Vous êtes sur la page 1sur 5

Enciclopdia da Conscienciologia

15

AUTOCONFIANA INVENTIVA
(HEURISTICOLOGIA)
I. Conformtica
Definologia. A autoconfiana inventiva a convico ou segurana nas prprias potencialidades, trafores e capacidades de conceber ou descobrir objetos, ideias e tcnicas originais libertrias a partir da sucesso de vivncias implementadas pela conscincia ao longo da vida intrafsica.
Tematologia. Tema central neutro.
Etimologia. O elemento de composio auto vem do idioma Grego, auts, eu mesmo;
por si prprio. O vocbulo confiar provm do mesmo idioma Latim, confidare, atravs de confidere, confiar. Surgiu no Sculo XIII. O termo inveno procede tambm do idiom Latim, inventum, descoberta; inveno. Apareceu no Sculo XVI.
Sinonimologia: 1. Autoconvico inventiva. 2. Autossegurana conceptual. 3. Autocredibilidade inventiva. 4. Fiabilidade da autofecundidade.
Neologia. As 3 expresses compostas autoconfiana inventiva, autoconfiana inventiva
inicial e autoconfiana inventiva avanada so neologismos tcnicos da Heuristicologia.
Pseudonimologia. O nome falso no artifcio associado cincia, inveno ou tecnologia, sendo mais comum nessas reas a falsa autoria.
Antonimologia: 1. Insegurana inventiva. 2. Autodescrdito conceptual. 3. Incerteza
da autocriatividade. 4. Soberba criativa.
Estrangeirismologia: o movimento hackschooling; a postura embracing failure; o novo
mindset; a conscin risk taker; a bug list; a prtica do flipping; o reverse mentoring; o calling divertido; o guided mastery; a autoconfiana confundida com o why; o start do movimento inventivo; a compensao da ausncia de role model; a eficcia da abordagem quick and dirty.
Atributologia: predomnio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento
quanto tetica inventiva.
II. Fatustica
Pensenologia: o holopensene pessoal da inventividade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os heuristicopensenes; a heuristicopensenidade; os paratecnopensenes; a paratecnopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; a pensenidade da abundncia genial; a aceitao do materpensene pouco convencional.
Fatologia: a autoconfiana inventiva; a centragem na autonomia engenhosa; a liberdade
criativa; a demanda pela educao libertria; o relaxamento e a diminuio das expectativas sobre
os resultados; a permisso para errar; a falha construtiva; a desestigmatizao do erro; a suspenso provisria do julgamento propiciando o florescimento de neoideias; a coexistncia pacfica
com os pensamentos de ansiedade frente produo cientfica; a pesquisa independente; a supresso das barreiras externas vindas dos indivduos mediocrizantes; a extino das barreiras internas
relacionadas s vidas passadas; a natureza pessoal inovadora relembrada pela prpria conscincia;
o gosto pela aventura cientfica; o senso de misso inventiva; o senso de auteficcia por meio das
milhagens inventivas; a assuno da prpria genialidade; o sobrepujamento das regras sociais relacionadas confiana feminina; os fatores ambientais enquanto apoio da famlia e parceiros;
a resistncia presso externa para copiar em vez de criar; a tomada de deciso na direo da inventividade; a tomada de risco intelectual; a tomada de ao na direo da engenhosidade; o banco de aes materializado no banco de ideias; a percepo da importncia da manifestao dos
trafores; a vocao assistencial pelos resultados independente dos ttulos; a importncia dos valores pessoais; a rede de contatos motivando a pesquisa; a conexo proativa com o Cosmos.

16

Enciclopdia da Conscienciologia

Parafatologia: a autovivncia do estado vibracional (EV) profiltico; a fertilidade ideativa do momento da hipnopompia; os projetos trabalhados e fomentados a partir do Curso Intermissivo (CI); a autoconfiana resultante de retrocognio saudvel dos talentos de outras vidas; o autodesassdio da insegurana por meio da atividade mentalsomtica; a profilaxia da melex.
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo organizao-inventividade.
Principiologia: o princpio da invulgaridade individual; o princpio da curiosidade humana; o princpio da inteligncia evolutiva (IE).
Codigologia: o cdigo pessoal de Cosmotica (CPC) depurando a autointencionalidade
na utilizao das invenes.
Teoriologia: a teoria das inteligncias mltiplas.
Tecnologia: a inveno e transformao de autotcnicas evolutivas; a tcnica da tbula
rasa; a tcnica do mapa mental para superar o medo da pgina em branco; a tcnica do omniquestionamento; a tcnica da escrita enquanto desbloqueio mental; a tcnica da lauda diria;
a tcnica da captao de ideias no chuveiro; a tcnica da caminhada pensativa; a tcnica da relaxao psicofisiolgica; a tcnica da observao em campo; a repetio essencial para a confiana refletida na tcnica das 50 vezes mais.
Voluntariologia: o questionamento quanto produtividade levando a novas abordagens
no mbito do voluntariado conscienciolgico.
Laboratoriologia: o laboratrio conscienciolgico da imobilidade fsica vgil (IFV);
o laboratrio conscienciolgico da Autorganizaciologia; o laboratrio conscienciolgico da Autopensenologia; o laboratrio conscienciolgico da Automentalsomatologia; o laboratrio conscienciolgico da Autevoluciologia; o laboratrio conscienciolgico da Autoproexologia; o laboratrio conscienciolgico Serenarium.
Colegiologia: o Colgio Invisvel dos Inventores; as abordagens inditas contrapondo
a autocracia das retroideias fossilizadas dos Colgios Invisveis da Cincia Convencional.
Efeitologia: o efeito da confiana inventiva na mudana de rea de atuao da conscin;
o efeito dos desafios rpidos na fluidez da inventividade; a libertao da mediocridade evolutiva
enquanto efeito da dinamizao do pensamento criativo; o efeito fecundo do cio criativo; o efeito da interdependncia da educao na criao de espao para inventores mirins; o efeito frutfero da meritocracia nas equipes inventivas; o efeito da equidade de gnero na capacidade de superar esteretipos referentes inventividade; o efeito da Mesologia na confiana da mulher
quanto prpria capacidade de criar coisas alm dos filhos.
Neossinapsologia: a ao ajudando a criar as neossinapses da autoconfiana.
Ciclologia: a completude do ciclo pequenos projetosgrandes projetos; a maximizao
do ciclo de aprendizagem; a vivncia do ciclo de minissucessos; o ciclo de produtividade; o ciclo
preparao-ao.
Enumerologia: a equidade; a habilidade; a liberdade; a multipotencialidade; a oportunidade; a praticidade; a vulnerabilidade.
Binomiologia: o binmio independnciaflexibilidade mental; o binmio adaptao-inventividade; o binmio espontaneidade-imaginao; o binmio percepo-intuio; o binmio
embarao-perseverana; a transposio do binmio falha-sucesso; o investimento no binmio
educao-treinamento; o binmio talento pessoalinterassistencialidade; o binmio criatividade-obstinao; o binmio individualidade-universalidade.
Interaciologia: a interao pensamento criativoconfiana criativa; a interao profisso criativaincentivo engenhosidade; a interao lista de afazeresmapa mental; a interao
currculo heterodidataautodidatismo ininterrupto; a interao curiosidade cientficarecurso
intrafsico; a interao nosogrfica frustrao intelectualdesordem emocional; a interao percepo-parapercepo.
Crescendologia: o crescendo medo inicialsucessoexpanso mental; o crescendo repetioproficincia; o crescendo pensar-falar-agir; o crescendo absorver-produzir conhecimento.

Enciclopdia da Conscienciologia

17

Trinomiologia: o trinmio aosegurana pessoalcriao; o trinmio aventura-arte-prtica; a armadilha psicolgica do trinmio pretexto-racionalizao-culpa; a identificao do
trinmio trafores-valores-interesses.
Polinomiologia: o polinmio preceptoria-estimulao-provocao-comprometimento.
Antagonismologia: o antagonismo utilitarismo estulto / confiana no maximecanismo;
o antagonismo crescimento intelectual contnuo / estagnao em patamar ideativo confortvel;
o antagonismo modelo educacional convencional / educao customizada; o antagonismo pedagogia paternalista / autodidatismo; o antagonismo possessividade rgida das poucas ideias / largesse flexvel das mltiplas ideias; o antagonismo foco no problema / foco no negativo; o antagonismo desencorajamento / estmulo inventivo.
Politicologia: a democracia das neoideias manifesta pela participao dos verbetgrafos
na Enciclopdia da Conscienciologia; a falta de vontade poltica para investir nas inovaes benficas para todos devido aos interesses exclusivamente monetrios.
Legislogia: a lei do maior esforo para dar o primeiro passo.
Filiologia: a liberofilia; a conscienciofilia; a neofilia; a tecnofilia; a evoluciofilia; a leiturofilia; a bibliofilia.
Fobiologia: a superao das fobias alterando todo o sistema de valores pessoais rumo
realizao da criatividade.
Sindromologia: a remisso da condio da sndrome da boa moa; a cura da sndrome
da disperso consciencial.
Maniologia: a mania de ver alternativas para tudo.
Mitologia: o desservio do mito do inventor maluco; o mito da confiana enquanto fim
e no mera ferramenta para a autorrealizao; o mito da completa ausncia de medo da conscin
autoconfiante; o mito da conexo confiana-arrogncia; a sada do mito da ao sempre futura;
o descarte do mito do homem-inventor e da mulher-mame; a supresso do mito da impossibilidade da inveno sem conhecimento tcnico prvio; o mito de o gosto ser sempre hobby e a obrigao ser sempre trabalho; o mito da soluo nica para os problemas; o mito do legado acima
das prprias possibilidades; o mito de a mente margem ser mente marginal; o mito de a capacidade da multitarefa ser sempre condio positiva.
Holotecologia: a problematicoteca; a pesquisoteca; a pensenoteca; a parapsicoteca; a biblioteca; a verponoteca; a analiticoteca.
Interdisciplinologia: a Heuristicologia; a Autocogniciologia; a Autodecidologia; a Autodesassediologia; a Autocoerenciologia; a Experimentologia; a Interassistenciologia; a Intraconscienciologia; a Inventologia; a Mentalsomatologia; a Neotecnologia; a Paracebrologia; a Refutaciologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a conscin eletrontica; a conscin lcida; a isca humana inconsciente; a isca
humana lcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a conscin afianada; a pessoa garantida; a personalidade acreditada; a conscin enciclopedista.
Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafsico; o autodecisor; o atacadista consciencial; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo;
o completista; o comuniclogo; o consciencilogo; o consciencimetra; o consciencioterapeuta;
o macrossmata; o convivilogo; o duplista; o dupllogo; o proexista; o proexlogo; o reeducador; o epicon lcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideolgico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pr-sereno vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano;
o verbetlogo; o verbetgrafo; o voluntrio; o tocador de obra; o homem de ao.
Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafsica;
a autodecisora; a atacadista consciencial; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolu-

Enciclopdia da Conscienciologia

18

tiva; a completista; a comunicloga; a conscienciloga; a consciencimetra; a consciencioterapeuta; a macrossmata; a conviviloga; a duplista; a duplloga; a proexista; a proexloga; a reeducadora; a epicon lcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante
existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideolgica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pr-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata;
a tertuliana; a verbetloga; a verbetgrafa; a voluntria; a tocadora de obra; a mulher de ao.
Hominologia: o Homo sapiens autodidacta; o Homo sapiens experiens; o Homo sapiens
experimentatus; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens verponarista.
V. Argumentologia
Exemplologia: autoconfiana inventiva inicial = a da conscin principiante na capacidade
de propor coisas novas; autoconfiana inventiva avanada = a da conscin desenvolta e produtiva
devido capacidade de propor coisas novas.
Culturologia: a cultura da inovao; a cultura do empoderamento; a cultura da horizontalidade; a cultura da colaborao; a cultura da multidisciplinaridade; a cultura da mudana; a cultura da prototipao; a cultura da pesquisa e do desenvolvimento (P&D); a cultura da
anotao; a cultura do desafio.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critrios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabtica, 15 verbetes da Enciclopdia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relao estreita com a autoconfiana inventiva, indicados para a expanso das
abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Ancoragem consciencial ntima: Intraconscienciologia; Neutro.
02. Aquecimento neuronal: Mentalsomatologia; Homeosttico.
03. Autoconfiana intelectual: Mentalsomatologia; Neutro.
04. Autoinsegurana: Psicossomatologia; Nosogrfico.
05. Autopotencializao: Evoluciologia; Homeosttico.
06. Autossuficincia intelectual: Mentalsomatologia; Homeosttico.
07. Confiana: Confianciologia; Homeosttico.
08. Corredor heurstico: Experimentologia; Homeosttico.
09. Desembarao intelectual: Mentalsomatologia; Homeosttico.
10. Educao infinita: Reeducaciologia; Homeosttico.
11. Flexibilidade cognitiva: Multiculturologia; Neutro.
12. Inventividade interassistencial: Heuristicologia; Homeosttico.
13. Pesquisador independente: Experimentologia; Homeosttico.
14. Repetio paciente: Experimentologia; Homeosttico.
15. Saturao intelectiva: Mentalsomatologia; Homeosttico.

A AUTOCONFIANA INVENTIVA RESULTA DA AO


PRTICA REALIZADA PELA CONSCIN AUTOMOTIVADA
PELA ATIVIDADE IMBUDA DE ENGAJAMENTO, SENTIDO
E VALOR NO MBITO DA PROGRAMAO EXISTENCIAL.

Enciclopdia da Conscienciologia

19

Questionologia. Voc, leitor ou leitora, reconhece ser a autoconfiana inventiva alcanvel por todos os indivduos? Ou ainda considera ser trafor inato de poucos?
Videografia Especfica:
1. Hackschooling makes me Happy. Ttulo Original: Hackschooling makes me Happy. Pas: EUA. Data:
2013. Durao: 11min14. Gnero: Conferncia TED. Idade (censura): Livre. Idioma: Ingls. Cor: Colorido. Produo:
TEDx University of Nevada. Companhia: University of Nevada. Sinopse: Logan LaPlante, de 13 anos, quer ser feliz
e saudvel. Nesta conferncia, Logan discute como cortar a educao formal o est ajudando a alcanar o objetivo estabelecido.
2. How Schools kill Creativity. Ttulo Original: How schools kill creativity. Pas: EUA. Data: 2006. Durao: 19min24. Gnero: Conferncia TED. Idade (censura): Livre. Idioma: Ingls. Cor: Colorido. Produo: Design
Studio. Companhia: TED. Sinopse: Sir Ken Robinson faz apresentao divertida e profundamente comovente sobre
a criao do sistema de ensino capaz de nutrir, ao invs de minar, a criatividade.
3. How to Build your Creative Confidence. Ttulo Original: How to Build your Creative Confidence. Pas:
EUA. Data: 2012. Durao: 11min46. Gnero: Conferncia TED. Idade (censura): Livre. Idioma: Ingls. Cor: Colorido. Produo: Design Studio. Companhia: TED. Sinopse: A escola ou o local de trabalho divide-se em "criativos" versus pessoas prticas, contudo, David Kelley sugere no ser a criatividade domnio de apenas alguns poucos escolhidos.
Contando histrias da carreira de designer lendrio e da prpria vida, oferece maneiras de construir a confiana para criar.
Bibliografia Especfica:
1. Kelley, Tom; & Kelley, David; Creative Confidence: Unleashing the Creative Potential within us all; 302
p.; 8 caps.; 2 E-mails; 30 enus.; 28 ilus.; 5 websites; 174 refs.; 21 x 14 cm; enc.; Crown Business; Nova Iorque, NY; 2013;
pginas 27 a 83.

A. C.

Vous aimerez peut-être aussi