ST – 1503BR - OIL TREATMENT

FICHA TÉCNICA
DESCRIÇÃO E APLICAÇÃO
STP Oil Treatment é formulado com os 4 aditivos tecnologicamente mais avançados
atualmente disponíveis. Contém agentes antidesgaste, melhoradores de índice de viscosidade,
inibidores de corrosão e acidez, que agem de forma a evitar o desgaste do motor. Além disto,
ingredientes detergentes/dispersantes combatem a formação de depósitos, borras e vernizes,
mantendo o motor sempre limpo.
STP Oil Treatment deve ser adicionado ao lubrificante do motor do veículo. A dosagem
recomendada é 450 ml para cada 5 litros de lubrificante de motor.
BENEFÍCIOS
ü
ü
ü
ü
ü
ü
ü

Reduz o desgaste do motor;
Reduz a emissão de fumaça;
Reduz o consumo de lubrificante;
Protege o motor nas partidas a frio;
Mantém o motor limpo;
Repõe os agentes antidesgaste, antioxidantes e detergentes;
Reduz a fricção metal-metal;

CARACTERÍSTICAS TÍPICAS
Aparência:Liquido âmbar oleoso
Cor (ASTM): 3.5 máx
Calcio, %peso: 0.21
Zinco, %peso: 0.105
Viscosidade a 100ºC: 300 Cst
Ponto de Fulgor (PMCC) ºC: 135 °C
MANUSEIO
STP Oil Treatment é projetado para uso sob condições ambientais normais. É compatível com
todos os materiais comumente utilizado nos motores dos automóveis e caminhões de serviço
leve.
EMBALAGENS DISPONÍVEIS: Caixa com 24 frascos de 450mL.
SEGURANÇA E SAÚDE
Vazamento: Conter o produto e recolher em recipiente adequado. O resíduo deve ser
removido com auxílio de lavagem com água e sabão convencional.
Incêndio: Usar água, pó químico seco, CO2 ou espuma mecânica
Toxidade: Produto não tóxico, não explosivo e não radioativo.
Contato com olhos e pele: Lavar a pele com água e sabão em abundância. Para os olhos
deve-se lavar apenas com água em abundância. Se houver irritação procure assistência
médica, levando junto uma embalagem do produto.
Caso de ingestão acidental: Se a pessoa afetada estiver consciente, tomar um copo de água.
Não dê nada à uma pessoa inconsciente.
As informações aqui descritas baseiam-se em dados disponíveis na época de sua publicação. As características típicas
representam dados de produção, não constituindo especificações. Reservamo-nos o direito de fazer alterações a
qualquer momento, sem prévio aviso.
Elaboração: 15/03/2005
Revisão : 04 – 05/2012
Pág.: 01/01
ATENÇÃO: Todos os usuários de lubrificantes que gerem óleos usados ou contaminados, deverão armazená-los e
mantê-los acessíveis à coleta, em recipientes próprios e resistentes a vazamentos. Estes óleos deverão ser coletados
por empresas autorizadas pela ANP, com fim específico de re-refino.(Resolução No 009 do CONAMA de 31/08/1993 –
Portaria ANP No 125 de 30/07/1999)

Assistência Técnica: 0800-111787

I
N
F
O
R
M
E
T
É
C
N
I
C
O

Se não houver respiração.: 1 de 5 1. % Classificação da EU WHMIS? Óleo mineral Aditivado Mistura 60-100 Não controlado pela DSD (Europa) Não 4. 741 – Pólo Empresarial Oeste – Cep. Procure um médico se os sintomas . Sistema de informações sobre materiais perigosos: Saúde 0 Riscos de incêndio 1 Reatividade 0 3. Procure um médico se os sintomas aparecerem.FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS STP Oil Treatment Código: F-044 Data: Rev.: 13/05/2013 07 Pág. Riscos primários e efeitos críticos: Perigos para o ambiente: OBSERVAÇÃO! Não classificado como perigoso para o meio ambiente. fornecer respiração artificial. leve-o para o ar fresco. 79108550 – Campo Grande – MS Telefone: (67)3391-0044 PRÓ-QUÍMICA/ABIQUIM . fornecer oxigênio.FISPQ . Jamil Nahas.0800-11 8270 Telefone de Emergência: 2. MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS Inalação: Se inalado. Ingestão: Se o indivíduo afetado estiver consciente. Se houver dificuldade de respiração. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Obs. dar um copo de água para beber. Nunca dar nada por via oral a uma pessoa inconsciente. CAS Conc.: Consulte a seção 8 para obter os limites de exposição ocupacional e a seção 11 para informações sobre LC50/LD50. Substância/preparado : Preparação Nome do ingrediente No. segundo os critérios da CE. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS O preparado não é classificado como perigoso de acordo com a Diretiva 1999/45/EC e seus aditamentos. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: STP Oil Treatment Código do Produto: ST-1503BR Nome da Empresa: PETROPLUS SUL COMÉRCIO EXTERIOR S/A Endereço: Av.

Minimizar contato com material derramado com terra para evitar derramamento para superfície de lençóis d’água. Para pequenos derramamentos. Procure imediatamente um médico. Contato com os olhos: Em caso de contato. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO ACIDENTAL Precauções pessoais: Entre em contato com o pessoal de emergência imediatamente. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO Meios de Extinção: Em caso de incêndio.: 13/05/2013 07 Pág. espuma. adicionar material absorvente (pode-se usar terra na ausência de outros materiais mais adequados). Consulte um médico em caso de irritação. lavar imediatamente os olhos com água em abundância por 15 minutos no mínimo. a prova de líquido. represar o material derramado ou conter o material para assegurar-se de que o esgoto não atinja um curso d’água. Procedimentos de combate a incêndio: Os bombeiros devem usar aparelho respiratório autosuficiente (SCBA) e engrenagem completa de desvio. (Pensky-Martens. para descarte. No caso de grandes derramamentos. substâncias químicas secas ou CO².FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS STP Oil Treatment Código: F-044 Data: Rev. Obs.: Consulte a seção 1 para obter informações sobre os contatos de emergência e a seção 13 sobre o descarte de resíduos. Manter o recipiente em local fresco e bem ventilado. Métodos de limpeza e precauções ambientais: Se o pessoal de emergência não estiver disponível.FISPQ .: 2 de 5 aparecerem. . 7. 5. Ponto de ignição: Vaso fechado: 135°C (275°F). Usar equipamento de proteção adequado (Seção 8). Seguir todos os procedimentos de combate ao fogo (Seção 5). juntar em uma pá e colocar em um recipiente vedado. conter o material derramado. Armazenamento: Manter o recipiente bem fechado. Colocar material derramado no receptáculo adequado para eliminação. Manter as pessoas afastadas. usar pulverizador de água (névoa). Mínimo) 6. Contato com a pele: Lavar com água e sabão. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Manuseamento: Lavar-se cuidadosamente depois do manuseio.

A inalação de névoas ou vapores do óleo a temperaturas . Mínimo) 10.882 g/cm³ 0. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estabilidade: O produto é estável. a quando substâncias houver químicas e 9.FISPQ . INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS Rotas de entrada: Órgãos atingidos: Efeitos agudos Inalação: Nenhum conhecido. Mãos: Usar luvas resistentes impermeáveis. (Pensky-Martens.FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS STP Oil Treatment Código: F-044 Data: Rev. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL Controles de Engenharia: Providenciar exaustor ou outro controle de engenharia para manter as concentrações de vapores no ar abaixo dos respectivos limites máximos permitidos.6°C Não disponível 3700 cSt em 40°C 300 cSt em 100°C Vaso fechado: 135°C (275°F). Óculos com uma proteção facial podem ser necessários dependendo da quantidade de material e das condições de uso. Materiais a evitar: Agentes oxidantes e redutores fortes. Pele e corpo: Vestimentas externas descartáveis potencial de contato com o material. Equipamentos de proteção pessoal Sistema respiratório: Usar proteção respiratória apropriada se houver potencial de exceder o(s) limite(s) de exposição. 11. faíscas e chamas livres. Condições a evitar: Temperaturas elevadas. PROPRIEDADES FISICO-QUÍMICAS Estado e aparência física: Cor: Densidade: Gravidade específica: Solubilidade: Viscosidade: Viscosidade: Ponto de fulgor: Líquido Marrom (escuro) 0. Nenhum conhecido. Olhos: Óculos de segurança com proteções laterais.: 3 de 5 8.: 13/05/2013 07 Pág.882 em 15.

Não irritante para os olhos. Com base no cálculo. REGULAMENTAÇÕES .: 4 de 5 elevadas pode causar irritação respiratória. 15. OSHA e ACGIH. 13. foi fornecida para ajudar a fazer a classificação adequada deste produto e pode não ser própria para todas as condições de remessa. estatais e locais de controle ambiental.: 13/05/2013 07 Pág. 14. segundo os critérios da CE. Não determinado. Dados sobre toxidade Nome do ingrediente Não determinado Outras informações: Código: Exame Resultado Via Espécie Não disponíveis. 12.FISPQ . relativa ao transporte.FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS STP Oil Treatment Ingestão: Contato com a pele: Contato com os olhos: Efeitos crônicos Efeitos adversos: Efeitos carcinogênicos: F-044 Data: Rev. INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS Perigos para o ambiente: Não classificado como perigoso para o meio ambiente. Não irritante para a pele. Não classificado ou relacionado por IARC.: A informação acima. Não regulado Não regulado Não regulado Obs. NTP. Não determinado. Destinação no Meio Ambiente: Este produto contém componentes que podem ser persistentes no meio ambiente. INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE Informações sobre a Número UN regulamentação Classificação dos DOT Classificação do Transporte de Materiais Perigosos (TMP) Classe ADR/RID Classe IMDG Classe IATA-DGR Nome de expedição adequado Classe Grupo de Etiqueta Informações embalagem adicionais Não regulado Não regulado Não é aplicável. CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO Manipulação e descarte de resíduos: Os detritos devem ser descartados de acordo com as regulamentações federais.

Não controlado pela WHMIS (Canadá). os dados não devem ser tomados como garantia ou representação pela qual a Petroplus assume responsabilidade legal. estadual e federal.FISPQ . Para maiores informações: 0800 111 787. e podem não ter sido verificadas independentemente por técnicos Petroplus. 65: Nenhum produto foi encontrado. investigação e verificação. Apesar da Petroplus acreditar que os dados aqui contidos são baseados em fatos e que as opiniões expressadas são de especialistas qualificados relacionados aos resultados dos testes conduzidos. Qualquer uso destes dados e informações deve ser verificado pelo usuário se atende as regulamentações e legislação local. Não é aplicável.FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS STP Oil Treatment Regulamentos da EU Frases relativas ao risco: Frases de segurança: Regulamentos americanos: Estados: Regulamentações canadenses WHMIS (Classificação): Código: F-044 Data: Rev.: 5 de 5 Esse produto não está classificado de acordo com as normatizações do EU. . OUTRAS INFORMAÇÕES As informações fornecidas nesta FISPQ são baseadas em dados dos fornecedores de matéria prima.: 13/05/2013 07 Pág. Não estão presentes químicos SARA 313 acima do limite para registro. SARA 313/312 MSDS: Névoa/Poeira apenas desagradável. Califórnia prop. Esta FISPQ é dirigida a usuários e manuseadores profissionais deste produto. 16. Produtos para o consumidor estão rotulados de acordo com a regulamentação pertinente. Os dados são fornecidos apenas para consideração.