Vous êtes sur la page 1sur 9

PROCEDIMENTO OPERACIONAL

PADRÃO - POP
Código

Data
Emissão

Data de
Vigência

Próxima
Revisão

Página 1 de 9
Versão no
001

ÁREA EMITENTE: Laboratório de Controle de Processos-LCP
Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos-EQA
ASSUNTO: Método para execução de teste de aderência

1- OBJETIVO
Prescrever o método de ensaio apropriado para avaliação de adesão
de um sistema de revestimento composto por substratos metálicos ,
em conformidade com a norma especificada ASTM D4541.
2- MATERIAIS E MÉTODOS:
2.1 Materiais:
a) Luminárias de carregamento ( Com uma superfície plana em que
uma extremidade possa ser aderida ao revestimento e um meio para
fixar o testador na outra extremidade.
b) “Testador de adesão” tendo um centro de aderência para envolver
o dispositivo elétrico
c) Base : Sendo no testador, ou sendo um apoio anelar , para
pressionar contra a superfície de revestimento em torno da fixação,
diretamente ou por um anel de rolamento.
d) Timer: Ou outro meio para limitar a taxa de carregamento de 1
Mpa/s ou menos para uma carga fixada de 20 mm, de modo que o
ensaio seja completado em cerca de 100s ou menos.
e) Indicador de força e calibração: Para determinar a força real
entregue ao suporte de carregamento.
f) Solvente para limpeza da superfície.
g) Lixa fina;
h) Adesivo: Para garantir a fixação do revestimento , que não afete
suas propriedades.
i) Grampos magnéticos;
j) Cotonetes ( para remoção de excesso de adesivo).
2.2 Preparação do teste:
-O método para a selecção dos locais de revestimento a ser
preparado
para os testes depende dos objetivos do mesmo. Porém, há no
entanto algumas restrições físicas gerais impostas pelo aparelho.
Os seguintes requisitos aplicam-se a todos:

uma vez que tais fissuras podem fazer com que os valores de adesão sejam reduzidos.o revestimento a ser testado deve ser inalterado. -As áreas de teste selecionadas também devem ter superfícies perpendiculares suficientes e folga radial para acomodar o aparelho. A superfície pode ter qualquer orientação com referência a atração gravitacional.Marcações em torno do dispositivo elétrico violam o critério fundamental de teste.Se forem realizadas marcações na superfície de teste. sendo plana suficiente para permitir alinhamento. (espessuras superiores a 500 mm). . . . .Testador de adesão com alinhamento fixo (anexo 1) .Limpar a superfície de carga de fixação. -O tamanho de um local do teste é essencialmente o de carregamento do dispositivo elétrico. . tal como indicado pelo fabricante. recomenda-se a arrefecer o revestimento e o substrato durante o processo de corte. 2. -Marcações só são recomendadas para filmes mais espessos de filme de revestimento.Cada local de ensaio deve ser separado por pelo menos a distância necessária para acomodar o aparelho de descolamento.Selecionar áreas de teste e llimpar as superfícies de uma forma que não afetarão integridade do revestimento ou deixar um resíduo. .PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO . a superfície do revestimento pode ser levemente desgastada para promover a adesão do adesivo na superfície. -Para revestimentos espessos. é necessário um cuidado extremo para evitar a microfissuração no revestimento. com água para lubrificação. -Para reduzir o risco de falhas de cola.POP Código Data Emissão Data de Vigência Página 2 de 9 Próxima Revisão Versão no 001 ÁREA EMITENTE: Laboratório de Controle de Processos-LCP Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos-EQA ASSUNTO: Método para execução de teste de aderência -A área de teste selecionada deve ser uma superfície plana suficiente para acomodar o número especificado de ensaios em replicata. e suficientemente rígida para suportar a força contrária.3 Procedimento do teste: Método de teste A (descontínuo) Método B .Geralmente são necessárias pelo menos três repetições estatísticas para caracterizar a área de teste.

etc.POP Código Data Emissão Data de Vigência Página 3 de 9 Próxima Revisão Versão no 001 ÁREA EMITENTE: Laboratório de Controle de Processos-LCP Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos-EQA ASSUNTO: Método para execução de teste de aderência de carga compatível. tais como. (em Mpa) F= Força real aplicada à superfície de teste.Alinhar o dispositivo de acordo com as instruções do fabricantee definir o indicador de força para zero -Aumentar a carga de fixação da forma mais contínua quanto possível.Conecte cuidadosamente o aperto central do descolamento da montagem do suporte de carregamento sem esbarrar ou dobrar. juntamente com seu suporte PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO .CALCULOS E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS -Seguir as instruções do fabricante. 4. ou calcular a tensão em relação a cada revestimento aplicado amostra como se segue: X= 4F/ πd² Onde: x= Maior média de adesão aplicada durante um teste. 3. . campo ou . hesitações na aplicação da força.Testador de adesão com auto alinhamento (anexo 2) Metodo D (anexo 3). usar o instrumentode calibração para converter a força indicada para cada ensaio na força real aplicada. . a uma taxa de 1 MPa / s ou menos para uma carga de fixação 20 mm. Metodo E – (anexo 4) Método F(anexo 5) -Selecione um testador de adesão com um conjunto de descolamento.Relate quaisquer desvios do procedimento. . de modo que o teste seja concluído em cerca de 100 s ou menos. d= Diâmetro equivalente da área de superfície original (mm) Este é geralmente igual ao diâmetro do dispositivo de carregamento. medir o intervalo de espera de valores. tendo uma calibração de força. tais como possível desalinhamento.Método C. ou usar o gráfico de calibração fornecido pelo fabricante.RELATÓRIO O relatório deve conter as seguintes informações: -Breve descrição da natureza geral do teste.

Data. local de teste. número do modelo. ANEXOS (todos identificados) . dimensões e tipo de anel de rolamento. dimensões. etc). -Temperatura e umidade relativa ou qualquer outras condições ambientais pertinentes durante o período de teste. tipo genérico de revestimento. razões para os ajustes e os critérios utilizados. e o PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO . a identidade do substrato (espessura. ou se valores determinados foram omitidos. -Se forem feitas correções dos resultados. -Os resultados dos testes. tipo genérico para cada camada e qualquer outra informação fornecida. . incluindo: fabricante. orientação. etc.POP Código Data Emissão Data de Vigência Próxima Revisão Página 4 a 9 Versão no 001 ÁREA EMITENTE: Laboratório de Controle de Processos-LCP Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos-EQA ASSUNTO: Método para execução de teste de aderência adesivo utilizado.Descrição do aparelho utilizado. tais como a mais baixa ou mais alta. -Descrição do sistema de teste. incluindo: a identidade do produto.testes de laboratório. tipo de carga e dispositivo elétrico. tipo. agente de teste.