Vous êtes sur la page 1sur 1

Introduo

As molculas mais complexas temseus tomos arrumados emuma estrutura espacial que chamamos de Geometria Molecular.
Existe alguns tipos de estrutura molecular:
As planas
Linear que possui 2 tomos ao redor do tomo central;
Trigonal que possui 3 tomos ao redor do tomo central;
As espaciais:
Tetradrica que possui 4 tomos ao redor do tomo central;
Bipirmide trigonal que possui 5 tomos ao redor do tomo central;
Octadrica que possui 6 tomos ao redor do tomo central.
A ligao covalente a que ocorre pelo compartilhamento de pares eletrnicos nas camadas de valncia dos tomos. Esses pares so chamados de pares eletrnicos ligantes.
Quando sobram, na camada de valncia, pares de eltrons que no participamde ligao alguma, sendo chamados, de pares eletrnicos livres ou de pares no-ligantes.
VSEPR
O mtodo para determinar a orientao mais estvel dos pares eletrnicos ao redor de umtomo central numa molcula e, a partir da molcula denominado repulso entre os pares eletrnicos da camada de valncia ou mtodo VSERPR.
1. Os pares eletrnicos da camada de valncia do tomo central numa molcula ou num on poliatmico tendem a se orientar de forma que sua energia total seja mnima. Isto signica que eles camto prximos quanto possveis do ncleo e ao mesmo tempo camos mais afastados possveis entre si, a
mde minimizar as repulses.
2. A magnitude da repulso entre pares depende do fato dos pares estaremou no compartilhados. Se os dois pares esto compartilhados, a repulso mais fraca, intermediria entre um par solitrio e um par compartilhado e mais forte entre dois pares solitrios. fcil entender isto tendo emvista que
a nuvem eletrnica de um par compartilhado se espalha alm do tomo central devido atrao exercida pelo ncleo do segundo tomo, o que aumenta a distncia entre esta nuvem e outros pares eletrnicos ao redor do tomo central e, portanto, reduz as repulses entre eles. Por outro lado, a nuvem
eletrnica de umpar solitrio se espalha lateralmente e se aproxima mais dos outros pares da camada de valncia, o que leva a repulso mais forte entre os pares.
3. Foras repulsivas decrescem bruscamente com o aumento do ngulo entre pares. So fortes em ngulos de 90, mais fracas em ngulos de 120 e extremamente fracas em ngulosde 180. Na prtica, no necessrio considerar repulses para ngulos superiores a 90.
Emresumo, os passos no mtodo VSEPR para determinao da forma geomtrica de uma molcula pequena ou on poliatmico so:
1. Esquematizar a estrutura de Lewis.
2. Determinar o nmero estrico do tomo central, adicionando ao nmero de tomos ligados a ele o nmero de pares solitrios. (Se no houver ligaes mltiplas, este ser o nmero de pares de eltrons ao redor do tomo central.)
3. Orientar o par de eltrons e as ligaes mltiplas nas posies apropriadas ao redor do tomo central a m de minimizaras repulses entre eles. Considerar que estas posies se encontram nos vrtices de uma gura geomtrica, que deve ser identicada.
4. Colocar cada tomo ligado nos vrtices da gura geomtrica obtida na etapa 3. (Vrtices sem tomos contero pares solitrios.) Se existe mais de uma maneira, determinar o nmero de repulses entre pares solitrios para cada modo e escolher o arranjo que apresenta o nmero menor. Apenas
repulses com ngulos de 90 devem ser consideradas. Se neste ponto surge a possibilidade de mais de uma estrutura, deve-se escolher a que possui o menor nmero de repulses entre par solitrio e par compartilhado em ngulos de 90.
5. Estude as localizaes dos tomos colocados na etapa 4 e considerar que esto localizados nos vrtices de uma gura geomtrica, possivelmente diferente da denida pelos pares eletrnicos solitrios (etapa 3). Especicar a forma da molcula identicando esta gura. Ignorar as posies dos pares
solitrios nesta etapa.
Umerro comumcometido por quemusa o mtodo VSEPR confundir a orientao espacial de umconjunto de pares de eltrons coma forma molecular ou
geometria numa molcula.
Molcula apolar - A soma vetorial dos vetores polarizao associados a todas as ligaes covalentes polares da molcula nula.
Molcula polar - A soma vetorial dos vetores polarizao associados a todas as ligaes covalentes polares na molcula diferente de zero.
Quando dois tomos compartilhamum par de eltrons praticamente da mesma maneira, produz-se entre os dois uma ligao covalente. Essa unio, que se verica entre tomos de natureza semelhante, a mais comumnos compostos orgnicos. Tambmformam ligao covalente as molculas diatmicas
de grande estabilidade do oxignio, nitrognio, hidrognio, or e cloro.
O par de eltrons que participa da ligao pode car mais prximo do tomo que exera sobre ele maior fora de atrao. Essa ligao, chamada covalente polar, forma um pequeno dipolo eltrico, embora a molcula, no conjunto, seja neutra. A gua e o amonaco so exemplos de compostos desse tipo.
As substncias polares que contmhidrognio podemapresentar ocasionalmente emsua estrutura molecular as chamadas pontes de hidrognio.
A polaridade de molculas triatmicas depende no somente da polaridade de suas ligaes como tambmde sua forma.
A polaridade de uma molcula, medida quantitativamente por meio de seu momentodipolar, uma medida de sua tendncia em se alinhar num campo eltrico. Serve para indicar se os centros, de cargas positivas e negativas esto ou no separados numa molcula. Se a ligao numa molcula diatmica
no-polar, a molcula no polar; se a ligao polar, a separao de cargas toma a molcula polar. Para uma molcula que consiste em mais de dois tomos, a simetria da molcula importante na determinao de sua polaridade. Se a molcula sucientemente simtrica, seus dipolos individuais se
cancelam, e a molcula como umtodo no-polar; se no simtrica, os dipolos se combinam, resultando numdipolo, e a molcula polar.
Alotropia quando ummesmo elemento qumico temo poder de originar substncias simples e diferentes, tais substncias foramdenominadas de altropos ou formas alotrpicas, por exemplo:
Elemento: oxignio
Formas alotrpicas: oxignio (O2) e Oznio (O3).
Elemento: carbono
Formas alotrpicas: grata (Cn), diamante (Cn).
O elemento altropo pode diferenciar-se em:
- na quantidade de tomos que uma molcula de umelemento contm, por exemplo, oxignio e oznio, que so compostos de molculas cuja atomicidade de 2(O2) e 3(O3), e acontece tambmentre o fsforo branco (P4), e fsforo vermelho (Pn).
- na estrutura cristalina ocorre como diamante e coma grata, os tomos da grata liga-se a trs tomos, e no diamante cada tomo liga-se a quatro tomos, o que faz comque as camadas quemempilhadas. As formas alotrpicas do enxofre tmsuas molculas organizadas de formas diferentes.

Vous aimerez peut-être aussi