Vous êtes sur la page 1sur 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

COMISSO PERMANENTE DE SELEO


o

2 CONCURSO VESTIBULAR DE 2009

Questes de Histria
31 A sociedade romana levou alguns sculos para se expandir e apresentar contornos mais definidos. A consolidao de seu domnio
passava pela construo de um imprio mundial, num longo processo que se estendeu at o sculo I a.C. Diversas campanhas foram empreendidas, e os exrcitos combateram simultaneamente em vrias frentes, como uma eficiente mquina de conquista. Sobre a expanso de Roma, assinale o que for correto.
01) Alternando confrontos de ataque e defesa, Roma anexou, em 338 a.C., todo o Lcio; etruscos, samnitas, sablicos, sabinos, volscos, quos, hrnicos, em diferentes momentos, tambm foram dominados. Em dois sculos, a Pennsula Itlica
estava conquistada.
02) A sociedade romana, de forma ampla, manteve-se impermevel influncia cultural grega e helenstica.
04) Em relao s provncias conquistadas, Roma adotou uma poltica magnnima de arrecadao de impostos.
08) Cartago rivalizava com Roma na disputa pela supremacia comercial no Mediterrneo; aps trs episdios blicos, entre
264 e 146 a. C., Cartago foi arrasada, seu solo foi declarado maldito e ela foi reduzida a provncia romana.
16) Como resultado da expanso territorial romana, o escravismo estendeu-se em larga escala, tendendo a sociedade romana
a um equilbrio nas tenses sociais.

32 A Igreja teve um papel importante na sociedade medieval, tanto no plano espiritual quanto no temporal, e sua influnc ia se fez
sentir nos diversos aspectos da atividade humana, especialmente no campo poltico. Sobre este tema, assinale o que for corr eto.
01) Ainda que preponderante ao longo do perodo, a fora poltica da Igreja foi questionada por diversas transforma es ocorridas na Baixa Idade Mdia, sobretudo o desenvolvimento da burguesia e a afirmao das monarquias feudais.
02) O pontificado de Inocncio III (1198-1216) representou o auge do papado medieval, evidenciado pelas intervenes pontifcias no Sacro Imprio Romano-Germnico de Othon I (1211) e na Inglaterra de Joo, o Sem Terra (1212).
04) Ao longo do sculo XIII as monarquias feudais reagiram contra o internacionalismo papal, apoiadas no nacionalismo eme rgente e na doutrina dos legistas. O reflexo mais srio deste conflito foi o que ops Felipe, o Belo, da Frana, ao papa Bonifcio VIII (1294-1303), aprisionado pelo monarca francs (atentado de Anagni).
08) A Igreja no escapava cultura do seu tempo: muito de seu poder temporal derivava da fragmentao dos Estados; o prestgio social do clero estava ligado sua origem nobilirquica; sua imensa riqueza assentava-se na posse da terra e no trabalho servil; a proteo dos bens e pessoas da Igreja era realizada pelos cavaleiros.
16) Em 756 a Igreja constituiu seu prprio Estado, quando Pepino, o Breve, doou ao papado o Patrimnio de So Pedro, constitudo por terras tomadas aos lombardos na Pennsula Itlica.

33 Sobre a servido medieval, assinale o que for correto.


01) A servido foi um tipo de relao social que resultou exclusivamente da desagregao do Imprio Romano.
02) Servido e vassalagem foram as nicas formas de relao social existentes na sociedade feudal.
04) Tanto a sociedade romana quanto a germnica eram sociedades igualitrias, e elas produziram, com sua fuso, uma Idade
Mdia basicamente livre de desigualdades.
08) No sistema feudal, as relaes de servido, suserania e vassalagem tendiam a ligar os membros da sociedade em uma r ede infinita de hierarquias e dependncias.
16) O servo detinha a posse til da terra, devia obrigaes e tinha o direito de ser protegido pelo senhor.

34 No sculo XVI, a Europa foi sacudida por grandes transformaes que envolveram a diviso da Igreja Catlica. Esses episdios
entraram para a histria com a denominao Reforma Protestante e Contra-Reforma. A respeito deste tema, assinale o que for
correto.
01) A burguesia, classe social em ascenso naquele perodo, foi, em grande parte, favorvel ao movimento da Reforma Protestante.
02) Martinho Luthero (Martin Luther) e Joo Calvino (Jean Calvin) figuram entre os lderes da Reforma Protestante.
04) Na Inglaterra, a Reforma foi liderada pelo rei Henrique VIII, com a criao da Igreja Anglicana.
08) Entre as aes da Igreja Catlica na chamada Contra-Reforma figuram a criao do Index Librorium Proibitorium (ndice de
Livros Proibidos) e a reativao do Tribunal do Santo Ofcio.
16) A catequizao dos indgenas americanos pelos jesutas uma ao que integra a Contra-Reforma catlica.

35 Em 1880, o primeiro-ministro francs Jules Ferry disse: "O imperialismo filho da industrializao. Nos pases ricos, onde o capital abunda e se acumula rpido, onde a indstria se expande de modo constante [...] onde a agricultura inclusive deve mec anizar-se para sobreviver, as exportaes constituem um fator essencial para a prosperidade pblica e as oportunidades para o
capital e a demanda de mo-de-obra refletem a magnitude do mercado externo". A respeito do imperialismo, assinale o que for
correto.
01) Aps disputar e dividir os mercados europeus, as potncias capitalistas se lanaram em busca de novos mercados fora
desse continente. Ao final do sculo XIX, frica, sia e Amrica Latina tornaram-se alvos dessa disputa.
02) O argumento racial (superioridade branca) foi utilizado como justificativa pelos pases imperialistas no seu processo de expanso em direo aos pases perifricos.
04) A ndia foi um dos pases que sofreram com o avano do imperialismo capitalista. Dominado pelos ingleses, este pas constituiu um importante ponto de apoio para a expanso econmica britnica pelo Oriente.
08) O Brasil, maior potncia imperialista na Amrica do Sul do sculo XIX, impediu o avano dos pases europeus sobre o co ntinente. Controlando poltica e culturalmente os pases vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai, o Brasil se imps como smbolo do imperialismo na Amrica Latina.
16) Entre as potncias imperialistas que avanaram sobre o territrio africano a partir do sculo XIX figuram: Alemanha, Holanda, Inglaterra e Frana.

36 Assinale as alternativas que apresentam caractersticas da sociedade colonial brasileira.


01)
02)
04)
08)
16)

No nordeste aucareiro, os senhores de engenho ocupavam o topo da pirmide social.


Os trabalhadores livres e assalariados compunham a base da sociedade.
Predominava o patriarcalismo, e as mulheres tinham a funo de cuidar do lar e dos filhos.
O clero catlico pouco interferia nos comportamentos sociais.
Os grupos indgenas tiveram papel determinante na formao do modelo social, a comear pela imposio do idioma tupiguarani, lngua oficial da colnia.

37 Ao analisar o desenvolvimento socioeconmico do Brasil no incio da colonizao, Srgio Buarque de Holanda escreveu: "
medida, entretanto, em que a empresa colonial ganhava corpo, que indstria de madeiras vinha somar-se a do acar, logo
sobrepujando-a em importncia, comeou a ressaltar apreciao coletiva, sobretudo nas capitanias do norte, a inadaptabilidade da mo-de-obra indgena para vrios misteres. Mais, assim, do que os bices levantados livre explorao dos ndios, a
agroindstria que reclama e incrementa a vinda para o Brasil dos africanos, mquinas de trabalho afeitas a toda sorte de esfo ro e cuja excelncia como escravos j se comprovara na colonizao portuguesa das ilhas do Atlntico". (Histria Geral da Civilizao Brasileira). A respeito deste tema, assinale o que for correto.
01) O Brasil foi a nica colnia em que Portugal estruturou um sistema escravista de produo. Em outras reas coloniais lus itanas, como nas ilhas da Madeira e dos Aores, a produo era obtida por meio do trabalho assalariado.
02) No possvel falar de uma escravido indgena no Brasil colonial. De fato, o nico regime escravocrata que vigorou na colnia envolveu o trabalhador africano, aprisionado em sua terra de origem e trazido para a Amrica nos navios negreiros.
04) No caso do Brasil, a escravido existiu oficialmente por cerca de quatro sculos. Desde o incio da colonizao, no sculo XVI,
at a assinatura da Lei urea, no final do sculo XIX, o trabalho escravo foi fundamental para manter a atividade produtiva nacional.
08) A presena de escravos negros no Brasil-Colnia restringiu-se aos engenhos aucareiros do Nordeste. A pecuria, a minerao e a produo de algodo no contaram com qualquer participao de trabalho escravo. Nessas atividades, o que existiu foi o trabalho livre e assalariado.
16) Alm dos escravos que trabalhavam nas roas ou em outras atividades produtivas, havia um grande nmero de "escravos
de casa". Eram homens e mulheres escolhidos para cumprir as funes domsticas e servir como pajens para seus senhores.

38 De acordo com o gegrafo Milton Santos, apenas em 1968 a populao urbana brasileira superou, em nmero, a populao r ural do pas. Contudo, o processo de urbanizao em nosso pas intensificou-se a partir do incio do sculo XX. A respeito do
modelo de urbanizao brasileira nesse perodo, assinale o que for correto.
01) Estalagens, cabeas-de-porco, zungas e cortios eram denominaes dadas s habitaes coletivas populares existentes
em cidades como o Rio de Janeiro.
02) A mais famosa reforma urbana j realizada no Brasil, a do Rio de Janeiro (1902/06) sob direo do prefeito Pereira Passos,
teve como uma de suas principais caractersticas a preocupao com o deslocamento das populaes pobres do centro da
cidade e o desenvolvimento de programas sociais para atender s necessidades dessas populaes.
04) Foi bastante comum, sobretudo nas cidades do centro-sul brasileiro, a presena de imigrantes europeus (italianos, alemes, poloneses, etc.), que contriburam no s para o aumento populacional das cidades, mas, principalmente, para as atividades produtivas em expanso no pas.
08) Uma das principais caractersticas do processo de urbanizao no Brasil foi o planejamento urbano. As questes higinicosanitrias, o sistema virio e a funcionalidade das cidades foram elementos que mereceram especial ateno dos poderes
pblicos no pas.
16) Devido ao intenso processo de industrializao verificado em So Paulo, formaram-se na cidade os chamados bairros operrios, como, por exemplo, o Brs, o Bexiga e a Mooca.

39 O populismo tema que suscita debates e diferentes interpretaes. A respeito do populismo na Amrica Latina, assinale o que
for correto.
01) Uma das principais caractersticas dos modelos populistas o desprezo aos meios de comunicao, com a implementao
de mecanismos de controle de informao e censura.
02) O estabelecimento de polticas nacionalistas, a estatizao de atividades econmicas, a restrio entrada de capitais estrangeiros e a concesso de direitos sociais caracterizam, em linhas gerais, os populismos latino-americanos.
04) Lzaro Crdenas, presidente que dirigiu o Mxico na dcada de 1930, considerado o principal lder populista da histria
daquele pas.
08) No populismo, a idia do controle das massas se sobrepe aos mecanismos de representao tpicos das democracias r epresentativas.
16) Getlio Vargas e Juan Domingo Pern so exemplos de lderes populistas latino-americanos.

40 Na dcada de 1960, vrios movimentos de contestao ordem poltica, social e cultural vigente eclodiram no Ocidente. Nos
Estados Unidos, o movimento negro projetou-se como um dos mais ativos e engajados. A respeito deste tema, assinale o que
for correto.
01) A morte de Martin Luther King, reverendo e ativista pelos direitos civis negros, provocou grandes protestos em diversos estados norte-americanos, marcando um momento de crescimento do movimento negro naquele pas.
02) Martin Luther King, Malcolm X e Nelson Mandela tiveram destacada atuao na organizao do movimento negro norteamericano, especialmente junto s comunidades do Bronx e do Harlem, em Nova York.
04) A Ku Klux Klan foi um importante grupo de apoio s causas negras nos Estados Unidos. Composta exclusivamente por
brancos, essa organizao adotou um discurso contrrio discriminao racial e a favor da igualdade social entre negros e
brancos.
08) Por causa de sua luta a favor dos direitos dos negros norte-americanos, Martin Luther King ganhou o Prmio Nobel da Paz.
16) O Partido dos Panteras Negras notabilizou-se por sua postura combativa em defesa intransigente dos direitos das comunidades negras nos Estados Unidos.

41 Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu sob a gide do regime militar. A respeito desse polmico perodo da nossa histria, assinale o
que for correto.
o

01) O Ato Institucional n 5 decretou o fechamento do Congresso Nacional e significou o fortalecimento da chamada linha dura
do regime militar.
02) Um dos mecanismos mais caractersticos do regime militar foi a censura dos meios de comunicao. Jornais, rdios, revistas e tvs foram alvo de uma severa vigilncia.
04) A morte do jornalista Vladimir Herzog, nas dependncias do DOI-CODI, provocou uma intensa reao popular em So Paulo, que culminou com uma missa na Catedral da S, da qual participaram milhares de pessoas.
08) O filme "Batismo de Sangue" narra acontecimentos que envolveram a priso e a tortura de religiosos dominicanos como
Frei Tito e Frei Beto, que faziam resistncia ditadura militar.
16) Ernesto Geisel, Emlio Garrastazu Mdici e Joo Baptista de Figueiredo figuram entre os generais que presidiram o Brasil
durante o regime militar.

42 O Oriente Mdio atualmente um dos principais focos de tenso geopoltica internacional. A complexidade das disputas nessa
regio decorrente de uma srie de questes, como as perspectivas de nao, a religiosidade e o controle territorial e polt ico
do espao disputado entre rabes e israelenses. Sobre este tema, assinale o que for correto.
01) Yasser Arafat foi um dos grandes defensores dos interesses palestinos e liderou a Organizao de Libertao da Palestina
(OLP).
02) O Lbano, pas em que a populao se divide entre cristos e muulmanos, tem sofrido por conta de guerras civis e por
causa da interferncia de pases como a Sria e Israel.
04) Nas ltimas dcadas, os Estados Unidos tm se destacado como um fiel aliado e um defensor intransigente do interesse
dos palestinos na disputa estabelecida entre eles e o estado de Israel.
08) A Faixa de Gaza, as colinas de Golan e a Cisjordnia encontram-se na regio do Oriente Mdio.
16) Apesar de contar com um grande nmero de cristos, o Oriente Mdio possui uma populao predominantemente islmica.

43 A respeito do complexo e conflituoso contexto que envolve a Rssia e seus vizinhos, assinale o que for correto.
01) O primeiro-ministro da Rssia, Vladimir Putin, apoiou a Osstia do Sul em seu desejo de separao da Gergia.
02) Nicolas Sarkozy, presidente da Frana, destacou-se ao intermediar um acordo de cessar-fogo quando a Rssia invadiu a
Gergia.
04) O presidente da Rssia, Dmitry Medvedev, renun-ciou ao cargo em virtude da presso poltica e das duras crticas que recebeu da Unio Europia pela invaso da Gergia.
08) A Rssia apoiou oficialmente a deciso da Unio Europia de enviar uma misso de observadores civis Gergia para o bservar a situao desse pas aps a retirada das tropas militares russas.
16) Aps ser invadida pela Rssia, a Gergia pediu Corte Internacional de Justia que obrigasse aquele pas a parar com o
que classificou de "limpeza tnica" contra os georgianos.

44 A respeito do governo Lula e de temas ligados a ele, assinale o que for correto.
01) Em recente viagem aos Estados Unidos, o presidente Lula declarou que o perodo neoliberal est encerrado. Essa afirmao ocorreu em meio sria crise econmica que atinge aquele pas.
02) Uma recente pesquisa realizada no territrio brasileiro apontou que Lula venceria as eleies de 2010 caso pudesse concorrer a um terceiro mandato consecutivo.
04) Por causa da popularidade de Lula, deputados da base aliada propuseram a realizao de um referendo popular para alterar a Constituio e permitir que o presidente permanea no poder por tempo indeterminado.
08) O presidente Lula tem sido um enftico crtico dos defensores da explorao do petrleo da camada pr-sal. Para ele, o
Brasil no deve investir nessa fonte de energia e sim nos chamados biocombustveis.
16) Causou surpresa o pronunciamento do presidente Lula anunciando que o Bolsa Famlia e o Fome Zero, dois dos mais populares programas de seu governo, sero desativados em 2009.

45 Sobre temas, opinies, posies e acontecimentos relacionados com a recente eleio presidencial norte-americana, assinale o
que for correto.
01) Ao longo da campanha, o republicano John McCain defendeu a Guerra do Iraque e afirmou no acreditar na eficincia do
Estado na educao, na sade e no combate pobreza.
02) Barack Obama foi o primeiro negro a concorrer presidncia dos Estados Unidos pelo partido Democrata.
04) Durante a campanha presidencial, Barack Obama afirmou que a crise econmica que atingiu os Estados Unidos cons eqncia de uma poltica econmica irresponsvel adotada nos oito anos do governo de George W. Bush.
08) De forma indita, duas mulheres concorreram vice-presidncia dos Estados Unidos: Hillary Clinton, pelos democratas, e
Sarah Palin, pelos republicanos.
16) Barack Obama causou um choque na opinio pblica norte-americana por no comparecer ao primeiro debate presidencial, um tradicional evento poltico naquele pas. Obama alegou compromissos intransferveis em sua agenda.

Vous aimerez peut-être aussi