar ainda mais. Carmen Principato, cujo nome fica ligado ao projecto, vai dando ideias de tudo aquilo. E acentuar que ele e a 506... esto felizes por ajudar. Jack Oliveira, Business Manager da 183, tambm esteve presente, claro. Acho que estamos aqui todos para uma causa muito importante. A Comunidade, juntamente com a Polcia, desta vez, juntaram-se para ajudar a construir aqui um Centro para fazer... um caminho de futuro de muitos jovens desta rea, o que , de facto,

e-mail: emaseca@netcabo.pt

Cel: 918825577

18 . Ler e contar

05 Maio 2014

Voz Do Povo - Voz De Deus!


Conceio Baptista
de sabor a saudade, sim. O ms de Maio tem destas coisas e faz-me lembrar o comeo dos festejos por toda a (minha) Ilha e as imagens dum passado que ficou para sempre na minha alma. Assim sendo, deixem-me falar na minha Bisav. Ela nasceu, quando na Ilha ainda no havia luz elctrica, automoveis, televiso, e mquinas de lavar roupa. Nasceu, no entanto, no tempo em que a criatividade prevalecia, nascida da necessidade de inventar divertimentos e ensinamentos, que as crianas de hoje iriam gostar muito, mesmo muito... se os tivessem. E depois havia a poca dos contos e das lendas. Contadas ao calor da lareira. Das cantigas, nos seres das desfolhadas, das histrias de fadas e encantos, mesmo ali inventadas... Toda uma sabedoria popular, que divertia e, ao mesmo tempo, ensinava. E eu, de facto, tive a sorte de crescer ao p dela, at sua partida... tinha ela noventa e cinco anos e eu dez. A minha bisav, essa velhinha linda, de olhar doce, ensinoume lendas, cantigas, rezas e provrbios. At a declarao de amor em versos que recebeu do meu bisav, que os cantou, numa dessas festas do Divino Esprito Santo, onde o povo cantava, e canta - e baila as nossas modas regionais. A minha Av-Velhinha, como eu a chamava, tinha uma profisso muito bonita, que muito a orgulhava. Era a conhecida e distinguida costureira de toda a freguesia, especializada em roupa de homem. E o povo, que sempre sabe chamar as coisas pelos seus nomes, com alcunhas engraadas, chamavam-lhe A Tia So Pedro-Alfaite. Quando eu lhe perguntava como era, realmente, o nome dela, ela respondia-me: Maria de So Pedro, e tenho muita sorte, pois o bom Santinho meu padrinho, e ele nunca fecha uma porta, que no abra outra... Viajo pelas minhas recordaes, sim. Fui criada no seio da mais rica Cultura de Raz Popular. Aprendi, com a Av-Velhinha, lindos contos, fantsticas lendas, que sempre tenho passado aos mais novos, e o meu filho, hoje, j as conta aos filhos dele. A estria do Touro Azul, que transformava as rvores do bosque em prata e os frutos em ouro. A Gata Borralheira, que mesmo pobre, era a menina mais linda do mundo inteiro, A Lenda do Lenhador, que num momento de raiva e de suspeita matou a raposinha e chorou por ela o resto da vida. E ainda me contou... a Histria da Nossa Gente! Falou-me de Brianda Pereira, a corajosa herona terceirense, que foi aos terrenos baldios buscar os mais bravos touros, para assim expulsar da Ilha de Jesus os arrogantes castelhanos, que a tinham invadido! A minha Avzinha, tambm cantava, e passvamos horas a fio a cantar ao Desafio, que tradicional da nossa Ilha. E nesse ambiente de sonho e de cantigas eu aprendi a esquecer as carncias da vida, de quem pobre... de riquezas materiais. Eramos quatro geraes de mulheres bordadeiras, sentadas no estrado a bordar, com pontos bastinhos e miudinhos, os mais delicados e requintados desenhos, para ganharmos a vida. Aprendi, custa de muito trabalho, que eu ajudava a enriquecer os enxovais de muitas meninas ricas, que no sabiam bordar... nem contar histrias, nem cantar, nem tinham avs cantadeiras-alfaiates, nem ningum... que lhes ensinasse o brio de ser quem somos e... nem sabiam as lendas mais lindas do mundo! Beijo-te, Av-Velhinha - por me teres passado esta Herana Cultural, que muito me orgulha!

Impedida manifestao em Luanda


- As autoridades angolanas impediram, no sbado, a realizao de uma manifestao programada para o Largo Primeiro de Maio. Na altura em que recebemos esta nota, desconhecia-se o paradeiro dos manifestantes que foram detidos.

Primeiro-Ministro Portugus o disse:

Regresso aos mercados e consolidao oramental bem-sucedidos

O primeiro-ministro portugus, Pedro Passos Coelho, afirmou, sbado, que Portugal pode dispensar um programa cautelar porque a estratgia de regresso aos mercados e a consolidao oramental foram bem-sucedidas e o pas recuperou credibilidade externa. Aps anunciar que Portugal vai sair do atual programa de resgate sem recorrer a qualquer programa cautelar, numa declarao ao pas, Pedro Passos Coelho afirmou: Podemos fazer agora esta escolha porque, tal como consta na declarao final emitida na sequncia da ltima avaliao da troika, o programa est no bom caminho para o seu termo e colocou a economia portuguesa no caminho da solidez das finanas pblicas, da estabilidade financeira e da competitividade. Fazemos esta escolha, portanto, porque a estratgia de regresso aos mercados foi bem-sucedida, porque fizemos enormes progressos na consolidao oramental e porque recupermos a nossa credibilidade. A nossa escolha est alicerada no apoio dos nossos parceiros europeus, que de forma inequvoca o manifestaram fosse qual fosse a opo que vissemos a tomar, acrescentou o chefe do executivo PSD/CDS-PP, numa declarao ao pas, feita a partir da sua residncia oficial, em So Bento, Lisboa. Em seguida, o primeiro-ministro portugus referiu: Temos reservas financeiras para um ano, que nos protegem de qualquer perturbao externa.

Temos a confiana dos investidores e os juros da nossa dvida esto em nveis historicamente muito baixos. Temos excedentes externos como no acontecia h dcadas.

Portugal sai do resgate sem programa cautelar


Portugal vai sair, assim, do atual programa de resgate financeiro sem recorrer a qualquer programa cautelar, regressando autonomamente aos mercados, anunciou o primeiro-ministro portugus, Pedro Passos Coelho. Sbado, em Conselho de Ministros, o Governo decidiu que sairemos do programa de assistncia sem recorrer a qualquer programa cautelar, afirmou Pedro Passos Coelho, numa declarao ao pas, feita a partir da sua residncia oficial, em So Bento, Lisboa, aps uma reunio extraordinria do Conselho de Ministros. Depois de uma profunda ponderao de todos os prs e contras, conclumos que esta a escolha certa na altura certa. a escolha que defende mais eficazmente os interesses de Portugal e dos portugueses e que melhor corresponde s suas justas expectativas, acrescentou o chefe do executivo PSD/ CDS-PP.

Secretrio de Estado americano de visita a Angola


O Secretrio de Estado americano, John Kerry, est a efectuar uma visita a Angola. Aps a sua chegada Kerry manteve encontros com a Sociedade Civil e a Comunidade Empresarial americana visitando ainda a empresa SONILS onde garantiu maior cooperao com o governo angolano. Domingo, John Kerry reuniu-se com seu homlogo angolano, Jorge Chicoty, e com o ministro das Finanas. Manteve tambm um encontro com o presidente angolano Jos Eduardo dos Santos. Antes da partida dar uma conferncia de imprensa concluindo a sua visita de dois dias a Angola. Integram a delegao americana a Secretria de Estado assistente para os Assuntos Africanos, Linda ThomasGreenfield, o enviado especial dos Estados Unidos para

05 Maio 2014

Ler e contar . 19

Portugal e o Futuro

Fernando Cruz Gomes

Ningum reparou nisso. Poucos se interessam, j, por aquilo que foi o cerne de uma verdadeira revoluo em Portugal e poderia ter aberto as portas a uma outra forma de fazer a democracia. H mesmo quem, deliberadamente, queira enterrar os conceitos que estiveram na base de uma situao que a Histria nem sequer catalogou ainda. E, no entanto, fez agora anos que saiu para as bancas o livro Portugal e o Futuro, do general Antnio Spnola e que foi a bblia que faltava ao descontentamento generalizado que se vivia no pas de brandos costumes, a gemer, talvez, sob o fardo de dificuldades mltiplas. Os excertos ento publicados no Expresso fizeram-me entrar na redaco onde ento trabalhava a cantar loas de satisfao. Maximino Vieira, Belmiro Vieira e a Dala, entre outros, ainda se devem lembrar da satisfao que todos ns sentimos, a despeito de trabalharmos num jornal, o Dirio de Luanda que era tido como situacionista. Recordo, com alguma nostalgia - e pouco mais que nostalgia - que a minha satisfao e a minha alegria demoraram pouco. Do outro lado do fio telefnico, algum me chamava. Era o ento secretrio-geral de Angola, Soares Carneiro - na altura creio que coronel - a pedir-me para eu ir ao seu gabinete. L fui, certo como estava de que, por essa altura, o pedido de uma figura da sua envergadura era uma ordem. Disse-me, desde logo, que era necessrio comentar o livro Portugal e o Futuro, acentuando coisas que estariam mal na sua contextura. Recordo-me, vagamente, que perguntei ao governante se era para bater no general Spnola. Respondeu-me, acto contnuo, que no, que ningum ia bater no nosso general. O que era preciso - dizia-me - era que esclarecssemos pontos. Que, de facto, j ramos independentes, na nossa maneira de encarar o futuro de Portugal, que toda a gente entendia e linguagem de Marcello Caetano, que... Foi um balde de gua fria cado por sobre a cabea de um jovem jornalista que, naquela altura, era, para alm do mais, deputado (vogal se chamava ao cargo, para no haver confuses com a Assembleia Nacional de ento) na Assembleia Legislativa do Estado Portugus de Angola e presidente da Seco de Angola do Sindicato Nacional (portugus) dos Jornalistas. Preparado o discurso - ento com a ajuda do colega e amigo Nunes Pereira - esperou-se o dia em que na Assembleia Legislativa ele seria lido. Com tudo o que era comunicao social em directo. Com todos os olhos e ouvidos postos no ento jovem que o iria ler. Quando chegou a altura... fiz o meu melhor. No batendo no general e pegando em muita coisa boa que o Portugal e o Futuro tinha. To bem ou to mal me sa que, ao regressar Emissora Oficial, que ento chefiava, um colaborador da estao, j ento conotado com as teses independentistas do MPLA, o tcnico Saraiva (que era um ptimo tcnico) se chegou ao p de mim... e me disse com ar meio divertido: Malandro... safaste-te outra vez... Era talvez a prova de que tinha feito o meu melhor... Reparo agora que, contrariamente ao que meu timbre, escrevo, hoje, na primeira pessoa. No levem a mal. H histrias... que a Histria ainda no escreveu... que tm outro sabor quando se diz o eu vi, ningum me contou, no li nos livros. Eu vi. E este Portugal e o Futuro, que tinha em si o cerne de uma Federao decente... era bem capaz, se tivesse sido levado a srio, de ter apagado da vida dos povos africanos de expresso portuguesa... algumas dcadas de sofrimento e morte. Portugal e o Futuro. Se tiver tempo e quiser ter uma ideia concreta de como tudo - ou quase tudo - comeou quando se fez a chamada Revoluo dos Cravos, imperioso que leia o Livro. Antnio Spnola j se foi e ningum lhe vai bater se o virem com um livro ainda incmodo para muitos.

os Grandes Lagos e Repblica Democrtica do Congo, Russell Feingold, o enviado especial para o Sudo e Sudo do Sul, Donald Booth, bem como a embaixadora itinerante Catherine Russell, Assistente do Gabinete do Secretrio de Estado para os Assuntos Globais das Mulheres. Angola a ltima etapa de um priplo que levou antes o Secretrio de Estado americano Etipia e Repblica Democrtica do Congo.

Isabel dos Santos na lista dos 50 mais influentes de frica


Fortuna em Portugal da filha do Presidente angolano ascende agora a quase 575
milhes de euros A ltima edio da revista francesa Jeune Afrique incluiu Isabel dos Santos na lista das 50 pessoas africanas mais influentes no mundo.

A filha do Presidente de Angola, entrou pela primeira vez, em 2012, na lista das personalidades mais ricas do mundo, elaborada pela revista Forbes, com uma fortuna avaliada em 2 mil milhes de dlares. Isabel dos Santos detm participaes em vrias empresas em Angola e em Portugal, sendo o seu maior activo os 25% que detm na Unitel, uma das duas redes de comunicaes de telefone em Angola, em que tem tambm um lugar na administrao. Em Angola, a empresria faz parte do conselho de administrao do Banco Bic, onde detm uma participao de 25%, e, em Portugal, detm 28,8% da Zon Multimdia e pouco menos de 20% do BPI. O dirio portugus Jornal de Notcias disse entretanto que Isabel dos Santos faz parte de um grupo de sete empresrios que no ano passado viram a sua fortuna aumentar em Portugal devido aos seus investimentos na bolsa portuguesa. Segundo o Jornal de Notcias esses sete empresrios aumentaram as suas fortunas num total de 335 milhes e 400 mil euros. O jornal cita a revista econmica portuguesa Exame que diz que Isabel dos santos est na lista das dez pessoas mais ricas de Portugal com uma fortuna em Portugal avaliada em 574,9 milhes de euros, um aumento de 32,6 milhes de euros em relao a 2012.

Isabel dos Santos a nica pessoa dos pases africanos de lngua oficial portuguesa, os PALOPs, a figurar na lista da Jeune Afrique que faz notar que ela a mulher mais rica de frica, mas que a sua aura ultrapassa largamente as fronteiras do continente. A revista descreve Isabel dos Santos como mulher de negcios hiperactiva e que beneficiando dos recursos do seu pai, internacionalizou as suas actividades. A Jeune Afrique afirma que Isabel dos Santos um dos investidores mais poderosos de Lisboa, principalmente pela participao no Banco BPI, o quarto maior banco portugus, e sublinha ainda a discrio da filha do Presidente cujas entrevistas so com efeito raras.

Papa reza missa pela canonizao de Joo Paulo II


O papa Francisco celebrou ontem uma missa de agradecimento pela canonizao de Joo Paulo II na igreja de Santo Estanislau, em Roma, e na homilia destacou que o pontfice polaco nunca perdeu a esperana nos momentos tristes da sua vida e do seu pas. A igreja de Santo Estanislau o templo de referncia para os quase 20 mil polacos residentes em Roma e foi visitada trs vezes por Joo Paulo II.

Aston Martin estreia plataforma no DB9

20 . Automobilismo

05 Maio 2014

Memrias de Ayrton Senna


Fez no passado dia 1 de Maio 20 anos depois da morte de Ayrton Senna da Silva, em Imola. Desde a para c, esta data foi sempre lembrada, e ao longo do tempo, muito se escreveu sobre o tricampeo do Mundo de Frmula 1. Hoje vamos aqui recordar um texto de Eric Silbermann, um jornalista que foi muito prximo de Ayrton Senna, e que nos mostra por palavras que Ayrton Senna foi muito mais que um dos melhores pilotos de F1 de sempre: Ao longo dos tempos, aps a sua morte, todos lemos um mundo de palavras ocas sobre Ayrton Senna, muitos sentimentos falsos e outras tantas afirmaes da mais profunda amargura. No dcimo aniversrio da morte de Ayrton Senna, perguntei a Rubens Barrichello como iria lidar com tudo isto e o piloto brasileiro respondeu: Ayrton morreu h 10 anos e chegou a altura de colocar um ponto final na tristeza. Agora chegou a altura de nos sentirmos felizes com o que Ayrton representou para todos ns e devamos estar a celebrar a sua vida e no a sofrer com a sua morte. Um sentimento adequado que vou reproduzir nesta crnica. Encontrei Ayrton pela primeira vez em 1988, quando ele comeou a correr pela McLaren e eu fui contratado como press officer da Honda para a Frmula 1. Nas pistas pouco tive a ver, profissionalmente, com ele, j que era a McLaren que organizava a maior parte do trabalho com os media, mas tinha de o questionar diariamente, logo que saa do carro e no final de cada sesso de treinos para escrever o meu press release. Senna odiava este momento! Tudo o que queria era falar com os engenheiros e olhava para o meu trabalho como uma inutilidade que interrompia a sua concentrao. De facto, quando a Honda abandonou a F1 no final de 1992, enviou-me um carto de Boas Festas com a seguinte mensagem: Finalmente estou livre do teu maldito gravador!. Mas Ayrton estava enganado porque optei por uma carreira de jornalista e continuei atrs dele e das suas declaraes.

Paulo Alves Carlos Moreira

A nova gerao do desportivo britnico chegar em 2016 com motor da AMG. Poucos dias depois do anncio da criao de uma nova plataforma, surge a notcia de que esta estrear na nova gerao do DB9, que est prevista para 2016. A Auto Express avana que a nova base, que substituir a atual VH, utilizada desde 2001, ser vista em primeira instncia no DB9. Uma vez que grande parte da plataforma feita em alumnio, ser possvel reduzir o peso final do carro, proporcionando, simultaneamente, um aumento da rigidez. A base modular, podendo ser utilizada em modelos com largura e distncia entre eixos distinta. O novo DB9 dever ainda contar com componentes da AMG, a diviso desportiva da Mercedes-Benz, atual parceira do emblema britnico. Alm do motor V8 4.0 biturbo, que estrear este ano no Mercedes-Benz AMG GT, os engenheiros de Affalterbach devero ser responsveis pela caixa de velocidades e componentes eletrnicos do desportivo da Aston Martin.

Audi planeia Q9

A marca de Ingolstadt estima que at ao final da dcada os modelos Q correspondero quase metade das suas vendas. A Audi confirmou que um novo SUV topo de gama Q9, que se posicionar acima do Q7, est nos seus planos para os prximos anos. Citado pela Car Magazine, Rupert Stadler assume que o fabricante alemo pretende alargar a gama de SUV, que em 2020 corresponder a mais de 45% das vendas. Este responsvel diz no h motivos para preocupao por s agora a Audi estar a entrar no segmento dos SUV maiores, onde j existem concorrentes como o BMW X7, a Range Rover LWB. Mesmo a Bentley e a Lamborghini j anunciaram produtos na mesma linha. Se fizermos um Q9, no ser por causa do que os rivais esto a fazer, disse Stadler. O alemo disse ainda que o SUV topo de gama ter uma opo e-tron hbrida plug-in. Na mesma ocasio, Rupert Stadler aproveitou para desmentir a eventualidade de um novo modelo de acesso, um citadino que se especulou que poderia derivar do VW Up: No h necessidade de criarmos um carro abaixo do A1. Vende 120 mil unidades, tem muito equipamento e acessrios, o que corresponde a boas margens de lucro.

E j que as prestaes da McLaren em 93 caram a pique, um dos anos em que Ayrton melhor guiou como, por exemplo, no chuvoso GP da Europa em Donington, ainda tentei convencer o grande homem que os sucessos prvios da McLaren de 88 a 92 deviamse mais a mim do que a ele, mas no sei porqu Ayrton nunca concordou com este ponto de vista. As pessoas na Honda tratavam-no como um Deus, mas ele era, to s e apenas, um homem. Claro que era um piloto extraordinrio, mas tal como dizemos em Inglaterra, ele vestia as pernas das calas uma de cada vez, tal como qualquer outra pessoa. Por vezes parecia que tinha pena de mim, logo que se apercebeu que os meus patres na Honda pouco entendiam sobre o trabalho de relaes pblicas: Deves ser louco para teres este emprego, disse-me uma vez. Mas, por vezes, era bastante difcil trabalhar com ele. Como, por exemplo, quando desistiu no GP de Phoenix e se escondeu dentro da motorhome, recusando-se a sair para prestar declaraes para o meu comunicado de imprensa. Fiquei sentado c fora a ver a televiso que transmitia imagens do exrcito chins a atacar os manifestantes na Praa Tianamen em Pequim. Ento percebi que a F1 no era a coisa mais importante do mundo

e fui-me embora sem as declaraes. Ayrton questionou-me sobre esta situao na corrida seguinte e, depois do sucedido nunca mais tivemos qualquer problema. Contudo, era bem capaz de passar 15 minutos a explicar-me porque que estava muito ocupado para conceder uma entrevista de 5 minutos! Era extraordinariamente meticuloso em tudo o que fazia. Confrontado com centenas de posters para autografar, Prost ou Berger tentariam faz-lo o mais depressa possvel, mas Ayrton teria o maior cuidado com cada um deles, assegurando-se que a tinta tinha secado antes de autografar o prximo. Uma situao tpica da sua atitude perfeccionista. Apesar de, por vezes, se irritar com eles, Ayrton gostava de trabalhar com a Honda j que o construtor o prezava tanto. Uma vez esteve na Disneyworld de Tquio e, no final, acompanhei-o ao aeroporto de Narita, onde apanharia um avio para o GP da Austrlia. medida que nos encaminhvamos para o balco e que o ajudava a fazer o check in disse-me: Sinto-me como um rapazinho sem a companhia dos pais. Afinal o que que eu sei? Ayrton pretendia dizer-me que, cada vez que estava no Japo ou comparecia em aces da Honda, tudo, mas mesmo tudo, era feito para ele e em funo dele e tinha esquecido o simples acto de pensar por si prprio. O pior tempo que passei com Ayrton foi quando ele e Prost deixaram de se falar. Lembro-me de estar sentado nas instalaes da equipa em Suzuka, onde os aposentos eram bem pequenos e os dois homens no conseguiam, sequer, olhar um para o outro. Uma atmosfera verdadeiramente irrespirvel. Quando conseguiu ter um ascendente sobre a equipa descontraiu-se bastante e tornouse ainda mais confiante e satisfeito da vida quando Gerhard Berger se juntou equipa. Na realidade, um dos meus trabalhos extraoficiais era ir aos aposentos da equipa durante a hora de almoo de domingo e quando estavam a preparar-se para a corrida, contar-lhes algumas das piadas e dos mexericos que circulavam no paddock. Tal como para a generalidade dos brasileiros a vida familiar era muito importante e Ayrton perguntava-me sempre como estavam os meus filhos. Lembro-me de me ter encontrado com ele num aeroporto perto de Oxford, antes do GP da Gr-Bretanha. Tinha como misso apresent-lo a um jornalista de automveis que tinha chegado num Honda NSX para Ayrton fazer um teste de estrada. Tinha o meu filho de sete anos comigo e o jornalista e o fotgrafo tiveram de esperar enquanto ele conversava com o meu filho, que estava demasiado envergonhado para falar. Ayrton perguntou se ele se portava bem e ofereceu-lhe um pin com o seu capacete e uma foto autografada. No dia 1 de Maio de 1994 o meu filho foi-se deitar segurando essa foto contra o peito. Ayrton foi o melhor piloto de sempre? Quem quer saber e a quem que isso interessa? Recordar-me-ei sempre dele como um ser humano complexo mas com um corao de ouro e isso bem mais importante do que tudo o que conseguiu na sua carreira ao volante de um automvel de competio. Eric Silbermann

05 Maio 2014

Ainda a tempo . 21

Semana Cultural Madeirense na sua 27. edio


Na sexta-feira comeou a 27 Semana Cultural Madeirense. Num estilo habitual, que vai agradando a quantos visitam a Casa, a Gastronomia e a Msica so sinnimos de bom ambiente. E quando assim , est tudo bem. Tudo bem e a garantir que a Casa da Madeira anda em frente... como sempre. Na sexta-feira, era o iar das Bandeiras, cerimonial que marca sempre o incio da Semana Cultural. Depois, l dentro, era o Madeira de Hionra, para todos quantos estavam

Numa das fotos, alm de Salom Gonalves, ex-presidente desta Casa Regional, vem-se os artistas madeirenses convidados, Slvio Mendes, lvio Freitas e Joo Luis

Mendona, durante o jantar. Anotamos isto para dizer que Salom Gonalves continua a apoiar a casa. O que bem significativo.

presentes. Artesanato madeirense em profuso e o Rancho Folclrico Madeirense a fazer as honras da casa. No sbado, era a alegria de quantos por ali passaram. que, para alm dos temas habituais, Madeira em Festa S Rir animou as artes. Joo Luis Mendona, Slvio Mendes e lvio Fernandes completaram um elenco que agradou em cheio. No domingo... mais do mesmo em animao. Desta feita com Jorge Carvalho e Dcio Gonalves e, claro, o Madeira em Festa S Rir, com Joo Luis Mendona, Silvio Mendes e lvio Fernandes. Herculano Gonalves, o novo presidente da Direco, est ali para as curvas. Vai cumprindo os seus primeiros dias, com uma Semana Cultural que vale a pena acompanhar. Jos Freitas, o presidente da Assembleia-Geral, tambm animou as artes. E prata da casa h tanto tempo... que sabe de tudo um pouco.

Faa da nossa casa parte da sua Famlia HOJE E SEMPRE!

ERVANRIA BEYOND EDEN CONSULTAS PRIVADAS E CONFIDENCIAIS ERVANRIA BEYOND EDEN


Por V e n e s s a B a r r o s

Ervas / Produtos Naturais Por V e n e s s a B a r r o s Velas / CONSULTAS Incensos Ervas / Produtos Naturais PRIVADAS E CONFIDENCIAIS Ajuda Espiritual Velas / Incensos Por V e n e s s a B a r r o s Leitura de Cartas Ajuda Espiritual CONSULTAS PRIVADAS E CONFIDENCIAIS Consultas por Ervas / telefone Produtos Leitura de CartasNaturais

CONSULTAS PRIVADAS E CONFIDENCIAIS ERVANRIA BEYOND EDEN

ERVANRIA BEYOND EDEN

Por V e n e s s a B a r r o s Velas / Incensos Consultas por telefone - Sbado Abertos de Segunda Ervas / Produtos Naturais 9 am 6pm Ajuda Espiritual Abertos de Segunda - Sbado Velas / Incensos 642 Rogers Road9em Leitura de Cartas Ajuda Espiritual am -Toronto 6pm Leitura de Cartas Consultas por telefone 642 Rogers Road em Toronto (416) 901-4114
Consultas por telefone

642 Rogers Road em Toronto 642 Rogers Road em Toronto

(416) Abertos de901-4114 Segunda - Sbado Abertos de Segunda - Sbado (647) 720-6667 9 am - 6pm 9 am - 6pm (647) 720-6667

(416) 901-4114

(416) 901-4114

22 . Ainda a tempo Comentrio Semanal de Economia e Mercados Semana de 28 de abril a 2 de maio


* Governo apresenta Documento de Estratgia Oramental (DEO) para o perodo 2014-2018, que contempla um aumento da taxa normal do IV A para 23.25% e um aumento dos descontos dos trabalhadores para a Segurana Social estando tambm previsto que os cortes salariais na funo pblica comecem a ser devolvidos de forma gradual isto numa semana em o pas recebeu tambm nota positiva na 12 e derradeira avaliao da troika ao PAEF... A semana ficou naturalmente marcada, em primeiro lugar, e em meados da semana (dia 30-abr), pela apresentao, por parte do Governo, do Documento de Estratgia Oramental (DEO) para 2014-2018, e, em segundo lugar, no derradeiro dia da semana (02-mai), pelo comunicado de concluso, com nota positiva, da 12 e ltima avaliao da troika execuo do Programa de Assistncia Econmica e Financeira (PAEF) ao pas. Comeando pelo DEO, um documento que o Executivo apresenta anualmente em abril, com as suas perspetivas oramentais e macroeconmicas para os anos seguintes, e que este ano serve para o Governo traar a sua estratgia oramental de 2014 a 2018. Entre as medidas contempladas no documento, destaque para o anncio que j no prximo ano vo ser repostos 20% dos cortes feitos em 2011 nos salrios dos funcionrios pblicos. J o valor total de todos os outros cortes feitos aos portugueses s ser reposto na totalidade dentro de 5 anos. Vo ser descongeladas as progresses das carreiras da funo pblica a partir do prximo ano. Em contrapartida, o IVA vai subir de 23.0% para 23.25%. Este aumento justificado pelo Governo pela necessidade de reforar as receitas dos sistemas de penses pblicos. So agravadas tambm as contribuies para a Segurana Social em 0.2 p.p.: os trabalhadores passam a descontar 11.2%. Por fim, para os pensionistas, vai desaparecer a Contribuio Extraordinria de Solidariedade e criada uma Contribuio de Sustentabilidade para as penses acima de 1 000 euros contribuio no valor de 2.0% a 3.5%. Relativamente s perspetivas macroeconmicas contempladas no documento, ao nvel do PIB, o Executivo aponta para que, depois da contrao de 1.4% observada no 2013, a economia observe um crescimento de 1.2% em 2014 (em linha com as nossas previses), o qual resulta da manuteno do contributo positivo da procura externa lquida, bem como do contributo positivo da procura interna associado estabilizao do consumo privado e ao crescimento do investimento (FBCF). Para 2015, avanado um crescimento de 1.5% (tambm em linha com as nossas previses, e revelando-se ligeiramente acima dos +1.4% previstos pelo Banco de Portugal em maro), com o DEO a contemplar novas aceleraes para 1.7% em 2016 (Montepio: +2.0%), e para 1.8% em 2017 e 2018. Ao nvel da evoluo dos preos, mais precisamente do IPC, o Governo considera que esta dever retomar uma trajetria moderadamente ascendente, em linha com a progressiva reduo do hiato do produto e com o crescimento da procura interna. O Executivo nota que as expectativas para a inflao encontram-se, ainda assim, ancoradas num valor inferior taxa de referncia para a Poltica Monetria, permitindo que Portugal continue a ganhar competitividade intercomunitariamente, no se esperando presses salariais tendo em conta a ainda elevada taxa de desemprego estimada para o horizonte de previso, e um reduzido impacto do previsto aumento da taxa normal do IVA em 0.25 p.p. O Governo aponta assim para que, depois da inflao (medida pela variao homloga do IPC) ter diminudo de 2.8% em 2012 para 0.3% em 2013, dever acelerar ligeiramente em 2014 para 0.4% e depois para 1.1% em 2015, devendo cifrarse nos 1.5% entre 2016 e 2018. Em termos do mercado laboral, o Governo prev uma reduo da taxa de desemprego, de curta e longa durao, no horizonte de previso. Assim, em 2014, a taxa de desemprego dever fixar-se nos 15.4% (valor inferior aos 16.3% do ano anterior), descendo adicionalmente para 14.8% no prximo ano e evoluindo para uma taxa de

05 Maio 2014 Parceria ABC/MontePio


correspondente 12 avaliao. Este ltimo exame tinha como temas quentes a tabela dos suplementos salariais na funo pblica, a tabela salarial nica dos trabalhadores do Estado e o sistema de penses, mas tambm a energia. Em conferncia de imprensa, o Vice-Primeiro-Ministro Paulo Portas realou o facto de a ltima avaliao ao PAEF ter sido dado como concluda e com nota positiva, o que significa que o programa est no bom caminho para o seu termo. Seguem as principais concluses do comunicado conjunto da troika sobre a 12 avaliao: i) a recuperao econmica est a acentuar-se; ii) os objetivos em matria de dfice oramental de 4.0% em 2014 e 2.5% em 2015 foram reafirmados; iii) a estabilizao do setor bancrio prosseguiu, mas as condies de financiamento da economia permanecem difceis; iv) o acesso de Portugal aos mercados da dvida soberana melhorou acentuadamente num contexto de forte procura por parte dos investidores e de acentuada descida das taxas de juro; v) o programa est no bom caminho para o seu termo, na sequncia da concluso desta avaliao final; vi) no entanto, tornar a economia mais dinmica, flexvel e resistente continuar a ser um desafio; vii) com a concluso do programa, essencial que Portugal se comprometa a aplicar polticas econmicas slidas a mdio prazo.

Economia portuguesa

13.2% em 2018, movimento que o Executivo prev ser ancorado no crescimento da populao empregada, aps as redues verificadas desde 2009. Neste contexto, a taxa de desemprego dever convergir a um ritmo mais elevado para o seu valor estrutural. Trata-se de previses para a evoluo do mercado laboral um pouco mais pessimistas do que as nossas, designadamente para 2014, para o qual apontamos para uma taxa de desemprego de 15.1% para 2014, prevendose uma reduo para cerca de 14.7% em 2015, esta mais em linha com o previsto pelo Governo. O pico mximo ter sido atingido no 1T2013 (17.7%, de acordo com a taxa oficial do INE), estimando-se uma manuteno da taxa de desemprego no 1T2014, refletindo as expetativas de uma certa estabilizao da atividade econmica no trimestre, com a procura interna a ser condicionada pela entrada em vigor das medidas constantes no OE-2014. A taxa de desemprego dever, assim, encetar uma trajetria descendente mais sustentada a partir do 2T2014. Relativamente 12 avaliao da troika execuo do PAEF, note-se que esta ter sido a ltima vez que o pas anuncia a aprovao num exame da troika, j que esta foi a ltima avaliao regular no mbito do resgate solicitado a 06/04/2011 e cujo memorando foi assinado a 17/05/2011. O FMI e a Comisso Europeia (CE) tm, agora, at ao final de junho para libertar a ltima parcela do emprstimo,

Jos Miguel Moreira (JoseMoreira@Montepio.pt)

As incubadoras da Morte
Era ainda muito criana, ouvi uma histria de que certo pastor, meio abastado e meio tolo, usava pastorear o seu rebanho no alto monte do seu lugar. Ali havia um encruzilhado caminho, aonde passavam alguns transeuntes. O referido pastor, todos os dias punha no seu bornal alguns pes. Um para si, os outros para dar a quem soubesse responder sua pergunta. O cajado era a sua companhia... e tambm para punir a quem no o quisesse escutar! A pergunta era: Qual a coisa, que comea a andar com quatro, depois passa a duas, mais adiante a trs e por fim volta de novo s quatro? Se o interrogado soubesse responder... dava-lhe um po e deixava-o seguir viagem. Aos que no sabiam e o ouviam, dizia-lhes o que era, dava-lhes tambm um po e deixava-o ir. Mas, aos que no sabiam... e no o queriam escutar, puxava do cajado e fazia-os retroceder o caminho, com ameaas de morte, se por ali voltassem a passar!: Essa coisa que o pastor perguntava, era o ser humano! Comeava a gatinhar com quatro, ps e mos, at chegar ao tempo de andar com duas. Mais tarde, j com os anos a fazer arrastar as pernas, teria que recorrer bengala, passando a andar com trs! Mas como as mazelas, a doenas e debilidade iam acompanhando a velhice, tinha que recorrer a um segundo apoio, passando agora a andar com quatro. Era esta resposta que o pastor desejava. Se analisarmos o sentido da histria, iremos encontrar a escala real da vida, que tentamos ignorar! - Ou pelo menos, no perdermos tempo a pensar nela. E s levamos a srio os picos da histria, quando o imprevisto chega, ou alcanamos o escalo da velhice. A partir daqui, a vida j pouco, ou nada nos diz...- visto que os anos ureos se foram para sempre! As quatro, eram as pernas e a duas bangalas a que o pastor se referia. Este era o trminos de todos os prazeres da vida! Quando o pastor explicava o teor da pergunta, dizia-lhes: reparai na agilidade e energia com que a criana gatinham, sempre de cabecita erguida. Usa o choro e sorriso de inocente, para atrair ateno de quem olha por si! Quanto aos idosos- a quem a vida muito lhes ensinou- j nem o sorriso fingido,

Antnio dos Santos Vicente


nem as lgrimas reais, fazem atrair ningum! Somente alguns tostes que ainda possam ter! A velhice sombria e triste, que espanta a todos, at mesmo os familiares. De vez em quando uso visitar pessoa amigas, que esto nessas lares de idosos, a que eu chamo incubadoras da morte. No fcil para pessoas mais sensveis, ver certos cenrios, que correm nestes palcos de tristeza e dor. Por vezes, h gritos e choros, sem se saber se motivado por dores fsicas ou emocionais, ou por se verem abandonados, sem apoio nem carinho, at de quem menos esperavam! Sim... so tantos os depositados nestes lares- espera do passaporte final- que se passam dias, semanas, meses e mais..., sem uma visita dos prprios familiares. Para tantos desses, que j perderam as suas faculdades mentais, j sem conhecerem ningum! Visita a mais, ou visita a menos j nada lhes diz. Contudo, essas visitas so chamadas de ateno e avisos, a quem por eles olha, de que eles no esto ss! do conhecimento geral, de que muitos destes lugares, no so instituies de caridade! Mas antes fabricas de fazer dinheiro. Tambm no menos verdade, que no pode haver um funcionrio para cada residente! Contudo, por aquilo que j vi... est longe, de serem servidos com a ateno devida, passando ao lado do rigor que este sector exige. Servir por servir... no o mesmo... que servir com carinho e afecto. aqui que faz toda a diferena... O meu prximo artigo ter a continuao das Incubadoras da Morte

05 Maio 2014 Ch Matcha

Por: Antonio Custodio Barros (NhP 7132) Tel. 416 533-8907


um tipo de ch modo, sob a forma de um p muito fino. de origem japonesa, principalmente duma rea bem distante das reas industriais que conhecida por Nitchio. O ch oriundo desta rea tem caractersticas muito prprias e as folhas deste tipo de ch so colhidas uma vez ao ano e um ms antes das folhas serem colhidas as plantas so protegidas da luz, criando da parte das plantas uma extraordinria fora e uma enorme concentrao em clorofila e sais minerais e aminocidos. Este ch reduzido a um p verde de grande riqueza em nutrientes. Este ch de muito fcil preparao, mistura-se com gua quente (cerca de 250ml de gua quente) 1 colher de sobremesa do ch mexe-se com um instrumento de loua ou de bambu at a mistura ficar bem homogeneizada e bebe-se. Este um ch que muitas vezes mais potente que o ch verde normal. Clebre pelo seu uso pelos mestres e sbios nas meditaes, excelente pela sua aco desintoxicante, anti-oxidante, intensificador da concentrao, memoria, reflexo, e actividade psquica, assim como oferece em simultaneidade a paz e a calma to necessrias nossa boa qualidade de vida. Tambm atravs do seu conteto em L-Teanina aumenta a nossa energia e resistncia. Queima bem as calorias ingeridas a mais sem alterar o ritmo cardaco e sem prejudicar. Alm disso beneficia o sistema imunitrio. Convido-o a provar simples ou com leite magro , morno ou tpido e a beber uma a duas vezes ao dia. Uma boa semana!

Vantagens do Xarope de Seiva Natural


Receita Original

Coisas e loisas . 23

Vantagens do Xarope de Seiva Natural vs Seivas Concorrentes:


O processo de fabrico continua a seguir a receita concebida pelo criador da Cura com Sumo de Limo. Mistura de 2 Tipos de Seiva Seiva de Palma - Rica em potssio e sdio Seiva de cer Rica em mangans e zinco. Seivas de Grau C+ O grau mais rico em clcio, zinco, mangans e ferro. Tecnologia de Hot-Filling Embalada a quente no necessitando por isso de conservantes. Sem aditivos qumicos - 100% natural, sem corantes nem conservantes

OFERTAS DE EMPREGO...
Quarto aluga-se para menina ou senhora portuguesa, na rea de St. Clair & Caledonia, com cozinha a partilhar com senhora. Tem tv e lavandaria. Transportes e supermercados porta. Disponvel a partir de 1 de Janeiro. Contactar: 416-654-1736 ou 416-465-4885. -Homem para edifcio de apartamentos, com capacidade de exercer pequenas funes na rea de manuteno. 416-880-3857. -Motorista com carta DZ, para empresa de material de construo. 416-658-8300. -Empregado de limpeza, para fbrica, no turno da noite. 647-801-3414. -Torneiro mecnico e fresador. Contactar Antnio. 905-454-8172. -Empregado com experincia na instalao de armrios. 416-746-7095. -Empregada de bar e mesa. 647-748-3044. -Ajudante de carpinteiro (framing). Contactar Jos depois das 19horas. 416-846-3859. -Operrios com ou sem experincia para companhia de telhados e ajudantes. 416-832-6252. -Pessoa com experincia em vendas, para empresa de produtos alimentares, em regime de part-time e uma empregada com conhecimento bsico na rea administrativa. Enviar currculo. Fax n. 905-277-0533. -Empregado para companhia de jardinagem, com experincia em assentar pedra. Contactar Adrito. 647-290-6313. -Pintores para a construo civil. 416-287-0032.

O Xarope de Seiva Original permite:


Desintoxicar
*Aco Drenante * Aco Diurtica * Aco Anti-Toxinas Reduzir eficazmente o peso * Aco Lipoltica * Aco Anti-Gorduras localizadas Reduzir o volume e ventre mais liso *Aco Anti-Reteno de lquidos * Aco Anti-Celultica.

ALUGA-SE

Promover Bem-Estar
* Aco Auto-Regenerante * Aco de Auto-regulao * Aco Estimulante *Aco Tonificante * Obteno de um aspecto mais juvenil *Obteno de maior elasticidade do Corpo.

FLORA UNIVERSAL / Lagoa Azul


Clubes e Associaes
ASAS DO ATLNTICO - Sbado, 10 de Maio, Festa do Dia da Me, abrilhantada com o conjunto Tony Silveira Band. Informaes, 647-771-4818, 416-537-1556 ou 416-889-5620. ASSOCIAO DE ESTUDANTES PORTUGUESES DA U. Toronto - Sbado, 24, Jantar de Gala de entrega de bolsas de estudo e comemorao do 30. Aniversrio. Ambiance Banquet Hall, a partir das 19h00. Informaes, 647-832-5791. CASA DA MADEIRA At 10 de Maio, 27. Semana Cultural Madeirense. Quinta-feira, 8, Mensagem Madeirense por Joo Luis Mendona, Slvio Mendes e lvio Pedro Fernandes. Sexta-feira, 9, Noite de Gala com jantar s 18h00. Actuao de Humberto Silva, Gabriel Teves, Tony Melo e Leonardo Medeiros; e do grupo Madeira em Festa s rir. Sbado, 10, Jantar com actuao do RF Madeirense, Joo Neves e Dcio Gonalves, e o grupo Madeira em Festa s rir. Informaes, 416-604-4075 ou 416-846-4075. CASA DAS BEIRAS - Sbado, 10 de Maio, Festa do Dia da Me. 19h30. Actuao de John Ferreira e Venus. Informaes: 416-604-1125 ou 416-824-5675. Domingo, 11 de Maio: Encontro de Desportistas, com incio s 12h00, em celebrao do ttulo de campeo do Benfica. Arraial ao ar livre e msica pelo DJ The Beat Killers. CASA DO ALENTEJO - Sbado, 10, Jantar e Baile do ovo, com msica por Michael da Silva.

Esta dieta no se destina apenas ao emagrecimento mas tambm para desintoxicar o organismo, promovendo o seu bem-estar. A cura com xarope de Seiva e sumo de limo um meio eficaz para desintoxicar o organismo se for feito de acordo com as instrues correctas (aconselhamos a leitura do livro A cura com sumo de limo de K.A.Beyer) e com os ingredientes apropriados. Verificou-se em vrios casos que uma alterao de um ingrediente pode provocar efeitos indesejveis. O uso de produtos de imitao (por vezes contendo conservantes e/ou aditivos) pode ser prejudicial para esta dieta.

1227 Dundas St. W. - Toronto - M6J 1X6 Tel.: (416) 533-8907 - Fax (416) 533-5324 /
Email:ervanaria@bam-internacional.com - www.florauniversal.com
CASA DOS AORES - Sbado, 10, 3. Aniversrio do Grupo Folclrico Prolas do Atlntico da CAO, com angariao de fundos para deslocao do grupo a So Miguel, em Agosto. Actuaes do Trio de Violas da Terra da Faj de Baixo, Grupo de Cantares do Nordeste (de Portugal), Grupo Folclrico Bailados e Cantares de So Miguel, Paulo Marco e Tony Cmara. Informaes: 416-603-2900, 289-997-8946 ou 647-261-4553. CENTRO CULTURAL PORTUGUS DE MISSISSAUGA Sbado, 10 de Maio, Dia das Mes, s 18h30. Actuao dos Starlight. FUTEBOL CLUBE DO PORTO - Sbado, 10 de Maio, Apresentao da Nova Direco e Festa do Dia da Me, a comear s 19h00. Europa Catering. IRMANDADE DO DIVINO ESP. SANTO - Sbado, 10, Festa das Mes, no salo paroquial. Jantar servido s 19h00 e baile com Katy Alves. Informaes: 416-656-4170. CASA DOS POVEIROS - Domingo, 11 de Maio, Almoo do Dia da Me, com incio s 12h30. Animao e surpresas para as mes. Celebrao, com actuao do Aniversrio do Rancho Infantil. Informaes: 416-457-1890 ou 416-871-7334. SPORT CLUBE ANGRENSE - Sbado, 10 de Maio, Dia da Me, com jantar e baile, com o Duo F.T. Incio s 19h00. SPORTING CLUBE PORTUGUS DE TORONTO - Sbado, 10 de Maio, Festa do Dia da Me, com jantar e baile com o conjunto United. Programa da 27. Semana de Portugal 2014

PRECISA-SE PADEIRO COM EXPERINCIA Tel. 416 651 1780


procura um Preparador de automvel para pintura e Detalhador de Automvel.
Preferimos candidatos com experincia Para marcar uma entrevista liga para Jeanette 416-789-4179 ou envie seu currculo para castleauto@idirect.com

Castle Auto Collision

Vous aimerez peut-être aussi