Vous êtes sur la page 1sur 8

LIMA, Luiz Augusto Normanha; FERREIRA, Luiz Fabiano Seabra. Compreenso de ecologia e educao ecolgica para profissionais do ecoturismo.

In: FONTOURA, Paula (Org.). Pesquisa em Educao Fsica. Vol.7, n. 3 - 2008, pginas 89 a 96. Jundia: Fontoura, 2008. COMPREENSO DE ECOLOGIA E EDUCAO ECOLGICA PARA PROFISSIONAIS DO ECOTURISMO. LUIZ AUGUSTO NORMANHA LIMA UNESP Campus de Rio Claro SP - Brasil. LUIZ FABIANO SEABRA FERREIRA Resumo Educao adjetivada de acordo com as inter-relaes ocorridas entre os sujeitos, as teorias e o meio. Nesta discusso trataremos a educao ecolgica e a ecologia como possibilidades de construir compreenses sobre o tema, atribuindo significados e refletindo sobre as experincias das pessoas, neste caso os profissionais do lazer e da educao que trabalham com o ecoturismo. O mtodo utilizado foi o da Anlise do Fenmeno Situado (Fenomenologia), possibilitando uma anlise existencial dos profissionais de ecoturismo. A conscincia para os profissionais de ecoturismo algo a ser trabalhado, educado, conscincia tomada como um processo, uma construo. Os significados de mente, conscincia, ecologia seguido dos significados de educao e suas mais distintas formas, desde a massificada at as mais individualizadas, tem-se a complexidade e a necessidade de esclarecer cada um destes significados, pois so mltiplos. Palavras Chaves: Conscincia, Educao Ecolgica e Ecoturismo. Abstract Comprehension Of Ecology And Ecological Education For Ecological Tourism Professionals Education is qualified according to the interrelations occurred among subjects, the theories and the environment. In this discussion will treat the ecological education and the ecology as possibilities to build comprehensions on the theme, assigning meanings and reflecting about people's experiences, in this case the leisure professionals and of the education that work with ecoturismo. The used method was the of the Analysis of the Situated Phenomenon (Fenomenologia), enabling a professionals existential analysis of ecoturismo. The conscience for ecoturismo professionals is something to be worked, polite, conscience is taken as a lawsuit, a construction. The mind's meanings, conscience, ecology, followed by the education meanings and her more distinct forms, since for massificada until the most individualized, it has the complexity and the need to clarify each one of these meanings, because they are composite. Key words: Consciousness, Ecological Education and Ecological Tourism. Introduo Desde que o discurso ecolgico tornou-se mais corriqueiro em meados dos anos 70, a palavra ecologia, bem como seu conceito, tem sido usada nos mais diferentes discursos de variados tipos de pessoas, desta forma a sua concepo passa por diversas perspectivas.

De acordo com Acot (1990) foi em 1866 que o bilogo e naturalista alemo Ernst Haeckel (discpulo de Charles Darwin) criou e definiu o termo Ecologia oekologia como o estudo de relaes entre tudo o que vivo e no-vivo, entre si e o meio ambiente, ou seja, nossa casa, a Terra. A palavra ecologia deriva do grego oikos, com o sentido de casa, habitat e logos, que significa estudo. Na medida em que os problemas ambientais deixaram de ser apenas um discurso protecionista e passaram a ser reconhecidos por suas extremas dependncias em relao ao estado e a qualidade de vida do ser humano, as questes ecolgicas, incluindo o homem e seu ambiente, arquitetou-se numa ecologia social, uma ecologia que no quer apenas o meio ambiente: quer um ambiente de justia social e humano, juntamente com um desenvolvimento econmico-social ecologicamente sustentvel. A ecologia est no discurso biolgico, social e tambm no psicolgico. Melhor seria dizer que o discurso da ecologia , atualmente, bio-fsico-psico-social. De acordo com Pellegrini Filho (1993) os mltiplos fatores envolvidos na problemtica ambiental exigem um cuidadoso exame no sentido de construir uma compreenso profunda e sistmica sobre os processos e interaes ocorridas entre os seres vivos e os sistemas. Nesse sentido, podemos perceber que a educao ambiental envolve conhecimentos sobre a problemtica ambiental, bem como a ecologia num processo de reconhecimento e transformaes do Ser e do ambiente. Para isso a educao dever ser compreendida como uma possibilidade de reconstruo dos sentidos e significados, englobando a totalidade das nossas vivncias e expresses. Viezzer & Ovalles apud Barros (2000) expe que educao ambiental :
um processo de aprendizagem permanente baseado no respeito a todas as formas de vidas. Tal educao afirma valores e aes que contribuem para a transformao humana e social e para a preservao ecolgica. Ela estimula a formao de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservem entre si uma relao de interdependncia e diversidade. Isso requer responsabilidade individual e coletiva a nvel local, nacional e planetrio. A educao ambiental deve gerar, com urgncia, mudanas na qualidade de vida e maior conscincia de conduta pessoal, assim como harmonia entre os seres humanos, e destes com outras formas de vida.

Cascino (2000) ressalta que a partir da realizao da ECO-92, surgiram diversos debates acerca das necessidades de um desenvolvimento sustentvel e do papel da educao nas transformaes das mentalidades, lanando um novo discurso educacional capaz de sensibilizar e proporcionar transformaes nas tradicionais instituies promotoras e difusoras de prticas educativas. Sobre o mesmo assunto Pedrini (1997), afirma que a educao ambiental surgiu da necessidade de minimizar os impactos derivados do uso inadequado dos bens coletivos planetrios em diferentes escalas espao-temporais. Isto posto faz-se necessrio a implementao de programas educacionais objetivando minimizar esses impactos. Nos processos educacionais ressaltamos o lazer como um canal de amplo espectro possibilitando abordar qualquer assunto, pois brincando podemos vivenciar o ldico, a espontaneidade e a criao de novos significados acerca da realidade. No que se refere ao ldico, aos divertimentos implcitos no lazer, Faria et all (2002) desenvolvem-no como instrumento na formao de uma conscincia ecolgica para o pblico infantil, a metodologia adotada usar o ldico como meio educacional, por meio de oficinas de artes, voltadas para as questes ambientais e questionamentos se tais atividades contribuam para mudanas de hbitos, atitudes e mentalidades em relao conservao e ao respeito com o meio ambiente. Na atualidade podemos encontrar diversos projetos educacionais sendo desenvolvidos por ONGS em parceria com o poder pblico. Como exemplo podemos citar o projeto desenvolvido (Programa de Educao Ambiental: planejando a nossa paisagem corredores de biodiversidade da Serra do Mar SP) em parceria com o governo estadual e a prefeitura municipal do Balnerio de Caraguatatuba-SP, dentre as atividades desenvolvidas pela ONG SUPERECO podermos citar a capacitao de guias mirins ecolgicos na EMEF Antonia Antunes Arouca no bairro do Massaguau. Os objetivos deste programa visam a capacitao de guias e monitores ecolgicos ressaltando a necessidade de uma educao ecolgica que oriente as aes dessas pessoas que esto diretamente envolvidas com o ecoturismo, pois muitas delas esto inseridas, ou ocupam o entorno de reas de proteo permanente com diversos atrativos tursticos (Parque da Serra do Mar Ncleo Caraguatatuba-SP) e graves riscos

de destruio por falta de conservao. Por essas e outras aes podemos perceber a valorizao e ampliao da demanda por ecoturismo e a formao de agentes competentes em relao aos usos relacionados aos atrativos tursticos. O ecoturismo est relacionado s visitaes de ambientes naturais e a vivncias que possibilitam expresses sensveis. Conforme Cascino (2000 p. 203) a experincia na natureza est alm de modismos, sendo uma necessidade da prpria existncia humana. A redescoberta pelo ser humano passa por um criterioso exame das aes (analise), transcendendo sua condio de ser alienado das coisas da natureza. Para alm das analises racionais esto o desvelar das sensaes instintivas, sensibilidades oprimidas, encantamentos e pavores prprios de uma condio primitiva agora desaparecida. Nesse discurso podemos perceber a valorizao das subjetividades, ressaltando a necessidade de uma nova significao para nossas aes cotidianas e o ambiente no qual estamos inseridos. As construes das inter-relaes harmnicas entre os ambientes e as pessoas tm a necessidade de passar por um reconhecimento do meu prprio corpo como um ambiente no qual ocorrem diversas interaes em diversos nveis. Betrn & Betrn (2006) propem uma proposta pedaggica para as atividades fsicas de aventura na natureza (AFAN) na educao fsica do ensino mdio, ressaltando as percepes e as sensaes como canais diretos a serem explorados por essas atividades no mbito educacional. As concepes de ambientes decorrem das vivncias nas quais as pessoas atribuem significados s suas experincias. Para Faria et all (op. cit., p. 86) o meio ambiente tratado como tema transversal:
Nesta perspectiva de compreender a realidade social, os direitos e responsabilidades em relao vida pessoal e coletiva, que foram incorporados como Temas Transversais s questes da tica, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, da Sade, da Orientao Sexual e do Trabalho e do Consumo.

As oficinas de educao ambiental, propostas por Faria (2002), destinadas a facilitar o processo de aprendizagem dos problemas ambientais, buscando atravs do ldico e do resgate de brincadeiras de antigamente envolvem os temas lixo e gua, oficinas denominadas: Caminhos do Lixo e Cidadania pelas guas adaptadas das oficinas realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte. Concluem que ao se enquadrarem como profissionais do turismo, acreditam que a conscientizao da populao para o respeito ao meio ambiente, o primeiro passo para o desenvolvimento do turismo sustentvel. No mbito educacional podemos citar o trabalho do prof. norte americano Joseph Cornell no qual so desenvolvidas diversas atividades com o objetivo de sensibilizar as pessoas. De acordo com Mendona (2000, p. 137) elas expressam uma profunda reflexo e conhecimento sobre as possibilidades humanas de interao com a natureza. Elas revelam que estas podem ser infinitas. As visitas ecotursticas representam uma rica oportunidade de contato consigo mesmo, um processo de auto-conhecimento e descoberta de diferentes formas de expressar e se inter-relacionar com os ambientes. Para Barros (2000) a educao ao ar livre pode ser um meio para gerar novas formas de utilizao das reas naturais, protegidas ou no, observando algumas regras de sustentabilidade, gerando um mnimo impacto. Nesse contexto, os profissionais do ecoturismo ganham destaque na atualidade, pois esto envolvidos por uma srie de desafios, dentre eles podemos citar: falta de infraestrutura para a recepo de turistas em diversos atrativos tursticos (parques municipais, estaduais e nacionais) em todo territrio nacional, pois os mesmos foram criados inicialmente no papel por polticos e burocratas que na maioria das vezes desconheciam a realidade local das reas transformadas em reas de preservao; burocracia excessiva e lenta para licenciamentos (explorao de atrativos tursticos) junto aos rgos pblicos (IF-PESM-SP Instituto Florestal Parque Estadual Serra do Mar So Paulo); dificuldades em realizar visitaes em reas de proteo. Para Barros (op. cit., p. 107), a formao da conscincia ambiental a que tambm se propem as reas de conservao no se d de maneira satisfatria quando uma via de mo nica se estabelece entre a rea e a sociedade. Essa realidade advm de um precrio sistema gestor dos recursos (atrativos tursticos) destinados s visitaes. Os espaos privatizados em alguns casos dispem de uma melhor infla-estrutura para a recepo do ecoturista, alm disso, existem diversas pousadas e hotis que oferecem o ecoturismo como produto, implicando assim a necessidade de um acompanhamento por parte de entidades que possam verificar e avaliar a qualidade dos pacotes

oferecidos aos consumidores. Contra a simples massificao e transformao em mercadoria Pellegrini Filho (1993), ressalta a necessidade de um ecoturismo profundamente humanizado que envolva o ser humano na sua totalidade, respeitando as suas interaes sistmicas. Diante desta possibilidade, no apenas torna-se interessante identificar quais os hotis que realmente oferecem um servio de educao ambiental, como tambm, o que trata este estudo, uma anlise qualitativa de como os profissionais de lazer, envolvido com o turismo, os profissionais de ecoturismo, os guias de trilhas e de aventuras, os animadores de hotis, pensam a ecologia e o ecoturismo. Situando o Fenmeno A pesquisa qualitativa, segundo a modalidade da estrutura do fenmeno situado, precisa, de incio, situar o fenmeno. Para Martins e Bicudo (1989, p.75):
Isso quer dizer que s h fenmeno psicolgico enquanto houver um sujeito no qual ele se situa. Assim, o pesquisador est interessado no sujeito que est aprendendo, no sujeito que est ansioso, no sujeito que est com medo, etc.

Nesta pesquisa, o interesse desvelar o fenmeno da compreenso de educao ecolgica e ecologia para os profissionais de ecoturismo. Seus discursos sero tomados como dados, que revelaro o momento crucial e talvez, seriamente perigoso, mas tambm, oportuno, da histria da humanidade. No que se refere ecologia, atualmente o tema est ligado educao mental. A mente algo imaterial, energia, e os pensamentos so suas manifestaes. A mente, na modernidade, foi separada do corpo fsico, e nada tem a ver com este. Isto o Imperialismo do materialismo. No entanto, a mente um corpo encarnado, a mente no pode ser separada do corpo ou do seu ente, do seu Ser. Ela est sempre presente, operante em algum que vive esta mente. H um sujeito falante e suas falas so expresses dos estados mentais. Dessa forma, esse estudo uma anlise da mente como conscincia intencional, ou seja, como um momento da experincia de vida. A ecologia, nesse estudo, tomada como o estado de mente, a experincia e a compreenso que profissionais de ecoturismo possuem sobre o tema ecologia e educao ecolgica. Ser possvel analisar como se estrutura a ecologia na mente dos sujeitos participantes dessa pesquisa. Espera compreender como uma mente se mostra na sua conscincia de ecologia. Se a ecologia mental e se a preocupao com a educao, ento, nada melhor que saber o que ecologia e educao ecolgica para os profissionais de ecoturismo. Assim, analisa o que est presente na conscincia deles, quais so as suas compreenses e como eles trabalham a ecologia. Como trabalham (educam) a mente para a ecologia. Interrogao H uma diferena de atitude entre a pesquisa cannica emprico-positivista, e a que est sendo proposta aqui. No se utiliza, por exemplo, na Pesquisa do Fenmeno Situado, apontada por Martins e Bicudo (1989), a delimitao do estudo, apresentao de objetivos, levantamentos de hipteses a priores, definies de problemas e solues. As etapas do mtodo para esta pesquisa so: a pr-reflexo, o situando o fenmeno e a interrogao. Martins e Bicudo (op. cit., p. 78), explicam:
O pesquisador tem, portanto, alguns pressupostos no tericos para iniciar a sua pesquisa que pr-figuram sua interrogao, mtodo de trabalho e resultados que pretende alcanar. nesse momento que ele reativa a questo da objetividade. Ao ver o que iluminou e articulou sobre os perfis dos fenmenos estudados, perceber que sempre h uma referncia essencial s perspectivas que os revelam e compreender, ento, que ele e o sujeito pesquisado esto dialtica e essencialmente ligados. A partir dessa compreenso, ele no pode mais dizer que est descrevendo os fenmenos pesquisados ou os resultados obtidos. Insistir nesse

sentido de objetividade envolver-se em um empreendimento sem sentido. Mas a busca da intersubjetividade no o . Quando o psiclogo ou o educador compreendem que a dialtica pesquisador-sujeito pode ser compartilhada e repetida, ento descobre um sentido de objetividade que humanamente realizvel e cientificamente significativa.

Este estudo tem como interrogao: O que ecologia e educao ecolgica para profissionais do ecoturismo com intuito de analisar a subjetividade ecolgica das pessoas, at atingir essencialidades dos seus discursos que indiquem o estado de mente, os significados e compreenses. Este estudo, portanto, realiza uma anlise fenomenolgica, ou seja, o Fenmeno Situado da compreenso de ecologia e educao ecolgica para profissionais do ecoturismo. Tal realizao pode contribuir para o entendimento do ser humano em suas subjetividades, suas imaginaes e seus estados de mente revelando os significados atribudos a essas vivncias. A intersubjetividade (subjetividade entre pesquisador e pesquisado) que ser atingida poder contribuir para a compreenso do tema como um produto da mente humana. Mtodo A escolha do mtodo um passo importante: a preocupao no trabalhar com causa e efeito, nem levantar hipteses a priori, mas ter acesso, pela anlise da descrio da subjetividade das experincias, s compresses que os indivduos tm sobre o tema: educao ecolgica e ecologia. A Anlise da Estrutura do Fenmeno Situado, usando a modalidade F, segundo Martins e Bicudo (op. cit.), o investigador no formula hipteses sobre o que busca, mas apenas procura ver o fenmeno tal como se mostra em termos de significados relacionais. Em F as descries se referem s experincias que os sujeitos viveram. Nelas esto as essncias do que se busca conhecer e a intencionalidade do sujeito. Isso quer dizer que o sujeito que descreve sua experincia situado e que os significados das suas vivncias emergem do seu real vivido. O mtodo concentra-se em descrever o estado mental, a estrutura da compreenso, a subjetividade dos sujeitos analisados, tomando isso como dado. Os discursos de profissionais do ecoturismo foram gravados em fita-cassete e, posteriormente, transcritos fielmente. Os dados so discursos de profissionais do ecoturismo, so os guias de trilhas e de aventuras, os animadores de hotis e educadores sobre a compreenso de ecologia e educao ecolgica constitudos aleatoriamente sem a determinao, distino ou discriminao de amostra. O mtodo que ser utilizado permite este procedimento. No se quer atingir uma determinada compreenso de ecologia, nem comparar as diferentes compreenses existentes, mas revelar algo novo que pode estar em qualquer uma das diferentes formas de pensar ecologia e educao ecolgica no ecoturismo. Para Martins e Bicudo (1989) a pesquisa fenomenolgica est dirigida para significados, ou seja, para expresses claras sobre as percepes que o sujeito tem daquilo que est sendo pesquisado, as quais so expressas pelo prprio sujeito que as percebe. Ao se concentrar nos significados, o pesquisador no est preocupado com fatos, mas com o que os eventos significam para os sujeitos da pesquisa. Ao vivenciar um fenmeno, o sujeito possui um discurso sobre essa experincia, portanto, os dados obtidos so as situaes vividas, que foram conscientemente tematizadas pelo sujeito. A anlise o meio pelo qual se pode trazer luz o que as relaes vividas apresentam de essencial. Procurar pela essncia a tentativa de uma descrio direta de nossa experincia tal como ela , sem nenhuma diferena de sua gnese psicolgica e explicaes causais que o cientista, historiador ou socilogo dela possam fornecer. Para Martins e Bicudo (op. cit.), as anlises so duas: a Ideogrfica e a Nomottica. A Ideogrfica est dirigida para o revelar os significados num esquema de ideograma, sinal que no exprime letra ou som, mas diretamente uma idia, como os algarismos. a anlise psicolgica do indivduo. Cada discurso analisado, num primeiro momento, separadamente, sendo lido e relido at que os significados desprendam-se: so as unidades de significado, momentos subjetivos que revelam o fenmeno interrogado enumerados de acordo com a mudana nos temas apresentados pelo sujeito pesquisado. Posteriormente, feita a reduo destas unidades, necessria para torn-las mais inteligveis e claras. S

ento realizada a interpretao de cada reduo e, finalmente, a Anlise Ideogrfica, que resulta do significado atribudo pelo sujeito a interrogao solicitada nesta pesquisa. O pesquisador incorpora o discurso do sujeito, sabe sobre o que ele est falando aps todo o transcurso realizado na reduo e interpretao feitas anteriormente. Aps todas as anlises ideogrficas terminadas, num segundo momento, realizada a Anlise Nomottica, que se apresenta como possibilidade de visualizar a norma das generalidades entre os significados. Nesta anlise, apresentam-se as convergncias, as divergncias e as individualidades ou idiossincrasias que se revelaram nas unidades de significados dos discursos dos sujeitos pesquisados. Compreendendo a Ecologia e a Educao Ecolgica A Anlise Nomottica, conforme propem, Martins e Bicudo (op. cit.), no pretende chegar a uma generalizao do fenmeno mais as suas generalidades. Neste caso, as compreenses que os profissionais de ecoturismo possuem de ecologia e educao ecolgica. A conscincia para os profissionais de ecoturismo algo a ser trabalhado, educado, conscincia tomada como um processo, uma construo. Os significados de mente, conscincia, ecologia seguido dos significados de educao e suas mais distintas formas, desde a massificada at as mais individualizadas, tem-se a complexidade que o quadro revela e a necessidade de esclarecer cada um destes significados, pois eles so mltiplos. Dessa forma, podemos perceber um potencial infinito no qual existem diversas possibilidades de se trabalhar a educao, isto expressa as transformaes contemporneas as quais todos estamos submetidos. Eles consideram que ecologia tem a ver com conscincia e que se deve atentar para a qualidade, ou mesmo quantidade de campanhas conscientizadoras vinculadas pela mdia que podem acabar cansando o ouvinte e desestimulando-o de uma prtica ecologicamente adequada. No h divergncias no quadro, pois as unidades revelam que ecologia educao de forma geral. Sobre a ecologia sendo educao, so reveladas conscincias diferentes, no geral os profissionais de ecoturismo pensam na mente como algo a ser educado ou j pronta e trabalhada pelo social. O quadro revela no todo que a mente est ligada s questes da natureza, de como melhorar o mundo (qualidade de vida) para o bem da humanidade. As unidades invariavelmente convergem para a necessidade de reviver os valores humanos universais e a harmonia com a natureza. H convergncias que asseguram e salientam, a conscientizao como um processo de interiorizao. Ou seja, as pessoas devem ser sensibilizadas para que, juntamente com a razo possam compreender os viesses das conseqncias ecolgicas de suas aes. Isso demonstra a necessidade de diferentes atitudes frente a essas questes, pois a razo no deve se sobrepor dimenso sensvel. Nesse sentido, ressaltamos os valores ou qualidades femininas (compreenso, cooperao e percepo sensvel, entre outros) como possibilidade de transcender os racionalismos dominantes. O mais enfatizado o aspecto visando educao em massa, o termo conscientizao aqui empregado muito mais no sentido de instruir quanto s questes ecolgicas do que se conscientizar da ecologia interior, quer dizer, de voc mesmo, o auto-conhecimento. Nesse contexto, cabe ressaltar o papel das prticas de meditao como possibilidades de qualidade de vida, auto-conhecimento e acesso as dimenses mais profundas do Ser, num processo de transformao das mentalidades, comportamentos e aes, caracterizado pelo desenvolvimento de uma espiritualidade engendrada por uma intima interligao entre os diversos aspectos que compem a vida na sua totalidade. De acordo com Ferreira e Astone (2007) as prticas de meditao possibilitam o desenvolvimento de qualidade de vida equilibrada e possibilita a harmonizao entre as diversas dimenses que compem o humano. Aqui podemos perceber as dificuldades em realizar um trabalho orientado para as necessidades individuais, pois com a massificao da educao perdemos de vista essa possibilidade e atualmente assim que tm funcionado os sistemas de ensino, sejam ele pblico ou privado.

H um destaque em relao as dificuldades de educar, uma vez que as pessoas que procuram o lazer, geralmente no esto ali para aprender, tendo pacincia para ouvir, querem se divertir, caminhar, correr, andar de bicicleta, fazer as trilhas. Dessa forma, o trabalho do educador ambiental se torna um desafio em aliar o hedonismo das atividades com os aspectos educacionais. Exemplo disso a questo do lixo, torna-se visvel a no educao ecolgica, e o a desateno com o meio ambiente. Nos passeios chamados ecolgicos muitos no se preocupam em levar o seu lixo de volta sendo preciso ficar constantemente chamando a ateno para isso. No caso de atividades que envolvam esportes de aventuras, os praticantes no se preocupam necessariamente com a ecologia, esto mais voltados aos aspectos de como devem proceder com os equipamentos, mas no com o ambiente a sua volta. Atualmente poucos so os pacotes oferecendo possibilidades educacionais que transcendam o mero fazer nas atividades de aventura. O aspecto que ainda predomina o prazer em realizar algo radical, a aventura de se lanar numa atividade na qual os riscos devem ser controlados. Nesse contexto podemos perceber que a massificao das atividades de aventura geram conseqncias graves em relao aos impactos scio-ambientais. H tambm uma tendncia muito forte em transformar essas atividades em simples mercadorias desprestigiando as possibilidades educacionais advindos dessas prticas. Um alerta que aparece para o despreparo dos profissionais de ecoturismo em uma srie de itens, desde os aspectos de segurana, como tambm no sentido da educao ecolgica de conservao do local. Esse despreparo j foi evidenciado por Marinho e Ferreira (2002) que apontam para a necessidade de um trabalho mais aprofundado na formao dos guias de ecoturismo e atividades de aventura. Os sujeitos da pesquisa salientam que alm do despreparo dos profissionais de ecoturismo para as necessidades do lazer educao, falta profissionais em lugares que eles seriam necessrios. Alguns locais potencialmente propcios para o ecoturismo, as atividades de aventura e a educao ecolgica passam a no possuir pessoas preparadas para as orientaes s visitaes e a onde ocorrem os maiores problemas de desrespeito e agresso aos ambientes naturais. Consideraes Finais Na atualidade podemos perceber grandes necessidades relacionadas educao. H complexidade dos temas exige uma cuidadosa reflexo sobre as prticas educacionais voltadas para o ecoturismo, o lazer e as atividades de aventura, independe dos ambientes em que elas sejam praticadas. Os profissionais envolvidos com tais atividades devem estar capacitados para poder disponibilizar aos clientes uma vivncia adequada e eticamente correta no sentido de educar por meio dessas experincias, tornando-as alm de prazerosas um canal de informaes e conscientizao acerca dos diversos temas que compem a educao ambiental ou ecolgica. Nesse sentido, h imensos desafios permeando as aes desses educadores envolvidos com as transformaes das mentalidades. Referncias Bibliogrficas. ACOT, P. (1990). Histria da Ecologia. Rio de Janeiro: Campus. BARROS, M. I. A. Outdoor Education: uma alternativa para a educao ambiental atravs do turismo de aventura. In: SERRANO, C. (ORG.) A Educao pelas Pedras. So Paulo: Chronos, 2000. (coleo tours). BETRN, J. O. & BETRN, A. O. Proposta pedaggica para as atividades fsicas de aventura na natureza (AFAN) na educao fsica do ensino mdio. In: MARINHO, A. e BRUHNS, H. T. Viagens, lazer e esporte. Barueri: Manole, 2006. CASCINO, F. Pensando a relao entre educao ambiental e ecoturismo. In: SERRANO, C. & BRUHNS, H. T. & LUCHIARI, M. T. D. P. (ORGS.) Olhares contemporneos sobre o turismo. Campinas: Papirus, 2000. (Coleo Turismo).

FARIA, A. A., Costa M.A.M. & PAIVA, U.N. O Ldico como instrumento na Formao de uma Conscincia Ecolgica para o Pblico Infantil. In: Coletnea III Seminrio O Lazer em Debate. Escola de Educao Fsica, Fisioterapia e Terapia Ocupacional UFMG, Organizadores: Christianne Luce Gomes Werneck e Hlder Ferreira Isayama. Belo Horizonte: UFMG/DEF/CELAR, 2002. FERREIRA, L. F. S. & ASTONE, R. B. Educao Fsica, Meditao e Sade: buscando um equilbrio entre corpo e mente. Coleo Pesquisa em Educao Fsica, v. 5, p. 253-258, 2007. MARTINS, J. & BICUDO, M. A. V. A Pesquisa Qualitativa em Psicologia. Fundamentos e Recursos Bsicos. So Paulo: Educ e Moraes, 1989. MARINHO, A. & FERREIRA, L. F. S. Atividade de aventura e formao profissional. In: XIV Encontro nacional de recreao e lazer, 2002, Santa Cruz do Sul. XIV Encontro nacional de recreao e lazer, 2002. MENDONA, R. A experincia na natureza segundo Joseph Cornell. In: SERRANO, C. (ORG.) A educao pelas pedras: ecoturismo e educao ambiental. So Paulo: Chronos, 2000. (coleo tours). PEDRINI, A. G. Trajetrias da educao ambiental. In: PEDRINI, A. G. (ORG) Educao ambiental: reflexes e prticas contemporneas. Petrpolis: Vozes, 1997. PELLEGRINI FIHO, A. Ecologia, cultura e turismo. Campinas: Papirus, 1993. (Coleo Turismo). LIMA, Luiz Augusto Normanha; FERREIRA, Luiz Fabiano Seabra. Compreenso de ecologia e educao ecolgica para profissionais do ecoturismo. In: FONTOURA, Paula (Org.). Pesquisa em Educao Fsica. Vol.7, n. 3 - 2008, pginas 89 a 96. Jundia: Fontoura, 2008.

Vous aimerez peut-être aussi