Vous êtes sur la page 1sur 22

Emissão I – Básico

MANUAL DO ALUNO

Índice
Índice ........................................................... 2
Módulo Emissão I - Básico ........................................ 3
Visão Geral – Emissão de Bilhetes ................................ 3
Comparação Entre as Fases de Emissão ............................. 4
Política de Garantia e Notas de Débito ........................... 4
Emissão Fase 3.0 – Impressoras ................................... 5
Emissão Fase 3.0 ................................................. 6
Qualificadores de Emissão ........................................ 7
Emissão Fase 3.0 – 1ADT com PQ e Pagamento Cash .................. 9
Emissão Fase 3.0 – 1ADT / 1CHD com PQ e Pagamento com Cartão de
Credito à Vista ................................................. 10
Emissão Fase 3.0 – Outros Formatos .............................. 11
Visualizar o Bilhete Emitido e Status ........................... 12
Accounting Data ................................................. 13
SSR – FOID // INF // DOCS ....................................... 13
Cancelar Bilhetes ............................................... 15
Recibo de Bilhete por e-Mail .................................... 16
Relatório de Movimento Diário ................................... 17
Relatório de Bilhetes Não Utilizados ............................ 17
Simultaneous changes ............................................ 18
Bilhetar a reserva .............................................. 18
Perfil da Companhia Aérea – WETP* ............................... 19
Código de Aprovação da Administradora do Cartão ................. 20
Referência Rápida // Emissão I – Básico ......................... 21

Adição 1.3 (Dezembro 2015)
© 2011 Sabre Inc. Todos os direitos reservados.
Este documento é confidencial e de propriedade intelectual da Sabre
Inc. Qualquer utilização não autorizada, reprodução, preparação de
trabalhos derivados, execução, ou exibição deste documento, ou
software repesentado por este documento, sem a permissão expressa
por escrito da Sabre Inc., são estritamente proibidas.
Sabre, logotipo Sabre e Personal Trainer são marcas comerciais e/ou
marcas de serviços de uma afiliada da Sabre Inc. Quaisquer outras
marcas comerciais, marcas de serviços e nomes comerciais são de
propriedade de suas respectivas empresas.

Emissão I – Básico - Manual do Aluno – Dezembro 2015

2

basta assinar a impressora adequada em sua agência e o sistema automaticamente processará a sua criação. Eletronicamente um número será gerado no sistema Sabre da agência que automaticamente será comunicado ao BSP e ao banco de dados da companhia aérea validadora do documento e desta forma. conhecido como Ticketless Travel. • Cancelar os bilhetes. • Visualizar os detalhes dos bilhetes emitidos. cancelado ou reembolsado. dependendo apenas da política adotada pela companhia aérea validadora do mesmo.Manual do Aluno – Dezembro 2015 3 .Módulo Emissão I . é o tipo de bilhete aéreo que não necessita de impressão. Além disso. • Emitir bilhetes com trechos domésticos ou internacionais. esta “conversação” entre os sistemas permitirá a perfeita sincronia de dados entre o sistema Sabre e os relatórios comerciais de vendas e metas. trazendo conhecimentos prévios de criação de reservas e tarifas. O sistema Sabre permitirá que o bilhete eletrônico seja reemitido. todas as transações de bilhetes eletrônicos serão transmitidas ao sistema contábil de sua agência de forma automática. sugerimos que o agente siga uma sequência lógica de aprendizado. até mais de uma vez se necessário. • Emitir bilhetes com tarifas públicas e privadas. O cupom do agente trará informações importantes relacionadas a emissão efetuada. • Emitir bilhetes com pagamento em dinheiro ou cartão de crédito à vista. Este cupom deverá ser impresso para fins contábeis. quando o passageiro se apresentar para o check-in seus dados serão localizados e o embarque do passageiro poderá ser efetuado. elimina a distribuição e o processamento de documentos contábeis ou a validação de cupons pela agência pois. Visão Geral – Emissão de Bilhetes O e-Ticket.Básico Após finalizar este módulo seremos capazes de: • Acessar as impressoras de emissão de bilhetes. A emissão deste tipo de bilhete. Emissão I – Básico . Para um melhor aproveitamento dos conhecimentos abordados neste treinamento. para isto. todo esse trâmite é feito automaticamente entre as empresas envolvidas. • Acessar o perfil das companhias aéreas. • Exibir o relatório do movimento diário das emissões.

O bilhete é emitido de acordo com as regras da base tarifária forçada. Os cálculos realizados pelo sistema Sabre podem ou não. 3.5 Forçar a base tarifária.0.Comparação Entre as Fases de Emissão Existem quatro tipos de cálculo de tarifa. 3. forçada ou não.  FAQ’s Emissão I – Básico . Veja abaixo as diferenças entre as fases de emissão e quando elas poderão ser usadas. por exemplo. conter informações impostas pelos agentes de viagens. O bilhete é emitido de acordo com a construção tarifária feita manualmente. dependendo da política da companhia aérea envolvida. sofrendo um desconto manual em porcentagem ou valor sobre a tarifa. uma ADM poderá ser enviada. O bilhete é emitido conforme as regras da base tarifária. O bilhete é emitido de acordo com a tarifa calculada pelo Sabre considerando a classe de reserva. Fase Descrição Diferenças 3. na guia Comunidades => AgencyeServices => clicar na guia Ferramentas => Notas de Débito => Suporte e Informações => e escolha a opção adequada.0 Totalmente automática. conhecidos também como Segmentos Casados. independente da classe reservada.75 Forçar a base tarifária e inserir desconto. deverão ser vendidos juntos.Manual do Aluno – Dezembro 2015 4 . usando o formato para venda de voos com conexão. sendo que encontraremos:  Procedimentos da nota de débito. onde se encontram as regras e procedimentos. PQA Totalmente Manual. Estão garantidas qualquer emissão automática fase 3.  Política de garantias da tarifa. mencionada acima. quando nenhuma informação é forçada pelo agente emissor. A Sabre possui uma Política de Garantia de Tarifas. forçar uma base tarifária. basta clicar na própria tela azul do sistema. também chamados Fases de Emissão. Caso contrário. Nota: Os segmentos de conexão. Política de Garantia e Notas de Débito Para acessar a Política de Garantia de Tarifas Sabre.

W*1Y Ativar a impressora de estoque de bilhetes eletrônicos do Direct Ticketing. O sistema emitirá o bilhete e enviará os dados dos cupons de voos para as companhias aéreas envolvidas. Este é o canal mais conhecido por ser o mais usado.Emissão Fase 3. as impressoras serão automaticamente canceladas pelo sistema. poderá desativar as impressoras através do processo abaixo:  Formato Descrição W*NO Desativar a impressora de bilhetes eletrônicos. DSIVAA1CDF Ativar a impressora do recibo eletrônico do passageiro. quando a emissão envolver como companhia validadora a Tam. são elas:  e-TKT – bilhetes provenientes do BSP. por ser utilizado somente pela Tam para as emissões de seus bilhetes domésticos e internacionais. * Não será necessário desativar as impressoras do cupom do agente e do recibo eletrônico do passageiro ao trocar o fornecedor de bilhetes eletrônicos. haverá a necessidade de desativar a impressora do BSP e ativar a do Direct Ticketing. Assim.Manual do Aluno – Dezembro 2015 5 . Canal menos conhecido. A seguir. Emissão I – Básico . Formato Descrição W*BR Ativar a impressora de estoque de bilhetes eletrônicos do BSP. veremos os formatos adequados para ativar estas impressoras. *S*P Visualizar se as impressoras estão ativas e quais são elas.  e-TAT – bilhetes provenientes do Direct Ticketing. existem duas maneiras de abastecermos nosso PCC com os estoques de bilhetes eletrônicos. através dele obteremos o estoque de bilhetes para emitirmos com todas as empresas aéreas do mundo exceto a Tam. PTR/END Desativar a impressora dos cupons do agente. Caso necessite. * DSNO Desativar a impressora do recibo eletrônico do passageiro.0 – Impressoras Antes de iniciar o processo de emissão dos bilhetes é necessário ativarmos as impressoras que serão utilizadas na emissão dos bilhetes. Tanto o cupom do agente quanto o recibo do passageiro serão impressos em papel comum e poderão ser processados pela mesma impressora. PTR/AA1CDF Ativar a impressora dos cupons do agente. Ao desativar sua assinatura Sabre para finalizar seu dia de trabalho. Hoje no Brasil. Estas impressoras poderão ser ativadas uma única vez no dia.

DPB Imprimir o recibo da emissão.Separador dos qualificadores. caso contrário. Para o cartão de crédito à vista ser processado corretamente o asterisco . analisando o trecho do itinerário. o sistema emitirá o bilhete de acordo com a classe reservada.Manual do Aluno – Dezembro 2015 6 . No campo do item nominal. campo obrigatório se não usar o “PQ”. campo obrigatório. Apresentamos três módulos de treinamento abordando o tema emissão. Sem o uso do qualificador PQ. EDTEXTO Informações no campo de Endossos e Restrições.  Emissão II – Pagamento Parcelado: Pagamento parcelado nos cartões de crédito e duas formas de pagamento (cash + cartão). Emissão I – Básico . o sistema não processará corretamente a forma de pagamento.  Emissão e Reemissão – Fases Manuais e PQ Aprimorado: Fases 3. A seguir veremos os processos possíveis para emissão de um bilhete. FCASH ou Indicar a forma de pagamento. F*AX372042332191008/1016¥CVV123 Podemos incluir o código de segurança do cartão de crédito. Para a forma de pagamento cartão de crédito à vista o uso do “*” (asterisco) é obrigatório. Neste exemplo. uma vez que ao solicitar a tarifa e gravála com antecedência no PNR teremos a oportunidade de conferir os dados para efetuar uma emissão mais segura.5. as datas e as categorias da regra da tarifa. ou PQ KP0 Indicar a comissão a ser paga pela companhia aérea.75 e a máscara do PQA para edição dos dados da tarifa. em cada um deles focamos pontos importantes para o conhecimento abrangente do tema. O pagamento F*AX372042332191008/1016 ou Cash é o mesmo que Faturado.“*” é obrigatório. se houver. se houver. porém na hora da emissão do bilhete o sistema Sabre reconhecerá apenas 29 caracteres. O uso do qualificador PQ é bastante indicado. se houver. podemos adicionar no máximo 63 caracteres.Emissão Fase 3. não gerando o código de autorização da administradora do cartão. BA*02P Franquia de bagagem. 3. à seguir veremos os assuntos tratados em cada um deles:  Emissão I – Básico: Dados gerais e pagamento cash e cartão de crédito à vista.0 O formato base para emissão de um bilhete envolve a letra “W”e a soma de outros códigos conhecidos como qualificadores. UN*TESTE Indicar o uso de TOUR CODE. W¥ALH¥FCASH¥BA*02P¥KP0¥UN*TESTE¥EDTEXTO¥DPB Item Descrição W¥ Formato para emissão e Cruz de Lorena . utilizaremos alguns qualificadores obrigatórios e outros opcionais. que indicarão qual o processo que estamos executando. ALH Companhia aérea validadora do bilhete.

BA* BA*02P BA*23K BA*NIL BA1*23K¥BA2*02P Franquia de bagagem Conceito em peças – 02 peças. KP KP9 KPG10 KPN6 Comissão da agência Comissão de 9%.Qualificadores de Emissão A seguir temos alguns exemplos do uso dos qualificadores de emissão: A ADL Validação da companhia aérea Companhia Delta Airlines.Manual do Aluno – Dezembro 2015 7 . Comissionamento para emissão governamental. AC* AC*COCACOLA Account code Código de tarifa acordo para empresa. Também inibe a tarifa pública. Coca-cola. Comissão de 6% para operadoras sobre tarifa net-net. Conceito em quilos – 23 quilos. Corporate ID. PQ PQ PQ1 Registro de cotação de preços Indica registro do único PQ armazenado. Indica registro do PQ número 1. Combinando franquias diferentes. PV AC*NESTLE¥PV IDHL01¥PV Private fare – complemento para as tarifas corporativas Account Code. Código único carregado por Corporate ID. utilizando em conjunto o qualificador NET/BRL valor. exemplo. exemplo. RW Tarifa Volta ao Mundo ou Circular Código para emitir com tarifa para estes tipos de viagens. U UAC*NESTLE UIDHL01 Código único para tarifa corporativa Código único carregado por Account Code. I IABC01 Corporate ID Código da tarifa com desconto corporativo. ED EDAUTH 1234 Endossos e restrições Texto livre. ABC01. Sem direito a franquia. EO/ EO/AUTH 355221 Endossos e restrições Texto livre que anula automaticamente o conteúdo de endossos estipulado pela companhia e consequentemente a garantia da tarifa. Para restringir a tarifa pública. se necessário preencher com suas informações. Emissão I – Básico .

UX* UX*ABCDE Tour code – Operadora inibe a tarifa e o código IT Código indicado pela companhia aérea (incentivo). itinerário e a fatura.53YR Isenção de taxas e/ou impostos Isentar taxas e cobrar apenas impostos. Cobrar apenas a taxa informada. DPB DPB Imprimir comprovantes do E-TKT Imprimir o recibo do passageiro.1. V V1*10SEP31DEC Validade dos cupons de embarque Indica as datas de validade dos cupons de voos no campo: “Não válido antes de… // Não válido depois de…” V(número do segmento)+(validade do cupom). P PC08 PINF PADT Tipos de passageiros Indica passageiro criança de 08 anos.65BRL/9. Cobrar somente taxas ou impostos específicos. caso contrário. Indica passageiro bebê.10 Net remittance Insere o valor NET-NET operadoras. NET/BRL NET/BRL122. F*AX372042332191008/1016¥CVV123 Indicar o código de segurança do cartão de crédito. Emissão I – Básico .1 ou todos os nomes do primeiro item nominal e mais o passageiro 2. Este código não será armazenado em nenhum campo da reserva e nem transmitido para o Back Office da agência ou via e-mail através do TripCase. F*AX372042332191008/1016 Pagamento no cartão de crédito à vista. UI* UI*ABCDE Tour code – Operadora inibe a tarifa mas não o código IT Código indicado pela companhia aérea (incentivo). TE TE TN TX42.52US TX68.1 Selecionador de nomes Emissão do TKT para o passageiro de item nominal 3. para F Selecionador de forma de pagamento FCASH Pagamento em dinheiro ou faturado para a agência. não é obrigatório. o sistema não processará corretamente a forma de pagamento. UN* UN*ABCDE Tour code – Agência de turismo Código indicado pela companhia aérea (incentivo). Indica passageiro adulto.Manual do Aluno – Dezembro 2015 8 .1 N1/2. no campo “Remittance”.N N3. Para a forma de pagamento cartão de crédito à vista o uso do “*” (asterisco) é obrigatório. Isentar taxas e impostos. não gerando o código de autorização da administradora do cartão.

00BRL370. o PNR retornará automaticamente para sua área de trabalho.00BRL370.32BR 37.00END Emissão I – Básico . Para este exemplo a reserva apresentará um trecho nacional. Após a emissão.32 ETR MESSAGE PROCESSED OK 6.00DU ADT-01 NPRORS SAO JJ NAT215.Emissão Fase 3.6 *T« TKT/TIME LIMIT 1.32BR TAX 37. *OSXVXV 1.TE 9572376072044-1Y ANDRA/L SX62*AMA 1752/30AUG*D WETR*2« ELECTRONIC TICKET RECORD PNR:OSXVXV TKT:9572376072044 ISSUED:30AUG11 PCC:SX62 IATA:96188116 NAME:ANDRADA/LUIS ROBERTO MR FOP: CASH CPN A/L FLT CLS DATE BRDOFF TIME ST F/B STAT 1 JJ 3306 N 17NOV GRUNAT 0715 OK NPRORS OPEN 2 ARUNK 3 JJ 3391 N 30NOV FORGRU 1832 OK NPRORS OPEN 02012862-000160/NONEND/VALIDJJ ONLY FARE BRL370.DETAILS FARE NOT GUARANTEED UNTIL TICKETED PQ 1 BASE FARE TAXES TOTAL BRL370.32ADT XT 41.32XT BRL448.00DU TOTAL BRL448.TAW31AUG/1800 0715 0920 /DCJJ*2Y4HIB /E 1832 2300 /DCJJ*2Y4HIB /E *PQ« PRICE QUOTE RECORD .32 SAO JJ NAT215.00END VALIDATING CARRIER .1ANDRADA/LUIS ROBERTO MR 1 JJ3306N 17NOV 4 GRUNAT HK1 2 ARNK 3 JJ3391N 30NOV 3 FORGRU HK1 TKT/TIME LIMIT 1.00/-FOR JJ SAO155.: A funcionalidade acima é opcional.00 TAX 41. desde que o Auto End & Retrieve esteja ativado em seu TJR.00 78.0 – 1ADT com PQ e Pagamento Cash Veremos a seguir as etapas para emissão de 1 adulto com a tarifa armazenada no PQ e utilizando forma de pagamento CASH – dinheiro.00/-FOR JJ SAO155. dependendo apenas da ativação pelo Key Coordinator de sua agência.JJ NONEND/VALID JJ ONLY 01 O GRU JJ 3306N 17NOV 715A NPRORS 17NOV1317NOV13 23K 02 NAT VOID 03 O FOR JJ 3391N 30NOV 632P NPRORS 30NOV1330NOV13 23K GRU VALIDATING CARRIER-JJ SX62 SX62 *AMA 1539/30AUG PRICE-SYS A seguir veremos o formato para emissão do bilhete.Manual do Aluno – Dezembro 2015 9 . W¥PQ¥AJJ¥KP0¥FCASH« OK 448.T-30AUG-SX62*AMA 2. OBS.

15XF ADT-01 SHE03BQ1 LPW03CQ1 SAO AA X/MIA AA ORL M822.31ADT XT 67.95XA 11.00 XFMIA4.5 VALIDATING CARRIER .5 VALIDATING CARRIER .50AA X/MIA AA SAO M711.91AY 7.74YC 11. Teremos duas tarifas armazenadas.95XA 11.13XY 7. e em seguida a tarifa armazenada na reserva.13XY 7. Veremos primeiro os dados dos nomes e voos.Manual do Aluno – Dezembro 2015 10 .00 BRL2816.84US 8.1¥PQ2N1.AA / NONREF/RESTRICTIONS APPLY 01 O GRU AA 998S 20JAN 110A SHE03BQ1 20JAN1320JAN13 02P 02 X MIA AA 1836S 20JAN 810A SHE03BQ1 20JAN1320JAN13 02P 03 O MCO AA 2517L 10FEB 700P LPW03CQ1 10FEB1310FEB13 02P 04 X MIA AA 907L 10FEB 855P LPW03CQ1 10FEB1310FEB13 02P GRU VALIDATING CARRIER-AA SX62 SX62 *AMA 1005/31AUG PRICE-SYS PQ 2 PCNN BASE FARE EQUIV AMT TAXES TOTAL USD1328.72XT BRL2277. W¥PQ1N1.AA / NONREF/RESTRICTIONS APPLY 01 O GRU AA 998S 20JAN 110A SHE03BQ1CH 20JAN1320JAN13 01P 02 X MIA AA 1836S 20JAN 810A SHE03BQ1CH 20JAN1320JAN13 01P 03 O MCO AA 2517L 10FEB 700P LPW03CQ1CH 10FEB1310FEB13 01P 04 X MIA AA 907L 10FEB 855P LPW03CQ1CH 10FEB1310FEB13 01P GRU VALIDATING CARRIER-AA SX62 SX62 *AMA 1005/31AUG PRICE-SYS A seguir veremos o formato para a emissão dos bilhetes que serão processados através de um único comando pois a forma de pagamento será a mesma usada para ambos os passageiros.75NUC1328.00 BRL2112. demonstraremos a emissão internacional de bilhetes para passageiros adulto e criança utilizando a forma de pagamento com cartão de crédito à vista da tarifa armazenada na reserva através do formato PQ.15XF CNN-01 SHE03BQ1CH LPW03CQ1CH SAO AA X/MIA AA ORL M616.91AY 7. uma para cada tipo de passageiro.6 Emissão I – Básico .84US 8.0 – 1ADT / 1CHD com PQ e Pagamento com Cartão de Credito à Vista Neste exemplo.77CNN XT 67.Emissão Fase 3.00NUC1771.74YC 11. FMDSDK 1.72XT BRL2982.2¥AAA¥KP6¥F*AX372042332191008/1016¥CVV456« * CREDIT VERIFICATION IN PROGRESS OK 5260.25 END ROE1.05 165.08 113103 US INS INSPECTION AND CUSTOMS FEES INCLUDED ETR MESSAGE PROCESSED OK 6.00 END ROE1.DETAILS PQ 1 PADT BASE FARE EQUIV AMT TAXES TOTAL USD1771.00BR 51.00 XFMIA4.59 165.00AA X/MIA AA SAO M949.00BR 51.2MORAES/BEATRIZ MRS/GUILHERME MSTR 1 AA 998S 20JAN 5*GRUMIA HK2 0110 0625 /DCAA*FMDSDK /E 2 AA1836S 20JAN 5 MIAMCO*HK2 0810 0910 /DCAA*FMDSDK /E 3 AA2517L 10FEB 5*MCOMIA HK2 1900 2010 /DCAA*FMDSDK /E 4 AA 907L 10FEB 5 MIAGRU*HK2 2055 0815 11FEB 6/DCAA*FMDSDK /E *PQ« PRICE QUOTE RECORD .

W¥ADL¥KP6¥FCASH¥PSEA¥N2. W¥PQ1¥N1. conforme os exemplos apresentados na tabela a seguir. Formatos com o PQ Descrição W¥PQ1N1.0 – Outros Formatos No exemplo anterior.2¥AAA¥KP6¥FCASH Emitir tipo de passageiro criança (de 07 anos) – CHD. W¥AAC¥KP6¥FCASH¥UICLARO11 W¥AIB¥KP6¥FCASH¥UAC*OIBR W¥AIB¥KP0¥FCASH¥RW Emitir tarifa Volta ao Mundo ou Circular. W¥ALH¥KP6¥FCASH¥PSTU Emitir tipo de passageiro estudante.1¥AAA¥KP6¥FCASH Emitir várias tarifas e vários tipos de pax com a mesma forma de pagamento. O sistema respeitará as informações gravadas na reserva e as utilizará para emitir os bilhetes.1¥AAA¥KP6¥FCASH Emitir tipo de passageiro adulto – ADT.2¥AAA¥KP6¥F*AX372042332191008/1016 W¥PQ3¥N2.Manual do Aluno – Dezembro 2015 11 . W¥PINF¥N2. com uma única entrada emitimos ambos os passageiros. na tabela à seguir demonstraremos algumas delas. inserir os códigos dos diferentes tipos de tarifas diretamente no formato da emissão.1 Emitir tipo de passageiro com tarifa para Grupo. W¥PC07¥N1.1 Emitir tipo de passageiro marinheiro. W¥AIB¥KP6¥FCASH¥PGVT Emitir tipo de passageiro governamental. W¥AKL¥KP6¥FCASH¥PNEG¥PV W¥AAA¥KP6¥FCASH¥PPRO¥PV W¥AUA¥KP6¥FCASH¥PJCB¥PV Emitir tipo de passageiro com tarifa operadora (pacote).1¥AAA¥KP6¥F*AX375642331197231/0317¥CVV884 de pax com formas de pagamentos diferentes. W¥AUA¥KP6¥FCASH¥PPFA¥PV W¥AUA¥KP6¥FCASH¥PITX¥PV W¥ADL¥KP6¥FCASH¥PGRP¥N1. W¥AAA¥KP6¥FCASH¥AC*TIMBR W¥AAF¥KP6¥FCASH¥IVIVO11 Emitir tarifa acordo. Os tipos de tarifas apresentadas na tabela acima poderão ser gravadas no PNR e ao emitir adicionaremos o formato PQ ao comando de emissão. Emissão I – Básico .1¥AAA¥KP6¥FCASH Emitir várias tarifas e vários tipos W¥PQ2¥N1.1¥PQ2N1. Ou poderemos também.1¥AAA¥KP6¥FCASH Emitir tipo de passageiro bebê – INF. Formatos sem utilizar o PQ Descrição W¥PADT¥N1. existem várias maneiras de emitirmos os bilhetes.2¥PQ3N2.Emissão Fase 3.

1. Formato Descrição *T Exibir o campo do TKT/TIME LIMIT no PNR. WETR*T0011101665432 Exibir o bilhete através de seu número.Visualizar o Bilhete Emitido e Status Existem duas formas para visualizar o bilhete emitido. 13. Número do bilhete emitido // Tipo de Estoque 1Y – Direct Ticketing ou BR – BSP // Sobrenome e a primeira letra do nome do passageiro // PCC e assinatura do agente emissor 2.dinheiro ou em branco cartão crédito // Tipo de Viagem . WETR*2 Exibir o bilhete da linha número 2 no PNR.Manual do Aluno – Dezembro 2015 12 . Título do campo indicando dados do bilhete retidos na reserva. PCC e assinatura do agente emissor. 11. 4. 8. 10. TKT – número do bilhete // Data da emissão // PCC emissor // IATA da agência emissora. Tarifa // Taxas e códigos // Valor total – Tarifa + Taxas. OPEN = Não Utilizado CKIN = Check – in USED = Utilizado PTRD = Cupons impresso EXCH = Reemissão SUSP = Suspenso pela companhia aérea RFND = Reembolso ACTL = Sob controle do aeroporto. 6. INV – Invoiced // CUST – DK Number se houver // PNR .D (doméstico) ou I (internacional). 2. Construção Tarifária. *T« TKT/TIME LIMIT 1. 11.32 SAO JJ NAT215. VOID = Cancelado Campo de endossos e restrições. Nome do passageiro. 2. // Horário local e data da emissão // Forma de Pagamento .Localizador da reserva. 1. 7. 10.“*” . Emissão I – Básico . 2.T-30AUG-SX62*AMA 2.00DU TOTAL BRL448. a 12.00END Descrição 1. sem o PNR.00BRL370. Veremos as entradas a seguir.00 TAX 41. 12. que poderá ser: 6.00/-FOR JJ SAO155. Cupon de voo // Cia // Voo // Classe // Data embarque // Origem e destino // Horário do embarque // Base tarifária // Status do cupom de voo. 3.TE 9572376072044-1Y ANDRA/L SX62*AMA 1752/30AUG*D Itens Descrição Número da linha. 3.32BR TAX 37. 9. com ou sem a reserva na tela do sistema Sabre. a 9. 5. 1. 13. Forma de pagamento. Itens WETR*2« ELECTRONIC TICKET RECORD INV: CUST: PNR:OSXVXV TKT:9572376072044 ISSUED:30AUG11 PCC:SX62 IATA:96188116 NAME:ANDRADA/LUIS ROBERTO MR FOP: CASH CPN A/L FLT CLS DATE BRDOFF TIME ST F/B STAT 1 JJ 3306 N 17NOV GRUNAT 0715 OK NPRORS OPEN 2 ARUNK 3 JJ 3391 N 30NOV FORGRU 1832 OK NPRORS OPEN 02012862-000160/NONEND/VALIDJJ ONLY FARE BRL370. data. 5. 4.

*PAC« ACCOUNTING DATA 1. AA¥3598858608/ 413. Caso não conste a informação do bebê com a data de seu nascimento no campo SSR. Se for necessário apagar as linhas contábeis da reserva.40 Valor da comissão do agente.06/ 197.96 Valor total das taxas e impostos. O nome inserido no campo SSR INFT deve ser exatamente igual ao informado no item nominal. 413. F Indica o tipo de viagem (F – Internacional // D – Doméstica). sobrenome e nome do passageiro.1 Dados do bebê para outras cias.2 Dados do bebê para AA. Formato Descrição 4INFT/COSTA/LUCAS MSTR/10JAN11-1. utilize o formato: Formato Descrição AC1¤ Cancela a linha 1 do campo Accounting Data. inclusive com o título MISS ou MSTR. a data de nascimento deste.06 Valor total da tarifa. O campo SSR INFT deverá ser associado ao item nominal do adulto.96/ONE/CA 1. o agente não conseguirá emitir o seu bilhete. 1. Emissão I – Básico .Accounting Data Juntamente com a emissão do bilhete. deverá ser incluída no PNR.1LEMOS Descrição AA¥3598858608 Código da companhia aérea validadora e número do bilhete. E Indica que a transação foi eletrônica. 1 Indica se temos bilhetes conjugados.1LEMOS JORGEMR Item nominal. quando houver um bebê na reserva. SSR – FOID // INF // DOCS  INF De acordo com novos padrões da IATA. 3INFT/GOMES/DAIANE MISS/02MAR11-1.Manual do Aluno – Dezembro 2015 13 . 6890. CA Forma de pagamento (CA – Cash // CC – Cartão de Crédito). o campo chamado Accounting Data é criado pelo sistema e suas informações serão importantes para o back-office da agência. 197.40/ JORGE MR/1/F/E Item 6890.

3FOID/PPBR1234567A–1.1 Para todas as companhia aéreas. Algumas companhias aéreas. exigem a inserção deste campo para que o bilhete eletrônico seja processado. *P3D ou *P4D Visualizar o campo SSR do DOCS.3 DL . 3FOID/NI123456789012–1. partem. assim como todos os voos internacionais ponto-a-ponto operados por empresas aéreas com base nos Estados Unidos.Localizador da companhia aérea. sobrevoam ou trafegam pelos Estados Unidos. Para maiores informações. 4DOCS/DB/(Data de nascimento) /(Sexo)/(Sobrenome)/ (Nome)/(Segundo Nome)-(Item nominal) M – Masculino / MI – Masculino Infant / F – Feminino / FI – Feminino Infant  Visualizar e Cancelar o SSR Formato *P3 ou Descrição *P4 Visualizar o campo SSR. 3FOID/DL017852369–1. Emissão I – Básico .1 CC – Bandeira e cartão de crédito. 3FOID/TN0014568795235–2.1 FF – Cartão do passageiro frequente.1 Para American Airlines. consulte o Format Finder utilizando a palavra-chave Documentação do Passageiro. FOID Este campo indica a forma de identificação que será verificada pela companhia aérea para reconhecimento do passageiro e entrega do cartão de embarque no momento do check-in.Documento com fotografia.Documento de identidade. Para verificar quais são as empresas aéreas que exigem essa identificação. 3FOID/ID345678–3. Formato FOID 3FOID/CCAX372042332191008–2. 3FOID/FF12345678– 2.Carteira de habilitação.1 CN . 311¤ ou 412¤ Cancelar a linha 11 ou 12 do SSR do DOCS.1 NI .2 PP – Código do país e nº do passaporte.3 TN .  DOCS O Secure Flight é o programa que visa a comparação de dados como o nome. a data de nascimento e o sexo de cada passageiro com as listas de vigilância do governo americano.Número do bilhete. 3FOID/CNZ1E2F5–1. consulte a política das companhias através do formato WETP*(código da companhia) ou do Format Finder. Formato Descrição 3DOCS/DB/13MAR03/M/SA/PAULO-1. Este programa inclui as companhias aéreas que chegam. 31¤ ou 42¤ Cancelar a linha 1 ou 2 do SSR FOID / INFT.2 ID .Manual do Aluno – Dezembro 2015 14 . 3DOCS/DB/(Data de nascimento) /(Sexo)/(Sobrenome)/ (Nome)/(Segundo Nome)-(Item nominal) M – Masculino / MI – Masculino Infant / F – Feminino / FI – Feminino Infant 4DOCS/DB/22JAN00/F/SA/CINTHIA-2.

63AY 13.06XA BRL3068. Etapas Formato Descrição 1 *(localizador) Abrir a reserva na tela do Sabre. A liberação deste crédito dependerá de processos internos em cada administradora.TE 0013598858608-BR KIDA/I SX62*AMA 0920/27JUL*I TV 0013598858608-BR *VOID* SX62*AMA 1006/27JUL*E Item Descrição TV 0013598858608 Código de cancelamento e o número do bilhete cancelado.50NUC1174.76XF EQUIV FARE PD TAX TAX 14.5 TICKETING HISTORY 1. *T« TKT/TIME LIMIT 1. SX62*AMA 1006/27JUL* PCC da agência // assinatura do agente // horário local e data.46US 14.87 73. Após este período poderemos solicitar o reembolso se a regra da tarifa permitir ou efetuar uma reemissão.94BR TAX 91.29XY 11. esta ação seja efetuada dentro do mesmo dia da emissão.Manual do Aluno – Dezembro 2015 TIME:1803 STOCK:BR 15 .T-27JUL-SX62*AMA 2. PCC:SX62 SINE:AMA DUTY:* DATE:17NOV TIME:1147 2. -BR *VOID* Identificador do estoque do bilhete (BSP) e do cancelamento. INPUT MSG: W‡PQ‡F*AXXXXXXXXXXXX1008/XXXX 4. STOCK:BR WPNCB PCC:SX62 SINE:AMA DUTY:* DATE:17NOV REST: ID CODE:STAT CHG INPUT MSG: WV2 PREV STATUS:OPEN NEW STATUS:VOID Emissão I – Básico .37YC TAX 18. para a administradora do cartão de crédito uma mensagem para reverter o valor bloqueado na autorização gerada. WTDB*2/H« SABRE TICKET RECORD PNR:IMVUYI TKT:0015832535946 ISSUED:17NOV2014SAO PCC:SX62 IATA:96188116 NAME:AMARAL/TARSILA MRS FOP:AX372042332191008*1016/6G4K S CPN A/L FLT CLS DATE BRDOFF TIME ST F/B STAT 1 AA 234 S 20JAN GRUMIA 1100 OK SLX03FQ1 VOID 2 AA 233 N 30JAN MIAGRU 1130 OK NLW53FQ1 VOID FARE TOTAL USD1174. REST: ID CODE:ORG ISSUE 3. quando o bilhete for cancelado.00 TAX TAX TAX BRL3305. portanto não haverá como precisar o tempo de demora para a liberação.00END ROE1.36 NONREF/RESTRICTIONS APPLY SAO AA MIA619. além de outros dados relacionados ao histórico do bilhete. PQ INPUT: 5. 2 *T Abrir o campo do TKT/TIME LIMIT. permitirá que o agente confirme se a solicitação para reverter o valor autorizado pela administradora do cartão de crédito foi enviado pelo sistema Sabre.50AA SAO554.00 XFMIA4. 3 WV2 Digitar 2 vezes o formato para cancelar o bilhete. 8. O sistema Sabre enviará automaticamente. O formato a seguir. 7.Cancelar Bilhetes O BSP e a Direct Ticketing permitem que os bilhetes sejam cancelados desde que. 6.

No site do TripCase – https://tripcase. INPUT MSG – formato usado para cancelar o bilhete. independente do status do bilhete. Nas primeiras linhas desta resposta vamos encontrar os dados convencionais do bilhete que já foram explicados na página 12 deste manual. *PE Visualizar o campo do e-mail do passageiro na reserva.COM¥-2. Emissão I – Básico . que são apresentados em negrito no rodapé da resposta. assinatura do agente que estava ativo no momento da emissão // Date Time – data e horário da emissão // Stock . INPUT MSG – formato usado para emitir o bilhete.1 em vários endereços de e-mail diferentes registrados na reserva. acesse o site ou participe dos treinamentos para conhecer melhor esta ferramenta.1 Finalizar a transação e enviar e-mail para o único passageiro. Indica que o Sabre enviou a solicitação para reverter o valor autorizado pela administradora do cartão para esta emissão que foi cancelada. EMR¥N2. 2.SILVA@IBM. Se houver mais de um passageiro no PNR. ID Code – STAT CHG – indica alteração do status do bilhete.origem do estoque eletrônico (BSP ou Direct Ticketing). Para isto. mas poderemos selecionar vários endereços de e-mail. Recibo de Bilhete por e-Mail O agente de viagens poderá enviar o recibo do bilhete eletrônico no corpo do e-mail para o passageiro.1¥A3/4/5 Finalizar a transação. 7. devemos registrar o endereço de e-mail do passageiro na reserva e posteriormente encaminhar a mensagem.1. EMR¥N1.Manual do Aluno – Dezembro 2015 16 . ID Code – ORG Issue – indica a emissão original do bilhete. assinatura do agente que estava ativo no momento da emissão // Date Time – data e horário da emissão // Stock . PQ INPUT – formato armazenado no PQ e usado no comando da emissão.1 Registrar o e-mail do passageiro 2. devemos selecionar os nomes e a linha do endereço de e-mail a ser enviado. Podemos selecionar um único nome.com – existe uma gama de recursos muito grande.origem do estoque eletrônico (BSP ou Direct Ticketing). devemos associar os endereços de e-mail individualmente incluindo o item nominal ao formato do PE. Na próxima tabela. explicaremos os campos relacionados ao histórico do bilhete. conforme demonstrado na tabela acima. Linha Descrição PCC – da agência emissora // Sine – Assinatura do agente emissor // Duty – código da 1. 4. 6.Este formato poderá ser utilizado sempre que for necessário consultar os dados do histórico da emissão do bilhete. Formato Descrição PE¥ANA. PREV Status – OPEN NEW Status – VOID 8. 3. Quando o PNR tiver vários passageiros. PCC – da agência emissora // Sine – Assinatura do agente emissor // Duty – código da 5. PE2¤ Cancelar o endereço de e-mail da linha 2 do campo “PE”. enviar e-mail para o passageiro 2.

DQB*¥TAT Exibe o relatório das emissões Direct Ticketing do dia. ETR 0013598859798-99 Indica que o documento é eletrônico e mostra o número do TKT.42 CASH/CHECK AMT 3. DQB*« DQB* SX62 10AUG13 TICKETING REPORT TICKET COMMISSION AGENT NUMBER AMOUNT SINE TIME PNR-ORNCNX MEDEIROS/FLAVIO MR 0013598859798-99 218. Até 100 dias. DQB*ETU/BA Exibe o relatório especificando a companhia aérea. Formato Descrição DQB*ETU Exibe o relatório de bilhetes não utilizados.42 Assinatura. 3 (anteontem).42 CREDIT AMT . Emissão I – Básico . 2 (ontem). DQB*30JUL Exibe os relatórios BSP de um dia específico. onde o sistema examina na base de dados da companhia aérea. o sistema Sabre automaticamente desativa esta função. DQB*30JUL¥TAT Exibe os relatórios Direct Ticketing de um dia específico. horário local da emissão.78 AMA 1059 TOTAL DAILY SALES BRL 3. 1 (hoje).78 Valor da comissão do agente emissor. DQB*ETU/P (nº de dias)/ (nº DK) Exibe com data passada e por meio do nº DK. Caso a agência não acesse o relatório dentro de 30 dias. DQB*ETU/P (nº de dias) Exibe por meio de uma data passada. forma de pagamento e valor. Relatório de Bilhetes Não Utilizados Esse relatório estará disponível 05 dias após a data da última viagem do passageiro.Relatório de Movimento Diário O relatório do movimento diário das emissões ajuda a identificar o total de vendas do dia e demonstra informações importantes sobre cada bilhete emitido. DQB*ETU/H Exibe o histórico do relatório. sendo. o status dos bilhetes eletrônicos. MEDEIROS/FLAVIO MR Sobrenome e nome do passageiro.42 SABRE TREINAMENTO TICKET CURR AMOUNT ETR CA BRL 3844.00 Campo Descrição PNR-ORNCNX Localizador Sabre.Manual do Aluno – Dezembro 2015 17 . Formato Descrição DQB* Exibe o relatório das emissões BSP do dia.844. 218.844. AMA 1059 CA BRL 3844.

identifique o número do bilhete através do relatório de emissões do dia – DQB*. Para cancelar siga os passos abaixo: Passos Exemplo Ação 1 *(localizador) Exibir o PNR mesmo sem o TKT armazenado. Para evitar que a reserva seja cancelada por prazo vencido.Simultaneous changes A mensagem de advertência abaixo indica acesso simultâneo a um mesmo PNR por alguém da sua agência ou pela companhia aérea envolvida na viagem do passageiro. Nunca cancele o bilhete emitido por último. Para conhecer o formato adequado de cada companhia aérea consulte a referência a seguir. 3 WETRV Cancelar o bilhete. Bilhetar a reserva Quando um bilhete é emitido através do sistema Sabre. em seguida cancele o bilhete que foi emitido mas não foi armazenado dentro do PNR e emita novamente o bilhete. Formato Descrição N*/BILHETAR Lista de formatos adequados para bilhetar corretamente um PNR. OBS.: Sempre verifique o campo TKT/Time Limit – “*T” para reconfirmar se o número do bilhete foi armazenado na reserva.Manual do Aluno – Dezembro 2015 18 . depois que o sistema responder utilize o IR e garanta desta forma a sincronização das informações. finalize a operação utilizando os formatos do campo RCVD FROM – 6 e em seguida o ER. Após efetuar uma alteração na reserva antes de prosseguir com o formato para emissão do bilhete. seu número é informado automaticamente para a companhia aérea. ‡SIMULTANEOUS CHANGES TO PNR-USE I OR IR TO IGNORE AND RETRIEVE PNR‡ Quando a mensagem de Simultaneous Changes for enviada. devemos informar o número do bilhete via telefone diretamente com a companhia aérea ou devemos inserí-lo manualmente se a política da empresa aérea assim permitir. pois no sistema da companhia aérea poderemos ter um conflito de informações que irão resultar em uma ADM. recomendamos que verifique o campo TKT/Time Limit – “*T” para reconfirmar se o número do bilhete foi armazenado na reserva. Emissão I – Básico . *T« TKT/TIME LIMIT 1. porém se por qualquer razão a reserva não for finalizada corretamente. 2 WETR*T0011646480002 Exibir o registro do TKT pelo número. o sistema Sabre não enviará a informação para a companhia aérea. Nota: É muito importante! Efetue primeiro o cancelamento do bilhete que não ficou na reserva para depois emitir um novo bilhete. 4 WETRV Reconfirmar o cancelamento.TAW10JAN/ Em caso negativo.

RESTRICT PASSIVE SEGME. Emissão I – Básico . AUTOMATIC ELEC TKTG Se a emissão será de bilhetes eletrônicos. Indica se restrigirá segmentos passivos com outra companhia. STATUS Indica qual o status da empresa aérea para emissão de bilhete... Formato Descrição WETP*AA Exibir o perfil da companhia com suas permissões e restrições. MAX COUPONS PER ETR Número máximo de cupons de vôos autorizados pela empresa.. CANCEL REFUND/VOID EXCH Indica se permite cancelar o reembolso ou a reemissão.. EXCHANGE PAPER FOR ETR Indica se permite a reemissão de TKT físico para eletrônico. PARTICIPATION LEVEL Nível de participação da companhia com o Sabre. Indica se há restrição para bilhetes com segmentos passivos. Poderemos visualizar todas as restrições e permissões configuradas por elas através do sistema Sabre. Item Descrição AIRLINE Nome da companhia aérea. ETR REVALIDATION ALLOWED Indica se aceita a revalidação do bilhete eletrônico. EXTENDED ET SEARCH Indica se a máscara de busca do TKT poderá ser utilizada. INFANT ET ALLOWED Indica se o TKT do INF poderá ser emitido junto com um TKT de ADT W/ADULT na mesma transação. CHECK /N ETR INDICATOR Indica se haverá restrição quanto emissão eletrônica. RESTRICT TKNE FOR OPEN. OPEN SEGMENTS ALLOWED Se permite a emissão de TKT eletrônico em aberto.Manual do Aluno – Dezembro 2015 19 . NET TICKETING Indica se aceita emissão com tarifas NET. CHECK /E ETR INDICATOR Indica se haverá permissão para emissão eletrônica... BULK FARE TICKETING Bulk Fare (tarifa não comercializada no Brasil)... na emissão open. NAME CHANGE ALLOWED Se autoriza modificações de nomes. NAME SELECT RESTRICTIONS Se haverá restrição a seleção de item nominal na emissão. RESTRICT NON-MERGED. RESTRICT INTERLINE PASSI.Perfil da Companhia Aérea – WETP* As companhias aéreas podem cadastrar diferentes configurações no registro de seu bilhete eletrônico dentro dos sistemas. SSR FOID REQUIRED Indica se há necessidade do FOID na reserva. FLT COUPON PRINT ALLOWED Permitir impressão dos cupons de vôos não utilizados. Indica se o Sabre enviará mensagem p/a cia. RFND/EXCH AUTHORIZATION Indica se autoriza reembolsos e reemissões. (mercado americano). OA FQTV SENT IF IN PNR Indica se aceitará programa de milhagem de outra companhia.

AX372042332191008 Código da administradora e número do cartão. /BRL1000. POINT OF SALE COUNTRY Países autorizados para emitir com a companhia aérea.ALLOW ETKT ON FULLY… Indica se a companhia permitirá TKT´s totalmente em aberto.00 09NOV15 1331/10NOV15 UA Emissão I – Básico . SSR TKNE FOR ET REVAL Indica se o Sabre enviará SSR da revalidação.00 Valor total da compra (incluindo taxas).00/UA/*C9876« * CREDIT VERIFICATION IN PROGRESS OK 010103 VERIFY CARDHOLDER SIGNATURE AND EXPIRATION DATE FORM OF PAYMENT DATA EXISTS *FOP TO DISPLAY ALL Formato Descrição CKS* Formato para solicitação de aprovação de crédito. XT BREAKDOWN Quando YES a companhia demonstrará os códigos e valores das taxas ACCEPTANCE separadamente no bilhete eletrônico. o código – 010103 corresponde a autorização gerada pela administradora do cartão de crédito que estará armazenada no campo *FOP. é possível solicitar o código de aprovação através do sistema Sabre. Código de Aprovação da Administradora do Cartão Quando a forma de pagamento for cartão de crédito à vista. /UA Companhia aérea validadora do bilhete. /1217 Validade do cartão de crédito. CKS*AX372042332191008/1217/BRL1000. ET INTERLINE Indica a aceitação de emissão com trechos interlines. *C9876 Código de Segurança do verso do cartão. No exemplo a seguir.Manual do Aluno – Dezembro 2015 20 . *FOP« FORM OF PAYMENT AXXXXXXXXXXXX1008/1217 010103 BRL1000.

PTR/END Desativa a impressora dos Cupons do Agente.1¥AAA¥KP0 ¥FCASH Emitir várias tarifas e pax com mesma forma de pagto. W*NO Desativar a impressora de bilhetes eletrônicos.1 FOID com NI . Emissão I – Básico . WETR*T0011101665432 Exibir o bilhete através de seu número. 3FOID/FF12345678– 2. AC1¤ Cancela a linha 1 do campo Accounting Data.3 FOID com TN .1 FOID com FF – Cartão do passageiro frequente. 3FOID/PPBR1234567A–1.1 Registra o e-mail do passageiro 2.Carteira de habilitação. 3FOID/CCAX372042332191008–2. EMT¥N2.3 FOID com DL .1 em vários e-mails. *T Exibir o campo do TKT/TIME LIMIT dentro do PNR.2 FOID com PP – Código do país e nº do passaporte. *P3 Visualizar o campo SSR. W¥PQ1N1.Documento de identidade.Referência Rápida // Emissão I – Básico Formato Descrição W*BR Ativar a impressora do BSP.Manual do Aluno – Dezembro 2015 21 .2¥AAA¥KP6¥ F*AX372042332191008/1016¥CVV123 Emitir bilhete cartão de crédito à vista para vários pax. DSNO Desativa a impressora do recibo eletrônico do pax. sem o PNR.COM¥-2.2¥PQ3N2.Número do bilhete. W¥PQ1N1. 3FOID/ID345678–3. W¥PQ¥AJJ¥FCASH Emitir bilhete cash para 1 passageiro.1 Data de nascimento do INF para outras Companhias 3DOCS/DB/13MAR03/M/SA/PAULO-1. *S*P Visualizar as impressoras ativas.SILVA@IBM.Localizador da Companhia aérea. 31¤ ou 42¤ Cancelar a linha 1 ou 2 do SSR FOID / INFT.1 Para todas as Companhia aéreas. WETR*2 Exibir o bilhete da linha número 2 dentro do PNR.1 FOID com CN .1¥A3/4/5 Finalizar e enviar e-mail p/pax 2.1 FOID com CC – Bandeira e cartão de crédito. WV2 Digitar 2 vezes o formato para cancelar o bilhete. PE¥ANA.2 FOID com ID .1 Para American Airlines.1¥PQ2N1. 4INFT/COSTA/LUCAS MSTR/10JAN11-1. *P3D ou *P4D Visualizar o campo SSR do DOCS. 4DOCS/DB/22JAN00/F/SA/CINTHIA-1. DSIVAA1CDF Ativar a impressora do recibo eletrônico do passageiro.1 Finalizar e enviar e-mail para único pax da reserva. *PAC Exibir o campo dos dados contábeis. 3FOID/TN0014568795235–2. 311¤ ou 412¤ Cancelar a linha 11 ou 12 do SSR do DOCS.Documento com fotografia.1¥PQ2N1.2 Data de nascimento do INFANT para AA. 3INFT/GOMES/DAIAN MISS/02MAR11-1. 3FOID/NI123456789012–1. PTR/AA1CDF Ativar a impressora dos Cupons do Agente. 3FOID/DL017852369–1. W*1Y Ativar a impressora do Direct Ticketing.1 EMT¥N1. 3FOID/CNZ1E2F5–1.

DQB*¥TAT Exibe o relatório das emissões Direct Ticketing do dia.1¥AAA¥KP6¥F*AX453. WETP*AA Exibir o perfil da Companhia aérea..2¥AAA¥KP6¥F*AX372.1¥AAA¥KP6¥FCASH W¥PQ2¥N1. W¥ALH¥KP6¥FCASH¥PSTU Emitir tipo de passageiro estudante. WETRV Cancelar o bilhete sem o PNR.W¥PQ1¥N1. W¥AIB¥KP6¥FCASH¥PGVT Emitir tipo de passageiro governamental.00/UA Mostrar a autorização da administradora do cartão. DQB*ETU/P (nº de dias)/(nº DK) Exibe com data passada e por meio do nº DK. W¥AIB¥KP0¥FCASH¥RW Emitir tarifa Volta ao Mundo ou Circular.2¥AAA¥KP6¥FCASH Emitir tipo de passageiro criança – CHD. Emissão I – Básico . W¥AKL¥KP6¥FCASH¥PNEG¥PV Emitir tipo de passageiro com tarifa operadora (pacote). N*/BILHETAR Lista de formatos adequados para bilhetar um PNR. DQB*30JUL¥TAT Exibe os relatórios do Direct Ticketing de um dia específico.1¥AAA¥KP6¥FCASH Emitir tipo de passageiro adulto – ADT. W¥AAA¥KP6¥FCASH¥AC*TIMBR Emitir tarifa acordo. digitar 2 vezes. DQB*ETU/H Exibe o histórico do relatório. 3 (anteontem). W¥PADT¥N1. 1(hoje). DQB* Exibe o relatório das emissões BSP do dia. W¥ADL¥KP6¥FCASH¥PGRP¥N1. W¥PINF¥N2.. W¥ADL¥KP6¥FCASH¥PSEA¥N2.1 Emitir tipo de passageiro com tarifa para grupo. CKS*AX42332191008/1216/BRL1000. DQB*ETU/P (nº de dias) Exibe por meio de uma data passada.Manual do Aluno – Dezembro 2015 22 .. 2(ontem)./0415 Emitir várias tarifas e vários tipos de pax com formas de pagamentos diferentes..1¥AAA¥KP6¥FCASH Emitir tipo de passageiro bebê – INF. DQB*ETU Exibe o relatório de bilhetes não utilizados./1016 W¥PQ3¥N2. Até 100 dias sendo.1 Emitir tipo de passageiro marinheiro. DQB*30JUL Exibe os relatórios do BSP de um dia específico. DQB*ETU/BA Exibe o relatório especificando a Companhia aérea. *FOP Exibir a autorização armazenada no PNR. W¥PCNN¥N1.