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Samuel de Almeida

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COMO
ATRAIR
CLIENTES
E VENDER
MUITO MAIS
com

GOOGLE ADWORDS

Samuel de Almeida

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Por que usar o Adwords para ganhar visibilidade?


O Google a maior fonte de trfego do planeta, isso fato. Uma falha h
algum tempo no gigante das buscas resultou em uma queda de 40% do
trfego mundial, esse nmero suficiente e serve melhor do que qualquer
outro para provar o peso que o site possui.

Seja para termos bem amplos como "futebol", seja para expresses de
sentido restrito como "camisa da seleo brasileira em 1970", a primeira
pgina do Google o local onde - provavelmente - est reunido o maior
nmero de pessoas interessadas neste tema, seja no mundo, no Brasil, ou
na sua cidade.

Percebe a importncia de estar na l quando algum faz uma busca por


palavras referentes aos seus negcios? Ela o intervalo da novela das 8h
do sculo XXI, com vantagens. A primeira o preo que se paga para estar
l. Enquanto 30 segundos no horrio nobre poderiam custar centenas de
milhares de reais, colocar o seu site na primeira pgina do Google pode ser
feito apenas com algumas centenas. A segunda vantagem, ainda mais til,
a segmentao por necessidade. Enquanto anunciar nas mdias
tradicionais custa uma fortuna para alcanar todos os pblicos, de 1 a 300
salrios, de 10 a 80 anos, homens e mulheres, investir em Adwords vai te
dar um pblico especfico: quem procurar o que voc tem a vender.
Existe audincia melhor?

Existem duas formas de se chegar ao palco principal da internet, a primeira


delas o Search Engine Optimization (SEO), a otimizao para motores
de busca. Uma srie de fatores, como palavras-chave bem distribudas nas
pginas do seu site, vrios links internos e externos apontando para elas,

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otimizao de ttulos, entre vrios outros, o que corresponde a SEO. Esse


mtodo tem uma vantagem sobre o Adwords; ele gratuito, mas em
contrapartida, bastante complexo, e leva muito tempo para uma pequena
empresa ou profissional liberal competir com os grandes players, que alm
de investir na construo de seus sites (traduzindo: pagar para ter melhor
resultado em algo gratuito), recebem milhares de links de outros sites,
blogs, posts em redes sociais, gerando um alto valor alegrado para os
motores do buscador.

A segunda maneira de aparecer para seu pblico o Google Adwords. Ele


a principal fonte de receita do Google, e consiste em um anncio similar a
um resultado normal de pesquisa, com ttulo, link e descrio. Voc pode
pensar que isso custa caro, ou complicado, mas existem duas
informaes muito importantes aqui: a primeira que voc no paga
quando aparece, s quando algum clica no seu link. A segunda; cada
clique varia em mdia entre R$ 0,05 e R$ 3,00. Nada mal, se voc efetuar
uma venda de algumas dezenas de reais para seu visitante.

Agora que voc j sabe o que o Google Adwords e quais suas vantagens,
vamos l conferir algumas dicas para tirar o melhor proveito dessa
ferramenta para seus negcios.

Glossrio
Bom, para comear, vamos conhecer os principais termos do programa,
para no haver dvidas durante a leitura. Nas prximas pginas, apresento
um breve glossrio do Adwords com as nomeaes que precisamos
conhecer a princpio:

Anncio Grfico

Uma das formas de anncios pelo Google. Sabe aquelas imagens (banners)
que as marcas colocam nos jornais e revistas? basicamente o mesmo

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formato, porm inserido em sites do Google (Youtube, Gmail, Blogger...) ou


parceiros. Pode ser uma imagem esttica, ou algo mais atraente, com uma
imagem em movimento ou at mesmo um pequeno vdeo postado no
Youtube e inserido em seu anncio.

Campanha

Campanha um nvel de gerenciamento do Adwords. A primeira tarefa para


usar a rede criar uma campanha. Dentro dela, voc ir criar grupos de
anncio, e ai ento ir inserir seus textos, imagens e vdeos para atrair os
cliques.

Canal

Quando voc faz um anncio para a Rede de Display, pode escolher em


quais sites ele ir aparecer, segmentando pblicos que sejam prximos aos
seus. Por exemplo, se voc vende camisas esportivas, pode escolher
aparecer em blogs que falem sobre futebol. Tambm possvel deixar que
o Google escolha por voc onde iro aparecer seus anncios, selecionando
pginas que sejam trabalhadas com palavras-chave (temas) semelhantes
s que voc escolheu. Seja de uma ou outra forma, um canal a pgina
onde tal anncio ser exibido.

Clique

Esse bem simples. Em Adwords, o clique ocorre quando um usurio


visualiza um banner em um site ou faz uma busca no Google, visualiza os
resultados, e o seu anncio est entre eles, ento o usurio... clica nesse
anncio.

CPC - Custo por clique

CPC o valor pago para se obter um clique no Adwords. O clculo principal


do programa, diferente da maior parte das redes onde se pode fazer

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anncio, no baseado na quantidade de vezes que uma campanha


visualizada, mas sim na quantidade de vezes em que algum clica nele e
direcionada para seu site.

CPC Mximo

O Custo por Clique Mximo o valor mais alto que voc deseja pagar por
clique em seu anncio. Como o sistema de Adwords baseado em leiles,
cada vez que algum realiza uma busca feito um rastreamento dentro da
rede do Google, e os anncios com CPC mais alto aparecero em
destaque. Um bnus aqui, que voc no paga o quanto define como CPC
mximo, mas sim, o quanto o concorrente que fica na posio
imediatamente abaixo da sua definiu como o CPC mximo dele.

CPM - Custo por mil

O CPM uma forma diferente de pagar pelos seus anncios, aqui voc no
seleciona o valor mximo por um clique, escolhe quando quer pagar para
cada vez que seu anncio aparea mil vezes. mais til quando se deseja
aes de propagao da marca, e no de venda. S aplicvel na Rede de
Display.

CTR - Taxa de cliques

Em ingls, Click-through Rate, a taxa de cliques uma conta bem simples:


Quantas vezes seu anncio aparece, dividido pela quantidade de vezes em
que clicado. Se o Google exibe seu anncio mil vezes por dia, e ocorrem
50 cliques, sua CTR de 5%, se ocorrem 327 cliques a CTR de 32,7%.

Grupos de Anncios

Quando voc cria vrios anncios, pode guard-los em um grupo de


caractersticas semelhantes. Por exemplo, se voc vende cursos de ingls,

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pode ter um grupo "intensivo para universitrios" e um grupo "ingls para


executivos", cada um com certa quantidade de anncios e segmentado para
palavras-chave relacionadas a esses grupos.

Impresso

Uma impresso ocorre cada vez que seu anncio aparece em uma
pesquisa ou banner.

ndice de Qualidade

uma mtrica do Google que envolve a qualidade do seu anncio e a


qualidade da pgina para a qual ele leva. So diversos fatores, como
palavras-chave relevantes, pgina de destino til para o usurio, anncios
com contedo nico, e etc. O ndice de qualidade tem influncia direta na
posio e quantidade de vezes em que um anncio aparece, e se for muito
baixo eles podem nem ser exibidos.

Player

Se tratando de Adwords, player significa anunciante. Grandes players so


as marcas que mais investem na plataforma, como a Amazon e o Buscap.

Oramento Dirio

Informao que o usurio oferece ao Google, estabelecendo o mximo que


ele deseja gastar a cada dia em que sua campanha estiver rodando.

Otimizao

Otimizar fazer melhorias em algo, seja seu anncio ou sua pgina de


destino, para obter um ndice de qualidade e uma taxa de converso mais
altos. Uma boa forma de otimizao fazer testes A/B.

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Palavra-Chave

Uma ou mais palavras referentes a um tema, que so utilizadas para uma


busca no Google. Basicamente, qualquer termo que algum possa
pesquisar no Google uma palavra-chave, sejam palavras, frases, ou at
equaes matemticas.

Lembre-se de voltar aqui sempre que preciso, pois a falta de informao


pode te levar a perder reais em suas campanhas. Se houver alguma outra
palavra ou termo que voc no conhea, entrar em contato por e-mail.
Samuel de Almeida Agncia Intuitiva
samuel.agenciaintuitiva@gmail.com

1. Comece pequeno, pense grande!


Comear pequeno significa medir cada passo antes de efetu-lo. Se voc
tem uma verba de R$ 500,00 para fazer a sua primeira campanha, no
gaste mais que R$ 50,00; explore as ferramentas, entenda na prtica como
funcionam os anncios, faa testes, experimente. No arrisque todo seu
investimento na primeira tacada. A partir da, conforme tiver domnio sobre a
ferramenta aumente os valores; se tudo correr da maneira correta, em
alguns dias voc ver um retorno bastante superior ao investimento.
Campanhas de Adwords bem estruturadas costumam ter um retorno sobre
o investimento (ROI, que estudaremos mais a frente) de R$ 5 para R$ 1
investido, podendo chegar at R$ 20 para R$ 1.

2. Conhea e teste os diferentes formatos...


...Que basicamente so dois: Rede de Pesquisa e Rede de Display. Eles
englobam em dois grandes conjuntos todos os anncios que podem ser
feitos por meio do Google. A Rede de Pesquisa abrange os anncios de

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texto que so mostrados na primeira pgina do Google para determinada


palavra-chave, como no exemplo da imagem abaixo.

J a Rede de Display consiste em banners que so mostrados em sites


parceiros do Google, tanto da sua prpria rede (Youtube, Blogger, Gmail,
Google Plus...) quanto em outras pginas que se credenciem para exibir os
anncios. Vale esclarecer que cerca de 90% da internet brasileira parceira
da Rede de Display.

2.1. Rede de Pesquisa

Como voc leu em nosso glossrio, a Rede de Pesquisa uma parte do


sistema do Adwords, na qual voc vai criar anncios para aparecerem
quando algum faz uma busca no Google. Simples. O anncio para rede de
pesquisa baseado em trs partes: Ttulo, URL e descrio. Ele ir
aparecer como um resultado de pesquisa comum, com o ttulo em azul e
letras maiores, URL verde abaixo do ttulo, e uma breve descrio em cinza.

A diferena visvel para o usurio entre um anncio e um resultado orgnico


a posio, os links patrocinados aparecem na parte de cima ou da direita
da pgina, enquanto os resultados orgnicos ficam esquerda. Alm disso,
existe um limite de 25 caracteres para o titulo e 35 para os demais espaos.

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2.1.1. Criando bons anncios na Rede de Pesquisa: lio bsica.

Para ter um negcio rentvel na internet, voc precisar sempre de trfego


qualificado, que so pessoas interessadas no que voc tem a oferecer. Boa
parte dessas pessoas est no Google fazendo alguma busca relacionada ao
seu negcio, e l que voc precisa aparecer, e disputar a ateno delas
para levar at o seu site. Para isso preciso construir anncios matadores
que atraiam dezenas de cliques e visitas por dia.

No preciso ser um profissional de marketing ou publicidade para criar


esses anncios, s seguir algumas dicas bsicas que disponibilizo aqui
mesmo ao longo deste ebook.

Primeiro, vamos cuidar do ttulo, que o contato inicial e mais importante


do visitante com seu anncio. O ttulo deve sempre conter palavras-chave
idnticas ou muito prximas s que esto sendo buscadas pelo consumidor.

A chave para conseguir esses ttulos perfeitos que voc no precisa


adivinhar o que cada pessoa digita no Google, ele mesmo lhe mostra isso
na Ferramenta de Palavras-Chave (Keywoord Tool). s digitar qualquer
termo referente ao seu negcio para saber em uma mdia mensal quantas
pessoas esto buscando por ele e por uma lista de termos semelhantes,
que pode chegar a mais de 800 resultados. a ferramenta mais bsica e
mais relevante para quem usa Adwords.

A partir da, voc vai descobrir quais os termos com mais buscas no seu
segmento e poder criar anncios cujo ttulo seja determinado termo A ou B,
criando maior relevncia e identificao para o usurio.

Clique aqui para acessar a ferramenta

A URL de visualizao considerada o fator com menos importncia para


atrair visualmente o consumidor, o ideal que voc insira o link do seu
site/palavra-chave, por exemplo: www.meusite.com/produto. No importa o

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link que voc mostra na URL de visualizao, pois quando um anncio


criado, existe tambm a URL de destino, onde voc deve colocar o destino
real para onde ir levar o visitante. A nica regra que deve ser seguida,
pelas diretrizes do Google, que a raiz do domnio, a parte que contm
www.site.com.br/ seja a mesma na visualizao e no destino, sendo livre o
que voc pode inserir aps a barra. Por exemplo, se voc vai enviar o
cliente para www.agenciaintuitiva.com/abcdefghijlmnopqrstuvxz (URL de
destino),

URL

de

visualizao

deve

comear

com

www.agenciaintuitiva.com, e o resto livre para preencher como for melhor.


A descrio o maior espao, so duas linhas de 35 caracteres que devem
expor tudo que for possvel para levar o visitante ao seu site. Mostre a ele o
que ir ganhar, seja um desconto, frete grtis, ou outros bnus, e quais as
qualidades do seu produto. Ser um exerccio intenso de sntese de
informao, j que voc ter apenas a metade do espao de um tweet, por
exemplo.

2.2. Rede de Display

Uma coisa que precisamos entender logo de cara : A Rede de Display o


maior sistema de publicidade online do planeta. Mais de 80% dos
internautas no mundo, e 95% no Brasil, so atingidos ao menos uma vez
por dia pelas mensagens criadas na Rede de Display do Adwords e
transmitidas por meio de mais de dois milhes de sites parceiros atravs
do Adsense.
Os anncios so segmentados por temas e palavras-chave, semelhante ao
que acontece na Rede de Pesquisa, porm o anncio no aparece mais em
resultados de busca, e sim em sites que se cadastram para exibi-los, e
possuem contedo relevante para o seu anncio. Para exemplificar de um
modo bem simples: Se um site ou blog parceiro do Google Adsense, e fala
sobre corrida, o seu anncio de um tnis novo tem grandes chances de
aparecer por l, enquanto muito dificilmente ele ir aparecer em um site que
fala sobre moda. Isso faz com que, da mesma forma que na pesquisa, haja
uma associao entre o que o usurio est interessado e o que ele ir ver.

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Os anncios em Display podem ser no formato de texto, que semelhante


ao que usamos para a Rede de Pesquisa, anncios grficos (banners) que
podem ser imagens estticas ou animadas, e vdeos do Youtube

2.2.1. Sistema de inteligncia

Para segmentar melhor os anncios, o Google checa todas as pginas


parceiras em busca de palavras-chave relevantes, que apaream com mais
frequncia nas postagens e nos ttulos, e a partir dessa checagem seleciona
anncios que escolheram tais palavras-chave (ou outras semelhantes).
Como havero dezenas de anncios para cada palavra, o Google ir fazer
o leilo da mesma forma que ocorre na Rede de Pesquisa e exibir aqueles
que tiverem CPC mximo e ndice de Qualidade maiores.

Tambm h o sistema de Gerenciamento de Canais, onde voc fornece ao


Google uma lista de sites, blogs, e outras pginas, para serem as nicas
nas quais ele pode exibir seus anncios, e a checagem de palavras-chave
relevantes ser feita apenas nos itens desta lista.

2.2.2. Vantagens

A principal fora da Rede de Display frente de Pesquisa, aparecer para


pessoas que esto navegando em praticamente qualquer site, no apenas
na pgina principal do Google. Uma pesquisa da empresa mostra que 77%
do tempo em que algum passa online gasto acessando sites de
nicho (sites sobre determinado assunto especfico). Se a pgina principal
do Google o novo horrio nobre, os sites de nicho so as rodas de
conversa entre amigos, onde ocorrem vrias recomendaes de produtos e
servios. importante entender que a internet mudou o relacionamento no
s entre as pessoas, mas entre elas e as marcas.

Alm disso, outra anlise realizada pelo Google mostra que a Rede de
Pesquisa leva a uma converso mdia de 26%, enquanto a Rede de Display
tem um ndice de 34%. Por outro lado, o Display costuma ter um CPC e um

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custo por venda maior que a Pesquisa, por isso, interessante manter
campanhas que abordem seu pblico alvo em ambos os espaos.

A depender do seu pblico alvo, do seu produto, da verba disponvel, alm


de diversos outros fatores que possam interferir na sua estratgia de
Marketing Digital, pode ser melhor utilizar a pesquisa, o display, ou mesclar
ambas as redes.

3. Leilo do Google
Voc sabe como o Google escolhe qual anncio ir aparecer em primeiro
lugar? A primeira ideia que surge quem paga mais aparece primeiro.
Mas como essa conta fecharia se todos tivessem o mesmo CPC? o que
vamos entender agora.

3.1. ndice de Qualidade

O ndice de qualidade (IQ) uma conta que envolve alguns fatores de


otimizao para atribuir notas aos anncios, e formular, junto com o CPC
mximo, a posio em que eles iro aparecer quando for realizada uma
pesquisa. Vamos descobrir, passo a passo, como funciona essa parceria
entre CPC e IQ.

3.2. O que compe o IQ?

So apenas trs fatores, com diferentes relevncias, que so analisados por


um algoritmo do Google (diferente do algoritmo que estuda as pginas para
a busca orgnica), que se unem para formar o ndice de qualidade.

3.2.1. Taxa de Converses (CTR)

Quem melhor para julgar algo do que toda a internet? Atravs dos
algoritmos do Google, quanto mais pessoas clicam em um anncio, maior

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tende a ser a sua relevncia para o pblico, e este o fator mais


importante para o clculo do ndice de qualidade, compondo cerca de
60% da sua nota total.

3.2.2. Relevncia

Um anncio relevante aquele em que as palavras-chave e os elementos


grficos (ttulo, url visvel e descrio) esto alinhados em torno de um
mesmo tema, que deve estar alinhado tanto ao produto que voc oferece
quanto s palavras chaves que ativaro os anncios. Quanto mais preciso
voc for nesse ponto, maior ser a relevncia, que corresponde a 30% da
avaliao do IQ.

3.2.3. Otimizao da pgina de destino

O elemento mais complexo, e que corresponde menor parte da frmula


(os 10% restantes), mas que pode ser o fator de diferenciao quando o
CTR e a Relevncia estiverem muito prximos. A otimizao da pgina de
destino consiste em apresentar ao visitante transparncia nas informaes
que ele recebe, um contedo bem elaborado e til, e, novamente,
relevncia, ou seja, proximidade entre os termos do anncio e da pgina.

Manter um ndice de qualidade alto fundamental, pois ele o nico fator


utilizado pelo Google para calcular o AdRank alm do lance de CPC, que
envolve dinheiro de forma direta. Estes dois so associados em uma
frmula simples: CPC mximo x ndice de Qualidade = AdRank.

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Vamos montar uma pequena tabela para entender essa relao:

Anncio

CPC Mximo

ndice de Qualidade

AdRank

01

R$ 4,00

12

02

R$ 2,50

10

03

R$ 2,00

12

04

R$ 1,50

10

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Percebeu como um ndice alto fundamental? Normalmente a Rede de


Pesquisa, por exemplo, oferece trs espaos acima dos resultados
orgnicos. Por esse pequeno esquema, o anunciante com o segundo maior
CPC mximo ficaria de fora, enquanto os outros que ofereceram valores at
mesmo abaixo dele estariam nos resultados, da mesma forma que um CPC
de R$ 1,50 estaria acima de um de R$ 4,00.

Revisando

Nesse captulo sobre CPC e ndice de Qualidade mostrei como o Google


calcula o AdRank, que uma nota atribuda a um anncio, quanto mais alto
esse AdRank, melhor ser a posio do seu anncio, alm de apresentar
como o ndice de Qualidade (IQ) calculado pela soma de notas atribudas
ao CTR, a relevncia e a pgina de destino de uma publicidade em
Adwords.

Para quem ainda ficou com dvidas da necessidade de investir (tempo,


principalmente) para aumentar o IQ, vou apresentar um argumento que
talvez seja mais efetivo do que aparecer no topo da busca para uma
palavra-chave: economizar.

Tenho algumas tabelas para explicar como um anncio melhor ter sempre
um preo menor, acompanhe. Pra comear, assim seria o esquema de

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pagamento do Google se no houvesse ndice de Qualidade, quem pagasse


mais, ficaria em primeiro e pagaria o valor de quem estivesse logo abaixo.

Posio

CPC Mximo

CPC Real

R$ 4,00

R$ 3,00

R$ 3,00

R$ 2,00

R$ 2,00

R$ 1,00

R$ 1,00

CPC Mximo x CPC Real: No Google, voc paga menos do que oferece,
pois o CPC Real, que o valor que voc de fato desembolsa, est
associado ao CPC Mximo oferecido pelo concorrente logo abaixo.

Acontece que, num modelo com alguns poucos clientes, seria fcil controlar
essa organizao, mas no o caso para uma empresa que lida com
terrabytes de informao de milhes de clientes todos os dias, por isso, foi
preciso para o Google adicionar um diferencial, que o IQ, composto pelas
variveis que j vimos acima. A prxima tabela mostra como so
classificados os anncios com base na frmula CPC x IQ = AdRank.
Anncio

CPC Mximo

IQ

AdRank

Posio

01

R$ 6,00

02

R$ 3,00

03

R$ 2,00

12

04

R$ 1,00

Isso j seria suficiente para que qualquer um se esforasse em ter um


ndice alto, mas vou lhe dar uma motivao ainda maior: Quanto maior for
seu ndice de Qualidade, menor ser seu CPC final, pois a frmula do
Google para calcular o CPC real de um anncio :

CPC real = CPC mximo x IQ do anncio abaixo do seu


IQ do seu anncio

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Para facilitar a compresso, vamos tomar um exemplo: Se voc trabalha


com um CPC mximo de R$ 1,00 e um ndice de Qualidade 8, e o seu
concorrente tem um CPC mximo tambm de R$ 1,00 e o IQ 6. O preo que
voc ir pagar = (1x6) / 8 = R$ 0,75.

Aqui vai o segredo do clique mais barato: Se o seu IQ subisse de 8 para 10,
por exemplo, a conta agora seria: Preo = (3x6) / 10 = R$ 0,60. Pode
parecer pouco, mas a diferena que isso faria em uma campanha com
oramento dirio de apenas 12 reais, seriam 120 cliques a mais por ms!

4. Palavras-Chave
Todos ns fazemos buscas o tempo inteiro na internet, e a maioria delas
pelo Google. Pode ser, inclusive, que este tenha sido o caminho para voc
chegar at o meu e-book. Quando digitamos algo na busca e damos Enter,
o que digitado uma palavra-chave, independente de ser mesmo uma
palavra, ou uma frase inteira.

Quando fazemos isso, atribumos credibilidade ao Google, por acreditar que


aqueles resultados presentes nas suas pginas so os melhores contedos
sobre determinado assunto. Agora pense no sob a tica de quem busca,
mas de quem tem algo a oferecer: qual o peso para o seu negcio de estar
presente e absorver para si essa credibilidade?

Isto no pode ser tratado como algo aleatrio, ou por sorte; voc precisa
estar bem colocado para as palavras certas, referentes ao seu negcio.
Vou pegar o meu exemplo, de nada adiantaria eu escrever sobre Google
Adwords e comprar cliques em buscas por Facebook, s por que uma
palavra muito buscada. Talvez nem mesmo a palavra "adwords" que tem
135mil buscas mensais no Brasil seja interessante, a depender do interesse
que eu tenha com a campanha, e tambm por que a maioria dos que
buscam esse termo, querem acessar o programa, e no aprender sobre ele.

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Acredite, existem palavras de 200 ou 300 buscas por ms que podem me


gerar mais converses do que essas 135mil.

4.1. Ferramenta de Palavras-Chave

A Ferramenta de Palavra-Chave (Keyword Tool) do Google mostra a mdia


de buscas por uma palavra-chave (135mil para adwords, por exemplo) em
um determinado ms, ou vrios meses, alm de uma lista de palavras
similares ou complementares a ela, lista essa que pode ter at 800 termos.
A ferramenta muito importante para entender como algum pode chegar
at o contedo que voc disponibiliza na internet, alm de muitas vezes
ter insights sobre o seu negcio que nunca passaram pela sua cabea.

importante descobrir a palavra-chave perfeita para levar o consumidor


de uma dvida para a sua soluo, que precisa se adequar perfeitamente e
ser um caminho para ele chegar ao que precisa. Estar bem localizado nas
palavras certas vai gerar para o cliente um mapa do tesouro.

A Keyword Tool bastante intuitiva, garanto que em poucas horas voc j


vai saber como us-la para tirar o melhor proveito possvel para o seu
negcio!

5. Como criar anncios eficientes em pouco espao


Voc se lembra uma das principais crticas ao Twitter quando ele explodiu
no mercado, a partir de 2008? Era o limite de 140 caracteres por postagem,
fazendo com que o texto publicado precisasse ser o mais sinttico possvel

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para transmitir a mensagem. Logo os criadores mostraram que o microblog


no era um servio para aprofundar temas, era apenas para enviar SMS em
rede, avisando sobre algo.

Mas se 140 caracteres parecem pouco, o que dizer do Adwords, que


basicamente nos fornece apenas 95 espaos? So 25 na linha do ttulo e 70
na descrio. Ponto. Uma boa campanha requer uma capacidade incrvel de
sntese da informao, para, alm de estar na primeira pgina do Google,
atrair o mximo possvel de cliques dentro do seu oramento, tanto para
levar mais consumidores ao seu site, quanto para aumentar o CTR e
melhorar a posio do anncio. Vamos l?

5.1. Prtica

A regra aqui no muito diferente da escrita em geral. S se aprende a


escrever de duas formas: lendo e escrevendo. Experimente abrir um
documento do word e escrever todas as chamadas da sua empresa que
vierem cabea. Para facilitar, crie duas listas de palavras, uma com todos
os benefcios dos seus produtos, seja resistncia, leveza, design,
economia, durabilidade, aroma, preo... E na outra, use as palavras
mgicas: grtis, muito, melhor, mais, perfeito, desconto, agora, garanta...

O segundo exerccio criar frases persuasivas com at 70 caracteres (o


espao da descrio) usando uma ou duas palavras de cada lista. Por
exemplo: Floricultura XYZ: Garanta o melhor aroma com at 40% de
desconto. Tambm tente evitar o lugar comum, de anncios que vemos
todos os dias em todas as marcas trocando s o nome do produto.

Caso queira usar uma ferramenta online, encontrei este site que conta
quantas

palavras

caracteres

esto

sendo

digitados

na

frase:

http://www.contadordecaracteres.com/

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5.2. Testes

No comecei falando do twitter toa. Ele a melhor ferramenta para


executarmos testes gratuitos de converso com textos curtos. Se voc j
tem um perfil, experimente escolher dois horrios ou dias diferentes, em que
a quantidade de seus seguidores online seja mais ou menos a mesma, e
poste dois dos anncios que voc criou no exerccio acima como chamadas
para uma mesma matria para ver qual tem mais cliques. Uma boa
ferramenta de monitoramento o bit.ly, que permite encurtar links e medir
quantas vezes eles foram clicados.

5.3. ...Mais testes

O prprio Adwords pode ser explorado para mostrar o que converte mais.
Essa uma das dicas que citei no comeo do e-book. Crie duas campanhas
de oramento baixo, pode ser apenas R$ 20,00 pra cada uma. As duas
devem ter as mesmas palavras-chave, pblico-alvo e oramento dirio.
Tambm use o mesmo ttulo e a mesma URL de visualizao para as duas,
e em cada descrio utilize uma das frases que voc criou anteriormente.

Agora s esperar pra ver qual ter maior taxa de cliques. Para ter
resultados ainda melhores, repita esse procedimento, agora usando a
descrio que teve o melhor resultado, e criando dois ttulos diferentes.
Fazer esse tipo de teste a melhor maneira de criar bons anncios, e o que
for investido no ser desperdiado, pois os cliques pagos j sero levados
normalmente ao seu site.

Bom, as dicas no fogem muito disso, testar, aprender, e testar de novo.


Garanto que em menos de 15 dias vocs j vai estar pondo no papel frases
muito prximas do ponto de converso ideal, que entre 5 e 8% (um clique
a cada 15 ou vinte visualizaes).

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6. Adsense: O outro lado da moeda


Como falei no captulo sobre Rede de Display, o Google possui mais de 2
milhes de parceiros para exibir seus anncios, que cobrem 95% do trfego
de internet no Brasil, e mais de 80% do trfego mundial. So os afiliados do
programa Google Adsense. Ele uma excelente forma para blogueiros
ganharem apenas escrevendo e gerando trfego (acessos) para suas
pginas, pois ganham sempre que algum anncio dentro delas clicado,
recebendo parte do que o Google ganha em Adwords por aquele clique.

Conhecer o Adsense no fundamental para quem usa o Adwords, mas


pode ser um diferencial, por entender como o leitor de sites de nicho se
comporta quando v um banner publicitrio e quais as preferncias deles,
quais os formatos com mais visibilidade e converso, quais tipos de
contedo geram uma integrao maior, para escolher bem os sites onde ir
exibir seus anncios (caso opte por gerenciar canais) e uma diversa gama
de fatores que podem influenciar nas suas vendas.

6.1. Como funciona

Basicamente, voc cria um blog com algum contedo, se cadastra no


Adsense para que o Google faa uma anlise, para descartar do programa
pginas com contedo que viole leis, e em cerca de uma ele semana
enviar uma resposta de aprovao ou no. Editores que escrevam
contedo de qualidade no precisam se preocupar em serem reprovados. A
partir da, voc escolhe onde ir exibir anncios no seu blog e insere
cdigos para mostrar isso ao Google. Voc no escolhe quais anncios iro
aparecer, isso feito pela segmentao do programa, que tenta aproximar
contedo e anncios com temas e palavras-chave semelhantes nos seus
textos.

O pagamento feito ao dono do site ou blog sempre que um desses


anncios for clicado, e ele recebe uma porcentagem (no informada pelo

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Google) do valor que o cliente de Adwords pagou por aquele clique. Como
voc sabe, o custo por um clique no muito alto, ento para ter um bom
rendimento com o Adsense, preciso ter muitas pessoas acessando o site.

6.2. Por que entender?

Como eu disse no comeo do post, a Rede de Display atinge 95% da


internet brasileira, por meios dos blogs e sites parceiros do Google, e eles
veiculam essas postagens atravs do Adsense. Saber como seus anncios
so entregues ao consumidor final quase to importante quanto saber
como faz-los. No vou aprofundar muito aqui, mas indico que procure duas
ou trs boas referncias para estudar um pouco melhor o assunto.

7. Canais gerenciados da Rede de Display


Voc pode montar uma lista de sites onde quer que seu anncio
de Display aparea. Imagine o seguinte cenrio: Existem mais de 5000
cidades no Brasil, e cada uma delas tem um ou alguns jornais impressos, e
uma grande agncia de publicidade possui espaos em todos eles. Mas o
que acontece que, obviamente, uns tem contedo melhor que os outros,
atingem mais pessoas, tem um pblico mais fiel, ou sabem melhor como
lev-lo a fazer algo. Na internet tambm assim, substitua os jornais por
blogs e pronto. Eu tenho certeza que voc prefere estar nas pginas com
mais credibilidade.

Faa uma busca no prprio Google, com as palavras-chave do seu negcio.


Abra todos os sites das primeiras cinco pginas de resultados, e estude-os
um por um, veja se h bons espaos para anunciar, qual a qualidade do
contedo, quantos seguidores ou amigos eles possuem nas redes sociais,
se possuem algum contato por e-mail com os leitores, ou se vendem
produtos prprios (que sejam concorrentes ao seu).

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Liste todas as pginas e atribua um ponto para cada um dos fatores acima,
e mais um ponto para os da 5 pgina de resultados, 2 para os da 4... at
chegar a 5 pontos para os da primeira. No fim, ordene-os por nota e escolha
os 10 ou 20 melhores para inserir na sua lista de canais gerenciados.
Lembra quando falamos sobre Rede de Pesquisa e a importncia de estar
com seu anncio na primeira pgina do Google para uma palavra-chave?
Aqui vale o mesmo princpio, com uma pequena diferena: ao invs de
colocar sua propaganda diretamente na primeira pgina, voc vai coloc-la
nos sites que l esto devido a um bom trabalho de SEO.

Considere que as cinco primeiras pginas de resultados concentram quase


100% dos acessos para uma determinada busca, por isso elas devem ser a
sua referncia inicial, mas conforme for avanando nos seus conhecimentos
sobre o Adwords, v at a 10 ou 20 pgina, atingindo ainda mais clientes
em potencial.

Outra dica nunca direcionar seus anncios para a pgina principal do site.
Se voc est mostrando um produto, faa com que quem clique nele v
para a pgina do produto, se no est mostrando um, ento pare a
campanha agora e comece outra em que esteja.

8. Otimizao da pgina de destino


Quando eu falei sobre o ndice de Qualidade mostrei como o Google calcula
quanto voc paga por um clique em seus anncios, e qual a importncia de
um ndice alto, alm de apresentar as variveis que o compem: CTR,
Relevncia e Pgina de Destino. Agora, vou tratar especificamente de como
otimizar a pgina que os seus visitantes encontram quando clicam em seu
link no Google.

Bom, a pgina de destino otimizada o fator com menos peso no ndice de


qualidade, cerca de 10%, mas provavelmente o mais difcil de se alcanar
uma classificao alta, j que o CTR e a relevncia tem a ver apenas com o

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anncio, que possui algumas poucas linhas, enquanto a pgina de destino


so feitas com vrios pargrafos, imagens ou at vdeos embutidos.

8.1. Fatores de otimizao

So trs coisas que voc precisa ter em mente: contedo original e de


qualidade, transparncia de informao e facilidade de navegao. O
contedo precisa ser algo pensado por voc, no uma cpia dos textos de
outra pessoa, a no ser que contrate algum para essa tarefa. Alm disso,
preciso que o tema dele seja o mesmo dos seus anncios, ou seja, seus
textos precisam ser trabalhados sobre palavras-chave semelhantes s de
seus links patrocinados. Para melhorar sua escrita, a dica s uma:
escreva mais e mais at acertar o ponto. No incio, caso tenha muitas
dificuldades, voc tambm pode comprar textos na internet em sites
especializados ou de blogueiros, inclusive este um servio que eu posso
realizar, s entrar em contato.

Transparncia de informao deixar bem claro para o seu usurio o que


voc est indicando que ele faa. Se h um campo para ele preencher o email, deixe isso claro, se sua pgina tiver botes, tambm coloque isso em
evidncia. Outro ponto importante possuir um link para sua Poltica de
Privacidade, pois o Google vm dando menor prioridade s pginas de
destino que no possuem este link. Mais importante ainda de se deixar claro
se voc solicitar alguma informao financeira do usurio. No esconda
nada dele!

Por ltimo, facilite a navegao do visitante. Distribua vrias formas para


que ele possa acessar facilmente as diferentes reas do seu site, como a
pgina de contato ou informaes sobre voc e seu negcio, ou transitar
entre seus produtos. Essa uma questo que no vale s pelos anncios,
mas tambm dar liberdade ao visitante para navegar e aproxim-lo de sua
marca, aumentando o relacionamento e a taxa de vendas.

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Essas trs regras simples pode ser o diferencial entre aparecer no topo dos
resultados de pesquisa ou mais abaixo, e tambm podem lhe poupar alguns
reais ao fim do ms, pratique cada uma delas. At mais!

Outras dicas
9. Acompanhe a converso
Um dos termos que citei na dica dois foi CTR. Essa sigla quer dizer Coste
to Rate, e representa a taxa de converso dos seus anncios. Taxa de
converso o nmero de pessoas que veem a sua propaganda, e clicam
para ir at o seu site, representando uma converso efetiva.

9.1. Por que ficar de olho nesse nmero?


Primeiro, uma CTR muito baixa significa que seus anncios no esto
sendo atraentes para o pblico, que s est olhando para ele e ignorando
(Adwords no para fazer a sua marca ou produto ficarem conhecidos,
para vend-los), ento voc est perdendo clientes em potencial, j que
eles esto procurando por palavras-chave relacionadas ao seu negcio e
provavelmente clicam no link do concorrente. Em segundo lugar, a taxa de
converso o fator com mais influncia sobre o ndice de qualidade, que
um dos dois fatores determinantes para o seu anncio ser veiculado quando
algum fizer uma busca relacionada a ele, e para a posio em que esse
anncio vai aparecer, chegando a corresponder por 60% da nota.

10. Seja especfico

Pense no seguinte cenrio: Voc planeja uma campanha em que cada


clique direcionado para o seu site custa R$ 1,00. Seu produto um curso de
ingls extremamente didtico, com jogos e vdeo-aulas animados, para um
pblico at 15 anos. O termo curso de ingls o mais provvel de ser
usado por voc num anncio, no entanto, existe um grande contingente de
estudantes precisando de cursos intensivos e executivos buscando

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aprender a gramtica dos negcios em ingls, que no iro se sentir nada


interessados pelo seu contedo.

At aqui nenhum problema, j que universitrios e executivos no so seu


pblico-alvo, mas voc se lembra da introduo deste e-book, onde eu lhe
mostrei que o Google cobra a cada clique em um anncio? Imagine se
houver 50 cliques por dia de pessoas que no se interessam pelo seu
produto? Sero R$ 1500 ao fim de um ms, perdidos por falta de
planejamento e um ttulo muito abrangente [Curso de Ingls] quando voc
deveria mostrar [Curso de Ingls para crianas] ou [Aprenda ingls
brincando].

11. Use palavras-chave negativas

Essa dica complementa a anterior, formando junto com ela uma campanha
mais precisa que atinja pblicos bem segmentados. Buscando pelo termo
[carros usados], a ferramenta de palavras-chave do Google (que ns
veremos melhor na prxima dica) nos mostra que existem cerca de 301 000
buscas mensais para tal palavra-chave. Olhando os termos relacionados,
podemos ver que [carros usados rj], [carros usados bh] e [carros usados
curitiba] somam cerca de 25 000 pesquisas/ms. Considerando que voc
no tenha ainda um negcio com fora para vender fora da sua cidade, So
Paulo, por exemplo, no interessante ter pessoas do Rio, BH ou Curitiba
clicando em seus anncios.

Quando criamos uma campanha, escolhemos quais palavras-chave iro


ativar nossos anncios, e tambm quais palavras faro com que eles no
apaream, ou seja, usar [carros usados] ativaria nossos anncios,
acrescentar [rj] ou [bh] nas palavras-chave negativas faria com que eles no
aparecessem.

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12. Calcule tudo. Tudo mesmo!

Quando uma empresa pensa em propaganda, como ela pode calcular qual
o retorno que uma campanha na TV ou em meios impressos lhe gera?
Existe apenas um monitoramento, que muito pouco para influenciar a
fazer uma prxima campanha melhor, que o aumento nas vendas. J na
internet, cada bom programa ou ferramenta sempre gera dezenas de
grficos, nmeros e comparativos para mostrar o que lhe trouxe bons
resultados e de que forma, para que possa manter o que foi bem feito e
descartar aquilo que atrapalha o seu crescimento.

Se tratando de AdWords, voc pode medir a taxa de cliques (porcentagem


de pessoas que viram os anncios e o clicaram), o preo mdio de cada
clique, qual palavra-chave estava sendo buscada (quando for um anncio
na rede de pesquisa) ou qual site estava sendo acessado (quando for um
anncio na rede de display) quando um usurio clicar e for para sua pgina,
s acessar a guia de [Campanhas] e clicar na campanha desejada.

13. Trabalhe sobre o ROI. Sempre!

Na internet voc pode mensurar tudo, sempre. E quando se trata de


negcios, voc simplesmente deve faz-lo. ROI, ou retorno sobre o
investimento, o quanto voc ganha x quanto investe. Por exemplo, se
voc aplica 10 reais e recebe 100, voc teve um ROI de 10 x 1. Nas
campanhas de Adwords, comum que se anuncie algum servio ou
produto, com valor especfico. Digamos que voc venda algo que te daria
um lucro final de 35 reais, gaste R$ 1,00 por anncio, e tenha converso de
20% ento ser feita uma venda a cada cinco acessos, portanto, voc
estar gastando R$ 5,00 para vender R$ 30,00. Seu ROI ter sido de 7 para
1 (o que estaria um pouco abaixo do que considero o ideal mnimo de 9
para 1). O clculo de retorno sobre o investimento um dos mais simples
que voc deve fazer, basta saber quanto voc lucra (x), quando voc gasta
(y), e fazer a diviso de x por y.

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14. Faa testes

Como j disse, o fato de poder calcular tudo um dos grandes benefcios


da internet frente s mdias tradicionais. E, com uma alta porcentagem de
acerto, o que pode ser medido, pode ser melhorado.

Uma das melhores tcnicas para essa melhora o Teste A/B. Ele consiste
em criar dois anncios (tambm vale para pginas, ou quase tudo que voc
compartilhe) praticamente idnticos, e mudar uma nica caracterstica, para
medir qual verso tem um rendimento superior. Veja os exemplos na
prxima pgina:

Teste A/B: Ttulo

Anncio A
Saiba mais sobre Adwords
http://www.agenciaintuitiva.com/
Dicas para fazer campanhas mais lucrativas
Aparea mais, gastando menos!

Anncio B
Fature mais com Adwords
http://www.agenciaintuitiva.com/
Dicas para fazer campanhas mais lucrativas
Aparea mais, gastando menos!

Teste A/B: Linha 01

Anncio C
Fature mais com Adwords
http://www.agenciaintuitiva.com/
Dicas para fazer campanhas mais lucrativas
Aparea mais, gastando menos!

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Anncio D
Fature mais com Adwords
http://www.agenciaintuitiva.com/
Aprenda a fazer campanhas que vendem!
Aparea mais, gastando menos!
Deu pra sacar como funcionam os testes? Vamos dizer que com o ttulo A
Saiba mais sobre Adwords eu tivesse uma converso de 20% e com o
ttulo B Fature mais com Adwords esta fosse de 30%, e com a descrio
C Dicas para fazer campanhas mais lucrativas eu mantivesse os 30%, e
com a descrio D Aprenda a fazer campanhas que vendem! a minha
taxa casse para 25%, estaria claro que melhor usar o ttulo B com a
descrio C para obter mais cliques. Esses testes valem para o que
aparente, como os ttulos e descries, mas tambm para fatores internos,
como palavras-chave, CPC e segmentao geogrfica (anncios s para
um estado, por exemplo). No h outra forma de descobrir qual a melhor
opo dentre todas que voc pode criar, apenas testando, ento no v
pelo achismo, teste cada fator possvel da sua campanha!

15. Acrescente valor ao anncio


Aqui vai uma dica rpida. Est fazendo uma promoo de frete grtis?
Descontos de 40%? Seu preo est abaixo da tabela de mercado? Se para
qualquer pergunta destas ou outra do tipo, a resposta for sim, ento lhe
digo: Mostre isso no seu anncio. Vai melhorar bastante a Taxa de
Converso e o ndice de Qualidade, fazendo com que haja mais cliques
para sua campanha, e com que ela aparea em posies melhores.

16. Utilize as extenses de anncio


Quando trabalhamos com Adwords, principalmente a rede de pesquisa, por
padro ns temos pouco espao para apresentar um determinado nmero
de informaes. So 25 caracteres de ttulo, mais 70 em 2 linhas de
descrio (35 + 35). menos espao que um tweet, que permite digitar 140
caracteres.

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Apesar de esse ser o modelo bsico, existem algumas formas de aumentar


o que voc apresenta ao consumidor, atravs das Extenses de Anncio,
que podem ser adicionadas a qualquer campanha de Rede de Pesquisa.
So diversas opes, cada uma com uma funo especfica. Confira a
seguir:

16.1. Extenses de local

Permite adicionar o endereo da sua loja logo abaixo do anncio, e caso o


usurio clique nessa extenso, ir abrir um mapa (Google Maps) mostrando
o caminho at ela.

16.2. Extenses de chamada

Com ela, voc pode adicionar o nmero do seu telefone comercial, e ainda
d a oportunidade da ligao por um clique, caso o usurio tenha
programas de chamada no computador dele.

16.3. Extenses de sitelink

Permite adicionar mais de uma URL ao seu anncio, levando o visitante


diretamente para determinadas pginas do seu site, a depender de onde ele
clique.

16.4. Avaliao do vendedor

Adiciona avaliaes por estrela ao lado do ttulo do seu anncio, e permite


que voc s exiba a classificao se ela estiver alta. So cinco estrelas para
o seu visitante marcar, e uma boa qualificao s depende de voc oferecer
um bom servio.

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Encerramento
Bom, eu espero que ao chegar aqui no fim deste e-book voc esteja mais
seguro para investir seu dinheiro no Adwords. Garanto, por experincia em
quase dois anos de testes, que esta a melhor ferramenta de divulgao.

Em Outubro de 2014 comecei um pequeno empreendimento, vendendo os


produtos da plataforma Hotmart, onde produtores cadastram e-books e
cursos para que outras pessoas vendam em troca de uma comisso.

Baseei todo o meu modelo de divulgao em Adwords, e comecei com um


modesto investimento de R$ 50,00 que em tese deveria durar um ms.

Eu digo deveria, no por ter gasto rpido demais e perdido o investimento,


mas por ter recuperado o valor na primeira semana, com quase 200% de
lucro, sem sequer ter gasto tudo o que depositei. Ao fim do primeiro ms eu
j tinha investido mais de R$ 200, todos arrecadados em vendas, e gerado
em torno de R$ 970 em lucros para mim e para os produtores dos cursos.

Isso mesmo, s com campanhas de Adwords eu transformei R$ 50 em


quase R$ 1000 no perodo de um ms. Agora imagine o que possvel
fazer por sua empresa com um investimento maior!

Para completar, os rendimentos que adquiri nesses poucos meses foram a


base para lanar a Agncia Intuitiva, que estava no papel h bastante
tempo, e nunca tive condies de por em prtica.

isso, encerro por aqui o e-book e essa pequena histria. Agora com
voc colocar em ao tudo o que aprendeu nessas pginas, e se precisar
de um parceiro par alavancar seus negcios, conte com a Agncia Intuitiva.

Samuel de Almeida - Agncia Intuitiva


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