Vous êtes sur la page 1sur 2

DIREITO AMBIENTAL – EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO N.º 02

1) Considerando o atual estágio do direito ambiental brasileiro, explique se há fundamento para o princípio do poluidor-pagador e para se considerar como princípio de direito ambiental o do usuário-pagador, inclusive quanto à tendência de aplicação deste último no que se refere aos recursos não econômicos e aos abióticos. (até 30 linhas)

2) Leia, primeiramente, os trechos abaixo colacionados:

“A humanidade de hoje tem a habilidade de desenvolver-se de uma forma sustentável, entretanto é preciso garantir as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras gerações em encontrar suas próprias necessidades.” Agenda 21 (citado em: MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: HARBRA, 2006, p.322)

“O desenvolvimento sustentável é uma atividade econômica que preserva os recursos para o futuro. Hoje, é um tema indispensável nas políticas de governo, nas discussões de empresas e organizações e na

orientação sobre a conduta dos cidadãos. Questões prosaicas como apagar as lâmpadas em ambientes vazios, fechar a torneira ao escovar os dentes e separar o lixo para reciclagem, ganham outra dimensão:

um aspecto do desenvolvimento sustentável é o “consumo consciente”, quando o cidadão usa o poder de compra contra produtos e práticas nocivos ao equilíbrio da natureza.” (Atualidades Vestibular / 2008. Ed. Abril, p.45).

Tendo consciência de que o desenvolvimento sustentável consiste em criar um modelo econômico, envolvendo o governo e a sociedade civil, capaz de gerar riqueza e bem-estar, enquanto promove a coesão social e impede a destruição da natureza, elabore um texto argumentativo (até 30 linhas) apresentando sugestões para que a humanidade mantenha o progresso material em harmonia com a questão socioambiental.

3) O Princípio 15 da Agenda 21, abaixo transcrito, está relacionado a que Princípio do Direito Ambiental? Justifique. (até 30 linhas)

PRINCÍPIO 15 – Agenda 21 Global

Com o fim de proteger o meio ambiente, os Estados deverão aplicar amplamente o critério de precaução conforme suas capacidades. Quando houver perigo de dano grave ou irreversível, a falta de certeza científica absoluta não deverá ser utilizada como razão para se adiar a adoção de medidas eficazes em função dos custos para impedir a degradação do meio ambiente.

4) Escolha e relacione 03 (três) princípios estudados com o artigo 225 da CF/1988. (até 30 linhas)

5) Discorra sobre o tema “cidadania ecológica”. (até 30 linhas)

6) “ A nossa Constituição Federal de 1988, ao criar um terceiro gênero de bem ambiental, que, em face de sua natureza jurídica não se confunde com os bens públicos e muito menos com os privados, acabou por fazer uma inovação revolucionária.”

Analise o trecho transcrito e discorra sobre o gênero de bem a que se reporta a citação. (até 30 linhas)

7) Cite 3 paradigmas jurídico-ambientais estudados e indique qual prevalece no Direito Brasileiro. Justifique sua resposta. (até 30 linhas)

8) Analise o trecho abaixo e relacione com 02 (dois) dos princípios estudados. (até 30 linhas)

“Se o desenvolvimento não elimina a pobreza absoluta, não propicia um nível de vida que satisfaça as necessidades essenciais da população em geral, ele não pode ser qualificado de sustentável.”

9) A sustentabilidade implica mudança de estilo de vida, de padrões de consumo e produção.”

Analise o trecho transcrito e relacione com as “Três Éticas do Desenvolvimento Sustentável”. (até 30 linhas)

10) Analise a figura abaixo e explique (até 30 linhas) o que ela traduz.

6) “ A nossa Constituição Federal de 1988, ao criar um terceiro gênero de bem ambiental,

11) Relacione os seguintes assuntos estudados: Protocolo de Quioto, redução das emissões de desmatamento e degradação florestal (REDD) e crédito ou sequestro de carbono (até 30 linhas).

12) Discorra sobre o tema “ética e consciência ecológicas” no Direito Ambiental Brasileiro. (até 30 linhas)

13) Discorra sobre o tema “função socioambiental da propriedade” relacionando-o com a CF/1988.

14) Que relação existe entre Educação Ambiental e os Princípios da Informação, da Participação e Democrático?

15) O que diferencia os Princípios da Prevenção e da Precaução?