Vous êtes sur la page 1sur 11

Universidade Federal de Gois

EMC - Engenharia Mecnica


Disciplina: Usinagem

4 AULA PRTICA DE USINAGEM


FORA DE CORTE

Alunos:

1. Gustavo Damando Pereira


2. Sabrina Oliveira Carvalho

Goinia, Data: 26/11/2014

1. Resumo
O propsito deste artigo estudar as foras de corte envolvidas no processo de
fresamento frontal e como estas variam em funo dos parmetros de corte utilizados,
tendo como objetivo apresentar aos alunos as aplicaes dos conhecimentos tericos
adquiridos no decorrer do curso, em especial na parte de usinagem. Os resultados
obtidos nos ensaios foram comparados com os calculados teoricamente pelos alunos.
2. Introduo

O estudo das relaes existentes entre as foras de corte e seus parmetros


de extrema importncia para a escolha correta destes em cada processo realizado,
principalmente naqueles que possuem melhor qualidade final atravs de um bom
acabamento superficial, alm de possibilitar a estimativa da potncia de corte e manter
relao com desgaste das ferramentas de corte.
Dentre os parmetros que influenciam na fora de corte podemos destacar:
Velocidade de corte;
Avano e profundidade de corte;
Material da pea;
Material da ferramenta;
Geometria da ferramenta;
Estado de afiao da ferramenta;
Uso de fludo de corte.
A presso especfica de corte encontrada atravs da relao entre a fora de
corte e a rea da seo de corte e pode ser considerada como um bom ndice de
usinabilidade, sendo que todos os parmetros da fora acabam influenciando em seu
resultado, porm e verificado que o avano surge como o de maior destaque.
importante mencionar que por ser feita uma anlise no processo de
fresamento, os valores da fora de corte e potncia calculados representam um valor
mdio, pelo fato da formao de cavacos ser interrompida e a fora de corte variar
com a espessura do cavaco, utilizando ento sua espessura media. Sendo os valores
encontrados servindo de valor indicador para os reais.
3. Materiais e Mtodos

3.1. Materiais
1. Centro de Usinagem com trs eixos X, Y e Z Diplomat Petrus 50100;
2. Dinammetro com trs canais para medio das foras em X, Y e Z Kistler:
modelo 9265B;

3. Seis insertos de metal duro da classe P revestidos de TiN com quatro arestas
de corte e ngulo de folga 16 - Sandvik;
4. Fresa de ao endurecido com dimetro de 80 mm e seis alojamentos para
insertos com ngulo de sada de 16 - Sandvik;
5. Tarugo de alumnio com dimetro de ;
6. Tarugo de bronze TM-23 com dimetro de ;
7. Tarugo de ao ABNT 1045 com dimetro de .
3.2. Mtodos
A aula prtica consiste em usinar os tarugos disponveis variando os parmetros
de corte fornecidos na Tab. (1) a fim de se obter grficos com valores correspondentes
para fora e potncia de corte.

Tabela 1 - Variao dos parmetros de corte para obteno da fora de corte no


fresamento frontal do Alumnio, Bronze TM-23 e Ao ABNT1045
Ensaio
9
10
11
12
13
14
15
16

fz - [mm/z]
0,05
0,15
0,1
0,1
0,15
0,1
0,05
0,05

ap - [mm]
0,25
0,25
0,25
0,25
0,25
0,5
0,25
0,25

n - rpm
400
400
400
800
800
800
400
400

Fluido de corte
Sem
Sem
Sem
Sem
Sem
Sem
Refrigerante em jorro
Mnima quantidade de
lubrificante

4. Resultados e Discusses

4.1. Apresentao dos grficos e discusso terica


Usando o programa Microsoft Office Excel foi possvel plotar os grficos tempo x
fora de corte para cada ensaio de 09 a 16.

Ensaio 09
500
Fora de corte (N)

400
300
200
100
0
-100

10

20

30

40

50

60

Tempo (s)

Figura 1 Grfico Tempo x Fora de corte referente ao Ensaio 09.

70

Ensaio 10
600

Fora de corte (N)

500
400
300
200
100
0
-100

10

20

30

40

50

60

70

Tempo (s)

Figura 2 Grfico Tempo x Fora de corte referente ao Ensaio 10.

Ensaio 11
600

Fora de corte (N)

500
400
300
200
100
0
-100

10

20

30

40

50

60

70

Tempo (s)

Figura 3 Grfico Tempo x Fora de corte referente ao Ensaio 11.

Fora de corte (N)

Ensaio 12
800
700
600
500
400
300
200
100
0
-100 0
-200

10

20

30

40

50

60

Tempo (s)

Figura 4 Grfico Tempo x Fora de corte referente ao Ensaio 12.

70

Ensaio 13
1400

Fora de corte (N)

1200
1000
800
600
400
200
0
-200 0

10

20

30
40
Tempo (s)

50

60

70

Figura 5 Grfico Tempo x Fora de corte referente ao Ensaio 13.

Ensaio 14
1400

Fora de corte (N)

1200
1000
800
600
400
200
0
-200 0

10

20

-400

30

40

50

60

70

Tempo (s)

Figura 6 Grfico Tempo x Fora de corte referente ao Ensaio 14.

Ensaio 15
600

Fora de corte (N)

500
400
300
200
100
0
-100

10

20

30

40

Tempo (s)

50

60

70

Figura 7 Grfico Tempo x Fora de corte referente ao Ensaio 15.

Fora de corte (N)

Ensaio 16
450
400
350
300
250
200
150
100
50
0
-50 0
-100

10

20

30

40

50

60

70

Tempo (s)

Figura 8 Grfico Tempo x Fora de corte referente ao Ensaio 16.

Em todos os ensaios possvel observar que o material que possui maior


resistncia e dureza aquele que possui maior fora de corte, no caso o ao ABNT
1045, seguido do Bronze TM-23 e Alumnio.
Sendo o primeiro parmetro a ser analisado o avano, mantendo os demais
constantes, os ensaios 9 (Fig.(1)), 10 (Fig.(2)) e 11 (Fig.(3)) mostra que de acordo com
o esperado, medida que o avano aumenta, maior a fora de corte, uma vez que o
aumento do avano provoca o aumento da rea do plano de cisalhamento. Pode-se
ter a confirmao dessa relao avano-fora de corte com os ensaios 12 e 13
(Figuras (4) e (5)), em que aumentando somente o avano, verifica-se novamente o
aumento da fora de corte.
O segundo parmetro analisado a profundidade de corte, mantendo as demais
constantes. Os ensaios 12 (Fig.(4)) e 14 (Fig.(6)) promovem a comparao em que a
profundidade de 0,25 mm dobrada para o ensaio posterior. Como esperado, a fora
de corte neste caso tambm aumenta, devido tambm ao aumento da rea do plano
de cisalhamento.
O terceiro parmetro a ser discutido a rotao, mantendo as demais
constantes. Mantendo todos os parmetros restantes constantes, comparam-se os
ensaios 11 (Fig.(3)) e 12 (Fig.(4)). Uma vez aumentada a rotao, maior ser a
velocidade de corte, e para bronze e alumnio a tendncia seria uma queda da fora
de corte, mas em altas velocidades a fora de corte tende a ficar constante, o que
realmente acontece nos grficos plotados. J no caso do ao ABNT 1045 a situao
mais complexa, supe-se que houve a formao de APC (aresta postia de corte) a
qual tende a aumentar a fora de corte at uma velocidade crtica e posteriormente
sofrer uma queda e manter-se constante a altas velocidades em que no se verifica

mais a formao de APC. O grfico revelou um aumento da fora de corte para a


velocidade, portanto conclui-se que a faixa de velocidade com a qual foi usinado o
tarugo no suficiente para erradicar a formao de APC e a fora tende a aumentar.
Nas mesmas condies, contrapem-se os ensaios 10 e 13, porm verifica-se que
neste caso as foras aumentaram consideravelmente em todos os casos, contrariando
o esperado. A explicao plausvel para esse fato seria de que com o aumento da
velocidade de corte no ensaio 13 aumenta o nmero de passadas da ferramenta na
pea, o que poderia causar um desgaste na pea e consequentemente um aumento
na fora de corte.
Mantendo-se apenas a profundidade e a presena de fluido constante, para um
aumento na rotao e uma diminuio do avano o esperado seria, para a usinagem
do bronze e do alumnio, que a fora de corte diminusse, pois como a rotao no
provoca grande influncia na fora de corte nestes casos, o avano provocaria uma
diminuio desta. Isso realmente acontece analisando-se os ensaios 10 (Fig.(2)) e 12
(Fig.(4)), porm no caso do ao ABNT 1045, a formao de APC provoca um aumento
considervel na fora de corte, a qual a diminuio do avano no suficiente para
diminuir seu valor no grfico.
Averiguando ainda o comportamento em relao ao parmetro rotao,
mantendo-se avano e presena de fluido constantes, e aumentando somente a
profundidade, analisamos os ensaios 11 e 14. Verifica-se que a profundidade provoca
um aumento da fora como j anteriormente discorrido, e somando-se ao
comportamento da fora em relao ao aumento da rotao tambm j explanado, o
esperado seria um aumento considervel da fora de corte, o que realmente acontece
na comparao dos grficos (Figuras (3) e (6)).
Finalmente, examinando-se o parmetro presena de fluido, mantendo-se os
demais parmetros constantes, o esperado seria que na presena de um fluido com
funo de lubrificante ocorreria uma queda no atrito e na rea de contato cavacoferramenta diminuindo a fora de corte; por outro lado, na presena de um fluido
refrigerante aumentaria a resistncia ao cisalhamento nas zonas de cisalhamento
devido a uma queda na temperatura o que provocaria um aumento da fora de corte.
O primeiro caso ocorre entre os ensaios 09 (Fig.(1)) e 16 (Fig.(8)), e como o esperado
a fora de corte diminui. O segundo caso verificado nos ensaios 09 (Fig.(1)) e 15
(Fig.(8)), mas os grficos no nos demonstraram o esperado; neste caso uma
argumentao consistente para justificar esse desvio seria de que na verdade o fluido
atua mais lubrificando do que refrigerando, fazendo com que a fora de corte diminua
sutilmente.

4.2. Clculo terico da fora e potncia de corte


Para calcular a fora de corte usa-se a equao (1):

(1)

Onde:
ks presso especfica de corte;
A rea da seo de corte.
Para determinar ks foram apresentadas diferentes e variadas teorias, mas as
mais usada a de Kienzle, por resultar em valores mais prximos dos experimentais.
A teoria de Kienzle fornece a equao (2):

(2)

Onde:
ks1.1 e mc constantes do material da pea.
h espessura de corte.
As constantes necessrias para o uso destas equaes so fornecidas em
tabelas.
Para calcular a potncia de corte usa-se a equao (3):

(3)

Onde:
Fc fora de corte em kgf;
vc velocidade de corte em m/min.
A tabela (2) foi retirada do livro Teoria da Usinagem dos Materiais, de Machado.
Tabela 2 Valores dos coeficientes da equao de Kienzle para o fresamento
dos principais materiais metlicos (catlogos Sandvik 2002.2)

A tabela (2) no fornece dados precisos para o ao ABNT 1045, portanto foi
encontrada uma tabela (3) que os fornece:

Tabela 3 - Valores dos coeficientes da equao de Kienzle para o fresamento de


aos ABNT

Para o Bronze TM-23 e para o Alumnio considerou-se um mc = 0,25 e para o


ao ABNT 1045, mc = 0,17.
No clculo da espessura de corte para o fresamento tm-se a equao (4):

(4)

Onde:
fz avano por dente em mm/dente;
D dimetro da fresa em mm;
Kr ngulo de direo do gume principal em graus;
s ngulo de contato ferramenta-pea em graus enunciado pela equao (5).

( )

(5)

Considerando que a pea tem uma profundidade de trabalho ae igual a 80 mm.


O nmero de dentes em contato com a pea pode ser calculado pela equao
(6):

(6)

O comprimento do gume ativo em mm calculado pela equao (7):

(7)

Portanto para o fresamento frontal a equao (1) se transforma na equao (8):

(8)
Para todos os ensaios s =14,36; ZC = 1.
Os resultados esto apresentados nas tabelas (4), (5) e (6).
Tabela 4 Parmetros calculados para o Alumnio.
Alumnio

fz ap nEnsaio
[mm/z] [mm] rpm

mc

b
h
kc1.1
(mm) (mm)

Fora
de
corte
(N)

Velocidade Potncia
de corte
de Corte
(mm/min)
(CV)

0,05

0,25

400 0,25

600

0,25

0,399 75,3039

100,531

1,682305

10

0,15

0,25

400 0,25

600

0,25

1,197 171,656

100,531 3,8348262

11

0,1

0,25

400 0,25

600

0,25

0,798 126,646

100,531 2,8292885

12

0,1

0,25

800 0,25

600

0,25

0,798 126,646

201,0619

13

0,15

0,25

800 0,25

600

0,25

1,197 171,656

201,0619 7,6696523

14

0,1

0,5

800 0,25

600

0,5

0,798 253,291

201,0619 11,317154

15

0,05

0,25

400 0,25

600

0,25

0,399 75,3039

100,531

1,682305

16

0,05

0,25

400 0,25

600

0,25

0,399 75,3039

100,531

1,682305

5,658577

Tabela 5 Parmetros calculados para o Bronze TM-23.


Bronze TM-23

fz ap nEnsaio
[mm/z] [mm] rpm

mc

b
h
kc1.1
(mm) (mm)

Fora
de
corte
(N)

Velocidade Potncia
de corte
de Corte
(mm/min)
(CV)

0,05

0,25

400 0,25 1350

0,25

0,399 169,434

100,531 3,7851863

10

0,15

0,25

400 0,25 1350

0,25

1,197 386,225

100,531 8,6283589

11

0,1

0,25

400 0,25 1350

0,25

0,798 284,952

100,531 6,3658992

12

0,1

0,25

800 0,25 1350

0,25

0,798 284,952

201,0619 12,731798

13

0,15

0,25

800 0,25 1350

0,25

1,197 386,225

201,0619 17,256718

14

0,1

0,5

800 0,25 1350

0,5

0,798 569,905

201,0619 25,463597

15

0,05

0,25

400 0,25 1350

0,25

0,399 169,434

100,531 3,7851863

16

0,05

0,25

400 0,25 1350

0,25

0,399 169,434

100,531 3,7851863

Tabela 6 Parmetros calculados para o Ao ABNT 1045.


Ao ABNT 1045

fz ap nEnsaio
[mm/z] [mm] rpm

mc

b
h
kc1.1
(mm) (mm)

Fora
de
corte
(N)

Velocidade Potncia
de corte
de Corte
(mm/min)
(CV)

0,05

0,25

400 0,17 2110

0,25

0,399 246,052

100,531 5,4968439

10

0,15

0,25

400 0,17 2110

0,25

1,197 612,402

100,531 13,681195

11

0,1

0,25

400 0,17 2110

0,25

0,798 437,402

100,531 9,7716589

12

0,1

0,25

800 0,17 2110

0,25

0,798 437,402

201,0619 19,543318

13

0,15

0,25

800 0,17 2110

0,25

1,197 612,402

201,0619 27,362391

14

0,1

0,5

800 0,17 2110

0,5

0,798 874,804

201,0619 39,086635

15

0,05

0,25

400 0,17 2110

0,25

0,399 246,052

100,531 5,4968439

16

0,05

0,25

400 0,17 2110

0,25

0,399 246,052

100,531 5,4968439

As foras tericas encontradas so menores que as experimentais devido a


diversos fatores que nos clculos no so considerados, como desgaste da
ferramenta, a penetrao de trabalho no ser precisamente igual ao dimetro da fresa,
entre outros.
5. Concluso

O presente artigo serviu de exemplo para constatar que, geralmente, o esperado


para um ensaio constatado, mas sempre h excees. No caso, tanto o fluido que
deveria estar atuando como refrigerante, mas na verdade no atua, quanto o aumento
da velocidade de corte em relao a fora de corte em um dos ensaios analisados
fazem com que novas hipteses sejam levantadas para explicar o desvio do estimado.

6. Referncias Bibliogrficas

MACHADO, A.R. et al., Teoria da Usinagem dos Materiais. Blcher.


MACHADO, A., DA SILVA, M. B., 2004. Usinagem dos Metais, 8 verso, DEEME
UFU, Uberlndia.
http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/4859#.VHVBEPldX_E