Vous êtes sur la page 1sur 4

1

PLANO DE ENSINO

CURSO: Psicologia SÉRIE: 4º Semestre DISCIPLINA: Psicologia Sócio Interacionista CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas

I EMENTA

Estudo da teoria do desenvolvimento psicológico de Lev S. Vygotsky (1896-1934) e sua abordagem social do desenvolvimento e da aprendizagem. Estudo da teoria do desenvolvimento psicológico de Henri Wallon (1879-1962) e sua concepção dialética do desenvolvimento infantil.

1 PLANO DE ENSINO CURSO: Psicologia SÉRIE: 4 º Semestre DISCIPLINA: Psicologia Sócio Interacionista CARGA HORÁRIA

II OBJETIVOS GERAIS

  • Compreensão dos fundamentos teóricos e os principais conceitos presentes nas teorias vygotskiana e walloniana acerca do desenvolvimento psicológico, da aprendizagem, do pensamento e da linguagem.

  • Compreensão das implicações dos aspectos sociais e afetivos no desenvolvimento cognitivo.

  • Conhecimento dos principais indicadores sobre os fenômenos humanos de ordem cognitiva e afetiva, em diferentes contextos, relacionando-os ao desenvolvimento infantil.

III OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Tais competências serão desenvolvidas a partir do exercício das seguintes habilidades:

  • Identificar a concepção epistemológica e psicológica desenvolvimento infantil de Vygotsky e Wallon.

nas teorias do

  • Identificar em situações problema (casos clínicos e escolares) as principais características cognitivas e afetivas da criança nos diferentes níveis ou estágios do desenvolvimento infantil segundo Vygotsky e Wallon.

  • Descrever e interpretar os principais conceitos teóricos (pensamento e linguagem; desenvolvimento e aprendizagem) estabelecendo relações entre contextos e processos psicológicos.

  • Utilizar o conhecimento científico necessário à atuação profissional em um contexto clínico e psicossocial.

IV CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • 1. Vygotsky: vida e obra.

  • 2. Noção de inteligência em Vygotsky e em outras epistemologias.

1 PLANO DE ENSINO CURSO: Psicologia SÉRIE: 4 º Semestre DISCIPLINA: Psicologia Sócio Interacionista CARGA HORÁRIA

2

  • 3. Principais conceitos da teoria de Vygotsky: mediação simbólica (instrumentos e signos); pensamento e linguagem; desenvolvimento e aprendizado; o papel do brinquedo e da escrita no desenvolvimento. O significado das emoções, sentimentos e afetos na teoria vygotskiana.

  • 4. Henri Wallon: vida e obra.

  • 5. Noção de inteligência em Wallon e em outras epistemologias.

  • 6. Principais conceitos da teoria de Wallon: lei de alternância funcional, predominância funcional, fatores dinamogênicos.

  • 7. Método de pesquisa: análise genética comparativa multidimensional. Psicogênese da Pessoa Completa: estágios do desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e implicações no âmbito social.

  • 8. A Psicologia Genética na perspectiva de Piaget, Vygotsky e Wallon.

V ESTRATÉGIAS DE TRABALHO

2 3. Principais conceitos da teoria de Vygotsky: mediação simbólica (instrumentos e signos); pensamento e linguagem;

Com o objetivo de desenvolver no aluno a capacidade de identificar e aplicar os principais conceitos epistemológicos e psicológicos da teoria de Vygotsky e de Wallon, essa unidade de estudo utilizará as seguintes estratégias:

  • (A) Aulas expositivas com esquemas em que o professor irá salientar:

Principais características do desenvolvimento e aprendizagem segundo Vygotsky e Wallon e outras abordagens epistemológicas e psicológicas. Os fundamentos teóricos, epistemológicos e ontológicos do desenvolvimento da inteligência na perspectiva de Vygotsky e de Wallon. Principais conceitos da teoria vygotskiana e da teoria walloniana do desenvolvimento psicológico. Principais características das etapas do desenvolvimento segundo Vygotsky e Wallon.

  • (B) Orientação para elaboração de relatórios, apresentação de seminários e trabalho em

campo como forma de articulação da teoria com aspectos da realidade.

  • (C) Todas as aulas terão um tempo de 10 minutos reservados para discussão com os

alunos sobre o tema pertinente à aula do dia. O tema e forma de discussão estão

sugeridos (projeção de vídeo, fragmentos de texto e situações-problema) no Plano de Aulas.

ATENÇÃO: No sistema online há conteúdos e exercícios que podem ser utilizados pelo aluno como material adicional aos seus estudos. Informem os alunos a respeito disso.

VI AVALIAÇÃO

No 1º. Bimestre, o aluno será avaliado da seguinte forma:

Prova individual (zero a 9,0), sem consulta, sendo 60% do valor total da prova com questões objetivas e 40% do valor total da prova com questões discursivas. ATENÇÃO: A prova deve conter 10 questões objetivas com valor de 0,6 cada e 02 questões discursivas com valor de 1,5 cada.

2 3. Principais conceitos da teoria de Vygotsky: mediação simbólica (instrumentos e signos); pensamento e linguagem;

3

Exercício (1) em grupo (zero a 1,0): Confecção do material e aplicação do Jogo das Cores Proibidas; elaboração do relatório e apresentação de seminário (Orientações sobre o trabalho e TCLE em anexo).

No 2º. Bimestre o aluno será avaliado da seguinte forma:

Prova individual (zero a 9,0), sem consulta, com 10 questões objetivas (60% do valor total da prova) e duas questões dissertativas (40% do valor total da prova). ATENÇÃO: A prova deve conter 10 questões objetivas com valor de 0,6 cada e 02 questões discursivas com valor de 1,5 cada.

Exercício (2) (zero a 1,0): Elaboração de trabalho escrito e seminário em grupos pequenos sobre os estágios do desenvolvimento segundo Wallon. Cada grupo irá estudar uma fase do desenvolvimento de Wallon e apresentará um seminário para a classe, após a aula teórica do professor, utilizando como ilustração da teoria filmes editados, dramatização ou outros recursos. No “Plano de Aulas” há sugestão de filmes a serem indicados aos alunos. Caso haja dificuldade em utilizar filmes, o professor pode sugerir outra forma de ilustração da prática (dramatização, situação problema).

3 Exercício (1) em grupo (zero a 1,0) : Confecção do material e aplicação do Jogo

A média do semestre será calculada de acordo com o Regimento da IES.

VII BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. (org.) Henri Wallon. Psicologia e Educação. São Paulo:

Loyola, 2000.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio- histórico. 4ª ed. São Paulo: Scipione, 1997.

VEER, R. V. D; VALSNER, J. Vygotsky uma síntese. São Paulo: Loyola, 1996.

COMPLEMENTAR

OLIVEIRA, M. K.; DE LA TAILLE, Y.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon. Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

REGO, T. C. Vygotsky uma perspectiva histórico-cultural. 20ª ed. São Paulo: Vozes,

2009.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. Trad. José Cipolla Neto; Luís Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paul Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

WALLON, H. (1941) A evolução psicológica da criança. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

3 Exercício (1) em grupo (zero a 1,0) : Confecção do material e aplicação do Jogo

4

FILMOGRAFIA

DVD Coleção "Vygotsky e a Educação" - em 4 volumes - com organização de Marilene Proença e Marilda Facci (ATTA Mídia e Educação, 2012, attamidia@attamidia.com.br). Títulos: Vol.1 Questões históricas e metodológicas; Vol.2 O desenvolvimento do psiquismo; Vol.3 Implicações educacionais da psicologia histórico-cultural; Vol.4 Educação especial e queixas escolares.

DVD Coleção "Grandes Educadores Lev Vygotsky" com apresentação de Marta Kohl de Oliveira (ATTA Mídia e Educação - Editora Paulus www.paulus.com.br)

DVD Coleção "Grandes Educadores Henri Wallon" com apresentação de Heloisa Dantas (ATTA mídia e educação - Editora Paulus www.paulus.com.br)

4 FILMOGRAFIA DVD Coleção "Vygotsky e a Educação" - em 4 volumes - com organização deattamidia@attamidia.com.br ) . Títulos: Vol.1 Questões históricas e metodológicas; Vol.2 O desenvolvimento do psiquismo; Vol.3 Implicações educacionais da psicologia histórico-cultural; Vol.4 Educação especial e queixas escolares. DVD Coleção "Grandes Educadores – Lev Vygotsky" com apresentação de Marta Kohl de Oliveira (ATTA Mídia e Educação - Editora Paulus www.paulus.com.br ) DVD Coleção "Grandes Educadores – Henri Wallon" com apresentação de Heloisa Dantas (ATTA mídia e educação - Editora Paulus www.paulus.com.br ) PERIÓDICOS MALUF, M. R.; MOZZER, G. N. S. Operações com signos em crianças de 5 a 7 anos. In: Psicologia: Teoria e Pesquisa . Brasília, vol. 16, nº 1, jan./abr. 2000. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ptp/v16n1/4389.pdf Acesso em: 05/12/2013. SITES E BANCO DE DADOS BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (USP) http://www.teses.usp.br/ PEPSIC – PERIÓDICOS ELETRÔNICOS EM PSICOLOGIA http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS) - www.bvs-psi.org.br PERIÓDICOS CAPES - www.periodicos.capes.gov.br " id="pdf-obj-3-24" src="pdf-obj-3-24.jpg">

PERIÓDICOS

MALUF, M. R.; MOZZER, G. N. S. Operações com signos em crianças de 5 a 7 anos. In:

Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, vol. 16, nº 1, jan./abr. 2000. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ptp/v16n1/4389.pdf Acesso em: 05/12/2013.

SITES E BANCO DE DADOS

BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (USP)

PEPSIC PERIÓDICOS ELETRÔNICOS EM PSICOLOGIA http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS) - www.bvs-psi.org.br

PERIÓDICOS CAPES - www.periodicos.capes.gov.br

4 FILMOGRAFIA DVD Coleção "Vygotsky e a Educação" - em 4 volumes - com organização deattamidia@attamidia.com.br ) . Títulos: Vol.1 Questões históricas e metodológicas; Vol.2 O desenvolvimento do psiquismo; Vol.3 Implicações educacionais da psicologia histórico-cultural; Vol.4 Educação especial e queixas escolares. DVD Coleção "Grandes Educadores – Lev Vygotsky" com apresentação de Marta Kohl de Oliveira (ATTA Mídia e Educação - Editora Paulus www.paulus.com.br ) DVD Coleção "Grandes Educadores – Henri Wallon" com apresentação de Heloisa Dantas (ATTA mídia e educação - Editora Paulus www.paulus.com.br ) PERIÓDICOS MALUF, M. R.; MOZZER, G. N. S. Operações com signos em crianças de 5 a 7 anos. In: Psicologia: Teoria e Pesquisa . Brasília, vol. 16, nº 1, jan./abr. 2000. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ptp/v16n1/4389.pdf Acesso em: 05/12/2013. SITES E BANCO DE DADOS BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (USP) http://www.teses.usp.br/ PEPSIC – PERIÓDICOS ELETRÔNICOS EM PSICOLOGIA http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS) - www.bvs-psi.org.br PERIÓDICOS CAPES - www.periodicos.capes.gov.br " id="pdf-obj-3-52" src="pdf-obj-3-52.jpg">