Vous êtes sur la page 1sur 4
Finalista na Categoria Micro Empresa
Finalista na Categoria Micro Empresa

EMPÓRIO

Conjunto de Ações de Responsabilidade Social

O Empório, Entreposto Cultural Brasileiro, nasceu em 2001, com o casal

Daniella Machado Malavazzi e Juarez Malavazzi Júnior, com o objetivo de resgatar, valorizar e, acima de tudo, divulgar nossa arte e cultura popular, através de livros, música e artesanato. Para isso, desenvolvemos um controle de qualidade para cada produto, sendo fundamental seu compromisso com nossas raízes e tradições.

Trabalhar esse conceito com responsabilidade social foi importante para demonstrar que as pequenas iniciativas quando acontecem em conjunto têm poder de transformação.

O artesanato, principalmente, nos possibilitou agregar responsabilidade

social das mais variadas formas dentro do nosso negócio.

Em primeiro lugar, o EMPÓRIO acredita que o assistencialismo não gera resultados a longo prazo. Por isso, incentivamos o trabalho artesanal como forma de geração de renda, melhoria das condições de vida e elevação da auto estima pessoal para a inclusão social.

Optar por trabalhar com comunidades de artesãos foi a melhor maneira de colocar em prática nosso objetivo. Hoje, essas comunidades estão organizadas como micro empresas, já capacitadas a nos atender sem a necessidade de um atravessador. Dessa forma, mantemos um contato profissional, respeitando suas condições de preço, pagamento e prazo de entrega. Ao invés de efetuarmos grandes compras pessoalmente (economicamente vantajoso, já que os próprios artesãos desvalorizam suas peças em troca de dinheiro rápido para atender suas necessidades mais urgentes), o EMPÓRIO aposta nos “micro empresários”, fazendo pedidos menores, porém garantindo renda justa e com freqüência.

Outro ponto importante é a forma como essas comunidades respeitam suas matérias primas. O uso de recursos naturais é uma constante no artesanato, por isso a importância do manejo sustentável. O respeito ao meio ambiente é essencial para a continuidade de cada projeto.

ambiente é essencial para a continuidade de cada projeto. 1 (*) As informações fornecidas são de

1

(*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita

Agosto/2003

de cada projeto. 1 (*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita Agosto/2003
Finalista na Categoria Micro Empresa
Finalista na Categoria Micro Empresa

Alguns exemplos são as comunidades: Assema (MA) que preserva os babaçuais da região; Comunidades de Valente e Araci (BA) com o sisal; Comunidade de Urucuia (MG) com o buriti; Comunidade Apurinã (AC) com a jarina.

Conscientes do valor do nosso trabalho, procuramos aprender e conhecer cada comunidade, com suas características típicas, peculiaridades, história e utilidades das peças produzidas, para transmitir aos nossos clientes esses dados. Percebemos que, preservando a tradição oral de contar estórias, estamos formando e conquistando um público engajado e curioso sobre nossa própria cultura. A forma como valorizamos os objetos feitos a mão e a vida que cada um deles tem, muitas vezes é o que cativa o consumidor. Esse atendimento próximo e verdadeiro, em uma época de informatização, individualização e esfriamento das relações pessoais, principalmente comerciais, tornam nosso espaço um ponto de encontro muito agradável.

Outra ação de responsabilidade social, foi fazer do Empório um posto de coleta seletiva de lixo, estimulando o exercício da cidadania junto com seus clientes e vizinhos.

Todo o material arrecadado é levado pessoalmente à Coopamare, instituição beneficiada pela doação do lixo. A Coopamare é uma cooperativa de catadores de lixo de rua, que vive essencialmente da venda do lixo para grandes indústrias de reciclagem.

A campanha foi divulgada através de folhetos produzidos pelo próprio EMPÓRIO, distribuídos para os clientes, condomínios residenciais e empresariais da redondeza. Vale lembrar que todo o nosso material de divulgação (cartões de visita, folhetos, embalagens e até nossas sacolas) é feito com papel reciclado, uma forma de ser coerente com o nosso conceito.

Para fechar o ciclo, colocamos na loja um departamento de produtos todos feitos a partir de matéria prima vinda da reciclagem, como camisetas feitas com fio de poliéster extraído da reciclagem de garrafas pet ou reaproveitando cabos de vassouras para a produção de cadeiras e móveis.

cabos de vassouras para a produção de cadeiras e móveis. 2 (*) As informações fornecidas são

2

(*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita

Agosto/2003

de cadeiras e móveis. 2 (*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita
Finalista na Categoria Micro Empresa
Finalista na Categoria Micro Empresa

No momento, estamos implementando um projeto junto com uma comunidade de marceneiros do bairro do Jardim Ângela. “Embalagem Solidária” é

o nome do projeto que tem como objetivo tornar a marcenaria produtiva, através

do desenvolvimento de embalagens feitas a partir de madeira reaproveitada (como caixas de feira ou palets). A idéia é sensibilizar outros empresários a adquirirem essas embalagens, que podem ser feitas de forma exclusiva e personalizada para seus produtos, agregando o valor da responsabilidade social à sua empresa. O volume dos pedidos pode estimular outras pessoas do bairro a participarem desse projeto. É uma alternativa real de trabalho para os moradores de uma das regiões mais violentas da cidade de São Paulo.

O

EMPÓRIO

é

um

espaço

que

reúne

todos esses conceitos:

responsabilidade social, cidadania, comércio justo, valorização da nossa arte e cultura, respeito ao nosso povo, através do trabalho. Essas não são ações paralelas do EMPÓRIO, mas o nosso dia a dia. Por isso, não temos uma verba

destinada a elas. Todo o investimento feito nesses dois anos (cerca de R$ 100 mil)

é utilizado com essa finalidade.

Apesar das dificuldades que enfrentamos inerentes ao comércio, já que não somos uma ONG, mas uma nova mentalidade empresarial, acreditamos que estamos executando um tipo de negócio inovador e moderno, uma tendência mundial diante da era da globalização, onde todos tendem a olhar para suas próprias raízes. Estamos colaborando na formação de um novo público consumidor, o “consumidor consciente”, preocupado com a preservação do meio ambiente e o respeito aos seres humanos.

O retorno mais visível que temos hoje é a credibilidade que conquistamos com os nossos clientes e fornecedores. De um lado, os clientes com a confiança na hora da compra, a certeza da contribuição social. De outro, os fornecedores, com a consciência de que estamos fazendo um negócio sério, justo, valorizando seus trabalhos e, principalmente, que pretendemos crescer junto com eles. Clientes e fornecedores são nossos “voluntários” na divulgação deste projeto.

Hoje trabalhamos com mais de 20 comunidades de artesãos de diversas regiões do Brasil. Só em uma delas, a ASSEMA, no Maranhão, mais de 300 mil mulheres são beneficiadas.

no Maranhão, mais de 300 mil mulheres são beneficiadas. 3 (*) As informações fornecidas são de

3

(*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita

Agosto/2003

são beneficiadas. 3 (*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita Agosto/2003
Finalista na Categoria Micro Empresa
Finalista na Categoria Micro Empresa

O EMPÓRIO acredita na mobilização da iniciativa privada e da sua forma, encontrou soluções para dar sua contribuição.

PERFIL

Nome da Empresa: Empório Nome do Contato: Juarez Malavazzi Júnior Cargo: Sócio-Proprietário Endereço: Rua Haddock Lobo, 1307, Loja 19, Cerqueira César, São Paulo/SP –

01414-003

Telefone: (11) 3068-0958 E-mail: emporio@emporiobr.com Site: www.emporiobr.com

E-mail: emporio@emporiobr.com Site: www.emporiobr.com 4 (*) As informações fornecidas são de total

4

(*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita

Agosto/2003

Site: www.emporiobr.com 4 (*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita Agosto/2003