Vous êtes sur la page 1sur 3

Aula 01 de IAEL Temática: O que é Linguagem e Língua?

Aula 01 de IAEL Temática: O que é Linguagem e Língua? Esta é nossa primeira aula

Esta é nossa primeira aula e veremos alguns conceitos importantíssimos para os estudos da linguagem como o de linguagem e de

língua. Antes, porém, é preciso lembrar que os estudos sobre a linguagem tomaram a forma que têm hoje a partir de mudanças no domínio da linguística, no início do século XX e das contribuições de outras áreas do conhecimento. Geraldi (2004) aponta três concepções de linguagem:

A primeira delas estabelece relações entre linguagem e expressão do

pensamento, ou seja, a linguagem expressaria o pensamento concepção

associada aos estudos tradicionais.

A segunda concepção está relacionada à teoria da comunicação e ao

processo de comunicação. A língua é vista como um código que pode ser combinado segundo regras e é capaz de transmitir ao receptor as mensagens organizadas pelo emissor.

A terceira concepção vai além das anteriores, pois está relacionada à

interação entre sujeitos a linguagem permite a troca de informações entre um eu(emissor) e um tu ( receptor). Por meio dela, o sujeito que fala pratica ações falando - o falante age sobre o ouvinte, estabelecendo compromissos e vínculos que não existiam antes da ação de falar.

Assim, a comunicação e interação ocorrem por meio da linguagem verbal falando ou escrevendo ou de maneira não verbal com gestos, olhares, desenhos, imagens, notas musicais.

– com gestos, olhares, desenhos, imagens, notas musicais. Com relação ao conceito de língua, esta compreende

Com relação ao conceito de língua, esta compreende o conjunto de sinais (palavras) e de leis combinatórias por meio do qual as pessoas de uma comunidade se comunicam e interagem - um fenômeno social, humano. Assim

UNIMES VIRTUAL

temos a linguagem matemática, a científica, a esportiva, a visual, a gráfica. Cada profissão possui uma linguagem própria, usada por aquele grupo, expressa através da língua códigos verbais.

grupo, expressa através da língua – códigos verbais. Existe linguagem animal? Não há linguagem, apesar dos

Existe linguagem animal?

Não há linguagem, apesar dos estudos do zoólogo alemão Karl von Frisch sobre o sistema de comunicação usado pelas abelhas demonstrarem que as abelhas são capazes de compreender uma mensagem com muitos dados. Esse sistema de comunicação possui os elementos necessários para a existência da linguagem: há simbolismo- capacidade de formular e interpretar um signo, há também a memória da experiência e aptidão para analisá-la. Assim como a linguagem humana, todos os membros da comunidade são aptos a empregá-lo e compreendê-lo da mesma forma. Todavia, há diferenças consideráveis entre a comunicação das abelhas e a linguagem humana:

- não há aparelho vocal nem diálogo;

- a abelha não constrói uma mensagem a partir de outra mensagem;

- o conteúdo da mensagem da abelha é o alimento e a única variação possível refere-se à distância e à direção; o conteúdo da linguagem humana é ilimitado; a mensagem da abelha não pode ser analisada, decomposta, em elementos menores. Portanto, a comunicação das abelhas é um código de sinais, que apresenta um conteúdo fixo, mensagem invariável, relação a uma só situação, transmissão unilateral e enunciado indecomponível.

transmissão unilateral e enunciado indecomponível. verbal. Na próxima aula, trataremos do conceito de

verbal.

Na próxima aula, trataremos do conceito de linguagem verbal e não -

UNIMES VIRTUAL

UNIMES VIRTUAL