Vous êtes sur la page 1sur 28

Transmissão da Informação

Roteiro
Introdução
Informação e Sinal
1. Geração da Ideia
2. Descrição da Ideia
3. Codificação dos Dados
4. Transmissão dos Dados
5. Decodificação e Representação dos Símbolos
6. Recriação da Ideia Transmitida
Comunicação
Sinais
Analógico x Digital

2

Roteiro -Banda Passante ou Largura de Banda -Ruídos -Tipos de Ruídos -Atenuação -Multiplexação -FDM ( Frequency Division Multiplexing) -TDM ( Time Division Multiplexing) -WDM (Wavelength Division Multiplexing) CDMA 3 .

Introdução A transmissão de informação através de sistemas de comunicação pressupõe a passagem de sinais através de meios físicos de comunicação que compõem as redes. As propriedades físicas de meios de transmissão e as características dos sinais transmitidos apresentam uma série de questões lógicas que influenciam na construção e no projeto de redes de computadores. 4 .

padrão ou imagem na origem 2) A descrição dessa ideia. com uma certa medida de precisão. a saber: 1) A geração de uma ideia.Informação e Sinal O processo de comunicação envolve a transmissão de informação de um ponto a outro através de uma sucessão de processos. por um conjunto de símbolos 3) A codificação desses símbolos em uma forma propícia à transmissão num meio físico disponível 4) A transmissão desses símbolos codificados ao destino 5) A decodificação e reprodução dos símbolos 6) A recriação da ideia transmitida – com uma possível degradação – pelo destinatário 5 .

A concretização corresponde a um conjunto de dados. Geração da Ideia Representa a produção de informação na sua forma mais pura ou fundamental.1. que será realizada na etapa de descrição (seguinte). 6 . eletrônica ou magneticamente armazenados.

ou criando/editando uma imagem. para que de acordo com a sua necessidade possa representar o que tem em sua mente de forma correta. quer seja digitando um texto. Descrição da Ideia Nesta etapa o usuário interagirá com o computador. etc. ou gravando um filme. 7 .2.

através de um dispositivo de entrada. Codificação dos Dados O computador codificará as informações que foram descritas. processará tais informações e transformará as informações em dados que podem ser entendidas pela linguagem usada pelos computadores.3. que são os números binários. 8 .

tanto para levar os dados internamente entre os componentes do computador. além de todos os outros computadores de uma rede deverão possuir um endereço. que é o requisito mínimo para se iniciar um processo de comunicação). geralmente em forma de ondas eletromagnéticas. 9 . Neste processo os bits são codificados (modulados) para que possam ser transmitidos.4. Transmissão dos Dados O processo de transmissão da informação se dá de várias formas. através de um meio físico denominado barramento. Bem como. que será encontrado por um endereço que o identificará (a origem. através dos meios de transmissão de dados estas informações sairão da origem e chegarão até o destino.

5. Decodificação e Representação dos Símbolos Nesta etapa os dados chegam ao destino que transforma novamente (demodulação) os dados em bits 10 .

6. onde todos os passos anteriores devem ser realizados novamente. Recriação da Ideia Transmitida Nesta etapa o receptor ou destino poderá checar se os dados que chegaram ao seu computador estão íntegros e serão representados de forma correta. 11 . num dado aplicativo. o usuário poderá requisitar o reenvio das informações. Caso contrário.

Comunicação É o ato de transmitir as informações. recuperar seu entendimento para permitir a sua manipulação. Um processo de comunicação admite a existência de um código ou linguagem capaz de representar informações através de símbolos compreensíveis para as partes envolvidas. onde ao transmitir as informações esperamos preservar seu significado. 12 .

Comunicação Os sistemas de comunicações tratados por nós. luz ou ondas eletromagnéticas que trafegam através de meios físicos de transmissão 13 . utilizam sinais. nesta disciplina.

par trançado. amplitude (tamanho ou comprimento da onda) que varia ao longo do tempo. por exemplo. seja ele o ar. 14 . correspondendo à codificação da informação transmitida.Sinais São ondas que se propagam através de algum meio físico. etc. Sinais podem. assim. um par de fios telefônicos. pois levam um certo tempo para que possam ser transmitidos da origem ao destino. cabo coaxial. ser representados com uma função do tempo. possuir. Os sinais podem.

Analógico x Digital ● ● Informações geradas por fontes sonoras apresentam variações contínuas de amplitude. Computadores processam e codificam informações em bits que correspondem a dois níveis discretos de tensão ou corrente. constituindo-se no tipo de informação que comumente chamamos de analógica. chamando esta informação de digital. representando os valores lógicos “0” ou “1”. 15 .

Sinais analógico (cima) e digital (baixo) 16 .Analógico x Digital Figuras.

Analógico x Digital Sinais analógicos – variam continuamente com o tempo 17 .

caracterizando um dos símbolos digitais transmitidos 18 . O sinal é constituído através de uma sequência de intervalos de tamanhos fixo iguais a T segundos.Analógico x Digital Sinais digitais – caracterizam-se pela presença de pulsos nos quais a amplitude é fixa. durante os quais a amplitude do sinal permanece fixa. chamados intervalos de sinalização.

Banda Passante ou Largura de Banda É uma faixa de frequências que permanece praticamente preservada pelo meio Ex. Roteador sem fio: geralmente suporte banda acima 54 mbit/s mas o uso geralmente não passa de 10 mbit/s 19 .

Fontes de Distorção de Sinais de Transmissão Além dos efeitos de distorção dos sinais transmitidos oriundos da banda passante limitada ao meio físico. outros fatores causarão distorções nos sinais durante a transmissão. 20 .

O Ruído é um dos maiores limitantes do desempenho de sistemas de comunicação 21 . denominados ruídos. o sinal recebido consiste no sinal transmitido.Ruídos Em qualquer transmissão. por várias distorções impostas. pelas características do meio físico adicionadas de outras distorções inseridas durante a transmissão devido à interferência de sinais indesejáveis.

geralmente causado por sinais de frequência muito alta Crosstalk ou linha cruzada – Causado por condutores próximos. ou seja. que induzem a produção de sinais indesejáveis Impulsivo – causado por falhas técnicas nos equipamentos. 22 . distúrbios elétricos externos. etc. Intermodulação – quando vários sinais de frequências diferentes compartilham o mesmo meio físico.Tipos de Ruídos ● ● ● ● Térmico – causado pela agitação dos elétrons. o calor. Este tipo de ruído é o mais difícil de ser detectado.

em qualquer meio físico. A distorção por atenuação é um problema facilmente contornado em transmissão digital através da colocação de repetidores que podem regenerar totalmente o sinal original 23 .Atenuação É quando a potência do sinal cai com a distância. A atenuação se dá devido a perdas de energia por calor e por radiação.

em geral. a banda passante necessária para um sinal é.Multiplexação Sempre que a banda passante de um meio físico for maior ou igual à banda passante necessária para um sinal. bem menor do que a banda passante dos meios físicos disponíveis Banda Passante necessária para o envio do sinal DESPERDÍCIO 24 . podemos utilizar este meio para transmissão do sinal. Na prática.

S1.S2) com a banda passante. por exemplo. não seria possível transmiti-los simultaneamente através de um mesmo meio físico como apontando na figura? 25 . três sinais (S0. indicada na figura a seguir. dados.Multiplexação A pergunta natural a se fazer neste momento é: Não seria possível aproveitar a banda passante extra disponível para a transmissão de outros sinais? Mais especificamente.

S1 e S2 são sinais S1 S2 S0 S1 S2 DESPERDÍCIO 26 .Multiplexação S0 S0.

Multiplexação A resposta para as perguntas anteriores é sim. Existem quatro principais formas de multiplexação: Multiplexação Multiplexação Multiplexação Multiplexação na Freqüência (FDM) no Tempo (TDM) por Comprimento de Onda (WDM) por Divisão de Código (CDMA) 27 . e a técnica que permite a transmissão de mais de um sinal num mesmo meio físico é denominada multiplexação.

FIM 28 .